PDA

Ver Versão Completa : Blower x Turbo no JPX



Rosí Elias
03/08/2004, 00:52
Eu não sei se estou falando besteira, mas... aqui vai!!!

Falando com um amigo hoje, aí de SP, ele falou que o Rogério Barcelar (SP -Tucuruvi), retira o turbo e coloca um blower no "J".

É isso mesmo ??!!
...alguém sabe melhor essa história, (ou só eu que não sei) :lol:

Vale a pena, e o que melhora/piora !?! :twisted:
Sou o chato de plantão... procurei mas não achei nada no fórum.

ricardolm
03/08/2004, 16:21
Ola Rosi Elias, beleza?

Apenas como informacao, caso vc ja nao saiba! :wink:

O Blower é um turbo por correia, turbo convencional, nada mais é do que um caracol que aproveita os gases do escape para aumentar a quantidade de ar admitida pelo motor. Já o blower é formado por uma carcaça com 2 rotores internos que giram em sentidos opostos, sem se encostar, criando um fluxo contínuo, e otimizando a mistura. Uma das grandes desvantagens do blower em relação ao turbo é o espaço. É complicado achar espaço livre sem ter de cortar o capô. Porém, o blower traz mais torque em baixas rotações, ao contrário do turbo que só "enche" a partir de 3.000 giros, dependendo do tamanho da turbina, que é o chamado turbo-lag. Mas a maior desvantagem do blower fica por conta do preço, um exemplo simples de Blower seria o supercharge da Ford, que é um turbo de baixa rotação.

Espero ter ajudado!

[]s

Rosí Elias
03/08/2004, 16:27
:D Bastante :D

Rosí Elias
05/08/2004, 12:42
Nesse longa caminho do saber :D

Descobri este site e achei bem legal
http://www.blower.com.br/
http://www.blower.com.br/duvidas.asp

Vale apena dar uma olhada.

gvogetta
11/08/2004, 22:06
Caro Rosí,


Ola Rosi Elias, beleza?

Apenas como informacao, caso vc ja nao saiba! :wink:

O Blower é um turbo por correia, turbo convencional, nada mais é do que um caracol que aproveita os gases do escape para aumentar a quantidade de ar admitida pelo motor. Já o blower é formado por uma carcaça com 2 rotores internos que giram em sentidos opostos, sem se encostar, criando um fluxo contínuo, e otimizando a mistura. Uma das grandes desvantagens do blower em relação ao turbo é o espaço. É complicado achar espaço livre sem ter de cortar o capô. Porém, o blower traz mais torque em baixas rotações, ao contrário do turbo que só "enche" a partir de 3.000 giros, dependendo do tamanho da turbina, que é o chamado turbo-lag. Mas a maior desvantagem do blower fica por conta do preço, um exemplo simples de Blower seria o supercharge da Ford, que é um turbo de baixa rotação.

Espero ter ajudado!

[]s

Endosso as palavras do Amigo Ricardo, é isso aí...

Saudações,

Beto
19/06/2006, 15:51
Pessoal andei em um niva em cunha com o motor do jpx com blower e cambio automatico, ficou show de bola o blower, aquela saida fraca, lenta, que parece que o motor vai morrer ele perde, fica com uma saida forte e rapida, ficou muito bom no niva e uma adaptação muito bem feita, pena que não tirei fotos, mas o senhor que montou é muito atencioso e mora na cidade. Quem for passar por cunha procura o Sr. Mamede, é dono de uma padaria lá e tem um niva vermelho. A cidade é pequena, vai ser facil achar ele.

Martin Melcop
17/09/2006, 08:43
Beto,

qual o câmbio automático que estava adaptado?

nerinei
17/09/2006, 10:57
Beto,
será que a saida rápida não é por conta do niva pesar menos que o jota?
o niva tem 1190 kg e o jota 1490kg, 300kg dá uma diferença monstruosa na arrancada...
o blower melhora o torque em baixa em relação ao turbo, mas não acredito que faria milagre no xud....
Abraços

Thiago Rodeghel
17/09/2006, 16:24
Ola Rosi Elias, beleza?

Apenas como informacao, caso vc ja nao saiba! :wink:

O Blower é um turbo por correia, turbo convencional, nada mais é do que um caracol que aproveita os gases do escape para aumentar a quantidade de ar admitida pelo motor. Já o blower é formado por uma carcaça com 2 rotores internos que giram em sentidos opostos, sem se encostar, criando um fluxo contínuo, e otimizando a mistura. Uma das grandes desvantagens do blower em relação ao turbo é o espaço. É complicado achar espaço livre sem ter de cortar o capô. Porém, o blower traz mais torque em baixas rotações, ao contrário do turbo que só "enche" a partir de 3.000 giros, dependendo do tamanho da turbina, que é o chamado turbo-lag. Mas a maior desvantagem do blower fica por conta do preço, um exemplo simples de Blower seria o supercharge da Ford, que é um turbo de baixa rotação.
[]s

Em parte vc tá certo, com relação ao blower. Com relação a espaço, naum precisa instalar um blower antigo, dos antigos GMC Detroit, a Eaton já fabrica blowers menores, com melhor fluxo. Caso do M25(Fiesta e Ecosport)

Pelo q sei, um M25 alimenta motores até 1,4 ou 1,6 algo assim:pensativo: Se vc colocar em um motor maior q isso, o blower pode estrangular o motor. No caso do JPX acho q é blower M45, q serve de 1.8 até 3.0:concordo:

O investimento no equipamento é caro mesmo, mas enquanto vc faz manutenção numa turbina a cada 25000kms o blower chega até 250000kms8-) Naum ocupa tanto espaço assim, dá pra instalar sem cortar o capô. Vc só faz isso em carros muito pequenos, duvido q naum tenha espaço pra um blower. Fora o torque q consegue em baixo giro, é estupidez comparado com uma turbina:lol:

[s]

offroad
17/09/2006, 17:01
acho melhor trocar o motor. melhor e + barato.

Thiago Rodeghel
17/09/2006, 17:19
acho melhor trocar o motor. melhor e + barato.

Ptz é praticamente o mesmo $$$

Já troquei motor, agora tô instalando blower... Acho q o blower vai sair até por um pouco menos...:pensativo:

[s]

offroad
17/09/2006, 17:56
naum gosto de peugeot .........
jah tive 2 jotas.... o 1o. nunca deu problema. (na epoca soh autorizada era problema)
em compesacao o 2o. ai ai ai (alem da autorizada o motor tb era um problema)

Thiago Rodeghel
17/09/2006, 18:14
naum gosto de peugeot .........
jah tive 2 jotas.... o 1o. nunca deu problema. (na epoca soh autorizada era problema)
em compesacao o 2o. ai ai ai (alem da autorizada o motor tb era um problema)

Ptz, eu naum conheço muito do J, só pelo q os proprietarios falaram. Dizem q o motor dele é meio complicado mesmo...

O problema de trocar de motor é o preço do motor diesel. Se fosse pra colocar um a gasolina beleza, mas motor diesel é $$$

[s]

AdrianoJPX
18/09/2006, 21:47
Seria possível instalar o blower sem precisar desinstalar a turbina? A idéia seria colocar o blower para as saídas com mais torque (uso em trilhas seria excepcional) e uma turbina maior para empurrar o XUD melhor apenas na final. (A turbina maior demora mais pra encher). E aí? o que dizem?

locomeubr
09/03/2008, 20:00
Seria possível instalar o blower sem precisar desinstalar a turbina? A idéia seria colocar o blower para as saídas com mais torque (uso em trilhas seria excepcional) e uma turbina maior para empurrar o XUD melhor apenas na final. (A turbina maior demora mais pra encher). E aí? o que dizem?:pensativo::pensativo:

nao sei...deve funcionar..mas acho q o blower nao vai tb deixar passar o ar "a mais" q a turbina vai mandar...e tb nao sei até q ponto o xud aguenta....

minha turbina foi embora essa semana....alguem sabe onde acho a original? ou qual modelo "casa" com o motor original??

vlwwww

Bruno Mosso
14/03/2008, 13:33
Aos iniciados, se puderem me ajudar, eu to pensando em comprar um Jpx e queria saber o que eu tenho que verificar nele na hora da compra, e se for possível o que é de costume dar problema, pq eu vou trazê-lo pra uma fazenda aqui em Corumbá-MS e então manutenção não é uma coisa que vai estar tão acessível qto na cidade.
Será que ele aguenta o tranco? Me ofereceram um J com motor GM 151 (opala 4cil) o que me dizem?

Polito
14/03/2008, 15:14
Concordo com o amigo, acho mais barato e mais eficiente.

Domingos Cassiano
15/03/2008, 15:43
Bom motor e o motor e o unico problema do Grande JOTA Boa sorte Domingos

Deus e Fiel

pmarcell
16/03/2008, 14:05
Galera, tenho um Blower M45 original das mercedes C180 que servem direitinho no motor Diesel do J. Ele é todo revisado, com rolamentos e óleo novos. Manutenção nele somente a cada 200 mil km. Se alguém interessar. Quero R$1,9 mil reais nele. Um abraço.

leogc
17/03/2008, 10:25
:pensativo::pensativo:

nao sei...deve funcionar..mas acho q o blower nao vai tb deixar passar o ar "a mais" q a turbina vai mandar...e tb nao sei até q ponto o xud aguenta....

minha turbina foi embora essa semana....alguem sabe onde acho a original? ou qual modelo "casa" com o motor original??

vlwwww

coloca a turbina usada nos maxion 2.5..acho que s-10...vira outro carro.

abs