PDA

Ver Versão Completa : Lista dos canais mais usados - PX



tecnica
02/08/2004, 17:25
Oi pessoal,

To conhecendo agora o PX, e gostaria de saber quais são os canais mais usados. Consegui uma lista pequena, não sei se é válida.

Canal 9 é o de emergência.

Canal 5 do PX é utilizado pelos camioneiros em todo o Brasil.
Canal 15 do PX é utilizado pelo Jipe Clube de Campinas de SP
Canal 16 do PX é utilizado nos estado de São Paulo e Rio de Janeiro pelo pessoal de fora de estrada.
Canal 22 do PX é utilizado no estado de Minas Gerais pelo pessoal de fora de estrada.

Abraços a todos,

Wallace
02/08/2004, 19:30
Alexandre,

É impressão minha ou você está "roubando" a informação da minha pagina e não informa nem os créditos...
Que coisa mais feia...
http://www.geocities.com/wallacemjr/mergulho/frequencias.html

andretomasi
02/08/2004, 19:39
O 16 também é bastante usado aqui no RS pelo pessoal do fora de estrada :wink: Principalmente pra resgates :D

[ ]´s

tecnica
02/08/2004, 21:10
Wallace,

Na verdade eu recebi a lista por email de um colega. Como de fato a lista é igual a do seu site, ficam os creditos ao Wallace.

Abraços,

Luiz Claudio
02/08/2004, 21:33
Alexandre,

Acho legal essa iniciativa de termos aqui no fórum uma lista com todos os canais utilizados por Jeep Clubes ou por qualquer outro segmento, mas na prática (pelo menos pra mim) os canais mais utilizados são:

CANAL 16 - Sempre que estou rodando com o Engesa aqui em Sampa o PX está nesse canal, assim se algum outro jipeiro quiser fazer contato fica fácil.

CANAL 5 - Sempre que estou trafegando por alguma estrada o PX está nesse canal. Vou corujando os camioneiros que sempre dão dicas interessantes sobre trânsito, polícia, radares, etc...
Também é muito útil quando se precisa de informações sobre itinerários ou qualquer outra coisa pertinente a dúvidas ou emergências nas rodovias.

Quando faço deslocamentos, passeios ou trilhas acompanhado de mais jipes, o PX fica sintonizado no canal que foi pré determinado pelo grupo.

[]'s...

Melancia
02/08/2004, 21:54
Oi pessoal,

To conhecendo agora o PX, e gostaria de saber quais são os canais mais usados. Consegui uma lista pequena, não sei se é válida.

Canal 9 é o de emergência.

Canal 5 do PX é utilizado pelos camioneiros em todo o Brasil.
Canal 15 do PX é utilizado pelo Jipe Clube de Campinas de SP
Canal 16 do PX é utilizado nos estado de São Paulo e Rio de Janeiro pelo pessoal de fora de estrada.
Canal 22 do PX é utilizado no estado de Minas Gerais pelo pessoal de fora de estrada.

Abraços a todos,

Opaaaa... só dando minha pequena contribuição
canal 31 - Utilizado para o QAP dos Jeepeiros Tartaruga de Campinas

Aí Walace, você já pode fazer um update da sua lista :D :D :D

Abraços

Melância

Wallace
03/08/2004, 04:51
Oi Alexandre,

O cretido não é para mim, mas para quem cito na minha pagina.
Vou colocar em breve Melancia, obrigado

fabioaguilera
28/06/2007, 14:58
Eu tb ando na cidade no canal 16.

Seria uma boa se todos os jipeiros fizessem o mesmo. Sempre tem um jipe por perto e todo jipe um dia vai precisar de uma "mãozinha camarada".

Os canais "mais utilizados" não me parecem assim "mais utilizados" mesmo. Fiz uma viagem curta pela Fernão Dias e tinha caminhoneiro no 19. Na Imigrantes, no 39.

Em São Paulo é mto raro corujar algo com boa qualidade.

Ps.: Mto bom seu site, Wallace.

Fábio
28/06/2007, 18:52
Os canais "mais utilizados" não me parecem assim "mais utilizados" mesmo. Fiz uma viagem curta pela Fernão Dias e tinha caminhoneiro no 19. Na Imigrantes, no 39.

O famoso canal 5 é um ponto de encontro comum. Os caminhoneiros solitários sempre ficam corujando esse canal ou em busca de alguém pra conversar. Quando um comboio quer mais "privacidade" escolhe outra canaleta.

Vai ver a utilização real desse "ponto de encontro" quando ocorre algum engarrafamento ou coisa do tipo.

[]s

brandtoffroad
26/07/2007, 19:58
O famoso canal 5 é um ponto de encontro comum. Os caminhoneiros solitários sempre ficam corujando esse canal ou em busca de alguém pra conversar. Quando um comboio quer mais "privacidade" escolhe outra canaleta.

Vai ver a utilização real desse "ponto de encontro" quando ocorre algum engarrafamento ou coisa do tipo.

[]s

Muito bacana.. eu acho que os Jipeiros, assim como os Caminhoneiros deveriam padronizar um canal pra contato. Eu particularmente utilizo o canal 16 quase sempre ( 4x4=16! ). Mas nao funciona muito bem. Como os amigos já disseram eu também fico cubando os chapas no canal 5. Eles dão excelentes dicas sobre transito nas rodovias/anel rodoviario, polícia, acidentes, radar, etc... Hoje mesmo ouvi que "os botinas estavam dando borrachada na saída pra Vitória" não entedi nada, mas depois fui descobrir que os PMS estavam fazendo blitzen lá. Os caminhoneiros sao muito gentis no radio e tem uma linguagem muito engraçada...

ABS!

José Ordele
15/09/2007, 21:40
Boa noite amigos.
Sempre modulei rádio PY e recentemente comprei um PX 148 GTL para a minha Toyota. O manual é pouco preciso e por isso estou levando um baile danado. Alguém poderia me auxiliar quanto a posição correta das chaves?

Cavalcante
16/09/2007, 09:08
Pode ser que seu rádio não tenha algum dos controles, se for um mais antigo, ou tenha nome diferente, mas vamos lá:

DYNAMIKE: Ajusta o ganho do mike, aumentando o volume do áudio transmitido. Cuidado pra não forçar a mão e o sinal sair distorcido.

VOICE LOCK: permite ligeira variação na frequência de recepção, baseada na modulação (voz transmitida) e não na frequência. Melhora a captação de sinais, principalmente em banda lateral.

DIM/NOR/BRT: altera o brilho das luzes para baixo (DIM), normal (NOR) ou alto (BRT)

oFF/ANL/NB+ANL: Limitador de ruído: desligado (oFF), somente o limitador do circuito de áudio (ANL) ou o limitador do circuito de áudio E o do circuito de RF ligados (NB+ANL). O de limitador no circuito de RF funciona legal com ruídos de ignição.

PA/CB: ativa a saída para alto-falante externo de vendedor de pamonhas ;) (PA). O que você falar no mike vai direto para a saída PA, que pode ser ligada a uma corneta, por exemplo, e o rádio vira um belo megafone. Na posição CB, o rádio é rádio mesmo.

S-RF/CAL/SWR: Ajuste e uso do medidor. Em S-RF, o medidor indica a intensidade do sinal recebido ou transmitido. Em CAL é feita a calibragem do medidor e em SWR o medidor indica a relação de ondas estacionárias (ROE) da instalação.

(LSB/AM/USB): modo de transmissão: banda lateral inferior (LSB), amplitude modulada, que é o jeito que os rádios mais simples transmitem (AM) e banda lateral superior (USB). Em 90% do tempo vai estar em AM, pois a maioria dos outros rádios são em AM também.
TONE HI/NOR/LOW: muda a tonalidade do áudio do rádio, mais agudo (HI), mais grave (LOW) ou normal (NOR).

É uma tradução mais ou menos livre do manual do 148.

Quanto a posição correta, tirando o AM, o resto varia com o gosto do freguês.

José Ordele
16/09/2007, 19:13
Vale Cavalcante, sua explicação foi sensacional. muito últil.

tpidealli
17/04/2008, 22:25
Cavalcante ai vai duas dúvidas:

1º Meu Px quando ligo parabrisa do carro, ar condicionado etc.. ouço o barulho no PX:mrgreen: o que pode ser aterramento de antena?
2º Não consigo me comunicar com ninguem, ouço todo mundo nos canais, mas não consigo obter resposta de ninguem... será que há algo de errado no PX?

GRato
:concordo:

Thiago Ideali






Pode ser que seu rádio não tenha algum dos controles, se for um mais antigo, ou tenha nome diferente, mas vamos lá:

DYNAMIKE: Ajusta o ganho do mike, aumentando o volume do áudio transmitido. Cuidado pra não forçar a mão e o sinal sair distorcido.

VOICE LOCK: permite ligeira variação na frequência de recepção, baseada na modulação (voz transmitida) e não na frequência. Melhora a captação de sinais, principalmente em banda lateral.

DIM/NOR/BRT: altera o brilho das luzes para baixo (DIM), normal (NOR) ou alto (BRT)

oFF/ANL/NB+ANL: Limitador de ruído: desligado (oFF), somente o limitador do circuito de áudio (ANL) ou o limitador do circuito de áudio E o do circuito de RF ligados (NB+ANL). O de limitador no circuito de RF funciona legal com ruídos de ignição.

PA/CB: ativa a saída para alto-falante externo de vendedor de pamonhas ;) (PA). O que você falar no mike vai direto para a saída PA, que pode ser ligada a uma corneta, por exemplo, e o rádio vira um belo megafone. Na posição CB, o rádio é rádio mesmo.

S-RF/CAL/SWR: Ajuste e uso do medidor. Em S-RF, o medidor indica a intensidade do sinal recebido ou transmitido. Em CAL é feita a calibragem do medidor e em SWR o medidor indica a relação de ondas estacionárias (ROE) da instalação.

(LSB/AM/USB): modo de transmissão: banda lateral inferior (LSB), amplitude modulada, que é o jeito que os rádios mais simples transmitem (AM) e banda lateral superior (USB). Em 90% do tempo vai estar em AM, pois a maioria dos outros rádios são em AM também.
TONE HI/NOR/LOW: muda a tonalidade do áudio do rádio, mais agudo (HI), mais grave (LOW) ou normal (NOR).

É uma tradução mais ou menos livre do manual do 148.

Quanto a posição correta, tirando o AM, o resto varia com o gosto do freguês.

Mauro Renato
02/12/2008, 02:09
Opaaaa... só dando minha pequena contribuição
canal 31 - Utilizado para o QAP dos Jeepeiros Tartaruga de Campinas

Aí Walace, você já pode fazer um update da sua lista :D :D :D

Abraços

Melância

Aqui no Rio, tanto no Jeep Clube RJ (canal 22), quanto na JipeNet-RJ (canal 16) a maioria usa PX. Os mais novos começam com os TAs.
[]s
Mauro.