Ver Versão Completa : Óleos para Mitsubishi - Castrol
schinzel
09/07/2008, 23:09
Srs....
Devido ao alto custo que tenho encontrado para troca de óleo de minha MMC e pesquisas que tenho realizado aqui no mercado do atacado e vareja, gostaria de saber e propor aos Srs.
Como prezo por manter a recomendação de troca óleos conforme a fábrica, gostaria de saber se alguém pesquisou por preços dos Fluidos Castrol para as Pajero Gasolina, Diesel entre outros.
Então o que eu gostaria é de ou organizar um grupo para compra em atacado de óleo recomendado pelo manual e dividirmos, assim acredito que pagaremos aprox. 50, 60% do preço das auto peças..
Ou então se alguém souber onde posso comprar em pequena quantidade com preço bom, também agradeço.
Abraços a todos.
Ola
Na Pajeirinho 3.5 usava magnatec a R$ 26,00/l porem como ela bebia muito troquei para o Castrol Alta Km R$ 15,00/l
Na L200 ainda gosto do Tection a R$ 11,00/l na concessionaria.
Paulo_CW
06/08/2008, 11:02
Quais óleos q vc ta falando.... todos, ou motor, caixa, diferenciais.... pq tem similares mais em conta.....
MANFREDI
06/08/2008, 12:17
TR4 com Castrol/Magnatec à 25,00 reais/l trocado.
Filtro 20,00 reais.
Troca a cada 10000km
schinzel
06/08/2008, 14:18
No meu caso, é porque pretendo trocar o óleo da Caixa, Diferenciais, etc... enfim todos.
O que fica um tanto caro. Mas nas distribuidoras o óleo é bem mais em conta e veem em caixa com 24 embalagens de 1L.
A idéia era nos unirmos para fecharmos a caixa, afim de que saia mais barato para todos.
Paulo_CW
06/08/2008, 14:27
Ok... Schinzel, acho válida a sua idéia...
Tbm tenho uma V6, e o precim destes óleos é pra doer o bolso... porém caso vc não consiga corum pra compra em grupo, veja se vc realmente precisa trocar os óleos de caixa e diferencial, pra isto basta retirar os Bujões e verificar a necessidade.... pois eles tem vida longa.... caso realmente precise, opte por ELF... q possui oléos de mesma caracteristicas e muito mais barato...
Celso Pajero
06/08/2008, 18:32
Ok... Schinzel, acho válida a sua idéia...
Tbm tenho uma V6, e o precim destes óleos é pra doer o bolso... porém caso vc não consiga corum pra compra em grupo, veja se vc realmente precisa trocar os óleos de caixa e diferencial, pra isto basta retirar os Bujões e verificar a necessidade.... pois eles tem vida longa.... caso realmente precise, opte por ELF... q possui oléos de mesma caracteristicas e muito mais barato...
Paulo,
Minha pajero está com 85.000 km.... acredito ser a hora de trocar os óleos de cambio e diferencial... consultei uma revenda EFP e eles não aconselharam a usar o óleo deles... que não tem caracteristicas 4x4...???
Poderia me informar qual óleo ELF vc colocou?
Abraços,
Celso
arborges
06/08/2008, 22:46
Normalmente estou usando Mobil SM. Gasta o,5 litro a cada 1000 Km.
arborges
06/08/2008, 22:47
Normalmente estou usando Mobil SM. Gasta o,5 litro a cada 1000 Km.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/edit.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/editpost.php?do=editpost&p=662369)
schinzel
06/08/2008, 23:24
Pois então, amigos eu não sei bem ao certo de quantos em quantos Km deve-se trocar os óleos dos Deferenciais e Caixas, mas a minha já esta com 109mkm, e como não tenho certeza da procedência, prefiro me garantir.
Como já tive Cherokee, e sei que o óleo do diferencial é importante, até mesmo para não gerar maiores dores de cabeça, pretendo na prox. troca de óleo da minha trocar todos, essa semana quero consultar novamente o preço dos óleos e o manual, para postar o valor de cada litro comprado no Atacado, assim quem tiver interesse avise,
Abraços.
Paulo_CW
07/08/2008, 07:35
Entaum, Aqui em Curitiba muitas das Pajeros e L200 inclusive de competição da MitCup q eu conheço estam usando ELF, e isso para uso extremo ou seja muita troca de marcha em alta rotação e muita pressão no câmbio e diferencial... a minha Pajero V6 eu só uso para trilhas e tbm estou no ELF a um bom tempo, só num sei te precisar se é o 80W-90 ou 75W-80 ( o original é syntrax 75/90) ao custo de uns $18,00L... se for automática a ELF tem um óleo tbm q se naum me engano é o Elfmatic.
Outra coisa... estamos falando de uma viatura q pode ter uso extremo como trilhas, raids e competições, coisa q 80% das viaturas não o fazem.... Já a minha faz...hehehehe
Paulo,
Minha pajero está com 85.000 km.... acredito ser a hora de trocar os óleos de cambio e diferencial... consultei uma revenda EFP e eles não aconselharam a usar o óleo deles... que não tem caracteristicas 4x4...???
Poderia me informar qual óleo ELF vc colocou?
Abraços,
Celso
schinzel
07/08/2008, 10:37
Então, na verdade eu confio bastante na Castrol, inclusive pela recomendação do fabrincante, e eu gosto de um 4x4, mas com a minha Pajerinho tenho dó de por no mato. Uso apenas em umas estadas de chão, já da para brincar um pouco.
Já vi, mas não conheço os óleos da ELF, e como a troca é longa, pretendo manter o original.
Abraços
Paulo_CW
07/08/2008, 14:33
SCHINZEL
Entaum... todos estes óleos de grandes marcas são confiaveis, basta se fazer a troca como recomendado e procurar manter a mesma caracteristica do original... no meu caso, estou sempre verificando as condições dos óleos de diferenciais devido a possiveis contaminações... pois estou sempre em condições como esta da foto...hehehe
Ainda estou aguardando opinioes sobre o Castrol Alta KM. Alguem tbem esta usando? Gostei do preco e do vedante que no meu caso (Pajero bebe oleo) de uma boa melhorada.
Daniel RJ
18/08/2008, 11:37
Alguém sabe me dizer onde encontro uma casa de óleo da castrol no RJ?
obrigado.
Alguém sabe me dizer onde encontro uma casa de óleo da castrol no RJ?
obrigado.
Daniel, se for para vc. mesmo trocar, compre na Car Lubrificantes, que fica na Rua Laura de Araujo, próxima da estação do metrô da Pça Onze (tels.: 2502-4429 e 2502-1256). Procure pelo Frank, o cara é nota 1000 e sabe tudo de óleos. Nesta loja, o preço do óleo é mais barato.;)
Se não quiser fazer vc. mesmo, vá ao J. Sampaio, na Rua Bela, em São Cristóvão (tel.: 2580-9415).
Espero ter ajudado.
Abs,
João Ricardo
TR 08 - Prata.
Daniel RJ
18/08/2008, 15:20
Valeu João Ricardo.
O Frank não tem mais do castrol. Nem da transmissão, nem do diferencial.
O de J Sampaio não trabalha com a transmissão. Tem o diferencial Dynadrive por 60,00 o litro (achei muito caro).
Estou ainda a pocura. se tiver outras opções eu agradeço.
O Frank disse para não usar outro na transmissão além do TQM.
O que o pessoal do forum tem usado?
[]'s a todos.
Valeu João Ricardo.
O Frank não tem mais do castrol. Nem da transmissão, nem do diferencial.
O de J Sampaio não trabalha com a transmissão. Tem o diferencial Dynadrive por 60,00 o litro (achei muito caro).
Estou ainda a pocura. se tiver outras opções eu agradeço.
O Frank disse para não usar outro na transmissão além do TQM.
O que o pessoal do forum tem usado?
[]'s a todos.
Daniel,
Envei um endereço errado para vc. O J Samapaio fica na Rua Prefeito Olimpio de Melo, 1148 (S. Cristóvão). :oops:
Na Rua Bela, fica a HERMES COM. DE ÓLEOS (tel.: 2580-6894 - Anderson) - eles tem muito óleo da Castrol.
Outras sugestões:
AUTO ÓLEO - R. Salvador de Sá, 82 - Centro - 2293-8042
SÓ ÓLEO - R. José Clemente, 166 - Esq. Rua Bela - 2580-5223
Boa sorte!
Abs,
João Ricardo.
TR 08 - Prata
Daniel RJ
19/08/2008, 12:12
Valeu joão.
O hermes tem tudo. Tem até o Castrol TQM-SP. vendido só para Mitsubishi(Coisas do monopólio). preço: R$ 55,00 o litro. Achei justo por um óleo importado e original.
Vou na loja amanha para comprar.
Agora preciso do filtro e achar uma loja especializada em transmissão automática para fazer a troca. Se puder me ajudar.
um forte abraço e obrigado pela força. Atitudes como a sua, nos ajuda a nunca sair das pajeros sem ficar presos aos preços absurdos das concessionárias.
ccinelli
19/08/2008, 12:25
Agora preciso do filtro e achar uma loja especializada em transmissão automática para fazer a troca. Se puder me ajudar.
Daniel, tenho feito minhas manutenções com um mecânico da Ilha do Governador (Ribeira). Seu nome é Ramiro e seus telefones são:32987511 / 78392322. Êle tem me atendido muito bem. Aliás a troca do óleo da transmissão e do respectivo filtro da minha Pajero foi êle quem fez.
Abraços,
Pelo manual diz a cada 40.000km, fiz as trocas todas na Mit a 900,00. Puxado, mas se vc pensar que tem oleo que custa 100,00 o litro..... nao ta, e la pelo menos EU VI a troca.
No oleo de motor, estou com o Alta KM a 16,00 litro e consumo diminiu (parou de sumir tanto)
Daniel RJ
20/08/2008, 00:38
O que foi feito por 900,00? Só o cambio ou trocou diferencial e transferencia também. Na Mit do RJ me cobraram R$ 2064,00 pelas trocas dos óleos e M.O.
Abraços.
Todas as trocas de oleo da revisao dos 40.000. (apenas os oleos) o resto da revisao e mao de obra ficou em 1.800,00. (correias, etc)
Valeu joão.
O hermes tem tudo. Tem até o Castrol TQM-SP. vendido só para Mitsubishi(Coisas do monopólio). preço: R$ 55,00 o litro. Achei justo por um óleo importado e original.
Vou na loja amanha para comprar.
um forte abraço e obrigado pela força. Atitudes como a sua, nos ajuda a nunca sair das pajeros sem ficar presos aos preços absurdos das concessionárias.
Daniel,
Tanto a Hermes quanto a Car Lubrificantes, também vendem filtros, da marca FRAM. Já verificou com eles?
Quanto à troca, vc. pode procurar o Ramiro, na Ribeira, Ilha do Governdor - tel 7839-2322, conforme já indicaram abaixo. Conheço o Ramiro pessoalmente, é um profissional sério e com preço razoável.
Outra sugestão, é o Katsunori, da Mitsunori Motors - Barra - 2493-3161 / 2493-0053. Não o conheço, mas dizem que é um ex mecânico da MIT e super competente.
Espero ter ajudado.
Abs,
João Ricardo.
TR$ 08 - Prata
Muito bom saber que voces estão discutindo sobre oleos e filtros, pois ha uns 2 anos atras eu comecei um adiscussão sobre isso, mas não rendeu muita coisa.
Eu troco o oleo da minha L-200 GLS na Hermes. Rigorosamente a cada 5.000 km. A ultima troca foi ha uns 15 dias... paguei aproximadamente 11,00 cada litro.
Eles tem varias opções, todas muito boas. Shell Rimula, Ursa Texaco, Castrol, Petrobras, Repsol (segundo o vendedor, fabricado pela Petrobras, na ARgentina) - que é mais barato que o Petrobras Brasileiro,... o que vale mesmo é o fato de todos eles serem CIT-4 ou algo parecido... naõ me lembro agora.
Os oleos de transmissão e diferenciais, acho que não vale a pena tentar outro que não o Castrol sugerido no manual da MIT.
Filtros, eu tambem troco na Hermes, a cada 10.000 (oleo, diesel, ar).
Uma curiosidade é que ao trocar o fikltro de dieselpela primeira vez, o atendente me avisou que o sensor de agua (que é vendido separado) estava quebrado e que ele não tinha em estoque.... procurei em todas as MITs do Rio e não tinha em nenhuma delas. Um vendedor da Coronel das Vans, na ri=ua Escobar, me chamou a atenção, que o filtro de diesel da Besta era identico, custava 1/3 do preço, e ja vinha com sensor de agua nele. A diferença era o conector... comprei por 3 reais, e eu mesmo coloquei... depois disso meu carro aceita o filtro da L200 ou o da Besta (o que tenho usado desde então).
Tenho estado meio longe do forum de pickups porque achei um novo brinquedo... estou restaurando um jeep ano 1942, original - militar. Caso alguem se interesse, tem um topico aberto chamado "Restaurando um Jeep GPW 1942" aquimesmo no forum, ou então numa pagiina que fiz pra ele - link abaixo na minha assinatura.
Um abraço a todos,
schinzel
09/04/2009, 01:08
PessoALL,
Então, no momento minha Pajerinho encontra-se no estaleiro, dando uma Geral no GNV, Motor e tudo mais, enfim, haja $$$ para tudo Mitsubishi é excelente, recomendo a todos, mas tem coisas que doem no bolso.. rsrsrs.. Todos os carros são assim, ainda mais com quem cuida.
Mas o que procuro é reunir informações validadas e confirmadas do pessoal que substituiu o Óleo da Caixa de Marcha, Transferência, Diferenciais, por outro melhor ou semelhante ao Castrol, pois não tenho encontrado aqui em Curitiba o mesmo vendido em litros unitários, apenas o barril todo e assim mesmo é muito muito caro.
Agradeço por informações pois quero realizar a troca de tudo antes de colocá-la para rodar novamente,
Obrigado pela ajuda..
Abraços a todos...
vetelston
09/04/2009, 11:42
Bom dia a todos
Em outros tópicos mais antigos, ja foi discutido que o uso do oleo do motor que NÂO seja Castrol MAgnatéc acarreta aumento de cosumo do mesmo e provoca tec-tec-tec nos tuchos. Bom, verifiquei pelos tópicos que praticamente todas as nossas V6 gasolina batem tucho pela manha e tem algum consumo de oleo. Qual é o real problema do uso de outro oleo de mesma especificação do Magnatec ( ex Petrobras Tecno que custa a metade do preço).
Abraços
Marcelo-HPE
09/04/2009, 17:44
Segundo a MIT e a castrol esse magnatec , possui propriedades magnéticas que aderem as superfícies das peças , formando um filme de óleo que evita desgaste durante a partida. por isso esse magnatec deve manter os tuchos carregados evitando o tec-tec .
Acho que as especificação API dele é SL ou SM . as mais modernas .
O petrobrás TECNO tambem é um óleo moderno .
vetelston
10/04/2009, 12:08
Marcelo a dúvida continua: com todos os óleos (semissintéticos, magnatec ou outros) os tuchos demoram um certo tempo para carregar, dai o tec tec. Sera que podemos usar o petrobras tecno sem prejuiso para o motor? Conheço dois donos de pajero V6 que só usam óleo mineral e o motor esta com mais de 100 mil com tec tec e tudo bem.
Abraços
AdrianoJPX
10/04/2009, 18:05
Quanto ao uso de óleo recomendado pela mit no motor eu não sei, porém todos os outros é aconselhável utilizar o recomendado. Exemplo. Vi noutro tópico que barulhos provenientes da direção hidráulica eram causados pela utilização de óleo não recomendado. Pois bem, minha pajero estava com esse zunido na direção o qual sumiu quando esgotei o óleo antigo e coloquei um comprado na autorizada mit. Quando troquei os óleos do diferencial e do câmbio fui na autorizada levando um vasilhame e o vendendor encheu pra mim. Saiu o mesmo preço de uma revendedora aqui do DF.
Marcelo-HPE
10/04/2009, 18:32
Pelo que eu sei tuchos hidráulicos não devem descarregar, pois as esferas de retenção devem mater o óleo dentro do tucho, evitando o tec tec .. se o tucho esta descarregando pode ser sujeira na vedacão entre a sede e a esfera . ou o tucho está condenado mesmo .
quanto ao óleo acredito que
quanto menor a viscosidade do óleo mais rápido o tucho carrega. esse tecno 15W40 é uma boa opção, mas os 5w30 são mais finos
seria interessante medir a pressão de óleo da bomba para verificar se esta normal tb , mesmo não ascendeno luz no painel .
Acho bom tb, quando se trocar o óleo tb trocar o filtro , o óleo antigo que fica no filtro reduz em +ou- 25 % a vida util do óleo novo.
Será que esse tec tec nos tuchos do pajero não é próprio desse motor . são 24v ... é tucho pra caramba .
vetelston
10/04/2009, 19:24
Voce deve estar certo, pois quando usei óleo mineral + Bardhal o barulho piorou, então voltei para o magnatec.Mas se usarmos óleo menos viscoso 5-30 será que não aumentará o consumo se óleo? Um tópico mais antigo afirma que se fizermos um "flushing" entre as trocas melhora bestante o tec tec. O Paulo deu a receita das acelerações alternadas com marcha lenta 15seg por 15 seg. Levando a crer que deve ser mesmo sugeira nas esferas de retenção.
ale_ralves
11/04/2009, 15:13
Bem Srs. Pajeristas, já que o assunto é óleo Castrol, seguinte...
Num outro tópico que fala especificamente do Castrol TQM (para câmbio AT) levantei a questão: A Mitsubishi no Brasil recomenda veementemente o uso desse óleo no Câmbio AT das Pajeros io e TR4, além de outras. No entanto o mesmo carro, com o mesmo câmbio (a Pajero Pinnin) tem o Dexron II recomendado para uso em seu câmbio. Coloquei anexo o manual de manutenção da Pinnin, indicando o modelo do câmbio e o óleo recomendado ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54734&page=2 ).
Daí surge a questão: Seria o Castrol TQMSPIII, o único óleo possível de se usar nesses câmbios? Ou seria essa recomendação da Mitsubishi vinda de questões puramente comerciais?:pensativo:
marcio pajero
11/04/2009, 15:29
ale ralves, a diferença de preço entre os 2 oleos é muito grande, ou a questão é somente a dificuldade de se encontrar o castrol??marcio
ale_ralves
12/04/2009, 11:15
ale ralves, a diferença de preço entre os 2 oleos é muito grande, ou a questão é somente a dificuldade de se encontrar o castrol??marcio
Bem Márcio, na verdade esse questionamento é mais digamos 'filosófico' mesmo, já que apesar do Castrol custar umas 5x mais e ser dificílimo de achar, devo usar ele mesmo, por considerar ser um óleo compatível com o câmbio e de qualidade superior, o que me proporcionaria trocas um pouco mais distanciadas.
A questão seria: O Castrol TQM é o único óleo compatível? Me parece bem claro que não. Essa recomendação de se usar só ele e dizer que se usar outro vai acabar com o Câmbio rapidinho parece pura balela resultado de algum acordo comercial entre Mitsubishi e Castrol no Brasil.
marcio pajero
12/04/2009, 20:15
ale ralves, pode ate ser filosofica mais uma diferença de 5x tambem passa a ser economica e financeira pois se outros paises o Dextron é recomendado aqui tambem poderia ser. A unica diferença plausivel poderia ser a viscosidade entre eles devido a temperatura entre os paises pois no caso dos oleos de motor em paises mais frios usa-se um multivisco menor 5w40 ou 10w40 contra os 15w50/20w50 que usamos por aqui. Será?? Marcio
Acho certo seguir a recomendacao da Mit pois ja ouvi muitas historias que mesmo usando oleo com a mesma especificacao mas nao o Castrol o cambio foi pro espaco....
Sei tambem do caso dos PT Cruiser's onde se voce nao usa o oleo recomendado pela Chrysler o cambio pifa..... e isso consta no PT Cruiser Club oficial nos EUA.
ale_ralves
20/04/2009, 11:35
Acho certo seguir a recomendacao da Mit pois ja ouvi muitas historias que mesmo usando oleo com a mesma especificacao mas nao o Castrol o cambio foi pro espaco....
Sei tambem do caso dos PT Cruiser's onde se voce nao usa o oleo recomendado pela Chrysler o cambio pifa..... e isso consta no PT Cruiser Club oficial nos EUA.
Sim, WDOC
A dúvida é que usar o Dexron no câmbio é uma especificação da MIT sim, só que no exterior. Pq será que no Brasil ela recomenda o Castrol????
Alguém sabe se essa parceria comercial entre Castrol e MIT acontece em outros paises fora o Brasil?
[]'s
TOYOTA1964
11/12/2012, 15:26
olá !! to eu aqui querendo aprender um pouco mais ....
no manual da minha tr4 mt 2009 diz para usar óleo castro slx em caso de uso extremo... como acordo todo dia e tenha que descer uma longa ladeir de uns 10 km de estrade de terra..pedindo as vezes até uma primeira..e na maior parte do tempo segunda.. freio motor e lá se vai morro abaixo......
bem e ai?? o castrol slx que me apresentarm na loja é um 5w-40w... existe faixa de operação de temperatura externa:?? será esse mesmo SLX que é recomendado... o magnatec e 10w-40w.. quem tiver um tr4 olha lá na pagina9.3 e vê se endende !!??
quria entender melhor e saber se esse slx não vai ser igual agua ..fininho na minha máquinha e causar prejuízo..o carro ta com 58.000 km.. uns 5.ooo comigo..veio revisado de concessionária...
Bruno Furtado
14/12/2012, 07:50
Sempre usei na minha tr4 2003, CASTROL 20/50 só que ela passou dos 100mil km agora, qual oleo vcs indicam ou matenho o mesmo oleo?
mzacorrea
23/12/2012, 00:32
Boa tarde amigos,
O fluido de transmissão automática Castrol TQM SP-III é a versão brasileira fornecida pela Castrol do Diamond SP-III da Mitsubishi.
Sem segredos... é um fluido de especificação Dexron III/H. Esse 'H' faz muita diferença e confunde muita gente, há uma diferença abissal entre um dexron III/F, um III/G e um III/H. Este último foi introduzido apenas em 2003. Não vejo muitos óleos à venda no Brasil com essa especificação. Abaixo listo alguns, a maioria no exterior:
Total Fluide XLD FE (http://www.lubadmin.com/upload/produit/FichePDF/lang_6/8754.pdf)
Granville ATF MV (http://www.granvilleoil.com/product_info.php?prod_id=390)
Motul Multi ATF (http://www.motul.com/br/pt-BR/products/149?f%5Bapplication%5D=141&f%5Brange%5D=25)
Redline D4 (http://www.redlineoil.com/product.aspx?pid=51&pcid=9)
Mag 1 Full Synthetic Multi-Vehicle ATF (http://www.mag1.com/ProductDetails.aspx?id=a909e4e3-5980-4e25-a9e8-30f0b7f2dd73) [pode ser comprado aqui (http://www.amazon.com/Mag-Synthetic-Multi-Vehicle-Automatic-Transmission/dp/B0051ZHC3C/ref=sr_1_10?s=automotive&ie=UTF8&qid=1356206846&sr=1-10)]
Eneos Eco-ATF (http://www.eneos.us/product/6) [pode ser comprado aqui (http://www.nolimitmotorsport.com/prod/EN-ATF)]
Z-lub ATF-V (http://zlub.com.br/)
Beck Arnley SP-III [252-2003] (http://www.beckarnley.com/marketing/2012%20fluids%20flyers/BA_Fluids_Brochure.pdf)
Há ainda muitos outros; notem que todos esses óleos são semi ou totalmente sintéticos; há ainda o Kia SP-III e o Hyundai SP-III, que são exatamente o mesmo original mitsubishi.
Pode-se dizer que o SP-III é um fluido de 'penúltima' geração, muito semelhante a outros como Toyota T-IV, Honda Z-1, Nissan M3, Dexron III/H, Mercon V, diferenciando-se apenas quanto a alguns aditivos. Temos óleos mais recentes, que se poderiam dizer de última geração: Toyota WS, Honda DW-1, Mitsubishi SP-IV, Mercon SP, Mercon LV, Dexron VI, todos também muito semelhantes entre si.
A principal modificação nestes óleos mais recentes é a baixa viscosidade. São mais finos que os antecessores. Equivalentes a um óleo de motor 0w20, enquanto os antigos estão mais para um 0w30. Não sei dizer se seria benéfico utilizar um óleo desses mais modernos em uma caixa projetada no ano de 2003, por exemplo. Ou seja, utilizar um SP-IV no lugar de um SP-III. Em tese haveria uma melhora de rendimento e até economia de combustível. Mas é difícil dizer se traria algum problema em razão da viscosidade mais baixa e esse tipo de informação é muito difícil de se encontrar.
Finalmente, é bom não esquecer de trocar o filtro da transmissão quando for substituir o fluido. Vejam a foto desse filtro usado, postada neste fórum Não Troquem o Óleo do Câmbio Automático - Sem Esta Leitura - Página 2 - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/dicas-uteis/5457-nao-troquem-oleo-do-cambio-automatico-esta-leitura-2.html):
386555
Amatinho
23/12/2012, 13:45
Boa tarde amigos,
O fluido de transmissão automática Castrol TQM SP-III é a versão brasileira fornecida pela Castrol do Diamond SP-III da Mitsubishi.
Sem segredos... é um fluido de especificação Dexron III/H. Esse 'H' faz muita diferença e confunde muita gente, há uma diferença abissal entre um dexron III/F, um III/G e um III/H. Este último foi introduzido apenas em 2003. Não vejo muitos óleos à venda no Brasil com essa especificação. Abaixo listo alguns, a maioria no exterior:
Total Fluide XLD FE (http://www.lubadmin.com/upload/produit/FichePDF/lang_6/8754.pdf)
Granville ATF MV (http://www.granvilleoil.com/product_info.php?prod_id=390)
Motul Multi ATF (http://www.motul.com/br/pt-BR/products/149?f%5Bapplication%5D=141&f%5Brange%5D=25)
Redline D4 (http://www.redlineoil.com/product.aspx?pid=51&pcid=9)
Mag 1 Full Synthetic Multi-Vehicle ATF (http://www.mag1.com/ProductDetails.aspx?id=a909e4e3-5980-4e25-a9e8-30f0b7f2dd73) [pode ser comprado aqui (http://www.amazon.com/Mag-Synthetic-Multi-Vehicle-Automatic-Transmission/dp/B0051ZHC3C/ref=sr_1_10?s=automotive&ie=UTF8&qid=1356206846&sr=1-10)]
Eneos Eco-ATF (http://www.eneos.us/product/6) [pode ser comprado aqui (http://www.nolimitmotorsport.com/prod/EN-ATF)]
Z-lub ATF-V (http://zlub.com.br/)
Beck Arnley SP-III [252-2003] (http://www.beckarnley.com/marketing/2012%20fluids%20flyers/BA_Fluids_Brochure.pdf)
Há ainda muitos outros; notem que todos esses óleos são semi ou totalmente sintéticos; há ainda o Kia SP-III e o Hyundai SP-III, que são exatamente o mesmo original mitsubishi.
Pode-se dizer que o SP-III é um fluido de 'penúltima' geração, muito semelhante a outros como Toyota T-IV, Honda Z-1, Nissan M3, Dexron III/H, Mercon V, diferenciando-se apenas quanto a alguns aditivos. Temos óleos mais recentes, que se poderiam dizer de última geração: Toyota WS, Honda DW-1, Mitsubishi SP-IV, Mercon SP, Mercon LV, Dexron VI, todos também muito semelhantes entre si.
A principal modificação nestes óleos mais recentes é a baixa viscosidade. São mais finos que os antecessores. Equivalentes a um óleo de motor 0w20, enquanto os antigos estão mais para um 0w30. Não sei dizer se seria benéfico utilizar um óleo desses mais modernos em uma caixa projetada no ano de 2003, por exemplo. Ou seja, utilizar um SP-IV no lugar de um SP-III. Em tese haveria uma melhora de rendimento e até economia de combustível. Mas é difícil dizer se traria algum problema em razão da viscosidade mais baixa e esse tipo de informação é muito difícil de se encontrar.
Finalmente, é bom não esquecer de trocar o filtro da transmissão quando for substituir o fluido. Vejam a foto desse filtro usado, postada neste fórum Não Troquem o Óleo do Câmbio Automático - Sem Esta Leitura - Página 2 - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/dicas-uteis/5457-nao-troquem-oleo-do-cambio-automatico-esta-leitura-2.html):
386555
a matéria a cima , para mim , foi bem esclarecedora. Deu para entender o porque de algumas pessoas aconselharem a NÃO TROCAR ATF NUNCA.
Havia decidido seguir esse caminho e só fazer a troca na CC na quilometragem aconselhada pelo SITE do Fabricante , no caso uma PAJERO SPORT GASOLINA, quando chegar a 80mil KM . No manual , a indicação é com 40 mil. Hoje esta com 45 mil rodados
Acontece que estava me aconselhando com outros proprietários de carros automáticos e eles me olhavam como se eu estivesse falando de ETs , trocar com 40mil ?????
No site a Mit atualizou isso , mas sinceramente, não é melhor mesmo fazer essa troca com 40 mil e manter o ATF sempre novo?
Pelo que entendi lendo no outro fórum , ou vc faz trocas constantes ( em lugares idôneos e especializados ) para aumentar a durabilidade do cambio, ou não troca nunca , ainda mais se não conhece muito bem a procedência do carro e não sabe se os donos anteriores optaram por nunca trocar o ATF e vai até ele estourar.
Vamos levar em conta que uma troca de ATF e filtro sai uns 1000 reais e mantendo trocas regulares a cada 40 ou 50 mil , a vida útil do cambio , se o veiculo foi bem conduzido , pode ser muito mais longa.
Algumas pessoas , ficam apenas uns dois , no máximo três anos com o veiculo , passando para o próximo proprietário a BUCHA de ter um cambio estourado .
Tenho amigos que estouraram cambio após fazer o FLUSH , mas era carro com 10 anos , cambio subdimencionado e nunca havia feito troca de ATF
Não quero ter surpresas, não vou vender o carro tão cedo , vou manter o ATF NOVO
mzacorrea
23/12/2012, 16:20
Caro Amantinho,
Citei o tópico do outro fórum, apenas para mostrar a importância da troca do filtro. Não concordo com a ideia daquele tópico de não trocar o fluido caso não se conheça a procedência do veículo. Até porque o problema apresentado após a troca iria aparecer mais cedo ou mais tarde. O problema estava sendo provocado dia após dia, exatamente por falta de manutenção adequada no câmbio. Apenas foi precipitado durante a troca.
Imagina chegar em uma oficina com um carro com mais de 100 mil km, pedindo para fazer a troca do fluido. O mecânico pergunta quando foi a última troca. O dono responde que não sabe, acha que nunca foi trocado. O mecânico, que não quer encrenca, vai mesmo dizer que é melhor não trocar [ou que troque longe dali]. Até porque se der problema, o dono vai achar que o mecânico fez besteira. Para o mecânico é melhor esperar dar merda longe da oficina, e depois ele cobra 10X o valor da troca de fluido.
Acredito que um veículo usado a ser comprado deve ter suas manutenções carimbadas no manual. Ou notas das peças e serviços feitos fora da concessionária em suas manutenções preventivas, especialmente da transmissão automática. As trocas regulares do ATF devem ser feitas sim. Esse fluido, assim como qualquer outro se deteriora com o tempo e perde eficiência.
Esses fluidos mais avançados no exterior custam o mesmo preço de um litro de óleo de motor. Infelizmente aqui são difíceis de encontrar e custam o dobro do preço de um óleo de motor.
pirata666
04/11/2013, 21:31
revivendo esse topico ...
nesse momento imagino que estao com ideias mais formadas sobre óleo
qual seria o substituto do castrol magnatec 10w40?
pirata666
04/11/2013, 21:33
detalhe eu tenho uma Airtrek 06/07 !
jooumeda
05/11/2013, 23:02
Achei esse óleo aki em Curitiba para o cambio AT das mitsubishi!
http://www.lubadmin.com/upload/produit/FichePDF/lang_6/8754.pdf
ele tem a especificação utilizada: Diamond SPIII
vo colocar ele esta semana! possuo uma pajero sport 2.8 hpe at
achei ele por preço um pouco melhor q o da castrol 68,00 reais
FABRICIO NUNES DE FREITAs
18/06/2014, 13:50
Pessoal tenho uma pajero sport 2008, tive problemas na troca de óleo da transmissão automática, onde nem Mitsubishi daqui tinha (Boa Vista RR), e ai sai conversando com o pessoal responsável pela oficina e tal eles me disseram que a fabricante está usando agora os óleos da LUBRAX, e não mais a Castrol, inclusive me passaram a relação de similaridades dos óleos, CASTROL para LUBRAX, a mesma você encontra no site
Melhor Lubrificante (http://wwws.br-petrobras.com.br/ns606p01/similaridade/)
Sem falar nos valores, pois castrol e mais caro do que os da lubrax.
um Abraço a todos
Amatinho
19/06/2014, 18:34
Pessoal tenho uma pajero sport 2008, tive problemas na troca de óleo da transmissão automática, onde nem Mitsubishi daqui tinha (Boa Vista RR), e ai sai conversando com o pessoal responsável pela oficina e tal eles me disseram que a fabricante está usando agora os óleos da LUBRAX, e não mais a Castrol, inclusive me passaram a relação de similaridades dos óleos, CASTROL para LUBRAX, a mesma você encontra no site
Sem falar nos valores, pois castrol e mais caro do que os da lubrax.
um Abraço a todos
Só não tem ATF similar para a CAIXA da PAJERO SPORT 3.5 V6 que é o CASTROL TQ MSP3. Tem para a pajero Diesel que é o CASTROL TQ-D
gui ranger 00
06/08/2014, 12:17
Pessoal, boa tarde.
Se alguém puder me dar um norte, agradeço.
Recentemente adquiri uma Pajero Sport HPE 09/10 em Leilão, com 85 MIL/KM...está em perfeita condições, no entanto não veio com ela o Manual. Desta forma, questiono a vocês, qual o óleo do motor que deverá ser utilizado. Na minha antiga Ranger 3.0, utilizava o 15w40, mineral, e recomedavam as CCs a troca a cada 10milKM, embora andasse no máx. 7 milkm.
Questiono a vocês também, se há alguém que tem tal manual em arquivo para disponibilizá-lo aqui no fórum..para saber as demais especificações dos óleos de caixa, diferencial...
Muito grato a quem puder me ajudar.
abs
Pessoal, fui informado que o filtro do câmbio AT da L200 SPORT só é trocado se precisar fazer alguma reparo no câmbio e baixar ele, fora isso, ao trocar o óleo apenas, não se troca o filtro...Essa informação procede?? Outra dúvida...Só se acha o óleo LUBRAX SP3 nas ccs??
ljslacerda
09/08/2014, 11:28
Pessoal, fui informado que o filtro do câmbio AT da L200 SPORT só é trocado se precisar fazer alguma reparo no câmbio e baixar ele, fora isso, ao trocar o óleo apenas, não se troca o filtro...Essa informação procede?? Outra dúvida...Só se acha o óleo LUBRAX SP3 nas ccs??
Ettore,
Qual o ano de sua L200 AT??? Passei por um perrengue com a minha ao tentar utilizar um óleo mais barato, o que nesse caso foi o da BR o ATF3. Não atendeu em nada e ainda por cima creio eu que contribuiu ainda mais para danificar o corpo de válvula de minha caixa AT (V4A51),do motor 4M40 da pajero sport SE turbodiesel 2.8.precisei abrir a caixa para trocar. Essa brincadeira custou-me R$ 5000,00. Portanto, já escaldado com óleo da caixa, eu não abro mão de colocar somente o TQM SP3 da Castrol,que aqui em Salvador, na Miwah na av. Paralela 1 litro saiu de grátis pra mim :euforico:.
Foi assim: eu comprei uma tampa de radiador original por R$$$$$ 210,00 e pedi que me fornecessem 1 litro do óleo TQMSP3 para repor o nivel da caixa . Como na concessionária eles não tem disponivel para para venda em vasilhames de 1 litro e muita gente procura, somente em tambores de 200 ou baldes de 20 litros.O vendedor me orientou a levar um vasilhame de 1 ou 5 litros para que me vendesse a granel, porém eles não tem cadastrado no sistema o preço do óleo a granel.dai ele me deu de graça 1 litro.
No tambor ou no balde sai a R$85,00/o litro
ljslacerda
Pajero sport SE 4X4 Turbodiesel Intercooler AT 2001
Edilson_ce
09/08/2014, 12:19
Na minha L200 AT sport 2004 estou usando o motul Multi Atf, já a 10k km e nenhum problema, continua funcionando perfeita como sempre.
No site deles tem um tabela com os óleos, que devem ser utilizados em cada veiculo.
Comprei essa semana uma Full diesel 2006, o dono anterior trocou o óleo do motor recente dia 27/07, porém colocou Lubrax.
to me coçando p trocar pelo Castrol. Desde a minha primeira Mit, uma Tr4, sempre usei o Castrol.
Alguém sugere fazer a troca, só por deusa da marca?
E sobre o óleo do cambio, não tenho informação se foi trocado com 80mil km, ela está com 103 mil km. To na duvida se troco esse óleo.
andreprz
11/08/2014, 14:04
Olá colegas.
Bem sou um feliz proprietário de uma Savana 2013/2013, esta com quase 40.000 KM...estou usando no motor o Shell Rimula RT4L 15W40. Não tenho do que reclamar, trata-se de oleo que é facil de encontrar e a classificação de CJ4, bem superior ao recomendado.
Abraços
A minha é uma Sport 04/05 ... acontece que quando comprei por receio de saber se trocaram o óleo ou não, levei em uma casa de câmbios aqui em minha cidade e o proprietário me informou que poderia usar um óleo DEXRON 3 sem problemas, assim como o pessoal da MILTFORT fala. Fiz a troca já faz mais de 1 ano e o carro está normal, mesmo desempenho do câmbio igual antes. Minha dúivida agora é se devo tirar este DEXRON 3 que está funcionando normal e colocar o CASTROL TQM SP3 / LUBRAX SP3 recomendado pela MIT.
ljslacerda
15/08/2014, 06:33
Ettore,
Não mexe no que tá quieto... caixa AT (V4A51) das nossas 4M40 São boas, desde que tratadas com cuidado.Deixa assim, com Dexron 3. Só tome cuidado para não contaminar o óleo com água por exemplo, que possa entrar pela vareta de nível caso lave o motor.
Vou fazer isso então, vou rodar mais uns 15mil km e ai já dá 40 mil km que coloquei este óleo, depois faço a troca! Agora referente ao filtro, algúem sabe se realmente só se troca quando abaixa o câmbio??
Marcelo Schuch
17/08/2014, 19:37
Na proxima troca troque o filtro, não é complicado e não custa caro.
Pessoal, boa tarde.
Se alguém puder me dar um norte, agradeço.
Recentemente adquiri uma Pajero Sport HPE 09/10 em Leilão, com 85 MIL/KM...está em perfeita condições, no entanto não veio com ela o Manual. Desta forma, questiono a vocês, qual o óleo do motor que deverá ser utilizado. Na minha antiga Ranger 3.0, utilizava o 15w40, mineral, e recomedavam as CCs a troca a cada 10milKM, embora andasse no máx. 7 milkm.
Questiono a vocês também, se há alguém que tem tal manual em arquivo para disponibilizá-lo aqui no fórum..para saber as demais especificações dos óleos de caixa, diferencial...
Muito grato a quem puder me ajudar.
abs
Baixe o app Mit Serviços, cadastre seu carro e consulte o manual.
http://www.appmitservicos.com.br/ (http://www.appmitservicos.com.br/)
gui ranger 00
26/09/2014, 07:36
Pessoal, tenho uma Pajero 2010. Preciso efetuar a troca do óleo da caixa...e está sendo uma novela...a MIT não me vende o litro e alega que tenho que fazer o serviço com eles, o que é vedado por lei...
Alguém poderia me dar alguma sugestão?? Será que posso colocar outro de outa marca, já que tá osso de achar esse TQD? Qual seria?
Agradeço a quem puder me ajudar.
abss
Boa noite, amigos. Li e reli todas as páginas do tópico. Mas confesso que continuo confuso:?
Possuo uma tr4 2003 at. Preciso trocar o óleo dos diferenciais.
Qual óleo coloco? !!!
Se a Mit agora não usa mais castrol então se levar na cc ela vai colocar a marca que ela está trabalhando. Então não é necessário usar o recomendado castrol pelo meu manual. Posso escolher então qualquer dexronIII?
Amatinho
28/09/2014, 08:37
Hoje a Mit esta trabalhando com olhos LUBRAX , mas não quer dizer que também tenhamos que fazer isso, podemos continuar no CASTROL , só não vamos mais encontrá-lo na CC.
Alguns óleos e fluidos, realmente são difíceis de substituir, por exemplo o que vai na Caixa de Cambio Automático , tanto Para carros Diesel(TQD) quanto para Gasolina (TQM SP III). Esse SPIII era ainda mais complicado, acho que só a MOTUL tinha algo compatível e não é muito aconselhável colocar algo que não tenha EXATAMENTE as mesmas especificações . Até bem pouco tempo, nem a LUBRAX tinha esse ATF.
Tenho uma SPORT GASOLINA e até cheguei a encontrar o TQM SPIII em DISTRIBUIDORA CASTROL, mas mesmo sendo um POSTO DE TROCAS , quando pedi para trocar , o técnico se recusou dizendo que era ordem do dono da loja NÃO TROCAR esse ATF ali, poderia vender a quantidade certa , mas não encostaria a mão no cambio com meu carro. O Resto de óleos, fluidos trocaria sem problema.
Eu resolvi esperar um pouco, meu carro está com 60Mil Km e essa troca é Feita com 80mil Km, diferente do que diz o Manual que diz ser com 40 mil. Na dúvida , fui me informar numa CC , falei diretamente com chefe de oficina e confirmou essa troca com 80 mil , que nas revisões de Km menores era checado para ver o seu estado , mas troca só com 80 mil , ou caso o Proprietário insistisse nessa troca.
Como esta troca de CASTROL para LUBRAX é recente , resolvi não ser cobaia e esperar um pouco
Dinho_BH
09/10/2014, 08:25
Amigos,
Vou fazer a primeira revisão da Savana (6 meses) e creio que está prevista a troca do óleo do motor.
Sobre esta questão castrol / lubrax: compensa levar o óleo para o motor da marca castrol e sugerir a troca com ele (nem sei se a concessionária faria isto) ou "desencano" de vez e coloco mesmo o lubrax à partir desta troca?
Qual seria o castrol indicado (usado anteriormente na parceria mit / castrol)?
E, atualmente, qual é o lubrax que está sendo usado?
Abraços.
Amatinho
09/10/2014, 08:36
Amigos,
Vou fazer a primeira revisão da Savana (6 meses) e creio que está prevista a troca do óleo do motor.
Sobre esta questão castrol / lubrax: compensa levar o óleo para o motor da marca castrol e sugerir a troca com ele (nem sei se a concessionária faria isto) ou "desencano" de vez e coloco mesmo o lubrax à partir desta troca?
Qual seria o castrol indicado (usado anteriormente na parceria mit / castrol)?
E, atualmente, qual é o lubrax que está sendo usado?
Abraços.
No Manual e acho que na Caixa do Motor tem os óleos especificados.
Eu até acho que Óleo de moto é tranquilo.... Vai sem medo , apesar de achar os óleos da LUBRAX inferiores
olha isso , um proprietário insatisfeito
Reclame Aqui - Mitsubishi - Mudaram o óleo do Lancer para um inferior ao que consta no manual (http://www.reclameaqui.com.br/9143791/mitsubishi/mudaram-o-oleo-do-lancer-para-um-inferior-ao-que-consta-no-m/)
Dinho_BH
09/10/2014, 10:43
Amatinho,
Obrigado pelo retorno.
Abraços.
Na Full 3.2 estou usando Castrol Tection 15w40 R$ 25/L
o dono anterior tinha colocado Lubrax, mas sei lá, não consigo dar valor ao Lubrax.
hsrsilva
09/10/2014, 21:37
Na Full 3.2 estou usando Castrol Tection 15w40 R$ 25/L
o dono anterior tinha colocado Lubrax, mas sei lá, não consigo dar valor ao Lubrax.
Eu também uso o castrol 15w40 sintético, mas compro o balde de 20l que custa na faixa de R$ 320,00. O do câmbio troquei na CCS mesmo, por não encontrar troca do óleo desse câmbio e dos diferenciais em loja especializada.
Com relação a uma pergunta de colega acima, aqui não tenho dificuldade de adquirir nenhum produto na CCS, até mesmo os óleos. No caso dos óleos, a CCS aqui adotou uma política de barateamento do preço, adquirindo o tambor de 200l, por isso quem interessar comprar tem de levar o vasilhame. Para pagar menos, achei uma sensacional ideia.
Amatinho
10/10/2014, 07:20
Eu também uso o castrol 15w40 sintético, mas compro o balde de 20l que custa na faixa de R$ 320,00. O do câmbio troquei na CCS mesmo, por não encontrar troca do óleo desse câmbio e dos diferenciais em loja especializada.
Com relação a uma pergunta de colega acima, aqui não tenho dificuldade de adquirir nenhum produto na CCS, até mesmo os óleos. No caso dos óleos, a CCS aqui adotou uma política de barateamento do preço, adquirindo o tambor de 200l, por isso quem interessar comprar tem de levar o vasilhame. Para pagar menos, achei uma sensacional ideia.
Hsrsilva, Colocaram no Cambio do seu carro , LUBRAX ou CASTROL ?
Faz tempo isso ?
clauskam
23/07/2015, 19:51
Ola, sera que este óleo Castrol ATF TQ-D é o certo para transmissão automática achei em sites posso passar o link aqui??
Amatinho
24/07/2015, 08:11
Ola, sera que este óleo Castrol ATF TQ-D é o certo para transmissão automática achei em sites posso passar o link aqui??
Até onde sei, vai nos carros com motor Diesel 2.5 e TR4