PDA

Ver Versão Completa : 150 km no asfalto com reduzida



michelholandavale
06/07/2008, 17:04
o que pode ter acontecido ? o funcionamento está normal, tem um ruido na caixa de redução naão muito grande....

shuther4x4
06/07/2008, 18:09
Se a sua caixa estiver em bom estado e com óleo no nível correto, provavelmente nada, mas lembre-se que as engrenagens da reduzida trabalharam quando não precisava, isso com o tempo leva á uma diminuição da vida útil.
O que pode acontecer também é vc forçar o motor para ganhar velocidade já que estava na estrada, mas aí o problema é com a rotação elevada do motor (não sei se isso aconteceu).
Você não é o único, minha namorada ficou uma semana inteira andando com a viatura reduzida, só xingava a danada. Quando descobriu o que era ficou toda vermelha e ainda falou que não tinha mexido nas alavancas!!!!! Ainda bem que não foi o bloqueio.
Abraços.

ps: o f... lá em cima era só pra assustar!!!

BACALHAU
06/07/2008, 18:54
Pelo que estou lendo já vi que isso acontece com uma certa frequência... :parede:
Talvez pelo fato das luzes indicadoras de bloqueio e reduzida já estarem um tanto fracas e desbotadas. Ou talvez as mesmas devessem estar posicionadas em uma parte mais visível do painel.
Acho que vou mudar isso no Pangaré, quem sabe até colocar um sinal sonoro intermitente (bips) ou a gravação de um jegue zurrando, principalmente para o bloqueio.:pensativo:

lisboa
06/07/2008, 21:03
Pelo que estou lendo já vi que isso acontece com uma certa frequência... :parede:
Talvez pelo fato das luzes indicadoras de bloqueio e reduzida já estarem um tanto fracas e desbotadas. Ou talvez as mesmas devessem estar posicionadas em uma parte mais visível do painel.
Acho que vou mudar isso no Pangaré, quem sabe até colocar um sinal sonoro intermitente (bips) ou a gravação de um jegue zurrando, principalmente para o bloqueio.:pensativo:

Fala Bacalhau.

A luz do painel não é só para o bloqueio? A Laranja pro bloqueio e a vermelha pro nível de fluído de freio? Tem luz prá reduzida também?

Acho que o negócio é arrumar outra lampadinha de painel igual à do bloqueio e adaptar entre as duas já existentes, prá reduzida. Ficaria bom e não tiraria a originalidade (prá quem quer manter).

Uma opção mais "Falcão", que aliás é conterrâneo seu, seria uma manopla de câmbio de Carangueijo em cada alavanca, acendendo quando forem engatadas. Fala aí, ficaria estiloso. hehehe. :dance:

Michel, quando eu peguei a viatura tive que ficar um dia todo andando a 30 km/h por que o bloqueio não desengatava. Até que desengatou, faltava manha mesmo. Depois die uma geral e tava tudo bem. Agora tá sussa, engata e desengata na boa. Mas não aconteceu nada. Teoricamente, na reduzida seria o que o Shuter4x4 comentou mesmo. Vc chegou a que velocidade com a reduzida engatada? Passou de 60 km/h?

Girti
06/07/2008, 21:17
Pessoal, o comportamento do Niva com a reduzida engatada muda radicalmente. O Michel provavelmente não percebeu por estar pouco habituado ao Niva, qualquer motorista habituado ao carro percebe na hora que a reduzida está engatada. Posso dizer por experiência própria, quando fui buscar o meu primeiro Niva, logo de cara achei que a reduzida estava engatada, pois o carro era muuuuuuuuito amarrado, não saía do lugar, não ganhava velocidade. Com o tempo, descobri que esta era uma característica do Niva, ele era "chocho" por natureza. Aprendi também a procurar sempre o máximo do motor, mantendo o giro nas mudanças de marcha, enfim, tive que mudar minha forma de dirigir. No segundo Niva, isto mudou um pouco, ele tinha um discreto veneninho, e era um pouco mais esperto que o anterior. No terceiro e no atual, o comando Aerocar resolveu o problema, e não tenho mais que "tirar o sangue" do Niva para fazê-lo andar.

maanunes
06/07/2008, 21:41
Ou estar com uma puta ressaca, fui até Itamonte reduzido.

[]s

Girti
06/07/2008, 21:52
Ou estar com uma puta ressaca, fui até Itamonte reduzido.

[]s

Viche, a coisa estava braba!!! :shock::parede::mrgreen:

Em meus Nivas anteriores, eu já subi a parte mais íngreme da serra que liga Eng. Passos à Garganta do Registro em reduzida, usando principalmente a quarta e a quinta. Foi tranqüilo, o carro andava bem melhor, e, neste trecho, é muito difícil se passar dos 60 Km/h, velocidade máxima da reduzida. Mas eu NÃO estava de ressaca! rsrsrs

Com o Niva 95 (diferenciais mais reduzidos e com o comando Aerocar), a reduzida deixou de ser necessária, dá para subir bem com a direta.

Soldier
06/07/2008, 23:22
o que pode ter acontecido ? o funcionamento está normal, tem um ruido na caixa de redução naão muito grande....

Michel, um risco de se andar tanto tempo com a reduzida é quebrar o prisioneiro do diferencial... ainda mais chegando perto dos 60km/h. É bom dar uma olhada... nunca aconteceu comigo, mas já vi alguns casos... ;-)


Pelo que estou lendo já vi que isso acontece com uma certa frequência... :parede:
Talvez pelo fato das luzes indicadoras de bloqueio e reduzida já estarem um tanto fracas e desbotadas. Ou talvez as mesmas devessem estar posicionadas em uma parte mais visível do painel.
Acho que vou mudar isso no Pangaré, quem sabe até colocar um sinal sonoro intermitente (bips) ou a gravação de um jegue zurrando, principalmente para o bloqueio.:pensativo:

Baca... a luz amarela é o indicador do bloqueio acionado, a luz vermelha é o indicador do nível do fluido de freio. Pra colocar uma luz indicativa da reduzida, acredito que seria necessário adaptar um interruptor semelhante ao do bloqueio, que é parecida (se não for igual) a de luz de ré... :pensativo: a idéia é interessante :pensativo:

[]s :concordo:

BACALHAU
06/07/2008, 23:39
Realmente eu me expressei mal. Eu sei que uma luz é do nível do óleo de freio (vermelha) e a outra do bloqueio (amarela), mas como já vi que andar com reduzida é um tanto normal, penso em colocar uma indicação visual ou até sonora para ela também.
Concordo com o que disse o Gil, mas se você emprestar o carro para outra pessoa ou no caso de um manobrista ou no lava a jato ou do seu teor alcoólico, pode ser util a adaptação, Principalmente se ficar um barulhinho indicando alguma "asnice": bip, bip, bip, bip, bip, bip, bip, bip, ....

GARCIA/SP
07/07/2008, 00:39
Adesivo no painel: " Verifique a posição das alavancas de bloqueio e reduzida":mrgreen::mrgreen:
Na boa... basta uma olhada na posição das alavancas...
Outra coisa, como já foi falado, o carro fica beeeem diferente qdo. está reduzido...
Outra situação muito comum é o fato de manobristas, lavadores de carros, etc...etc...mexerem, por curiosidade ou desconhecimento, nas alavancas citadas. Neste caso, ao entrar de novo no carro, uma providencial olhada (em tudo) se faz necessário.

abs

Luciano SHAKALL
07/07/2008, 05:18
"... a luz amarela é o indicador do bloqueio acionado, a luz vermelha é o indicador do nível do fluido de freio ... Pra colocar uma luz indicativa da reduzida, acredito que seria necessário adaptar um interruptor semelhante ao do bloqueio, que é parecida (se não for igual) a de luz de ré... :pensativo: a idéia é interessante :pensativo: ..."Bom, a luz Vermelha é realmente indicativa do nível baixo de fluido de freio :concordo:,
mas a luz indicativa do bloqueio acionado, conforme mencionei antes, no meu é Laranja :mrgreen: . . .

O interruptor ("Cebolinha") do bloqueio é mesmo igual ao da luz de ré, e caso houvesse um também para a reduzida, evitaria "acidentes" desse tipo ;).
Bom, na ausência dele (para reduzida)... acho que dá pra adaptar uma idéias daqui: Indicador de ré e de 4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23747&page=2) :concordo: .

VALEU, e desculpa a brincadeira !!!

[]'s

michelholandavale
07/07/2008, 06:41
as pastilhas de freio e o mecanico disse que ele iria fiar amarrado por causa das pinças que não etavam voltando legal ate quemar um pouco os freios, por isso achei que o carro não etava andando muito, o fato é que o comportamento dele não esta diferente, em termos de força e velocidade até qe não me queixo, mas noto um barulhinho chato na caixa de reduação como se tivesse algo vibrando, um barulhinho estridente, (descrever barulho é phoda) ....vou conferir o oleo hoje..

Soldier
07/07/2008, 08:38
Bom, a luz Vermelha é realmente indicativa do nível baixo de fluido de freio :concordo:,
mas a luz indicativa do bloqueio acionado, conforme mencionei antes, no meu é Laranja :mrgreen: . . .



Na verdade eu me equivoquei... a luz do bloqueio é cor de "abroba"!!! As laranjas são as desbotadas pelo tempo... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]s :concordo:

M. Bueno
07/07/2008, 16:03
Olá Soldier,

Nesse FDS eu estava na juréia e conheci um casal bacana de niva. Ele não dominava muito o que dava pra fazer c/ o bichinho, então eu falei pra ele sobre o bloqueio, pois ele havia achado o carro fraco nas subidas, pois patinava muito. Fomos lá e acionamos o bloqueio e nunca mais conseguimos desbloquear!!!! O que ele deve fazer numa ocasião dessas??? Pergunto isso pq no meu jipe é só dar ré que ele desbloqueia, no dele tentamos de tudo, e pra piorar não tinha os adesivos de posição das alavancas e nem o Manual do Prop. Resultado... o cara teve que ir até Itanhaém bloqueado, eu só alertei ele pra não andar muito rápido e tomar cuidado nas curvas pq o Nivão não ia obedecer!!! Tens alguma idéia do que que aconteceu? Ou será que foi pura KBACISSE minha???

Obrigado

M. Bueno

Soldier
07/07/2008, 16:18
Olá Soldier,

Nesse FDS eu estava na juréia e conheci um casal bacana de niva. Ele não dominava muito o que dava pra fazer c/ o bichinho, então eu falei pra ele sobre o bloqueio, pois ele havia achado o carro fraco nas subidas, pois patinava muito. Fomos lá e acionamos o bloqueio e nunca mais conseguimos desbloquear!!!! O que ele deve fazer numa ocasião dessas??? Pergunto isso pq no meu jipe é só dar ré que ele desbloqueia, no dele tentamos de tudo, e pra piorar não tinha os adesivos de posição das alavancas e nem o Manual do Prop. Resultado... o cara teve que ir até Itanhaém bloqueado, eu só alertei ele pra não andar muito rápido e tomar cuidado nas curvas pq o Nivão não ia obedecer!!! Tens alguma idéia do que que aconteceu? Ou será que foi pura KBACISSE minha???

Obrigado

M. Bueno

Caraca... ferrou o casal... rsrs!:putz:

A coisa é muito simples... basta alinhar o volante, dar uma rézinha de uns dois ou três metros e puxar a alavanca... isso acontece mesmo, é normal. Sabe se conseguiram resolver :?: Tens o contato do casal pra explicar :?:

[]s:concordo:

lisboa
07/07/2008, 16:26
Olá Soldier,

Nesse FDS eu estava na juréia e conheci um casal bacana de niva. Ele não dominava muito o que dava pra fazer c/ o bichinho, então eu falei pra ele sobre o bloqueio, pois ele havia achado o carro fraco nas subidas, pois patinava muito. Fomos lá e acionamos o bloqueio e nunca mais conseguimos desbloquear!!!! O que ele deve fazer numa ocasião dessas??? Pergunto isso pq no meu jipe é só dar ré que ele desbloqueia, no dele tentamos de tudo, e pra piorar não tinha os adesivos de posição das alavancas e nem o Manual do Prop. Resultado... o cara teve que ir até Itanhaém bloqueado, eu só alertei ele pra não andar muito rápido e tomar cuidado nas curvas pq o Nivão não ia obedecer!!! Tens alguma idéia do que que aconteceu? Ou será que foi pura KBACISSE minha???

Obrigado

M. Bueno


Vamos lançar a caritilha: "Bloqueio: aconteceu comigo - depoimentos reais de proprietários de Niva que sofreram as desventuras do bloqueio de diferencial literalmente bloqueado."

Bueno, é fogo, mas não se culpe. Quem já não teve esse problema? Acho que todo mundo já passou por isso. Eu mesmo do peguei a viatura, só consegui desacionar 1 dia depois, com a manha da marcha-a-ré mesmo.

Acho que vou colar um adesivo no meu: "acione apenas em caso de vida ou morte."

Espero que o casal tenha conseguido. Amém.

M. Bueno
07/07/2008, 16:38
Caros Soldier e Lisboa,

Muito obrigado pelas notícias, acontece que eu tentei isso mas não resolveu. Mas creio que agora resolveram, pois hj ele já ia leva-lo no mecânico de confiança deles. Eu disse pra ele entrar aqui no fórum e aprender tudo sobre o equipamento com vcs. Ah a propóito eu gosto bastante de Niva, em 95 eu tinha um Laika 91 (não riam!!!). O motor e o câmbio são os mesmo e o "zé do caixão" russo era macho hein!!!

Aproveitando a oportunidade, a patroa tá quase topando ir pra STL, com os últimos "posts" sobre crianças então ficou mais fácil!!!!

Mais uma vez obrigado.

M. Bueno

Otávio Luiz
07/07/2008, 16:43
Se não conseguir desbloquear na manhã da ré (já explicada pelo Camarada Soldier) tente levantar uma roda com o macaco, assim a roda irá girar "soltando" a inércia provocada pelo bloqueio e aliviando as engrenagens....:pensativo:... estou vendendo o peixe como comprei, mas me garantiram que funciona...

Soldier
07/07/2008, 16:43
...Aproveitando a oportunidade, a patroa tá quase topando ir pra STL, com os últimos "posts" sobre crianças então ficou mais fácil!!!!


Cara, esse passeio é bem família... pode tranquilizar a patroa... tem muitos casais com e sem filhos... vai, mostra quem manda em casa, pô :mad:... :mrgreen:

[]s :concordo:

M. Bueno
07/07/2008, 18:02
Otávio,
Essa dica vale pro meu tbém!!!

Valeu!

É isso aí Soldier, vou ter que mandar não queria partir pro machismo desmedido, mas não vai ter outro jeito, rolê é rolê e pronto, já basta ela não deixar eu assistir a novela pra ter que lavar a louça do jantar. rsrs!!! Depois deixo os detalhes no tópico próprio!

Abraços

M. Bueno

VKASP
07/07/2008, 21:56
... em 95 eu tinha um Laika 91 (não riam!!!).

Ué?? :pensativo: Não entendi!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Valdomiro
(Que em 2001 tinha um Laika 95, hehehehe)