PDA

Ver Versão Completa : Cambio no volante



escorpionwild
05/07/2008, 03:43
Alguem sabe como colocar em um kart cross o cambio atraz do volante (borboleta) tipo F1 ?


Flavio

Flávio Cadore
06/07/2008, 19:04
Putzzz...que nome bonito que vc tem!!!!!!!!!!!!!!
O pessoal dos Kart usam cabos e uns manetes atrás do volante, saia mais de 100,00 o esquema mas eu acho meio complicado usar cabos porque pode ficar pesada a troca de marchas...eu já testei dois esquemas com solenóides de motor de arranque e com motor de limpa vidro de carro, o primeiro consome muita energia e as vezes falha e o segundo é lento demais...poderia ser usado um pic para controlar o motor...

escorpionwild
07/07/2008, 23:40
Grande Flavio !!!

Eu tinha pensado no esquema por cabos, mas fiquie meio na duvida.

A ideia da solenoite achei bem interessante.

Como vc pensaria em usar o PIC ?
Pois se colocar os 12V direto no motor a velocidade dele ja estara no maximo, correto ?
Ou seria para controlar outra coisa ?



Flavio

Marcelo A. Marchiodi
08/07/2008, 09:03
Eu tenho pensado isso de uns tempos pra cá também!
Um câmbio no volante, mas penso num esquema mecânico, não seria fácil, a força numa alavanca menor no volante seria grande (comparem o movimento de uma alavanca convencional e uma alavanca de seta/luz alta por exemplo, só pra visualizar o que quero dizer), tipo ficaria pesado, teria que resolver isso. Mas não é impossível!
Uma vez fiz um trambulador pra uma dessas réplicas de Porsche Spyder com motor central, nada de cabos (não confio em cabos), só hastes e terminais rotulares.
Uma coisa é certa: isso exigiria um reprojeto total do cubo de direção.

Flávio Cadore
08/07/2008, 19:13
Pensando melhor, o PIC para o câmbio seria "forçar" demais...o mais fácil seria usar uma embreagem eletromagnética de compressor de ar condicionado de carro e um motor de limpa-vidro, as chaves no volante só inverteriam a rotação do motor...
Com solenóide é possível (usando três) acionar a embreagem, marcha para cima e marcha para baixo...só com duas microchaves na direção...o problema é que deveria ter uns solenoides com um curso maior e um com força para acionar a embreagem...

Mas sem dúvida nenhuma o melhor é a embreagem eletromagnética e o motor...

Marcelo A. Marchiodi
08/07/2008, 22:18
Flávio, como ficaria a velocidade desse sistema? Será que ficaria rápido o suficiente!?

escorpionwild
08/07/2008, 23:00
Andei dando uma pesquisade e encontrei isso:

http://www.ppk.com.br/detalhes.asp?cod=24711

http://www.ppk.com.br/detalhes.asp?cod=24112&fabricante=MEGA%20KART

Será que funcionaria no Kart Cross com outro motor ?

Flávio Cadore
08/07/2008, 23:31
Marcelo, se vc colocar a embreagem no motor, coloque uma alavanca na embreagem eletromagnética que acionará o pedal de marchas...daí é só aumentar a alavanca para aumentar a velocidade da troca de marchas e vice-versa.

Flávio, 170,00!!!! funciona também do Kart Cross, eu já vi num kart este sistema e os cabos (capas) sedem um pouco mas funciona...

escorpionwild
15/07/2008, 22:42
Com o cambio borboleta, como fica o acionamento da embreagem ?

Pensei em uma borboleta com dois estágios 1º estagio embreagem 2º estagio marcha, pensando no curso acho isso quase impossível.


Alguém tem fotos desse cambio montado ?


Grande abraço !!!

Flavio