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Ver Versão Completa : Dilema das Cebolas....



Marcos ET
03/08/2004, 11:40
PessoALL, ói nói aki dinovo...

Seguintes:

Na hora de instalar o AP no jeep, usando rediador do Opala (que NAO tem furação para a cebolinha da ventoinha), verificamos que a instalação do "T" adaptador do Fiat Tempra é a melhor opção para adaptar duas cebolinhas, uma para o marcador de temperatura mecânico e o outro para a ventoinha elétrica...

POIS BEM, a questão é esta: ONDE colocar os adaptadores? na mangueira que entra no radiador (água mais quente) ou na que sai do radiador (água "menos" quente)???

SE eu colocar na entrada do radiador e for pra colocar na saída, a ventoinha vai disparar mais vzs e o medidor de temperatura vai "mentir" que o motor tá superaquecido...

SE eu colocar na saída do radiador e for pra colocar na entrada, a ventoinha só vai ligar quando o motor estiver muuuito quente, e o ponteiro da temperatura vai "mentir" falando que o motor tá OK, quando na verdade estará superaquecido...

PessoALL, gostaria de saber ONDE ligar...

o Jeep é um CJ3A, motor AP 1.8 Álcool e radiador do Opala 4Cilindros, ventoinha elétrica do Chevrolet ASTRA...

Aguardo ansioso pela resposta, só falta isso pra colocar o jeep em funcionamento em segurança...

leovalle
03/08/2004, 11:53
Marcos,

No meu CJ, instalei perto d amangueira que vai pro motor, ou seja bem em baixo do radiador. A ventoninha elétrica é automática e manual, pra caso de pane e vem dando bem certo, pois o ponteiro não passa do meio do marcador, mas ja me disseram que o melhor é na parte de cima, na saída da água quente do motor, pois lá se teria a real temperatura da água no radiador . Confesso que isso me preocupa, principalmente quando esquecemos de abastecer com água.
Uma boa saída seria verificar nos carros que trabalham com hélice e ventoinha elétrica de onde é colocado o bulbo, mas sempre lembrando da preocupação que já citei, pois sempre andamos em condições severas e com certeza é melhor estar com motor frio que superaquecido.

[]'s resfriativos.

p.peleje
03/08/2004, 11:59
Fala Marcos,

Posso estar falando besteira, mas se eu ñ me engano, o correto é colocar na entrada do radiador, pois vai indicar a temperatura da água que está saindo do motor e voltando para o radiador. Ja ví AP trabalhar sem inclusive, deixando a água passar livremente a toda hora, portanto trabalhando mais refrigerado. Agora eu imagino que isto tb traga algum tipo de problema.

Não estou mais com o meu AP, se ñ poderia verificar isso pra vc, tirar nossas dúvidas.

[]s

EduardoLang
03/08/2004, 12:54
Grande Marcos,


Boa tarde!!!!!

É o seguinte:


Uma coisa é vc colocar um CEBOLÃO para disparar a ventuinha e outra coisa é a cebolinha para o medidos de temperatura.

Bem aconterce que vc NECESSÁRIAMENTE precisa colocar a cebolinha (medido de temperatura) NO MOTOR ! ! ! e não em outro lugar qualquer. Isso, porque se por um motivo qualquer a agua não circular pelo motor, o motor irá aquecer e o radiador estará frio, logo o medidor não mostrará a temperatura correta ! ! !

No motor AP já tem um lugar para se colocar a cebolinha para medidor de temperatura, procure que vc irá encontrar.....

Quanto ao CEBOLÃO PARA DISPARAR A VENTUINHA, como os opalas 4 cc não possuem ventuinha e sim élice que gira direto junto com o motor, logicamente o radiador não possui um lugar para tal CEBOLÃO, como mencionado por vc ! !

então faça o seguinte ! !

Vá em uma loja de auto peças e compre o cebolão na e´specificação de temperatura desejada, o melhor é vc colocar o CEBOLÃO original do motor AP 1,8 álcool. Depois vá em um ferro velho e procura pela porca que é soldada no radiador para a fixação do CEBOLÃO e compre essa porca, ou se achar em lojas de parafusos é melhor, desde que ela seja de latão para que não enferruje ou então em aço inox ( só não sei se no caso do aço inox é possível a solda a latão ou no estanho.

Bem depois de comprado o CEBOLÃO e a porca, vá a uma oficina de radiadores e solde esta porca na parte inferior do radiador, por onde a agua retorna para o motor depois de ter sido refrigerada.

Quem vai manter a temperatura do motor é justamente o cebolão, que iorá acionar a ventuinha conforme a especificação a que vc comprar.

Faça isso, pois desta forma vc terá um sistema feito em casa com um conceito original ! ! ! e não terá problemas. Uma coisa importante, é que vc mantenha a VÁLVULA TERMOSTÁTICA, pois como seu motor é álcool precisa trabalhar sobre temperaturas mais elevadas ! !!

Outra coisa é que vc terá que casar a impedância ( acho que é esse o nome) do seu relógio com a impedância da cebolinha de temperatura ( não o CEBOLÃO), pois caso estas medidas sejam diferentes, o relógio certamente não irá ler o que a cebolinha está dizendo e poderá marcar que o motor está frio enquanto ele está quase fervendo e vice versa ! ! !


Qulalquer dúvida vc tem o meu fone ! ! !

Fique a vontade ! !


SDS

Alessandro Henrique
03/08/2004, 13:08
Normalmente o sensor para indicação de temperatura no painel vai instalado no cabeçote do motor, como citado pelo colega acima, permitindo a indicação mesmo com pouca/sem água.
Este sensor possui uma resistência elétrica variável em função da temperatura.
Já o utilizado junto ao radiador é um termostato, dispensando em alguns casos a utilização de relé de acionamento. Sugiro que a alimentação da ventoinha (12V) seja feita diretamente apartir da bateria. De modo que possa funcionar mesmo com o motor desligado. Desta forma o motor é resfriado por movimento de convecção (termo-sifão); Isto atenua um problema que normalmente ocorre quando se desliga o motor, onde o motor aumenta de temperatura para logo em seguida diminuir.

Luca
03/08/2004, 16:23
ONDE colocar os adaptadores? na mangueira que entra no radiador (água mais quente) ou na que sai do radiador (água "menos" quente)??? Se eu colocar na ent...

Marcos,

A explicação do Eduardo e do Alessandro está correta. A cebolinha do marcador de temperatura fica mo motor. A cebolinha da ventoinha fica na parte de baixo do radiador (saída do radiador e entrada para o motor, como você disse, e ao contrário do que colegas disseram).
[]´s

EduardoLang
03/08/2004, 16:38
AH!!!!!!!!!!

Me esqueci de uma coisa:

Marcos, se vc colocar este "T", serão mais duas abraçadeiras para no futuro poderem dar problemas e com o CEBOLÃO direto no radiador esta possibilidade é anulada ! ! ! ! sem dizer no acabamento do serviço ! ! !


SDS

Marcos ET
03/08/2004, 18:24
Marcos,

... A cebolinha do marcador de temperatura fica mo motor. A cebolinha da ventoinha fica na parte de baixo do radiador (saída do radiador e entrada para o motor, como você disse, e ao contrário do que colegas disseram).
[]´s

E aeh Lang, beleza?

Luca, no AP só encontrei um lugar onde tem um sensor para luz de advertência do nível de óleo (segundo o mecânico), nao de água... Alessandro, este sensor fica na parte de trás do AP, no cabeçote, apontado para a parede corta-fogo... até pensei que fosse este o sensor, e que seria só trocar pelo mecânico do jeep, mas já foram cortando meu barato falando que era do óleo...

já procurei no AP outros cantos, para ver se dá pra encontrar o local da cebola da temperatura da água, mas os carros VW nem tem marcador de temperatura, somente um "led" que indica o superaquecimento... então nao sei onde procurar o local desta cebola....

Quanto ao local da instalação da cebolinha da ventoinha, pode ficar tranquilo Eduardo, já foi fixada na base do radiador, na saída deste para o motor...

Problema da cebolinha da ventoinha já resolvido... (ei, tem mesmo que usar relé? nao dá pra usar a própria cebola como interruptor?) falta achar onde ligar o sensor (mecânico) de temperatura...

Ei, aproveitando... existe algum lugar pra ligar aquele medidor de pressão do óleo no jeep? será que é justamente na tal "cebola" que fica no cabeçote? junto a parede corta-fogo?? e esta do relé agora... será que tem mesmo que colocar?

Valeu gente, mas agora tow com mais estas dúvidas... rsrs

EduardoLang
03/08/2004, 19:06
Grande Marcão ! ! !

Bem, pelo que vc está falando esse motor era e está carburado não é???

Além disso, ele é a álcool, não é???

Bem, os motores AP a álcool, na lateral direita do motor, por exemplo: vc olhando seu jeep de frente com o motor no lugar, do lado do motorista na lateral do cabeçote ( oposto ao coletor de admissão) deve passar uma tubulação de água, não ???

então, é nesta tubulação que é afixada a cebolinha de temperatura do seu motor. No seu caso, vc deverá colocar duas cebolinhas, uma de temperatura e outra do sensor de temperatura para partida a frio por ser a alccol ! ! !

Não sei se o seu motor está colocado no jeep ou não e se já colocou se ele está ou não com essa tubulação ! ! ! Dê uma olhada, pois as cebolinhas de temperatura ( painel) e de partida a frio ficam nesta tubulação ! !

Esse sensor de óleo que fica no final do motor ( perto da parede corta fogo ), pode ser ligado no painel como indicador de pressão de óleo, pois esse é original ! ! !


Agora, se o seu motor for injetado ( quando era original) o sensor de temperatura fica abaixo do sensor de óleo no final do motor, pois ele manda a informação para o módulo de injeção.

Acho que agora consegui te resolver o problema ! ! !


SDS e qq coisa dá um grito aqui ! ! !


sds

leovalle
03/08/2004, 19:08
e esta do relé agora... será que tem mesmo que colocar?


Marcos,

Uso a ventoinha do AC Ford Tauros que é um canhão de ar sem relé e até agora sem problema. No tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=369&postdays=0&postorder=asc&start=15 tem mais ou menos o esquema de ligação que fiz. Se interessar dá uma olhada.

[]'s

Sergio Rocha
03/08/2004, 19:30
já procurei no AP outros cantos, para ver se dá pra encontrar o local da cebola da temperatura da água, mas os carros VW nem tem marcador de temperatura, somente um "led" que indica o superaquecimento... então nao sei onde procurar o local desta cebola....


Problema da cebolinha da ventoinha já resolvido... (ei, tem mesmo que usar relé? nao dá pra usar a própria cebola como interruptor?) falta achar onde ligar o sensor (mecânico) de temperatura...

Ei, aproveitando... existe algum lugar pra ligar aquele medidor de pressão do óleo no jeep? será que é justamente na tal "cebola" que fica no cabeçote? junto a parede corta-fogo?? e esta do relé agora... será que tem mesmo que colocar?

Valeu gente, mas agora tow com mais estas dúvidas... rsrs

Marcos

Deixa eu dar o meu palpite.
Liga um fio direto da bateria no cebolão e outro dele pra ventoinha.O outro pto de ligação da ventoinha passa a ser terra.Observe que dependendo do lado q vc ligue a corrente na ventoinha ela gira prum lado ou pro outro.Não precisa de rele.
A pressão do oleo é justamente neste lugar q vc falou.
Procure verificar aonde vai ligado o fio do led de superaquecimento, q deve ser ali.
[],

Alessandro Henrique
03/08/2004, 19:30
Marcos,
Não me recordo exatamente da posição do sensor (interruptor) de pressão de óleo do motor AP. Já faz muito tempo que tive um carro com este motor, se não me engano é este voltado para a parede corta-fogo. Faça um teste! Remova-o e veja se sai óleo. Bem, você pode instalar o manômetro de óleo neste ponto, em conjunto com o interruptor de pressão. Provavelmente você necessitará de uma conexão do tipo T para proceder com a ligação.
No caso da água, me parece que o sensor fica na conexão de saída do motor, montada na parte inferior da conexão. Com relação ao led, é uma questão de economia da montadora ao adotar este sistema e, para algumas pessoas desatentas torna-se mais simples. Mas tanto no caso do led como no do instrumento por ponteiro (analógico), torna-se necessária
a presença do sensor.
Para o acionamento da ventoinha normalmente basta a utilização do interruptor termostático (cebolão); É necessário apenas verificar se realmente este termostato possui capacidade de suportar a corrente elétrica solicitada pelo motor da ventoinha. Existem vários modelos disponíveis no mercado, diferenciando-se por temperatura de acionamento e capacidade de corrente. Quando o termostato não possui capacidade de suportar a corrente necessária, deve-se utilizar um relê para tal.

Marcos ET
04/08/2004, 09:29
Falaé Lang, olha só:


Grande Marcão ! ! !

Bem, os motores AP a álcool, na lateral direita do motor, por exemplo: vc olhando seu jeep de frente com o motor no lugar, do lado do motorista na lateral do cabeçote ( oposto ao coletor de admissão) deve passar uma tubulação de água, não ???


A tubulação ainda nao foi providenciada, pois estamos procurando um tubo em "U" para a saída da bomba d'água, só tem a saída de água, que nao tem furação para menhuma cebolinha... existe também outra saída de água sob o sensor de óleo, que tbem está desconectado.



então, é nesta tubulação que é afixada a cebolinha de temperatura do seu motor. No seu caso, vc deverá colocar duas cebolinhas, uma de temperatura e outra do sensor de temperatura para partida a frio por ser a alccol ! ! !


Pois é Eduardo, pra ligar na tubulaçao, os furos roscados sao na mangueira? pois no bloco (na saída para a tubulação) nao tem onde colocar...

Sensor de partida a frio? puutz, tava esquecendo o marvado! é pra ligar naquele relé do carburador? ou é pra ligar o motorzinho da gasolina??



Não sei se o seu motor está colocado no jeep ou não e se já colocou se ele está ou não com essa tubulação ! ! ! Dê uma olhada, pois as cebolinhas de temperatura ( painel) e de partida a frio ficam nesta tubulação ! !


Ok, o motor já tá no jeep, mas sem a tubulação! vou olhar pra ver se encontro vestígios do local de instalação das cebolas... (ih... partida a frio)



Esse sensor de óleo que fica no final do motor ( perto da parede corta fogo ), pode ser ligado no painel como indicador de pressão de óleo, pois esse é original ! ! !


Eduardo e Alessandro, este sensor de óleo nao é tipo "On/Off"?? para o led? acho que nao existe marcador de pressão de óleo de ponteiro (tipo relógio) com ligação elétrica, nao sao todos mecânicos?? para instalar o manômetro de pressão de óleo, terei que retirar o sensor original e instalar aquela mangueirinha que vai até o painel nao eh? ou tow esquecendo de algo mais??

Sérgio e Leovalle, a intençao de ligar a cebola é esta mesma, vam vê no que dá sem o relé...

Bom, vam vê... mesmo assim as dicas foram muito importantes! acho que até amanha o bixu tá rodando...

Alessandro Henrique
04/08/2004, 10:19
O sensor de pressão (pressostato) instalado na parte traseira do cabeçote é para o óleo e se comporta como on/off (ligado/desligado).
Para a indicar a pressão é possível utilizar um manômetro convencional mecânico (tubo de bourdon) ou um indicador elétrico, necessitando neste caso de um sensor analógico de pressão. Existem à disposição no mercado.
Como você mencionou, se for escolhido o manômetro convencional, será necessário conectar um tubo ou mangueira que deverá ser levado até o painel. No caso do elétrico, você necessita do sensor, fios para conexão e do indicador. Uma dica, veículos da marca Fiat que possuem indicação de pressão de óleo utilizam este sensor. Como exemplo: fiat 147gls/rally, prêmio, tempra, alfa romeo... (e todos utilizam o mesmo)

p.peleje
04/08/2004, 17:00
Marcos,

Em algum momento acho que foi vc que disse que os veículos da vw, não possuem o instrumento de medição da temperatura, eu te afirmo por experiênica própria que apenas os modelos muito simples que vêm com o LED, os outros vêm com instrumento analógico de medição.

[]s


Peleje

Luca
04/08/2004, 17:09
...mas os carros VW nem tem marcador de temperatura, somente um "led" que indica o superaquecimento...

Marcos,

Concordo com o P.Peleje. Penso que todos os VW com AP têm termômetro no painel.
[]´s

Marcos ET
04/08/2004, 21:39
Ih galera, foi mal então... acho que até hoje só andei em carro Volkswagen "peba" mesmo... rsrsrs pois nao vi ainda um q tivesse o tal marcador.. MAS neste caso, deve haver então o dito manômetro de óleo original para este motor... logo vou correr atrás para providenciar!

AH! detalhe, eu tava falando do Led do marcador de óleo... acho que nao escrevi oq estava pensando... foi mal!

Valeu.
Grande abraço pro6...

Andrezão4x4
24/05/2008, 17:13
Olá Amigos! Tenho uma dúvida, meu CJ é equipado com motor 4cc GM 153, com radiador original, adaptado o cebolão(80-90º) e ventoinha do Pálio...mandei aferir o indicador de temperatura original, mas a ventoinha fica pouco tempo ligada(25 segundos) e o motor está trabalhando com indicador de temperatura nos 3/4 (quente). Estou preocupado! Alguma sugestão?
Desde já grato.
André.:concordo: