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Ver Versão Completa : Cambio Toyota 5 marchas



rodrigo camper
11/07/2008, 06:25
Olá amigos Toyoteiros, estou desmontando meu cambio Toy 5 marchas, e pelo que estou vendo não vou conseguir montar sem um manual.

Alguem ai pode me ajudar???

praiasecacustom4x4
11/07/2008, 07:15
se o cambio da Hilux eu tenho algum desenho do esquema de montagem

rodrigo camper
11/07/2008, 17:56
Uia,esqueci de mencionar, é Toyota Bandeirantes.

Barba Ruiva
14/07/2008, 21:40
Amigo,

Veja se acha algo de 5 marchas no link: http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/

Abraços,

André Cestari

rodrigo camper
15/07/2008, 06:01
Neste site só tem manual das Toy 4 marchas, mas obbrigado pelas dicas.

Ontem tirei uma copia do catalogo de peças de uma loja com os esquemas de montagem,

acho que na hora de montar não vai sobrar nenhuma peça,Rsrsrs


obrigado a todos.

Loras
12/05/2009, 20:30
Rodrigo,

Bem?

Tentei lhe enviar MP mas não consegui.

Vou instalar um conjunto semelhante ao teu na minha Camper.

Por isso gostaria de trocar umas figurinhas.

Aguardo teu contato.

Se preferir japadoidao arroba uol ponto com ponto br

Abraço,

Déo Ventura
13/05/2009, 12:12
Bom dia amigos, eu tbem andei procurando os manuais da toyota e achei no site toyoteiros na seção dowload.

www.toyoteiros.com.br (http://www.toyoteiros.com.br)

na área de dowload clica em manuais ...tem vários lá ...

Abraços.

marmita22@uol.com.br
13/05/2009, 18:55
GRANDE RODRIGO isso é complicado se não conseguir leve em um especialista lá na proximo a ponte dos remédio no SEU CARLOS OO JAPONES LÁ COM CERTEZA VAI DEIXAR ESSE CAMBIO SHOW POR UM PREÇO ABAIXO DO QUE VC IMAGINA EU RECOMENDO :concordo::concordo::concordo:

maxdelta
13/05/2009, 20:43
Aproveitando que o tópico aberto é de 5 marchas!

Um amigo me falou que a toyota assim que lançou o cambio 5 marchas, havia um kit de adaptação pra 5 marchas, na qual vinha uma capa seca e outro cambio, ele explicou como se fosse um overdrive! Alguém sabe onde obter o kit?

Eu queria o manual tb do 5 marchas só que pra saber o ponto exato teria de ter o catálogo de peças desses modelos. Vou baixar esses catálogos de peças que o amigo Barba ruiva, colocou pra nós e vê se há algum relato desse kit! Qualquer peça de toyota tenho amigos que conseguem originais, porém é preciso o código, e este código é que é dificil.

Rodrigo Camper vc precisa de um manual de reparos ou de peças vc pode tentar conseguir em uma concessionária mercedes benz ou toyota! O manual da toyota basicamente não ajuda nisto! Pois esses manuais apenas possuem cuidados, serviços e manutenção básica!

Obrigado e abraços!

estyvybeykr
03/01/2010, 11:07
Alguem sabe me informar qual a quantidade de oleo que pega no câmbio e na transferência do câmbio 05 marchas da bandeirantes?

guilhermeabreu
03/01/2010, 14:16
AMIGO ESTEVÃO

Eu qdo coloco uma caixa de marcha com T-CASE eu compro óleo a mais e vou colocando até vazar pela entrada , e deixo a sobra para possíveis reposições e/ou completar em caso de nescessidade . Não ligo muito pela quantidade não , vou botando até encher .

estyvybeykr
03/01/2010, 20:57
AMIGO ESTEVÃO

Eu qdo coloco uma caixa de marcha com T-CASE eu compro óleo a mais e vou colocando até vazar pela entrada , e deixo a sobra para possíveis reposições e/ou completar em caso de nescessidade . Não ligo muito pela quantidade não , vou botando até encher .

Excelentissimo Dr. Guilherme

Tambem não me preocupo com a quantidade minimo, mais que não falte oleo depois que estiver em uso. O problema é que não tenho sequer noção da quantidade para comprar para esse câmbio, sei até a quantidade do de 04 marchas, mas esse tô boiando mesmo no oleo kkkkkkkk.

Por gentileza se estiver com o prof. Roger (Rogêrio) tira pra min essa duvida com ele, afinal ele me contou muito bem sobre suas proesas com seus varios jeeps quando esteve em minha residência a algum tempo atras.

Amigão um forte abraço e muitas felicidades neste ano que se inicia, e um outro abração pra todos os cabruncos e lamparões da terra do melado e do chuvisco kkkkkk:D :-P :concordo:

feitosac
03/01/2010, 21:13
Aproveitando que o tópico aberto é de 5 marchas!

Um amigo me falou que a toyota assim que lançou o cambio 5 marchas, havia um kit de adaptação pra 5 marchas, na qual vinha uma capa seca e outro cambio, ele explicou como se fosse um overdrive! Alguém sabe onde obter o kit?

Eu queria o manual tb do 5 marchas só que pra saber o ponto exato teria de ter o catálogo de peças desses modelos. Vou baixar esses catálogos de peças que o amigo Barba ruiva, colocou pra nós e vê se há algum relato desse kit! Qualquer peça de toyota tenho amigos que conseguem originais, porém é preciso o código, e este código é que é dificil.

Rodrigo Camper vc precisa de um manual de reparos ou de peças vc pode tentar conseguir em uma concessionária mercedes benz ou toyota! O manual da toyota basicamente não ajuda nisto! Pois esses manuais apenas possuem cuidados, serviços e manutenção básica!

Obrigado e abraços!

Max,
Tenho uma band longa de 4m e na época que saiu o de 5m, saiu esta historia do Kit, liguei para a engenharia da Toyota na época e me disseram que estava em estudo, e pelo que sei não chegou a ser desenvolvido, sempre quis ter uma 5m e agora resolvi alongar o diferencial com o conjunto coroa e pinhao de 11x35 da coniflex.:concordo:

guilhermeabreu
03/01/2010, 23:28
Excelentissimo Dr. Guilherme

Tambem não me preocupo com a quantidade minimo, mais que não falte oleo depois que estiver em uso. O problema é que não tenho sequer noção da quantidade para comprar para esse câmbio, sei até a quantidade do de 04 marchas, mas esse tô boiando mesmo no oleo kkkkkkkk.

Por gentileza se estiver com o prof. Roger (Rogêrio) tira pra min essa duvida com ele, afinal ele me contou muito bem sobre suas proesas com seus varios jeeps quando esteve em minha residência a algum tempo atras.

Amigão um forte abraço e muitas felicidades neste ano que se inicia, e um outro abração pra todos os cabruncos e lamparões da terra do melado e do chuvisco kkkkkk:D :-P :concordo:

GRANDE AMIGO ESTEVÃO

Tudo bem por aí ? Aqui esta tudo beleza , na realidade quem induziu ao ROGER ( ROGÉRIO ) ír aí na sua casa fui eu .

Qdo ele me perguntou se eu conhecia vc como referencia na compra da sua caixa com T-CASE da BAND para um amigo daqui , eu simplesmente falei que conhecia vc daqui do forum e que vc é das antigas aqui e que neste forum qdo aparece um PICARETA é logo banido do grupo , que poderia ficar tranquilo que vc é gente boa , daí então ele foi aí e concretizou o negócio e TODOS FICARAM FELIZES , pois foi feito um negócio bom para os dois , pra vc que vendeu e para o ÁLVARO que comprou , sendo o ROGÉRIO a pessoa que na realidade fechou o negócio .

Vou ver com o ROGÉRIO a litragem desta caixa e mando pra vc .

Prazer enorme em falar com vc , e o meu ENGESA já fiz mais estripulias com ele lá em IBITIPOCA - MG no 2º ENCONTRO NACIONAL DOS ENGESAS . Ontem e hoje teve encontro de jipes em SÃO JOÃO DA BARRA-RJ , lí nos jornais daqui que viriam jipes de todos os lados , inclusive daí do RIO , mas não fui pq fico com medo de mim mesmo , pois retirei a capota dele para mandar para SÃO PAULO para colocar na carroceira de fibra que comprei , daí esta sem SANTO ANTONIO e se eu fosse lá teria competição , daí eu iria me inscrever e daí já viu né ? A adrenalina sobe o pé não levanta e pra eu sofrer um acidente grave é daqui pra lí , apesar dos meus 56 anos , ainda tenho adrenalina que sobe bastante nestas horas , logo antes da cagada , é melhor eu ficar em casa , mas me deu uma coceira danada para ír lá .

Vc já é meu convidado para o próximo ENCONTRO DOS ENGESAS deste ano que será em LAVRAS NOVAS-MG distrito de OURO PRETO-MG . Não quero não como resposta , dá o seu jeito aí .

ABRAÇÃO E FELIZ 2009 PRA VC E SUA FAMÍLIA .

estyvybeykr
04/01/2010, 19:20
OH Guilherme assim vc acaba me deixando encabulado, primeiramente pela referência prestada ao Roger, segundo pelo trabalho que acabei lhe arrumando para conseguir essa informação da litragem desse câmbio. E por final pelo convite para o encontro dos engesas em MG.
Creio que ficará complicado ir ao encontro, mas na semana que vem estarei de passagem por Campos, estarei indo ao ES a trabalho, e o que é pior dirigindo um caminhãozinho de brinquedo (VW 8 150) então não dá nem pra tomar umas geladinhas.
Mas quem sabe dá tempo pra bater um papo e colocar os projetos em discurção.

Guilherme forte abraço e Feliz 2010

maxdelta
05/01/2010, 14:08
Max,
Tenho uma band longa de 4m e na época que saiu o de 5m, saiu esta historia do Kit, liguei para a engenharia da Toyota na época e me disseram que estava em estudo, e pelo que sei não chegou a ser desenvolvido, sempre quis ter uma 5m e agora resolvi alongar o diferencial com o conjunto coroa e pinhao de 11x35 da coniflex.:concordo:
Hum, interessante. Me diz Feitosa, esse conjunto, pra alongar diferencial, deixa o carro mais folgado? Eu tenho aquela tabela, quando faço essa pergunta o pessoal me manda a tabela de velocidade toyota, mas te falar, isso não é grande coisa pra mim, o conta-giro funciona, mas pra mim não passa de enfeite! Prefiro ouvir o motor "sentir", e velocidades acima de 100km/h, ela esgoela pra kct! Alivia ou não alivia? Vc vai em passeio ou só usa a band pra cidade? Tenho medo de alongar o veículo e ele ficar muito fraco p/os passeios(dependendo do tempo vira trilha)

[]s

estyvybeykr
10/01/2010, 18:43
Consegui descobrir a quantidade de oleo desse câmbio, então fica ai pros companheiros que por ventura precisarem tambem:

No Câmbio pega 04 + 750 ml
Na tranferência pega 01 + 750 ml

Ou seja 06 litros e 500ml de oleo


Porem tô com outro probleminha nesse mesmo câmbio, e gostaria da ajuda dos mais sabios ou dos mais curiosos para uma possivel solução.

Seguinte, percebe-se um ruido no câmbio com o motor funcionando, este ruido aumenta com o passar das marchas, e aumenta ainda mais na quinta marcha. Sendo que em ponto morto este ruido continua e desaparece por completo quando calça-se o pedal de embreagem.
Pensei que poderia ser o conjunto de embreagem que é um misto de MB com 14B (plator e colar de MB e disco de 14B, o rolamento piloto e da seguinte medida 13mm interna e 37 mm externo, para tal foi retrabalhado o miolo do volante do motor) porem soltei toda a regulagem do garfo da embreagem para ver se poderia ser o colar ou disco ou alguma coisa do conjunto e nada, o ruido continua.

Acredito que seja algum rolamento no câmbio, pois abri a tampa do mesmo e as engrenagem estão integras sem dentes quebrados, não acredito que seja algum sincronizador pois as marchas estão engrenando muito bem.

Esqueci de falar que o carro esta sem os cardãs , mas não creio que a falta deles seria a causa desse ruido.

Bom a situação esta criada, quem puder dar uma opinada estou a aguardar.

elmestizo
11/01/2010, 09:56
Ops..


Seu problema deve ser rolamento da embreagem!!! Em quinta-marcha.. pise só um pouco na embreagem.. antes dela começar a patinar... você já deve perceber que o barulho sumirá!

Abrass

estyvybeykr
11/01/2010, 18:38
Ops..


Seu problema deve ser rolamento da embreagem!!! Em quinta-marcha.. pise só um pouco na embreagem.. antes dela começar a patinar... você já deve perceber que o barulho sumirá!

Abrass


Pior que não some LM , só para o ruido apôs pisar o pedal de embreagem até o final mesmo. :putz:

birawc
30/03/2013, 22:06
Ola toyoteiros, to com uma duvida coloquei um cambio de 5m foi todo revisado trocado todos os retentores rolamentos e + algumas engrenagens, percebi que em quarta tem um pequeno ronco e em quinta o ronco e maior em ponto morto ou banguela não a ruido foi trocado tambem os rolamentos e as engrenage da 5, outro duvida e com relação aos respiros este conjunto veio completo e não ha respiro, hoje dei uma boa forçada rodei uns 10km a uns 110 e 120 naõ tinha nenhum vazamento mas qd parei a jabiraca na garagem começou a pingar o tanado do oleo deitei e dei uma rapida olhada e reparei que o oleo escoria por cima do cambio e na laterau da caixa de transferencia, minha duvida e não poderia ser por falta de respiro, o meu mecanico me falou quando colocou o cambio que o de 5m o respiro e pela alavanca do cambio, eu não concordei olhamos o cambio meu antigo de 4m e tem o respiro porem no de 5 e diferente, procurei nos manuais mas so encontrei o de 4m, alguem teria uma luz.

Francisco Bicalho
31/03/2013, 04:52
Ola toyoteiros, to com uma duvida coloquei um cambio de 5m foi todo revisado trocado todos os retentores rolamentos e + algumas engrenagens, percebi que em quarta tem um pequeno ronco e em quinta o ronco e maior em ponto morto ou banguela não a ruido foi trocado tambem os rolamentos e as engrenage da 5, outro duvida e com relação aos respiros este conjunto veio completo e não ha respiro, hoje dei uma boa forçada rodei uns 10km a uns 110 e 120 naõ tinha nenhum vazamento mas qd parei a jabiraca na garagem começou a pingar o tanado do oleo deitei e dei uma rapida olhada e reparei que o oleo escoria por cima do cambio e na laterau da caixa de transferencia, minha duvida e não poderia ser por falta de respiro, o meu mecanico me falou quando colocou o cambio que o de 5m o respiro e pela alavanca do cambio, eu não concordei olhamos o cambio meu antigo de 4m e tem o respiro porem no de 5 e diferente, procurei nos manuais mas so encontrei o de 4m, alguem teria uma luz.

birawc, não ficou muito clara a questão do ronco, se ele fica mais alto quando você está em 4a ou 5a e põe o carro em ponto morto, mas se eu entendi, você descreve que o ruído aumenta em 4a e 5a e fica mais perceptível quando põe na 'banguela'. Se for esse o caso, pode ser que o ronco não venha do câmbio e sim do diferencial (traseiro) porque com a maior velocidade da 4a e 5a marchas, o ruído do diferencial aumenta, e quando você coloca na banguela, e o barulho do motor diminui, o ronco fica mais audível. Faz sentido? Faz uma revisão nos rolamentos do diferencial para tirar isso à limpo.

Essa pingação de óleo é muito pesada, ou é um pingo ou outro quando o carro está muito quente? Eu sei lá, mas depois de 20 anos de Bandeirante, mesmo depois de reformar motor, caixa, eu aprendi a conviver com alguns pingos de óleo aqui e ali, é como caminhão, se ficar pensando muito em pingo de óleo, não vai ficar feliz com o carro nunca; aceitar pingo de óleo faz parte do espírito da coisa.

abraço;
Chico

birawc
31/03/2013, 12:16
Francisco, obrigado pela atenção, o roco acontece um pouco em 4 e um pouco + acentuada em 5 porem em banguela (ponto morto) o ronco desaparece comprei este conjunto completo num desmanche o cara tinha arrematado uma viatura provavelmente em um leilao era da PM( ambiental, cabine dupla) o cambio foi trocado todos os rolamentos e retentores e juntas a caixa de tranferencia tive que troca tudo + tudo mesmo tava moida ate a carcaça tava trincada o motor foi feito tambem, esta 0km sem nenhum vazamento, ele tinha uma folga no girabrequim e vazava oleo na caixa seca como estava mechendo baxei o motor e fiz tudo parte de baixo e de cima, os diferenciais foram revisados troquei os rolamentos do mesmo e das rodas, esta ok.

Francisco Bicalho
31/03/2013, 16:02
Francisco, obrigado pela atenção, o roco acontece um pouco em 4 e um pouco + acentuada em 5 porem em banguela (ponto morto) o ronco desaparece comprei este conjunto completo num desmanche o cara tinha arrematado uma viatura provavelmente em um leilao era da PM( ambiental, cabine dupla) o cambio foi trocado todos os rolamentos e retentores e juntas a caixa de tranferencia tive que troca tudo + tudo mesmo tava moida ate a carcaça tava trincada o motor foi feito tambem, esta 0km sem nenhum vazamento, ele tinha uma folga no girabrequim e vazava oleo na caixa seca como estava mechendo baxei o motor e fiz tudo parte de baixo e de cima, os diferenciais foram revisados troquei os rolamentos do mesmo e das rodas, esta ok.

Agora eu entendi birawc, fica claro que o ronco vem da caixa mesmo. Alguns anos atrás, também reformei um câmbio de 5 marchas (PT de um 2001) e, assim como você, troquei todos os retentores e rolamentos, mas ficou perfeito. Boa sorte com a empreitada. Acho que o seu mecânico tem que andar no carro, ouvir o ruído da caixa e resolver essa parada sem demora.

abraço;
Chico

aguinel martins
10/04/2013, 21:16
amigos um mecanico me falou que da pr colocar o cambio do 14b em um motor om 314 a unica coisa que ele me falou é q tem que usar o plâtor de um e o disco de outro alguém tem alguma informação sobre isso se as furações e as engrenagens são iguais.

Dimasi
10/04/2013, 21:34
O eixo piloto tb é diferente

Fe_jipeiro
11/04/2013, 12:14
Aguinel,

Eu uso um cambio do 14B no meu MB ... É P&P com a configuração abaixo:

- Disco de embreagem da band com 14B (Assim, vc não precisa mudar o eixo piloto como o Dimasi citou)
- Platô da band com MB
- Rolamento com diâmetro interno de 12mm e externo de 35mm ou ainda, usar o rolamento do eixo piloto do 14B embuchando o local de encaixe do rolamento

Agora, se conseguir um com eixo piloto do MB, é P&P em tudo ... o que vc pode fazer, é comprar um com 14B e tentar achar um eixo do MB.

Abs

Fband
11/04/2013, 14:07
Felippe, tanto faz o MB ?
O eixo piloto do OM314 é igual ao OM364 ?

Abraço

Fe_jipeiro
11/04/2013, 14:36
Felippe, tanto faz o MB ?
O eixo piloto do OM314 é igual ao OM364 ?

Abraço

Exato Fband !!!

Não importa se é o OM 314, 364, 364 LA ... é utilizado o mesmo piloto de câmbio ...

aguinel martins
12/04/2013, 07:53
Aguinel,

Eu uso um cambio do 14B no meu MB ... É P&P com a configuração abaixo:

- Disco de embreagem da band com 14B (Assim, vc não precisa mudar o eixo piloto como o Dimasi citou)
- Platô da band com MB
- Rolamento com diâmetro interno de 12mm e externo de 35mm ou ainda, usar o rolamento do eixo piloto do 14B embuchando o local de encaixe do rolamento

Agora, se conseguir um com eixo piloto do MB, é P&P em tudo ... o que vc pode fazer, é comprar um com 14B e tentar achar um eixo do MB.

Abs

Agradeço a todos pelas dicas mas oque não ficou claro para mim e se a furação na capa ceca é igual e se colocando o cambio do 14b o carro não fica amarrado ou frouxo ou os câmbios não tem diferença nas encrenagens

hercilio.neto
12/04/2013, 09:43
Ola toyoteiros, to com uma duvida coloquei um cambio de 5m foi todo revisado trocado todos os retentores rolamentos e + algumas engrenagens, percebi que em quarta tem um pequeno ronco e em quinta o ronco e maior em ponto morto ou banguela não a ruido foi trocado tambem os rolamentos e as engrenage da 5 (...)

birawc,
Conseguiu resolver o problema do ronco do câmbio?

Fe_jipeiro
12/04/2013, 10:02
Agradeço a todos pelas dicas mas oque não ficou claro para mim e se a furação na capa ceca é igual e se colocando o cambio do 14b o carro não fica amarrado ou frouxo ou os câmbios não tem diferença nas encrenagens

Aguinel,

O Cambio é o mesmo, só muda o eixo piloto .... a furação é igual, caixa, relações, etc etc ... tudo igual ... é P&P.

Abs

aguinel martins
12/04/2013, 18:16
Aguinel,

O Cambio é o mesmo, só muda o eixo piloto .... a furação é igual, caixa, relações, etc etc ... tudo igual ... é P&P.

Abs



Valeu não resta mais duvidas vou colocar o 5 marchas antes de começar a reforma

dudu83
13/04/2013, 13:28
Valeu não resta mais duvidas vou colocar o 5 marchas antes de começar a reforma

faça tudo de mecanica primeiro..

birawc
16/04/2013, 09:57
Ola, Hercilio, quanto ao ronco segundo o mecanico substituimos muitas pç algumas engrenagens vão acasar com o tempo, e so esperar p/ ver, o que esta me tirando do serio e o vazamento, primeiro começou pelo retentor da caixa com freio de mão e tambem no pião do velocimetro, levei p/ ele dar uma olhada mecheu e tirou o vazamento pelo retentor com o freio de mão, trocamos o retentor do pinhão do velocimetro porem continua vazando, levei de volta pois ele pois o freio de mão parou de funcionar, teve que mecher no dito pois escapou o cabo, resultado voutou a vazar oleo pelo dito cujo, quanto ao vazamento vou sustituir o cabo, pode ser que o cabo tenha sido montado ao contrario e na sua fabricação fazendo com que ele ele puche o oleo p/ cima, como eu tenho um cabo novo reserva, vamos testar depois eu comento o resultado.

Francisco Bicalho
16/04/2013, 12:06
... quanto ao ronco segundo o mecanico substituimos muitas pç algumas engrenagens vão acasar com o tempo, e so esperar p/ ver...

Desculpe birawk, mas isso não existe. Não faz sentido o câmbio revisado fazer ruído e depois 'acasar' como esse mecianico mencionou. As engrenagens tem que ser finamente ajustadas na instalação e não pode haver nenhum ronco. Jamais. Se o câmbio está fazendo barulho é porque tem coisa podre nessa instalação e a tendência é piorar, fica ligado porque mais para frente você pode morrer numa grana para consertar essa caixa. Câmbio revisado tem que ser sereno e macio. Sugiro você não depositar muita confiança nesse mecânico e levar o carro para outro mecânico dar uma examinada, e não deixe passar muito tempo, porque o ronco significa desgaste de material.

birawc
16/04/2013, 16:37
Chico, o problema e que onde eu moro (catanduva-SP), não tem nenhum outro que meche com estes tipos de veiculos, este e um dos meus problemas, qd vc tem opções, tudo fica chique, este não e o meu caso.

Francisco Bicalho
16/04/2013, 16:57
Chico, o problema e que onde eu moro (catanduva-SP), não tem nenhum outro que meche com estes tipos de veiculos, este e um dos meus problemas, qd vc tem opções, tudo fica chique, este não e o meu caso.

mas birawc, o seu câmbio quebrar por falta de mão de obra capacitada não é o pior cenário? Não sei a opinião do fórum, mas se eu fosse você parava esse carro até ter condições de levar num mecânico mais chique como você chama. Eu acho que esse seu câmbio está roncando como você descreveu porque alguma coisa foi montada errada, e não acho que vá 'acasar' como o seu mecânico sugeriu. Enfim, fica aqui a minha dica.

marcvale
16/04/2013, 19:52
Bira.
Mesmo sem conhecer Catanduva, não seria oportuno procurar em algum posto, pelos amigos caminhoneiros e saber se por aí tem alguém que lida com mecânica pesada? Afinal, o câmbio do Toyota Bandeirante, não deve conter nenhuma complicação digna dos engenheiros da Nasa...Não sei se falei besteira, mas tô só querendo ajudar.

Boa sorte.

PP5GAS
16/04/2013, 22:13
Birawc
Lá pelos idos dos anos 80 passei pelo mesmo problema de ronco na caixa. Não era uma Band. Era uma moto DT. O meca trocou engrenagens do câmbio e ele ficou roncando. Voltei na oficina e foi me dito que era assim mesmo. Quando as engrenagens velhas ajustassem com as novas o ronco parava. Parou mesmo, depois de uma bela travada na caixa. A motinha não prestou mais.
Vai nessa não. Abre a caixa, tem coisa errada aí.
Abs.

Francisco Bicalho
17/04/2013, 10:01
Bira.
Mesmo sem conhecer Catanduva, não seria oportuno procurar em algum posto, pelos amigos caminhoneiros e saber se por aí tem alguém que lida com mecânica pesada? Afinal, o câmbio do Toyota Bandeirante, não deve conter nenhuma complicação digna dos engenheiros da Nasa...Não sei se falei besteira, mas tô só querendo ajudar.

Boa sorte.

besteira nada, excelente dica.

marcvale
17/04/2013, 11:16
Oi, Chico.

Grato pela costumeira e gentil solidariedade!

Abrç.

Francisco Bicalho
17/04/2013, 12:32
Nada. Sou solidário a qualquer pessoa nascida no Recife. minha família toda é de Pernambuco, metade do Recife e metade de Goyana. Passei férias em engenho, tomei banho de mar em Ponta de Pedras, conheci Boa Viagem quando não tinha um prédio alto sequer. E falo NO Recife, em vez de EM Recife. Ninguém aqui de baixo consegue entender o porque. Aprendi com meu pai e explico sempre: O Recife (arrecife) é uma massa rochosa onde você pode ficar em cima, você fica em cima do recife, em pé no recife não em pé em recife. A explicação que faz cair a ficha, pelo menos aqui entre os cariocas é a seguinte: O rio é um lugar onde você fica em pé dentro. Em pé no rio, não em pé em rio, por isso carioca nenhum fala -"Eu sou de Rio" em sim eu sou do Rio. Ninguém diz -"eu moro em Rio", e sim eu moro no Rio, é exatamente a mesma coisa do Recife.

Aliás, o correto mesmo é dizer eu sou do Ricife... certo?... ;ˆ)

Abraço;
Chico

Francisco Bicalho
17/04/2013, 12:34
Não visito Pernambuco a anos, e casei com uma neta de pernambucano (nordestino aqui no sul é gregário...), e estamos indo a Noronha em Novembro (ô lugarzinho caro da pôrra!) e pensamos em dar uma meia trava no Recife pra ver um pouco coisas tipo Olinda, Igarassu. Lembro sempre de Manuel Bandeira quando penso em voltar para o Recife, porque tenho medo do que vou encontrar por lá. Como tudo mudou tanto em tantos lurares no Brasil. Bom, se eu for dou um toque pra ver se a gente toma uma cerveja.

abraço;
Chico

marcvale
17/04/2013, 18:29
Ôxente, Chico...Cabra arretado, tu és!
Quando quiser, é só avisar que tomaremos umas cervejas lá pras bandas da Recife Antigo, Olinda, Itamaracá, até onde a vontade mandar.
Vale um frevo pra matar a saudade.
Frevo nº 3 do Recife
(Antônio Maria)
Sou do Recife
Com orgulho e com saudade
Sou do Recife
Com vontade de chorar
O rio passa
Levando barcaça
Pro alto do mar
E em mim não passa
Essa vontade de voltar
Recife mandou me chamar
Capiba e Zumba
Esta hora onde é que estão?
Inês e Rosa
Em que reinado reinarão?
Ascenso me mande um cartão

Rua antiga da Harmonia
Da Amizade, da Saudade e da União
São lembranças noite e dia
Nelson Ferreira toque aquela introdução.

Um abraço.

Francisco Bicalho
17/04/2013, 18:50
EVOCAÇÃO DO RECIFE

Recife
Não a Veneza americana
Não a Mauritsstad dos armadores das Índias Ocidentais
Não o Recife dos Mascates
Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois - Recife das revoluções libertárias
Mas o Recife sem história sem literatura
Recife sem mais nada
Recife da minha infância

A Rua da União onde eu brincava de chicote-queimado e partia as vidraças da casa de dona Aninha Viegas
Totônio Rodrigues era muito velho e botava o pincinê na ponta do nariz
Depois do jantar as famílias tomavam a calçada com cadeiras, mexericos, namoros, risadas
A gente brincava no meio da rua
Os meninos gritavam:

Coelho sai!
Não sai!

À distância as vozes macias das meninas politonavam:

Roseira dá-me uma rosa
Craveiro dá-me um botão

(Dessas rosas muita rosa
Terá morrido em botão...)

De repente
nos longes da noite
um sino

Uma pessoa grande dizia:
Fogo em Santo Antônio!
Outra contrariava: São José!
Totônio Rodrigues achava sempre que era São José.
Os homens punham o chapéu saíam fumando
E eu tinha raiva de ser menino porque não podia ir ver o fogo

Rua da União...
Como eram lindos os nomes das ruas da minha infância
Rua do Sol
(Tenho medo que hoje se chame do Dr. Fulano de Tal)
Atrás de casa ficava a Rua da Saudade...
...onde se ia fumar escondido
Do lado de lá era o cais da Rua da Aurora...
...onde se ia pescar escondido
Capiberibe
- Capibaribe

Lá longe o sertãozinho de Caxangá
Banheiros de palha

Um dia eu vi uma moça nuinha no banho
Fiquei parado o coração batendo
Ela se riu
Foi o meu primeiro alumbramento

Cheia! As cheias! Barro boi morto árvores destroços redemoinho sumiu
E nos pregões da ponte do trem de ferro os caboclos destemidos em jangadas de bananeiras

Novenas
Cavalhadas
Eu me deitei no colo da menina e ela começou a passar a mão nos meus cabelos
Capiberibe
- Capibaribe

Rua da União onde tôdas as tardes passava a preta das bananas
Com o xale vistoso de pano da Costa
E o vendedor de rolêtes de cana
O de amendoim
que se chamava mindubim e não era torrado era cozido
Me lembro de todos os pregões:
Ovos frescos e baratos
Dez ovos por uma pataca
Foi há muito tempo...

A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nós
O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada
A vida com uma porção de coisas que eu não entendia bem
Terras que não sabia onde ficavam

Recife...
Rua da União...
A casa de meu avô...
Nunca pensei que ela acabasse!
Tudo lá parecia impregnado de eternidade

Recife...
Meu avô morto.
Recife morto, Recife bom, Recife brasileiro como a casa de meu avô

MANUEL BANDEIRA (Rio, 1925)

caseiro
17/04/2013, 20:12
birawc

Somos vizinhos, precisamos trocar uma idéia quanto a mecânico, as vezes não sei que mecânico levar a viatura.

Caseiro
Band 93 (refazendo a instalação do compressor de ar)
Pindorama/SP

birawc
18/04/2013, 08:29
Caseiro

Vamos no nos falar, estou proximo ao aeroporto R. 24 de fevereiro esq com a R. Fortaleza (Posto de Combustivel) e so parar e perguntar por mim (Bira).

Catanduva/SP

marcvale
18/04/2013, 10:25
Valeu, Chico!

"Nos veremos em Passárgada...e é bom saber que somos amigos do Rei!"

Abrç.

caseiro
18/04/2013, 20:23
Valeu Bira
Vou passar ai

Caseiro

Francisco Bicalho
19/04/2013, 09:27
Valeu, Chico!

"Nos veremos em Passárgada...e é bom saber que somos amigos do Rei!"

Abrç.

Valeu Marcio

Depois te escrevo pra falar de Noronha. Manuel Bandeira foi uma pessoa muito importante na minha vida; ele era amigo de família, nada a ver com meu pai, mas com meu avô mineiro. Convivi com ele de bebê até um pouco antes da morte dele em '68.

Mas é melhor parar de falar de poesia em fórum de jipeiro, se não nego vai me taxar de boiola...

Abraço;
Chico

birawc
01/07/2013, 08:26
Ola, estou com um pequeno problema, minha caixa nova de 5m andando dentro da cidade não apresenta nenhuma novidade, mas na estrada ela começa a jogar oleo pelo respiro, o qual esta no alto junto com os outros respiros no cofre do motor todos separados e sem comunicação, nivel do oleo esta certo tanto no cambio como na caixa de transferencia, alguma sugestão.

abs
Bira

marciorank@gmail.com
02/07/2013, 12:29
Ola, estou com um pequeno problema, minha caixa nova de 5m andando dentro da cidade não apresenta nenhuma novidade, mas na estrada ela começa a jogar oleo pelo respiro, o qual esta no alto junto com os outros respiros no cofre do motor todos separados e sem comunicação, nivel do oleo esta certo tanto no cambio como na caixa de transferencia, alguma sugestão.

abs
Bira
qual o diametro da mangueira, se for muito fina pode jogar oleo,
esprementa substituir por uma um pouco maior

birawc
02/07/2013, 22:04
Marcio, obrigado pela atenção, a mangueira realmente e fina havia substitui o respiro original aquele que tinha uma capa encima,pois acontecia a mesma coisa na cidade andando normal não vazava porem na estrada andando a + de 100km começava a jogar óleo p/ fora pelo respiro, por este motivo substitui o respiro original por um ESPIGÃO FIXO MACHO do mesmo diâmetro, por isto a mangueira usada e menor, a minha duvida seria para substituir este ESPIGÃO FIXO MACHO por um maior, teria que fazer um furo maior na caixa ?

birawc
02/07/2013, 22:08
segue foto

marciorank@gmail.com
02/07/2013, 22:44
segue foto

se voce procurar em uma casa que venda conecções voce ira encontrar um espigão
com a mesma rosca, porem para uma mangueira maior, ou em ultimos casos um
torneiro pode faze-la, mas custara um pouco mais carro.

MarcioNatal
01/02/2014, 12:30
Aguinel,

Eu uso um cambio do 14B no meu MB ... É P&P com a configuração abaixo:

- Disco de embreagem da band com 14B (Assim, vc não precisa mudar o eixo piloto como o Dimasi citou)
- Platô da band com MB
- Rolamento com diâmetro interno de 12mm e externo de 35mm ou ainda, usar o rolamento do eixo piloto do 14B embuchando o local de encaixe do rolamento

Agora, se conseguir um com eixo piloto do MB, é P&P em tudo ... o que vc pode fazer, é comprar um com 14B e tentar achar um eixo do MB.

Abs

Fellipe, bom dia.

Estou para fazer essa mudança também, um cambio do 14B no MB, já usando a configuração que você menciona, mas o meca disse que tem que trocar as bases e a travessa pelas do 14B, já que as da caixa de 4m são diferentes da de 5m, isso tem algum fundamento?

Realmente já li que essa mudança é plug and play. Como devo argumentar com o mecânico?

Obrigado e um abraço.

Márcio Humberto

Fe_jipeiro
01/02/2014, 13:10
Marcio, tudo bem??

Se sua band ja tem o cambio 4M sincronizado, eh P&P ... ao precisa trocar travessa nenhuma.

Tirando as pecas q ja mencionei nos posts anteriores, a unica q vc precisara trocar eh a moringa do cambio por uma do MB 5M ... Junto a troca da moringa, ao inves de embuchar o rolamento do piloto, fui numa casa de rolamentos e achei um nas medidas internas e externas ...fica de prima o servico... nada de embuchamento...

Abss e qq coisa me manda email pois quase nao tenho acesaado o forum, no trabalho o site eh bloqueado.

titanium
01/02/2014, 15:41
Adaptei o câmbio 5m na minha Band, ano passado.
Segui todas as recomendações do amigo Fe_jipeiro e deu tudo certo!

PS: Tome MUITO cuidado com o cardã, pois ele tem que ser redimensionado! Se não cortar na medida certa, vai ficar horrível e vai dar uma mão de obra danada!!! Acompanhe o trabalho do mecânico de perto nessa parte!

Abraços

Cabelo F1
02/02/2014, 00:05
Boa noite prezados colegas Toyota!

Tenho um Engesa F1 com cambio Toyota Band 4m sincronizado com guincho mecanico/ motor maxiom, estou com problema ao engatar a 1° e 2°, e a ré também arranhando um pouco (, verifiquei a embreagem, estava no estado critico, não tive duvida, troquei o Kit, após a troca da embreagem, continuou apresentando a mesma dificuldade de engate.
1-Os mestres tem alguma informação sobre este feito?
2-O Cambio 4 marchas tem a mesma dimensão externa do 5m??
3-O Cambio 5m tem a mesma tampa lateral de tomada de força no mesmo local do 4m?
4- Despendendo do que precisar fazer, gostaria de colocar o cambio de 5m, hoje no meu carro o cambio de 4m esta super justo tanto nas laterais como no comprimento, Caso alguém tiver sugestiva, desde já agradeço.

Alencar (cabelo F1)

MarcioNatal
02/02/2014, 00:36
Marcio, tudo bem??

Se sua band ja tem o cambio 4M sincronizado, eh P&P ... ao precisa trocar travessa nenhuma.

Tirando as pecas q ja mencionei nos posts anteriores, a unica q vc precisara trocar eh a moringa do cambio por uma do MB 5M ... Junto a troca da moringa, ao inves de embuchar o rolamento do piloto, fui numa casa de rolamentos e achei um nas medidas internas e externas ...fica de prima o servico... nada de embuchamento...

Abss e qq coisa me manda email pois quase nao tenho acesaado o forum, no trabalho o site eh bloqueado.

Valeu Felippe. Pelo visto vou ter que estar lá na hora do serviço para ir conferindo. Depois posto aqui no que deu! Qualquer dúvida manterei contato via email.

Um abraço e bom domingo.

Marcio Humberto

MarcioNatal
02/02/2014, 00:45
Adaptei o câmbio 5m na minha Band, ano passado.
Segui todas as recomendações do amigo Fe_jipeiro e deu tudo certo!

PS: Tome MUITO cuidado com o cardã, pois ele tem que ser redimensionado! Se não cortar na medida certa, vai ficar horrível e vai dar uma mão de obra danada!!! Acompanhe o trabalho do mecânico de perto nessa parte!

Abraços

Grande Daniel, obrigado pelo alerta. Estou sabendo da necessidade de diminuir o cardã traseiro e aumentar o dianteiro. Nessa oficina tem um torneio que faz esse tipo de serviço, mas estarei lá olhando.

Um grande abraço e um bom domingo!

Marcio Humberto

titanium
02/02/2014, 17:01
Grande Daniel, obrigado pelo alerta. Estou sabendo da necessidade de diminuir o cardã traseiro e aumentar o dianteiro. Nessa oficina tem um torneio que faz esse tipo de serviço, mas estarei lá olhando.

Um grande abraço e um bom domingo!

Marcio Humberto

Opa meu amigo!

Fiz essa observação por que o mecânico que adaptou esse câmbio não mediu direito E, consequentemente, o torneiro cortou no tamanho errado..
Resultado: o serviço ficou horrivel e só agora estou tendo tempo pra mandar arrumar a "obra"..

Abração e ótimo restinho de FDS!

MarcioNatal
03/02/2014, 11:20
Opa meu amigo!

Fiz essa observação por que o mecânico que adaptou esse câmbio não mediu direito E, consequentemente, o torneiro cortou no tamanho errado..
Resultado: o serviço ficou horrivel e só agora estou tendo tempo pra mandar arrumar a "obra"..

Abração e ótimo restinho de FDS!

Bom dia Daniel!

Toda observação é bem vinda, principalmente quando quem a faz já tem conhecimento de causa!

Tivemos um amigo aqui do fórum que teve o pião e coroa danificados porque o meca deixou o cardã maior do que deveria, ou seja, ficou forçando o rolamento do pião, que depois partiu e ai o prejuízo foi inevitável! Por isso é bom sempre estar atento.

Um abraço e boa semana.

Márcio Humberto