Ver Versão Completa : Motor V6 4.0 da Explorer batendo
Valdeci Martins
06/07/2008, 13:38
Troque as velas da minha Explorer e ligue, subi o giro até 4000RPM para ver se falhava, após retornar a lenta, começou a bater (batida metálica tipo pino), parece que caiu algo no cilindro, desliguei dei uma olhada e liguei novamente, e já no ligar começou a bater, a primeira suspeita é que tivesse entrado algo no cilindro.
Hoje liguei novamente e para minha surpresa ela não bateu de imediato, pegou normal e um ou dois minutos depois é que começou a bater, deu duas batidas um pequeno intervalo e a seqüência de batidas.
Estou em duvida, será que pode ser o esticador da corrente de comando que esta batendo?
A batida é muito forte, bem alta.
Agradeço a ajuda
Valdeci Martins.
Valdeci,
Entra nesse tópico que acredito ter a resposta que precisa. Qualquer dúvida, é só avisar. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41711
Abraço
Valdeci Martins
06/07/2008, 14:03
Valdeci,
Entra nesse tópico que acredito ter a resposta que precisa. Qualquer dúvida, é só avisar. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41711
Abraço
Obrigado Orleans,
Só que acho que o problema é diferente, pois alenta esta norma com exceção desta batida, a pressão do óleo esta normal, se não fosse esta batida estaria tudo normal, por isto acho que o problema deve ser outro.
Valdeci Martins
06/07/2008, 17:43
Novo teste!
Desliguei a válvula de controle de ar da marcha lente e a rotação caiu para menos de 500RPM e o batido sumiu, quando acelero ele volta, começa em torno de 800RPM.
Valdeci,
Batidas intermitentes no motor pode ser falta de lubrificação na parte superior. O problema de pressão no óleo do meu carro, só apareceu muitos dias após começar o problema. Com relação à marcha lenta, foi só coincidência apresentar variações ao mesmo tempo que os estalos, um defeito não tem nada haver com o outro, apesar dos dois terem sido gerados por excesso de sujeira (borra).
Como está a cor do seu óleo? Se ficar muito escuro pouco tempo após a troca, pode ser borra.
No início, essa sujeira dentro do cárter, dificulta a circulação do óleo em determinados momentos, com o tempo ela entope o tubo de sucção e o óleo para completamente de lubrificar a parte superior (cabeçotes), e aí a coisa pode ficar feia.
Não descarte essa possibilidade e vamos ver o que os outros amigos te aconselham.
Abraços
Valdeci Martins
07/07/2008, 01:34
Orleans
Já comecei a desmontar, primeiro pretendo trocar a corrente de comando e verificar o carter para ver se não tem borra entupindo o pescador, conforme vc falou.
Consigo tirar o carter com o motor no lugar?
Obrigado pela ajuda!
Márcio T
07/07/2008, 12:37
Olá, Valdeci.
A tampa do cárter pode ser removida com o motor no lugar. Mas, p'rá ter acesso, tem que tirar o que tiver pela frente: Motor de partida, eixo dianteiro, suporte do eixo dianteiro, molas de torção, etc.
Remover a tampa dianteira para trocar a corrente de comando ou o esticador também é uma tarefa que requer desmontar bastante coisa e com acesso complicado.
Já tem certeza que o ruído vem da corrente? É claro que coincidências acontecem, mas se o ruído começou somente depois que trocou as velas, deve ser alguma relacionada à esta troca - o que não é o caso da corrente de comando. Experimente utilizar uma mangueira como estetoscópio para tentar identificar a origem do barulho e, talvez, consiga evitar fazer este serviço.
Pode também ser que alguma válvula esteja batendo. :pensativo: Porque você suspeitou que tinha caído alguma coisa no cilindro? Quebrou alguma vela na hora de tirar? Algum eletrodo partido? As velas são da mesma especificação da original?
Boa sorte.
Márcio
Valdeci,
Consegue levantando ele um pouco.
Aqui fizemos da seguinte forma:
Utilizamos um elevador para levantar o carro;
Retiramos dois parafusos dos braços/diferencial dianteiro, permitindo que ele descesse;
As duas patilhas foram soltas;
O motor foi um pouco suspenso com uma talha;
Por baixo do carro, a tampa do cárter foi retirada no sentido dianteira --> traseira.
O que atrapalha a retirada da tampa é o tudo de sucção/pescador, mas com jeito sai fácil.
Quando comentei com você sobre possível borra no motor, foi por ter passado esse sufoco recentemente, e graças a uma sugestão do Márcio, conseguir salvar o motor do meu carro a tempo de não danificar nenhuma peça. Atualmente ele está perfeito.
No seu lugar, pegaria essas sugestões que o Márcio te passou e faria uma verificação em todas elas, deixando a retirada da tampa do cárter por último.
Algumas pessoas verificam se existe borra no motor, simplesmente olhando se a tampa do óleo está suja, porém, na Explorer isso não funciona, o cano que vai da tampa dos balancins até a tampa do bocal de óleo, impede a sujeira de chegar até lá. O motor da minha Explorer tinha MUITA borra, e a tampa de óleo estava limpa.
Se estiver perto de trocar o seu óleo, derrame ele em um balde, e dê uma boa analisada.
Abraços.
Valdeci Martins
10/07/2008, 00:53
Para retirar o Carter vou ter que soltar o motor da caixa por causa dos dois guias que impede o mesmo de descer .
Comecei a abrir o motor nas horas vagas, já desmontei até os cabeçotes, na cabeça do pistão não tem nada inclusive ele esta com aparência de novo os cilindros parecem não terem desgaste, as válvulas parassem estarem boas, os tuchos parecem normais.
Tudo limpo até agora nada de borra.
Vou desmontar a parte de baixo para tentar localizar o motivo da batida, espero ter sorte, pois tudo que poderia ser parece que não é.
Pelo tipo e altura do som deve ser algo fácil de identificar depois de desmontado.
Valdeci,
Aproveita antes e verifica a polia tensora e o tensor da correia.
Valdeci Martins
10/07/2008, 09:46
Valdeci,
Aproveita antes e verifica a polia tensora e o tensor da correia.
Vou verificar, mas não acredito que seja, pois não é chiado e sim um batido metálico e compassado semelhante à batida de válvula só que 10 vezes mais forte, com certeza algo esta solto ou com folga.
Vou verificar, mas não acredito que seja, pois não é chiado e sim um batido metálico e compassado semelhante à batida de válvula só que 10 vezes mais forte, com certeza algo esta solto ou com folga.
Valdeci,
Também acredito que não seja isso, mas leia o que esse forista comenta.
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php%3Ft%3D203624&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result&prev=/search%3Fq%3DFord%2BExplorer%2Bengine%2Bknocking%2 6start%3D10%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN
Vou continuar pesquisando para ver se posso ajudar.
Troque as velas da minha Explorer e ligue, subi o giro até 4000RPM para ver se falhava, após retornar a lenta, começou a bater (batida metálica tipo pino), parece que caiu algo no cilindro, desliguei dei uma olhada e liguei novamente, e já no ligar começou a bater, a primeira suspeita é que tivesse entrado algo no cilindro.
Hoje liguei novamente e para minha surpresa ela não bateu de imediato, pegou normal e um ou dois minutos depois é que começou a bater, deu duas batidas um pequeno intervalo e a seqüência de batidas.
Estou em duvida, será que pode ser o esticador da corrente de comando que esta batendo?
A batida é muito forte, bem alta.
Agradeço a ajuda
Valdeci Martins.
Valdeci,
Um motor pode bater válvulas (pré ignição) por combustivel de má qualidade, alta taxa de compressão, ponto adiantado, carbonização e VELAS ERRADAS.
Não pensamos nessa hipótese antes.
Valdeci Martins
11/07/2008, 22:13
Valdeci,
Um motor pode bater válvulas (pré ignição) por combustivel de má qualidade, alta taxa de compressão, ponto adiantado, carbonização e VELAS ERRADAS.
Não pensamos nessa hipótese antes.
Você tem razão, mas infelizmente acho que não foi isto que aconteceu.
O interior do motor esta com aparência de ZERO, deve ter sido feito há pouco tempo, como faz só três meses que comprei não sei quando foi feito.
Falta abrir a parte de baixo, que talvez não tenha sido feita, se minha suspeita estiver correta, vou achar a causa da batida este final de semana quando desmontar o resto.
Ok, se precisar de alguma peça, me avisa, tenho como verificar qual a loja que possui em estoque.
Boa sorte.
Valdeci Martins
21/07/2008, 23:28
Desmontei o motor e não achei nada de errado, por desencargo de consciência levei em uma das melhores retificas da região e mandei medir todo o motor e ele esta dentro das medidas.
Pelo que parece só pode ter sido algum tucho, apesar de que estavam todos carregados, os descarreguei e comecei a montar o motor.
Agora é ver o que acontece.
Espero que até a próxima semana, consiga concluir a montagem.
Valdeci Martins
27/07/2008, 23:21
Hoje conclui a montagem do motor, e não descobri o que estava batendo.
Bom, vou relatar o que foi alterado no motor: primeiro o esticador da corrente de comando estava com duas valetas onde toca a corrente, desgaste causado pelo atrito, passei no esmeril e limei deixando a superfície lisa sem as marcas do desgaste, descarreguei os tuchos para montar o cabeçote e evitar que alguma válvula ficasse enforcada, troquei a correia multi V (correia do alternador, direção hidráulica, ar condicionado e bomba d’água), pois ela estava muito velha e delatada inclusive o esticado estava no final, talvez seja isto que estava batendo, o esticador, sei lá!
Quando fui ligar o motor demorou um pouquinho para pegar e pegou falhando alguns cilindros, mas logo alinhou só que batendo tucho, batida bem diferente da anterior, mais baixa e vinda da parte de cima do motor, em quanto que a anterior era bem alta e não dava para distinguir da onde vinha o som, eu disse a anterior porque ela sumiu.
Dois ou três minutos após o motor ter alinhado a batida de tucho diminuiu e após uma erguida do giro ela sumiu.
O motor ta funcionando redondinho sem bater nada, e não descobri o que estava batendo, talvez a corrente de comando, talvez o esticador da correia do alternador, a verdade é que não tenho a mínima idéia.
Um abraço a todos e obrigado pela ajuda.
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