Ver Versão Completa : Busco Información para viaje por Brasil
rosaguiver
04/07/2008, 23:36
Hola amigos del foro, solo se escribir en español, pero puedo leer y entender lo que ustedes escriben.
Soy Argentina vivo en Venezuela y voy a viajar por tierra en mi Fiat Uno desde aquí hasta Argentina, fecha de partida finales de julio 2008. Aunque ya tengo todo listo, siempre hay cosas que preocupan. Toda ayuda e información que pueda tener será bienvenida.
Precios de gasolina, cambio de moneda, dolares a real o viceversa. Lugares seguros para dormir, para acampar, donde comer bien y económico. Estados de las rutas, balsa para cruzar de Manaus a Porto Velho, cual es la mejor. Todo tipo de información actual.
Igualmente agradezco ayuda mientras esté viajando.
Se que no tengo un vehículo rústico o 4x4, pero mi Rosaguiver a vivido muchas experiencias y su conductora es la mejor.
Espero recibir comentarios que seguro me darán.
Un saludo afectuoso a todo el que me lea.
Carla Elena
Rosaguiver - rosaguiver@hotmail.com
Hola amigos del foro, solo se escribir en español, pero puedo leer y entender lo que ustedes escriben.
Soy Argentina vivo en Venezuela y voy a viajar por tierra en mi Fiat Uno desde aquí hasta Argentina, fecha de partida finales de julio 2008. Aunque ya tengo todo listo, siempre hay cosas que preocupan. Toda ayuda e información que pueda tener será bienvenida.
Precios de gasolina, cambio de moneda, dolares a real o viceversa. Lugares seguros para dormir, para acampar, donde comer bien y económico. Estados de las rutas, balsa para cruzar de Manaus a Porto Velho, cual es la mejor. Todo tipo de información actual.
Igualmente agradezco ayuda mientras esté viajando.
Se que no tengo un vehículo rústico o 4x4, pero mi Rosaguiver a vivido muchas experiencias y su conductora es la mejor.
Espero recibir comentarios que seguro me darán.
Un saludo afectuoso a todo el que me lea.
Carla Elena
Rosaguiver - rosaguiver@hotmail.com
Olá, Carla!
Antes de mais nada, é muito importante que você nos informe qual é o seu roteiro. Isto poderá orientar aqueles que, eventualmente, poderão ajudá-la.
Em todo caso, já posso adiantar algumas coisas:
O Fiat Uno é um carro bastante valente, e muito comum aqui no Brasil, de modo que, caso haja algum imprevisto, você não deverá ter problemas quanto a peças e mecânicos.
O preço da gasolina varia muito de estado para estado, e até de cidade para cidade. Aqui no estado de São Paulo, o preço da gasolina comum está em torno de R$2,50. Temos também a gasolina aditivada, às vezes um pouco mais cara, cuja qualidade é melhor, devido à adição de alguns produtos, mas com a mesma octanagem. Em ambos os casos, a gasolina não é pura, contém uma boa quantidade de álcool, o que talvez faça com que o seu Uno a estranhe um pouco. Se ele tiver injeção eletrônica, tudo bem, mas se tiver carburador, talvez precise passar por alguns ajustes. Evite abastecer em postos sem marca conhecida (as mais conhecidas são: Ipiranga, Texaco, Petrobrás, Shell, Esso e Ale)
O dólar está custando hoje algo em torno de R$1,61. Esta taxa muda diariamente, é bom você se informar pouco antes de viajar.
Nossas estradas não costumam ser muito boas, principalmente fora da região Sudeste e Sul (onde são muito boas, mas têm pedágios, isto é, são pagas), portanto prepare-se para enfrentar muitos buracos. Não é recomendável viajar à noite, por razões de segurança, planeje as etapas de sua viagem com certa folga, para que, mesmo em caso de imprevistos, você não seja surpreendida pela noite.
Quanto aos demais dados (hospedagem, etc...), só poderemos ajudar após conhecer melhor o seu roteiro previsto.
Um abraço!
rosaguiver
05/07/2008, 00:46
Gracias por darme consejos, son muy bien recibidos.
Te comento que mi Fiat Uno es modelo 86, hace un año que lo acabo de reacondicionar completo, siempre ha sido mio en estos 21 años. Además es de fabricación Brasil, jajaja. Se que para la parte mecánica no tendré problemas. Es de carburador, que gasolina me recomiendas, acá uso de 91 octanos sin plomo. Por cierto acá me dura en ciudad unos 400 Kms el tanque de 55 litros. En viaje dura unos 550 kms. Tengo pensado ajustar un poco el carburador para consumir menos.
Mi ruta programada es: Partida desde Santa Elena de Uairen/Frontera Brasil Pacaraima a Boa Vista - Manaus buscar balsa??? aceptable para Fiat y mi persona y mis hijos de 13 y 10 años hasta Porto Velho - Foz Iguazú.
No recuerdo de memoria desde Porto Velho a Foz Iguazú los nombres de los pueblos o ciudades. Tengo la ruta marcada gracias a la página de Quatro Rodas que me dio Jyoti.
Gracias por los datos de cambio dolar, es importante saber.
Un saludo
Carla
Elmer_Jeep
05/07/2008, 12:39
Haga contacto conmigo cuando llegar en Boa Vista, busca la RETIFICA CENTRAL(mi taller), telefono 3224-3470.
Tenemos tambien apoyo de un pana en Porto Velho, el conoce bien la ruta del Norte de Brasil.
Saludos
Gracias por darme consejos, son muy bien recibidos.
Te comento que mi Fiat Uno es modelo 86, hace un año que lo acabo de reacondicionar completo, siempre ha sido mio en estos 21 años. Además es de fabricación Brasil, jajaja. Se que para la parte mecánica no tendré problemas. Es de carburador, que gasolina me recomiendas, acá uso de 91 octanos sin plomo. Por cierto acá me dura en ciudad unos 400 Kms el tanque de 55 litros. En viaje dura unos 550 kms. Tengo pensado ajustar un poco el carburador para consumir menos.
Mi ruta programada es: Partida desde Santa Elena de Uairen/Frontera Brasil Pacaraima a Boa Vista - Manaus buscar balsa??? aceptable para Fiat y mi persona y mis hijos de 13 y 10 años hasta Porto Velho - Foz Iguazú.
No recuerdo de memoria desde Porto Velho a Foz Iguazú los nombres de los pueblos o ciudades. Tengo la ruta marcada gracias a la página de Quatro Rodas que me dio Jyoti.
Gracias por los datos de cambio dolar, es importante saber.
Un saludo
Carla
Como escrevi, o Uno é um carro muito popular no Brasil, portanto de fácil manutenção e reparo, caso necessário.
No Brasil, o chumbo (plomo) foio abolido da gasolina há anos, e o álccol anidro entrou em seu lugar. Eu recomendo que você use a gasolina aditivada, mesmo sendo ela um pouco mais cara. A octanagem dela é a mesma da gasolina comum, mas ela é de melhor qualidade, devido aos aditivos nela colocados. Tendo em vista que, em muitos postos de gasolina, principalmente os mais afastados (que são, justamente, os que você irá encontrar...:( ), a gasolina, eventualmente, é adulterada, a aditivada pode ser uma espécie de "antídoto preventivo", caso você abasteça em um posto desonesto, ou seja, gasolina ruim + gasolina boa = gasolina mediana. Por isso mesmo, recomendo que você procure evitar de rodar com o tanque vazio, se encontrar um posto que pareça bom, encha bem o tanque, se encontrar um posto suspeito, tente não colocar muita gasolina (se houver perspectiva de encontrar um posto melhor à frente). Cada pessoa tem as suas marcas preferidas, eu prefiro abastecer, pela ordem, nos postos Ipiranga, Texaco e Petrobrás. Também nunca tive problemas com a marca Ale. Não gosto de Shell nem de Esso, mas não creio que haja problemas em abastecer em postos desta marca. O que você deve evitar são os postos sem bandeira, chamados de "postos de bandeira branca", pois estes compram combustível em fornecedores alternativos, sofrendo pouca ou nenhuma fiscalização por parte dos fornecedores tradicionais.
rosaguiver
06/07/2008, 12:19
Que bueno y estimulante es recibir tantas respuesta y ayuda. Elmer no dudes que por allí pasaré.
Es muy bueno la información de la gasolina, ya que entre que es bastante cara, pues hay que saber elegir y no quiero que el Rosaguiver falle por este motivo.
Se que Manaus es una ciudad grande y seguro me perderé por allí, si tienen algun amigo que cuando esté por allá que me ayude, sería bueno.
Una vez más gracias.
Elmer_Jeep
06/07/2008, 13:19
En Manaus tenemos los panas del Amazonas Jeep Clube http://www.amazonasjeepclube.com.br/Splash.php
hay dos aca en el foro, voy enviar su contacto para ellos.
El precio de 1 litro de nuestra gasolina se hace full el tanque en Venezuela, una lastima.
Saludos.
Não se esqueça que há poucos dias entrou em vigor no Brasil a "Lei Seca". Não se pode beber nem um copo de cerveja, pois poderá ter o carro apreendido. Tome cuidado com isso.
Como já disseram, procure não viajar à noite, pois há notícias de assaltos noturnos, principalmente entre Brasília e a região Sudeste.
No Brasil, infelizmente, há postos que vendem gasolina adulterada (com adição de solvente). Isso pode comprometer o motor do carro. Cuidado com isso. Abastecer em postos de gasolina de empresas de renome já ajuda um pouco (Petrobrás, Shell, Texaco).
Procure na internet, de acordo com sua rota, onde se encontram os postos de gasolina, postos da Polícia Rodoviária, hoteis, pousadas, restaurantes e hospitais.
Boa sorte.
Antonio.
Jun Okada
06/07/2008, 19:36
Carla, é muito útil você comprar nas bancas de jornais o Guia 4 rodas. Tem mapa rodoviário, locais de pedágio, postos policiais, dados de principais cidades como hotéis, restaurantes, bancos, etc. Este guia tem também uma versão só com mapa rodoviário, miuito útil também por ser tipo revista e de fácil consulta.
Boa viagem!
JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
09/07/2008, 11:08
Mira vivo en POTO VELHO soy pana de ELMER en janeiro yo y mi irmano tenemos hecho esta rutas haste maracay,tengo uno amigo se vai hacer en agosto sera no começo dia10 de agosto,vamos enquadrar bien puedes venir na vuelta com el e su familia el esta en 4x4.Mi telelefono es 69 3223 00 37 y mi celular 69 9979 4400,y 69 9994 40 50.A hora la ruta de MANAUS/PORTO VELHO esta buena sin lluvia.Tengo la ruta num programa para gps.ME guedo pendente de usd.
rosaguiver
09/07/2008, 21:31
Estaba segura que no estaría sola en Brasil, queda comprobado lo que tanta gente me ha dicho.
No dejen de darme consejos y ayuda en ruta, la partida está cerca, es probable que para los primeros días de agosto.
Un cliente de Honda, donde trabajo es brasilero y me regaló la guia Quatro rodas 2008 con todo y el mapa, ya me la he revisado, es excelente. Igualmente he trazado mi ruta con los mapas online de Quatro Rodas. No se preocupen que no bebo mientras manejo. Lo que me recuerda quien me puede decir que tipo de alimentos por ejemplo puedo pasar por la aduana, se puede llevar cerveza empaquetada??? Soy fumadora, puedo llevar paquetes de cigarrillos sin que piensen que estoy haciendo contrabando???
Les mantengo al tanto de los preparativos.
Cariños
Una aventurera simple
Carla
em relação a cigarros, não pode. Em algum lugar diz que não se pode "importar" qualquer produto relacionado a fumo (tabaco) a mesma lei, se não me engano fala sobre bebidas alcoólicas também.
Isso é a teoria MAS, na prática eu já trouxe cerveja da Venezuela sem problemas. Se você alegar que não é brasileiro e está só de passagem é bem provável que não tenha problemas.
Reforço a dica dos amigos foristas, cuidado com a gasolina! de uma forma geral você encontrará preços entre R$ 2,29 (é um bom preço aqui no paraná) até cerca de R$ 3,00 ou um pouco mais até chegar aqui. Uma outra dica pode ser evitar abastecer em rodovias, procurando sempre informações sobre a qualidade do combustível junto a taxistas (táxi no brasil usa placa vermelha)
Não lembro como é na Venezuela, mas no Brasil cinto de segurança é obrigatório, se for costume seu não utiliza-lo, é um bom momento para criar o costume.
A rota que o google apresenta em http://maps.google.com tem apenas 1 pedágio já chegando em Foz do Iguaçu. A tarifa é de R$ 7,80
Boa parte do caminho que você vai passar (estou supondo que será o mais curto o possível até a Argentina) será de movimento intenso de caminhões, é bom tomar cuidado. Tanto com o transito como com os buracos.
Procure por locais interessantes no caminho, você vai passar muito próximo a Chapada dos Guimarães(próximo a Cuiabá-MT) , um local que tenho muita vontade de visitar, alias está uma viagem (Norte <-> Sul , na verdade Sul <-> Norte do Brasil) que tenho muita vontade de realizar.
A cotação do R$ em relação ao Bolivar ou ao Dolar (ou qualquer outra) você encontra aqui http://www5.bcb.gov.br/?TXCONVERSAO
No mais uma boa viagem, não posso oferecer muita coisa pois estou fora da sua rota, em Londrina (~500km de Foz do Iguaçu)
Uma outra dica pode ser evitar abastecer em rodovias, procurando sempre informações sobre a qualidade do combustível junto a taxistas (táxi no brasil usa placa vermelha)
Concordo com este conselho, de fato, muitos postos em rodovias têm gasolina de má qualidade, é recomendável, na medida do possível, abastecer nas cidades ou próximo a elas. Há uma lógica nisto: usuários de postos em estradas geralmente estão de passagem, e talvez jamais voltem a passar pelo mesmo posto, portanto a chance de uma reclamação ou denúncia é pequena. Com os postos nas cidades ocorre o oposto, quem mais abastece lá são os moradores daquela cidade, portanto, se a gasolina for ruim, a notícia vai correr, e ninguém mais irá abastecer neste posto, o que irá causar o seu fechamento. Portanto, o interesse destes postos é ter uma gasolina boa, para manter a freguesia.
Elmer_Jeep
27/08/2008, 11:12
Dona Carla já está por aqui
Elmer_Jeep
29/08/2008, 18:20
Pessoal, quem puder ajudar deixe seu contato ou mande MP pra rosaguiver (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=17425) pois ela vai aparecer por aqui pra comentar sobre o roteiro da viagem.
[]'s
Cláudio Brasília
01/09/2008, 18:15
Se for passar pelo Centro_Oeste; mais precisamente em Brasília, por favor entre em contato, para que possamos dar apoio e informações acerca de mapas. Um grande abraço e saudações.
rosaguiver
03/09/2008, 08:43
En estos momentos nos encontramos en Porto Velho con la ayuda de Joao Lucena, partimos el jueves nuevamente a la carretera para ir hacia Foz Iguazu.
Gracias a la ayuda de todos ustedes antes de comenzar este viaje, todo ha salido bien. En Boa Vista, Elmer y Ricardo Loras han sido excelentes amigos. En Manaus no pudimos contactar a nadie, pero igual la gente brasilera es una maravilla y todo ha ido bien.
Fotos y comentarios del viaje en http://rosaguiver.blogspot.com
Carla