PDA

Ver Versão Completa : Qual antena usar

hrodrigues
10/07/2008, 08:38
Bom dia a todos

Estou adquirindo um rádio (11 mt) para uso no carro. Pelo que andei pesquisando já dá para perceber que as antenas aquário são de boa qualidade. A minha dúvida é a seguinte; qual delas usar ? Já vi tambem que a de melhor ganho seria a "Maria Mole" mas gostaria de saber se não existe alguma de menor porte em que a perda não seja tão grande.

Abs

Helio

arlei_vitara
10/07/2008, 12:19
Helio,

Antenas da linha Aquario com certeza...................eu uso no Vitara a B-2050 bobinada, tem pouco mais de 0,5m.
Grande vantagem: pequena e leve, discreta, entra sem raspar nas garagens, não engancha em galhos em trilhas mais fechadas. Fica excelente instalada no suporte do estepe, lá atrás.
Desvantagem: baixo alcance (menor "ganho") se comparada aos modelos maiores, B-2070 e B-2080.

Mas para uso em comboios com outros jipes, dá e sobra..............vc. fala tranquilo com os demais jipes do comboio num raio em torno de 5km.

[ ]s 11m,

hrodrigues
10/07/2008, 12:49
Arlei

Foi essa a primeira que considerei mas, falando com o vendedor da mesma fui desaconselhado pois segundo ele haveria uma grannnnnnde perda. Dá para perceber tanta diferença assim ?
Não discordo que a Maria Mole seja melhor mas assim como vc quero algo mais discreto desde que não comprometa demais a operação.
Como é essa colocação no estepe ? Tem foto ?

Abs

Helio

Murillus
10/07/2008, 14:52
primeiramente... de uma olhadinha na http://www.electril.com/electril/11m.htm

O teu radio é da Faixa do Cidadão (76 canais)... este é usado pra conversação em até 20 Km com potências de apenas 5 watts... mas em trilhas dificilmente vc vai precisar disto...

Leia ( http://www.ajmesquita.qsl.br/modules/news/index.php?storynum=20&storytopic=0 ) tb este artigo de PY1LL / PY4LC Luiz Amaral, que fala sobre a altura das antenas em relação ao comprimento de onda da frequência de corte da mesma... ALTURA DE ANTENAS (http://www.feirinhadigital.com.br/rbr/artigos-tecnicos/py4lc/py4lc_1.htm) ( http://www.feirinhadigital.com.br/rbr/artigos-tecnicos/py4lc/py4lc_1.htm ) e leia este artigo que está muito interessante...

[]s

Murillus
10/07/2008, 14:59
Como é essa colocação no estepe ?

Helio,

fuja deste ponto pois borracha é um isolante e assim vc perdera sinal...

fixe a antena o mais alto que poder... assim o alcance é maior mesmo com antenas pequenas...

[]s

hrodrigues
10/07/2008, 15:44
Olá Murilo

No site da electril só achei para base fixa. Estou querendo para base móvel.
Estou pensando em fazer um suporte prendendo nos dois parafusos inferiores de fixação do estepe projetando para fora uns 40 cm e criar um L torcido na ponta com furação para a base da antena. Com isso ela ficaria protegida de portas de garagem, vegetação densa e baixa etc. O que vc acha da idéia ?
Estou fazendo uma tentativa junto a Steelbras para ver se consigo adaptar um dos já existentes. Se não o jeito é inventar...

Abs

Helio

Ivan Natal
11/07/2008, 20:22
Olá Murilo

No site da electril só achei para base fixa. Estou querendo para base móvel.
Estou pensando em fazer um suporte prendendo nos dois parafusos inferiores de fixação do estepe projetando para fora uns 40 cm e criar um L torcido na ponta com furação para a base da antena. Com isso ela ficaria protegida de portas de garagem, vegetação densa e baixa etc. O que vc acha da idéia ?
Estou fazendo uma tentativa junto a Steelbras para ver se consigo adaptar um dos já existentes. Se não o jeito é inventar...

Abs

Helio

Porque faixa dos 11 metros e não 2 metros, veja a citação que fiz e um outro topico

Caros colegas
Nunca usei PX , uso VHF porem acho estranho quando vejo alguns colegas falando que usam px em trilhas e passeios pois as informações que tenho me dizem que o PX que nescessita de antenas maiores cobre grandes distancias porem deixa buracos na comunicação quando se estar muito perto, como é o caso de trilhas aonde vc fala com quem está a poucos metros, alem do px não ter a opção de se usar HT que apesar da pouca potencia, o que não vem ser o caso quando a comunicação em comboios ganha em versatilidade pelo fato de vc mesmo fora da viatura está em plena comunicação alem de poder ser adaptado a antena na viatura o que deixa pelo menos em recepção igual a qualquer radio base e as baterias podem ser recaregadas atraves da bateria da viatura(Sou fã de HT).Em VHF alem do mais vc poder ser auxiliado por uma repetidora que normalmente toda região tem a sua (alem de alguns clubes de jeep)aumentando infinitamente a area de comunicação. Quanto a UHF a infromação que tenho e que as ondas transpoem obstaculos tipos paredes e lages porem são de curto alcance sendo assim indicadas para locais fechados tipo segurança de shoop center.
Uso um Icom ICV 8000 que tem 75 W de potencia ou seja um pouco mais que a maioria dos radios, e é bastante robusto, ja naufragei com o carro ficando o PTT embaixo dagua e depois voutou a funcionar normalmente.
Não vejo porem nenhuma reclamação de quem tem outros radio, tipo yaesu kenyood e outros. Quanto a licença não é do radio e sim do operador e é otida na anatel depois de uma prova. A legislação é muita confusa pois trata que a licença é da estação porem nem especifica que equipamento compõem a mesma e o indicativo que é da estação quem responde é o operador.

SDS Ivan Natal

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif

hrodrigues
11/07/2008, 21:15
Olá Ivan

A opção pelos 11 mt é em função da burocracia e da necessidade urgente de um rádio para poder andar um pouco mais tranquilo por alguns lugares com poucos recursos. Para operar px basta dar entrada no pedido com rg e cpf, nada mais. Aliás tem tambem que pagar uma pequena taxa. Não pretendo ficar só aí. Ja solicitei as apostilas na Labre (pagas) para fazer a prova e então poder operar em 02 mt. Já estou até com um Icon 2200 engatilhado. Só que isso demora um pouco e então até conseguir a licença para operar em 2 mt vou me virando em 11 mt.

Abs

Helio

VOVÔ DO TROLLER
11/07/2008, 21:27
Bom dia a todos

Estou adquirindo um rádio (11 mt) para uso no carro. Pelo que andei pesquisando já dá para perceber que as antenas aquário são de boa qualidade. A minha dúvida é a seguinte; qual delas usar ? Já vi tambem que a de melhor ganho seria a "Maria Mole" mas gostaria de saber se não existe alguma de menor porte em que a perda não seja tão grande.

Abs

Helio
Boa noite Hélio. Eu pesquisei bastante antes de comprar a antena para o meu PX COBRA. Cheguei à conclusão que a melhor é a aquário maria-mole (aquela grandona). Eu fiz a fixação da base no suporte do estepe do Tracker , atrás do pneu. Na prática esta opção mostrou-se ótima, agora, o inconveniente , por ser muita alta, é que ela esbarra um bocado, em portas de garagem e principalmente em galhos de árvores em trilhas estreitas, no entanto, não há nenhum problema técnico ou de quebra da antena e de quebra (novamente) você pode pendurar uma bandeirinha do Corinthians na ponta da antena. Abs. Válter

hrodrigues
11/07/2008, 21:38
Olá Vbeltran

Essa sua antena é a melhor. Mas estava querendo uma mais discreta e que não esbarrase muito pelo caminho acabei ficando com a 2050 da aquário. Como disse aí em cima a faixa de 11 mt será provisória pois pretendo operar em 02 mt assim que fizer a prova e obter licença. Se tiver foto da fixação que vc fez manda aí para eu ter uma idéia. Acabei descobrindo algumas informações úteis sobre antenas no site a seguir:
http://www.joelcosta.net/antenas.html

Abs

Helio

VOVÔ DO TROLLER
11/07/2008, 21:57
Olá Vbeltran

Essa sua antena é a melhor. Mas estava querendo uma mais discreta e que não esbarrase muito pelo caminho acabei ficando com a 2050 da aquário. Como disse aí em cima a faixa de 11 mt será provisória pois pretendo operar em 02 mt assim que fizer a prova e obter licença. Se tiver foto da fixação que vc fez manda aí para eu ter uma idéia. Acabei descobrindo algumas informações úteis sobre antenas no site a seguir:

Abs

Helio
Valeu Hélio. Estou sem máquina fotográfica. Assim que der, eu coloco. Abs

Ivan Natal
12/07/2008, 01:03
Olá Vbeltran

Abs

Helio

Helio por ai existe muita fiscalização??? tenho indicativo a uns trez anos e nunca passei por nenhuma fiscalização. principalmente quando usamos simplex e em grupo de jipeiros aonde esquecemos aquelas linguagens de Qt.... e nem citamos o indicativo.Tambem ainda não atualizei o indicativo pois a classe D acabou passando assim para classe C e os indicativos mudam ex. ZZ7 XXX para PU7 XYZ na verdade o jipeiro não eh radio amador ele usa o radio por nescessidade de comunicação. aqui em Natal conseguimos promover os cursos praticamente dentro dos jeep clubes e assim marcar rapidamente as provas. Antes de ter indicativo houve casos de radio amadores aqueles bem antigos e afixicionados não responderem devido a falta do mesmo, porem com jipeiros nunca houve este problema.
Abs Ivan

hrodrigues
12/07/2008, 08:04
Bom dia Ivan

Não faço a menor idéia sobre como funciona a fiscalização por aqui. Já operei px há muiiiiitos anos atrás mas atualmente não sei como a coisa está rolando. A minha intenção de uso do rádio é para me safar de alguma situação mais complicada. Sei tambem que 11 mt não seria a melhor opção mas, como já disse anteriormente, é temporário. Dessa forma consigo fugir, em parte, da burocracia. Só para ter uma idéia vc liga para o escritório da Anatel no Rio pelo tel 21051850 e é atendido por uma gravação que te remete para o 0800332001 que deve ficar em Brasilia aonde informam que o escritório da Anatel no Rio foi extinto. Já a Labre RJ informa que o mesmo continua funcionando normalmente atraves do tel 21051884 ( nem tentei). Durma com um barulho desses...

Abs

Helio

Ivan Natal
12/07/2008, 12:31
Helio.
Mais um motivo para vc ir direto para 2m pois ninguem vai te fiscalizar, na pior das hipoteses vc arruma com alguem xerox das duas carteirinhas e mantem no carro pois a mesma não tem a indicação de qual é o equipamento ou aonde esta instalado e nem e nessesario a presença DO OPERADOR DA ESTAÇÃO. Por aqui não acredito que tenha ninguem em trilhas operando PX.
Abs Ivan

Ivan Natal
12/07/2008, 13:09
Helio vai no topico COMEÇANDO A AVENTURA e veja a aula que o gouveia dá
Abs Ivan

hrodrigues
13/07/2008, 06:44
Olá Ivan

Vou lá dar uma olhada. Valeu... :concordo:

Abs

Helio

hrodrigues
15/07/2008, 15:52
Olá pessoal

A título de informação deixo aqui o procedimento para obter licença para px no RJ.

- Preenchimento de formulário que pode ser obtido na página da Anatel
- Xerox da identidade autenticada

Enviar por correspondência para

Anatel
Praça XV de Novembro nº 20 9º andar
Centro - Rio de Janeiro
20010 010

Aguardar recebimentos de boleto para efetuar pagamento (3)
Efetuar o pagamento (pode ser on-line)

Aguardar recebimento de indicativo

Se quiser pode levar os documentos direto no endereço acima (não irá
agilizar o processo).
Tel para quaisquer dúvidas: 21 21051884

Helio

Grassmann
15/07/2008, 16:14
Ivan e hrodrigues,

A escolha da antena e do tipo de rádio para operação depende de uma série de fatores.
Em primeiro lugar, deve-se optar pela frequência de operação. E a escolha da frequência depende da região onde você irá usar o rádio. Aqui em Curitiba, por exemplo, o PX reina quase que unânime. Em Joinville, o pessoal usa o VHF. De que me adianta comprar um VHF se não tenho com quem falar? Ou comprar um PX e ser o único da turma?
A segunda etapa é definir a antena. No caso de 2m, não há segredo. As antenas já são pequenas. Mas no caso do PX (11m), a escolha torna-se mais difícil.
Em geral, para carros menores, antenas menores. Carros maiores comportam antenas maiores.
Além da questão estética, a própria questão do peso da antena interfere. Uma "maria-mole" não é leve, e eu já vi estragos significativos em pára-choques de carros menores que não foram reforçados.
No meu caso, uso uma 2070 no Troller, presa ao pára-choques. Fica baixo, mas como o carro é quase todo de fibra, respeito o plano terra.
No Vitara, coloquei uma 2080, presa na altura do vidro traseiro.
Ambas antenas ficam relativamente pequenas. A do Vitara fica um pouco mais alta, e quando não estou usando o rádio, deixo ela presa no rack do teto, justamente para não ficar raspando em garagens e arrancando lâmpadas de luminárias.

Enfim, assim como quase tudo na vida, a escolha do rádio e antena passa por vantagens e desvantagens. Abrimos mão de algo em prol de outro benefício. Em suma, uma decisão muito pessoal...

hrodrigues
15/07/2008, 18:01
Ola Grassmann

Acabei optando por uma 2050 que pretendo prende-la no suporte do estepe atrás do pneu. Com isso ela deverá ficar mais alta que o teto somente uns 20 cm, se tanto. Mesmo sabendo que a "Maria Mole" é melhor, optei pela menor para não ficar dando pancada por aí.

Abs

Helio

pmarc
01/04/2009, 10:19
Acabei optando por uma 2050 que pretendo prende-la no suporte do estepe atrás do pneu.

Hélio,

tem como você mandar uma foto de como ficou sua instalaćão?

TKS,

Paulo Marcondes.

Murillus
03/04/2009, 15:48
Enfim, assim como quase tudo na vida, a escolha do rádio e antena passa por vantagens e desvantagens. Abrimos mão de algo em prol de outro benefício. Em suma, uma decisão muito pessoal...

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

eu uso vhf... no ceara usamos a 144400 MHz como a freq do 4x4...

na tracker era perfeito... usava uma antena pequena... era RX/TX c/ 50w...

no troller... floydeu... to usando uma antena enorme mas a RX/TX esta muito ruim... 20w...

me disseram que no troller nao tem jeito... mas existe como melhorar isso ?

[]s

pmarc
03/04/2009, 22:40
na tracker era perfeito... usava uma antena pequena... era RX/TX c/ 50w...
no troller... floydeu... to usando uma antena enorme mas a RX/TX esta muito ruim... 20w...
me disseram que no troller nao tem jeito... mas existe como melhorar isso ?

Jeito, como sempre tem.

Se é fácil ou não, aí é "outros quinhentos"....

O problema do Troller é a falta de plano terra, metal. Sacou?

Uma sugestão vou dar, baseado no pouquinho que eu li sobre o assunto...

Pegue uma folha de cobre, ou alumínio, ou inox, e coloque embaixo da base da antena, bem centralizada. Garanta que há contato elétrico entre a massa do conector e esta chapa. Não vá ligar isso ao massa do carro (ou negativo da bateria).
Outra coisa, o ideal é que essa folha tenha 1/4 de comprimento de onda no raio. Mas se não der, paciência, quanto maior melhor.

Para testar e ver se funciona, coloque, radialmente, pelo menos 4 fios com 1/4 de onda, ligados a massa do conector e espalhe bem. Se funcionar, a escolha é tua entre deixar assim ou partir pra chapa.

Só que acho que fica mais fácil esconder a chapa embaixo de uma camada de tinta do que alguns fios.

Faltou perguntar: onde está a antena?... OS melhores lugares, são, como falei nesta outra mensagem (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=850014&postcount=5), o centro do teto, ou o centro do capô, em carros "de lata".

Se não estiver em nenhum desses 2 lugares, estude uma relocação da tua antena

Murillus
04/04/2009, 12:27
Paulo Marcondes,

valeu...

eu vou refazer toda a instalacao...

a antena esta no teto...

mas vou por um reck de metal sobre o teto... e talves isso ajude...

[]s

pmarc
05/04/2009, 00:41
mas vou por um reck de metal sobre o teto... e talves isso ajude...

Talvez.

Só atente para que as distância entre as travessas sejam menores que 25 cm (1/8 de onda), pois isso também pode interferir no sistema irradiante.

Me ocorreu agora que usar uma chapa perfurada no fundo do rack possa ser uma boa solução.

Se for mandar fazer especialmente pra você, considere essa opção. Se não, compre um pedaço de tela de galinheiro e prenda bem no seu rack, jã deve ajudar. Se não ajudaar, pelo menos não é caro...