PDA

Ver Versão Completa : Freios Engesa



thiagocpp
02/06/2003, 15:47
Srs,
sou novo no fórum e gostaria de sanar uma dúvida. Comprei um engesa F1 1987 e estou tendo problemas para colocar os freios dele em dia. Já troquei pastilhas, pinças, flexíveis, burrinhos e lonas e ainda estou tendo um problema, pois ele está freiando mais na traseira. Um amigo falou que isso era uma falha de projeto. Alguma dica de como corrigir isso?
abraços,

billj
02/06/2003, 16:17
Srs,
sou novo no fórum e gostaria de sanar uma dúvida. Comprei um engesa F1 1987 e estou tendo problemas para colocar os freios dele em dia. Já troquei pastilhas, pinças, flexíveis, burrinhos e lonas e ainda estou tendo um problema, pois ele está freiando mais na traseira. Um amigo falou que isso era uma falha de projeto. Alguma dica de como corrigir isso?
abraços,

Mete freio a disco e eixo flutuante no eixo traseiro. Você não vai arrepender, é grana bem gasta. O Engesa tem fama de guspir o Semi-eixo traseiro fora...... :shock: :shock:

Abraços,

thiagocpp
02/06/2003, 16:25
Quais peças devo usar para tal adaptação?

Eduardo Chaves
02/06/2003, 16:33
Thiago,

O que ocorre é que houve um superdimensionamento do freio traseiro.
Tenho o mesmo problema, ainda não corrigi esta falha no king, mas, até onde sei, a solução é incluir válvulas reguladoras de pressão na linha. Soube que as do Monza modelo 12x30 são ineficientes... :wink:


[]'s... :lol: :lol: :lol:

billj
02/06/2003, 16:49
Quais peças devo usar para tal adaptação?

As mesmas peças da roda dianteira, com um flange para afixar a pinça de freio.......

Os detalhes do eixo flutuante não sei, pois eu tenho dois eixos dianteiros no meu. Mas é a mesma coisa que se faz num Jeep ou Toyota, é nada complicado..... :wink:

Abraços,

dptucunduva
02/06/2003, 17:05
Mas é a mesma coisa que se faz num Jeep ou Toyota, é nada complicado..... :wink:

É relativamente fácil.

Usa-se tudo do eixo dianteiro. Manga de eixo, suporte de pinça, disco, pinça, cubo, rolamentos, roda livre ou flange, etc...

A única coisa que muda é a ponta de eixo. Como o eixo traseiro não vai ter o munhão, tem que fazer uma ponta de eixo que não tenha a cruzeta, já que ela não vai caber lá dentro. Aí vai do gosto... Tem quem corte e solde ou tem quem mande fazer inteira.

Em oficinas especializadas em tratores, esse esquema de cortar e soldar a ponta de eixo é bastante utilizado. Se trator aguenta... :P IMHO eu já acho meio ph*da corte e solda em ponta de eixo (ou piloto, entalhado, etc...)

Agora, sobre o assunto freio, IMHO seu problema é válvula reguladora de pressão. Tem que achar uma que diminua o tanto certo a pressão da linha traseira.

thiagocpp
03/06/2003, 15:00
Alguém sabe qual válvula reguladora de pressão posso instalar no meu engesa para corrigir o problema de frenagem??? :cry:

walter.andreis
12/06/2003, 04:30
Quais peças devo usar para tal adaptação?

As mesmas peças da roda dianteira, com um flange para afixar a pinça de freio.......

Os detalhes do eixo flutuante não sei, pois eu tenho dois eixos dianteiros no meu. Mas é a mesma coisa que se faz num Jeep ou Toyota, é nada complicado..... :wink:

Abraços,

Bill,
Voçe não teria umas fotos detalhadinhas dos eixos traseiros do Spider?
Jah que estou com a mão na massa no meu CJ, estou pensando em usar 2 eixos dianteiros da rural no CJ.. o que você acha? Em que devo tomar cuidado, e quais os pontos mais críticos?

[]´s

billj
12/06/2003, 08:25
Quais peças devo usar para tal adaptação?

As mesmas peças da roda dianteira, com um flange para afixar a pinça de freio.......

Os detalhes do eixo flutuante não sei, pois eu tenho dois eixos dianteiros no meu. Mas é a mesma coisa que se faz num Jeep ou Toyota, é nada complicado..... :wink:

Abraços,

Bill,
Voçe não teria umas fotos detalhadinhas dos eixos traseiros do Spider?
Jah que estou com a mão na massa no meu CJ, estou pensando em usar 2 eixos dianteiros da rural no CJ.. o que você acha? Em que devo tomar cuidado, e quais os pontos mais críticos?

[]´s

A parte mais phoda de usar um eixo dianteiro atrás é a inversão dos tubos. Não é serviço para qulaquer um, não, tem que ter acesso à uma fresa para cortar fora as soldas e uma prensa grande para sacar e colocar os tubos.

Do resto, não tem segredo, é só bolar uma maneira de travar os munhões.´ Pode até partir para "rear steer" hidráulica, desenhei o meu para ter esta possibilidade no futuro.......

Abraços,

walter.andreis
12/06/2003, 11:23
Graaande Billl....
Agora sim, descobri pq vc usa os munhões atrás também.. ;DDD
Esse negócio de Rear Steer deve ser um barato... igual os Mitsubishi Eclipse GTX... virar as 4 rodas... será que no asfalto não eh estranho naum?? pra colocar uma caixa de direção alí, só se fosse uma totalmente hidráulica, pra só levar as mangueiras lah pra tráz... porque puxar uma coluna, deve ser um terror...
E, valew pelas dicas pra por o eixo dianteiro na traseira... eu tenho fresa / prensa (200ton.) e tudo mais... só não tenho quem faça pra mim.. =(((((( O pessoal da firma ficam 24hrs com serviço, e quem tem q se virar com o CJ sou eu... soh diz ae.. os tubos são soh prensados ou tem mais alguma coisa que prende eles na bola do diferencial?

[]´s

billj
12/06/2003, 12:42
Graaande Billl....
Agora sim, descobri pq vc usa os munhões atrás também.. ;DDD
Esse negócio de Rear Steer deve ser um barato... igual os Mitsubishi Eclipse GTX... virar as 4 rodas... será que no asfalto não eh estranho naum?? pra colocar uma caixa de direção alí, só se fosse uma totalmente hidráulica, pra só levar as mangueiras lah pra tráz... porque puxar uma coluna, deve ser um terror...
E, valew pelas dicas pra por o eixo dianteiro na traseira... eu tenho fresa / prensa (200ton.) e tudo mais... só não tenho quem faça pra mim.. =(((((( O pessoal da firma ficam 24hrs com serviço, e quem tem q se virar com o CJ sou eu... soh diz ae.. os tubos são soh prensados ou tem mais alguma coisa que prende eles na bola do diferencial?

[]´s


Se um dia eu fizer rear steer, vou utilizar um cilindro hidráulico com dois hastes e bolar um sistema bem simples, ou as rodas estão para frente, ou para esquerda, ou para direita. E só...... Obviamente, a posição central teria uma trava mecânica para usar no asfalto, assim evitando eventuais cagadas desagradáveis........ :shock:

Quanto os tubos, estão soldados na bolota. Por isso precisa da fresa. Naquela foto de cima, tá vendo aquelas duas "redondas", uma de cada lado da tampa da bolota?? Exatamente do lado contrário do tubo estão localizadas as soldas. Como são soldas de furo, tem que entrar com uma fresa para cortar a solda fora. E essa solda é duuuuuuuuuuura!!!!!! :( Vai precisar usar uma fresa de cobalto para cortá-la.......

caj
01/07/2003, 19:48
olá amigos
é possivel por freios da dianteiros da D-20 no engesa? já ouvi dizer que é melhor que os do engesa? é verdade?
valeu

thiagocpp
02/07/2003, 14:46
Tenho um amigo aqui em Brasília que usa as pinças da D20 e o freio é fantástico, pois elas são duplas.
[]'s

Adriano Braga
04/07/2003, 11:30
Aqui em Porto Alegre o pessoal tbm tem colocado os discos ventilados da D20!!!!!! Fica show...muito melhor que os originais do engesa!!!!

Eduardo Chaves
04/07/2003, 13:53
Adriano e grande ALL,

Ontem revisei meu sistema de freios, o original é o disco da toyota e pinças de kombi, o cilindro é de toyota tb, já com válvula, no meu ainda tem uma válvula da parati.
Necessitei trocar o reparo das pinças e êmbolo, pastilhas, tambores e cilindros traseiros, ficou muito bom...

Futuramente, tenho intenção de instalar discos na traseira, alguém tem os ingredientes e a receita ??? :lol:

[]'s parando sem travar... 8) 8)

Valdir
04/07/2003, 17:40
Srs,
sou novo no fórum e gostaria de sanar uma dúvida. Comprei um engesa F1 1987 e estou tendo problemas para colocar os freios dele em dia. Já troquei pastilhas, pinças, flexíveis, burrinhos e lonas e ainda estou tendo um problema, pois ele está freiando mais na traseira. Um amigo falou que isso era uma falha de projeto. Alguma dica de como corrigir isso?
abraços,

a melhor opção é o comentado pelo colega....
disco nas 4 e fluturante na traseira
outros veiculos tambem gospem, não é so o Engesa
abraços

Eduardo Chaves
04/07/2003, 19:41
Thiago,

Como informei na mensagem anterior, revisei meus freios e ficaram ótimos, conversando com o mecânico, este identificou algumas peças instaladas em minha viatura, porém não sei informar se são originais ou não, como: cilindro de toyota (já possui válvula), na saída da tubulação traseira, uma válvula equalizadora de parati, sobre o eixo traseiro uma válvula equalizadora que ele acha que é original, pois não identificou, os tambores são de C-10, na dianteira ele identificou os discos da toyota e as pinças da kombi...

[]'s tentando ajudar...

haundrich
26/12/2003, 01:15
Os detalhes do eixo flutuante não sei, pois eu tenho dois eixos dianteiros no meu.


Devem estranhar por que estou postando neste tópico de julho , mas, nada como pesquisar antes de perguntar, né?


Caro Bill

Esse conjunto de eixo traseiro e cruzetas do spyder é o dianteiro da C20 traçada (se é que existe..), sem munhão ?

Mesmo colocando diferenciais Dana, será que os rolamentos deste eixo que eram originais dianteiros aguentam o tranco, uma vez que será sempre solitado na traseira de seu spyder? Quem pergunta isso é porque está querendo para uso no dia a dia e viagems...Não sei qual o torque do seu motor.

Fiquei interessado, porque estou com o mesmo problema de freio traseiro original e estou querendo colocar os 4 discos ventilados da D20 e gostei do seu sistema, para não ter que ficar fresando e soldando a montagem..
Meu engesa é motor diesel e 33 kgf de torque... acho que torque de motor diesel sempre complica nas adaptações...

[ ]'s ...Perdi o sono....

Eduardo Velo
26/12/2003, 12:52
Fala Flavio , colocando disco na traseira vc perde um pouco de eficiência na frenagem , ganha em manutenção por não ter que tirar campana , o certo seria 2 pinças pra substituir á altura lona/campana .
Aconselho não colocar discos ventilados a não ser que nunca vai pegar barro , que entram nas aletas e com o calor das freadas vira tijolo lá dentro ...

[]s ...

haundrich
26/12/2003, 16:35
="Eduardo Velo"
Aconselho não colocar discos ventilados a não ser que nunca vai pegar barro , que entram nas aletas e com o calor das freadas vira tijolo lá dentro ...

[]s ...

Caro Eduardo Velo

Quanto a questão de lama e discos ventilados, você está completamente enlameado de razão, he he he he

Agora falando em eficiência disco versus tambor, fiquei surpreso. Você é segunda pessoa que me diz isso. Que o freio a tambor é mais eficiente que o freio a disco, principalmente se tratando de baixas velocidades (<120km/h).

Apesar que sou apaixonado por freio a disco, por causa da precisão, manutenção rápida e barata e regeneração rápida depois de passar por alagados.

Devo concluir que o freio a disco, é uma medida de economia que as nossas montadoras nacionais utilizam, não implicando em maior eficiência. Só justificaria em máquinas possantes, que desempenham muita velociade em asfalto (>200km/h) e então precisam extrair rapidamente o calor gerado, evitando o fadding ,.. Certo?

[ ]

Eduardo Velo
27/12/2003, 10:14
Flavio , vc está acompanhando meu raciocínio :idea: , penso que é isso mesmo que vc escreveu , freio a disco dá maior precisão , man. rap. e barata e limpeza fácil , mas a área de contato entre disco/pastilha é bem menor que lona/campana , tem um pessoal que usa pastilhas macias pq não querem perder a eficiencia e isso aumenta o n. de trocas , outra alternativa , como já vi em alguns jipes é 2 pinças :wink: .
Não sei pq as montadoras não usam disco nas traseiras a não ser para carros de alta performance , deve ser pelo que vc disse , em alta velocidade o disco tem maior eficiencia por perda de calor .
Sobre discos ventilados , mandei uma pergunta a Troller sobre esses discos em seus altos e qdo pegasse barro o que eu teria que fazer , a resposta está no tópico TROLLER , teria que levar na concessionária para uma limpeza técnica , é mole ... :?:

[]s frenados ...

haundrich
27/12/2003, 17:45
wink: .
Não sei pq as montadoras não usam disco nas traseiras a não ser para carros de alta performance , deve ser pelo que vc disse , em alta velocidade o disco tem maior eficiencia por perda de calor .

[]s frenados ...

Estava exatamente escrevendo isso para um amigo mavekeiro (tento converter ele para a religião jipeira, mas em vão, he he he..), e pensei a mesma coisa. Porque ainda usam tambor na traseira? Justo na freada forte
em que o pneu traseiro tem menos ação sobre o veículo...?!

Mas vou pesquisar mais sobre o uso de duas pinças.. Gostei da idéia..

Um abraço (O)

Ricardo Cubas
14/02/2004, 14:48
Alguem sabe de que carro é o hidrovacuo do freio (é isso ??) ? é engesa ou GM ? tem algum que sirva ??

Pedro
14/02/2004, 22:07
Ricardo,
Nem Engesa nem GM. Os originais (pasme) são dos velhos Gol a ar(motor a ar).
No meu eu troquei pelo conjunto (hidrovácuo+cilindro mestre) das S10 e Blazer e ficou muito bom, embora antes da reforma que estou fazendo eu tenha notado uma perda de eficiência que será corrigida quando sair da funilaria, pintura, elétrica............. :( :(
[]'s

Ricardo Cubas
15/02/2004, 08:07
Gol ??? essa é novidade mesmo . Pedro, coube o hidrovacuo da S-10 ou voce teve que cortar a lata ?

Fredão ºOlllllllllllllOº
15/02/2004, 19:34
Boa galera,

é minha primeira participação nesse forum e estou colhendo otimas informações.

A respeito do freio engesa, coloquei um cilindro mestre de Kadet, ficou uma blz.

posso informar tb, com convicção, que os discos, panelas e lonas são de D-20 (antigas, as estreitas) e as pinças são mesmo de Kombi.

Espero poder ajudar,

Fredão

obs. Acho que a melhor coisa é adaptar discos na traseira, até porque o semi-eixo não terá como "cuspir" pra fora da caranga, o máximo perigo será a roda que quiser escapar travar no disco...

[] arriscados... :twisted:

Pedro
16/02/2004, 19:52
Gol ??? essa é novidade mesmo . Pedro, coube o hidrovacuo da S-10 ou voce teve que cortar a lata ?

Ricardo,
Tem que aumentar o furo da parede corta-fogo, por onde passa a haste que une o pedal de freio e o hidrovácuo. Tem que refazer a furação do suporte original para fixar o hidrov. Tem que cortar um pouco da lata de onde é originalmente o reservatório de gasolina ou suporte de bateria/porta tranqueira. É fácil e se faz em casa na boa.
[]'s

Ricardo Cubas
17/02/2004, 08:23
Beleza Pedro !!!

valeu pelas dicas. depois conto como ficou.

NeRo
09/03/2004, 21:33
Pessoar!

Reavivando este tópico, li que a válvula reguladora da Parati serve para os freios traseiros... podem confirmar?

Ou uma outra opinião para dimensionar os freios... :D

E antes que alguém diga pra trocar o eixo traseiro eu já DEI :x pra arrumar a trasnferência e estou DANDO :x pro funileiro, não quero DAR :x pra mais niguém...

[]s "de pé"

Castor
17/05/2004, 19:10
Caros colegas, estou pensando em adaptar freios a disco na traseira, gostaria de saber qual seria a melhor solução, estou em duvida entre as pinças do Kadet ou Tempra?

guilherme junior
05/07/2004, 10:19
Eduardo Chaves,


A primeira vez que entro no forum. Comprei um engesa 87 de um leilao e estou apaixonado. Quando andei com 6 pessoas e 1 caminhao freou bruscamente na minha frente usei o freio o maximo que pude, e engesa nao parou. Quase bati na traseira do caminhao. Como gosto de freio exelente e farois exelentes. No caso do freio, as informaçoes que o seu mecanico te passou nao sao corretas. O disco de freio dianteiro, e proprio do engesa, nao existe disco solido de C-10. A pinça e de kombi, por isto que nao para quando freia. Tive esse problema quando tinha um bandeirante e coloquei o super brake disc, com pinça de kombi. Troquei tudo e coloquei o original Warga da Toyota. Fazendo isto, coloquei o disco de freio ventilado da toyota bandeirante com sua respectiva pinça original Warga. E na traseira, passei o disco solido dianteiro do engesa que veio nele, logico que fiz um passe, pois estava muito arranhado e usei a pinça do opala caravan que serviu pois tem como colocar o cabo do freio de mao. As pinças do kadet e tempra tambem servem sendo as do tempra melhor. O meu mecanico so teve trabalho de fabricar os cavaletes onde sao fixados as pinças. Hoje o meu engesa vira cambalhota de frente. Se no seu caso continuar a arrastar a roda traseira e so colocar a valvula equalizadora de linha da parati fica show. Um abraço.

Eduardo Chaves
05/07/2004, 15:32
Guilherme,

Seja bem vindo ao nosso fórum... :lol:

Qto ao disco, ele identificou como sendo de Toyota e não de C10, os tambores traseiros que ele identificou como sendo de C10, as pinças são de Kombi realmente, e a válvula traseira minha tb é da Parati...

Mas gostei da sua solução, até então desconhecia a possibilidade da pinça da Caravan, com certeza a manutenção ficará mais em conta que a do Kadett ou Tempra...

Tens fotos dessa adaptação ??? E o custo da dianteira e da traseira ?

[]'s...

guilherme junior
05/07/2004, 19:31
Eduardo Chaves,

Li de outro colega do fórum que o conjunto do toyota bandeirantes ficou 2 k latas. Aqui na minha região, numa lojinha especializada em toyota, comprei cada disco por 74 latas, as 2 ficaram por 148 latas mais as pinças 192 latas cada e total ficou em 384 + 148=532 latas as 2 pinças e o 2 discos, barato nao? :) :)
Na adaptação dianteira , colocou apenas uma chapa grossa para fusada na furação original da pinça de kombi, e abriu nova furaçao para pinça do toyota. Na traseira, estava procurando a pinça do kadett e tempra e encontrei num ferro velho esta caravan com feio a disco na traseira, não sabia disso.
Nas 2 pinças da caravan paguei 50 latas, um presente né!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Em breve mandarei foto dos 2 conjuntos.
obs: repetindo mais 1 vez: o disco original dianteiro do engesa não é de c-10 nem de D-20 nem de D-10, é original do engesa, se quiser tem que encomendar na rota4x4.

Eduardo Chaves
06/07/2004, 16:58
Ok,

Tb nunca ouvi falar de freio a disco traseiro em Caravan... Será que não foi adaptação ? Já confirmou numa oficina especializada em freio sobre a procedência desse conjunto, se é da Caravan mesmo ?

[]'s...

guilherme junior
07/07/2004, 09:05
Caro Eduardo Chaves,


Fui na concessionaria chevrolet aqui da cidade e me informaram que sairam algumas caravans com freio a disco na traseira, serie especial 1500 carros fabricados. Um abraço.

Eduardo Chaves
07/07/2004, 18:09
Guilherme,

Tb achei hj na net informações à respeito, foram os Opalas e Caravans 91 e 92...

S e puderes postar fotos da instalação, agradecemos...

[]'s...

guilhermeabreu
09/07/2004, 10:40
Eduardo Chaves,


Como estou montando vou tirar as fotos ainda, tive a ideia de tirar as fotos por fases, pois se tirar do conjunto montado nao dara pra ver muita coisa ok? me aguarde.

Eduardo Chaves
11/07/2004, 19:25
Grande Guilherme,

Com certeza estaremos aguardando as ilustrações...

Valews...

kaliba
30/09/2004, 09:35
Olá Pessoal, estou novamente precisando tirar uma dúvida , meu meio estava meio ruim, mandei arrumar, e trocaram os cilindros do freio a lona das rodas traseiras por cilindro novos da Siverado, mas to achando meio esquisito que o freio tá muito baixo, voces sabem dizer qual é o cilindro certo para o tambor trazeiro, se é o da D20 , da C10, Silverado ou se não tem diferença entre eles ?


Engesa F2 Diesel 92

Eduardo Chaves
30/09/2004, 16:08
...meu meio estava meio ruim...

Hehehe... Sem comentários...



...voces sabem dizer qual é o cilindro certo para o tambor trazeiro, se é o da D20 , da C10, Silverado ou se não tem diferença entre eles ?

Se não me engano, qdo troquei foram identificados como sendo da D10...

[]'s...

Gerson Jacareí
02/10/2004, 06:47
Troquei os meus algum tempo atraz e o cara da auto peça me disse que eram de D20 , mas tinha um modelo de C10 que tambem servia, eu optei pelos da D20 que eram de uma marca conhecida (Warga) os da C10 só tinha uma marca tabajara .

Gerson
Jacareí
Engesa FI 4.1

Alemão/ F II
03/10/2004, 20:58
Olá !
Tb troquei os traseiros , são da C10 , (Varga).
Pra completar as campanas tb troquei por novas , C10 antiga , um pouco mais estreita que as mais modernas.

Eduardo Chaves
03/10/2004, 21:13
PessoALL,

É isso mesmo, é tudo da C-10 e não D-10 como disse antes...

Mas tb naum sei a diferença... hehehe...

[]'s...

Pedro
08/10/2004, 21:44
No meu eu troquei pelo conjunto (hidrovácuo+cilindro mestre) das S10 e Blazer e ficou muito bom, embora antes da reforma que estou fazendo eu tenha notado uma perda de eficiência que será corrigida quando sair da funilaria, pintura, elétrica............. Sad Sad
[]'s
_________________
Pedro Tonetto SBC
ENGESA F1 "Preto que é Azul"
CJ 5 "Chumbinho"
Nem só os acertos devem ser compartilhados....as cagadas também...para que outros não façam o mesmo:
Depois que saiu da reforma fui pesquisar o meu freio para descobrir pq não estava eficiente e não encontrei nada. Acabei levando p/ mecanico de minha confiança. Ele tb apanhou um pouco mas descobriu que eu inverti as tubulações dos circuitos do freio no cilindro-mestre , ou seja, o primeiro estagio do pistão atuava no conjunto trazeiro e depois no dianteiro.
Corrigida a cagada, testamos e o resultado é que o Engesão tá até arrastando os pneus, ancorando!! :oops: :oops: :oops:
Mas é fazendo cagadas que se aduba a vida, como diz o Grilo do Terraplanagem....