Ver Versão Completa : Chevrolet Marajó SUV !?!?!?!
eduortega
08/07/2008, 17:01
ok...ok...
Parece estar no lugar errado esse topico....certo...
mas ñ...
é isso mesmo que quero fazer...
transformar minha Marajó num carro semi OffRoad...
oq quero fazer é o seguinte...
levantar a suspenção uns 10 - 15 cm(talvez a Carroceria_Body Lift)
e colocar o bloqueio de diferencial dos Gurgel e Fuscas Baja...aquele sistema do freio de mão independente...
a principio é isso(depois tem q rever o motor)...
estou a procura de oficinas em SP-Capital de preferencia ZSul q trabalhem com adaptações de suspenção para veiculos OffRoad...
se alguem conhecer alguma de confiança de preferencia q já tenha feito algum trabalho nela, por favor poste aqui...
obrigado
Edu Ortega
Olá Edu,
tem uma oficina em SP não conheço pessoalmente mas já vi algumas adaptações e gostei muito.
acesse ai: www.jeeptrip.com.br (http://www.jeeptrip.com.br)
O proprietario lá é o Atila, inclusive eu acho que vou ter que levar minha ranger pra SP pra ele resolver meu problema de tração.
Espero poder ajudar
Att
Nuno
eduortega
08/07/2008, 17:15
Esqueci de anexar uma foto dela como esta hoje...
ta toda original...
inclusive motor cambio diferencial e suspenção tudo refeito novo c peças originais GM no começo deste ano
só as rodas q já comprei c elas...mas já estou procurando outras de ferro pretas para substituir...
vão ser aro 15 mesmo c pneus mistos...
Edu...
na boa?? sua marajó esta até bonitinha, vende ela e compra um jipe, recomendo comprar um samurai ou vitara... vc vai ficar mmuuuiiitttooo mais bem servido...
ou se seu sonho é fazer trilhas numa MARAJÓ, procura uma mais detonada em leilao, vc compra barato e dai coloca p/ "moer" nas trilhas...
mas veja bem.. p/ deixar uma marajo apta a fazer trilhas com a mesma desenvoltura de uma gaiola por exemplo vc vai precisar de alterar mmuuuuiiiiittttaaa coisa...
body lift é IMPOSSIVEL, pois marajo nao tem chassis separado da carroceriam, entao p/ vc colocar pneus maiores/lameiros só metendo a serra na lata
p/ levantar a suspensao atras é relativamente facil, mete um feixe de molas spoado, porem na frente como a suspensao de chevette é por leques/ bandeja vai ficar bem complicado levantar muito sem ficar "indirigivel" pois cambagem e alinhamento vao p/ o saco...
o motorzinho original nao é potente, entao se vc nao dar um jeito de colocar uma coroa e pinhao ou cambio com relacao mais curta vai falar forca em atoleiros e subidas ingrimes..
enfim.. fazer uma marajó offroad de verdade sob hipotese NENHUMA vai ficar barato.. no final vai lhe sair mais caro que um willys/samurai/vitara e o desempenho em trilhas vai ficar mmmuuuiiiitttooo aquem do que qualquer jipe 4x4
porem se sua intencao é apenas dar um "visual" offroad na sua marajó, esqueca o que eu disse é vá fundo... mas que fique bem claro.. nem de longe vc pode pensar em fazer trilhas...
T+
Alfredo Stavale
08/07/2008, 18:32
meu camarada... compra um nivazinho que tu vai se difertir...
Tua mulher te deixou? Teu patrão te dá muito esporro?
porque diabos você quer estragar teu carro?
não faça isso não.. tu vai jogar dinheiro fora e vai ficar com o chevette weekend pro resto da vida pois ninguem vai querer um carro todo torto...
Caro amigo!
A empresa de energia do Paraná - Copel, tinham várias Chevy 500 com a suspensão retrabalhada!
Era algo assim, uma armação que se encaixava no lugar do agregado e, o agregado encaixado nessa armação, uma espécie de alongador.
Usava tanto na dianteira, quanto na traseira.
Só que os eixos continuavam com a mesma altura, mais a carroceria subia 25cm.
Neste kit, também tinha o prolongador da barra de direção.
Não sei como o veículo se comportava.
Mais ainda sou da opinião da galera, vende esta jóia e compra um jeep.
Abraços.
Kim.
eduortega
08/07/2008, 19:01
as pessoas normalmente ñ me entendem mesmo de principio...ja estou acostumado...minhas ideias as vezes parecem meio loucas......hehehe
então...ñ quero trocar de carro...comprei esse p ficar c ele mesmo...estou reformando pra mim...ñ estou pensando em vender...
estou reformando ele aos poucos...quero um carro confortavel de manutenção relativamente barata q ñ me de mto custo...
esse me pareceu uma boa pedida...
tem tração traseira...
já tem mais de 20 anos(ñ paga mais IPVA)...
ñ é um carro visado em termos de roubo...
é bem confortavel para se dirigir...
tem uma mecanica bem confiavel...simples de mexer...(e meu mecanico tem uma tbém)
um espaço bom...pra mim e minha mulher...e bagagem para 2
e tbém ñ quero um carro totalmente offroad...se ñ compraria um jipe mesmo...(nesse caso acho q minha opção seria mesmo o Niva, pela relação custo/beneficio)
só quero um carro q eu consiga chegar em qquer lugar q eu pretenda ir...(claro, sei das limitações q ele tem...ñ irei fazer nenhuma trilha mais pesada)
apenas quero fazer uma viagem pra praia e conseguir chegar nela por exemplo...ou ir para o sitio...e conseguir passar naquele atoleiro q ficou depois da chuva de verão
e claro...
aquele orgulho de ter um carro unico...que ninguem tem...
ñ tem preço...
__________________________________________________ _
vlw nuno...
dei uma olhada no link q vc me mandou...
achei bem interessante...
acho q vou passar lá no proximo sabado
__________________________________________________ __
Abrax a todos...T+
Edu Ortega
rogeriomasih
08/07/2008, 19:39
lembro que na década de 80 surgiu uma 'moda' de levantar a traseira de carros, como Marajó e caravans.
Na época eu era bem novo, só lembro desse visual e da venda de kits para esta finalidade na revista Quatro Rodas, mas não tenho a menor idéia de como era feito.
Boa sorte na empreitada.
praiasecacustom4x4
08/07/2008, 22:15
daria pra levantar um 8 cm sem muito problema,traseira esta bem simples,dianteira colocando calço na mola e fazendo as bandeja superior novas assim da ficar com a cambagem cera,alongar a barra de direçao colocando os terminais do Opala e colocando espaçadores na roda dianteira.dar uma cortada a paralama dianteiro,cortar um 3 cm esta ja suficiente e colocar pneu 205/75 ou 215/75.
pronta a Marajo Adventure
adoro este tipo de projeto
ô praia... e o custo estimado dessa gambiarra? vc que tem oficina, qual seria o seu orcamento p/ fazer isso?
rogeriomasih
09/07/2008, 12:48
daria pra levantar um 8 cm sem muito problema,traseira esta bem simples,dianteira colocando calço na mola e fazendo as bandeja superior novas assim da ficar com a cambagem cera,alongar a barra de direçao colocando os terminais do Opala e colocando espaçadores na roda dianteira.dar uma cortada a paralama dianteiro,cortar um 3 cm esta ja suficiente e colocar pneu 205/75 ou 215/75.
pronta a Marajo Adventure adoro este tipo de projeto
Gostei das sugestões. :palmas:
E para levantar mais, começa a ficar complicado?
sei que vai depender de quanto é esse ´mais´...:pensativo:
depois o cambio abre o bico pq os pneus sao maiores..... e ai vai...
n vale a pena.....
pensa na seguranca dos outros tambem
maxdelta
09/07/2008, 17:39
Yo.
as pessoas normalmente ñ me entendem mesmo de principio...ja estou acostumado...minhas ideias as vezes parecem meio loucas......hehehe
Engraçado que sinto a mesma coisa!
apenas quero fazer uma viagem pra praia e conseguir chegar nela por exemplo...ou ir para o sitio...e conseguir passar naquele atoleiro q ficou depois da chuva de verão
Kra eu moro em uma cidade que tem muitas estradas de chão. Ao mesmo momento que há asfalto, vai pra paralelo barro, e muita poeira. Apesar de ter lugares que com chuva o acesso é bem dificultoso, ainda sim moradores dessa região possuem carros comuns.
Se vc tiver paciência, e bom braço, em muitos lugares vc chegará, vá devagar, não é um carro de rallye.
Antes de ter minha band eu tive uma elba, e um gol, bem como uma courier, nenhum desses carros deixa a desejar em fora de estrada, principalmente o gol, que carrinho valente! Na realidade já passei em estradas com lama que o gol se saiu melhor que a toyota, aquela lama rasteira que toyota fica escorregando a vida toda.
Agora se vc estiver com medo de atolar e não consegui sair com sua marajó leva um macaco tipo hi-lift, que vai funcionar tipo guincho, e pra vc não será tão pesado.
Não modifique esse carro lindo, pq vai dar dor de cabeça!
Pq já num aproveita e coloca mecanica de opala 4 cil??
Já tive dois chevette 1.6 e acho que se suspender, colocar pneus largos e for rodar em estrada ruim, vai faltar força. Sem falar no diferencial do chevette que é meio fraco, o do opala tbém num é nenhuma maravilha mas já deve aguentar mais, ou apela logo e poe um Dana 44 de Maverick 4 cil(curtinho) que com cambio 5 marchas de chevette, motor 4 cil de opala deve ficar bem divertido, forte e até relativamente economico.
eduortega
11/07/2008, 13:52
Legal Praia...
falar c alguem q ja tenha feito isso...
vc falando parece ser bem simples...e viavel...a não ser a parte de cortar os paralamas... q ñ gostei mto...preferia ñ cortar
a minha historia é o seguinte...
comprei 4 Pneus 195/65R15(os pneus do omega) pra colocar nessas rodas q vieram nela qdo comprei...
só q eles raspam qdo vira a roda na borda do paralamas e na parte traseira da caixa de roda bem atras dos pedais...no pé dos ocupantes...(só qdo vira tudo, em manobras)
e na traseira qdo tem 4 pessoas no carro qdo passa nos buracos...
o problema da borda eu resolvi rebatendo elas...mas o resto continuou
então veio a ideia....pq ñ levantar o carro...resolveria todos esses problemas de uma vez só...
mas já q vai mexer faz direito...então é isso que quero fazer...
levantar ela algo entre 10 e 15cm...tanto a frente qto a traseira...claro
já deixando espaço p colocar um pneu mais alto...misto(terra/asfalto), junto com rodas de ferro 15" pretas(as do vectra...pra manter chevrolet)
e...como o Fabil disse...vc q tem oficina....qto sairia essa brincadeira...hehehe
pq a ideia é essa mesmo....Marajó Adventure(apesar do nome ser da Fiat)
onde é sua oficina Praia???
Vixxxx...tem tanta coisa na fila...mas se for fazer tudo de uma vez vou ficar mto tempo sem carro e sem 1 $ no bolso....ñ quero....
como diria nosso amigo Jack......-Vamos por Partes...
Abraço a todos...
Cara...na boa...
garanto que se você comprar um niva/samurai/vitara/feroza EM BOM ESTADO você jamais se arrependerá.
bota os pneus da strada adv aro 14 ia ficar bem legal...
estou reformando ele aos poucos...quero um carro confortavel de manutenção relativamente barata q ñ me de mto custo...
Se mexer, vai perder tudo isso. :concordo:
Kilder de Meneses
15/07/2008, 18:18
...dá uma olhada nesta foto que peguei no "inema.com.br", eu tinha outra foto de um chevette parecido com esse, mas deletei do meu computador.
Entra nesta página e tenta entrar em contato com o dono, ele com certeza vai saber tudo o que tem que ser feito.
Ps.: Compra um Niva, vai ser muito mais jogo. (foi mal, é só minha opinião, já tive um e foi só alegria)
[]'s
eduortega
29/07/2008, 16:53
Então Kilder...bem loco esse chevas hein....
mas acho q pra mim já seria demais...oq to querendo é bem menos q isso...
da uma olhada nesse link...é a Parati do pai de um camarda...ele fez isso a uns 20 anos atraz....foi em 1986...a oficina q ele fez ñ existe mais...depois mais pro fim do video tem uma Variant II no mesmo esquema
é exatamente oq quero fazer no meu...
http://br.youtube.com/watch?v=ZU2DImXsn9Y
abrax....T+
mais pro fim do video tem uma Variant II no mesmo esquema
Rapaz ...essa Variant II é de um cara aqui do Fórum. Vi ele apresentando esse carro em um tópico. Dá uma procurada e fala com ele!
abraços
MARCELO VITARA SUBMARINO
30/07/2008, 09:41
Rapaz ...essa Variant II é de um cara aqui do Fórum. Vi ele apresentando esse carro em um tópico. Dá uma procurada e fala com ele!
abraços
O Lcdias,
As variants até que parecem na cor, mas não devem ser o mesmo carro, visto que este filme deve ter uns 20 anos, os carros estão até de placa amarela.
Abs
eduortega
30/07/2008, 14:09
ehh...LC...
como o Marcelo disse ñ deve ser a mesma ñ....
esse video foi feito em 1986...mais de 20 anos atraz...
se ainda estiver com o mesmo dono...
eita cara p gostar de Variant hein...hehehe
mas se vc disse q tem alguem q tem uma parecida...
vou tentar encontrar ele p saber como foi feito...
vlw pela dica....
Mauricio(chilly wyllis68)
17/08/2008, 11:49
galera tesão é tesão,:D ponto, colega quer radicalizar :twisted:ta bom, vamos lá :idea:compra uma pampa 4x4 ou uma belina 4x4 lembro de uma perto de serra negra com motor 2000 de santana tinha até ar condicionado:palmas:, ms faz tempo belina 4x4 ou pampa tira a mecanica e poe na marajoara off road.
pronto exclusividade:dance:.
uma vez vi um gol,:shock: é isso mesmo um gol 4x4 na feira de quinta quando era no ibirapuera, fala serio :parede:se um gol traçao dianteira coube :putz:o seu vai ser moleza das adaptações, detalhe com molas helicoidasis na traseira, sonho é sonho, cada louco com sua loucura, todo jipeiro é ou magaiver ou meio louco, as x os dois, se vc tem um dos dois vai na fé :concordo: que consegue, chique duas alavancas na marajó,:-P pneu cidade campo, e mais um sonho dos cheveteiros é um ap, vai matar dois coelhos duma vez:dance:, resaltando,:stop: adaptação é coisa seria, leve o tempo que for faça direito e com critério, pois um automovel na mão de boca aberta é uma arma, gaste o que for necessario mas bem feito. grande abraço.
bons sonhos. te vejo nas trillhas:putz:
então...ñ quero trocar de carro...comprei esse p ficar c ele mesmo...estou reformando pra mim...ñ estou pensando em vender...
esse me pareceu uma boa pedida...
tem tração traseira...
já tem mais de 20 anos(ñ paga mais IPVA)...
ñ é um carro visado em termos de roubo...
é bem confortavel para se dirigir...
tem uma mecanica bem confiavel...simples de mexer...(e meu mecanico tem uma tbém)
um espaço bom...pra mim e minha mulher...e bagagem para 2
e tbém ñ quero um carro totalmente offroad...se ñ compraria um jipe mesmo...(nesse caso acho q minha opção seria mesmo o Niva, pela relação custo/beneficio)
só quero um carro q eu consiga chegar em qquer lugar q eu pretenda ir...(claro, sei das limitações q ele tem...ñ irei fazer nenhuma trilha mais pesada)
e claro...
aquele orgulho de ter um carro unico...que ninguem tem...
ñ tem preço...
__________________________________________________ _
vlw nuno...
dei uma olhada no link q vc me mandou...
achei bem interessante...
acho q vou passar lá no proximo sabado
__________________________________________________ __
Abrax a todos...T+
Edu Ortega
rogeriomasih
31/08/2008, 00:17
E aí, como anda o projeto da Marajó SUV?
Edintruder
31/08/2008, 22:32
Arranja eixos, rodas e CT de um CJ, instala longarinas embaixo da carroceria e nessas longarinas instala suportes para feixes de molas. É a maneira mais fácil, porém se quiseres manter conforto, faz com molas helicoidais mesmo, porém precisarás mudar algumas coisinhas nos eixos para os suportes. Dessa maneira ganhas ums excelente altura do sol e terás um 4x4 nato! Aproveita que a adaptação da CT no câmbio do chevette tem muito material e peças à venda. Se quiseres gastar um pouco mais, coloca um motor opala 151.
esse cara aqui faz!
http://www.premecvaz.com/
o problema é que ele é de Cambé (do ladinho de Londrina)
se as imagens do site não estiverem aparecendo, tem umas fotos da COISA na pagina 81 deste pdf
http://www.simulab.uel.br/hoto/cascao/files/raid_hoto.pdf
Ninja4x2
01/10/2008, 18:54
http://www.riogrande4x4.com.br/album/nervosos/Trilha%20Farroupilha%204x4/slides/DSC00109.JPG
eduortega
02/12/2008, 10:37
Faala galera....
Tenho andado meio ausente desse topico...mas é por causa do trabalho....ñ tenho tido muito tempo p nada ultimamente...hehehe...foda...mas ñ posso reclamar(tanta gente sem trabalho por ae...né)
Obrigado a todos pelas dicas e opiniões...
esse fim de semana fui numa oficina q me pareceu bem legal...chama...
Impacto Especiais...fica em SP...proximo do autodromo de Interlagos
eles preparam suspenção para qquaer tipo de carro, desde pista até offroad...e possuem desde kits prontos dependendo d que vc quer...ou fabricam artesanalmente as peças necessarias para o q vc quiser segundo o dono...Sergio
pra fazer o q eu quero...subir minha Marajó uns 10cm...sai por volta de R$2000...isso incluindo todas as buchas em poliuretano mais todas as peças q forem necessarias serem fabricadas desde as barras Panhard e de direção e os calços do subchassi da suspenção dianteira...etc, etc...alinhado e pronto p regularizar o doc
isso e 30 dias pra fazer o serviço...
alguem ae conhece essa oficina?? já fez algum serviço nela?
ou alguma outra....por favor postem aqui....
abraços a todos...
eduortega
02/12/2008, 10:47
Arranja eixos, rodas e CT de um CJ, instala longarinas embaixo da carroceria e nessas longarinas instala suportes para feixes de molas. É a maneira mais fácil, porém se quiseres manter conforto, faz com molas helicoidais mesmo, porém precisarás mudar algumas coisinhas nos eixos para os suportes. Dessa maneira ganhas ums excelente altura do sol e terás um 4x4 nato! Aproveita que a adaptação da CT no câmbio do chevette tem muito material e peças à venda. Se quiseres gastar um pouco mais, coloca um motor opala 151.
então Edintruder...
já tive essa ideia tbém...pegar todo o conjunto mecanico de um jipe...uma rural...um Bandeirante...mas dae qto sairia isso...alem do custo das peças, tem toda a adaptação....etc...e como ficaria para fazer os docs...bem mais complicado tbém...né...
eu quero um carro pra ser usado no dia a dia preciso dos docs
FábioBananal
02/12/2008, 11:11
Será q da pra adaptar a mecanica de um a pajero Tr4 na marajó??
de vez enquanto vejo tr´s em site de leiloes, por um preciso bom!!
Essa daí fui ver mas o monobloco estava muito ferrado para recuperar, mas motor e eixo t- case estavam bons, se nao me engano saiu por 3 pilas!
vlw abçs
baptistella10
16/11/2009, 20:48
olha companheiro eu vi a foto de sua marajo, eu tambem tenho uma ano 85, a sua esta linda, eu acho que se voce quer ir para o campo e atravessar aquele atoleiro pode ir sem medo, pois com a minha eu passo em qualquer lugar, somente não pode deixar baixar a rotação do motor e dominar a direção, agora se voce quiser algo mais emocionante compre um jeep willis e coloque um motor 302 v8 e um sistema de tração da ford ranger que eu acho que e diversao garantida, e alem do mais, a sua marajo esta linda e nao compensa estraga essa caranga que ja virou um classico entre os cheveteiros de plantão, valeu mano
Bruno Sander
19/11/2009, 22:27
Amigo,
Entrei neste tópico por acaso e me interesseiras MUITO!
Meu pai tem uma Marajo 88 (Alcool) que esta encostada na Fazenda a uns 03 anos.
Ele a comprou 0km e, literalmente, destruiu a coitada em estradas de chão (a caminho da Fazenda) - tanto que esta lá, empacada!
Na dele, há uns anos atras, ele colocou uns calcos e conseguiu levanta-lá cerca de 04cm...
Vivo dizendo pra ele vender aquela m... (deve valer uns R$2.000,00 - no máximo), mas ele diz: "Nao vendo a Furiosa por nada. E a minha companheira de tempos ruins"!
Nos atoleiros (lembro-me ainda adolescente), ele colocava correntes nos pneus traseiros e "tchau e benca"!
Eu aprendi a dirigir na Furiosa nas estradas da Fazenda!
Portanto, se sua ideia der mesmo certo, POR FAVOR, mande-me um e-mail que farei questão de dar de presente um "lata-velha" na Furiosa do meu velho!
Será a Segunda Marajo Off-Road do Brasil!
Muitíssimo obrigado pela atenção...
Bruno Sander
brunosander@hotmail.com
VictorMedeirosRN
19/11/2009, 23:08
Que empreitada essa aqui viu.
Marajo off road eh novidade pra mim.
Apesar, de nao parecer, mas a tracao traseira, deixa ela na vantagem contra varios carrinhos por ai, e pra essas estradas de sitio, ela vai sem problemas^^ Meu tio tem um chevette, que em epoca de chuvas, fica um sabao a estrada e o chevettinho nunca negou nao.
Boa sorte ai na suaa empreitada.
abracos
abduzido
20/11/2009, 00:59
Tua mulher te deixou? Teu patrão te dá muito esporro?
Ou pior: desenvolve sites e softwares no Brasil???????
Bruno Sander
21/11/2009, 23:27
Já pensou colocar um bloqueio de diferencial traseiro (como o Locker da Fiat) nesta Marajo "Off-Road" !!!!!
Ia fazer muitos 4x4 passarem aperto para não fazerem feio.
Ps. Qualquer novidade, POR FAVOR, me avise!
Bruno Sander
cRiPpLe_rOoStEr
28/11/2009, 19:32
a idéia de fazer uma marajó off-road me agrada, mas por uma questão de custos eu faria algo semelhante com um chevette hatch... tem uns razoavelmente bem conservados que custam o mesmo que alguns chevettes "normais" um pouco mais chumbados... às vezes eu penso numa transmissão com um layout semelhante ao do gurgel carajás e aproveitar as "receitas" de levantamento de suspensão usadas em bajas e gaiolas... mas se não abrir mão de 4x4 procura o conjunto da transmissão do niva...
http://jcpedaserra.com.br/mig/index.php?currDir=./6%20OktoberJipe/Erno&pageType=image&image=Erno_56.JPG&startFrom=1trasformei tudo so aproveitei a caixa de marchas
primeiro tive que fazer um chassis de 7 cm de largura feito sob medida para o perfeito encaixe depois eixos de willys ,caixa de traçao samurai,caixa de marchas chevette,motor vectra 2.2 16v
ficou show de bola
so que ai so de peça ja vai estar em torno de uns 15 a mil heheh!
http://jcpedaserra.com.br/mig/index.php?currDir=./6%20OktoberJipe/Erno&pageType=image&image=Erno_56.JPG&startFrom=1
valeu!
Fernando Figueiredo
08/12/2009, 00:55
Certa vez, ví no antigo encontro do Ibirapuera uma Caravan que foi montada sobre o chassi do CJ. Até que ficou legal. Se não me engano o documento constava como protótipo.
Até
Fernando Figueiredo
leo cabral
08/12/2009, 08:45
http://jcpedaserra.com.br/mig/index.php?currDir=./6%20OktoberJipe/Erno&pageType=image&image=Erno_56.JPG&startFrom=1trasformei tudo so aproveitei a caixa de marchas
primeiro tive que fazer um chassis de 7 cm de largura feito sob medida para o perfeito encaixe depois eixos de willys ,caixa de traçao samurai,caixa de marchas chevette,motor vectra 2.2 16v
ficou show de bola
so que ai so de peça ja vai estar em torno de uns 15 a mil heheh!
http://jcpedaserra.com.br/mig/index.php?currDir=./6%20OktoberJipe/Erno&pageType=image&image=Erno_56.JPG&startFrom=1
valeu!
Show de bola!! parabéns!!:palmas::palmas::palmas::palmas:
almir4x4
08/12/2009, 16:32
Eu tinha um Celta adaptado p/ Offroad. Cheguei a fazer muitas trilhas leves/médias com ele. Cheguei até fazer Castelhanos (quando a trilha tava relativamente boa) Basicamente o que fiz foi trocar as molas e amortecedores e colocar pneus maiores. No caso utilizei o Scorpion AT 175-70-14. E também tinha um jogo de correntes. No caso do Celta a tração é dianteira; já a Marajó é traseira, o pode ajudar em alguns casos ou piorar em outros. No caso do Celta o peso do motor ajudava a dar tração. Segue algumas fotos de meu ex-carro e das adaptações. Veja a comparação de altura entre o Celta e o Gol. Mesmo assim, veja os facões na trilha de Castelhanos; não eram todos que dava p/ passar sem raspar. Isso pq a trilha ainda tava arrumada. Hoje em dia seria impossível. Mas dá p/ ir um pouco além do que um 4x2 normal iria.
eduortega
19/01/2010, 19:49
Nossa Galera fazia tanto tempo q eu ñ entrava aqui no forum p ver como tava indo essa discussão....levei até um susto a quantidade de respostas....
mas então...esse ano q passou como todos sabem estavamos passando por uma crise econômica...portanto dei uma pausa no projeto...a unica coisa q consegui fazer foi trocar as rodas aro 15 por 14...achei q ficaram melhor ñ raspa mais nada e o carro ficou beeem mais esperto em retomadas e saidas de farol(o motor ainda esta original, por enquanto)
mas acho q esse ano consigo dar andamento no projeto...vou postando conforme o andar...
Na dele, há uns anos atras, ele colocou uns calcos e conseguiu levanta-lá cerca de 04cm...vc consegue me explicar como são esses calços q seu pai fez pra Marajo dele...ainda ñ consegui definir como fazer a frente...atraz é relativamente facil(só um calço e a barra Panhard mais longa)
Quanto ao bloqueio de diferencial...sim está nos planos...mas a ideia é bem mais simples q a FiatLocker...será algom como o do Gurgel, manual mesmo.
cRiPpLe_rOoStEr disse...
mas se não abrir mão de 4x4 procura o conjunto da transmissão do niva... a ideia ñ é fazer 4x4 ñ...mta adaptação e mto custo...apenas levantar ela mesmo e levar umas correntes no portamalas, ou um jogo de pneus lameiros apenas atras.
xfirex
mto loca essa sua chevy hein ficou linda...se fosse p fazer um carro apenas pra trilha até pensaria em fazer algo como essa sua....mas como é um carro pra uso diario e viagens...fica inviavel
almir4x4
Fala Almir...legal tbém oq vc fez c seu celta...vlw pela dica de pneus tbém...ainda mais agora q estou com as rodas aro 14...vou dar uma pesquisada neles
21/01/2010, 17:52
Sou novo no fórum...mais venho acompanhando este tópico e vou postar minha experiência.
Ano passado montei um chevette com motor de opala 4cc só para fazer rallye de regularidade e andar em estradas de chão...na primeira etapa...choveu uma semana inteira e o rallye foi no sabado...no primeiro Km ja caímos em um buraco fora da estrada e acabou a prova pra nós...
Pela minha experiência com chevette, acho que ele não seria o melhor carro pro barro...acredito que o meu erro foi colocar um motor de opala na frente...acabou ficando muito pesado e a frente não obedecia...tanto no barro como em cascalho ou chão batido.
A configuração do meu carro era a seguinte...motor de opala 4cc, com carburador DFV, pneu aro 15 (205/65) com pequenas garras...molas dianteiras e traseiras do opala e diferencial blocado...maior erro cometido no projeto...
Minha dica é:
Deixe o motor original 1.6...coloque uns pneus 14 ou 15 bem altos....para ganhar altura e tente colocar alguma mola ou amortecedor que erga a marajó, mais que não tire a "maciez" do carro...e de maneira nenhuma solde o diferencial para bloquer...cometi esse erro.
Não sei se te anima...mais meu chevette se um cachorro mijasse na roda...ele não saia do lugar hehehe
Hoje estou montando um fusca...acredito ser o melhor 4x2 para o barro...
Ultima dica...se possível, coloque algum peso no porta mala...para ter maior tração.
Segue umas fotos do meu chepala...
cRiPpLe_rOoStEr
21/01/2010, 23:22
edu, faz mesmo um selectraction, ja que o bloqueio não foi tão bem-sucedido com o salvatti...
se possível, coloque algum peso no porta mala...para ter maior tração.algumas sugestões: adaptar sistema de cárter seco e posicionar o reservatório de óleo no bagageiro (pode não aliviar tanto a frente mas ja vai algum lastro atrás), uma bateria de caminhão (150ah) logo atras do eixo traseiro (sim, seria superdimensionado, mas como uma bateria é pesada ajudaria) e um estepe em cada lateral do bagageiro...
salvatti
22/01/2010, 09:32
De uma olhada nesse tópico...tem umas fotos de uma chevy com suspensão bastante elevada.
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php%3Fattachmentid%3D137578%26d%3D12223 85779&imgrefurl=http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php%3Fp%3D997193&usg=__3clTY-QgEtLnOF-YQCGBkcLAH9o=&h=600&w=800&sz=54&hl=pt-BR&start=19&um=1&tbnid=cHmVjaMyyh6N2M:&tbnh=107&tbnw=143&prev=/images%3Fq%3D4x4%2Bbrasil%2Bpampa%2B4x4%26hl%3Dpt-BR%26um%3D1
Daniel.Shimomoto
31/01/2010, 03:41
Nossa Galera fazia tanto tempo q eu ñ entrava aqui no forum p ver como tava indo essa discussão....levei até um susto a quantidade de respostas....
mas então...esse ano q passou como todos sabem estavamos passando por uma crise econômica...portanto dei uma pausa no projeto...a unica coisa q consegui fazer foi trocar as rodas aro 15 por 14...achei q ficaram melhor ñ raspa mais nada e o carro ficou beeem mais esperto em retomadas e saidas de farol(o motor ainda esta original, por enquanto)
mas acho q esse ano consigo dar andamento no projeto...vou postando conforme o andar...
Quanto ao bloqueio de diferencial...sim está nos planos...mas a ideia é bem mais simples q a FiatLocker...será algom como o do Gurgel, manual mesmo.
cRiPpLe_rOoStEr disse...
a ideia ñ é fazer 4x4 ñ...mta adaptação e mto custo...apenas levantar ela mesmo e levar umas correntes no portamalas, ou um jogo de pneus lameiros apenas atras.
xfirex
mto loca essa sua chevy hein ficou linda...se fosse p fazer um carro apenas pra trilha até pensaria em fazer algo como essa sua....mas como é um carro pra uso diario e viagens...fica inviavel
almir4x4
Fala Almir...legal tbém oq vc fez c seu celta...vlw pela dica de pneus tbém...ainda mais agora q estou com as rodas aro 14...vou dar uma pesquisada neles
Não tinha visto seu tópico. Quase que não respondi mas quando vi sua mensagem de 2010 resolvi responder. Com conhecimento de causa!
Tivemos (e foi meu primeiro carro - herança - a perua era literalmente a prata da casa) uma Marajó SL 1986, comprada zero km e viajavamos muito para Monte Verde e para chegar de Camanducaia a Monte Verde nos idos da década de 80, começo de 90 era uma estrada de terra miserável e quem tinha casa lá (como nós temos) tinha sempre um carro para "ir a Monte Verde". Lembro-me inclusive de uma familia que tinha uma Variant II levanda, super conservada, show!
Levantamos a Marajó. Levamos a uma empresa chamada Molas FF (ficava proximo ao Memorial da America Latina - hoje é na Vila Maria) e lá eles levantaram a Marajó.
Consistia na colocação de molas de Opala 4 cilindros na frente e do Opala 6 cilindros atrás, mas cortado 1,5 volta no elo. Os amortecedores, eu não me recordo quais eram, mas ACHO que eram o do Opala.
A Barra Panhard foi cortada e alongada. O resultado é que ergueu vários centimetros o carro (acho que uns 4 dedos, tranquilamente) o suficiente para que quem visse por trás, enxergasse o eixo completo, inclusive a "bola" do diferencial. Só nao podia subir, por exemplo, um desnível que implicasse em "x" na suspensão: O carro estralava (literalmente) inteirinho
O carro ficou show...mas o uso continuo em estradas de terra por parte do segundo proprietário (conhecido meu - e por sinal muito desleixado com carro) mostrou os pontos fracos do conjunto: a parte dianteira. Comecaram a aparecer trincos junto a fixaçao dos amortecedores, quebra da fixacao dos mesmos na bandeja (eu mesmo uma vez, soldei com solda eletrica o ponto onde prendia o amortecedor a bandeja). Posteriormente veio a perda de alinhamento (simplesmente não tinha mais como alinhar as rodas), enfim, foi acabando o carro por desleixo combinado com uma suspensão mais, digamos, parruda.
O mal, hoje eu exergo era o molejo do Opala - duro demais - para o peso da Marajó. O ideal seria arrumar uma mola de dureza semelhante a do Chevette só que mais longa.
Pense no assunto com carinho! E qualquer duvida se quiser pergunte ou mande uma MP. De Chevette levantado para uso quotidiano eu entendo um pouco.
Abs!!!
Daniel.Shimomoto
31/01/2010, 03:42
Sou novo no fórum...mais venho acompanhando este tópico e vou postar minha experiência.
Ano passado montei um chevette com motor de opala 4cc só para fazer rallye de regularidade e andar em estradas de chão...na primeira etapa...choveu uma semana inteira e o rallye foi no sabado...no primeiro Km ja caímos em um buraco fora da estrada e acabou a prova pra nós...
Pela minha experiência com chevette, acho que ele não seria o melhor carro pro barro...acredito que o meu erro foi colocar um motor de opala na frente...acabou ficando muito pesado e a frente não obedecia...tanto no barro como em cascalho ou chão batido.
A configuração do meu carro era a seguinte...motor de opala 4cc, com carburador DFV, pneu aro 15 (205/65) com pequenas garras...molas dianteiras e traseiras do opala e diferencial blocado...maior erro cometido no projeto...
Minha dica é:
Deixe o motor original 1.6...coloque uns pneus 14 ou 15 bem altos....para ganhar altura e tente colocar alguma mola ou amortecedor que erga a marajó, mais que não tire a "maciez" do carro...e de maneira nenhuma solde o diferencial para bloquer...cometi esse erro.
Não sei se te anima...mais meu chevette se um cachorro mijasse na roda...ele não saia do lugar hehehe
Hoje estou montando um fusca...acredito ser o melhor 4x2 para o barro...
Ultima dica...se possível, coloque algum peso no porta mala...para ter maior tração.
Segue umas fotos do meu chepala...
Variant II no barro também é excelente. O duro é achar uma que preste.
Abs!!!
Daniel.Shimomoto
31/01/2010, 03:48
(...)
Bruno Sander disse...
vc consegue me explicar como são esses calços q seu pai fez pra Marajo dele...ainda ñ consegui definir como fazer a frente...atraz é relativamente facil(só um calço e a barra Panhard mais longa)
(...)
Abrassss.....T+
Bloqueio tipo Gurgel no Chevette é mais complicado pois ao contrário do Fusca, o freio de mão do Chevette tem um cabo ligado a alavanca e outro, transversal, embaixo do carro ligando os dois tambores traseiros. Quando se puxa a alavanca, esse cabo único puxa o cabo transversal e trava o freio. A regulagem é feita na parte de baixo do carro e não na alavanca, como no Fusca, onde tem a borrachinha que cobre ambos os cabos (um para cada roda) ligados a alavanca.
Abs!!!!
cRiPpLe_rOoStEr
31/01/2010, 04:01
Variant II no barro também é excelente. O duro é achar uma que preste.
a quase 6 anos atrás eu vi uma que parecia 0km, de um portuga velho que morava na região de florianópolis... aquela daria até pena de botar para rodar no barro... fora isso, carro antigo que não tenha nada para fazer na hora de comprar é raridade, sempre tem alguma coisa para fazer...
a propósito: ao invés de uma variant II que tal uma brasília??? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
http://spb.fotolog.com.br/photo/59/46/2/cripple_rooster/1256269749825_f.jpg
a alguns meses eu vi uma com 4 portas à venda numa favela em viamão, por $5000, e aquela estava filé (apesar da cor - vermelha :putz:)...
andre veiga
01/02/2010, 12:07
a alguns meses eu vi uma com 4 portas à venda numa favela em viamão, por $5000, e aquela estava filé (apesar da cor - vermelha :putz:)...
File mal passado... hehe
tiazinhachevytruck
27/05/2010, 09:30
Tudo bem meu velho, prazer, meu nome é Ricardo...
Então, de tanto ler mensagens lhe desencorajando, estou te enviando esta pois, como sou proprietário de uma Chevy irada, sem falsa modéstia, e, vendo seu brinquedinho louco pra entrar no grupo, quero poder te ajudar no que puder...
Primeiramente , n acredite em tudo q disseram p vc...é complicado e trabalhoso mas, o resultado é ótimo...
Caso se interesse em realmente dar uma bombada na sua Marajó, q por sinal, está mto bonita, me mande mensagem, pois , de repente consigo te dar algumas coordenadas...
O resultado, n só vc, como tantos irão se surpreender...
Meu parceiro, tem uma igual a tua, só q azul, e , já demos um grande upgrade nela...já roda com 215-75 na trazeira, 205-70 na dianteira...bem bacana mesmo...
A minha tiazinha tem mtas modificações, inclusive estruturais...e vou te falar, fica mto bom , e sem contar q temos os genuínos Gm, marca de ponta, e com mta lata boa...
forte abraço e , precisando, estamos por aki...fui
caio fonseca
27/05/2010, 13:25
da uma olhada na parte de classificados desse site
essa é de um cara aqui de mariporã q faz gaiola
http://www.alextrilha.com.br/page005.aspx