PDA

Ver Versão Completa : Radial ou lona?



LucasPW
03/08/2004, 15:37
Olá!
Estou atrás de pneus fronteira (750x16) para minha toyota e já encontrei preços razoáveis.
Acontece que ainda sei pouco e fiquei sabendo que existem os recapados em pneus de lona e pneus radiais. Gostaria de saber se alguém sabe me explicar melhor a diferença, se é que há alguma.
Essa informação que me foi dada me deixou com um pé atrás na compra de pneus, já que eu não tenho muito como ter certeza na compra a distância porque nunca é especificado essa informação no site e os preços não tem variações que deixem clara essa diferença.
Alguém poderia me falar mais sobre o assunto?

Abraço!

Rafa Band96
03/08/2004, 16:59
E ae Lucas :D

Deixa eu ver se eu entendi...
O pneu de Lona, é o pneu comum, borracha e lona. O radial possui uma cinta de aço no seu composto, que garante mais segurança e durabilidade (embora apresente desgaste irregular, principalmente em pneus de caminhões e nos MUD que nós usamos).
Nos proprios carros de passeio os pneus comuns deixaram de ser usados a anos, eu ficaria com o radial, alem destas vantagens que eu falei vc vai poder fazer a recapagem mais vezes (caso vc rode muito, antes de ficar careca vc manda recapar, fica bem em conta).

Na compra destes pneus questione se a carcaça é de primeira (só teve uma recapagem), se todos os pneus possuem o mesmo desenho e são da mesma marca e principalmente a garantia.

Pneus recapados só exigem cuidado com a calibragem, nunca rode com muito alta ou pior, com muito baixa, embora dificil de acontecer num carro como a Band, sob sol folte, horas de estrada e calibragem baixa a recapagem pode soltar ai já viu né :shock:

Sabe como distinguir um comum de um radial :?:
Nele vazio, sem a roda aperte a lateral dele com a palma da mão, o radial é mais mole (por causa do composto) e o comun é mais duro.
Em pneus de caminhão é assim :D

Luca
03/08/2004, 17:19
Estou atrás de pneus fronteira (750x16)..., Alguém poderia me falar mais sobre o assunto?...

Lucas,
Desconheço os Frontera, mas todo pneu convencional tem lona. A diferença, não é se tem lona ou não. Mas se a tramagem da lona é radial ou diagonal. O material da trama pode ser de fios de aço ou fibras sintéticas.
Dê preferência aos radias com trama de aço. Na lateral do pneu está gravado "radial" e "steel belted". Há aplicações em que não faz diferença (tratores agrícolas), mas para alto desempenho os radiais de aço são insubstituíveis.
Ao serem exigidos em velocidade, os pneus radiais deformam a lateral, e a banda de rodagem fica praticamente colada ao piso. Os diagonais se deformam de maneira descontrolada, e perdem eficiência.
Espero ter contribuído um pouco para faclitar sua escolha.
[]´s