PDA

Ver Versão Completa : ''BRUTUS'' Engesa 87 f1:Creepy 38'',mec. toy, g. warn

Páginas : [1] 2

JUNINHO_BITTENCOURT
07/07/2008, 12:21
Segue o nome integrante da família:

Engesa 1987 ,faseI
Motor: toyota bandeirante (motor toyota)
Caixa e t-case: toyota bandeirante 5 marchas
guincho warn
amort. direção trail master.

Mudanças:
Eixos toyota, alem de ter ja eixos flutuantes, ter homocinética na dianteira, fica o conjunto inteiro de um veiculo só.
Molas maiores, 480 mm ao invés de 420 diant. e 400 traseira.
Creepy crawler 38''x13'' r15
Rodas 15x12, alargar as mangels 15x7.

E demais mudanças estéticas, parachoque, etc.

JUNINHO_BITTENCOURT
07/07/2008, 12:28
o Brutus , ficará mais ou menos assim: roda preta, o teto estou em dúvida, deixo tudo preto, pinto somente a porta da cor do carro ou tudo de branco ? :pensativo:
Sugestões?

JUNINHO_BITTENCOURT
07/07/2008, 12:35
Alguem teria noção da velocidade final com esta configuracão ?? ( mecanica completa toyota + pneus 38'' )
Utilizando a relação mais longa disponível para estes diferecenciais,
37x10(3,70) (se estou certo, é essa a mais longa )

Pergunto isso, pois será um jipe para viagens tambem. :concordo:

Camilo JR
07/07/2008, 13:49
Lá vem mais um bruto pra família de brutus.. ahhahahaha

acho q branco com o teto preto fica mais tesão.....

valewwww.. e boa sorte com o brancão :mrgreen:

Kim
07/07/2008, 13:58
Cara sue Engesa vai ficar um show mesmo!

Parabéns!!

Mais não poderá chama-lo de Brancão (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23981)

Abraços.

Kim.

LucianDaRolt
07/07/2008, 14:38
Eu voto na versão com teto e portas pretas
a Bica ta votando na que tem porta branca e teto preto...

O cara vai vira homenzinho agora, vai aprende a dirigi carro grande hahahah:mrgreen:

Boa sorte na nova obra amigo!

abraçO

JUNINHO_BITTENCOURT
07/07/2008, 15:12
Lá vem mais um bruto pra família de brutus.. ahhahahaha

acho q branco com o teto preto fica mais tesão.....

valewwww.. e boa sorte com o brancão :mrgreen:

haha, pois é, esse vai ficar parrudo,
valeu amigão.

JUNINHO_BITTENCOURT
07/07/2008, 15:16
[quote=Kim;642717]Cara sue Engesa vai ficar um show mesmo!

Parabéns!!

Mais não poderá chama-lo de Brancão (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23981)

Abraços.

Valeu kim, ja vi o brancão, muito bonito, estou vendo todos engesas aqui do forum para ir aprendendo um pouco mais.hehe.

Abração

JUNINHO_BITTENCOURT
07/07/2008, 15:20
Eu voto na versão com teto e portas pretas
a Bica ta votando na que tem porta branca e teto preto...

O cara vai vira homenzinho agora, vai aprende a dirigi carro grande hahahah:mrgreen:

Boa sorte na nova obra amigo!

abraçO

Tambem apoio a escolha de teto preto e portas brancas.

Lucian tais insinuando que o cj3 e o cj5 são jipes piquenos. :evil: hehe.

Valeu parceiro, enfim um jipe sem motor cortador de grama ne?hahaha.

JUNINHO_BITTENCOURT
07/07/2008, 15:51
As crianças.:-D

ao lado dos 31x10,5
e ao lado do civic.

Camilo JR
07/07/2008, 16:00
esse ao lado do civic é o 38 ?????? :twisted::twisted::twisted:

:dance::dance::dance:

Meu deus, após essa foto esse pneu passou a ser uma necessidade basica pro meu jeep..

auhauhauhauhaaha :concordo:

JUNINHO_BITTENCOURT
07/07/2008, 16:21
[quote=Camilo JR;642807]esse ao lado do civic é o 38 ?????? :twisted::twisted::twisted:

O próprio.haha

JCJ
07/07/2008, 17:03
Mudanças:

Creepy crawler 38''x13'' r15
Rodas 15x12, alargar as mangels 15x7.

Ola Juninho.

Parabens pela aquisicao !!:palmas:

Somente para informacao !!:arrow:

Segue uma tabela da Maxxis que especifica tala 10 para seu novo pneu !!
Nas suas simulacoes/montagens do novo visual as rodas estao com Bead Locks o que da um aumento de aprox. 1" chegando a 13".

Realmente a tabela nao diz se no minimo tala 10" ou no maximo 10".:pensativo:

Espero ter ajudado o amigo.

[]'s
JCJ

JUNINHO_BITTENCOURT
08/07/2008, 08:01
Ola Juninho.

Parabens pela aquisicao !!:palmas:

Somente para informacao !!:arrow:

Segue uma tabela da Maxxis que especifica tala 10 para seu novo pneu !!
Nas suas simulacoes/montagens do novo visual as rodas estao com Bead Locks o que da um aumento de aprox. 1" chegando a 13".

Realmente a tabela nao diz se no minimo tala 10" ou no maximo 10".:pensativo:

Espero ter ajudado o amigo.

[]'s
JCJ

Valeu pelas informações amigo, bead lock nesta etapa não vou fazer, so ficou na montagem mesmo. hehe.
Quanto as rodas, acredito que com 12" nao vai ter problema, pois, no cj5 estou usando rodas de 11" com pneus 12,5".:concordo:
Abração.

folgado
08/07/2008, 08:39
Alguem teria noção da velocidade final com esta configuracão ?? ( mecanica completa toyota + pneus 38'' )
Utilizando a relação mais longa disponível para estes diferecenciais,
37x10(3,70) (se estou certo, é essa a mais longa )

Pergunto isso, pois será um jipe para viagens tambem. :concordo:

Juninho, que monstrão :concordo:.
Muito bom mesmo.
Olha, na minha opinião, das quatro fotos postadas no post 2, a melhor é a número 3.

Quanto à configuração, dá pra ter uma idéia se você postar qual o tamanho original do pneu da Toy, e também qual a relação original.
Outra coisa, qual o motor Toyota do seu Engesa, 608, 609 ou 14B?

Um abraço, e parabéns.
Antonio.

Rodrigo Baratti
08/07/2008, 20:34
Juninho,

Parabéns pela nova viatura, a família esta crescendo!!
Achei que o teto e as portas pretas ficam mais legais, mas cada um tem um gosto.

Adaptei uma formula que achei no próprio fórum para calcular velocidade, relação de diferencial,....
Como não sou nenhum mestre em excel está tudo manual, mas acho que vc consegue mexer.
Apenas não mexa nas celulas que marquei em vermelho que nelas estão as formulas, insira apenas:
RPM
Pneu: 38 (ignorancia, mas show)
rel cambio (de cordo com o marcha)
rel reduzida
rel diferencial

A tabela ao lado tem os dados do conjunto que utilizo em meu jeep, portanto desconsidere.

[]

JUNINHO_BITTENCOURT
09/07/2008, 12:33
Juninho, que monstrão :concordo:.
Muito bom mesmo.
Olha, na minha opinião, das quatro fotos postadas no post 2, a melhor é a número 3.

Quanto à configuração, dá pra ter uma idéia se você postar qual o tamanho original do pneu da Toy, e também qual a relação original.
Outra coisa, qual o motor Toyota do seu Engesa, 608, 609 ou 14B?

Um abraço, e parabéns.
Antonio.

Fala amigo, muito obrigado.
É essa mesmo que vou fazer, foto numero 3.:concordo:

quanto ao pneu da toy original, pelo que pesquisei é o 215/80 R16. A relação que vou usar é a original do toyota bandeirante jipe (conforme meu mecanico informou).
O motor do engesa é o motor toyota, não o mercedez, neste caso é o 14b certo?

JUNINHO_BITTENCOURT
09/07/2008, 12:39
Juninho,

Parabéns pela nova viatura, a família esta crescendo!!
Achei que o teto e as portas pretas ficam mais legais, mas cada um tem um gosto.

Adaptei uma formula que achei no próprio fórum para calcular velocidade, relação de diferencial,....
Como não sou nenhum mestre em excel está tudo manual, mas acho que vc consegue mexer.
Apenas não mexa nas celulas que marquei em vermelho que nelas estão as formulas, insira apenas:
RPM
Pneu: 38 (ignorancia, mas show)
rel cambio (de cordo com o marcha)

rel reduzida
rel diferencial

A tabela ao lado tem os dados do conjunto que utilizo em meu jeep, portanto desconsidere.

[]

Boa tarde Rodrigo, brigadão cara, valeu pela tabela :palmas:, logo irei lançar os dados para ver o resultado. :concordo:

Abração

Kim
09/07/2008, 22:31
Caro JUNINHO_BITTENCOURT!

Ai que inveja dos pneus...

Sobre os faróis veja essas fotos:
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/PasseioEmParaisoDoNortePr/photo#5193333216047451490

http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial/photo#5190987491732788514

A colocação não é muito fácil, tem que ter muita paciência e disposição.

Primeira parte:
Depois de comprar os faróis da Brasília (não esqueça as buchas plásticas que vão no farol, 3 cada), retire a máscara do farol, que são parafusos dentro do paralamas, com chave "L" 10mm.

De posse do farol e da máscara, reabra o buraco onde era a lanterna do pisca. (eu usei uma ferramenta que se chama retificadora - parece uma furadeira de alta velocidade, com uma pedra na ponta)

Segunda parte:
Mande fazer um quadro igual ao que prende o farol, é quadrado e encaixa o farol em seu centro, só não precisa fazer os quatro buracos que fixam no paralamas.

Terceira parte:
Faça duas chapas, sendo uma superior e outra inferior, sendo que nesta deve ser feito uma meia lua onde ficará o farol original.

Essas duas chapas deverão ser feito os buracos que fixarão no suporte do farol original, se estendendo lateralmente para onde era o pisca.

Quarta parte:
Começando a montar, coloque o suporte original, depois a chapas que confeccionou e aperte levemente os parafusos, encaixe a máscara para alinhar o farol original.
Coloque o farol que substituirá o pisca, segure pelo buraco que tem atrás do farol original, alinhe em relação a máscara, retire a máscara e solde o quadrado às chapas, isso tem que ser feito por que os novos faróis serão levemente mais altos que os originais.

Pronto!...NÃO...

Agora, de posse da máscara, faça a marcação dos três pinos que regulam o farol (lembra das buchas que mencionei).
Depois que marcara, faça os recortes para a chave de fenda entrar e regular o farol.

Aí é só montar.

Depois que mandei fazer as chapas, levei um dia para montar tudo.

Assim que for ao sítio, posto fotos.

Abraços.

Kim.
ps.: Não quer ter todo esse trabalho, liga na Cinfel, compra o suporte e máscara pronta!

JUNINHO_BITTENCOURT
10/07/2008, 09:20
Valeu Kim, muito obrigado pelas informações amigo.

Da trabalho mais vale a pena, vou fazer concerteza :concordo:.

abração.

JUNINHO_BITTENCOURT
10/07/2008, 13:27
Ja passei o serrote nas rodas.
A próximo etapa será calandrar uma chapa com a espessura da roda e transformar de 7'' para 12'' de largura.

Kim
10/07/2008, 20:25
Caramba, tem nego mais louco do que eu!!!!:putz:

Fui ao sítio hoje, mais esqueci de pegar as peças, foi tudo meio corrido!

Vou fotografar detalhadamente o que escrevi.

Abraços.

Kim.

raphaelmacae
10/07/2008, 22:53
q doidera hein!
galera investindo com força nos jeeps.
vai ficar imoral hein!
parabens pelo trabalho

JUNINHO_BITTENCOURT
11/07/2008, 07:58
Caramba, tem nego mais louco do que eu!!!!:putz:

Fui ao sítio hoje, mais esqueci de pegar as peças, foi tudo meio corrido!

Vou fotografar detalhadamente o que escrevi.

Abraços.

Kim.

haha :twisted:.

Sem problemas kim, até chegar a esta parte vai levar um belo tempo.
Com as fotos junto ao seu texto, vai ficar um manual. hehe :concordo:.

JUNINHO_BITTENCOURT
11/07/2008, 08:01
q doidera hein!
galera investindo com força nos jeeps.
vai ficar imoral hein!
parabens pelo trabalho

hehe, valeu Raphael, sempre sonhei em ter um jipe que pudese usar pra tudo, vai se tornar meu carro de uso diário. :concordo:

LucianDaRolt
11/07/2008, 08:22
Juninho, Você não acha que estas rodas irão quebrar? Não ficou um Off set muiito negativo? Não seria melhor comprar um kit já existente? Tipo algum da ensimec ou sei lá!

AbraçO

JUNINHO_BITTENCOURT
11/07/2008, 08:41
Juninho, Você não acha que estas rodas irão quebrar? Não ficou um Off set muiito negativo? Não seria melhor comprar um kit já existente? Tipo algum da ensimec ou sei lá!

AbraçO

:parede: Confio na minha MIG.
off set negativo - é proposital :lol:
Não gosto de coisa pronta.:twisted:

dbjabiraca
11/07/2008, 16:26
Boa tarde Bittencourt! Beleza teu carro!
Voce já pensou que esta configuração pode (praticamente certeza) deixar o carro “fraco”? O pneu é graaande, a relação, embora seja mais reduzida (4,11:1; 9:37) que a maioria das Bands (37:10), ainda é longa para um sapatinho desse que voce vai usar. Não vai ter que reduzir o diferencial? E a ponta de eixo quanto e até onde ela agüenta? Essa é uma questão que tenho grande interesse pois tenho uma Band 88 de lona SPOA, com um motor MWM 2.8 da S10, pneus BF33”. Com esta configuração o carro até que fica bom, mas a Toyota pede um pneu maior e mais agressivo, daí a coisa muda um pouco. Pretendo usar pneus 37/13,5/15 e já estou me preparando pra reduzir os diferenciais (tem um tópico recente na seção TOYOTA aqui no fórum sobre essas relações) e num futuro próximo pretendo por pneus 37/13,5/15.
Espero que tenha ajudado. Enquanto construímos nossos brinquedos vamos trocando informações com a turma dos monstros.
Ta show o carro.

Daniel

FernandoPedro
11/07/2008, 20:02
Fala aí Juninho, blz?

Sua viatura está show, e vai ficar um espetáculo com esses pneus, um dos meus objetivos é colocar uns desses no meu Engesa, mas antes vou ter que trocar o semi-eixo pelos flutuantes.

Gostaria de te fazer uma pergunta, esse estribo que está na sua viatura, qual a marca? Ele é fixado no chassis e na parte inferior do assoalho ou só no chassis? Quero colocar um desses, mas não estou encontrando um que siga o mesmo padrão do original do Engesa.

P.s.: Ví a reportagem do seu CJ na 4x4&Cia, e ele tá muito lindo, se vc seguir o mesmo padrão no Engesa, logo ele estará tb na capa da revista.

Abs.

italoscal
12/07/2008, 11:04
oi maninho, sugiro num capô preto junto a porta e capota tbém no site www.rolo4x4.com.br (http://www.rolo4x4.com.br) tem um assim e achei imponente,
gostaria de ver essa maquina de perto sendo que vendi meu willis e uma veraneio 4x4 e estou a procura de um engesa
passa um contato se for possível, meu tel em brusque é 47-99513900 33967220, parabéns!!!:palmas:

brun0bin0
13/07/2008, 22:41
juninho vai abrir um museu de jeeps super preparados

hehehe

JUNINHO_BITTENCOURT
13/07/2008, 22:49
Boa tarde Bittencourt! Beleza teu carro!
Voce já pensou que esta configuração pode (praticamente certeza) deixar o carro “fraco”? O pneu é graaande, a relação, embora seja mais reduzida (4,11:1; 9:37) que a maioria das Bands (37:10), ainda é longa para um sapatinho desse que voce vai usar. Não vai ter que reduzir o diferencial? E a ponta de eixo quanto e até onde ela agüenta? Essa é uma questão que tenho grande interesse pois tenho uma Band 88 de lona SPOA, com um motor MWM 2.8 da S10, pneus BF33”. Com esta configuração o carro até que fica bom, mas a Toyota pede um pneu maior e mais agressivo, daí a coisa muda um pouco. Pretendo usar pneus 37/13,5/15 e já estou me preparando pra reduzir os diferenciais (tem um tópico recente na seção TOYOTA aqui no fórum sobre essas relações) e num futuro próximo pretendo por pneus 37/13,5/15.
Espero que tenha ajudado. Enquanto construímos nossos brinquedos vamos trocando informações com a turma dos monstros.
Ta show o carro.

Daniel

Boa noite Daniel, muito obrigado pelas sugestoes amigo.
Essa configuracao que vou por no engesa, meu mecanico tem no javali dele, o jipe eh um exagero de forca, esta com pneus aro 16 fronteira, equivalem a um 33''. Certo dia, voltando de uma trilha, o meu cj3b deu problema, e vim rebocado no javali dele, no meu totem marcava 130 km/h direto, e a velocidade que desenvolvia, me impressionou.
Realmente os pneus 38" vao deixar bem longo, mas sera questao de testar qual relacao vai se encaixar melhor, quero um jipe que ande bem na estrada, porem, nao adianta ser fraco na cidade, subidas, etc, outra ideia que tenho em mente, caso isso aconteca ( ficar fraco ) eh turbinar o 14b.

Quanto a ponta de eixo, acho que nao vou ter problema, os eixos das bandeirantes mais novas, ja sao flutuantes, acredito que com o uso que farei ( cidade e passeios leves ) creio eu que vou estar bem preparado.

Quanto a toyota, eu vi uma aqui na fenajeep esta ano, com pneus 37'', cara fica muito linda, logo espero que a sua esteja calcada com eles tambem :concordo:.

Concerteza ajudou sim amigo, ja vou pesquisar no forum das toyotas quanto as relacoes. Muito obrigado amigo, abracao.

JUNINHO_BITTENCOURT
13/07/2008, 23:00
Fala aí Juninho, blz?

Sua viatura está show, e vai ficar um espetáculo com esses pneus, um dos meus objetivos é colocar uns desses no meu Engesa, mas antes vou ter que trocar o semi-eixo pelos flutuantes.

Gostaria de te fazer uma pergunta, esse estribo que está na sua viatura, qual a marca? Ele é fixado no chassis e na parte inferior do assoalho ou só no chassis? Quero colocar um desses, mas não estou encontrando um que siga o mesmo padrão do original do Engesa.

P.s.: Ví a reportagem do seu CJ na 4x4&Cia, e ele tá muito lindo, se vc seguir o mesmo padrão no Engesa, logo ele estará tb na capa da revista.

Abs.

Fernando, boa noite, realmente o engesa merece um pneu grande, pelo tamanho das caixas de rodas e o carro em si, fica proporcional, porem como voce falou, melhor so colocar com os flutuantes :stop:, nao pode brincar, ja vi um cj5 perder o pneu saindo da br 101 e indo pegar o acostamento, a coisa eh feia de ser ver :sad:

Quanto ao estribo, eu ja comprei assim, vou ver com meu mecanico,pois foi o meu mecanico , o Valmor Simas que fez este engesa todo, tem cara de ser ele que fez os estribos, mas confirmo pra voce.
ele fica por cima do chassis, achei bons e bem firmes.:grin:

Valeu pela revista amigo,vamos tentar caprichar no engesa tambem, mas, nao com todos aqueles cromados do verdinho, hehe.

Abracao

JUNINHO_BITTENCOURT
13/07/2008, 23:05
oi maninho, sugiro num capô preto junto a porta e capota tbém no site www.rolo4x4.com.br (http://www.rolo4x4.com.br) tem um assim e achei imponente,
gostaria de ver essa maquina de perto sendo que vendi meu willis e uma veraneio 4x4 e estou a procura de um engesa
passa um contato se for possível, meu tel em brusque é 47-99513900 33967220, parabéns!!!:palmas:

O amigo beleza, eu tenho salvo um engesa com o capu preto tambem, realmente ficou diferente, mas a principio vou fazer com as portas brancas, deixando somente o teto preto, mas muito obrigado pela sugestao.
Logo ele ira la para a oficina do valmor simas, no stefen, mas te aviso quando iniciar as obras.
Quanto a veraneio 4x4, por acaso era uma vermelha , alta, que vivia rodando pela cidade?

JUNINHO_BITTENCOURT
13/07/2008, 23:07
juninho vai abrir um museu de jeeps super preparados

hehehe

Fala Bruno, so museu mesmo . hehe, 54, 55, agora deu um salto de alguns anos 87 .hahaha. mas ta longe de ter um carro novo. hehe.

Abracao.

Kim
13/07/2008, 23:21
Caro JUNINHO_BITTENCOURT!

Ai que inveja dos pneus...

Sobre os faróis veja essas fotos:
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/PasseioEmParaisoDoNortePr/photo#5193333216047451490

http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial/photo#5190987491732788514

A colocação não é muito fácil, tem que ter muita paciência e disposição.

Primeira parte:
Depois de comprar os faróis da Brasília (não esqueça as buchas plásticas que vão no farol, 3 cada), retire a máscara do farol, que são parafusos dentro do paralamas, com chave "L" 10mm.

De posse do farol e da máscara, reabra o buraco onde era a lanterna do pisca. (eu usei uma ferramenta que se chama retificadora - parece uma furadeira de alta velocidade, com uma pedra na ponta)

Segunda parte:
Mande fazer um quadro igual ao que prende o farol, é quadrado e encaixa o farol em seu centro, só não precisa fazer os quatro buracos que fixam no paralamas.

Terceira parte:
Faça duas chapas, sendo uma superior e outra inferior, sendo que nesta deve ser feito uma meia lua onde ficará o farol original.

Essas duas chapas deverão ser feito os buracos que fixarão no suporte do farol original, se estendendo lateralmente para onde era o pisca.

Quarta parte:
Começando a montar, coloque o suporte original, depois a chapas que confeccionou e aperte levemente os parafusos, encaixe a máscara para alinhar o farol original.
Coloque o farol que substituirá o pisca, segure pelo buraco que tem atrás do farol original, alinhe em relação a máscara, retire a máscara e solde o quadrado às chapas, isso tem que ser feito por que os novos faróis serão levemente mais altos que os originais.

Pronto!...NÃO...

Agora, de posse da máscara, faça a marcação dos três pinos que regulam o farol (lembra das buchas que mencionei).
Depois que marcara, faça os recortes para a chave de fenda entrar e regular o farol.

Aí é só montar.

Depois que mandei fazer as chapas, levei um dia para montar tudo.

Assim que for ao sítio, posto fotos.

Abraços.

Kim.

Segue fotos:
1 - Como é paralamas;
2 - Com o farol original;
3 - Com o segundo farol;
4 - Com a máscara e
5 - Detalhe dos três corte para regular o farol, como descrito no texto supra citado, sendo que o buraco que se encontra no canto superior direito é a luz de seta, que é aqueles soquetes para luzes espia de painel, tem vermelha, azul, laranja dentre outras cores.

Se observarem, no farol adaptado, a "meia luz" também funciona como luz de seta.

. . . . . . . . . .

Kim
13/07/2008, 23:25
. . . . . . . . .
Continuando!

1 - Super suporte by Kim;
2 - Vista traseira, notando que há uma diferença de altura, pois os faróis externos são mais altos e
3 - O farol externo é mais fundo.

Olhem bem as fotos e releiam o texto, ai não tem segredos.

Abraços.

Kim.

JUNINHO_BITTENCOURT
14/07/2008, 06:57
Valeu Kim, agora ficou fácil de compreender, logo vou seguir passo a passo. :concordo:.
Muito obrigado, abração.

JUNINHO_BITTENCOURT
14/07/2008, 11:20
Segue os 4 anéis de 5'' calandrados.

JUNINHO_BITTENCOURT
14/07/2008, 13:07
experimentando.

JUNINHO_BITTENCOURT
14/07/2008, 13:28
Fernando, olha ai os estribos, como são fixados.

Pedro Freitas
14/07/2008, 17:03
experimentando.

Meu amigo, cadê os cavaletes? :shock::shock:
Esse carro aí sendo segurado por 2 minis macacos hidráulicos... :shock::shock:

O projeto está show :concordo:
Já está preparado pra ampliar as caixas de roda?

[]'s

FernandoPedro
15/07/2008, 11:12
Fala aí Juninho, blz?
Os 38" vão ficar show no Engesa, um dia chego lá.
Valeu pelas fotos, vou tirar como modelo para instalar no meu.
Vai atualizando o tópico com fotos.
Abs.

JUNINHO_BITTENCOURT
15/07/2008, 14:56
Meu amigo, cadê os cavaletes? :shock::shock:
Esse carro aí sendo segurado por 2 minis macacos hidráulicos... :shock::shock:

O projeto está show :concordo:
Já está preparado pra ampliar as caixas de roda?

[]'s

E ai Pedro,
eu calçei bem as rodas e a base pro macaco, nao caia não. hehe.

Valeu amigão,
Os pneus cabem colocando aquelas molas da rota4x4, o pessoal da rota tem mtos engesas com pneu 37'' e 38'' ( veja no site as fotos www.rota4x4.com.br (http://www.rota4x4.com.br/)) apenas usando calço de carroceria mais alto (o meu ja tem) e estas molas,
veja alguns com pneus 37 e 38.

Abraço

JUNINHO_BITTENCOURT
15/07/2008, 14:59
Fala aí Juninho, blz?
Os 38" vão ficar show no Engesa, um dia chego lá.
Valeu pelas fotos, vou tirar como modelo para instalar no meu.
Vai atualizando o tópico com fotos.
Abs.

Beleza amigo, pode deixar que vo postando as novidades. grande abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
31/07/2008, 14:01
Os bead lock do Brutus feitos em oxicorte ficaram prontos, como resolvi por beadlock, vou ter que diminuir a tala das rodas,
(a princípio seria 12'', agora farei no máximo 11" de tala com BL junto).

Os BL vão para o centro de usinagem, para repassar todas as furações e quebrar os cantos para dar um melhor acabamento e não ter perigo de ficar uma quina onde da encosto p/ o pneu. (conforme imagem sld works).

Camilo JR
31/07/2008, 15:16
ve se convida pra passear de engesa.. ahahahha vai fica um estúpido

e parabens pela colocação no desafio de sabado...

valewwwwww

brun0bin0
31/07/2008, 15:23
Fala Bruno, so museu mesmo . hehe, 54, 55, agora deu um salto de alguns anos 87 .hahaha. mas ta longe de ter um carro novo. hehe.

Abracao.

aquele new civic qe os pneus 38 estao do lado nao e seu ???

JUNINHO_BITTENCOURT
31/07/2008, 23:43
ve se convida pra passear de engesa.. ahahahha vai fica um estúpido

e parabens pela colocação no desafio de sabado...

valewwwwww

.Claro, logo vamos andar, ate natal ta pronto :-|.

Obrigado por ter capotado, tava vendo as medias dos trechos separados, tu tava corridinho la ne? hahaha. se tu nao tomba e a pajerinho nao quebra, nao teria trofeu aqui em casa. haha. Mas foi show, muito divertido. :concordo:.

Abracao

JUNINHO_BITTENCOURT
31/07/2008, 23:47
aquele new civic qe os pneus 38 estao do lado nao e seu ???

MEU,MEU, nao.
hehe. :neutral:

Abraco

JUNINHO_BITTENCOURT
01/08/2008, 13:14
Grade estilo Hummer
Mola 480 mm ( Comparadas a uma roda 16'')

Kim
01/08/2008, 22:37
Juninho!

No meu coloquei molas de 510mm.

Olha no meu álbum, o que fiz nas longitudinais para corrigir o cáster.

JUNINHO_BITTENCOURT
04/08/2008, 12:02
Juninho!

No meu coloquei molas de 510mm.

Olha no meu álbum, o que fiz nas longitudinais para corrigir o cáster.

Fala Amigo, gostei da idéia, e não necessitou de muitas adaptações, muito bom.

Segundo o igor da rota4x4, ate 480 mm não é necessário alterar nada no engesa, so colocar as molas e somado a calços de carroceria de 10 cm, cabe pneus 37 e 38 sem problemas.
Sexta feira o mecanico colocou as molas novas a traseira do engesa, para ver a altura, gostei, ficou muito bom e vai entrar bem os pneus :concordo:.

Abração

Elmer_Jeep
11/09/2008, 11:14
Tirei umas horinhas pra ver o topico, muito legal a viatura.

Gostei do desenho das bead locks, tem como mandar esse arquivo com as medidas ai ?

[]'s

brun0bin0
11/09/2008, 12:19
daew
juninho como (ou ja esta andado) engesa ??
abs

JUNINHO_BITTENCOURT
11/09/2008, 14:17
Tirei umas horinhas pra ver o topico, muito legal a viatura.

Gostei do desenho das bead locks, tem como mandar esse arquivo com as medidas ai ?

[]'s

Fala Elmer, valeu amigo.
Esse desenho eu encontrei em um site gringo de rc.
Tambem gostei bastante. me passa teu email que ja te mando, esta em autocad.

Abraço

JUNINHO_BITTENCOURT
11/09/2008, 14:33
daew
juninho como (ou ja esta andado) engesa ??
abs

Que nada Bruno, esta meio montado e meio desmontado ainda. hahaha,
Os bead locks semana que vem chegam da cromagem, ai monto nas rodas e pneus, ainda falta tirar a medida das peças da suspenção dos eixos do engesa, mandar cortar em oxiplasma e depois soldar nos eixos de toy.
Mas como conheço meu mecânico, é coisa pra sair da oficina la pelo natal. kkk.

Abração

brun0bin0
11/09/2008, 17:06
putz:putz::putz:

mas ve pelo lado bom vc ja sabe o qe vai ser o seu presente de natal
(issu se ficar pronto:mrgreen:)

mas espero ano qe vem ver o BRUTUS rodamdo por ai e tbm trilhando talvez

abraços

JUNINHO_BITTENCOURT
12/09/2008, 06:37
putz:putz::putz:

mas ve pelo lado bom vc ja sabe o qe vai ser o seu presente de natal
(issu se ficar pronto:mrgreen:)

mas espero ano qe vem ver o BRUTUS rodamdo por ai e tbm trilhando talvez

abraços

haha, verdade, tudo tem um lado positivo. Pretendo estar com ele durante as férias do final do ano. se Deus quizer e o mecânico fizer, fica pronto ate lá.

Abração

JUNINHO_BITTENCOURT
18/09/2008, 07:59
Os anéis externos dos bead locks chegaram da cromagem e a mig já fez o serviço dela nas rodas.
Vou montar assim mesmo para ver se não vaza, se estiver tudo ok, desmonto e mando pintar de preto em eletrostática as rodas.

Faltam ainda os 120 parafusos, arruelas e porcas 7/16x2''.

JCJ
18/09/2008, 08:45
Gostei do aros cromados !!:palmas:
Que cor serão as rodas !!

As minhas estão na fase da solda MIG ainda !!

[]´s
JCJ

Os anéis externos dos bead locks chegaram da cromagem e a mig já fez o serviço dela nas rodas.
Vou montar assim mesmo para ver se não vaza, se estiver tudo ok, desmonto e mando pintar de preto em eletrostática as rodas.

Faltam ainda os 120 parafusos, arruelas e porcas 7/16x2''.

JUNINHO_BITTENCOURT
18/09/2008, 09:30
Fala amigo, as rodas vou pintar de preto - eletrostático , ficar parecido como esta na foto abaixo ( porem os parafusos telep zincados de preto e as porcas de roda cromadas tambem).

Abração.

Elmer_Jeep
18/09/2008, 12:37
Show de bola os beads, antes de montar da uma lida nas dicas aqui: Rodas Bead Lock (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=232723#post232723)

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
18/09/2008, 14:13
Valeu Elmer, vou ler sim.

abração

fugger
18/09/2008, 19:16
Juninho

Essas beadlocks são da tt4?

[]´s

JUNINHO_BITTENCOURT
18/09/2008, 20:39
Juninho

Essas beadlocks são da tt4?

[]´s

Nao amigo, eu mesmo mandei fazer, peguei as medidas aqui no forum, (no tópico que o Elmer mandou na msg acima), Ai mandei o projetista aqui da firma jogar no autocad.
Quanto ao desenho, eu tinha visto em um wrangler uns anos atrás numa sema show que fui, e gostei bastante, recentemente encontrei um jeep num site gringo com o mesmo modelo, ai so fizemos a alteracao no desenho conforme estava na foto.

Depois de projetado mandei fazer em oxicorte, ( inclussive os 30 furos) depois dei os acamabentos no centro de usinagem ( quebrar os cantos e repase dos furos) mandei cromar e esta ai :-D.

Se alguem quizer o projeto em cad dos bead lock, me manda o email.

abraço.

Elmer_Jeep
19/09/2008, 08:59
Isso ai, e por coincidência quem criou aquele topico la dos beads foi o Fugger.

[]'s

fugger
19/09/2008, 19:39
Isso ai, e por coincidência quem criou aquele topico la dos beads foi o Fugger.

[]'s

Puts :parede:

E até hoje tô sem jeep andando... :parede::parede::parede:

[]´s com novidades em vista

Rodrigo Baratti
22/09/2008, 17:12
Olá Juninho,

Te mandei um e-mail sobre o desenho da bead.

[]

JUNINHO_BITTENCOURT
23/09/2008, 07:07
Puts :parede:

E até hoje tô sem jeep andando... :parede::parede::parede:

[]´s com novidades em vista

hehe. A presa é inimiga da perfeição :concordo:

JUNINHO_BITTENCOURT
23/09/2008, 07:14
Olá Juninho,

Te mandei um e-mail sobre o desenho da bead.

[]

Beleza Rodrigo, abração

JUNINHO_BITTENCOURT
02/10/2008, 10:28
As peças da suspenção cortadas em oxiplasma estão prontas, todas em chapas 3/8, muito mais reforçadas que as originais, (que por sinal ja tinham várias trincas).
Agora é so colocalas nos eixos da band. e montar.

FernandoRisso
02/10/2008, 11:07
Juninho,

Agora já foi, mas vc podia ter alterado o sistema de suspensão do engesa para um 4link na traseiro e um 3link com panhard na frente.

Ia fica mais leve, mais resistente e ter mais curso que suspensão que o original 2link + panhard!!!

Por favor, me manda o projeto em cad dos beadlocks: fernando_risso@hotmail.com

[]'s

fugger
02/10/2008, 19:54
O problema é projetar isso...

Loiro
02/10/2008, 20:00
Favor mandar o projeto das bead's para: loiro_filipe@hotmail.com
[]´s

JUNINHO_BITTENCOURT
03/10/2008, 09:05
Juninho,

Agora já foi, mas vc podia ter alterado o sistema de suspensão do engesa para um 4link na traseiro e um 3link com panhard na frente.

Ia fica mais leve, mais resistente e ter mais curso que suspensão que o original 2link + panhard!!!

Por favor, me manda o projeto em cad dos beadlocks: fernando_risso@hotmail.com

[]'s

E ai Fernando.

Eu cheguei a pesquisar no forum sobre estas suspenções, porem, como vou utilizar o engesa como meu carro do dia-a-dia, resolvi manter a suspenção original, pois achei o engesa um veículo extremamente firme e confortavel, então para o uso que vou fazer, é ideal.
O 4 link provalvelmente farei daqui um tempo no cj5.
Mas valeu pela dica :concordo:.

Beadlocks enviados. abraço

JUNINHO_BITTENCOURT
03/10/2008, 09:14
Favor mandar o projeto das bead's para: loiro_filipe@hotmail.com
[]´s

Enviado amigo.
abraço

FernandoRisso
03/10/2008, 11:13
Juninho,

Pneus 38" no dia-a-dia para mim é novidade. Tive um engesa e era bastante estável, mas não se esqueça que 4link são usados em carros de competição e arrancada, a sensação de rolagem pode ser diminuída só pela forma dos links serem montados, além de ajustes de molas e amortecedores.

De qq forma, boa sorte.

[]'s

szovaro
03/10/2008, 18:20
Parabéns pelo projeto, não tenho dúvidas que será um belo Engesa, sobre a suspensão como será para o dia dia, acredito que não fale a pena o investimento para por um 4link a suspenção original dá e muito conta do recado.

Parabéns

Há já ia me esquecendo, se vc puder me manda o projeto das bead's para: sergio.zovaro@bol.com.br

Abraço

JUNINHO_BITTENCOURT
06/10/2008, 08:11
Fernando: hehe, A princípio é para o dia-a-dia, passeio leves, sempre sonhei em ter um jeep robusto, mas que pudesse viajar, se Deus quiser vai ficar assim. Ctz um 4 link é superior a suspensão do engesa, sem sombras de dúvida, so que estas ''experiências'' (fazer alterações que são novidades para mim) prefiro fazer no cj5, que é para ralar mesmo, serve como cobaia.hehe, já coletei bastante informações sobre 4links em sites gringos, Daqui um tempo, a intenção é transformar o cj5 em cj2a ( 42 de fibra) com uma suspenção melhor ( 4 link é a 1º escolha).
Mas valeu pelas dicas, quando precisar de informações não vou deixar de perguntar. :concordo:

Sergio: Muito obrigado amigo, tb to doido pra ver como vai ficar montado, concordo com vc, vai dar conta sim. :concordo:. Pode deixar que ja estou enviando o desenho dos Bead locks

Abraços.

JUNINHO_BITTENCOURT
08/10/2008, 09:03
O eixo traseiro do Brutus foi posicionado para alinhar e esta sendo pontiado as peças na posição correta, depois disso o eixo sera todo desmontado e sera soldado todas as peças.
Depois de revisar todo o eixo e pinta-lo, estara pronto para ser montado.

O incoveniente

O eixo da band. é 5 cm mais curto que o do engesa, se colocar um alargador de 50 mm vai ficar da mesma largura do eixo original, porem creio eu que não vai bastar para que os 38x13'' não arrastem.
O ideal seria ter mais 50 mm de distancia, mas isso so consegueria se usar um alargador de 100 mm :shock: :shock:
(50 mm para igualar ao eixo original + 50 mm para distanciar)

O eixo é flutuante, mas meu medo é que um distanciador de roda deste diametro se torne uma alavanca para os prissioneiros de roda,
e fique forçando de mais (devido ao peso do conjunto pneu+roda c/ bl),
Ficaria muito perigoso?

Antes de fazer algo, vou montar para ver como fica.

Elmer_Jeep
08/10/2008, 09:29
Eu já perguntei isso, sobre como é compensada a diferença de largura nos engesa que instalam eixos band e nunca tive resposta...

5cm de cada lado entao ?

O que tu acha de deslocar um pouco mais o off set das rodas pra não ter que exagerar no tamanho dos espaçadores ?

[]'s

Ralado/SP
17/10/2008, 15:08
Juninho,

quanto à bitola do eixo band, fiquei com uma dúvida: A diferença entre a bitola do original é de 5cm, total ou de cada lado???
Seguindo a sua linha de pensamento e do Elmer, creio que a melhor saída seja dividir essa diferença na roda e no espaçador.

Vi no tópico do Viralatas, do Luca, que vc cita a camper do Granville... realmente o carro é o capeta. Se vc seguir a linha dele, seu engesa ficará bem legal. Apenas com a relação um pouco mais longa, pois vc tem pneus gigantescos ( 38"), sei que aqui em SP tem gente que usa relação 37x9 ou 38 x9, pense nisso.

Abraçones

Ralado

JUNINHO_BITTENCOURT
17/10/2008, 19:38
Amigos, tinha esquecido de responder... :putz:

Conferi com o Mecanico, e são 5 cm no total, ou seja 2,5 cada lado, neste caso fiquei aliviado. Prefiro não mecher na roda, vou fazer um alargador de 40 ou 50 mm e esta tudo resolvido, alem de igualar ao tamanho do eixo original, ganhao distancia entre lateral do pneu e paralama e um espaço maios pra estercer.

O meu mecânico e o do Granville é o mesmo, (Valmor Simas) foi ele que adaptou toda a mecanica na camper, falar nela, aquela camper eu nao trocaria por qualquer 4x4 moderno, é confortavel e forte. espero que o engesa fique assim tambem.
Quando a relação, continuo com a pulga atras da orelha, pois os difer. da toyota band. nao possuem relacões mais reduzidas (aqui no Brasil) somados aos pneus 38'', temo de o jipe ficque meio ''bobão'' de arrancada, retomadas, etc.
Mas tem mais coisa pra se preocupar ainda, depois de andar que vou ver o que achei..

Abracao

CAVESO
12/11/2008, 00:42
PQP!!!!!!!!!!!!

Que engesão do caramba!!!!!!

:palmas:

JUNINHO_BITTENCOURT
12/11/2008, 09:49
PQP!!!!!!!!!!!!

Que engesão do caramba!!!!!!

Valeu amigo, andei pesquisando pelo forum sobre engesa e peguei muitas informações sobre teu jipe, está de parabens pelo engesa.

Abração

Alexandre Souto
12/11/2008, 11:52
O nome jah avisa neh... eh Brutus!!!

Engesão diferente do demas... mto bom!!!

[]'s e tudibom pro c e pru Brutõõõõõõnnnn!!!!

CAVESO
12/11/2008, 12:49
Valeu amigo, andei pesquisando pelo forum sobre engesa e peguei muitas informações sobre teu jipe, está de parabens pelo engesa.

Abração

Pura modéstia, né??????

Perto do seu, o meu engesa é fiote...... :mrgreen:

JUNINHO_BITTENCOURT
12/11/2008, 14:03
Pura modéstia, né??????

Perto do seu, o meu engesa é fiote...... :mrgreen:

Gosto de jipes feitos de cabo a rabu, conforme vc fez em seu engesa, é a melhor coisa que se faz no jipe, tudo ao gosto do proprietário. hehe.

JUNINHO_BITTENCOURT
12/11/2008, 14:23
O nome jah avisa neh... eh Brutus!!!

Engesão diferente do demas... mto bom!!!

[]'s e tudibom pro c e pru Brutõõõõõõnnnn!!!!

Valeu Alexandre, tb gostei do nome.hehe. tudo de bom pra vc também.
Abraço.

CAVESO
12/11/2008, 14:24
Gosto de jipes feitos de cabo a rabu, conforme vc fez em seu engesa, é a melhor coisa que se faz no jipe, tudo ao gosto do proprietário. hehe.

É...........só que para começar desde o cabo (ui), tive quase que dar o rabu (ui, ai, ui)...... :mrgreen:

JUNINHO_BITTENCOURT
12/11/2008, 14:43
É...........só que para começar desde o cabo (ui), tive quase que dar o rabu (ui, ai, ui)...... :mrgreen:

hahahahahaha. Neste caso, para poupar a integridade física, é preferível andar com o jipe original e caindo os pedaços. haha.

JUNINHO_BITTENCOURT
14/11/2008, 08:34
Eixo traseiro da toyota band. com a suspenção engesa e as molas da rota 4x4 instaladas, o dianteiro logo será concluído também.

;-):concordo:

Ralado/SP
17/11/2008, 19:26
Juninho,

depois de muito tempo é que voltei a ler o fórum, pois estou acabando de montar o meu engesa.... Cara ficaremos com os carros bem parecidos, pois o meu é branco, capota rigida preta e pneus 35 e rodas com beadlock, pra salvar a minha capota é um pouco diferente, os pneus um pouco menores e com desenho mudzila, o desenho dos bedlock não é igual e o motor que é 6cc gasolina.

Abraçones

Ralado

PS: se bem que a idéia de cromar o anel externo do beadlock me agradou muito.

Realmente o RED BULL é ignorância de bom... tanto que o GV e a Janete nem pensam duas vezes na hora de entrar na viatura e viajar

JUNINHO_BITTENCOURT
21/11/2008, 13:55
Juninho,

depois de muito tempo é que voltei a ler o fórum, pois estou acabando de montar o meu engesa.... Cara ficaremos com os carros bem parecidos, pois o meu é branco, capota rigida preta e pneus 35 e rodas com beadlock, pra salvar a minha capota é um pouco diferente, os pneus um pouco menores e com desenho mudzila, o desenho dos bedlock não é igual e o motor que é 6cc gasolina.

Abraçones

Ralado

PS: se bem que a idéia de cromar o anel externo do beadlock me agradou muito.

Realmente o RED BULL é ignorância de bom... tanto que o GV e a Janete nem pensam duas vezes na hora de entrar na viatura e viajar

Valeu Ralado, concerteza deve estar ficando muito bonito, se possível porste umas fotos aqui no tópico para mim ver como ficou :concordo:.

Quanto a cromar os aneis, fica muito bom, e pra quem pensa que sai caro, paguei R$ 180,00 as 4 peças.
Abração amigo.

JUNINHO_BITTENCOURT
21/11/2008, 15:03
A jornada continua:

- Rodas com pintura eletrostática,
- Suspenção dianteira sendo pontiada,
- Intercooler ranger 2.8,
- Turbina Garret APL 240.

:pipoca:

fugger
21/11/2008, 20:20
Muito bonita as rodas Juninho.. :concordo:

[]´s

SmootH_
21/11/2008, 23:15
opa!!
quais seriam as vantagens da pintura eletrostatica?
gostei das rodas!
da uma olhada la no topico do banzé, postei novas fotos do v8 que tirei hoje mesmo
[]´s e parabens pela maquina

JUNINHO_BITTENCOURT
22/11/2008, 10:28
Valeu Fuuger, tb gostei do resultado :-D

Smooth, a pintura eletrostatica é um processo de pintura por

pulverização de uma tinta em pó, (pode ser liquida também, embora menos usadas) as peças são carregadas eletricamente em uma superfície de carga oposta. então a peça a ser pintada atrai o pó para as superfícies, depois ela vai para uma estufa com temperatura controlada para curar a tinta.
Resumidamente a tinta é atraida pelo metal.
As principais vantegens é o acabamento uniforme, alta resistência e não fica ''falhas''. coisa que pode acontecer com a pintura convencional ( camadas mais grosas de um lado, mais fina do outro, etc).
Aqui na firma, trocamos todo o processo de zincagem hexavalente das polias de alternadores, para pintura eletrostática preta (mesma cor das rodas) esteticamente ficou mais bunito e muito resistênte.

So tem que tomar cuidado se for mandar pintar alguma peça que tenha que ser montada com prescisão.

Ocorreu isso aqui com nossas polias, pela pintura eletrostática criar uma camada muito mais grossa que a pintura convencional, o primeiro lote de polias que pintamos, o canal da chaveta engrossou a ponto de a chaveta não entrar mais.
Resolvemos o problema criando um dispositivo para encaixar a polia e isolar a entrada do pó no furo interno e no canal da chaveta.

No mais é so alegria ..

Vou ver o motorzão la sim fera, abraços.

Luca
30/11/2008, 14:45
Juninho,

Parabéns pelo jipão. Equipamento reforçado, esse seu.
Vi sua pergunta no tópico do Viralatas, mas não sei porque não estou sendo avisado. Então peço desculpas pela demora em responder.
De fato, estou usando um espaçador de alumínio nas rodas. Cada um tem 12,5 mm, ou seja 2,5 cm de alargamento na bitola. Já cheguei a usar espaçador de 25 mm, mas não era necessário toda esta bitola. Da mesma forma que você, achei que poderia estar forçando todo o conjunto e também os prisioneiros de roda, em demasia.
Meu jipe tá usando rodas Binno BBS 10X15 pol, que raspavam internamente nas pinças de freio. Por isso tive que colocar espaçadores de 12,5mm.
[]´s

JUNINHO_BITTENCOURT
30/11/2008, 17:40
Juninho,

Parabéns pelo jipão. Equipamento reforçado, esse seu.
Vi sua pergunta no tópico do Viralatas, mas não sei porque não estou sendo avisado. Então peço desculpas pela demora em responder.
De fato, estou usando um espaçador de alumínio nas rodas. Cada um tem 12,5 mm, ou seja 2,5 cm de alargamento na bitola. Já cheguei a usar espaçador de 25 mm, mas não era necessário toda esta bitola. Da mesma forma que você, achei que poderia estar forçando todo o conjunto e também os prisioneiros de roda, em demasia.
Meu jipe tá usando rodas Binno BBS 10X15 pol, que raspavam internamente nas pinças de freio. Por isso tive que colocar espaçadores de 12,5mm.
[]´s

Sem problemas Luca, então seus engesa com eixos de toy. com esses alargadores ficaram na bitola original dos eixos engesa originais.

Acabei comprando alargadores de 50 mm, então vai ficar 2,5 cm mais largo cada lado. Tinha a opção de comprar de 30 mm e 50 mm, por meu pneu ser 13'' de largura, fiquei com medo de comprar o de 30 mm e raspar os pneus quando estercer, então ja adquiri os de 50 mm.
Vamos montar e testar para ver o resultado na próxima semana.
Mantemos contato, abração.

CAVESO
30/11/2008, 17:58
Opa!!!!!!!!!

E as fotos desses alargadores??????

JUNINHO_BITTENCOURT
06/12/2008, 15:06
Atualizando:

- Espaçadores de roda - 50mm,
- Conta giro Autogauge 3/4 linha smoke c/ shif interno e externo,
- Manometro presão do turbo e vacometro Autometer sport comp 66mm,
- Corte no capu para adptar o intercooler sobre o motor,

JUNINHO_BITTENCOURT
06/12/2008, 15:23
- Pneus 38'' ja balanceados e colocados no eixo traseiro.

Continuamos na luta.:concordo:

Kim
06/12/2008, 18:45
Caramba JUNINHO_BITTENCOURT!

Tá ficando animal a fera!!!!

Sempre mque possível, vá atualizando, assim vamos babando aqui do outro lado!

Abraços.

Kim.

Elmer_Jeep
07/12/2008, 14:01
Muito bom, os espaçadores mandou fazer ou comprou ja prontos ?

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
07/12/2008, 18:36
Kim pode deixar que vou postando sim :concordo:]

Elmer, eu iriar fazer na empresa, mas como está muito corrgido acabei comprando.

Temos 2 semanas p/ tentar acabar ate o natal, vamos trabalhar a noite durante a semana, sábado e domingo, e vamos ver no que vai dar.

Abraços.

JUNINHO_BITTENCOURT
14/12/2008, 22:43
Sabádo as obras continuaram no Brutus, montagem do eixo dianteiro, instrumentos colocados ao painel, frente preparada para por 4 farois, setas colocadas nas laterais, etc.
Amanhã colocamos os 38'' na frente e serramos os parachoques.

Segue fotos do monstrengo que encontrei esse sábado em Floripa (próximo a concessionária Trilha Troller SC)
Se trata de uma picape KAISER M715 militar, aro 24 com pneus agrícolas, motor MWM 6cc e um guincho mecânico monstruoso na dianteira.
Tenho 1.80 de altura, olhem onde bate minha cabeça (no início da janela).

Amanhã so por curiosidade vou ligar pro dono pra ver quantos dinheiro ele quer .. :mrgreen:

Alexandre Souto
15/12/2008, 11:45
NISSSGA....

Conheci essa camioneta alguns anos atraz e fiquei apaixonado... lindo carro!!!!

E O Brutus ta cada vez mais hemm... deixe-nos informados!!!!

[]'sssss

CAVESO
15/12/2008, 11:54
Juninho,

Seu engesão merece um tópico na seção Hardcore...

Crie outro dele lá...

brun0bin0
15/12/2008, 17:21
juninho vi esse kaiser no mercado livre ele quer só 55 mil

lindao o brutus quem sabe um dia vou ter um parecido

JUNINHO_BITTENCOURT
18/12/2008, 00:05
Boa noite amigos.

Está uma correria do caramba no trabalho, porém das 18:30 as 22:00, estou indo todo dia na oficina para ajudar na montagem, seguem algumas fotos da situação atual.

Terça-feira, finalizamos o parachoque dianteiro, gostei muito do resultado.

Ontem chegou um pneu Goodyear MTR 35x12,5 usado que comprei para usar como estepe.

Hoje foi recolocado a bomba no motor, foi retirada para trocar as palhetas. O eletrecista está instalando farois, contagiros, milhas, compass, etc.
Ainda falta montar um dos lados do eixo dianteiro, fazer barra curta de direção, além de medir e fazer os novos cardans.

Amanha fica pronta na pintura as portas, capu e a frente (grade e estrutura dos farois) e montamos a noite.

Turbo + intercooler vão ficar para o ano que vem.

Até o proximo capítulo. haha.:concordo:

Alexandre Souto
18/12/2008, 01:07
Legal Juninho, soh nao podemos parar neh?!?!?!

grande abraco e bola pra frente no projeto!

ate!!!

Carlos Alberto L. Lima
18/12/2008, 22:16
Juninho,

Parabéns pela Viatura!!
Muito bom gosto,
De fato esta "brutus" essa engesa,

Me lembro de ter comprado uma edição da 4x4 e Cia que o seu CJ-3B estava na capa, também dispensa comentários,
Boa sorte com os brinquedos

Abraços

JUNINHO_BITTENCOURT
18/12/2008, 22:41
Valeu pessoal. Não veju a hora de estar rodando todo dia com ele.

Seguem fotos com as portas e capu pintados. Amanhã faço o cardã traseiro ( dianteiro esta pronto), o eletrecista termina o serviço dele e este final de semana, acredito que ja sai rodando para fazer alinhamento.

Abraços.

CAVESO
18/12/2008, 23:23
Junin,

Você não prefere as travas de capô nas laterais do mesmo, tal qual vem originalmente?

Desculpe pelo pitaco, mas achei "meio fora de lugar" as travas na frente do capô....

Abraços pitaqueiros

JUNINHO_BITTENCOURT
19/12/2008, 06:55
Junin,

Você não prefere as travas de capô nas laterais do mesmo, tal qual vem originalmente?

Desculpe pelo pitaco, mas achei "meio fora de lugar" as travas na frente do capô....

Abraços pitaqueiros

Fala amigo. Sim também não gostei ali, ficou estranho. So não mudei, pois ano que vem eu vou por uma trava por dentro do carro, para que seja aberto o capu somente por dentro.

Abraço.

CAVESO
19/12/2008, 12:51
Fala amigo. Sim também não gostei ali, ficou estranho. So não mudei, pois ano que vem eu vou por uma trava por dentro do carro, para que seja aberto o capu somente por dentro.

Abraço.

No meu fiz isso: coloquei uma trava de abertura interna na frente e mantive as travas externas nas laterais...

JUNINHO_BITTENCOURT
25/12/2008, 15:20
O Brutus ficou ''pronto'', ou melhor saiu da oficina temporariamente :mrgreen:.

Ficou muito andador, porém, um pouco longo na cidade, nada desconfortavel de andar, mas poderia ter um pouco mais de arrancada.

Após colocar turbo e intercooler irei ver o resultado e decidir se parto para relações mais reduzidas ou não.
Na estrada ficou um canhão, na BR 101, acompanha os veículos pela pista esquerda.:twisted:.

Seguem fotos de ontem após um banho.

Feliz natal e ótimo 2009 para todos foristas, que tenham um ano repleto de saúde, felicidades, e muitas trilhas ao lado de familiares e amigos.

Abraços.

JUNINHO_BITTENCOURT
25/12/2008, 15:35
Antes e depois..

LucianDaRolt
25/12/2008, 20:19
Cuziiiiiuu

que coisa linda bixo, porra fiquei com inveja agora.

Dia 30 ta chegando, e eu vou ter que dar uma voltinha nele :mrgreen:

*Não ache legal a grade do farol pintada de preto? Somente aquele quadrinho ali e tal

abraço galo

CAVESO
25/12/2008, 20:50
Sinceramente eu prefiro como era antes...................... :mrgreen:

PQP, Juninho.....ficou bruto demais, cara!!! :palmas:

Isso sim é começar 2009 com o pé direito!

Abração e tudo de bom em 2009 para você e família também!

FernandoPedro
25/12/2008, 21:58
Juninho:

Parabéns pela realização do projeto, ficou simplesmente show!!!

Abs e feliz 2009.

CAVESO
25/12/2008, 22:17
Junin,

O jogo de rodas e pneus que estava nele será vendido? :pensativo:

Lucas Nassif
25/12/2008, 22:19
Caveso, se não me engano, as rodas atuais do BRUTUS são aquelas que ele usava antes, porém alargadas e pintadas de preto. É isso?

Juninho, parabéns aí pela MÁQUINA, e "tudibão" pra vc em 2009!!

CAVESO
26/12/2008, 00:06
Ih é............ :parede:

Kim
26/12/2008, 00:27
.kausrrz\çiodhvnjasrbfguiahsçlchn,\JM bhdsvb

açwouerrrFGADHV h,gefÇIOXGHBSAODI8GHçsidfhn v\zslfdhger qweorutg narrg

çasorug g8tet8848y20rgethnkfnbas;msvasjfbvadnbqeiohjg....

...desculpa...

foi a bába caindo no teclado...

Duda Lopes
26/12/2008, 06:44
Caraio, o Brutus ficou chique hein, PARABÉNS.

Feliz 2009 para você e sua Família.

[]´s.

ferraz
29/12/2008, 01:03
Boa noite. Gostaria de saber por favor qual é a espessura das molas que esta usado?
E atodos um feliz ano de 2009

JUNINHO_BITTENCOURT
08/01/2009, 06:57
Bom dia pessoal, muito obrigado pelos cumprimentos, esta uma correria no trabalho, não consigo mais entrar no forum.

Quantos as perguntas:

- As rodas realmente são as mesmas, conforme o Lucas informou.
- As molas realmente eu não lembro a espessura do fio, vou procurar onde marquei, mas o Igor da rota4x4 saberia te informar ( são as molas da rota 4x4 maiores para engesa diesel).

No dia 1º de janeiro, fui dar uma ré no engesa e acertei a dianteira de um celta estacionado. :parede:, além de o espelo retrovisor praticamente não dar visão para baixo, o engesa so tem luz de ré do lado do motorista, para ajudar o celta era preto e era a noite...:confused:

Para acabar com esse problema de barbeiragem, encomendei um sensor de estacionamento com 8 sensores e fiz seguro contra terceiros pro engesa, R$ 320,00 sem franquia, valeu a pena.

Semana que vem vou viajar e o engesa vai ficar na oficina sendo instalado turbo, intercooler, e mais alguns reparos e acertos.

Sem mais. Abração.

LucianDaRolt
08/01/2009, 08:59
além de o espelo retrovisor praticamente não dar visão para baixo, o engesa so tem luz de ré do lado do motorista, para ajudar o celta era preto e era a noite...:confused:

Sua desculpas de bração estão ficando cada vez melhores, primeiro não consegue andar em linha reta e com os pneus virados para baixo na trilha, depois se aproveita que o engesa eh grande e fica querendo brincar de BigFoot... Assim não dá!

:odedo::odedo::odedo:

Alexandre Souto
08/01/2009, 10:49
hehehehhe os de baixo que se cuidem!!!!!!

Ta de parabens JR.!!!!

Felicidades em 2009!!!!

JUNINHO_BITTENCOURT
08/01/2009, 12:43
hahaha, tenho sorte que sempre posso por a culpa em algo.

Como diria Homer Simpson:
- A CULPA É MINHA E EU PONHO EM QUEM EU QUIZER..

Abraço.

CAVESO
08/01/2009, 13:35
Tá com pressa?????? Passa por baixo!!!!!!!

:odedo:

Alexandre Souto
08/01/2009, 14:47
hahaha, tenho sorte que sempre posso por a culpa em algo.

Como diria Homer Simpson:
- A CULPA É MINHA E EU PONHO EM QUEM EU QUIZER..

Abraço.

uahuhahuahuahuahuaa....

:concordo: :concordo:

CAVESO
10/03/2009, 01:10
JUninho,

Você usa motor 14b com câmbio toy de 5 marchas no brutus, não é?

Esse câmbio de 5 coube entre o chassis do engesa? Fez alguma adaptação?

Como ficou o desempenho do powertrain?

JUNINHO_BITTENCOURT
10/03/2009, 07:06
JUninho,

Você usa motor 14b com câmbio toy de 5 marchas no brutus, não é?

Esse câmbio de 5 coube entre o chassis do engesa? Fez alguma adaptação?

Como ficou o desempenho do powertrain?

Bom dia Caveso, isso mesmo, motor, caixa, t-case e eixos tudo de toy 2001.

o câmbio coube sim, parece original no carro :-D, quanto a adaptações, aparentemente somento os suportes para parafusar a caixa, mas vou falar com meu mecânico e ver se teve algo mais (pois foi adaptado quando era do antigo dono).

O desempenho ficou ótimo, agora com turbo e intercooler mesmo, ficou um automóvel, tão bom de andar que virou meu carro do dia-a-dia.

Logo vou postar as fotos dos up-grades.

Abração Caveso.

* to apaixonado pela frente do teu engesa. hehe.

CAVESO
10/03/2009, 15:09
* to apaixonado pela frente do teu engesa. hehe.

E eu pelo powertrain do seu...

Quer trocar? rssss

fugger
10/03/2009, 19:14
Juninho

Parece que vc trabalha com peças de motores de arranque (dentre outras coisas..), estou certo?

Cara, por causa do CA estou precisando de um motor de arranque de opala... Como tenho sobrando um de C20 pensei em converte-lo trocando apenas o mancal dianteiro, já que medidas "a olho" as demais peças são muito parecidas...

Vc por acaso não teria um catalogo com as medidas destas peças?

[]´s agradecidos e pedindo desculpas pelo off topic

Kim
10/03/2009, 19:29
Eu tenho o do opala, totalmente revisado, pois iria usa-lo.

Vou procurar nos anuncios, retirara a poeira do "www"...

JUNINHO_BITTENCOURT
11/03/2009, 08:05
Juninho

Parece que vc trabalha com peças de motores de arranque (dentre outras coisas..), estou certo?

Cara, por causa do CA estou precisando de um motor de arranque de opala... Como tenho sobrando um de C20 pensei em converte-lo trocando apenas o mancal dianteiro, já que medidas "a olho" as demais peças são muito parecidas...

Vc por acaso não teria um catalogo com as medidas destas peças?

[]´s agradecidos e pedindo desculpas pelo off topic

Isso Fugger, fabricamos componentes para motores de partida e alternadores ( porta escovas, polias, planetárias, garfos, etc).

Me passe o numero do motor de partida e a marca (Se é Bosch, Delco, Valeo, etc) e vou verificar para voce.

Abração

JUNINHO_BITTENCOURT
11/03/2009, 08:26
E eu pelo powertrain do seu...

Quer trocar? rssss

Hehe, dependendo da volta, ja depeno o jipe.
Abração

CAVESO
11/03/2009, 10:34
Hehe, dependendo da volta, ja depeno o jipe.
Abração

Podemos ver quanto você me volta.....

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abração!!

fugger
11/03/2009, 11:31
Me passe o numero do motor de partida e a marca (Se é Bosch, Delco, Valeo, etc) e vou verificar para voce.

Putz, o numero eu não sei... Mas a marca é Delco, o modelo utilizado nas Silverado e C20 com 4.1 mpfi (ano 96).

[]´s agradecidos

JUNINHO_BITTENCOURT
22/04/2009, 12:34
Atualizando:

Upgrades:

- Capa de estepe personalizada ENGESA Brasil.
- Suporte de estepe basculante com estepe no centro.
- Geladeira/freezer/aquecedor/console central black&decker 9 litros.
- Gps Garmin Nuvi 200w.
- Sensor de estacionamento (após subir o capu de um celta dando a ré achei um bom investimento, kkk).

Pensando num par de bloqueios macrotorque a cabo :pensativo:.

Camilo JR
22/04/2009, 12:45
Juninho... cara...tenho q falar com vc... te fazer um convite.. hahaha... mas perdi teu contato.... da um toke ou manda um msg ai pra mim... 99284555... valewwww

tais no brasil ja né ???

abraços

JUNINHO_BITTENCOURT
22/04/2009, 12:58
Alguem teria fotos de engesa com alargadores de paralamas mais largos que o original?
Fui parado pela polícia e implicaram.

Puliça - :stop: . O motivo da abordagem são os pneus :evil:
(Olhando para os beadlocks e nitidamente percebia ele pensando - Que porra que é isso?)
Eu - O que que tem? é muito grande?:pensativo: ( com cara de tolo)
Puliça - Não, ele excede a estrutura do carro. :mad:
Eu - Como assim? :pensativo: ( com cara de mais ignorante ainda).
Puliça - Ele fica para fora dos paralamas.:mad:
Eu - A sim, eu mandei fazer de fibra mais largos, mas atrazou e não me entregaram, é uma porcaria isso, suja o jipe todo e acho feio os pneus pra fora. :)
Puliça - Vou ter que autuar xxx Ufirs, retenção do veículo e tu te fodeu (resumindo). Olhando para o jipe.
Puliça - Esse é nacional? ta transfeiro no diesel?
Eu- É sim, é um Engesa, a firma quebrou, a agrale comprou o projeto e ta fabricando, virou Marruá.
Puliça - Concorre com o troller então?
Eu - Sim, mas ta muito caro, Cento e tantos mil, o exército comprou alguns lotes, mas uso civil não vi ainda.
Puliça - Certo, vai embora vai.

Ou ele ficou com pena da minha ingenuidade, ou vio que não molharia a mão. hahaha.

Enquanto isso o outro puliça batia fotos do engesa. haha.

CAVESO
22/04/2009, 13:10
Juninho,

Na útima página do tópico do meu yellow (clique no link de minha assinatura) tem foto dele com alargador de 10 cm...

Dê uma olhada.....

CAVESO
22/04/2009, 13:14
Juninho,

Dúvidas:

Essa capa mandou fazer? Quanto e onde?
O console hi-tec? quanto e onde?

Parabéns pelos belissimos upgrades e pelo sucesso com os puliça.... :mrgreen:

Alexandre Souto
22/04/2009, 13:21
Alguem teria fotos de engesa com alargadores de paralamas mais largos que o original?
Fui parado pela polícia e implicaram.

Puliça - :stop: . O motivo da abordagem são os pneus :evil:
(Olhando para os beadlocks e nitidamente percebia ele pensando - Que porra que é isso?)
Eu - O que que tem? é muito grande?:pensativo: ( com cara de tolo)
Puliça - Não, ele excede a estrutura do carro. :mad:
Eu - Como assim? :pensativo: ( com cara de mais ignorante ainda).
Puliça - Ele fica para fora dos paralamas.:mad:
Eu - A sim, eu mandei fazer de fibra mais largos, mas atrazou e não me entregaram, é uma porcaria isso, suja o jipe todo e acho feio os pneus pra fora. :)
Puliça - Vou ter que autuar xxx Ufirs, retenção do veículo e tu te fodeu (resumindo). Olhando para o jipe.
Puliça - Esse é nacional? ta transfeiro no diesel?
Eu- É sim, é um Engesa, a firma quebrou, a agrale comprou o projeto e ta fabricando, virou Marruá.
Puliça - Concorre com o troller então?
Eu - Sim, mas ta muito caro, Cento e tantos mil, o exército comprou alguns lotes, mas uso civil não vi ainda.
Puliça - Certo, vai embora vai.

Ou ele ficou com pena da minha ingenuidade, ou vio que não molharia a mão. hahaha.

Enquanto isso o outro puliça batia fotos do engesa. haha.

Meu caro Jr., é esta reacao que espero dos zomi da lei qndo me ver com a Rural, pq se eles procurarem...... VAO achar.....!!!!! e nao vai ser pouca coisa ki vao achar nao, eh MUUUita!!!!!

hauhauhahuahuaa.....

boa sorte com os proximos!!!!!

AHHHHHHHHH e o ENGESÃO ta fino D+!!!!!! Pagabens!!!!

[]'s meu veiio!!!!

JUNINHO_BITTENCOURT
23/04/2009, 07:01
Juninho,

Dúvidas:

Essa capa mandou fazer? Quanto e onde?
O console hi-tec? quanto e onde?

Parabéns pelos belissimos upgrades e pelo sucesso com os puliça.... :mrgreen:

Valeu meu amigo, gostei do alargador. Onde consigo compra-los? quanto?

Quanto a capa de estepe:
Mandei fazer sim, sob medida para o estepe 35x12,5.
http://www.autopro.com.br/ (http://www.autopro.com.br/) O preço saio salgado, R$ 170,00 + envio.

Quanto a mini geladeira/console: ganhei de presente da minha noiva.
Mas ela comprou na Loja Havan aqui de Brusque, mas encontra-se facíl.
http://www.havan.com.br/havan/product.asp?template_id=64&partner_id=174&tu=b2c&dept_id=59&pf_id=885911019422&catalogo=N (http://www.havan.com.br/havan/product.asp?template_id=64&partner_id=174&tu=b2c&dept_id=59&pf_id=885911019422&catalogo=N)

- Sistema Termo-Elétrico
- Detecta a temperatura do ambiente externo e se regula automaticamente para manter ótima temperatura interna
- Resfria e Aquece até 26,7°C acima ou abaixo da temperatura ambiente
- Compartimento para Congelar
- Protetor de Bateria - Se desliga quando a carga esta baixa
- Design Compacto - Fácil acesso. Cabe entre o console e o assoalho
- Cabo de alimentação de 2 Metros

* Da pra levar ate marmita pra trilha.

Valeu, fico no aguardo dos alargadores. Abração.

JUNINHO_BITTENCOURT
23/04/2009, 07:03
Putz, o numero eu não sei... Mas a marca é Delco, o modelo utilizado nas Silverado e C20 com 4.1 mpfi (ano 96).

[]´s agradecidos

Fugger, me desculpe, estive viajando um tempo e esqueci de responder.
Por aplicação do veículo não consegui encontrar esta partida na Delco, se conseguires o numero da partida vai ser mais facil. Abração.

JUNINHO_BITTENCOURT
23/04/2009, 07:06
Juninho... cara...tenho q falar com vc... te fazer um convite.. hahaha... mas perdi teu contato.... da um toke ou manda um msg ai pra mim... 99284555... valewwww

tais no brasil ja né ???

abraços

O galo, beleza? Te mandei MP e depois te liguei, mas teu celular não chamava.
Hoje tento te ligar novamente, abração.

JUNINHO_BITTENCOURT
23/04/2009, 07:10
Meu caro Jr., é esta reacao que espero dos zomi da lei qndo me ver com a Rural, pq se eles procurarem...... VAO achar.....!!!!! e nao vai ser pouca coisa ki vao achar nao, eh MUUUita!!!!!

hauhauhahuahuaa.....

boa sorte com os proximos!!!!!

AHHHHHHHHH e o ENGESÃO ta fino D+!!!!!! Pagabens!!!!

[]'s meu veiio!!!!

Haha, é isso ai. o importante é incomodar. haha.

Nunca tinham me parado de jipe, isso que dirigo desde os 11 anos de idade sozinho. Dentro da cidade a polícia faz vista grossa para jeeps, que não encomodam e sempre andam com cautela pelas ruas.
Mas como fui parado pelos rodoviários saindo da BR-101, a coisa muda de figura.

Abraço.

CAVESO
23/04/2009, 14:40
Juninho,

Esses alargadores eu comprei junto com a capota de fibra do fernando filoni (tabatinga capotas), mas o Igor da rota também os vende. Quem tiver preço melhor pode pegar que é do mesmo fabricante.

Tô procurando o fone do Fernando aqui mas não consigo achar a nota fiscal. Ele é filho do dono da Agromotor (é só ligar lá que eles te passam o fone).

Quer uma outra dica? O marcel (Mkrawler) está fabricando alargadores no modelo bushwaker de 4"......ele disse que deve servir no engesa, fazendo algumas adaptações...converse com ele!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55095

Valeu pelas informações!

Sua noiva tem irmã? :mrgreen:

JUNINHO_BITTENCOURT
23/04/2009, 16:57
Juninho,

Esses alargadores eu comprei junto com a capota de fibra do fernando filoni (tabatinga capotas), mas o Igor da rota também os vende. Quem tiver preço melhor pode pegar que é do mesmo fabricante.

Tô procurando o fone do Fernando aqui mas não consigo achar a nota fiscal. Ele é filho do dono da Agromotor (é só ligar lá que eles te passam o fone).

Quer uma outra dica? O marcel (Mkrawler) está fabricando alargadores no modelo bushwaker de 4"......ele disse que deve servir no engesa, fazendo algumas adaptações...converse com ele!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55095 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55095)

Valeu pelas informações!

Sua noiva tem irmã? :mrgreen:

Valeu por mais uma ajuda Caveso. Vou entrar em contato com eles para consultar sobre os alargadores.
Medi hoje os paralamas e para tampar os 38'', prescisaria de 18cm de alargador, mas eu não vou por isso jamais, ficariam 4 mesas ao redor do jipe.

Quanto aos bushwaker 4'', ja vi, são os alargadores mais bonitos do mercado, mas não sei como ficaria no Engesa, se ''casaria'' perfeitamente com os paralamas.

Somente irmão, como nunca vi jipeiro viado, considero descartado. haha.

Abração.

ArthurC
25/04/2009, 20:56
Juninho, parabéns pelo Engesão! Ainda vou ter um! Gosto muito deste jipe..

Ah, e como ficou a relação com esses pneus? Trocou C&P? Pelo que li o conjunto é todo de Toy Band (motor, eixos, cx, t-case..)

Abs

fugger
25/04/2009, 22:06
Fugger, me desculpe, estive viajando um tempo e esqueci de responder.
Por aplicação do veículo não consegui encontrar esta partida na Delco, se conseguires o numero da partida vai ser mais facil. Abração.

Sem pobremas!!!

Vai expor algum dos possantes na fenajeep este ano?

[]´s

JUNINHO_BITTENCOURT
08/05/2009, 13:00
Sem pobremas!!!

Vai expor algum dos possantes na fenajeep este ano?

[]´s

É bem provável que o engesa fique dentro do pavilhão.:concordo:.

Abraço

JUNINHO_BITTENCOURT
14/05/2009, 07:10
''Brutus'' na 4x4&cia em Junho :-D.

Também estará no stand da revista aqui na Fenajeep.

:concordo:

FernandoPedro
14/05/2009, 08:12
Parabéns Juninho,

Realmente o Engesão está show de bola.

Abs.

Elmer_Jeep
14/05/2009, 09:24

Parabéns Juninho, virou sócio da 4x4&cia ? :lol:

abração

JUNINHO_BITTENCOURT
14/05/2009, 11:21
Valeu, brigadão.
O pessoal da revista é muito bacana, todo ano estão aqui em Brusque.

Elmer não vens pra Fenajeep? www.voeazul.com.br (http://www.voeazul.com.br) :mrgreen:.

Abraço

Alexandre Souto
14/05/2009, 12:19

Muito bom JR., parabens por ter esta oportunidade e pelo proprio GESÃO!!!! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Esta edicao quero adquirir!!!! :concordo:

Abraco e tudo de bom!!!!

CAVESO
14/05/2009, 13:28
Esse merece ser capa até da Playboy!!!!!!!! :mrgreen:

Parabéns juninho! :palmas:

JUNINHO_BITTENCOURT
14/05/2009, 13:56
Esse merece ser capa até da Playboy!!!!!!!! :mrgreen:

Parabéns juninho! :palmas:

hahahahahah.
Mas o ensaio foi bem sensual, ele arreganhado em cima de pedras dentro de um rio, ao estilo ''garota do fantástico''. :mrgreen::mrgreen:.

Ralado/SP
14/05/2009, 17:26
Caveso,

gostei do esquema dos faróis do seu engesa... mostre mais fotos e escreva como fazer ou onde adquirir.

Abraçones

RALADO

PS: Júnior desculpe usar o espaço pra tirar a dúvida com o Caveso e PARABÉNS PELA VIATURA... Tenho um engesa bem parecido com o seu tecnicamente, mais eu uso motor 6cc gasolina e pneus menores ( 35') - nunca pensei que falaria que meus pneus são pequenos - rsrsrssrrsrsrssr

JUNINHO_BITTENCOURT
15/05/2009, 07:09
Caveso,

gostei do esquema dos faróis do seu engesa... mostre mais fotos e escreva como fazer ou onde adquirir.

Abraçones

RALADO

PS: Júnior desculpe usar o espaço pra tirar a dúvida com o Caveso e PARABÉNS PELA VIATURA... Tenho um engesa bem parecido com o seu tecnicamente, mais eu uso motor 6cc gasolina e pneus menores ( 35') - nunca pensei que falaria que meus pneus são pequenos - rsrsrssrrsrsrssr

Fala Ralado, beleza?
Sinta-se em casa, hehe. Eu lembro que tinhas ja comentado aqui que teriamos os engesas parecidos, poste uma foto aqui do seu :concordo:.

Quanto a frente do Caveso, eu ja a invejei também :mrgreen:, também o questionei sobre isso, ja adianto que é uma frente de marruá.

Abração.

CAVESO
15/05/2009, 13:33
Juninho e Ralado,

A frente eu comprei original do Marruá em revenda.

Fui o pioneiro (acho que o Alvaro aqui do fórum também o fez) devido à maluquice em teimar com a galera que marruá e engesa seriam da mesma largura.

No meu que é fase II (frente inteiriça) foi tranquila a adaptação, apenas furando e soldando porcas e fazendo suportes para os farois.

Vou tirar fotos e posto aqui depois.

Qualquer dúvida é só gritar!

JUNINHO_BITTENCOURT
04/06/2009, 13:09
:-D:-D:razz::dance::razz::grin::D

Alexandre Souto
04/06/2009, 13:54
:-D:-D:razz::dance::razz::grin::D

:palmas: :palmas: :palmas:

Isso ai Juninho!!!!!

Mas faltou o nome na capa, "BRUTUS" bem grande!!!!

Mas muito bom, vo correr atraz da minha edição...

[]'s e tudibao!!!

Elmer_Jeep
04/06/2009, 15:04
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=174664&d=1244131664

Muito bom, parabéns mais uma vez Juninho!

[]'s

CAVESO
04/06/2009, 16:38
KCT!!!!!!!!!!!!! Vou na banca todos os dias e nada dessa revista chegar!

Haja tarja preta!

O jipe é perfeito, mas permita uma critica à revista: poderiam ter mandado: "Um engesa Brutus" no lugar de "A eterna robustez do jipe engesa".

Mas isso é detalhe perto do conteúdo do Brutus!

:pamlas: :palmas:

JUNINHO_BITTENCOURT
05/06/2009, 12:20
Valeu pessoal.

Realmente sempre tem algo que possa ser melhorado, mas gostei muito da matéria, tem bastante fotos e cita o forum 4x4brasil como fonte de informações.

:concordo:.

FernandoPedro
09/06/2009, 08:43
Opa Juninho, tudo beleza?

A minha revista tá na mão... Parabéns pela matéria, ficou show de bola mesmo, todos os detalhes da transformação do BRUTUS foram muito bem explicados.

Quero um autógrafo do BRUTUS na minha edição.

Abs.

JUNINHO_BITTENCOURT
09/06/2009, 12:53
Valeu Amigo, tb gostei da matéria.

Abraço.

Loiro
09/06/2009, 20:00
Parabéns!! :palmas:
So falta o vermelho agora em!
Hoje lembrei de você ao ver Engesa's e Camper's de Sampa.
Nunca tinha visto uns 38" ao vivo e incrivel como se encaixam bem no Engesa.
Novamente parabéns. Capa não é para qualquer um...
[]´s

JUNINHO_BITTENCOURT
10/06/2009, 07:08
Valeu Loiro, obrigado cara.
Realmente pneus 37 e 38 deveriam ser originais em engesa, na minha opinião não fica grande nele, mas sim proporcional para o tamanho do veículo.
Abração.

JUNINHO_BITTENCOURT
10/08/2009, 21:47
O Engesa vem me surpreendendo na trilha, por sempre ter andando de willys que é mais leve, eu sempre fui um pouco ''preconceituoso'' :mrgreen: a jipes diesel e pesados na trilha, para minha surpresa o Engesa esta mudando minha opinião. hehe.
Semana que vem estarei instalando um bloqueio Ensimec Full Lock no eixo dianteiro, e em breve se Deus quiser um macrotorque a cabo no eixo traseiro.

Quanto mais uso guincho elétrico :cry:, mais eu o odeio.
Mesmo totalmente revisado o Warn 8000lbs não tem dado conta do Engesa.
A longo prazo ele irá para a traseira e partirei para um mecanico ou hidraulico na dianteira.

Atrasado, :putz:mas para arquivar no tópico, seguem as páginas da matéria da 4x4ecia julho 2009, seção Jipe do Leitor e uma foto durante e outra pós trilha.

Kim
10/08/2009, 21:59
Opa grande JUNINHO_BITTENCOURT!

Warn 8000lbs!!!!!:shock:

Para o seu engesa?????:parede: :parede:

Tem que ser 12.000lbs no mínimo!!!!!

Não desconsiderando, mais 8.000lbs é para Niva e similares.

Mudando...

Todo dia olho a revista, parabéns!!:concordo:

Abraços.

Kim.

Elmer_Jeep
10/08/2009, 23:30
Semana que vem estarei instalando um bloqueio Ensimec Full Lock no eixo dianteiro, e em breve se Deus quiser um macrotorque a cabo no eixo traseiro.

Juninho, coloca o Full Lock na trazeira e deixa o macrotorque pra dianteira. :concordo:

Não sei se vc já andou em alguma viatura com 100% nos dois eixos, em 4x4L fica muito ruim de manobrar, daí com o selecionável na dianteira vc tem a opção de desativá-lo pra facilitar as manobras(esterçamento) em determinadas situações do off road, e com o full lock na frente só faz desligando a tração ou desacoplando a roda-livre.

E quanto ao guincho aproveita que vc tem tcase band e instala um mecanico, sinceramente cara, ainda não vi um eletrico prestar, por mais cuidado que seja tanto no uso quanto na manutenção não me inspira confiança.

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
11/08/2009, 08:57
Opa grande JUNINHO_BITTENCOURT!

Warn 8000lbs!!!!!:shock:

Para o seu engesa?????:parede: :parede:

Tem que ser 12.000lbs no mínimo!!!!!

Não desconsiderando, mais 8.000lbs é para Niva e similares.

Mudando...

Todo dia olho a revista, parabéns!!:concordo:

Abraços.

Kim.

Fala Kim. Como o guincho veio junto do Engesa quando comprei, ainda esta lá. Mas realmente ele ''apanha'' para tirar o Engesa dos enroscos, procuro aliviar um pouco dando umas bombadas no acelerador dentro do atoleiro, ai ele vai legal.
Mas na ultima trilha cai dentro de uma erosão e trancou o eixo dianteiro, o bixinho quase a apagava e não movia o brutus.

Estou acompanhando a montagem do seu, pelo seu capricho e conhecimento, não tenho dúvidas que ficará uma ótima viatura.

Abraço

JUNINHO_BITTENCOURT
11/08/2009, 09:06
Juninho, coloca o Full Lock na trazeira e deixa o macrotorque pra dianteira. :concordo:

Não sei se vc já andou em alguma viatura com 100% nos dois eixos, em 4x4L fica muito ruim de manobrar, daí com o selecionável na dianteira vc tem a opção de desativá-lo pra facilitar as manobras(esterçamento) em determinadas situações do off road, e com o full lock na frente só faz desligando a tração ou desacoplando a roda-livre.

E quanto ao guincho aproveita que vc tem tcase band e instala um mecanico, sinceramente cara, ainda não vi um eletrico prestar, por mais cuidado que seja tanto no uso quanto na manutenção não me inspira confiança.

[]'s

Elmer, eu pensei muito a respeito disso,:pensativo: em qual bloqueio por em qual eixo.

Como uso muito em onroad (dia-a-dia) pensei em colocar desta forma para que quando desligado o bloqueio traseiro e a roda livre, os diferenciais estariam livres, continuando um veículo original e ótimo para dirigir.
Full lock apesar de ser um ótimo bloqueio, para andar na estrada é brabo. Além do uso dia-a-dia, estou fazendo alguns passeios longos com ele (700, 800 km) e um bloqueio destravando e dando aquela ''patada'' não é muito confortável. hehe. Vejo isso pelo meu cj3b.

Infelizmente terei que sacrificar um para beneficiar outro, :cry: vendo de uma forma holística, mesmo sabendo que ficara ''quadrado'' no offroad(tendo que desligar a rodalivre em certas situações) será mais vantajoso de uma forma geral para meu uso.

* Porém nada impede de eu testar, achar que ficou uma porcaria e mudar seguindo sua dica.:concordo:

Valeu pela atenção e por sempre contribuir bem.

Kim
11/08/2009, 23:27
Opa JUNINHO!

Muito obrigado pelo acompanhamento da montagem!

Sobre os bloqueios.
Sempre achei que o selecionável deveria ser no eixo traseiro e o full na dianteira, mais esses dia tive uma explicação que me convenceu, e não foi preciso muita saliva.

É o seguinte, na dianteira tem que ser selecionável, pois numa estrada de terra, com chuva, se a tração estiver ligada, você simplesmente não faz a curva, vira a direção, mais não faz a curva, como não há diferença nas rotações dos pneus, o veículo vai reto!

Então há necessidade de desligar o bloqueio dianteiro.

Vai pelo conselho do Elmer!

Abraços.

Kim.

CAVESO
11/08/2009, 23:58
Por que não dois selecionáveis? :pensativo:

JUNINHO_BITTENCOURT
12/08/2009, 13:04
Opa JUNINHO!

Muito obrigado pelo acompanhamento da montagem!

Sobre os bloqueios.
Sempre achei que o selecionável deveria ser no eixo traseiro e o full na dianteira, mais esses dia tive uma explicação que me convenceu, e não foi preciso muita saliva.

É o seguinte, na dianteira tem que ser selecionável, pois numa estrada de terra, com chuva, se a tração estiver ligada, você simplesmente não faz a curva, vira a direção, mais não faz a curva, como não há diferença nas rotações dos pneus, o veículo vai reto!

Então há necessidade de desligar o bloqueio dianteiro.

Vai pelo conselho do Elmer!

Abraços.

Kim.

Boa tarde Kim, divido tua opnião, ja andei com carro com full lock nos dois eixos e fica bem quadrado.
No caso de estradas de terra, não haveria necessidade de estar 4x4L.
Sendo assim estarei me monitorando para sempre que sair da trilha (uso de 4x4L necessário) desligar as roda-livres e liberar o diferencial.

CAVESO, peguei o full lock do meu mecanico a base de troca, não teria como negar.

Semana que vem estará no eixo e no próximo dia 05 farei uma trilha para testar, vamos ver.:concordo:

Valeu pela ajuda pessoal.

Lucas Nassif
12/08/2009, 13:05
Por que não dois selecionáveis? :pensativo:

X2!!

Uma sugestão: Vende o Full lock e compra outro selecionável!! :mrgreen:

Não vai se arrepender! :concordo:

JUNINHO_BITTENCOURT
19/10/2009, 15:35
No ultimo sábado dia 10 de Outubro, finalmente testei o BRUTUS com o full-lock numa trilha pauleira. Trilha da Raiz em São João Batista - SC, com suas incríveis 43 passagens dentro de um unico rio/ribeirao em que a trilha vai contornando.
100 jeeps largaram e menos de 40 concluiram as 2 trilhas (abandoram na 1 trilha), largamos as 9:00 hrs da manhã e saimos as 19:00, o segundo grupo que largou as 10:00 hrs madrugaram na trilha.

Voltando ao Engesa, o resultado foi ótimo, mudou completamente o desempenho em erosões, não vejo a hora de instalar no eixo traseiro.

Andei com 5 lbs nos pneus traseiros e 6lbs nos dianteiros desde a largada, andando 6 km de deslocamento em asfalto a 60km/hora (O carcaça forte :mrgreen:)
Na trilha os Creepy mais uma vez me surpreenderem pelo desempenho na lama e em subidas fortes e lisas (comum por aqui), com esta baixa calibragem parecem pneus feitos para a lama, e estão sempre limpos.

Tive um pouco de trabalho para manobrar em terreno mais seco (100% + pneu baixo), porém nada que algumas manobras não resolvesem.

Os unicos problemas foram um pequeno corte num pneu dianteiro por patinar em pedras (mas que não afetou a carcaça) e TODOS :shock: os alargadores de paralama arrancados e quebrados :(. (trilha aberta por CJs ai me ferrei, entalei em vários lugares).

No mais foi bem, e no próximo sábado trilha novamente.

[]s

JUNINHO_BITTENCOURT
19/10/2009, 16:04
Ja se preparando para a expedição que faremos para o Chuí e Uruguai no final do ano ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62083 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62083) ) fiz um bagageiro cama-de-sogra para levar o hi-lift, caixa de ferramentas, malas, etc.

Agora diminui o volume de bugigangas rolando dentro do jipe. :mrgreen:

[]

szovaro
20/10/2009, 00:28
He,He,He

Eu já vi esta cena.....eu cortei minhas rodas, gostei muito do resultado, antes com as tala 10" o meu engesa estava com 202cm pelos lados externos dos penus agora estou com 190cm, ainda não fiz trilha com as rodas modificadas mas acho que vou ter resultado.

Parabéns seu engesa tá cada vez mais bonito.

Abraço

Sergio

JUNINHO_BITTENCOURT
20/10/2009, 12:47
He,He,He

Eu já vi esta cena.....eu cortei minhas rodas, gostei muito do resultado, antes com as tala 10" o meu engesa estava com 202cm pelos lados externos dos penus agora estou com 190cm, ainda não fiz trilha com as rodas modificadas mas acho que vou ter resultado.

Parabéns seu engesa tá cada vez mais bonito.

Abraço

Sergio

Sergio espero não ter que fazer o mesmo. hehe.

[] e de saco cheio de trabalhar com fibra de vidro remendando os alargadores.:mrgreen:

CAVESO
20/10/2009, 13:39
E ainda bem que vc não colocou alargadores mais largos....rssss

Troller99
20/10/2009, 14:05
Vai de bloqueios Kaiser, são os unicos que fazem curvas e bloqueiam 100%, tenho uma Cherokee Sport e tenho na dianteira e traseira, funcionam muito...muito mesmo....abs

JUNINHO_BITTENCOURT
20/10/2009, 16:56
E ainda bem que vc não colocou alargadores mais largos....rssss

:stop::stop::stop:

[] com alargadores modelo bushwacker 15cm em casa, sendo cortados para acompanhar as paralamas do Engesa :mrgreen:.

Mas esses serão so para ir no shoping, comprei para tampar os pneus e fazer a expedição pro Uruguay dentro da lei.

Abraços.

CAVESO
20/10/2009, 17:54
Juninho,

Esses Bushs são aqueles do marcel?

Assim que colocá-los, poste fotos pra gente ver como ficou.

As molas que você está usando são aquelas da rota? Sabe as medidas delas?

Abração

JUNINHO_BITTENCOURT
21/10/2009, 07:40
Vai de bloqueios Kaiser, são os unicos que fazem curvas e bloqueiam 100%, tenho uma Cherokee Sport e tenho na dianteira e traseira, funcionam muito...muito mesmo....abs

Olá amigo, obrigado pela dica.
So ouço falar bem do Kaiser no uso on-road, inclussive comprei um para usar na dianteira do meu CJ5 que esta em construção.
Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
21/10/2009, 07:57
Juninho,

Esses Bushs são aqueles do marcel?

Assim que colocá-los, poste fotos pra gente ver como ficou.

As molas que você está usando são aquelas da rota? Sabe as medidas delas?

Abração

Caveso, eu quis colocar os do Marcel, principalmente devido ao material fabricado, porém conferi as medidas no Engesa e infelizmente não batiam.
Então como teria que fazer uma gambiarra, peguei com o Rodrigo (Garra 4x4) 04 alargadores DIANTEIROS em fibra (Fiber4x4) também modelo bushwacker. Pela facilidade em emendar em casa com manta e resina.

Para colocar no Engesa diminui 18cm os traseiros e 7 cm os dianteiros, vão ficar na perfeitos com o desenho do paralama.

So vou usa-los nos Jipe na estrada e nas viagens longas. Quando for pra trilha coloco os originais, caso contrário eu os perderei em algum barranco ou árvore logo na primeira trilha.

Até semana que vem creio que termino a remendação, pinto as peças, instalo e posto as fotos. :concordo:

Abraço.

Marisco Off Road
03/11/2009, 16:15
Juninho,

Parabéns cara, tudo de bom pra vc!!!

Abs,

JUNINHO_BITTENCOURT
03/11/2009, 16:56
Juninho,

Parabéns cara, tudo de bom pra vc!!!

Abs,

Marilson, muito obrigado, igualmente pra vc.

Abraço.

CAVESO
03/11/2009, 18:05
É niver?????

Se for: parabéns Juninho!

Muito dinheiro, tempo e saúde para curtir seus três jipões!

Se não for continuo desejando o mesmo...rsss

Abração

Loiro
03/11/2009, 20:13
Parabéns!
Te espero no final do ano...
[]´s

Kim
03/11/2009, 20:48
Opa!
Parabéns pela data.

JUNINHO_BITTENCOURT
04/11/2009, 07:14
É niver?????

Se for: parabéns Juninho!

Muito dinheiro, tempo e saúde para curtir seus três jipões!

Se não for continuo desejando o mesmo...rsss

Abração

É isso ai meu amigo, muito obrigado pela saudação.

Na verdade são 2 e 1/2, ja que o CJ5 tem peças no mecanico, em casa, áqui a fábrica, hehe. Ano que vem ponho a rodar.

[]s 2.2 Turbo Intercooler.

JUNINHO_BITTENCOURT
04/11/2009, 07:36
Parabéns!
Te espero no final do ano...
[]´s

Loiro obrigado.
O pessoal aqui de Joinville fizeram o trajeto Torres - Chuí pela praia na semana passada, foram todos de Willys, rodando desde Joinville.
Dia 26/12 partimos.
Abraço e ate lá.

JUNINHO_BITTENCOURT
04/11/2009, 07:38
Opa!
Parabéns pela data.

Valeu Kim, obrigado. :concordo:

NayCordeiro
13/11/2009, 14:25
Ja passei o serrote nas rodas.
A próximo etapa será calandrar uma chapa com a espessura da roda e transformar de 7'' para 12'' de largura.

Juninho, qual é a espessura chapa utilizada para o alagarmento? Levando em conta q deve haver uma redução nos custos, é mais viavel alargar ou comprar as 15x10??

Abraço

JUNINHO_BITTENCOURT
13/11/2009, 14:44
Juninho, qual é a espessura chapa utilizada para o alagarmento? Levando em conta q deve haver uma redução nos custos, é mais viavel alargar ou comprar as 15x10??

Abraço

É a mesma espessura da chapa da roda :mrgreen:, agora qual é esta espessura não lembro mais:parede::sad:.

Nay compre pronto uma roda usada e não repita meu feito.

Quando cortei as rodas, a intenção seria fazer rodas especiais 15x12'', porém no meio do caminho resolvi colocar beadlock e antes de soldar diminui para 15x10''.

Calandrar o anel é barato, o problema é a união.
Fiz um gabarito para que anel calandrado ficasse 100% alinhado as extremidades da roda, isso ja deu um puta serviço.
Depois do serviço da MIG, montei os pneus nas e rodas e 3 vazaram na emenda do anel calandrado.:parede:

Mesmo tendo M.O. e máquinário para fazer outras, a trabalheira é tanta que para o meu CJ5 que estou montando comprei um jg de rodas usadas 15x10 beadlock.

Mas se tiver paciência e equipamento disponível, meta o pau no anel que sai mais barato.

:mrgreen:.

NayCordeiro
13/11/2009, 14:59
Mas se tiver paciência e equipamento disponível, meta o pau no anel que sai mais barato.
:mrgreen:.

Juninho, vou continuar metendo o pau no anel por aqui.:palmas: so vou comprar as 15x10 ou x8. alargar o aro so se for dos outros!!!:D

Valeu

JUNINHO_BITTENCOURT
17/12/2009, 07:58
Nos dias 05 e 06 de Dez. ocorreu o nosso 2º acampamento na praia vermelha em Tijucas/SC.

Seguem fotos descendo para a praia.

JUNINHO_BITTENCOURT
17/12/2009, 08:06
Fotos ja na areia e da estrutura montada com quase 50 pessoas, que incluiu gerador de energia :-D.

CAVESO
17/12/2009, 10:22
"As melhores praias ficam depois dos piores caminhos" :mrgreen:

FernandoPedro
17/12/2009, 11:53
Juninho,
Toda vez que eu vejo o Brutus, eu tenho que pegar um babador!!! As fotos ficaram show de bola, e o passeio deve ter sido 10.
Abs.

JUNINHO_BITTENCOURT
18/12/2009, 21:50
"As melhores praias ficam depois dos piores caminhos" :mrgreen:

Verdade, a praia compensa o trabalho.
Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
18/12/2009, 21:56
Juninho,
Toda vez que eu vejo o Brutus, eu tenho que pegar um babador!!! As fotos ficaram show de bola, e o passeio deve ter sido 10.
Abs.

Hehe, valeu Fernando, esta praia é muito legal, tem um senhor que vive ai nesta praia isolada, numa casa de madeira, não há agua encanada (há cachoeira) nem energia elétrica, pesca o alimento e passa o dia cuidando deste terreno de frente pro mar que é de um americano. :shock:

MaGao
26/04/2010, 15:48
Juninho,

e o comportamento da caranga em relação aos rolamentos.. desgastes como que tá?

Tu usa caixa de direção de que carro? toy mesmo?

Abraços,

MaGao
26/04/2010, 15:54
Esqueci de perguntar.. ta estimado em quantos CV e torque teu motor?

Abraços,

JUNINHO_BITTENCOURT
11/05/2010, 21:17
Juninho,

e o comportamento da caranga em relação aos rolamentos.. desgastes como que tá?

Tu usa caixa de direção de que carro? toy mesmo?

Abraços,

Esqueci de perguntar.. ta estimado em quantos CV e torque teu motor?

Abraços,

Magao, foi mal, nao tinha visto seus questionamentos.:parede:

Os rolamentos havia os subistituido quando montei o carro, tudo primeira linha, e ate entao nao mechi em nada, nem tive problemas.

Sobre a repotencializacao, pelo que li e reli sobre 14B com a preparacao que fiz, seria estimado o aumentou de 30% a 35% com o turbo+intercooler.

Original / nova configuracao (considerando 35% de ganho)
Potência: 96 cavalos a 3.400 rpm - (130cv)

Torque: 24,4 kgf.m a 2.200 rpm - (32,9 kgf)

Em numero so o dinamometro pode falar, mas na pratica ficou um carro gostoso de dirigir.

MaGao
12/05/2010, 08:19
Magao, foi mal, nao tinha visto seus questionamentos.:parede:

Os rolamentos havia os subistituido quando montei o carro, tudo primeira linha, e ate entao nao mechi em nada, nem tive problemas.

Sobre a repotencializacao, pelo que li e reli sobre 14B com a preparacao que fiz, seria estimado o aumentou de 30% a 35% com o turbo+intercooler.

Original / nova configuracao (considerando 35% de ganho)
Potência: 96 cavalos a 3.400 rpm - (130cv)

Torque: 24,4 kgf.m a 2.200 rpm - (32,9 kgf)

Em numero so o dinamometro pode falar, mas na pratica ficou um carro gostoso de dirigir.

Vlw Juninho

Abraços,

LGP
12/05/2010, 15:03
Colega poderias me dizer como fazer pra ir até a praia vermelha em tijucas? é tranquilo acampar por lá? abs.

JUNINHO_BITTENCOURT
14/05/2010, 10:50
Colega poderias me dizer como fazer pra ir até a praia vermelha em tijucas? é tranquilo acampar por lá? abs.

Parceiro, vale a pena.
Partindo de Porto Belo naquela rótula do mercado São José (próximo do Porto das Aguás), na rótula não sigua a esquerda para ir para P.B. , dobre a esquerda (ao lado daquela estação de energia), vou vai estar seguido em direção a Tijucas (bairro Santa Luzia), ande uns 5, 6 km e vai avistar uma ponte, ali dobre a esquerda e sigua em frente.

A estrada é boa, somente a descida para a praia que é um pouco ruim, mas é so ajeitar, sempre que vamos la arruamos a descida, ao ponto de ate camionetes (L200, Ranger) descer. Agora se chover a coisa muda.

Vale a pena, se forem lá, levem uma cesta básica para o sr. Osnildo, ele é muito bacana e sempre fica feliz quando vamos la.

Abraço.

LGP
14/05/2010, 13:12
Parceiro, vale a pena.
Partindo de Porto Belo naquela rótula do mercado São José (próximo do Porto das Aguás), na rótula não sigua a esquerda para ir para P.B. , dobre a esquerda (ao lado daquela estação de energia), vou vai estar seguido em direção a Tijucas (bairro Santa Luzia), ande uns 5, 6 km e vai avistar uma ponte, ali dobre a esquerda e sigua em frente.

A estrada é boa, somente a descida para a praia que é um pouco ruim, mas é so ajeitar, sempre que vamos la arruamos a descida, ao ponto de ate camionetes (L200, Ranger) descer. Agora se chover a coisa muda.

Vale a pena, se forem lá, levem uma cesta básica para o sr. Osnildo, ele é muito bacana e sempre fica feliz quando vamos la.

Abraço.

Juninho, muito obrigado farei isso sim!
abs

JUNINHO_BITTENCOURT
14/05/2010, 21:16
Legal, vao em uma turma ai de BNU? Quem sabe depois da Fenajeep podemos juntar as turmas e ir la.
ABraco

Pexe
05/07/2010, 21:27
Juninho,
Parabens pelo engesao
Eu to colocando um 14b na minha f 75 e to curioso sobre a colocacao do teu intercooler.
Tem como postar uma foto do cofre?
E como ficou o desempenho do intercooler da Ranger?
Valeu

Pexe

JUNINHO_BITTENCOURT
07/07/2010, 13:28
Juninho,
Parabens pelo engesao
Eu to colocando um 14b na minha f 75 e to curioso sobre a colocacao do teu intercooler.
Tem como postar uma foto do cofre?
E como ficou o desempenho do intercooler da Ranger?
Valeu
Pexe

Fala Pexe, vai gostar do motor, com turbo+intercooler mesmo é um tesão para andar. Seguem fotos.
Alguns falaram que seria adequado, outros que seria pequeno para o 14b, mas esta lá funcionando muito bem, não vejo necessidade de alterar.

Abraço.

Pexe
07/07/2010, 14:21
Legal,
Valeu veio.
Outra duvida. Ce ta com uma APL 240. Eh 42/48?
Enche en quantos rpm mais ou menos?
Valeu

JUNINHO_BITTENCOURT
08/07/2010, 12:14
Legal,
Valeu veio.
Outra duvida. Ce ta com uma APL 240. Eh 42/48?
Enche en quantos rpm mais ou menos?
Valeu

É isso mesmo. :concordo:
Pexe ela da as caras entre 1.500 e 2.000 +ou-.
Na pratica: Em 1 marcha traçado e reduzido ela não enche muito, porque o jeep parece uma tobata de tão lento.
De segunda marcha fica muito um canhão, abre giro e a turbina enche bem. Pode seguir a receita que vai ser feliz :concordo:
Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
02/12/2010, 12:43
O tópico anda parado, porém o Jipe não. 1 a 2 trilhas todo mês.
Seguem algumas fotos do último sábado.

Trilha do Minela - Brusque.

JUNINHO_BITTENCOURT
02/12/2010, 12:45
:pipoca::pipoca::pipoca:

JUNINHO_BITTENCOURT
02/12/2010, 12:46
:concordo::)

JUNINHO_BITTENCOURT
02/12/2010, 12:47
:pipoca::pipoca:

JUNINHO_BITTENCOURT
02/12/2010, 12:47
:grin::grin:

JUNINHO_BITTENCOURT
02/12/2010, 12:50
Até a próxima.

Kim
02/12/2010, 19:19
JUNINHO!

Sempre belas fotos!

Sempre ótimas trilhas!!!

Dois jipes animais!!!!!

Marcelo R. A. da Cunha
09/12/2010, 14:33

Lindo Engesa!!!!!!

Vou ficar só :pipoca: !

O que diz sobre as molas? ainda são as que vieram no carro? Notou alguma diferença de comportamento nelas ou mudança de altura? Estou precisando mudar as molas do meu J e as configurações dessas da Rota me atendem, mas antes preciso da opinião de pessoas que já utilizam as mesmas a algum tempo.

Um abraço e parabéns pelo Brutus!
Marcelo

JUNINHO_BITTENCOURT
09/12/2010, 14:39
Fala Marcelo.

Comprei o Engesa com molas especiais para diesel porém da altura das originais. Logo que peguei o carro ja desmontei para monstrificar e as da Rota4x4 480mm entraram. Continuam firmes e fortes, são muito boas, a carga ficou bem equilibrada entre conforto e estabilidade.
Recomendo :concordo:

Abraço.

Marcelo R. A. da Cunha
09/12/2010, 14:48
Fala Marcelo.

Comprei o Engesa com molas especiais para diesel porém da altura das originais. Logo que peguei o carro ja desmontei para monstrificar e as da Rota4x4 480mm entraram. Continuam firmes e fortes, são muito boas, a carga ficou bem equilibrada entre conforto e estabilidade.
Recomendo :concordo:

Abraço.

Valeu Juninho. Vou precisar trocar as molas como tinha dito e pelo que vi essas vão (ter que)me atender bem, já que infelizmente no Brasil alguns 4x4 tem tratamento diferenciado pelos fabricantes de autopeças e fabricantes de molas que façam molas específicas para nossos 4x4 são coisa rara, mas chega de mimimi e vamos que vamos adaptando e modificando dentro do possível.

Grato pelas informações novamente.

Marcelo

JUNINHO_BITTENCOURT
11/08/2012, 20:05
Com o CJ5 em obras, o filhotão vai voltar as trilhas com grande estilo:

- Guincho 16.000 lbs (7.2 TON) com mais uma bateria no carro (2 baterias)
- Relacão Yukon 4.88
- Bloqueio dianteiro+compressor ARB
- Homocineticas Trail-Gear ''Better then stock''
- High Steer Trail-Gear
- Barras de direção parrudas com terminais de direção do caminhão MB 1113
- Mais um amortecedor de direção (de Dodge Ram 2500)
- Milhas Satuga 7.5''

Agora vai ficar ainda melhor, reduzidão, 100% no dois eixos e guincho proporcional....:twisted:

Léo_Babiski
11/08/2012, 20:38
Juninho, bela configuração. Estou para importar as yukon 9x44 para eixo de band. Você já instalou as suas? Um colega disse que precisava importar um anel espaçador para o pinhão.. gostaria de confirmar a informação. Se puder me passar o contato da onde você comprou, agradeço. Abs.

JUNINHO_BITTENCOURT
11/08/2012, 20:46
Léo, ainda não instalei nada não (chegam na semana que vem). Fala com o Marilson (Marisco Offroad), ele não me falou nada a respeito disso.

Marilson, na escuta?

Léo_Babiski
11/08/2012, 20:55
Valeu. Eu uso o HS da trail-gear com barras de direção e terminais de mb 608. Se os terminais de 1113 forem maiores talvez não de para usar nos furos originais do HS porque a distancia entre os furos é curta. Os do 608 quase não deu. O arb para esse eixo band é o rd142?

JUNINHO_BITTENCOURT
11/08/2012, 21:16
Leo o eixo da rotula dos 1113 tem maior diâmetro que o do 608 (uso no CJ5), agora o diametro do terminal eu nao conferir, chegando o HS vou conferir, se nao der mudo para 608 também, que sao muito bons, obrigado pelo detalhe Leo.

Tem fotos para postar aqui da sua direção?

É o RD142 sim.

CAVESO
11/08/2012, 23:48
Opa, o assunto me interessa.....

Vou usar terminais da 608 no eixo dianteiro de marruá que estou adaptando no engesa...

Quais medidas e especificações de tubo vocês são usar para fazer a barra?

Léo_Babiski
12/08/2012, 09:36
Carlos, usei as barras de direção e terminais do MB 608. O Roger Nunes aqui do forum que fez para mim. A única coisa que não gostei é que o HS é muito pequeno, a direção ficou um pouco pesada, em compensação o jipe esterça bastante. É tão curto que teve que fazer uma curva para a barra não pegar no diferencial (também inverti os cônicos e usei de cabeça para baixo).

CAVESO
12/08/2012, 14:08
Esqueci que vocês usam eixo de band que dá pra usar barras originais da band....

No meu caso terei que fabricar uma..rsss

JUNINHO_BITTENCOURT
12/08/2012, 19:18
Leo, valeu pelas fotos, uma pena nao terem mantido o comprimento original, provavelmente como prevêem uso extremo (pneus, etc) encurtaram para diminuir a alavanca.

Se manter os terminais por cima do hs, ainda assim tem necessidade de fazer a curva nela?
Agora me pegou, pois comprei uma barra de aço 1020 maciça para fazer o barramento de direção...Pelo jeito errei em tudo kkk..

Cavesso, as Barras da band n daria p alterar as roscas para 608, o diametro ė bem maior, so se fizer buchas, mas ja compensa fazer uma barrar nova.... Falando em terminais da Band, eles sao fraquíssimos, mais que do willys , já quebrei 2.

CAVESO
12/08/2012, 19:22
Pensei que os terminais da band fossem os mesmos da 608...

guilhermeabreu
12/08/2012, 20:46
Leo, valeu pelas fotos, uma pena nao terem mantido o comprimento original, provavelmente como prevêem uso extremo (pneus, etc) encurtaram para diminuir a alavanca.

Se manter os terminais por cima do hs, ainda assim tem necessidade de fazer a curva nela?
Agora me pegou, pois comprei uma barra de aço 1020 maciça para fazer o barramento de direção...Pelo jeito errei em tudo kkk..

Cavesso, as Barras da band n daria p alterar as roscas para 608, o diametro ė bem maior, so se fizer buchas, mas ja compensa fazer uma barrar nova.... Falando em terminais da Band, eles sao fraquíssimos, mais que do willys , já quebrei 2.

JUNINHO_BITTENCOURT

As barras de roda a roda não devem serem de ferro maciço pq ficaria rígida demais , e em caso de um esforço maior ela não envergaria e sim quebraria o munhão , logo ela deve funcionar como um fusível , segundo meu MECA/PROFESSOR/AMIGO ROGERIO NUNES .

Aconteceu comigo de a roda dianteira esquerda estar encostada numa coluna de concreto de uma base de uma obra e ao saír com o ENGESA ao virar a direção , a roda esquerda não pode virar pq estava escostada nesta base e a direita girou ENVERGANDO A BARRA DE RODA A RODA , se tivesse com uma barra rígida é provável que quebraria o munhão , daí fui numa rampa e usei uma alavanca e desenverguei e ficou tudo como dantes desempenada e fui embora .

JUNINHO_BITTENCOURT
12/08/2012, 21:54
Guilherme faz sentido ctz, mas já uso no CJ5 desta forma a 2 anos fazendo trilha pesada todo mês, e tudo 100%.

Sou fissurado nessa parte pois já passei por más momentos com o engesa, quebramos (eu e minha esposa) um terminal do Engesa, saltamos, batemos numa cerca, amassamos paralamas, isso numa expedição de 15 dias indo para o UY, foi a pior situação que já passei na vida, ja tombei 3 vezes, perdi freio andando, mas nada se compara com perder direcao é terrivel...se estivéssemos na estrada em alta velocidade nao estaríamos aqui.
Em trilhas já entortei a barra pitman/munhao e já quebramos outro terminal com a roda calçando em uma pedra.

Marisco Off Road
13/08/2012, 09:08
Juninho,

Não precisa anel espaçador nenhum, somente ajuste normal da coroa e pinhão, a menos que tenha algum problema de desgaste de carcaça, aí sim eles vendem jogo de anéis para ajuste com medidas maiores que os originais.
Mas nunca precisaram destes anéis, e olha que já vendi pelos menos uns 40 pares destas relações 4.88!

Abs,

Léo, ainda não instalei nada não (chegam na semana que vem). Fala com o Marilson (Marisco Offroad), ele não me falou nada a respeito disso.

Marilson, na escuta?

guilhermeabreu
13/08/2012, 09:34
Guilherme faz sentido ctz, mas já uso no CJ5 desta forma a 2 anos fazendo trilha pesada todo mês, e tudo 100%.

Sou fissurado nessa parte pois já passei por más momentos com o engesa, quebramos (eu e minha esposa) um terminal do Engesa, saltamos, batemos numa cerca, amassamos paralamas, isso numa expedição de 15 dias indo para o UY, foi a pior situação que já passei na vida, ja tombei 3 vezes, perdi freio andando, mas nada se compara com perder direcao é terrivel...se estivéssemos na estrada em alta velocidade nao estaríamos aqui.
Em trilhas já entortei a barra pitman/munhao e já quebramos outro terminal com a roda calçando em uma pedra.

JUNINHO_BITTENCOURT

Só pra lembrar , uso terminais/ponteiras do trator MASSEY FERGUSSON que são muito parecidas no tamanho com as do MB 608 .

Sei e imagino o que é ficar sem dreção . NEM PENSAR