PDA

Ver Versão Completa : GM151 + câmbio -> Qual o melhor 5m?

megadeth
10/07/2008, 18:26
Boa tarde galera do mal caminho... tudo na Santa Paz?

Estive ausente uns bons 3 anos, enfrentando as trilhas da vida por aí (poético hein? :0) ) mas estou de volta e com alguns planos à serem executados o mais breve possível, pois apesar de estar afastado do meu brinquedo, estive juntando umas latas pensando no retorno das intermináveis melhoras...

Minha viatura está com o powertrain GM151+ caixa Jeep 4 marchas original. Mas o motor não está bem das pernas, então vou mandar o bicho pra uma retífica completa, sem perdão.
O câmbio, apesar de dar umas enroscadas vez ou outra, não fala mal de ninguém, porém acho que um 5m iria ser melhor pelo fato da overdrive, que ajuda em percursos pré / pós trilhas e dia de rodízio do carro de passeio.

Pesquisei por aqui mas não encontrei exatamente algum relato de experiências de câmbios 5m com esse motor em específico, então queria saber de alguém daqui que possa sugerir algo sobre isso, antes de meter a mão na massa. O original do Opala serve? O tamanho da caixa implica em algum problema?

Desculpem-me caso esse assunto já tenha sido debatido... mas que eu pesquisei eu pesquisei! :-)

Grande abraço à todos!

Caio

Schuinka
10/07/2008, 19:00
Boa tarde amigo, sou novo no pedaço, estou montando um motor 153 - 2.8, alcool, (não decidi sobre alcool ou gasolina), com a caixa do chevette 5m, capa seca do opala moderno (encaixa perfeitamente na caixa e motor), flange para adaptar reduzida na caixa! tenho ouvido falar bem dessa configuração, como ainda não está pronto não posso dar minha opinião, estou na expectativa, aguardo idéias e sugestões tbem! espero ter ajudado, abraço

joão k. chikui
10/07/2008, 20:39
Aproveite que vai fazer o 151, passe para alcool. Fica mais forte e vc não paga pela gasolina e recebe uma mistura de 50%de alcool com Solventes diversos.Não deixe de colocar o coletor aquecido.
O meu está com o 260F , piloto 16 , muito bom .
Mas , fica bom com o 2205D , chevette . A Deep Tech tem a flange.

anderson_wzorek
10/07/2008, 23:40
Opa blz....
Eu tenho um GM 151,fuçado pra 2.8 na gasolina e uso a caixa 5 marchas do chevette,relação 9x44 e pneus tork,o cambio é bem robusto,tem um bom torque e tem uma manutenção bem mais em conta que a caixa original ou alguma outra hehhe,a configuração motor de opala mais clarkett casa muito bem pro cj,faz com que o carro desenvolva melhor,não deixa o motor berrando pedindo marchas e ainda por coma tem um bom desempenho na trilha....
Fazendo uma adaptação sem gambiarras fica otimo.
qualquer coisa é só perguntar
abraços

achoefel
11/07/2008, 09:29
Olá, Meu cj3 1951 tem motor original opala 151, mais caixa do opala 5 marchas, e kit deeptec para reduzida. O conjunto montado fica muito bem, até parecendo original tudo, pois a flange da deeptec é muito bem feita. tbem coloquei um coletor 4x1 , carburador 3z. Nas trilhas, tem se comportado muito bem. A vantagem maior é que tudo tem custo de manutenção mais em conta, e tbem acho que fica muito melhor que o conjunto original do jeep. No asfalto coloca uma 5ª e vai tranquilo, com o giro bem baixo. Relaçao 9x44. Nunca fiz media, pq fiz um tanque pra por lá atras, embaixo do jeep, e a boia não marca certo, e o odometro tbem não. Se optar por esta configuração, não vais te arrepender.

megadeth
11/07/2008, 10:23
Pessoal, obrigado mesmo pelas dicas.
Existem essas opções e vou ter que conversar com o mecânico sobre essas adaptações, e quem sabe em uns 15 dias estou andando por ae com a viatura de coração recondicionado e caixa nova empurrando o bicho.

Valeu!!!

[]s

Rodrigo Baratti
12/07/2008, 16:08
Pelo jeito é unanimidade o cambio do chevete.
O Mula está com o motor 151 + cambio chevete com relação 8x43 e ficou ótimo. Forte nas marchas baixas com reduzida e longa na 5ª no alfasto.
Passa facil dos 100 km/h, mas não recomendo essa velo.

Mas na hora de montar verifique bem o cambio, o meu foi montado e agora começou a escapar a 3ª, é facil resolver, mas tem que desmontar tudo novamente.

[]

Dimmy
12/07/2008, 16:51
Opa blz....
Eu tenho um GM 151,fuçado pra 2.8 na gasolina e uso a caixa 5 marchas do chevette,relação 9x44 e pneus tork,o cambio é bem robusto,tem um bom torque e tem uma manutenção bem mais em conta que a caixa original ou alguma outra hehhe,a configuração motor de opala mais clarkett casa muito bem pro cj,faz com que o carro desenvolva melhor,não deixa o motor berrando pedindo marchas e ainda por coma tem um bom desempenho na trilha....
Fazendo uma adaptação sem gambiarras fica otimo.
qualquer coisa é só perguntar
abraços

Anderson,
mesmo com esse pneu vc nao teve problemas com o cambio?? ,
to no começo de um projeto de um Jeep 51.
ja tive outros jeeps, F75 ,,com variadas mecanicas.
mas quero montar esse 51 com motor ap 2.0MI e cambio chevette 5 marchas,
mas tem aquela velha duvida sobre esse cambio ,,ja li muito no forum sobre esse cambio ,mas ainda tenho a duvida quanto a sua robustez ,ja errei em projetos ,e so me deu dor de cabeça e $$ perdidos. claro q tudo vale como esperencia.
mas queria sua opniao sobre o cambio ja q esta em uso por vc.
melhor colocar do chevette mesmo do que o clack 4 marchas q sei o quanto ele aguenta ja ??
realmente ele aguenta as trilhas mais diversas e pesadas ?? eu sei q uma hora tudo pode quebra mais, sei ate onde aguenta meu equipamento ,esperencia ja hehehehe, mesmo assim tenho pé pesado ,e com motor ap 2.0Mi ,colo o acelerador mesmo.
aguardo respostas ,
abraço

Schuinka
12/07/2008, 20:40
Pelo jeito é unanimidade o cambio do chevete.
O Mula está com o motor 151 + cambio chevete com relação 8x43 e ficou ótimo. Forte nas marchas baixas com reduzida e longa na 5ª no alfasto.
Passa facil dos 100 km/h, mas não recomendo essa velo.
[]

Rodrigo, como disse to montando um motor 153 - 2.8 e to querendo deixa-lo a alcool, com cambio do chevete 5.M, minha relação é a mesma q a sua 8x43, é uma boa configuração? vou colocar uma carroceria do jeep 51 no chassi do 67, to na expectativa, por enquanto vou andando com o CJ5 original.

Dimmy, com o motor 2.0 acho q a caixa do chevette aguenta, o que vc tem que cuidar é diferencial, ponta de eixo, cruzeta essas coisas, além do que o cambio do chevette foram fabricados pela clark e por outra alemã, tem um amigo nosso andando com um motor 2.0 alcool, taxado e caixa do chevette 4.M, tah indo muito bem, no mais...

abraço a todos

anderson_wzorek
12/07/2008, 22:09
Dimmy,
fazem cerca de 4 meses que estou com o cambio do chevette e pneus tork 33",ele esta se comportanto muito bem mesmo,o cambio é bem robusto sim,tem uma coisa que eu friso sempre,se for feita uma ataptação como manda o figurino(tem otimas dicas aki no forum) vc vai ter um conjunto tão bom quanto um clark 4 marchas,eu particularmente não vejo problemas de o cambi quebrar com pneus grandes ou por ter pé pesado,pneus grandes geram problemas no diferencial,cardas,cruzetas....mas se tiver uma manutenção em dia pode descer a lenha na adaptação e sentar o pé no acelerador,com esse motor ai que vc vai usar vai ficar um rojão....
Só como curiosidade,aqui em Curitiba,os chevetteiros estão adaptando motor de opala 6 canecos e mantendo a caixa orginal,e os caras fazem horrores com esses carros,eu mesmo presenciei um chevette desses fazendo zerinhos no autodromo.....depois de algum tempo o chevette parou,tensa que foi o cambio?que nd foi o diferencial hehhehe,a caixa realmente é forte.
Bom eu recomendo e ate agora só tenho que falar bem dela.
qualquer duvida
andersonluis85@hotmail.com
abraços
bom domingo

anderson_wzorek
12/07/2008, 22:12
eu to sentando a bota pra valer no meu e nd da caixa abrir o bico,essa semana desmontei pra ver como estava as adaptaçoes,e por incrivel que pareceça td no lugar,soldas perfeitas hehehhe
Só alegria
Semana que vem monto td de volta e vamo pra trilha

Rodrigo Baratti
13/07/2008, 00:16
Schuinka,

Na minha opnião é um conjunto muito bom, bem equilibrado, leve, confiável e com manutenção barata.
Não tenho nada contra o AP, mas não troco o meu opala não! Toca bem o jeep com os pneus 31 e até os 33 não tem problemas.
Só pretendo muda-lo quando todas as demais melhorias estiverem prontas (molas toy, eixos rural, bloqueio, flutuante, pneus 35 ou 37,....)

[] só alegria opala 4 cil + chevette

Mozer
14/07/2008, 09:22
Fala pessoal,

Atualmente to montando um conjunto desses, já tenho a caixa na mão ( 2205D ), estando ainda no aguardo do kit deeptec que esta na transportadora.
Gostaria de confirmar com vcs que jah montaram com motor 151 se é preciso trocar o piloto da caixa do chevette pelo do opala ou é plug&play, pois notei uma diferença de 4mm no comprimento do piloto, sendo o do opala mais comprido.

Rodrigo Baratti
14/07/2008, 19:27
Mozer,

Vc observou bem, são diferentes.
O do Opala é mais comprido e vc tem duas opções: trocar o piloto do chevette pelo do Opala, preste atenção pois tem que ser do 5 marchas ou cortar e alongar o do chevette.
Por razões obvias eu troquei o do chevette pelo do opala.
Qdo for comprar já pegue o rolamento do opala tb que vc vai precisar.

[]

joão k. chikui
14/07/2008, 23:38
Caio
Outro cambio que é fantástico no GM 151 é o 2215A , das C20/A20 e é P&P no motor , existe flange da Deep Tech para reduzida Willys , só é mais caro.

Boa tarde galera do mal caminho... tudo na Santa Paz?

Estive ausente uns bons 3 anos, enfrentando as trilhas da vida por aí (poético hein? :0) ) mas estou de volta e com alguns planos à serem executados o mais breve possível, pois apesar de estar afastado do meu brinquedo, estive juntando umas latas pensando no retorno das intermináveis melhoras...

Minha viatura está com o powertrain GM151+ caixa Jeep 4 marchas original. Mas o motor não está bem das pernas, então vou mandar o bicho pra uma retífica completa, sem perdão.
O câmbio, apesar de dar umas enroscadas vez ou outra, não fala mal de ninguém, porém acho que um 5m iria ser melhor pelo fato da overdrive, que ajuda em percursos pré / pós trilhas e dia de rodízio do carro de passeio.

Pesquisei por aqui mas não encontrei exatamente algum relato de experiências de câmbios 5m com esse motor em específico, então queria saber de alguém daqui que possa sugerir algo sobre isso, antes de meter a mão na massa. O original do Opala serve? O tamanho da caixa implica em algum problema?

Desculpem-me caso esse assunto já tenha sido debatido... mas que eu pesquisei eu pesquisei! :-)

Grande abraço à todos!

Caio

Mozer
15/07/2008, 08:43
Valeu Rodrigo,

Diz uma coisa, esse piloto do opala + rolamento vc encontrou novo? Pergunto pq estou com uma caixa 5m de opala q pegou num ferro-velho mas estava podre de ferrugem por dentro, não estou querendo muito aproveitar essas peças, retirei apenas o sino da embreagem.

Rodrigo Baratti
15/07/2008, 11:36
Comprei em um desmanche com varias outras peças que precisava, mas estava com aparência de nova e já com o rolamento em bom estado tb!

megadeth
15/07/2008, 18:04
Caio
Outro cambio que é fantástico no GM 151 é o 2215A , das C20/A20 e é P&P no motor , existe flange da Deep Tech para reduzida Willys , só é mais caro.

Opa... mais uma opção à verificar... obrigado brother!
Só o fato de ser P&P já é bem interessante...

[]s