PDA

Ver Versão Completa : Tração 4X4 da Ranger

Nuno
05/07/2008, 18:16
Boa Tarde a todos,
Sou novo neste site e preciso de ajuda pois tenho uma ranger cd diesel 4X4 00/01 e estou tento problemas com a tração dela.

Já levei até em "pai de santo" mas não resolveu.
Comprei ela a 1 ano e meio e quando comprei sai para testar a criança e estava tudo perfeito, entrava o 4x4, a reduzida tudo ok.
fiquei um bom tempo sem usar + ou - uns 6 meses, quando fui usar nada do 4x4 entrar.
Já levei em auto eletrica, concessionaria, jipeiro e ninguem consegue descobrir o que acontece com ela, me falaram que o motor que esta lá não é dela, já tiramos o motor e colocamos em outra ranger - tudo perfeito acionou perfeitamente, abriram a caixa de reduzida tudo ok agora me falaram que tem um fio a menos no meu motor, até tirei umas fotos.

Por favor se alguem tiver conhecimento e puder me ajudar nessa minha via sacra eu agradeço.

vou postar as fotos.

Att

Nuno
Ranger diesel 4X4 CD 00/01

Edintruder
05/07/2008, 18:57
Pode ir direto no módulo GEM.

Eu faria um sistema de acionamento manual à cabo.

Nuno
05/07/2008, 19:08
já testaram o modulo e ele está Ok.
vc sabe porque tem aquele fio solto?
att
nuno:concordo:

shimomoto
05/07/2008, 22:01
Refaça o chicote. Deve estar com algum curto. E outra: Não tem fio a mais na tração. Auto eletrico que tem mania de achar que tem fio demais e fazer porquice nos carros da gente. Aliás ando meio de S#@! cheio dos auto eletricos que eu conheço.

Abs!

Anthoniusnikos
05/07/2008, 22:26
Nuno, como a sua Ranger 00/01 está na transição de: com rodas livres e sem rodas livres... Pergunto: Ela tem roda livre?
1 - Se tiver, pode ser que o sistema de acionamento a vácuo (mangueiras) está solto em algum ponto.
2 - Se não tiver roda livre, e já esteve funcionando, então pode ser problema no motor elétrico da CT. E aí, já tem muita coisa postada a respeito aquí no Fórum. Inclusive a desmontagem e manutenção desse motor:
Abração
Anthoniusnikos

Edintruder
06/07/2008, 00:26
De manhã darei uma olhada na minha e vejo se o chicote é igual, porém não pode ter nenhum fio solto não. Talvez esse seja o problema na sua Ranger.

Márcio T
06/07/2008, 00:54
Comprei ela a 1 ano e meio e quando comprei sai para testar a criança e estava tudo perfeito, entrava o 4x4, a reduzida tudo ok.

Olá, Nuno.

O que me espanta é ter funcionado antes. Aquele fio marrom é o que alimenta a bobina eletromagnética interna da TCase que acopla a tração dianteira. Com ele desconectado, o motor de acionamento gira normalmente de LOW para HIGH, empurrando o garfo e desengrenando a reduzida, mas não vai acoplar o eixo movido e, portanto, não vai ter tração na dianteira.

O problema é que, se não tem a outra ponta do fio marrom "sobrando" na TCase, vai ter que abrir para soldar lá dentro, na bobina...

Sempre que retirar o motor de acionamento, tem que cortar este fio marrom, ou soltar o pino de encaixe dele no conector, puxando a trava vermelha e empurrando o pino. A não ser que já tenha instalado um conector macho-fêmea nele.

Outra coisa: Quando aciona o 4x4, aquele fio é energizado pelo GEM. Como ele está solto e com a ponta desencapada, se ela encostar em qualquer parte, vai fechar curto e queimar o fusível.

Dá uma olhada nas foto para identificar a ligação do fio.

Boa sorte.

Márcio

lucasam
06/07/2008, 23:34
Tenho uma ranger com o mesmo problema.
- No caso do meu carro é possivel ouvir o barulho dos reles tentando acionar o motor eletrico.
- Quando eu giro o botao de acionamento do 4x4 as luzes do painel fica piscando como se o motor ficasse tentando engatar por muito tempo, até que de reprente para.

Consultei um mecanico teoricamente experiente neste assunto e ele me disse o seguinte:
Que existe uma pinça que faz o acionamento e de vez enquando ela se desloca. Que é necessário desmontar e fazer um acerto do ponto das pinças.
Combinei de levar o carro la segunda-feira e vou acompanhar o serviço.
Se der certo posto aqui.

Márcio T
07/07/2008, 07:40
Que existe uma pinça que faz o acionamento e de vez enquando ela se desloca. Que é necessário desmontar e fazer um acerto do ponto das pinças.
Combinei de levar o carro la segunda-feira e vou acompanhar o serviço.
Se der certo posto aqui.

Olá, Lucas.

A informação está parcialmente correta. Para "acertar o ponto", não precisa desmontar a TCase, basta girar o motor de acionamento até encontrar a posição. O módulo de controle (GEM) precisa "saber" em que posição está o motor de acionamento e recebe esta informação de uma placa eletrônica que fica nele. Às vezes, basta desconectar a bateria por alguns instantes que o GEM faz nova leitura e "encontra" o ponto.

Também é correto que a pinça de acionamento pode travar e não retornar para a posição de 4x2. Também pode desgastar as buchas e não deslocar corretamente o disco. Aí sim, tem que abrir a TCase.

Boa sorte.

Márcio

Walter L. L. Casitta
07/07/2008, 07:52
Olá, Nuno.

O que me espanta é ter funcionado antes. Aquele fio marrom é o que alimenta a bobina eletromagnética interna da TCase que acopla a tração dianteira. Com ele desconectado, o motor de acionamento gira normalmente de LOW para HIGH, empurrando o garfo e desengrenando a reduzida, mas não vai acoplar o eixo movido e, portanto, não vai ter tração na dianteira.

O problema é que, se não tem a outra ponta do fio marrom "sobrando" na TCase, vai ter que abrir para soldar lá dentro, na bobina...

Sempre que retirar o motor de acionamento, tem que cortar este fio marrom, ou soltar o pino de encaixe dele no conector, puxando a trava vermelha e empurrando o pino. A não ser que já tenha instalado um conector macho-fêmea nele.

Outra coisa: Quando aciona o 4x4, aquele fio é energizado pelo GEM. Como ele está solto e com a ponta desencapada, se ela encostar em qualquer parte, vai fechar curto e queimar o fusível.

Dá uma olhada nas foto para identificar a ligação do fio.

Essas fotos que você postou não é de Ranger não ou pelo menos é muito diferente da minha.:pensativo:

Edintruder
07/07/2008, 08:42
Pelo que eu sei na CT da Ranger só tem os fios do motor elétrico que no seu circuito de funcionamento faz o acoplamento para o cardam dianteiro.

Nuno
07/07/2008, 16:41
A minha esta exatamente com o mesmo problema do amigo lucas, quando ligo dá pra escutar o relé acionando e fica piscando as luzes no painel e depois apaga, quando estou andando elas piscavam exatamente 7 vezes num determinado periodo de tempo, depois que eu levei numa oficina que so mexe em jipes, caninhonetes e similares ele mexeu no motor e ele ficou piscando somente 4 vezes, levei na concessionaria e eles não souberam me informar que defeito era este, pois deve ter alguma logica na quantidade de vezes que pisca.
pelo menos eu acho isso, me corrijam se eu estiver errado.

e por favor se conseguir consertar o seu me avise qual era o problema quem sabe é o mesmo.

Att

nuno

Nuno
07/07/2008, 17:13
estas fotos são da minha ranger 00/01 diesel!

lucasam
07/07/2008, 19:33
Acabei de chegar da oficina.
O que o tal eletricista fez foi o seguinte:
1 - Desmontou o motor eletrico e conferiu basicamente duas coisas. Primeiro uma pista de deslizamento do motor, que estava ok. Depois ele retirou uma peça do motor chamada induzido.
Segundo ele o induzido é responsavel por acionar e dar retorno para a central da posição corrente do engante.
Em alguns casos o conjunto vai para uma posição onde o induzido não consegue distinguir qual o ponto está e provoca a "confusao" no sistema.
A solução que ele deu foi a seguinte:
1 - Desmontou o sistema e verificou a pista de deslocamento que estava OK.
2 - pegou o tal induzido e mandou rebobina-lo novamente. (Essa peça parece muito com o miolo de um motor de partida. O tal induzido estava um pouco sujo mas nao apresentava defeito aparente. O mecanico me garantiu que era certeza que precisava ser rebobinado)
3 - O sujeito montou tudo regulou e testou. A peça funcionou.

O eletricista me disse mais duas coisas:
1 - Ele garantiu que agora ficará confiável.
2 - Pediu que eu não utiliza-se o sistema por uns 3 dias para que a secagem de um verniz passado sobre o induzido secasse completamente.

Não posso atestar ainda que ficou bom porque eu ja vi esse engate voltar a funcionar e estragar denovo.
Vou esperar os tres dias e fazer mais testes.
Quando tiver segurança que está funcionando (ou nao) te dou um retorno.

O eletricista me cobrou R$140,00.
O valor é um pouco caro mais sou favorável a remunerar bem bons profissionais então se funcionar estou satisfeito.

Anthoniusnikos
07/07/2008, 19:41
Nuno, essa fiação da CT ainda não encontrei e não tenho bem explicada, mas se precisar dos componentes mecânicos em desenho explodido, posso te postar.
Segue uma foto da da Tcase(CT) da minha Ranger 99/00 diesel CD. Foto 1 - As outras extraí do Site: www.clubranger4x4.com.ar (http://www.clubranger4x4.com.ar)

É um desafio a gente procurar trinchar o funcionamento dessa fiação (parte elétrica).

Pretendo desmontar a minha em breve. Já tenho todo o macete para a desmontar e montar.
Abraços
Anthoniusnikos

Nuno
07/07/2008, 19:48
esse fio marrom, liga aonde, na minha este fio esta solto.

Anthoniusnikos
07/07/2008, 19:53
Nuno, pelo que reparei na sua, o fio deve ter soltado de um ponto, logo, deve haver um buraco no ponto de onde ele escapou (É uma possibilidade.)
Vou procurar um desenho que mostre claramente onde ele deve ser ligado.
Por enquanto encontrei este em anexo. Pelo menos as cores são nítidas.
Notar que tem um morrom com lista branca.
Aguarde
Abs

Márcio T
07/07/2008, 20:18
Essas fotos que você postou não é de Ranger não ou pelo menos é muito diferente da minha.:pensativo:

Olá, Walter.

Realmente, as fotos não são de uma TCase de Ranger, mas de Explorer. P'rá ser mais exato, nem são fotos da minha Explorer, mas acho que servem p'rá visualizar a localização do "fio marrom", que aciona o 4x4.

Na verdade, o "fio marrom" aciona uma embreagem eletromagnética que sincroniza a velocidade dos eixo dianteiro e traseiro e permite o acoplamento da engrenagem da corrente. Tanto na BW4405 (Explorer) quanto na BW1354 (Ranger).

O conector também é diferente, o da Explorer é o da foto e o da Ranger é redondo, certo?

Nuno, o fio marrom sai do conector para o corpo da TCase, para acionar a "bobina". Veja na foto do meu post anterior.

Por favor, corrijam-me se estiver errado.

Anthoniusnikos, já vi 2 modelos diferentes da placa de posicionamento / acionamento do motor do 4x4. Uma é mais "fácil" de abrir e consertar, pois a tampa é parafusada, enquanto a outra tem que abrir com uma Dremel ou similar. Em ambas, o "defeito" costuma ser o calço do fim de curso quebrado ou amassado, que informa um posicionamento errado para o GEM. O esquema elétrico é basicamente o seguinte:

MOTOR DE ACIONAMENTO: AMARELO // LARANJA = INVERTENDO A POLARIDADE GIRA PARA HIGH / LOW
MAGNETO DA TCASE: MARROM
SENSORES DE POSIÇÃO:
2WD: AMARELO/BRANCO FECHADO (CONTINUIDADE) COM FIOS ROXO E MARROM/BRANCO; ABERTO COM BRANCO E LARANJA/BRANCO
4WD/LOW: AMARELO/BRANCO FECHADO (CONTINUIDADE) COM FIOS ROXO E BRANCO; ABERTO COM MARROM/BRANCO E LARANJA/BRANCO

Um abraço.

Márcio

Nuno
07/07/2008, 20:20
no plug saem 8 fios mas só tem 7 entrando no motor 5 juntos e 2 na outra parte o marrom esta solto, nesta foto esta me parecendo um aterramento??
é isso?

Márcio T
07/07/2008, 20:38
no plug saem 8 fios mas só tem 7 entrando no motor 5 juntos e 2 na outra parte o marrom esta solto, nesta foto esta me parecendo um aterramento??
é isso?

Olá, Nuno.

O fio marrom vai para dentro da TCase, onde tem uma bobina. Realmente parece um aterramento, mas é da embreagem eletromagnética.

Na foto anexa aparece só o fio marrom conectado. Não é uma TCase da Ranger, é de uma Explorer. Mas o funcionamento é semelhante, OK?

Boa sorte.

Márcio

Anthoniusnikos
07/07/2008, 21:04
Beleza pura Márcio T. Na minha ranger esse fio é preto, pois tem a mesma localização que esse da sua foto (Explorer). Até pensei, também, que fosse terra.

Quanto a abrir a TCase, já lí em algum lugar que se tem que fazer uma marcação para se manter a posição. Saberia explicar melhor isso ?

Encontrei algumas fotos que nos vai ajudar a desvendar os mistérios do fio marrom.
De acordo com o que o Márcio disse, esse fio liga o magneto da TCase.

Fonte: http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=182071

Abração :concordo: :shock:

Anthoniusnikos
07/07/2008, 21:56
Mais algumas para completar: O magneto (embreagem eletromagnética).

Então, me parece que, uma ponta do fio marrom sai do conector da bobina e vai ao magneto. (vide Foto 3)

Abs

Walter L. L. Casitta
07/07/2008, 22:19
Olá, Walter.

Realmente, as fotos não são de uma TCase de Ranger, mas de Explorer. P'rá ser mais exato, nem são fotos da minha Explorer, mas acho que servem p'rá visualizar a localização do "fio marrom", que aciona o 4x4.

Na verdade, o "fio marrom" aciona uma embreagem eletromagnética que sincroniza a velocidade dos eixo dianteiro e traseiro e permite o acoplamento da engrenagem da corrente. Tanto na BW4405 (Explorer) quanto na BW1354 (Ranger).

O conector também é diferente, o da Explorer é o da foto e o da Ranger é redondo, certo?

Na CT da minha Ranger não tem essa embreagem eletromagnética ou nenhum outro dispositivo de sincronização, mas como as Ranger com RL precisam ser sincronizadas parece-me então que as CTs das Ranger 2000
é 2001 são diferentes...

Márcio T
07/07/2008, 22:48
Beleza pura Márcio T. Na minha ranger esse fio é preto, pois tem a mesma localização que esse da sua foto (Explorer). Até pensei, também, que fosse terra.

Quanto a abrir a TCase, já lí em algum lugar que se tem que fazer uma marcação para se manter a posição. Saberia explicar melhor isso ?

Encontrei algumas fotos que nos vai ajudar a desvendar os mistérios do fio marrom.
De acordo com o que o Márcio disse, esse fio liga o magneto da TCase.

Fonte: http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=182071

Abração :concordo: :shock:

Olá, Anthoniusnikos.

A fonte das fotos que havia postado é exatamente o Explorer Forum. Quando abri a TCase da minha Explorer, usei o tópico como guia. Aliás, além daqui eu uso muito aquele site como referência e aprendizado.

Quanto às marcações, você está falando da TCase ou só do motor de acionamento? Se for só o motor, a marcação da posição do eixo triangular e daquelas linhas paralelas na lateral do motor e da TCase dão a posição original, que pode até ser mantida na remontagem. Evita de partir "do zero" para regular a posição. Veja nas fotos (também do Explorer Forum) como é a placa que "lê" o posicionamento do motor. As trilhas da placa é que informam ao PCM onde está o garfo. Aquele pedaço de plástico laranja é o fim de curso do giro do eixo. Quando ele está quebrado ou muito amassado, o eixo gira mais que deveria, a "agulha" sai da trilha da placa e não dá leitura correta.

Se for tirar a TCase completa, tem que marcar a posição dos acoplamentos dos eixos (dianteiro e traseiro), para remontar na mesma posição, pois eles são balanceados. O manual também recomenda nunca desmontar a embreagem interna.

Se estiver pensando em desmontar sua TCase, arrume um elevador! O serviço é muito mais complicado - e perigoso - se feito "no chão". Fiz em casa, no chão da garagem e foi f***. Além da TCase ser bastante pesada para tirar / colocar sem apoio (vi um "macaco" para caixa de transmissão / transferência, mas custa mais de R$1.000,00), é terrível ficar buscando posição para as ferramentas muito cansativo ficar se arrastando p'rá baixo da viatura o tempo todo. Sem contar o banho de óleo da transmissão automática que levei no peito por causa da inclinação.:parede:

Um abraço.

Márcio

Márcio T
07/07/2008, 22:57
Na CT da minha Ranger não tem essa embreagem eletromagnética ou nenhum outro dispositivo de sincronização, mas como as Ranger com RL precisam ser sincronizadas parece-me então que as CTs das Ranger 2000
é 2001 são diferentes...

Ué, Walter, se não tem sincronização de velocidades dos eixos dentro da TCase, como é que acopla em movimento? :pensativo:

Márcio

Anthoniusnikos
07/07/2008, 22:59
É isso mesmo Casitta.
Extraído do Fórum citado: Esta TCase é uma Borg-Warner 44-05 para controle de tração. É de uma Explorer (4WD) , e outros veículos, produzidos a partir de 1996. Porém algumas mudanças ocorreram em 98, quando sensor de velocidade foi colocado no diferencial traseiro. Nas Ranger deve ter ocorrido o mesmo.

Obrigado pelas informações Márcio. Foi f####, mas deu, não deu ? Então vou ter que sentir quando desmontar a minha. Existe alguma chave especial ? Chaves em polegadas ? Chaves Torx ?

Espero que o Nuno encontre o ponto para a ligação do fio marrom da dele.

Abs

Márcio T
07/07/2008, 23:09
É isso mesmo Casitta. Esta TCase é uma Borg-Warner para controle de tração 44-05 é de uma Explorer (4WD) , e outros veículos, produzidos a partir de 1996. Porém algumas mudanças ocorreram em 98, quando sensor de velocidade foi colocado no diferencial traseiro. Nas Ranger deve ter ocorrido o mesmo.
Abs

Acho que não, Anthoniusnikos. Que eu saiba, não tem Ranger com controle de tração (aprendi aqui) e a TCase é a BW1354 - que também tem embreagem eletromagnética.

Walter, tem Ranger com outros modelos de TCases?

Um abraço.

Márcio

Walter L. L. Casitta
07/07/2008, 23:42
Ué, Walter, se não tem sincronização de velocidades dos eixos dentro da TCase, como é que acopla em movimento? :pensativo:

Márcio

Na Ranger 2001 não tem RL. Os eixo sempre rodam juntos e sincronizados...

albidoia
08/07/2008, 11:43
Comprei uma S10 2001 que está com um problema parecido. Quando aciono o botão do 4x4, faz um barulho na caixa, como se estivesse engatando, mas não engata. Ela reduz mas não entra a tração no eixo da frente. É problema eletrico (motor) ou mecânico (dentro do cambio)?

Márcio T
08/07/2008, 13:22
Na Ranger 2001 não tem RL. Os eixo sempre rodam juntos e sincronizados...

Olá, Walter. Desculpe minha franca ignorância, mas não entendi o que a RL tem a ver com o sincronismo dos eixos cardan (dianteiro e traseiro) na TCase.

Poderia me explicar?

Um abraço.

Márcio

Walter L. L. Casitta
08/07/2008, 18:41
Olá, Walter. Desculpe minha franca ignorância, mas não entendi o que a RL tem a ver com o sincronismo dos eixos cardan (dianteiro e traseiro) na TCase.

Poderia me explicar?

Como o Ranger a partir de 2001 não tem RL, todos os eixos giram na mesma velocidade mesmo em 4x2 e a CT não precisa sincronizar nada pra poder engatar com segurança a tração 4x4.

No Ranger anterior a 2001 é mais complicado já que tem a RL automática. Em 4x2 antes de poder engatar a tração 4x4 a CT precisa acelerar o eixo cardan dianterio que estava totalmente parado até uma velocidade próxima a velocidade do cardan traseiro e só então os engates da RL e 4X4 podem ser feitos com segurança.

Resumindo, no Ranger que tem RL todos os eixos rodam juntos tanto em 4x2 quanto em 4x4 e sendo assim a CT não precisa ter o trabalho de sincronizar os eixos antes de engatar o 4x4. Deve ser por esse motivo que a CT da minha Ranger é diferente da CT fotos que você postou...

Márcio T
08/07/2008, 21:35
Como o Ranger a partir de 2001 não tem RL, todos os eixos giram na mesma velocidade mesmo em 4x2 e a CT não precisa sincronizar nada pra poder engatar com segurança a tração 4x4.

No Ranger anterior a 2001 é mais complicado já que tem a RL automática. Em 4x2 antes de poder engatar a tração 4x4 a CT precisa acelerar o eixo cardan dianterio que estava totalmente parado até uma velocidade próxima a velocidade do cardan traseiro e só então os engates da RL e 4X4 podem ser feitos com segurança.

Resumindo, no Ranger que tem RL todos os eixos rodam juntos tanto em 4x2 quanto em 4x4 e sendo assim a CT não precisa ter o trabalho de sincronizar os eixos antes de engatar o 4x4. Deve ser por esse motivo que a CT da minha Ranger é diferente da CT fotos que você postou...

Olá, Walter.

Entendi sua explicação, mas ainda não consegui fechar a equação... :pensativo:

Está acima da minha capacidade recompor mentalmente e interpretar os movimentos de todos os eixos, engrenagens e planetárias da TCase olhando p'rá vista explodida. Quando abri a TCase da minha Explorer, pude perceber que o movimento do eixo do motor de acionamento servia somente para deslocar (com o garfo) a engrenagem da planetária, acoplando pela engrenagem interna ou externa e alterando a "desmultiplicação" (normal x reduzida). O acoplamento do 4x4 (leia-se: tração no eixo dianteiro) ocorre pelo acionamento do magneto, da "ball ramp" e da embreagem.

Olhando a vista explodida da BW1350-1354, vi que - ao contrário da BW4405 - ela não tem "ball ramp", mas tem magneto e embreagem. Já a BW 4404 e a 4406 não tem nem "ball ramp" nem magneto, só a embreagem viscosa. Não consegui "decifrar" os movimentos de acoplamento. :oops:

Ah, a Explorer também não tem RL.

Um abraço.

Márcio

Walter L. L. Casitta
08/07/2008, 21:59
Olá, Walter.

Entendi sua explicação, mas ainda não consegui fechar a equação... :pensativo:

Está acima da minha capacidade recompor mentalmente e interpretar os movimentos de todos os eixos, engrenagens e planetárias da TCase olhando p'rá vista explodida. Quando abri a TCase da minha Explorer, pude perceber que o movimento do eixo do motor de acionamento servia somente para deslocar (com o garfo) a engrenagem da planetária, acoplando pela engrenagem interna ou externa e alterando a "desmultiplicação" (normal x reduzida). O acoplamento do 4x4 (leia-se: tração no eixo dianteiro) ocorre pelo acionamento do magneto, da "ball ramp" e da embreagem.

Olhando a vista explodida da BW1350-1354, vi que - ao contrário da BW4405 - ela não tem "ball ramp", mas tem magneto e embreagem. Já a BW 4404 e a 4406 não tem nem "ball ramp" nem magneto, só a embreagem viscosa. Não consegui "decifrar" os movimentos de acoplamento. :oops:

Ah, a Explorer também não tem RL.

Um abraço.

Márcio

Pela vista explodida não dá pra entender mesmo. Aquilo só serve pra identificar as peças e suas posições...

lucasam
11/07/2008, 17:24
Apenas para constar.
O procedimento que o eletricista sugeriu de rebobinar o induzido parece ter funcionado.
Tenho testado o sistema diariamente e esta em prefeito estado. Engate rapido e preciso.
Apenas lembrando que o tal do induzido nao tinha defeito aparente.
Realmente nao sei se a solução foi simplesmente da remontagem na posição correta ou se refazer o induzido era necessário.
De qualquer forma por 140,00 problema resolvido.

Nuno
11/07/2008, 18:30
me indicaram uma oficina que trabalha com preparação de carros pra rally, fui até lá e o dono da oficina me pareceu entender bem disso, vou levar a ranger pro "Estaleiro" na segunda, depois coloco aqui o diagnostico -

Nuno

Cadü Smith
17/07/2008, 03:00
Boa Tarde a todos,
Sou novo neste site e preciso de ajuda pois tenho uma ranger cd diesel 4X4 00/01 e estou tento problemas com a tração dela.

Já levei até em "pai de santo" mas não resolveu.
fiquei um bom tempo sem usar + ou - uns 6 meses, quando fui usar nada do 4x4 entrar.
Já levei em auto eletrica, concessionaria, jipeiro e ninguem consegue descobrir o que acontece com ela, me falaram que o motor que esta lá não é dela, já tiramos o motor e colocamos em outra ranger - tudo perfeito acionou perfeitamente, abriram a caixa de reduzida tudo ok agora me falaram que tem um fio a menos no meu motor, até tirei umas fotos.

Por favor se alguem tiver conhecimento e puder me ajudar nessa minha via sacra eu agradeço.

vou postar as fotos.

Att

Nuno
Ranger diesel 4X4 CD 00/01
Bom, como até pai de santo não resolveu, Nuno, vozes do além me dizem que o antigo dono interessou-se mais pela caixa de redução de engrenagens que pelo sistema de tração do eixo dianteiro. MUITO provavelmente porque ele devia carregar um Put@ peso na caçamba + reboque, mas não queria o inconveniente da tração dianteira, desnecessária no asfalto. Como eu disse, é só um palpite ...

Abç à todos

JNoqueli
18/07/2008, 22:20
Como vocês podem ver a Tcase de minha Explorer foi aberta, trocado os discos da embreagem automática e agora faz uma semana que não encontro solução para acionamento do sistema.

O bendito do motorzinho de acionamento funciona fora, quando testado com uma bateria, colocou no chicote nem se mexe, acho que queimou o módulo da tração, é um módulo existente atrás do rádio no painel.

Amanhã vou num auto elétrico para testarem e veremos a surpresa, que com certeza vou relatar para vocês.

Pessoal fiquei sabendo que este sistema o plug conector que sai do motor com o do chicote é 100% incompatível com água, se passar por regiões alagadas é bem provável que penetre água neste plug e feche curto no sistema quimando o módulo, ou relê.

Vou confirmar isso amanhã.

Walter L. L. Casitta
18/07/2008, 22:43
Pessoal fiquei sabendo que este sistema o plug conector que sai do motor com o do chicote é 100% incompatível com água, se passar por regiões alagadas é bem provável que penetre água neste plug e feche curto no sistema quimando o módulo, ou relê.

Não é nada disso amigo. Puro terrorismo. Talvez isso possa acontecer com agua salgada e se a vedação do conector estiver com defeito. Não tem como entrar água nos contatos do conector. Na verdade o módulo para de funcionar para se proteger toda vez que detecta qualquer problema ou simplesmente se tiver algum fusível queimado. 99% dos problemas se relaciona a chave de posição junto do motor e o maior inimigo dela são os jatos de agua junto com os produtos de limpeza usados pelos postos e lava-jatos o que com o tempo oxida os contatos.

Juro que é a ultima vez que falo sobre isso aqui. Daqui pra frente quem quiser que pesquise...

JNoqueli
20/07/2008, 01:52
Pessoal fui ao auto elétrico indicado hoje aqui em Sorocaba e o Ricardo um japinha nuito fera sabia tudo do sistema.

Tirou o módulo deixou fora por 2 horas dando um "reset" no mesmo e tudo voltou ao normal.

Segundo ele em função do desmonte e abertura da caixa o módulo pode registrar informações e caracteriza-las "anomalias", desta forma ao montar novamente a Tcase o sistema fica irregular e por segurança não permite o acionamento da tração.

Por isso uma dica: Cuidado para não sair gastando R$$$ com módulo, sem necessidade, afinal são R$700,00.

Abraços e obrigado a todos pela força.:dance:

Nota: Walter L. L. Cassita que escreveu: "Juro que é a ultima vez que falo sobre isso aqui. Daqui pra frente quem quiser que pesquise..."

Eu sei que é chato amigo, mas fica bravo não!:D

Você tem nos ajudado muito, e que bom que você pode ser considerado "nossa enciclopédia de pesquisa":palmas:

Obrigado e fiquem todos com a proteçào de Deus!

shimomoto
20/07/2008, 22:41
Pessoal;

Sinceramente não troco a tração elétrica por nada. O sistema funciona legal e se não funcionasse, a Nissan não colocaria na sua SEL, a Ford não continuaria insistindo em suas picapes. Ainda mais a Ranger não tendo roda livre. O unico caso que eu discordo do uso do sistema elétrico ´no caso do troller mas ai são outros 500.

Mas pra quem tiver disposto a gastar um pouquinho e quiser tentar, vai aqui a vista explodida da Borg Warner 1354 com seus respectivos acionamentos, elétrico e manual.

Abraços!

Nuno
25/07/2008, 19:41
acharam o problema da tração da ranger!!!!!!!!
o seletor de tração que fica dentro do motor que manda a mensagem para o modulo soltou, então o acionador rodava e não girava a plaquinha, só que ai começou um outro problema em que posição colar a placa?
alguem sabe? em anexo a foto da placa.

Márcio T
25/07/2008, 20:42
o seletor de tração que fica dentro do motor que manda a mensagem para o modulo soltou, então o acionador rodava e não girava a plaquinha, só que ai começou um outro problema em que posição colar a placa?

Olá, Nuno.

Não sei se colar a placa vai dar certo, mas tentei marcar nas fotos a posição original. A "chave" é o pino de fim de curso, que fica por baixo da engrenagem. Ele deve estar diametralmente oposto ao fim das pistas 2 e 4.

Boa sorte.

[]'s curiosos para saber se esta TCase vai funcionar com o fio marrom desconectado. :wink:

Márcio

Edintruder
26/07/2008, 12:16
Cola com Araldite que não solta mais.
Só para ter uma idéia, a Araldite é usada para montagem de diversos modelos de ultraleves avançados de madeira. Toda a célula, nervuras e longarinas das asas é apenas colada com araldite ou cola epóxi de boa qualidade.

ojaneri
26/07/2008, 12:42
Cola com Araldite que não solta mais.
Só para ter uma idéia, a Araldite é usada para montagem de diversos modelos de ultraleves avançados de madeira. Toda a célula, nervuras e longarinas das asas é apenas colada com araldite ou cola epóxi de boa qualidade.

E será que tem diferença na colagem entre Araldite 10mins e Araldite 24hs? Sempre uso a 10mins, mas instintivamente algo me diz que a Araldite 24hs é mais ´forte´.

Allan Nielsen
26/07/2008, 13:38
E será que tem diferença na colagem entre Araldite 10mins e Araldite 24hs? Sempre uso a 10mins, mas instintivamente algo me diz que a Araldite 24hs é mais ´forte´.

Araldite é resina epoxi, a medida que vc acelara p processo do catalizador diminue a resistencia final da resina.

Para trabalhos de responsabilidade use Araldite Profissional (24hs), e aguarde no minimo 24 hs antes de submeter a esforço. É possivel diminuir o tempo com aumento da temperatura, mas sempre perde qualidade.

Abs

Nuno
26/07/2008, 21:19
ok, vou tentar na segunda, vou voltar na oficina.
obrigado pela ajuda

Edintruder
27/07/2008, 10:52
Eu não confio em secagem rápida. Quando colei os selos da Ranger com massa epóxi, a secagem indicada era 2hs, e deixei mais de 24hs curando para ter certeza que não soltaria com o contato da água associado ao calor do motor.

Anthoniusnikos
27/07/2008, 11:10
E se usar o Loctite, ao invés das resinas Epox ?

JNoqueli
30/07/2008, 00:10
Pessoal;

Sinceramente não troco a tração elétrica por nada. O sistema funciona legal e se não funcionasse, a Nissan não colocaria na sua SEL, a Ford não continuaria insistindo em suas picapes. Ainda mais a Ranger não tendo roda livre. O unico caso que eu discordo do uso do sistema elétrico ´no caso do troller mas ai são outros 500.

Mas pra quem tiver disposto a gastar um pouquinho e quiser tentar, vai aqui a vista explodida da Borg Warner 1354 com seus respectivos acionamentos, elétrico e manual.

Abraços!
Olá Shimomoto, boa noite!

Obrigado pelo desenho "explodido" da BorgWarner. Você está em Sampa? Por acaso sabe algum estabelecimento de carro sinistrado que eu possa encontrar o motor de acionamento da tração e o módulo de controle (aquele preto retangular que fica atras do rádio no painal frontal)?
Se souber por favor me ajuda colega! Minha Explorer está parada a quase 2 meses.

Grato

J.Noqueli

JNoqueli
30/07/2008, 00:32
Olá Lucassam, tudo beleza?

Cara me ajuda por gentileza, o eletrecista que fez o trabalho para vc no motor de acionamento da TCase'fica em São Paulo?

A manutenção deu resultado mesmo? O acionamento está perfeito?

O motor estava totalmente parado antes do conserto? Por gentileza me responde estas perguntas, o motor da minha TCase funciona na bancada, porém montado na caixa não, voutrocar também o módulo que segundo o mecânico está queimado.

J.Noqueli

JNoqueli
30/07/2008, 00:33
1 - Desmontou o motor eletrico e conferiu basicamente duas coisas. Primeiro uma pista de deslizamento do motor, que estava ok. Depois ele retirou uma peça do motor chamada induzido.
Segundo ele o induzido é responsavel por acionar e dar retorno para a central da posição corrente do engante.
Em alguns casos o conjunto vai para uma posição onde o induzido não consegue distinguir qual o ponto está e provoca a "confusao" no sistema.
1 - Desmontou o sistema e verificou a pista de deslocamento que estava OK.
2 - pegou o tal induzido e mandou rebobina-lo novamente. (Essa peça parece muito com o miolo de um motor de partida. O tal induzido estava um pouco sujo mas nao apresentava defeito aparente. O mecanico me garantiu que era certeza que precisava ser rebobinado)
3 - O sujeito montou tudo regulou e testou. A peça funcionou.

O eletricista me disse mais duas coisas:
1 - Ele garantiu que agora ficará confiável.
2 - Pediu que eu não utiliza-se o sistema por uns 3 dias para que a secagem de um verniz passado sobre o induzido secasse completamente.

Não posso atestar ainda que ficou bom porque eu ja vi esse engate voltar a funcionar e estragar denovo.
Vou esperar os tres dias e fazer mais testes.
Quando tiver segurança que está funcionando (ou nao) te dou um retorno.

O eletricista me cobrou R$140,00.
O valor é um pouco caro mais sou favorável a remunerar bem bons profissionais então se funcionar estou satisfeito.
Olá Lucassam, tudo beleza?

Cara me ajuda por gentileza, o eletrecista que fez o trabalho para vc no motor de acionamento da TCase'fica em São Paulo?

A manutenção deu resultado mesmo? O acionamento está perfeito?

O motor estava totalmente parado antes do conserto? Por gentileza me responde estas perguntas, o motor da minha TCase funciona na bancada, porém montado na caixa não, voutrocar também o módulo que segundo o mecânico está queimado.

J.Noqueli

Gustavo Moreti
27/08/2008, 10:12
BOM DIA A TODOS!!!!!
A MINHA RANGER NAO QUERIA ENTRAR O 4X4 REDUZIA, SO ENGATAVA MESMO O 4X4 NORMAL.
APOS LER O FORUM, DESCONECTEI OS CABOS DA BATERIA E ENCOSTEI UM NO OUTRO,LIGUEI NOVAMENTE OS CABOS E VOLTOU A FUNCIONAR PERFEITAMENTE....:dance:

AGORA É QUE ESTA O PROBLEMA!!!!!!!PASSADO DOIS DIAS QUE REALIZEI O PROCEDIMENTO, NAO QUER MAIS LIGAR A REDUIDA...TENHO QUE FAZER TUDO NOVAMENTE!!!!!

PERGUNTA AOS EXPERTS O QUE QUE ESTA ACONTECENDO COM O MEU MOTORZINHO!!!!!!!:parede::parede:

DESDE JA AGRADECO TODOS

Edintruder
27/08/2008, 16:40
Esse foi o primeiro teste que fiz na minha antes de mudar tudo, alguém já teve esse problema por aqui, o interessante é reler os tópicos relacionados com o assunto e procurar. Mas o problema era algo simples.

Rogerrm
27/08/2008, 16:45
BOM DIA A TODOS!!!!!
A MINHA RANGER NAO QUERIA ENTRAR O 4X4 REDUZIA, SO ENGATAVA MESMO O 4X4 NORMAL.
APOS LER O FORUM, DESCONECTEI OS CABOS DA BATERIA E ENCOSTEI UM NO OUTRO,LIGUEI NOVAMENTE OS CABOS E VOLTOU A FUNCIONAR PERFEITAMENTE....:dance:

AGORA É QUE ESTA O PROBLEMA!!!!!!!PASSADO DOIS DIAS QUE REALIZEI O PROCEDIMENTO, NAO QUER MAIS LIGAR A REDUIDA...TENHO QUE FAZER TUDO NOVAMENTE!!!!!

PERGUNTA AOS EXPERTS O QUE QUE ESTA ACONTECENDO COM O MEU MOTORZINHO!!!!!!!:parede::parede:

DESDE JA AGRADECO TODOS

Mesmo problema que eu !

So entra o normal!

Obs> retirei o motor esse fim de semana e nao achei fios desencapados... deve ser no modulo GEM, e se for, vou bolar um esquema como o Edintruder fez, e botar a alavanca atras do banco ou em baixo, sei lá...

Não to afim de trocar o console original..

rogeriomasih
30/08/2008, 20:01
1 - Desmontou o motor eletrico e conferiu basicamente duas coisas. Primeiro uma pista de deslizamento do motor, que estava ok.
1 - Desmontou o sistema e verificou a pista de deslocamento que estava

E se não estivesse ok?
alguém já conseguiu reparar esta pista?
Tem para vender no mercado paralelo?

rogeriomasih
30/08/2008, 20:17

Já tive esse problema e a soluçao foi colar a placa.

Na primeira tentativa o mec colou a placa no lugar errado e, quando foi descolar, quebrou. Quase dou um murro no FDP na hora que ele veio explicar que como não tinha uma de amostra, colou na marra e deu errado...viado-safado!!!

Acabei comprando uma usada, já colada, em uma sucata. Estou usando até hoje.

A receita é ter uma de 'modelo' antes de colar. Se fizer com calma, dá certo sim.

rogeriomasih
30/08/2008, 20:34
Olá, Nuno.

Não sei se colar a placa vai dar certo, mas tentei marcar nas fotos a posição original. A "chave" é o pino de fim de curso, que fica por baixo da engrenagem. Ele deve estar diametralmente oposto ao fim das pistas 2 e 4.
Boa sorte.
[]'s curiosos para saber se esta TCase vai funcionar com o fio marrom desconectado. :wink:
Márcio

Tem como prevenir esse descolamento?

rogeriomasih
15/09/2008, 22:47
alguém já conseguiu reparar esta pista?
Tem para vender no mercado paralelo?

Tem como prevenir esse descolamento?

Edintruder
16/09/2008, 09:28
Para prevenir o descolamento, basta abrir e reforçar a cola com superbonder ou araldite.

willys1960_ctba
24/09/2008, 17:57
Pessoal, preciso de ajuda dos expert's...

Tive problemas com o 4x4 e 4x4 low, simplesmente não liga mais.
1 - tirei os cabos da bateria e liguei novamente, deu sinal de ligar e não ligou mais;
2 - levei a um tal certo entendido da coisa, testou a GEM, a chave de ligar e desligar o 4x4 e falou que esta ok;
3 - Teste do motor, falou que o indusido esta ok, mas condenou o motor, segundo ele tem que trocar.

Indicou comprar dos modelos mais novos acima de 2005 que segundo ele é um motor melhor que não dará problemas.
Pergunto tem como recondicionar? como posso saber se foi realmente o motor?

Encontrei esse motor novo da Ford em curitba por 1200,00 e o outro modelo por 750,00, ambos novos com garantia.

Tem como recondicionar esses motores?

[]s

Raphael

Jon Explorer 96
05/03/2009, 01:59
Pessoal,

Minha explorer moeu toda a bobina dentro da tcase...o que faço!!!!