PDA

Ver Versão Completa : Pressão de óleo

Bruno cf
09/07/2008, 15:21
All..

Acabei de colocar na minha Band. o manometro de pressão de óleo, mais não sei como usufruir dele..
Qual seria a pressão certa para ele trabalhar? (a unid esta em Kgf)
Quando frio em marcha lenta sempre fica no 6 e depois de quente fica entre 2 - 3

Obs: o motor da minha band é do Mb-914 e so está turbinado, sem o intercooler.

Obrigado deis de já

Francisco Bicalho
10/07/2008, 18:43
Bruno

É estranho mas é normal. A pressão do óleo 'cai' quando o motor aquece, mas parece que tem mais à ver com uma incompatibilidade entre o cebolão Bosch que marca a pressão do óleo, e o instrumento VDO no painel que é para o motor Mercedes fabricado para o Toyota. Depois que reformei e instalei o meu LA, fiquei preocupado com essa queda na pressão, e testei na Mercedes-Benz, mas parece que é um problema de instrumentação mesmo. Troquei o cebolão pelo do OM 364 da Toyota mas ficou na mesma. O meu ponteiro de pressão do óleo fica na beira do perigo, ali perto do vermelho; mas é só o ponteiro, dentro do motor está tudo normal.

Bruno cf
11/07/2008, 14:27
Francisco..

Mais a pressão do oleo cair depois de quente é normal, pois o oleo fica menos denso e quando frio fica mais denso.. por isso esse sobe e desce..
Mais voce sabe qual a pressão certa para o trabalho?

Guiga Tostes
11/07/2008, 16:25
Bruno,

a pressão ideal de trabalho fica entre 2 e 6 na escala pois oscila quando o motor esquenta e de acordo com a aceleração, ou seja, após aquecido em marcha lenta deve marcar entre 2 e 3 e em aceleração entre 5 e 6. Com o motor frio a pressão fica acima de 5 e 6.

Na minha Band, tb instalei um manometro de pressão do oleo mecânico da Cronomac para melhor monitorar o funcionamento da "usina".

O comportamento descrito acima é como se apresenta na minha Band OM314 e é identico ao do manometro original(painel) quando este funcionava direito.

Espero ter ajudado!

Abrs

Francisco Bicalho
11/07/2008, 16:35
oi Guiga e Bruno

Sei que é normal cair a pressão, mas, do jeito que cai nessa discrepância entre o cebolão Bosch e o instrumento VDO do Toyota, é estranho. O ponteiro vai do 6 até quase no vermelho. Nunca vi isso acontecer nem no 314 nem no 364, de fábrica, mas no LA o ponteiro cai mesmo.

Fiquei muito preocupado no começo, ao ponto de mandar o carro pro mecânico de reboque e tudo (no dia que fui pra casa com o motor novo e amaciando), mas depois de tudo checado e re-checado, tanto na Toyonew quanto na S. Vicente Mercedes fiquei mais tranqüilo, mas confesso que até hoje, ver aquele ponteirinho lá embaixo na marcha lenta ainda me incomoda.

À propósito, Bruno, quando você acelera firme, com o carro quente o seu ponteiro sobe até 5? É o que acontece com o meu, mas em rotações baixas fica na beira do vermelho.

Bom fim de semana a todos;
Chico

Guiga Tostes
11/07/2008, 17:32
Pois é Chico, o importante é ter a certeza de que tudo está OK com o motor.

O motivo de ter substituido o original da minha Band foi por que este parou de funcionar corretamente e oscilava de acordo com o motor e corrente elétrica. Com isso na hora de optar por um manometro novo, preferi um mecanico ao inves de eletrico.

Abrs