Conectar

Ver Versão Completa : Cidadania

BACALHAU
06/07/2008, 23:27
Prezados amigos:
Estamos em um ano eleitoral. Na cidade onde moro, assim como nos demais municípios do Brasil, vamos ter eleições para Prefeito e Vereadores.
Em um exercício de cidadania, comecei a pensar no que eu gostaria que o futuro dirigente municipal fizesse para melhorar o local onde vivo atualmente. Comecei a rabiscar em um pedaço de papel algumas idéias, logo surgiram outras. Então imaginei, porque não sugerir essas idéias para os candidatos? Porque não ver com quais o mesmo se compromete?
Uma idéia trás outra... Como faço parte de um grupo de pessoas inteligentes, de diversas partes deste imenso país, com experiências, histórias, pontos de vista ímpares, refleti: Porque não ouvi-los também? Porque não compartilhar com eles, com quem me irmanei nos últimos meses, ouvir suas opiniões e compartilhar os meus anseios?
Sei que muitos devem pensar: isto é um Fórum de veículos, este tópico é sobre NIVAs. Não é apropriado... Talvez, mas porque não? Não peço para discutir ideologias ou partidarismos, peço sugestões.
No espírito que nos une de trilhas, aventuras Off Road, enfim, do mundo 4x4, o que impera é o companheirismo, a boa convivência, enfim, a esperança de uma vida melhor e é nesse espírito que eu peço sugestões, relatos de observações que cada um fez nas suas cidades e nas cidades por onde passou. Experiências que deram certo e que melhoraram a vida de alguém.
Garanto aos senhores que não sou candidato a nenhum cargo eletivo, mas gostaria de tentar melhorar um pouco o mundo que me cerca e para isso peço as suas opiniões.
No “post” seguinte, a lista que já elaborei. Por ela podem ter uma idéia melhor do que proponho. As sugestões que forem apresentadas, se aplicáveis, serão acrescidas a ela. Quem sabe se no futuro, algum camarada que nem sabe ao certo onde fica Tamboril, poderá dizer: “A minha idéia foi aproveitada e está influenciando a vida de várias pessoas. Eu contribuí, fiz a minha parte.”?
Desculpem-me se foi uma má idéia...

BACALHAU
06/07/2008, 23:29
URBANIZAÇÃO

- Criação de praças e recuperação das existentes
* Plantio de árvores
* Canteiros
* Bancos
* Equipamentos de ginástica
* Mesas e bancos de cimento (c/tabuleiro de damas desenhado)
*Brinquedos infantis (balanços, gangorras, escorregadores, etc.)
Programa “Abrace a Praça”, onde cada morador/comerciante do entorno da praça cuidaria de um canteiro ou árvore, além de evitar depredação. (prêmios anuais de incentivo, além da possibilidade de utilização dos espaços para propaganda pelo mantenedor)

- Engajamento da população no plantio/manutenção de árvores e canteiros em frente às residências e estabelecimentos comerciais (prêmios anuais e outros incentivos aos canteiros mais bonitos)

- Criação de áreas para a prática de esportes/ginástica (quadras de vôlei, futsal, basquete, etc.).

- Arruamento

- Canalização de esgotos/águas servidas.

- Programa de conscientização/educação da população quanto ao descarte do lixo residencial e comercial.

- Coleta seletiva e reciclagem do lixo. Conscientização da população e fonte de renda.

EMPREGO

- Cooperativa de pescadores para a criação de peixes no açude.

- Cooperativa de costura/crochê.

- Utilização da mão-de-obra local em serviços locais (p.ex.: numa obra em um bairro, contratar moradores do local).

- Cursos de qualificação da mão-de-obra (construção civil, eletricidade residencial/comercial, instalações hidráulicas, pintura, enfermagem com ênfase em assistência ao idoso, mecânica/eletricidade/pintura automotivas, vendas, atendimento ao público).

- Cursos profissionalizantes.

- Hortas comunitárias.

- Criação comunitária de pequenos animais.

- Cooperativa para reciclagem de resíduos como complementação de renda (p.ex. transformação de resíduos orgânicos em adubo (compostagem), venda de papel, papelão, metais, etc. para reciclagem).

EDUCAÇÃO/JUVENTUDE

- Criação de biblioteca pública fixa e volante.

- Grupos de teatro, dança e música amadores.

- Inclusão digital com acesso à Internet.

- Inibir a circulação de menores desacompanhados dos responsáveis após as 22 h.

- Coibir a presença de menores em locais de consumo de bebidas alcoólicas.

SAÚDE

- Centro de Atendimento ao Idoso (anexo ao hospital).
*Atendimento especializado (geriatria) a nível ambulatorial.
* Atendimento domiciliar.
* Internação com co-participação familiar no custeio de alimentação e cuidados ao idoso (o município fornece as instalações e médicos/enfermeiros/pessoal de apoio, os familiares pagariam uma taxa para alimentação, higiene e cuidados pessoais ao interno).
OBS.: A cobrança desta taxa visa, além do custeio parcial, evitar que as famílias simplesmente se livrem dos seus idosos, passando a sua responsabilidade para o poder público. Exceções, para carentes, poderiam ser analisadas por uma assistente social.

- Agentes de saúde percorrendo as casas não apenas para entregar cloro e soro, mas esclarecendo e orientando a população em políticas de saúde, higiene e educação sanitária.

- Criação de grupos de orientação à prevenção de gravidez prematura, DST e planejamento familiar.

- Centro de apoio e tratamento ao alcoolismo e tabagismo.

- Castração de cães e gatos visando à diminuição de animais de rua e o controle de zoonoses. Orientação quanto à posse responsável de animais.

CIDADANIA

- Criação de um Centro de Apoio ao Cidadão.
* Emissão de documentos.
* Ouvidoria municipal.
* Assistência (orientação) jurídica.
* Posto de atendimento de empresas (Coelce, Cagece, telefonia).
* Cartórios.
* Acesso gratuito à Internet.
* Posto de alistamento militar.

- Convênio com DETRAN a fim de facilitar a obtenção de habilitação, principalmente no que se refere aos custos absurdos cobrados pelas auto-escolas.

- Criação de representações civis (associações de bairros, distritos e sindicatos) com reuniões periódicas com representantes da prefeitura visando à participação ativa da população nos assuntos do município.

SEGURANÇA PÚBLICA

- Criação da Guarda Municipal.

- Solicitar o aumento do efetivo e da atuação da Polícia Militar no município, com a criação de postos em locais estratégicos ou de concentração populacional. (ex.: Holanda).

- Reprimir a venda de bebidas alcoólicas para menores, de forma efetiva, inclusive com o fechamento do estabelecimento comercial.

- Levar à prática, por meio de providências concretas, um Conselho Tutelar eficiente e atuante.