Ver Versão Completa : Carreta com engate... Solução pra falta de porta-malas?
Olá pessoal,
Sou novo por aqui...
Estive pensando em voltar a ter um 4x4 e tenho pensado seriamente em adquirir um Troller usado. O problema é que tenho uma filha pequena e isso implica em andar sempre cheio de bagagem, além de, eventualmente, com uma babá. Tendo em vista a falta de mala do Troller, eu gostaria de perguntar a vcs se alguém utiliza aquelas carretinhas com engate? Ou sabe de alguém que já utilizou ou utiliza? Vale a pena????
Pensei que pudesse ser uma solução para o problema da mala (ou falta de uma)...
Obrigado.
JapaTroller
04/07/2008, 11:24
Talvez se vc usar o bagageiro de teto seria a melhor opção!!
Abraços
Grassmann
04/07/2008, 11:51
Carreta? Não usaria. Problemas que te trariam:
- Pagar mais pedágio na estrada;
- Pagar mais caro em estacionamentos;
- Dificuldade em encontrar vagas;
- Dificuldade em manobras;
- Onde guardar quando não está em uso?
- Tem que pagar IPVA da carreta.
- Carreta tem manutenção preventiva (lubrificação, troca e calibragem de pneus, ...)
Eu uso e recomendo um bagageiro de teto. Uso o Thule Ocean 100, que é fácil de encontrar pra vender e até alugar.
Não ocupa espaço adicional no carro. Só limita o acesso a certas garagens, porque o carro fica com aproximadamente 2,40m de altura. Mas não vão te cobrar adicional em pedágios ou estacionamentos por isso. Vai ser mais fácil estacionar na rua. E dá pra guardar pendurado no teto de sua garagem (eu fiz isso), preso com aquelas estruturas pra prender varal de teto (fios e perragens específicas).
Um Thule novo vai te custar uns R$1.300. Usado dá pra comprar bem mais barato. O meu comprei no Mercado Livre por R$700, com o rack incluso.
Dê uma procurada por aí no RJ, e boa sorte!
Obrigado pessoal,
No meu caso, eu só iria usar a carretinha para viagens. No dia a dia deixaria na garagem de casa. Até que isso não seria problema. Mas eu não fazia idéia que teria que pagar IPVA e pedágios por ela.
Esse bagageiro de teto é facilmente removido??? Uma pessoa faz isso sozinha??? ou é melhor deixa-lo sempre sobre o teto??? E quanto ao seu volume??? Cabe bastante coisa???
Abraços.
Grassmann
04/07/2008, 13:11
O bagageiro é preso em duas barras transversais no rack. Uma pessoa coloca e tira o baú tranquilamente, desde que esteja totalmente vazio. É melhor colocar em dois, pra alinhar mais fácil, mas dá pra fazer em uma pessoa só.
Suporta 50kg de carga, e um total de 360l. Isso equivale a mais do que um porta-malas de um carro popular comum. (Cabem 4 malas médias tranquilamente).
Veja o baú da Thule aqui: http://www.thule.com/Thule/ProductPage____78306.aspx
Carretas requerem documentação junto ao Detran, e uso de placas. Por consequência, pagam IPVA sim. Além disso, ao passar por pedágios, são consideradas "eixo extra", e por isso você pagará algo em torno de 50% a mais na tarifa.
umberto xxxrrr
04/07/2008, 13:16
Concordo com 99% do dito pelo amigo.
Só a ressalva informativa de que (por não ser "automotora") a carreta não paga IPVA. Apenas as inerentes taxas.
Grassmann
04/07/2008, 13:23
Em tempo, se for comprar um bauleto para colocar no Troller, opte pelos modelos que tem abertura lateral. As malas são retiradas pelo lado do carona, e dá pra usar o pára-lama ou pneu traseiro como apoio.
No caso de baú com abertura traseira, fica difícil a remoção de malas sem enroscar no aerofólio.
No caso dos Thule, a melhor opção é o Ocean 100, fácil de achar e no tamanho certo pro Troller. O Ocean 200 é muito grande, e o Ocean 50 abre na traseira (além de ser bem menor).
Não atrapalham a aerodinâmica do carro, não aumenta o consumo de combustível por arrasto aerodinÂmico. Muitas vezes, dá pra esquecer que existe um baú no teto!
Boa sorte!
show de bola pessoal,
Valeu mesmo pelas dicas Grassmann. Agora ficou bem mais fácil convencer a minha mulher de estar fazendo um bom negócio comprando um Troller.:concordo:
Aproveitando, Algum de vcs proprietários de Trollers, têm família com filhos e babás??? Alguém poderia me dar algum conselho nesse sentido??? O Troller é uma boa opção?
Eu tenho um Thule Ocean 80, os bagageiros são ótimos!
Grassmann
04/07/2008, 15:50
Bom, eu tenho 2 filhos, um com 6 e outro com 4 anos.
Eu só comprei o Troller há um ano, então os meninos já subiam quase sozinhos no carro. Pra colocar uma criança em cadeirinha, dá um pouco de trabalho, mas é possível.
Quanto à babá, se ela não for gordinha, vai tranquilo no carro.
Veja bem, o Troller é mais um jipe que um carro. Anda rápido, mas pula feito um cabrito em irregularidades na pista, principalmente a parte traseira, por ser leve. Além disso, os passageiros do banco traseiro sentam literalmente sobre as molas e rodas traseiras, o que acentua a trepidação.
Conselho: Dê uma volta com a patroa, e se possível com a babá no carro. A bagagem dá-se um jeito, ams se elas se sentirem desconfortáveis, isso não se resolve tão fácil!
Concordo com 99% do dito pelo amigo.
Só a ressalva informativa de que (por não ser "automotora") a carreta não paga IPVA. Apenas as inerentes taxas.
x2. Carreta rodoviária só paga o licenciamento anual. Fiz da minha semana passada e gastei 65 reais.
Em tempo, se for comprar um bauleto para colocar no Troller, opte pelos modelos que tem abertura lateral. As malas são retiradas pelo lado do carona, e dá pra usar o pára-lama ou pneu traseiro como apoio.
No caso de baú com abertura traseira, fica difícil a remoção de malas sem enroscar no aerofólio.
No caso dos Thule, a melhor opção é o Ocean 100, fácil de achar e no tamanho certo pro Troller. O Ocean 200 é muito grande, e o Ocean 50 abre na traseira (além de ser bem menor).
Não atrapalham a aerodinâmica do carro, não aumenta o consumo de combustível por arrasto aerodinÂmico. Muitas vezes, dá pra esquecer que existe um baú no teto!
Boa sorte!
Só precisa ficar esperto com relação a altura dos locais onde vai entrar. Se morar em prédio, provavelmente o Troller não vai entrar.
O pior que acho da carreta, é realmente a manobrabilidade, no trânsito (nas avenidas) até que vai bem, porém vc fica muito limitado para parar em locais no dia-dia, tipo farmácia, supermercado, padaria, etc. (manobrar de ré é uma onda) para viajar tb não é muito legal, vc tem de diminuir bastante a velocidade, pelo menos no caso da minha, e olhe que ela tem suspensão com armortecedores e molas, e tem mais um detalhe, se ela estiver pesada, torná-se até perigoso vc ir mais rápido, tenho a carreta somente pra levar coisas grandes (e para pertinho), qd não tem jeito de levar em outro carro, pra viagens, utilizo a thule, no submarino.com se não me engano tá por uns R$ 800,00 e dividido em até 12 x sem juros, ao contrário da carreta, o bagageiro thule, só me lembro que estou com ele na hora de entrae em estacionamentos baixos e com a vantagem de deixar a bagagem fechada!
[]´s.
O pior que acho da carreta, é realmente a manobrabilidade, no trânsito (nas avenidas) até que vai bem, porém vc fica muito limitado para parar em locais no dia-dia, tipo farmácia, supermercado, padaria, etc. (manobrar de ré é uma onda) para viajar tb não é muito legal, vc tem de diminuir bastante a velocidade, pelo menos no caso da minha, e olhe que ela tem suspensão com armortecedores e molas, e tem mais um detalhe, se ela estiver pesada, torná-se até perigoso vc ir mais rápido, tenho a carreta somente pra levar coisas grandes (e para pertinho), qd não tem jeito de levar em outro carro, pra viagens, utilizo a thule, no submarino.com se não me engano tá por uns R$ 800,00 e dividido em até 12 x sem juros, ao contrário da carreta, o bagageiro thule, só me lembro que estou com ele na hora de entrae em estacionamentos baixos e com a vantagem de deixar a bagagem fechada!
[]´s.
Joris,
Se puder coloque umas fotos do bagageiro aí.:concordo:
Amigo segue em anexo duas fotos, uma com o thule e outra que da pra ver com o bagageiro da new track! uma das fotos esta recortada, pois estava aparecendo nela e para evitar assustar crianças resolvi recortar!
EU TENHO UMA CARRETINHA PRA 3 MOTOS , AQUI EM MINAS É COBRADO SOMENTE A TAXA DE LICENCIAMENTO , SEGURO E IPVA CONSTA NO DOCUMENTO COMO ISENTO. :dance:
AMIGO GFC SE VC ESTÁ PREOCUPADO EM ESPAÇO E CONFORTO , AINDA EXISTE A POSSIBILIDADE DAS PICAPES 4X4 , SE GANHA EM ESPAÇO E CONFORTO , DEVIDO A MAIOR DISTANCIA ENTRE EIXOS . VARIOS MODELOS NO MERCADO , RANGER , S10 , FRONTIER , HILUX C. DUPLA E SW4 , BLAZER , L 200 , PAJERO , PATHIFINDER , EXPLORER , CHEROKEE , GALLOPER ,SPORTAGE , VITARA 4 P ( DUNIDUNITÉ .... ) HAHAHA ....
VALE LEMBRA QUE É SOMENTE UMA IDEIA . ABRAÇOS
Segue uma foto da minha "carretinha" :mrgreen:.
umberto xxxrrr
06/07/2008, 01:10
Humilde... Quase um bi-trem. rsrsrsrs
srgrande
06/07/2008, 20:28
IPVA significa imposto sobre a propriedade de veiculo automotor, ou seja, a carretinha so pagara IPVA se tiver motor.
Tenho uma carretinha KARMANN GHIA fabricada em 1986 com o melhor sistema de suspensão p pouco peso: apenas uma simples barra de torsão, sem molas nem amortecedores.
Viajei algumas centenas de milhares de km com ela e nunca tive problemas.
O Troller puxa e nem sente, somente empurra um pouco quando freio.
Na garagem ou estacionamento, ocupa o espaço de uma pequena moto, pois fica de pé.
AKPG,
Vc acrescentou nesse "bi-trem" :mrgreen: um bagageiro da Thule na parte dianteira? :pensativo:
andrerusso
07/07/2008, 11:59
Um porta malas deste para toda esta carga nem Carla Peres daria conta no porta malas.
Mas falando sério, não é melhor aquele box de lona preso no bagageira fabricado em Curitiba?
Alê me diga uma coisa, a temperatura do troller não sobe puxando essa CARRETA não? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Falando sério, já pegou subidona puxando ela? Como ele se comportou? E na Hilux?
Alê me diga uma coisa, a temperatura do troller não sobe puxando essa CARRETA não? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Falando sério, já pegou subidona puxando ela? Como ele se comportou? E na Hilux?
Loyer,
Neste dia eu peguei a fernão dias para ir ao meu sítio. Estávamos em quatro pessoas dentro do Troller. É impressionante a força dele para puxar tudo isto. Muuuuuito melhor que aquela outra pkpezinha de merd@ que eu tinha.
Na Hilux eu ainda não tive a oportunidade de puxar o reboque com tudo isto mas tenho certeza que ela vai se sair bem. Afinal é uma TOYOTAAAAAAA!!!!! Hehehehehe
E no Troller, a temperatura nem mexeu, mesmo eu andando as vezes quase na faixa vermelha de rotação.
Abracos,
E no Troller, a temperatura nem mexeu, mesmo eu andando as vezes quase na faixa vermelha de rotação.
quem não conhece o troller, pode até achar que o ponteiro da temperatura tá quebrado, pois depois que atinge a temperatura de trabalho não se move nem a pau, nem sobe nem baixa, tanto os 2.8 como os 3.0! é realmente um ótimo sistema de arrefecimento e também motor de sobra hehehe!
AKPG eu também puxo sempre meu Willys, dentro da cidade até esqueço que tô puxando o "idoso" tem hora que quase arranco o parachoque do "idoso", más na estrada tem de tem mais cuidado, uma vez estava puxando minha carreta na ranger (tanto a carreta como a ranger estavam vazias), numa estrada de piçarra, tinha chovido e estava molhada com vários buracos pequenos que aqui chamamos de "boca de pilão", aqueles bem chatos e que fazem as trazeiras das picapes pular, de uma hora para outra a carreta empurrou a ranger, me deixando em 90º com a estrada, só não causei um acidente porque a estrada não tem movimento e tem bastante espaço nas laterais, de forma que consegui trazer a ranger para a trajetória normal! más deu pra aprender que quando estamos puxando devemos redobrar os cuidados, principalmente em casos de precisar frear forte! ou desviar de algo, que no caso de estar puxando o willys por exemplo, não dar pra desviar de nada, pois ele puxa a traseira do troller com facilidade!
amigo outra coisa essa tua carreta não deveria pagar taxa do detran não, deveria pagar era taxa ferroviária! kakaka! vc deveria parar de chamá-la de carreta e adotar vagão! o danada ignorante!
[]´s.
Caros amigos!
só cuidado em manobras com bagageiros e carretas!
Cuidado com manobras com reboques (http://www.metacafe.com/watch/1492055/video/R/CFD_1002/)
quem não conhece o troller, pode até achar que o ponteiro da temperatura tá quebrado, pois depois que atinge a temperatura de trabalho não se move nem a pau, nem sobe nem baixa, tanto os 2.8 como os 3.0! é realmente um ótimo sistema de arrefecimento e também motor de sobra hehehe!
AKPG eu também puxo sempre meu Willys, dentro da cidade até esqueço que tô puxando o "idoso" tem hora que quase arranco o parachoque do "idoso", más na estrada tem de tem mais cuidado, uma vez estava puxando minha carreta na ranger (tanto a carreta como a ranger estavam vazias), numa estrada de piçarra, tinha chovido e estava molhada com vários buracos pequenos que aqui chamamos de "boca de pilão", aqueles bem chatos e que fazem as trazeiras das picapes pular, de uma hora para outra a carreta empurrou a ranger, me deixando em 90º com a estrada, só não causei um acidente porque a estrada não tem movimento e tem bastante espaço nas laterais, de forma que consegui trazer a ranger para a trajetória normal! más deu pra aprender que quando estamos puxando devemos redobrar os cuidados, principalmente em casos de precisar frear forte! ou desviar de algo, que no caso de estar puxando o willys por exemplo, não dar pra desviar de nada, pois ele puxa a traseira do troller com facilidade!
amigo outra coisa essa tua carreta não deveria pagar taxa do detran não, deveria pagar era taxa ferroviária! kakaka! vc deveria parar de chamá-la de carreta e adotar vagão! o danada ignorante!
[]´s.
Joris,
Nem me fala uma coisa destas!!! Pagar mais taxas não dá!!!! hehehehehe
Graças a Deus eu nunca passei nenhum susto puxando este vagão. Tem que andar devagar mesmo pois a reação do carro fica completamente diferente, ainda mais no caso do troller que não tem freio pra segurar tudo isto.
Um abraço,
Edintruder
20/07/2008, 19:40
Por aí não tem carretas para alugar?
É uma boa opção!
O aluguel de uma carreta grande custa aqui R$80,00 por dia. Uma pequena custa R$40,00.
CAPT GOTTLIEB
19/04/2015, 10:53
Tenho uma carreta Karmann-Ghia há mais de 20 anos e uso tanto para serviços na chácara como viagens, sem problemas. Não paga IPVA, mas uma taxa de licenciamento (modesta). No pedágio paga um eixo. A suspensão é por barra de torção, tipo VW e suporta bem a carga máxima (350 Kg), mas já coloquei o dobro e aguentou (não recomendo, pois judia da carreta). Como pode ficar em posição vertical ocupa pouco espaço na garagem. Se eu colocasse 200 ou 300 Kg no bagageiro de teto do meu Jipe Toyota Band o centro de gravidade que já é alto ficaria mais alto ainda e a estabilidade ficaria muito comprometida. A marcha RÉ é igual aos caminhões tipo cavalo mecânico-carreta e depois de algum treino você pega a jeito. A minha carretinha KG ora é puxada pelo Jipão Bandeirante ora por um VW-Baja, sem problemas. A caçamba é fechada por tampa de chapa e mede 1 x 1 x 0,5 m e em cima da tampa tem um bom bagageiro. Nunca tive problemas com polícia rodoviária, pois o engate é bom, a tomada elétrica e as luzes funcionam bem e sempre uso corrente de segurança. É lógico, claro e evidente que não dá para baixar a bota com uma carreta a reboque, pois seria insano. Mas dá para andar a 80-100 Km na reta, se a pavimentação for boa e em velocidade mais compatível nas curvas e pavimentos sofríveis. Mas como dizem os ingleses: - There is no account for tastes! (Gosto não se discute!) NOTA: não está a venda.
499375 499376 499377 499378 499379 499380
Troller-a-vista
19/04/2015, 12:02
achei que eu tinha visto todos os topicos sobre carretinha do forum hehhe sempre pode-se achar um escondido ehhehe
eu acho que a carreta é um solução impar , a melhor delas de longe, mesmo com alguns inconvenientes, mas nenhuma solucao é 100% perfeita.
1- puxar ou empurrar algo é muito melhor que carregar algo, qual vc prefere usar um carrinho de mão que pesa 15 kilos para puxar/empurrar 5 sacos de cimento ou carregar nos bracos ou nas costas 2 sacos de cimento? Fisica pura.
2- há uma infinidade de usos para carretinhas, desde carregar cargas ate servir de guarda-tranqueira quando nao estiver em uso.
3- só paga licenciamento, nao paga ipva, mas paga pedagios, se vc nao pode ter uma picape ou precisa de um carro curto no dia a dia, uma carretinha te proporciona o uso de uma picape com uma mísera fração do preço de uma picape.
3- ocupa pouco ou nada de espaço se estiver na vertical
4-manutencao quase zera, basta a cada 2 anos +- lubrificar os cubos, custo de 1 cerveja pro mecanico, encher o pneu de graca e verificar se as luzes estao corretas.
5- dura uma eternidade, coisa que um thule (caríssimo) nao dura
entre outras centenas de vantagens.
eu gosto das carretas KG, sao curtas, leves, pqnas, bem vedadas, etc. o que pode ser um problema para quem precisa de maiores cargas ou carretas abertas, mas para isso existem outros modelos. A unica coisa que nao gosto da KG é esse cano que serve de chassi pra ela, é muito pouco, precisa ser reforcado. Mas para carregar uns 350kilos ele dá conta!
Só uma dica, a carreta precisa estar nivelada com o chão, ou seja, o engate do carro precisa acompanhar isso, nao pode a carreta ficar embicada pra baixo ou para cima, mesmo poucos MM faz com que ocorra sérios problemas de distribuicao de peso , seja para puxar ou frear, ocorrem inumeros estresses nas soldas e ébastante comum elas se desprenderem e virarem mísseis desgovernados por causa disso.
Edintruder
19/04/2015, 18:00
Troller, no caso de grande cargas, é preferível carregar do que puxar. Eu estou construindo um trailer de 4,60m de comprimento fora lança e tulha frontal x 2,15m de largura x 2,00m de altura. Nesse mundo do campismo descobri que em muitos fatores que desconhecemos quando se puxa trailers maiores, daí é muito mais confortável dirigir um motorhome ou uma picape com camper do que arrastar o trailer. Porém o trailer te oferece outras tantas vantagens, dessa forma nos ajustamos a forma de conduzir com um trailer para usufruir da comodidade que ele te oferece.
O melhor tipo de reboque ou trailer para se arrastar é o modelo com 5a roda. Esse não em pêndulo.
Com reboques pequenos já rodei a 160km/h (meu primeiro monza classic) e nas curvas em alta velocidade ele é arrastado de tal forma que a pressão aerodinâmica não deixa ele derrapar.
Outro detalhe do reboque, é que sente mais o peso para seu deslocamento do que sobe o eixo do carro. Notei isso quando entrei para o mundo das picapes, aonde vendi meu reboque por falta de uso.
Um amigo meu que tem uma bandeirantes comprou uma carretinha e colocou pneu 31" em aros de 15" para nivelar com o jipe. Ficou muito boa.
Sobre andar embicada, em reboques leves isso não influencia nada, porem em um trailer de mais de 1500kg, daí a distribuição de peso varia muito, e por m simples solavanco pode gerar alguns desses fatores que o Troller pontou, como pode também limitar muito a tua velocidade. Um Trailer grande com 2250kg bem nivelado e com peso bem distribuído pode ser puxado a 90km/h sem nenhum problema, mas esse mesmo trailer muito desnivelado pode limitar a velocidade em 70km/h sob influência do efeito pêndulo. Quando começa um pêndulo, raramente o motorista consegue controlar sem precisar trocar as cuecas, pois literalmente te tira o controle direcional do veículo repentinamente.
Para quem tem dúvidas quanto a engates reboques, sugiro e pesquisa no fórum do www.Macamp.com.br
Troller-a-vista
19/04/2015, 20:17
edin, nao vou negar q ja andei em alta velocidade com reboque, reboque bau + um barco de 6 metros em cima... imagina a aerodinamica envolvida ehehhehe
qdo a carreta eh bem construida da pra andar tranquilamente acima de 100km/h, mas a maioria das fabricas fazem muita porcaria, erro grotesco de alinhamento, gabarito, peças recondicionadas, solda ruim e mal feita. Qdo eu digo maioria, acredito q entre 90 e 97% das fabricas,
Falo isso pq eu sempre quis montar uma fabrica, pesquisei muito, visitei muitas, fiz muita coisa no meio.
mas te falo por experiencia de qm viu coisas nas estradas por ai muito feias, conversei com muito dono de fabrica: mantenha SEMPRE nivelado o reboque, mesmo vazio.
um reboque de 150 - 200 kilos andando por volta de 50km/h exerce uma forca muito grande no carro, especialmente nos engates que 99% sao cosméticos e nao possuem pontos de apoio.
ë muito comum (eu mesmo vi varios) carros com a chapa do porta malas rasgado pq tinham poucos pontos de apoio e nenhuma chapa pra distribuir o peso nas frenagens, assim como parafusos ruins, chapas finas, engates com solda errada etc. Simplesmente eles quebram em simples frenagens.
Ademais, um reboque desnivelado, qdo embicado pra baixo vai forcar a traseira contra o chao numa frenagem, o que levanta a dianteira muito rápido , nenhum freio é capaz de resolve isso rapidamente e sua frenagem fica prejudicada quando nao forma um L com a carreta.
No caso de estar embicado pra cima, ocorre o contrario, a traseira levanta perdendo contato com o solo, ai nem se vc for ayrton senna vai segurar o carro, ja era.
imagine que 150 kilos se tornam rapidamente em 1.500kg em velocidade urbana, qdo vc nivela bem o reboque, esse peso claro é sentido, mas o sistema de frenagem nao sofre com o desequilibrio total do carro.
nao q seja facil frear um carro com um reboque carregado em alta velocidade ou numa freada de emergencia, nao mesmo... mas é muito melhor com td nivelado.
de resto to de acordo.
Edintruder
20/04/2015, 08:42
Troller, independente da posição do reboque, numa freada sempre irá forçar o engate, porém só forçará para baixo se o reboque tiver freio inercial. Reboque sem freio irá empurrar para frente, independente da posição da lança. Agora, um reboque de 150kg não tem capacidade de reduzir a pressão sobre o eixo traseiro, até porque numa freada o próprio carro irá fazer esse esforço sobre a dianteira.
Um reboque de 150kg com peso mal distribuído irá exercer cerca de 50kg no engate na pior situação, ou seja, o peso de bagagem. Dessa forma tem uma variação dinâmica bem, drástica para gerar algum problema.
Entenda que isso que falasses só ocorrerá em situação de colisão traseira no reboque, mas daí é outra situação muito mais complexa.
Para um reboque de 150kg exercer 1500kg, somente numa aceleração de 10G, ou seja, numa colisão. Numa freada brusca essa massa mal chegará a 250kg...
Porém em reboques pesados, a coisa muda muito, e sim, nesse aspecto o alinhamento tem capacidade de interferir na dinâmica do veículo trator, mas também dependerá dessa diferença de peso.
Num carro de 1200kg tracionando um trailer de 1350kg, não tem como não causar algum efeito, porém um reboque de 350kg num veículo de 2300kg, não muda nada...
Agora, isso que falasses dos engates estéticos, de fato, qualquer engate que se encontra para venda são calculados para 150kg! O pessoal que puxa trailer sofre muito com isso. Pontos de apoio rasgados e engates quebrados. O problema é que tem que comprar um engate bom e sempre mandar reforçar. Tem algumas oficinas especializadas em construção de engates, mas tem que deixar o veículo pois eles fazem para o veículo. Não são montagens em série.
No Macamp encontras várias dessas oficinas.
Discussão interessante essa do reboque e seus efeitos colaterais. No caso de usar uma carretinha de quatro rodas, todos esses problemas serão minimizados, não? O peso é praticamente zero no eixo do carro. Ou estou equivocado. Vale a pena pagar um pouco mais pela de quatro rodas?
Dias desses, um cara na BR-101 estava a uns 110, 120 km com a carretinha vazia na minha frente. O carro era um Jetta.
3 climas
21/04/2015, 19:02
Eu tenho um reboque tipo carretinha de 1 eixo e trafego com ele vazio a até 120km/h sem problemas, com ele carregado eu ando mais devagar para ter uma melhor frenagem do carro, pra mim ele foi a melhor coisa que eu comprei até hoje, é claro que ele tem alguns inconvenientes como a dificuldade de encontrar vagas na rua ou em garagens mas isso pra mim não representa grande problema pois moro numa cidade do interior onde o tráfico é mediano e eu só uso quando realmente é preciso além de que em casa eu tenho espaço suficiente para guarda-lo, no mais é só alegrias pois pra mim ele substitui plenamente uma pick-up levando qualquer material de grande porte ou peso até 500kg, nele eu transporto qualquer material sem pena de sujar ou arranhar, levo móveis, animais, material de construção, andaimes, entulhos, jarros com plantas, estacas de madeira ou cimento, arame farpado, pedras toscas, tijolos, meio fio, piquetes para loteamento, etc, e esse tipo de material eu evitaria ou pensaria duas vezes antes de levar numa caminhonete nova ou semi nova, quanto a aprender a manobra-lo em poucos dias pegamos todas as manhas e a única taxa é o licenciamento pois por não ser auto motor é dispensado do IPVA e seguro DPVAT.
Edintruder
21/04/2015, 22:44
Jolucas, compensa uma de 2 eixos se pretendes carregar coisas pesadas, caso contrário não muda muito para andar com ela vazia. Uma carreta de 2 eixos é mito mais estável, mas só compensa o investimento se fores realmente carregar bastante peso nela. Uma carretinha pequena não tem massa suficiente para infligir vetor diferente no carro que a puxa. Mas uma carreta de maior massa, daí a coisa muda. Uma carretinha com 200kg e diferente de uma carretinha com 500kg...
Com reboque eu sempre andava normal, sempre acima de 100km/h. Mas com um reboque grande de carro eu ando sempre mais devagar pois a coisa muda bastante. Porém, com reboque grande na F1000 puxo normal, pois tu nem sentes a presença do reboque sendo arrastado. É muito peso e muito torque na F1000. O que muda é puxar um trailer. Aí sim a coisa fica delicada pois o peso quase se iguala à F1000 vazia.
Como usuário de reboques, digo uma coisa: não abusem da sorte para passar de 80-90 por hora. Como o TROLLER disse, há muita porcaria no mercado. Assim como engates mal feitos ou instalados em carros. Reboque é uma ótima alternativa para quem é prudente e responsável, ou seja, para quem respeita os limites de carga e de velocidade da via. Para os demais, não recomendo. Em resumo é isto.
adrianoquatro
22/04/2015, 03:56
Tenho uma Karmann-Ghia e guardo ela de pé na mesma vaga do Troller no prédio, o estepe do troller encaixa entre as rodas da cardeta, economizando mais um espacinho. Eu meto o pé sem dó na estrada. O único porém é que ela pula horrores. Não dá pra levar bebidas ou coisas muito frágeis.
Pra manobrar, já acostumei e quando não dá, desengato e manobro no braço.
Por morar em prédio achei melhor do que bagageiro. E também tenho planos de colocar uma barraca de teto.
Tenho uma Karmann-Ghia e guardo ela de pé na mesma vaga do Troller no prédio, o estepe do troller encaixa entre as rodas da cardeta, economizando mais um espacinho. Eu meto o pé sem dó na estrada. O único porém é que ela pula horrores. Não dá pra levar bebidas ou coisas muito frágeis.
Pra manobrar, já acostumei e quando não dá, desengato e manobro no braço.
Por morar em prédio achei melhor do que bagageiro. E também tenho planos de colocar uma barraca de teto.
Amigo, espero e torço para que nunca aconteça, mas se esta carreta (por menor que seja) tombar ou se soltar do seu veículo, a desgraça está feita.
Willian Del Piero Rocha
22/04/2015, 09:46
Só como alerta , ,esse feriado ,um grupo de conhecidos foi para o sul da Bahia ,3 carros puxando um jet ski cada , ,entre sair de uma praia/pousada para outra ,o engate de um partiu ,uns 10 cm antes da bola ,o carro rebocador era uma SW4 ,o estrago só não foi grande por estarem em uma estrada de chão arenosa e devagar,, detalhe que ele não colocou a corrente por que iria rodar pouco , ,o jet só não deu uma capotada(efeito catapulta)por milagre.
Edintruder
22/04/2015, 10:20
Corrente é item obrigatório. Outra coisa, nunca confiem em um engate comprado em autopeças.
Eu sempre fabriquei os engates dos meus carros para ter certeza que irá aguentar.
Até o engate original das L200 quebra.
Troller-a-vista
22/04/2015, 10:56
bom, eu por muitos anos quis (ainda quero) montar uma fabrica, entao qdo eu posto a respeito, posto com olhos de quem PESQUISOU, foi atras, viu muita coisa certa, errada, mais ou menos, engenharia, gambiarra, materiais, falhas, acertos, etc.
Eu gosto muito daquela frase: o certo é certo, ainda que ninguém esteja fazendo, o errado é errado ainda que todos estejam fazendo.
Carretinhas/reboques por lei nao podem trafegar mais de 90km/h.
Conseguem andar mais que isso? Sim. Devem andar? Não.
Muitas bolas de engates por exemplo são feitas com material porco, reciclado, mistura de material, etc. Ai o cara vai lá, poe uma camada de cromo chinfrim e vende por 50 reais e vc acha que pagou qualidade. Erro teu, irresponsabilidade dele. Simples assim.
Eu discordo do Edin sobre os pesos, uma carreta ha 50km/h sofrendo desaceleração brusca sai de 150 kilos e chega facilmente nos 500 kilos. Para uma f1000 pode nao ser grandes coisas, mas para um carro comum, de 1200 kilos é 1/3 a mais de peso EMPURRANDO.
Mas isso vai de cada um, ao menos, pra mim ficou claro que o Edin presa pela segurança, ainda que discordamos de alguns eventuais danos, fica claro nas postagens dele que ele entende o tamanho do estrago.
Quebrar a bola, quebrar engate, soldas da carretinha partirem, etc, etc, etc, isso é MUITO comum. A carreta vira um míssil.
vc pode estar numa sw4 ou num fusca, nao vai gostar nem um pouco de ver uma lanca pesando 150kg vindo em alta velocidade pelo seu retrovisor, nao vai mesmo!
Raramente alguem anda com carretinha vazia, normalmente elas estao com 350 ou 500 kilos nela, o que potencializa esse problema. Some ambos os pesos e faca uma frenagem, com 500 kilos uma frenagem de emergencia vc rapidamente chega aos 2g ou se preferir, no mínimo sem contar o centro de gravida, desbalanceio natural da carga, empurrar do reboque etc, vc tem o dobro de peso atras, ou seja, 1 tonelada vindo nas tuas costas.
Simples assim, o certo é certo ainda que não esteja fazendo . 1 tonelada numa lanca (aquele triangulo do chassi da carreta que vai na bola do engate ou em alguns casos uma barra de 2 metros de distancia) vem direto lataria adentro, a menos que vc esteja numa f250cabine dupla, vai facilmente passar ate o banco da frente, e vai por mim, onde pegar arranca tudo, inclusive as pessoas.
Cansei de ver carreta desgovernada, invadindo pista contraria, jet ou barco voando prum lado e carreta pro outro, carro em L, carro capotado por causa de carretinha etc.
Isso nao é coisa rara, a 90km/h se isso ocrrer, o estrago vai ser grande, esteja vc num fusca ou num caminhão, se nao for em vc, sera em outros.
vai em qqr loja de barcos e pergunta se ja ouviram falar de barco e carretinha soltos por ai, nem precisa confiar em mim.
Dá [pra andar a mais de 100km/h? Sim... eu ja andei...É inteligente? Nao...
Carretinhas sao itens como eu ja disse, 90-95% deles muito mal feitas, soldas ruins, gabarito ruim, distruibuicao de peso ruim, material ruim, etc.
Se vc poe uma carretinha pra andar vazia e com 90km/h ela já esta sacudindo, pulando, batendo, sambando, é pq pra começo de conversa o gabarito que ela foi feito estava errado ou o chassi desalinhou ...
Nao importa qual tipo de suspensao, desde feixe de molas ate eixo alemão, apresnetou esses defeitinhos, pode esperar que tua carretinha não é confiável.
A mesma fabricante pode fazer coisas boas e ruins, depende muito do soldados, gabarito, etc.
Sermão feito, vamos a questao da carreta 2 eixos ou 4 rodas, sim, elas pesam menos no engate, mas possuem massa muito maior e normalmente freio inercial, tb normalmente rodam mais alinhadas em relacao ao solo e ao carro puxador.
Mas acho que só vale a pena se vc for realmente usar pra esse peso, pois vai precisar de freio inercial, um belo engate, adaptação, fora a manutencao que dobra, com pneus, cubos, engate, eletrica etc. td tem que ser bem revisado.
99% dos donso de carretinha esquecem de fazer manutencao dela, nao retiram os cubos periodicamente pra engraxar (a maior é de monza ou carretinha), nao fazem calibragem constante (e com o tempo parado o pneu desagrega, fica oval, ainda mais com peso em cima ou com grandes mudancas de temperaturas), nao botam pra rodar, etc... AI qdo usa quebra, parte, vibra, cubo solta, roda solta, parafusos quebram e vem falar que é problema de fabricacao que é ruim, qdo nao faz isso com uma lancha de 2 toneladas ha 120km/h.
Portanto, se vc nao precisa de grandes cargas ou grnades pesos, compre uma carreta boa, indico a Morini Reboques de votuporanga, sao excelentes carretas, nao sao as mais lindas mas sao carretinhas eternas, conheco eles ha mais de 30 anos, e nunca vi alguem reclamando da qualidade, é impressionante a estabilidade que essas carretas tem , da gosto de olhar.
Este tópico deveria se tornar um aviso - para não dizer uma ordem - a todos os usuários e frequentadores do Fórum que possuem ou desejam possuir uma carreta um dia.
Resumindo o que os colegas falaram acima, cumprindo a lei vocês já estarão fazendo bastante. Eu vejo como obrigação, mas nem todos assim enxergam. Então, vejam que cumprindo a lei estarão zelando por você e pelos demais usuários da via.
A gente vai dando corda ao azar até o dia que ocorrer uma catástrofe. O limite de velocidade máximo admitido no país é 110 km/h conforme prevê o Código de Trânsito. Por isto, penso EU que nenhum veículo deveria passar desse limite. Tecnologia existe para isso e é bem fácil. Basta o governo impor mediante lei.
Trânsito seguro é dever de todos. Fico vendo cada imbecilidade no trânsito que a cada dia que passa tenho mais medo de ser mais um usuário da via. Mesmo a gente zelando pela nossa condução, ainda assim estamos à mercê de nos tornar vítima de algum condutor inconsequente.
Da cadeia advogado tira. Se for condenado, um dia a pena termina. Estragou, seguro paga. Mas e a consciência? Muitos não a tem como deveria. Já vi gente que causou acidente de trânsito chegar a dizer que era "destino". Ou seja, ainda tenta justificar o erro próprio. Mas quando sai algemado, esconde a cara da imprensa.
Ora, se foi homem (ou mulher) suficiente para fazer a merd@, descumprindo a lei e colocando não só a si mas todos em risco, quando ocorrer a catástrofe, tenha a mínima honra de mostrar o seu rosto e arcar com as consequências.
Desculpem se pareceu lição de moral, mas como mais um cidadão, desejo ver o trânsito realmente seguro no nosso país - que deixou de ser (se foi um dia!) há muito tempo.
Um abraço.
Troller-a-vista
22/04/2015, 11:32
rfdex, meu pai sempre me disse: se vc eh homem pra pegar a chave e dirigir, tb seja homem pra qdo ocorrer uma merda assumir ela.
aprendi a dirigir com 6 ou 7 anos, com 14 anos eu andava de carro pra qqr lugar sem nem pedir, mas sempre tive essa licao. Hoje isso é impensável, uma crianca de q idade for pegar um volante. Mas eram epocas diferentes mas vale o ensinamento.
Corria muito pelas estradas, viajei mais de 10 anos quase toda semana mais de 1000 km, ia ha sei la qtos km/h fosse possivel, ate um dia perceber que nao dependia apenas de mim dirigir. Depende 10x mais dos outros.
o brasileiro nao eh ensinado a dirigir, nem em estrada muito menos em velocidade alta. As pessoas tem medo de dirigir, vc chega perto delas para ultrapassar em pista dupla e claramente percebe que entram em conflito, nao sabem pra q lado vao, nao conseguem segurar o carro em linha reta (quem nunca aqui ficou com medo do caminhao ou carro do lado invadir a pista sua eqto faz uma ultrapassagem?).
Ha muito mais gente mediocre na direcao do que gente boa, isso nao é culpa deles e sim de uma cultura péssima na formação das pessoas como condutores. Isso é fato irrefutável.
A grande maioria das pessoas acham que é muito mais facil dirigir em estrada, afinak é só ir em linha reta.
Ledo engano, vc tem alta velocidade, vento, carros, caminhoes, diferencas de velocidade, uma simples bobiada e vc poe em risco quem esta do teu lado.
É impossivel vc viajar 50km sem encarar um adormecido no volante que nao muda de faixa, que samba o carro dentro da pista, que invade a pista do lado alguns centimetros. É IMPOSSIVEL.
Por isso eu hoje falo: vai na boa, diminui a velocidade, pensa 10x, dirija pelos outros e reze muito, pq o que tem de zé bração nas rodovias é incalculável.
Como vc disse, advogado tira, a pena acaba, mas a cagada é eterna.
Seja aqui no estado de SP, ou em outro estado, ta cheio de motorista ruim na estrada, ai uma vaciladinha de um deles e vc morre, ou mata alguem.
Concordo com vc.
PS: aqui no estado de SP ,tem rodovias que o limite sao 120km/h ehhehe
Edintruder
22/04/2015, 13:21
Pequenos pontos:
Atualmente a lei limita carretas a 90km/h em SP e 80km/h no resto do país pois houve a alteração da legislação no que consta como veículo pesado aonde um veículo tracionando outro é considerado como veículo pesado.
Dito isso, a velocidade máxima para automóveis é de 110km/h, mas alguém anda de fato sempre obedece o limite de velocidade? Duvido! Não serei hipócrita em dizer que não rodo a 100km/h em rodovias que o limite é apenas 80, assim como não serei hipócrita em afirmar que faço o mesmo puxando um reboque. Até em viagem puxando um Mille no towbar eu rodei além dos 130km/h, mas tudo peças fabricadas por mim. Fico impressionado com kits de peças subdesenvolvidos aparafusados e sofrendo cargas muito maiores que elas resistem.
Carreta vazia pula sim a qualquer velocidade, por conta do asfalto irregular, não por estar fora de gabarito ou solda mal feita! Isso não existe. Nos EUA tem carretas para 1000lbs que compra pela internet que é toda montada por parafusos. Uma espécie de LEGO, embora nos EUA a maioria dos estados não obrigam o emplacamento dos trailers e carretas, lá a coisa é bem simples, descomplicada e funcional. Não tem essa babaquice de leis que restringem ao máximo a liberdade dos cidadãos.
Carreta desgovernada tem porque na grande maioria o pessoal não usa a droga da corrente ou confiam nesses engates fabricados em série que se compra pela internet, e ainda por cima com selos do Inmetro.
Para finalizar, uma carreta só vai passar de 1G de desaceleração em caso de colisão, pois fora carros de corrida aonde a aerodinâmica atua ativamente, nenhum carro comum atinge 1G em situação nenhuma, se fosse isso poderia andar nas paredes... Numa freada o máximo que se consegue é algo de 0,6 a 0,8 G de desaceleração. Com uma carreta empurrando atrás, com certeza esse fator será reduzido.
Outro detalhe, freio inercial só é obrigatório para carretas acima de 750kg.
Troller-a-vista
22/04/2015, 14:05
Edin:
(usei essa pagina oficial da : http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=450) para pegar as formulas.
Como parametro, peguei a primeira frenagem testada que vi no google, no caso uma strada trekking 1.6 cabine dupla http://carroonline.terra.com.br/modelo/strada/trekking-1-6-16v-cabine-dupla/2014#geral-tab) que modelo que freou de 100-0 km/h em 41 metros.
Assim aplicando a fórmula do site temos:
F= (500 kilos da carretinha carregada * 100 * 100) / (254 * 41 metros), faça as contas e teremos 480.12 kilos a mais alem dos 500 kilos da carretinha carregada... CLaro que isso é uma fórmula perfeita , nao fiz as contas mas deve dar algo próximo de 0.9 g.
Traduzindo, uma freada de 100 a 0 num carro normal de 1200 kilos (menos da metade da tua F1000), gera 980 kilos , quase 1 tonelada.
Se uma tonelada empurrando um carro nao o desestabiliza ou no mínimo nao tira o equilibrio perfeito eu nao sei o que vai tirar, acredito que ate numa f1000 isso é algo relevante, mas isso é o de menos, o que eu friso, é que 1 tonelada de peso sobre uma lança desnivelada e outros fatores, é sim um risco de acidente, qr queiramos ou nao.
Sobre um asfalto desnivelado ate um carro pula, mas um asfalto de qualidade, como se encontra por exemplo nas estradas do interior paulista, nao pula nao! Nao se a carreta for bem feita., Se for mal feita vai pular MESMO.
De qualquer forma, o que vemos a torto e a direita, é carreta carregada, com barco, jet, carga pesada pulando ou sambando de um lado pro outro com velocidade dentro do limite. Fato irrefutável.
Pode confiar em mim, em asfalto bom, a carreta nao pula nem fica sambando em velocidade ate 90km/h de jeito nenhum, ela anda estável. Se estiver pulando, sambando na pista, é pq tua carreta é ruim ou esta precisando de manutencao ou os pneus estao ruins.
Sim, realmente há carretas montadas como lego, 1000 lbs sao 453 kilos, de peso bruto, ou seja, é uma karman ghia em termos de carga, nada muito expressivo, mas essas carretas sao iguais as soldadas. Ja postei delas aqui no forum, há coisas bem legais, mas normalmente o chassi ou o esquadro mestre delas sao soldadas, ai vc aparafusa o conjunto de eixo e lança.
Uma carretinha do tipo fazendinha aqui no brasil, carrega facilmente 500 kilos ate 600 kilos + o peso dela, é um pouco diferente.
Ademais, se os parafusos estiverem furacoes perfeitas, bem medidas, e parafusos de qualidade, podem suportar muito mais peso e tração que uma solda de portao como vemos em muitas carretas fabricadas por ai... Um parafuso de ponte ou rebite naval, sozinho suportaria muito mais pressao, torçao e resistencia que uma carreta inteira nacional. Td depende da qualidade e nesse país onde ate o governo falsifica a gasolina, a prudencia é sempre necessária.
Qto a leis americanas desconheco, mas deve ser isso mesmo.
Sim freio inercial por lei é obrigatório para carretas que suportam 750 kilos ou mais, usando ou nao esses 750 kilos. Portanto, uma carretinha de eixo duplo fatalmente vai suportar mais de 750 kilos e virá com o freio inercial ou deveria vir...
Edintruder
22/04/2015, 14:24
Beleza, mas na tua fórmula o valor final é 480kg. Não soma aos 500kg, pois os 500kg tem vetor para o solo e os 480 tem vetor frontal no sentido de inércia, assim a resultante é uma diagonal para baixo e para frente.
Serão 480kg total empurrando o carro. Nesses engates fajutos com chapa de 3/16 no ponto mais forte, dobra facilmente contra o carro. Para piorar ainda tem bolas de reboque com pescoço elevado para ajustar a altura e nivelar de forma grosseira a altura, formando uma alavanca no engate que se não entortar o engate irá ni mínimo gerar uma ruptura na rosca da própria bola. O material que tem no mercado é ridiculamente fraco para a realidade de uso dessas carretas.
Outro agravante, é comum fabricantes documentarem carretas com 150kg vazio e 150kg de carga, vendendo como 300kg de pbt, e na prática a carreta tem mais de 150kg e carrega muito além desses 150kg, passando fácil os 500kg de pbt. Esse jeitinho para burlar recolhimento fiscal na emissão da NF pelo fabricante acarreta uma bola de neve de erros. Infelizmente esse tipo de coisa nem entra em investigações em casos de acidentes.
O último recurso de segurança que é a corrente é esquecida, assim como a parte elétrica fora de padrão é coisa normal nesse mundo de carretinhas e reboques.
Uma carretinha de 1 eixo, por melhor que seja construída nunca terá um correto balanceamento dinâmico um a vez que os usuários sequer sabem distribuir a carga dentro da carreta. Muitos colocam o peso bem atrás para aliviar a suspensão do carro. Esse é o pior erro que se comete com carretas.
Troller-a-vista
22/04/2015, 14:34
tome aqui meu like! :)
Pessoal, vou deixar aqui a minha opinião como usuário de carretinhas há aproximadamente 20 anos.
Carretinha é muito funcional e muito segura, desde que se saiba como usar.
Puxei muito jet ski e moto de trilha (muitas vezes com duas motos ou dois jets) com gol, saveiro, escort zetec, samurai, vitara, depois hilux cabine simples, troller, outdoor, tracker, frontier, entre outros carros que não lembro mais. Sem contar os carros do meu pai f1000, d20, pampa, etc, com barco de alumínio de 5 metros indo pescar no mato grosso (em média 1000 km de casa).
Tenho atualmente uma carreta de barco que adaptei eixo completo e suspensão traseira da fiat strada, com amortecedores inclusive. E tenho outra carreta baú, fechada, bem pequena, que uso para bagagens e também para transporte de mercadorias da minha pequena loja de calçados. Ambas de um eixo e sem freio auxiliar.
Digo o seguinte, a carreta do barco é excepcional, mesmo vazia por ser comprida e ter suspensão muito boa não pula e não joga nada. Claro que é um pouco mais pesada para puxar, o motor sente um pouco mais. Com barco então fica muito estável mesmo.
A outra carretinha bauzinho (similar à Karmann Guia referida acima) é uma merda. O feixinho de mola só ta ali para dizer que tem suspensão. Não trabalha direito, não tem amortecedor e de olho já da para ver que é super frágil. Cubinho de roda então parece de brinquedo. Vazia ou carregada (até uns 200 kilos) anda pulando e rebolando atrás do carro. Então, pé em cima e corrente desde o cabeçalho da carretinha (ou um lugar que seja bem forte da carreta) até o carro. Outra coisa, não coloca a corrente no engate do carro, mas sim, no carro, em lugar diverso do engate. Normalmente os carros tem algum gancho atrás para emergências. Claro, se o engate soltar solta a corrente junto pois esta estará presa no engate. Parece óbvio mas tem gente que não vê isso.
Muito bem, dito isto sobre a qualidade e características técnicas das carretas, o mais importante de tudo é a prudência e o motorista ter noção do que está fazendo. Um troller por exemplo tem muita força para rebocar carretas, mas, é um jipe, tem entre eixos curto e portanto sente muito mais que uma picape cabine dupla (mais comprida) numa frenagem ou num balanço da carreta. Isso também vale em relação ao peso do carro rebocador contra o peso da carreta. Vale lembrar que carretas mais pesadas tanto empurram quanto seguram o carro rebocador, aí começam os problemas para quem não está acostumado a rebocar.
Minhas carretinhas sempre foram melhoradas (ou reforçadas) por mim. Sempre deixei o mais baixa possível e o mais firme possível. Engates dos carros sempre usei o mais forte possível, também. E mais, quando for puxar uma carreta nunca se esqueça dela, de que está com ela atrelada ao seu carro. Sempre de olho nela, quando para por alguma razão dá uma verificada no jogo dos cubos de roda, nas travessas se não trincou nada, feixes firmes, carga não soltou, etc.
Carreta é muito funcional, na minha opinião me quebra algum galho, melhor que bagageiros de teto (que seguram o carro e impedem de entrar em garagens de hoteis, principalmente de prédios) e o principal, nunca me incomodou em nada.
CARRETINHAS = PRUDÊNCIA, MUITA PRUDÊNCIA.
Quando decidi comprar o Troller, fiz uma escolha pelo coração e não pela razão. Sempre tive vontade de ter um e fui sempre adiando, até que chegou a minha vez, troquei a Hilux pelo Troller.
O ponto negativo principal era a falta de espaço para carregar toda a bagagem e traia de camping para todos (1 homem e 3 mulheres), praticamente eu levaria só a roupa do corpo.
Como estava sem pickup, passei para uma carretinha que praticamente faria tudo que eu fazia com a pickup (carregar barco, barraca, traia de camping e pesca, sujeira do quintal, podas de galhos. Não é uma pickup, mais foi a forma que consegui adaptar o troller ao meu dia a dia e esta dando certo.
Abraço amigos
499797 499799
Bom dia amigos,
estou usando a carreta baú a 1 ano. Uso para camping com uma pajero sport como rebocador. A maior viajem que fiz com ela foi do Rio ao Sul da Bahia...tudo normal....em retas vou a 100km/h numa boa. Vale muito a pena para quem curte levar tralhas. Na minha tenho frigobar, fogão, barraca, colchoes, gazebo, sanitário porta-poti...como sempre mesclo minhas viagens com camping e pousada ela sempre irá comigo...RECOMENDO
Uso uma dessa que comprei usada:
http://www.bodecar.com.br/produto.php?cod_produto=2106265
Abcs,
major rj
27/04/2015, 22:34
Opa!!
Comprei uma carretinha bau, e fiz algumas mudanças!!Já rodei bastante com ela Chapada diamantina,Rio do rastro,Alagoas
Não tenho o que reclamar final o Troller nao tem mala!!!!!rsrsr
abç
Edintruder
27/04/2015, 22:58
Esse é de um amigo meu. Ele anda com o reboque normalmente. Resolveu muito a vida dele na questão de espaço.
Murillus
28/04/2015, 16:30
Amigos, mandei fazer um reboque meio monstruoso pra suprir a falta de espaço no troller porem descobri que não é tão fácil puxa-lo nas trilhas
Troller-a-vista
28/04/2015, 16:35
murillus, realmente, trilha e reboque, nunca é a melhor opcao, mas ha muitos reboques off road, sao preparados pra isso, desde sua estrutura, altura, cubos etc.
os reboques nacionais nao sao adequados para isso, seja pela sua estrutura ou pelos cubos ou pelas soldas. mas podem ser alterados para tal
uma coisa que nao sou muito a favor em reboques off road é colocar pneus cravudos, obviamente se busca o equilibrio de altura e visual, mas um pneu cravudo num reboque nao faz sentido, visto que nao tem funcao de tracao . NEsse caso, prefiro pneus mais finos e de poucos cravos, vai facilitar bastante o carro rebocador fazer seu trabalho.
pneus cravudos em reboques apenas se vc for pra lugares com muitas pedras, mas muitas mesmo, carregar um peso alto, grandes facoes, etc, assim evitaria de deslizar o reboque em pedras, furar o pneu, etc.
se for trilhas de galhos, terra, areiao, pedriscos, etc, vai num pneu que forneca menos arrasto.
Edintruder
28/04/2015, 17:09
Eu estou fazendo um trailer para ser puxado pela minha F1000. Fiz tudo do zero. Não confio em nada pronto do mercado, então fiz suspensão de arrasto com eixo dianteiro da F75 4x2 alargado em 30cm e com axle truss, usei amortecedores dianteiros da F350 e molas dianteiras da F250. Freio da própria F75, com cilindro mestre do fusca e mola de retorno do freio inercial da CG titan. Colocarei um amortecedor de direção para suavizar o freio inercial. Montei um par de aros originais da F1000 com pneus AT 31". O Chassis está com 70cm de altura do solo. A intenção é poder andar em terrenos difíceis sem enroscar em nada, e passar por alagados sem mergulhar o assoalho. O Trailer será relativamente grande e pesado, com "baú" de 4,60 x 210 x 210, e mais 1,6 de lança, fechando 6,20 de comprimento total, e com bitola final igual a da F1000. No chassis parti com 3 longarinas, sendo as duas laterais aonde sustenta a suspensão fechei em caixote.
Assoalho com plywood de 18mm.
No trailer terei 260 litros de água potável, reservatório para água cinza de 160 litros e 115 litros para água de sanitário.
Banheiro com chuveiro a gás em box separado do banheiro, um quarto de casal, cozinha completa (sem microondas a princípio), dinete e cama aérea de solteiro. Na tulha dianteira irão um P13, 2 bombas pressurizadoras de água, 2 baterias estacionárias e um carregador.
Na lateral direita terá uma cozinha compacta externa embutida e um toldo de 4x4.
Toda a iluminação será em LED. Comprei um monte de luzes e fitas LED pela internet.
Ficará bem pesado, cerca de 1300kg, mas para a F1000 será uma baba. Na pior das hipóteses ainda tenho o guincho 12000 para arrastar o conjunto.
Hoje, para finalizar a parte de baixo, preciso fazer uma barra panhard para eliminar qualquer jogo lateral. Espero iniciar o fechamento nesse inverno.
Eu estou fazendo um trailer para ser puxado pela minha F1000. Fiz tudo do zero. Não confio em nada pronto do mercado, então fiz suspensão de arrasto com eixo dianteiro da F75 4x2 alargado em 30cm e com axle truss, usei amortecedores dianteiros da F350 e molas dianteiras da F250. Freio da própria F75, com cilindro mestre do fusca e mola de retorno do freio inercial da CG titan. Colocarei um amortecedor de direção para suavizar o freio inercial. Montei um par de aros originais da F1000 com pneus AT 31". O Chassis está com 70cm de altura do solo. A intenção é poder andar em terrenos difíceis sem enroscar em nada, e passar por alagados sem mergulhar o assoalho. O Trailer será relativamente grande e pesado, com "baú" de 4,60 x 210 x 210, e mais 1,6 de lança, fechando 6,20 de comprimento total, e com bitola final igual a da F1000. No chassis parti com 3 longarinas, sendo as duas laterais aonde sustenta a suspensão fechei em caixote.
Assoalho com plywood de 18mm.
No trailer terei 260 litros de água potável, reservatório para água cinza de 160 litros e 115 litros para água de sanitário.
Banheiro com chuveiro a gás em box separado do banheiro, um quarto de casal, cozinha completa (sem microondas a princípio), dinete e cama aérea de solteiro. Na tulha dianteira irão um P13, 2 bombas pressurizadoras de água, 2 baterias estacionárias e um carregador.
Na lateral direita terá uma cozinha compacta externa embutida e um toldo de 4x4.
Toda a iluminação será em LED. Comprei um monte de luzes e fitas LED pela internet.
Ficará bem pesado, cerca de 1300kg, mas para a F1000 será uma baba. Na pior das hipóteses ainda tenho o guincho 12000 para arrastar o conjunto.
Hoje, para finalizar a parte de baixo, preciso fazer uma barra panhard para eliminar qualquer jogo lateral. Espero iniciar o fechamento nesse inverno.
Poste fotos!!!
Edintruder
28/04/2015, 23:25
As foto são antigas. Mas as diferenças não aparecem pois fiz muito trabalho por baixo dele, pois os reservatórios de água são todos entre as longarinas do chassis.
Só nos reservatórios levei 4 meses de fabricação.
Murillus
29/04/2015, 09:20
uma coisa que nao sou muito a favor em reboques off road é colocar pneus cravudos, obviamente se busca o equilibrio de altura e visual, mas um pneu cravudo num reboque não faz sentido, visto que não tem função de tração . NEsse caso, prefiro pneus mais finos e de poucos cravos, vai facilitar bastante o carro rebocador fazer seu trabalho.
Estou a usar pneus 31 AT em aros 7x15 (originais do troller) pois meu pensamento foi em ter automaticamente 02 estepes sobresalentes durante as expedições, porem estou pensando em troca-los por pneus 255/75/15 AT haja vista que quando a carrocinha esta cheia, o pneu pega as vezes nos paralamas quando estressados...
A escolha pelos AT e nao pelos STREEETs se deu pela maior resistência a furos dos AT, mas tb nao acho que MUDs sejam uma boa escolha...
Murillus
29/04/2015, 09:26
voces ja viram este topico aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/62337-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil.html
Sim, bem legal este tópico. Frequento ele há bastante tempo.
jose franco
04/09/2015, 15:11
tenho este reboque a cerca de três anos , tem me a tendido bem
jose franco
04/09/2015, 15:43
tenho este reboque a cerca de três anos , e atende bem, mais dois colegas fizeram reboques parecidos.
spfcbrasil
31/08/2016, 16:10
tenho uma carretinha para puxar um quadriciclo, com pneus 14. comprei uma triton, e a traseira da carretinha fica mais baixa. tem problema rodar assim ?
Troller-a-vista
31/08/2016, 19:43
sim, a carretinha tem que ficar alinhada horizontalmente para que suas forças atuem de forma correta em frenagem, descidas, subidas e arrancada. estando inclinada ou empinada vc altera absurdamente o equilibrio do carro que puxa e pode causar facilmente que as rodas dianteiras ou traseiras travem, derrapem ou percam contato com o solo em momentos de esforço como por exemplo frenagens, curvas, descidas, subidas etc.
Daniel Yoshida
01/09/2016, 08:59
Minha solução para o porta malas foi um bagageiro de teto para o dia a dia e uma carretinha bau, para viagens.
535385
TrilheiroDF
01/11/2016, 10:26
Daniel Yoshida, qual é a marca/volume desse maleiro? ele segura bem a chuva e como é a abertura para retirar a bagagem?
Daniel Yoshida
01/11/2016, 10:42
O meu eh Thule, nao entra nada de chuva!
A abertura é lateral.
Abraços
Edintruder
01/11/2016, 16:24
tenho uma carretinha para puxar um quadriciclo, com pneus 14. comprei uma triton, e a traseira da carretinha fica mais baixa. tem problema rodar assim ?
Pela diferença de peso da Triton para a carretinha com o triciclo, não vais nem perceber nada. Só fica visualmente estranho e vai ficar mais propenso de raspar a traseira da carretinha no chão em algumas situações. Fora isso não tem problema nenhum rodar assim. O bom seria botar os feixes para cima do eixo para subir mais um pouco.
Olhando artigos europeus de trailers, fica claro que essas cargas dinamicas terão risco quando o reboque tem o menos 40% do peso do veículo rebocador para reboque sem freio e 60% do peso do rebocador para reboques com freio. Uma coisa e uma carretinha curta com massa compacta e centro de gravidade baixa, outra coisa é um trailer que pesa o mesmo que a tua Triton, mais comprida, massa espalhada e centro de gravidade em meia altura.
Nem mesmo um carro leve sente uma carretinha, quem dirá uma Triton. O que se vê por aí é muita teoria e pouca experiência prática.
Regras básica são:
- 10 a 15% do peso do reboque sobre lança e engate;
- massa mais baixa possível;
- carga sempre mais próxima do eixo quanto for possível. Carga muito à frente para compensar carga muito atras é receita para pêndulos;
- carreta mais alinhada horizontalmente possível;
- pneus com 80% a 90% da calibragem máxima descrita nas carcaças;
- quanto maior o reboque menor a velocidade para ventos laterais, cruzamentos com carretas, pista molhada e curvas em descidas.
Para carretinha leve numa triton nada disso fará diferença, mas se tracionares um trailer Diamante de 7 metros e 2.500kg, tudo isso irá influenciar ao mesmo tempo.