Ver Versão Completa : Fazendo a manutenção do tanque da ranger
fabiano-goes
04/07/2008, 10:18
Olá pessoal, ca estou aqui novamente para mais uma duvida. É o seguinte : tava lendo um topico aqui e vi que a peneira que fica dentro do tanque da ranger é muito pequena, e que entope com uma certa facilidade, ai lembrei que inde de maceio a recife meu carro deu entrada de ar no sistema de combustivel, e quando olhei para o painel o carro faltava ainda um pouco para entrar na faixa vermelha, e lembro tambem que no manual diz: quando o ponteiro chegar ao vermelho ainda restara um pouco de combustivel só não disse quanto em litros, pois bem será que essa falha que eu tive na estrada tem algo a ver com a peneira me ajudem ai por favor
E se alguem poder me ajudar me explicando como se faz retirada do tanque para verificação desta peneira e o estado interno do tanque, eu ficarei grato
dudas_308w
04/07/2008, 19:24
E se alguem poder me ajudar me explicando como se faz retirada do tanque para verificação desta peneira e o estado interno do tanque, eu ficarei grato
tem topico sobre isso jah.. procure na ferramenta de busca. O nome da peça é "pescador".
Eu mesmo tenho esse problema na minha, e estou enrolando p/ baixar o tanque.
abs
Anthoniusnikos
04/07/2008, 21:04
Olá Fabiano, vou facilitar as coisas (Pelo menos aquí !). Dá trabalho mais sai.
E aí Dudas, SAE 308 WD, aproveita o embalo e tirar o seu também.
Fonte: Tópico aquí do Fórum.
foto 1: retirada do tanque.
foto 2: local onde fica a peneira que entupiu
foto 3: peneira suja
foto 4: peneira limpa
foto 5: peneira extra que fica na entrada do tanque e que é vendida separadamente na ford.
Primeiro passo: Retirada do tanque por baixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=110116&d=1202710339
Segundo passo: Bomba de combustível.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=110117&d=1202710403
Terceiro passo: Peneira suja.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=110118&d=1202710422
Quarto passo: Sujeira retirada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=110119&d=1202710441
Quinto passo: Peneira limpa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=110120&d=1202710546
Boa desmontagem e manutenção.
Abs
Anthoniusnikos
Olá pessoal!
Fiquei com uma dúvida.No post do Anthoniusnikos a viatura que aparece é uma 3.0 não é mesmo?
Caso positivo pergunto: na 2.5 e na 2.8 o sistema é igual?
Aquela bomba de combustível é somente das eletrônicas?
Lembro de um tópico do Edintruder sobre o assunto, mas não o encontrei.
Desde já agradeço a atenção.
Abraços,
FRanger
Anthoniusnikos
05/07/2008, 22:40
FRanger, é semelhante. Também tem bomba e filtros. Para ver, tem que retirar o tanque, pelo menos a cada 100.000 Km. E se os postos de combustíveis não são de sua confiança (não possuem filtro de diesel com boa manutenção), sugiro retirar o tanque e fazer a limpeza a cada 50.000 Km. O acúmulo de impurezas é o que você vê nas fotos. Daí vai travando tudo. A minha tinha que já está com 94.000 Km, já está para ser feita essa inspeção.
Nota: Os apagamentos repentinos do motor, pode ser por falta da chegada de diesel nas bombas de combustíel e, conseqüentemente, na BI, devido ao entupimento das peneiras da bomba elétrica de combustível.
Abração
Anthoniusnikos
Allan Nielsen
06/07/2008, 12:13
Olá pessoal!
Fiquei com uma dúvida.No post do Anthoniusnikos a viatura que aparece é uma 3.0 não é mesmo?
Caso positivo pergunto: na 2.5 e na 2.8 o sistema é igual?
Aquela bomba de combustível é somente das eletrônicas?
Lembro de um tópico do Edintruder sobre o assunto, mas não o encontrei.
Desde já agradeço a atenção.
Abraços,
FRanger
FRanger,
vc esta correto, as fotos são da 3.0. O sistema da 2.5 e 2.8 são diferentes pois não tem bomba e filtro no tanque como na 3.0 (common rail).
Nas 2.5 e 2.8 o problema ocorre no pescador.
Nas 3.0 tem havido problema na bomba e entupimento do filtro, e até agora o culpado tem sido o diesel.
Aproveitando as fotos, quem tem usado aquele filtro (que parece uma camisinha), e onde comprar?
abs
Edintruder
06/07/2008, 13:18
O sistema do pescador da Ranger 2.5 e 2.8 são diferentes da 3.0. O da 2.5 e 2.8 dá entrada de ar na luva do pescador (na peca de borracha no pé da haste que fica no fundo do tanque. Quando troquei esse pescador (motivo problema na marcação da boia), eu aproveitei e coloquei duas abraçadeiras de nylon para não ocorrer a famosa entrada de ar quando tem cerca de 1/4 de tanque de diesel.
Os da 3.0 entopem, as anteriores dão entrada de ar.
Essas fotos foram tiradas quando estava com cerca de 85.000km e esvaziei o tanque e limpei com um pano, porém não tinha nenhum tipo de resíduo ou sujeira no tanque. Estava bem limpo, dessa forma acredito que a sujeira sempre acaba indo para o filtro de diesel, o que não acontece com a 3.0 pois como a bomba primária é elétrica, ela já necessita de um pré-filtro, que não é facilmente trocado.
Para tirar o tanque é só esvaziá-lo primeiro com uma mangueira e garrafas PET, depois é só soltar uns 4 ou 5 parafusos e abrir as luvas de acoplamento (mais difícil). Fiz esse trabalho todo acho que em duas horas. Faz tempo, então não lembro ao certo, porém com o BL de 3" eu consigo tirar o pescador sem tirar o tanque. O que facilita bastante esse tipo de manutenção e reduz o tempo em cerca de 20 minutos pois não precisa esvaziar ou tirar parafuso nenhum.
Walter L. L. Casitta
06/07/2008, 15:08
O sistema do pescador da Ranger 2.5 e 2.8 são diferentes da 3.0. O da 2.5 e 2.8 dá entrada de ar na luva do pescador (na peca de borracha no pé da haste que fica no fundo do tanque. Quando troquei esse pescador (motivo problema na marcação da boia), eu aproveitei e coloquei duas abraçadeiras de nylon para não ocorrer a famosa entrada de ar quando tem cerca de 1/4 de tanque de diesel.
Essas fotos foram tiradas quando estava com cerca de 85.000km e esvaziei o tanque e limpei com um pano, porém não tinha nenhum tipo de resíduo ou sujeira no tanque. Estava bem limpo, dessa forma acredito que a sujeira sempre acaba indo para o filtro de diesel, o que não acontece com a 3.0 pois como a bomba primária é elétrica, ela já necessita de um pré-filtro, que não é facilmente trocado.
Para tirar o tanque é só esvaziá-lo primeiro com uma mangueira e garrafas PET, depois é só soltar uns 4 ou 5 parafusos e abrir as luvas de acoplamento (mais difícil). Fiz esse trabalho todo acho que em duas horas. Faz tempo, então não lembro ao certo, porém com o BL de 3" eu consigo tirar o pescador sem tirar o tanque. O que facilita bastante esse tipo de manutenção e reduz o tempo em cerca de 20 minutos pois não precisa esvaziar ou tirar parafuso nenhum.
Ainda não tinha visto esse tanque desmontado. Como ele é grande! não? :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=127927&d=1215360687
Chego a conclusão então, que na evolução acabaram complicando o sistema.
A bomba elétrica interna do tanque exige uma tela de difícil acesso.
A "camisinha" sugerida, pelo que entendí também tem que tirar o tanque para colocar.
Tem aquela piada do pessoal da GM discutindo com o Bill Gates que dizem que daqui a pouco durante uma ultrapassagem perigosa vai aparecer a mensagem no painel do veículo: "você executou uma operação ilegal, o seu motor deverá ser reinstalado agora"...
Abraços,
FRanger
Edintruder
06/07/2008, 20:20
Frederico, uma vez tive um blackout num Monza hidramático no meio de uma ultrapassagem, desligou tudo geral, segurei no freio e puxei para trás do caminhão novamente, porém voltou ao normal logo em seguida. É um dos motivos que fujo de motores com muita eletrônica embarcada.
Quanto mais parafernalha meis sensível tende a ser também.
Edintruder
06/07/2008, 20:22
Frederico, uma vez tive um blackout num Monza hidramático no meio de uma ultrapassagem, desligou tudo geral, segurei no freio e puxei para trás do caminhão novamente, porém voltou ao normal logo em seguida. É um dos motivos que fujo de motores com muita eletrônica embarcada. No caso do Monza foi o aterramento da bateria que apresentou mal contato e a injeção parou o motor...
Quanto mais parafernalha mais sensível tende a ser também.
TylerNTL
06/07/2008, 21:38
Edintruder,
Não entendi esse macete das braçadeiras plásticas??!!
O pescador é aquela engenhoca toda que está na sua mão?
Onde você colocou as braçadeiras?
Venho convivendo com o que acredito seja um pescador defeituoso a +- 1 ano:
Até pouco tempo atrás o único problema era dificuldade para partidas com menos de 1/4.
Ultimamente estava com dificuldade para pegar com pouco menos de 1/2 tanque.
Até hoje este era o único problema, mas agora a pouco tive uma pane seca com 1/4 de diesel no tanque.
Essa pane poderia ser creditada ao pescador? (coloquei 10 litros de diesel folguei os bicos e ela pegou) Ou ele somente teria influência na partida?
Alguém se aventura a explicar como funciona o tal pescador?
Allan Nielsen
06/07/2008, 22:10
Chego a conclusão então, que na evolução acabaram complicando o sistema.
A bomba elétrica interna do tanque exige uma tela de difícil acesso.
A "camisinha" sugerida, pelo que entendí também tem que tirar o tanque para colocar.
Tem aquela piada do pessoal da GM discutindo com o Bill Gates que dizem que daqui a pouco durante uma ultrapassagem perigosa vai aparecer a mensagem no painel do veículo: "você executou uma operação ilegal, o seu motor deverá ser reinstalado agora"...
Abraços,
FRanger
Este é um dos preços a se pagar pela globalização, onde as invenções do 1° mundo são usados no 3° em condições diferentes.
Este filtro camisinha é com certeza uma invenção do 3° mundo para minimizar o diesel sujo que compramos em alguns lugares. De qualquer forma ela minimiza o problema, pois a area de filtragem é muito maior que a tela da bomba, e se entupir sera percebido durante o abastecimento e não em uma pane seca.
Pra quem roda pelo interior em região de pouco recurso é melhor ficar com o convencional pelo menos por enquanto. Veja o caso dos automoveis novos, a melhor ferramenta pra se levar é o numero do reboque, pois em caso de pane pouco pode-se fazer na estrada.
abs
Allan Nielsen
06/07/2008, 22:38
Edintruder,
Até pouco tempo atrás o único problema era dificuldade para partidas com menos de 1/4.
Até hoje este era o único problema, mas agora a pouco tive uma pane seca com 1/4 de diesel no tanque.
Essa pane poderia ser creditada ao pescador? (coloquei 10 litros de diesel folguei os bicos e ela pegou) Ou ele somente teria influência na partida?
Thelmo,
é simples como parece. O pescador (veja a foto na mão do Edi) fica encostado no fundo do tanque e a bomba suga o diesel. O que costuma acontecer é soltar aquela parte plastica (que parece um chuveiro invertido) do tubo de metal, e neste caso o tubo so alcança até 1/4 de tanque.
abs
Adoro esse forum.
A minha Ranger eu nem deixo chegar a 1/4 de tanque.
Finjo que não existe.
Pelo que vi aqui provavelmente se eu tirar o tanque vou achar o "chuveiro" de borracha solto la dentro.
Vou colocar mais essa na fila de manutenção da viatura.
Valeu moçada
Edintruder
07/07/2008, 09:09
Possivelmente ele esteja no lugar, porém como a peça (preta na foto) é de uma borracha dura, ela pode reagir com o diesel e se expandir um pouco e acaba danto entrada pela união com a haste que é meramente encaixada. A braçadeira coloquei para manter apertada o acoplamento desse pescador e o tubo de inox.
Anthoniusnikos
07/07/2008, 14:11
Pessoal, obrigado pelas correções, porém também iniciei a retirada do tanque para manutenção e estou enrrolado. Não estou conseguindo soltar os dois caninhos dos "plugs" (pararecem os de retorno e respiro ou alimentação) de combustível. Já soltei as abraçadeiras, mas mesmo puxando com força não soltaram. Me parece que existe um retentor neles, e só sai puxando com bastante força. É isso mesmo ? Não quero quebrar.
Delcupem aí pela 3.0. Se tivesse mexido antes, teria sido menos teórico.
Segue foto.
Abração
Pessoal, vou me intrometer!
Tenho uma Ranger 2.3 16V, que está rodando a álcool!
Esses dias tive que fazer manutenção na bomba de combustível, pois a mesma pifou após 50.000 km rodados.
Eu verifiquei que retirar a carroceria é bem mais prático e rápido do que retirar o próprio tanque.
Solta-se o plug da iluminação traseira, retira os 6 parafusos da carroceria (a minha é cabine simples) e os três do bocal do tanque.
Em duas pessoas (eu e a patroa) retira facilmente a carroceria de cima do chassis, então, tem um amplo acesso à "tampa leitera" (parece uma tampa de galão de leite) onde se encontra a bóia e bomba.
Caro Anthoniusnikos!
A trava de aço inox que mostra, já está solta, não sei se há mais alguma outra trava, na minha, que tem o mesmo tipo de trava e, basta destravar e puxar rotacionando que sai, com um pouco de resistência, mais sai.
Preste bem a atenção para montar essa trava, pois caso não esteja bem encaixada, se solta.
Assim que tiver acesso ao meu cp, posto fotos da ranger sem a carroceria, pois não tenho nada no not.
Abraços.
Kim.
dudas_308w
07/07/2008, 19:22
Os da 3.0 entopem, as anteriores dão entrada de ar....
Edin, uma duvida... a entrada de ar é onde a peça preta junta na branca? Bom... imagino que quando eu tirar a tampa, esse conjunto saia inteiro e fique fácil de descobrir...
Anthonios... a preguiça ta grande....rs..rs..
Anthoniusnikos
07/07/2008, 20:27
Kim, a trava está solta, também tentei uma rotação, mas não saiu, até pensei na existência de um retentorzinho. Amanhã vou tentar puxar fazendo um giro como estou entendo sua explicação.
Soltar o tanque é a maior moleza, só usei duas chaves 13 mm (boca e soquete), e ainda está com 40 litros de diesel. Desta vez fiz sozinho, poupando a esposa que agora só chega do trabalho à noite.
Dudas, hoje acordei as 06:00 h para para levar a urina e deixar o sangue no Lab, mas ao meio dia recuperei as 3 horas de sono perdidas na manhã.
Segue aí umas dicas para sotar a mangueira de abastecimento, que acaba colando no tubo e deve ser afrouxada enfiando-se cuidadosamente uma chave de fendas média entre a borracha e o cano metálico, tendo-se o cuídado para não rasgar a mangueira. Fig. 1
Na fig. 2 dá para perceber o desgaste, por frixão, da capa dos cabos do freio de estacionamento.
Abração
Edintruder
08/07/2008, 00:25
Anthonius, sujiro que pegues um pincel e dá uma limpada na areia ao redor da tubulação antes de soltar para evitar que entre areia.
Para tirar tem que desencaixar as presilhas por dentro dos cachimbos pretos das ponteiras. è uma "aranha" com 4 pernas de inox, com uma chave de fenda fina tu aproximas uma a uma e vai mantendo uma tração pelo tubo para as presilhas não se mexerem. Dá trabalho na primeira vez, mas depois que desminta uma pega o jeito. É mais fácil que tirar a caixa!
O difícil é abrir a tampa, com uma talhadeira chata e um martelo vai desenroscando. Eu usei uma fita e um martelo para desenroscar. Lacei com a fita e fiz uma binbarra com o martelo. Depois percebi que com um martelo e jeito fica mais fácil.
Limpa bem a tampa antes de abrir.
O desgaste no cabo do freio de estacionamento está igual à minha.
Kim, na cabine dupla o bocal do tanque fica por baixo da cabine, então não ajuda muito.
Dudas, é isso aí mesmo.
Anthoniusnikos
08/07/2008, 13:17
Ô Kim, depois de ter girado por 1:00h+1/2h, percebi que só girando e puxando com a mão não iria sair. Segue ilustração da proposta do Edin (Pena que só fui abrir agora!!!). Tem que se fazer uma alavanca com um alicate e escorar por trás com uma chave de fenda (primeira pequena depois maior ou uma lima) e ir alavancando com o alicate. Quando as pontas das presilhas, ainda dentro do cachimbo, soltarem do "chanfro" do caninho, aí vem fácil. A segunda foi bába.
Usei também dois lápis pretos para enfiar nos canos para estancar o diesel.
A Foto 2 mostra a presilha de inox de quatro patas ainda dentro do cachimbo.
A Foto 3 mostra a presilha.
Abração
Anthoniusnikos
08/07/2008, 13:43
Agora à tarde, com o tanque limpo, vou tirar a tampa leiteira e verificar o que tem dentro.
Abraços para todos.
Nota: Na última, o plug de fiação elétrica que aparece, deve ser desprendido do "teto" antes de abaixar totalmente o reservatório não chão, senão pode quebrar.
Até mais.
Anthoniusnikos
Anthoniusnikos
08/07/2008, 17:31
X 2 ............ pro Thelmo .............
X 2 ............ pro FRanger .........................
X 2 ............ pro Allan ................................
X 2 ............ pro Edin .................................................. ..
X 2 ............ pro Kim .................................................. ........
O problema deve ser geral. A partir de um certo tempo que a peça (cachimbo), que nem pra craque serve, em discussão fica imersa. Pela experiência que tive como formulador químico, numa fábrica de borracha e plásticos para linha automotiva, dou nota 0(zero), pois ela não é resistente ao diesel, querosene ou gasolina. É tipo da peça barata que dá um prejuízo enorme. Quanto as válvulas de retenção de borracha (vermelhas) são perfeitas, foram fabricadas com excelente material, tipo NBR (neoprene)+aditivos adequados.
O número da peça é: ESTF-9J306BA e tem um logo: N, circundado por um quadrado.
Tanto ela, quanto a peneira, estavam totalmente a deriva no tanque. Quando peguei, ela estava inteira (foto 2), mas foi só mexer um pouquinho e ela se desmanchou em pedaços, como foto 3 e 4).
Também, é bom ficar atento, pois o encaixe dessa peça com a peneira não é legal, ou deveria ter uma união para melhor encaixe.
Amanhã vou partir para as adaptações que o Edin propôs.
Abração pra todos.
Anthoniusnikos
Caro Anthoniusnikos!
Na minha Ranger não tem a travinha que mostra, por isso não tive tanta dificuldade quando retirei a bomba.
Ou será que a gasolina é diferente?:pensativo:
Cara, fiquei impressionado com a baixa qualidade do material empregado nas peças!
Allan Nielsen
08/07/2008, 18:04
Anthonius,
Sugiro que vc faça um livro fotografico "Como consertar minha Ranger". Não vai ser por falta de foto que neguinho não vai entender o procedimento; inclua tambem as inovações e soluções. A foto da capa sugiro aquela chave que vc fabricou pra soltar o helice.
Não sei qual foi a sugestão do Edi pra consertar este pescador, mas por ele ser gaucho deve ser uma bomba de chimarrão adaptada (e deve funcionar melhor que este de plastico).
Abs
Anthoniusnikos
08/07/2008, 18:15
Ô Kim, consertei a sua nota, ainda deu tempo... Como se diz por aquí: Hehehehehe !!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
A travinha está resolvida, mas é daquelas coisinhas que te toma um tempão, e se não tiver paciência dá vontade de arregaçar tudo. Até pensei que tivesse arregaçado quando ela aflorou do alojamento com as quatro perninhas para fora.
Acredito que uma abraçadeira, como na maioria dos veículos, resolveria igualmente a vedação.
Esse cachimbo (foto 2) é o calcanhar de Aquíles desse sistema. Vou pensar em uma coisa melhor e mais segura, assim como fez o Edin. Aí coloco mais uma foto.
Allan, pelo fato de Eu pretender ficar com a viatura, no mínimo por uns 10 anos, vai dar para fazer um livro bem ilustrado, sim.
Quanto a bomba de chimarão, certamente seria utilizada se algum engenheiro do projeto fosse gaúcho. E até pode ter alguém rodando com uma por aí, porque o original deveria ter RECALL.
Estou curioso para saber se o Edin reutilizou a dele, pois na foto que mostrou estava encaixada sem problemas.
Abração
Edintruder
09/07/2008, 00:04
Dá uma olhada na agulha do marcador da boia, poia a minha se desmanchou.
O problema é que eu coloquei fora a paça com a peneira, e depois que coloquei no lixo eu me arrependi de não ter guardado essa peneira.
É só colocar uma abraçadeira que deve resolver.
Puro relaxamento da Ford, porém se eles não deixarem pequenas falhas no projeto as oficinas das concessionárias ficariam vazias...
Anthoniusnikos
09/07/2008, 12:18
Fui verificar melhor a resistência do caneco da peneira com os dedos (mínimo de força) e se desmanchou também, sobrando só a peneira com a borda que é de material melhor, mas também, com ela não dá para se fazer nada.
Então, Edin, foi melhor ter jogado fora mesmo, pois a minha também parecia que estava boa e seria nova armadilha.
Toda a peça deveria ser de inox, inclusive a peneira. O que custaria a mais ?????????
No lugar da porcaria, vou levar para soldar um pedaço de cano inox de 3 cm (parece diâmetro 3/8") até 2 cm do fundo, onde posso colocar uma peneira de inox (a distância toda do topo ao fundo é de 29 cm).
Nota: Sem as peças inutilizadas, a distância útil do tubo de inox original que sobrou é de 24 cm, logo 5 cm de combustível não poderam ser usados, vai entrar ar com a viatura parada. Levando-se em consideração o movimento do comb. com a viatura em movimento, o tanque precisaria estar com comb. acima de 7 cm (do fundo), que deve chegar, tranqüilamente, aos famosos 1/4 de comb., para ficar na faixa de perigo de entrada de ar.
Depois posto o que consegui melhorar.
Abs
Edintruder
09/07/2008, 15:25
Anthonius
Eu colocaria uma mangueira para pescar a diferença de altura e deixaria assim mesmo, pois a tela da peneira é muito grande.
Anthoniusnikos
09/07/2008, 22:57
Foi isso que acabei fazendo. O camarada da solda furou (deu o cano).
Atendendo a sugestão do Allan, cheguei a cortar uma bomba de chimarão, nas o canudo era também de 3/16" de latão e não ia dar "liga"..., Bricadeira, ele serve.
Esse que fiz, usei um pedaço de cano de latão de um alongador de sifão de pia, um pedaço do bico de um purificador de água Europa(antigo) de latão, e um pedaço de tela de inox, daquelas que você guarda para um dia fazer alguma coisa. O fio é de inox, usado para soldar. A mangueira é para combustível (cortei um pedaço e mergulhei no diesel para ver o comportamento: Se incha, amolece, quebra. Vou guardar até a próxima manutenção).
A agulha e a escala do marcador (olhando de longe !) parecem que estão boas, até pelo fato de o marcador de comb. sempre ter marcado corretamente, mas amanhã vou dar uma verificada. Também se estragarem, vamos ter que soldar outra, se é que se vai encontrar uma sem que esteja no conjunto. Já tive um carro em que a escala gastou e já não marcava nada, como era GNV/gasolina, dava pra contornar.
Nota: Esqueci de tirar foto do tê (latão), cujas duas extremidades ficam dentro do cano (filtro) e a outra extremidade passa por um furo 3/16" no cano de pia, e engata no pedaço de mangueira para unir com o cano original.
Abs
TylerNTL
09/07/2008, 23:24
Que gambi descente!
Está quase na hora de fazer a minha!
Será que vale a pena procurar um pescador em uma sucata e fazer uma adaptação com o objetivo de deixar a viatura parada por menos tempo?
Posso deixar minha opinião!
O pescador é direto, da tampa até o fundo, certo?
Não tem a bomba de combustível no meio do caminho?
Na minha humilde opinião, retiraria tudo dali, colocaria um prolongador do pescador para o bixim beber até o rastolho do diesel. (faria com mangueira de tecnil ou algo assim, aquelas de rodoar de caminhão).
A agora vão tacar pedras "em nimim"!
É o seguinte, pelo que notei, o material empregado pela ford é forda!
A limpeza do tanque é dificil!
Então, colocaria um filtro separador água diesel (http://www.fram.com.br/index_01.php?menu=03) da F1000 1984> (> isso significa "em diante") no chassis, que nada mais é uma pote com um dreno em baixo, que quando acumula muitas impurezas, troca-se. (é barato)
Assim, toda e qualquer impureza, ficará retida ali, aliviando o elemento filtrante e, facilitando a limpeza.
Quando transformamos nossa A10 em D10, coloquei isso, pois era muita poeira e barro, resolvia muito bem o problema.
Manutenção, abra o fundo dele 1 vez ao mês.
Troque 1 vez ao ano, lembrando que ele é oco, não filtra, só decanta.
Abraços.
Kim.
ps.: Os tratores ainda saem de fábrica com esses elementos.
Anthoniusnikos
09/07/2008, 23:59
Com certeza, Thelmo, existem pescadores ótimos, de outra marca e de outros modelos de veículos que poderam ser adaptados. Só não fui atrás porque onde estou fica tudo um pouco longe.
Kim, o tubo do filtro encosta no fundo do reservatório, e o alongamento do caninho dentro dele está a 2 cm do fundo. Vai chupar quase até o talo.
Respondendo:
1 - O tubo original (pescador) sem a porcariada não vai até o fundo, fica a 5 cm do fundo (1/4 do tanque e entra ar).
2 - Não existe bomba no meio do caminho.
3 - O prolongador que coloquei mede 3 cm.
4 - Acho que o filtro separador de água vai dar um trabalhão... Não esqueça que tem-se que remover o tanque para a troca.
5 - Assim como o Edin notou, o tanque da minha também estava limpíssimo.
Abs
em todos os meus caminhoes e compressores de ar mandei instalar o filtro de combustivel do tempra (nao lembro a especificacao), custa r$5,00 e so trocar e acabou problema de sujeira...
dudas_308w
10/07/2008, 19:15
Kim, o tubo do filtro encosta no fundo do reservatório, e o alongamento do caninho dentro dele está a 2 cm do fundo. Vai chupar quase até o talo.
Respondendo:
1 - O tubo original (pescador) sem a porcariada não vai até o fundo, fica a 5 cm do fundo (1/4 do tanque e entra ar)...
Anthonius, só p/ entender melhor... o tubo que vc fez de sifão de pia e tela de inox é somente um pré-filtro, certo? Ae o pescador esta dentro dele, bem encostado ao fundo..? Imagino que as telas de inox dos dois lados sao p/ aumentar bem a vazao, ao inves de uma bomba de chimarrao onde seria mais restrito... e o pescador fica a uma altura bem baixa, p/ o melhor aproveitamento..?
Nao consegui fazer no feriado de ontem. O dono da garagem ficou doente. Vou ter que esperar ele melhorar....rs...rs...
Enquanto isso vou procurar sifoes e telas.
abs
Anthoniusnikos
11/07/2008, 12:06
ô Dudas, ainda bem que você não pode fazer. Encontrei outra solução mais adequada, pois a emenda com tubo de borracha não é confiável. Fiz o teste de imersão por 24 h no diesel, com dois tipos de tubos de borracha, e logo o que usei (na foto anterior) inchou, e quase dobrou de volume (Foto 1), o que acarretaria estrangulamento nas abraçadeira, e certamente rompimento. Uma segunda marca de tubo de borracha daria melhor resultado, pois só amoleceu mas manteve o seu volume, é de marca: IBTF - 011903-MA 7,0 x 13,0 mm - injeção eletrônica - 10 bar. Mas também não dá pra confiar.
Solução melhor foi usar só metal
Usando a cabeça de um registro gaveta de 3/4" da DECA (Foto 2) ficou perfeiro. A rosca interna por onde sai a haste de atarraxamento (volante) pode ser "rosqueada" na haste do pescador (Foto 3). Daí que o filtro do cano de pia onde vai a tela deve ser achatado, para que a outra peça do registro entre (Foto 4).
Quantop as suas perguntas:
1 - Sim é um pré-filtro, só para impurezas maiores, uma vez que o filtro de comb. antes da bomba é o que vai reter as micropartículas, e está em local de fácil manutenção.
2 - Dudas, a distância da tampa até o fundo são 29 cm.
3 - Dentro do tubo com tela é só o tubo aberto.
4 - Não convém colocar nenhum tipo de elemento filtrante para a retenção de partículas muito pequenas porque senão vai entupir e vai ter que tirar tudo novamente. Quem tem que fazer esse papel é o filtro de combustível mesmo.
Seguem mais fotos na continuação do tópico...
Abração
Anthoniusnikos
11/07/2008, 12:13
Mais fotos para a adaptação:
Nota: A chapinha de alumínio com as duas abraçadeiras nas fotos 3 e 4, é só uma garantia a mais, pois a peça do registro rosqueou bem firme.
Espero não precisar mais mexer messe reservatório por longos anos.
Abs
Anthoniusnikos
Anthoniusnikos
14/07/2008, 19:54
Pessoal, acabei de reisntalar o tanque. Não vão pensar que é fácil não! Não é! Me fudddiii todo, mas valeu ter tempo e paciência.
Lembram das presilhas com quatro perninhas que pensei não ter arregaçado ? Pois é, ficaram arregaçadas mesmo, mas sem contar as 6 horas perdidas, para tentar repô-las, vamos ao que deve ser feito: As dobras das quatro perninhas devem ser redobradas novamente (fiz isso com um alicatinho de bico), senão você não vai conseguir encaixar de volta, e pode botar força, ou comprar novas (nem pensar por aquí).
Depois, tem algumas porcas da chapa de proteção que soltam dentro da longarina. Aí é fod@@@ para pescar (se tiver sorte delas estarem perto do buraquinho e tiver muita paciência). Para encaixar a mangueira de combutível devem usar o GEL DA TIGRE (para tubulações com anéis), detergente ou sabão (talvez vaselina).
Dá para perceber que todo o projeto do tanque é feito em 3D, e então se ocupa todos os espaços, e para a remontagem é um pequeno quebra-cabeças.
Mas o importante é que se precisar fazer de movo vai ser uma BABÁ.
AGORA TENHO COMBUSTÍVEL ATÉ O TALO. O pescador puxa o diesel a 1 cm do fundo = 1 litro de diesel e o motor funciona normalmente.
Nota: Não se esqueçam: 29 cm da tampa ao fundo do tanque.
Abração
Anthoniusnikos
soneca_zzz
14/07/2008, 20:48
Anthoniusnikos, não manjo praticamente nada de Ranger e menos ainda de Diesel, mas com o pescador tão próximo do fundo do tanque, não tem maior chance de "tragar" sujeiras que ficam acumuladas ali? E fazendo com que a verificação e/ou substituição do filtro de combustível seja mais frequênte?
dudas_308w
14/07/2008, 21:44
Mais fotos para a adaptação:
Nota: A chapinha de alumínio com as duas abraçadeiras nas fotos 3 e 4, é só uma garantia a mais, pois a peça do registro rosqueou bem firme.
Espero não precisar mais mexer messe reservatório por longos anos.
Abs
Anthoniusnikos
Anthonius,
As fotos estao bastante explicativas, muito obrigado mesmo.
Acabei nao conseguindo fazer esse final de semana tb, entao agora vou arrumar o material todo antes de começar a desmontagem.
Abs
Anthoniusnikos
14/07/2008, 22:09
Soneca, costumo abastecer somente em dois postos, um BR e outro TEXACO, ambos tem filtros de diesel, e até achei incrível mas, após dois anos com a viatura, não tinha absolutamente nenhuma impureza no tanque, e muito menos água. Portanto, se houvesse alguma impureza, melhor ficar no filtro de combustível que troco a cada 10.000 Km.
Dudas, para mim ficou perfeito. Se tiver alguma dúvida é só perguntar. Pode ter certeza que não foi fácil não.
Outra coisa, não esqueça de colocar a capa protetora juntamente com o tanque antes de conectar os tubos pescador e retorno. Se deixar para depois da conexão vai ser extremamente difícil. Vai ser mais fácil começar tudo de novo.
Procure remontar na mesma ordem do desmonte que vai ser mais fácil.
Se tiver problemas com as presilhas de quatro pernas é só reler o tópico ou perguntar.
Paciência amigo ! Mas isso, tenho certeza, nenhum mecânico vai fazer tão bem feito.
A única porca que ficou dentro da longarina foi uma da chapa protetora, da perna mais alta perto do diferencial. CUÍDADO COM ELA.
É isso aí Soneca ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, quem tá com sono agora sou Eu. Até amanhã !
Abração
Anthoniusnikos
fcapitanucci
28/07/2008, 23:24
Pessoal uma grande duvida
na V6, gasolina, algo diferente?
essas garras de 4 patas, tipo aranhas, algum jeito de tirar? pois hj troquei o filtro de comb, era bosch e tinha essa garra....pra tirar foi um saco, quebrei as pontas e arranquei...e o filtro fram vem com presilhas de plastico....
Hj resolvi fazer a manutenção no tanque tbm.....
pra tirar é tranquilo....só as travinhas lá que são meio chata...precisa de 4 mãos pra tirar a trava aranha..uhhuhu...
Tirei e lá estava o tubinho sem a base com a peneira do pescador..
Fiz um serviço de 1ª lá..pena que não tirei foto...mais vou fazer um desenho agora e posto aki daki a pouco....aproveitei a própria peneira do pescador e fiz a base de inox usando filtro de combustivel velho de carro...ja já posto os desenhos..vou fazer aki..
abraço...
Pronto...vou tentar explicar como fiz:
Primeiro peguei um filtro de combustivel Inox de algum carro que infelizmente não sei qual...eu tinha o filtro de bobeira aki....mas só procurar um com medidas parecidas..qualquer um dá pra fazer..
(Desenho 1)...
Depois cortei o filtro de forma que quando colocasse no tubo do pescador ele daria os 29 Cm que falaram ai atraz...é esse msm a profundidade máxima do pescador..Retirei o elemento filtrante..é lógico..uheuhe...
(Desenho 2)...
Retirei a peneira marron original de dentro do resto que sobrou do pescador...que desmanchou todo na minha mão....o formato e perfil da peneira é este do desenho..
(Desenho3)...
Agora fiz com uma peça de nylon num torno que tenho aki (isso ai é coisa simples de mandar fazer..nylon come muito facil e acho que um torneiro ia cobrar quase nada...vale a pena)O desenho da peça de nylon é de forma que a peneira encaixe dentro dele certinha e o diametro externo do nylon é do tamanho do interno do filtro de inox..Veja o detalhe no desenho em corte
(Desenho 4)...
Montei então o conjunto de forma que a peneira encaixe no nylon ( a peneira é de plastico macio, é só uma forcinha que coloca ela na ranhura do nylon)...O naylon coloquei no filtro com o lado da peneira pra dentro do filtro....Observe o lado das peças no desenho
(Desenho 5)...
continua.....
Depois de tudo encaixado, peguei um martelo e fui amassando o filtro de inox batendo na aresta vermelha do desenho, de forma que o conjunto ficasse cravado no interior do filtro sem poder sair...
obs:o torneiro tem que fazer a peça de nylon bem firme pra ficar bom
(Desenho 1)...
Ai ficou assim no final (Desenho 2).....dps...tive que pegar uma broca e abrir um pouco no interno do tubo inox do pescador pra encaixar esse conjunto...o conjunto encaixou até o apoio que já tem no filtro de combustivel..igual na foto.....ficou bom..e o melhor é que manteve o filtro original com as medidas e o tamanho da peneira...
Qualquer coisa só falar...
Pena eu não ter uma maquina na oficina lá pra tirar foto real da peça..mais ficou bom...
Espero ter ajudado..abraço
proelton
29/07/2008, 22:58
Esse tópico está demais.
Tudo que eu queria saber sobre o tanque já descobri aqui. Logo faço a manutenção do meu, que é uma tristeza para abastecer de tanto que demora...
Obrigado!
fcapitanucci
29/07/2008, 23:46
Parabens ein, mto explicado, mto bom
mas a sua é diesel né
queria saber da gasolina
e achei uma alicate p/ comprar, uns 15 reais, queria saber se é ela que se usa, se for...ufa, tiro um trabalho bom
Parabens ein, mto explicado, mto bom
mas a sua é diesel né
queria saber da gasolina
e achei uma alicate p/ comprar, uns 15 reais, queria saber se é ela que se usa, se for...ufa, tiro um trabalho bom
Não tenho certeza...mais da gasolina deve ser igual...voce sabe c a bomba de gasolina da sua é elétrica ou mecanica ligada no motor??
Sei que a 3.0 Diesel tem a bomba junto ao pescador....a sua c a bomba for elétrica deve ser parecida..
proelton
03/08/2008, 23:55
Pane seca!!
Pessoal, hoje meu carro simplesmente "morreu" do nada ao subir um morro, mas ainda tinha 1/4 de tanque, talvez um pouco menos, 1/5.
Aí tive que fazer o procedimento da pane seca que é simples, buscar diesel no posto com um amigo, mas o que me deixou intrigado é que ainda tinha combustível suficiente.
Será que eu estou com problema no sugador de diesel?
Edintruder
04/08/2008, 14:57
A inclinação era muito acentuada? O problema com inclinações é que o combustível escorre para a parte mais baixa, mesmo tendo um "reservatório" no pé do pescador, só funciona em pouco tempo, depois começa a puxar ar, ainda mais pelo fato que o tanque da Ranger é comprido e estreito, fazendo escorrer muito combustível para longe do pescador.
proelton
04/08/2008, 15:28
não, o morro não era tudo aquilo de acentuado, e tinha só uns 200m. é um morro de subir em 3a marcha...
BielBoquira
29/11/2008, 11:45
Desculpe a ignorancia mais o que quer dizer com BL de 3" ?
Edintruder
29/11/2008, 12:27
Body Lift de 3 polegadas. São calços de 8cm de altura entre o chassis e a carroceria que serve para elevar a picape sem alterar a suspensão.
bem vindo ao fórum, e não te preocupa que na medida que ficas por aqui aprendes muita coisa.
BielBoquira
29/11/2008, 13:20
Body Lift de 3 polegadas. São calços de 8cm de altura entre o chassis e a carroceria que serve para elevar a picape sem alterar a suspensão.
bem vindo ao fórum, e não te preocupa que na medida que ficas por aqui aprendes muita coisa.
Ok Edi, já dá pra confiar neste forum. Esse procedimento de retirar o pescador sem arrear o tanque vc faz sem soltar nenhum parafuso? E esse espaço entre o tanque e a parte da carroçaria da pra passar o pescador e as mãos?
BielBoquira
29/11/2008, 13:34
Depois de tudo encaixado, peguei um martelo e fui amassando o filtro de inox batendo na aresta vermelha do desenho, de forma que o conjunto ficasse cravado no interior do filtro sem poder sair...
obs:o torneiro tem que fazer a peça de nylon bem firme pra ficar bom
(Desenho 1)...
Ai ficou assim no final (Desenho 2).....dps...tive que pegar uma broca e abrir um pouco no interno do tubo inox do pescador pra encaixar esse conjunto...o conjunto encaixou até o apoio que já tem no filtro de combustivel..igual na foto.....ficou bom..e o melhor é que manteve o filtro original com as medidas e o tamanho da peneira...
Qualquer coisa só falar...
Pena eu não ter uma maquina na oficina lá pra tirar foto real da peça..mais ficou bom...
Espero ter ajudado..abraço
Pô parente, tu podia patentear essa peça e ganhar um dinheiro com isso, pois pra quem tem uma oficina ou algum conhecido até que é fácil mais pra quem tá entrando agora no ramo das 4x4 é mais complicado né. De qualquer forma parabéns pois esses engenheiros só fazem coisas faceis de quebrar pra que agente fique sustentando o mercado de peças genuinas.
Ranger 2,5 99 . - A marcação de combustível apresentava erro . ¨”zerava próximo a ¼. “. Foi trocado óleo, filtros e descido o tanque para tentar corrigir a bóia. Desde então a viatura pela manhã lembra os motores diesel antigos – não pego, não pego, não pego, pego, não pego, não pego , pego até finalmente pegar.
Durante o dia se ficar um bom tempo parada já entra ar novamente, mas pega mais fácil. Troquei o filtro de combustível e não melhorou. Solicitei ao mecânico que vistoriasse a mangueira próximo ao tanque novamente. O problema piorou.
Pensei na bomba de transferência , mas agora ao ler este tópico, será que o conjunto do pescador avariado, mesmo com tanque acima de ½ poderia ocorrer entrada de ar ?
regis
Tentando melhorar a partida pela manhã, troquei a bomba de transferência, mas ela continua solando muito , o próximo passo vai ser no pescador .
regis
Anthoniusnikos
07/12/2008, 22:58
Biel e Regis, se o pescador estiver deteriorado, próximo de 1/4 já pode entrar ar, basta dar uma balançada brusca na viatura de um lado para o outro. A solução definitiva, para usar o comb. até a reserva, com a devida resalva do Edin, é retirar o tanque por baixo, ou retirar a carroceria, e fazer as adaptações aquí sugeridas, ou melhor, e postar as fotos.
Abração
Anthoniusnikos
trocada a bomba de transferência, mas não melhorou então descemos o tanque e foi constatado a ausência do pescador .
orientado pelos post , utilizamos a peneira da bomba de óleo do motor ap , uma presilha de pressão, um filtro do celta ( os outros eram de plástico ) , cortamos o filtro e para maior segurança rebatemos a borda em quatro pontos segurando presilha e possibilitando tb maior entrada de óleo .
créditos para os colegas foristas pela bela narrativa , fotos e desenhos esquematicos e o meu mecânico Sr “chulipa” que executou . As fotos serviram tb para lembrar de tirar as limalhas no acabamento
Regis .
Anthoniusnikos
10/12/2008, 22:21
Belo trabalho Regis. Deu para encostar o pescador no fundo do tanque ?
Abs
Anthon
anthon
Voces são tão bons que não me preocupei realmente em checar este detalhe pois >
Nota: Não se esqueçam: 29 cm da tampa ao fundo do tanque..
apenas referir que até 3 mm a menos não teria importância , amarração das presilhas serve tambem para passagem do diesel.
Infelizmente meu problema de dificuladade para pegar pela manhã continua .( mas pelo menos não tenho problemas com o pescador e com a marcação de combustivel).
regis
Duda Sousa
16/02/2009, 14:23
A Ranger daqui deu duas panes secas e resolvi acionar a garantia da revenda para trocar o pescador. Nas duas vezes o tanque estava em 1/4 e simplesmente apagou o carro enquanto estava dirigindo(estava paraNDO no sinal em ponto morto). Anteontem numa subida, ela falhou e o carro foi parando, isso a uns 80km/h. Estava com meio tanque. Isso que achei estranho. Reduzi marcha e ela voltou a vida. Hj está na oficina pra troca da peça. Vamos ver se resolve
Anthoniusnikos
16/02/2009, 22:00
Duda, o tanque é um problema que tem que ser resolvido primeiramente. Se os sintomas de apagamento persistirem, então, podem ser outros problemas: bicos sujos, bomba de combustível, bomba injetora, rpm em ponto morto (marcha lenta), etc.
Abraços
Anthon
proelton
11/03/2009, 15:53
Pessoal primeiramente agradecendo novamente todas as fotos dos outros usuários, foi muito importante. O terminal preto da minha também tava quebrado, a coifa quebrada, separada da suxão de emergencia., também quebrada. eram 2 peças quebradas.
Também fiz a minha modificação, mas fiz de um jeito diferente, pois acho que este sistema de "coifa" não faz muito a diferença, desde que o tubo novo da adaptação vá até o fundo do tanque.
Segundo, não fiz nada rígido no pescador, pois acho que pode quebrar novamente, visto que o tanque é na parte mais baixa do carro e pode bater numa pedra ou ressalto de barro (mesmo com a chapa de proteção do fundo) e quebrar novamente qualquer coisa muito rigida.
Como a peneirinha era muito fina, parece de nylon, fiz uns furinhos com um "ferro de solda" de soldar estanho.
A peça que eu usei, composta pelo tubo branco corrugado mais a peça laranja com a peneirinha, é o pré filtro da bomba de combustivel Bosch. Não sei mais detalhes, mas é peça de pescador de carro também, muito simples e barata, mas como é feito pra isso suporta a corrosão do diesel.
Detalhes:
- O tubinho encaixou como uma luva, ficou firme no inox e ainda é flexivel e nao vai quebrar.
- A vazão dessa peça é muito grande e equivalente ao tubo de inox. Ao contrario do filtro de combustível do motor AP, que é muito estrangulado e nada a ver com a vazão do inox.
- Aquele quadradinho laranja não é nada, é fechado.
A peça é feita para ficar na gasolina, espero que suporte o diesel.
Abraço espero que seja util também.
Walter L. L. Casitta
15/03/2009, 21:00
Pessoal primeiramente agradecendo novamente todas as fotos dos outros usuários, foi muito importante. O terminal preto da minha também tava quebrado, a coifa quebrada, separada da suxão de emergencia., também quebrada. eram 2 peças quebradas.
Também fiz a minha modificação, mas fiz de um jeito diferente, pois acho que este sistema de "coifa" não faz muito a diferença, desde que o tubo novo da adaptação vá até o fundo do tanque.
Segundo, não fiz nada rígido no pescador, pois acho que pode quebrar novamente, visto que o tanque é na parte mais baixa do carro e pode bater numa pedra ou ressalto de barro (mesmo com a chapa de proteção do fundo) e quebrar novamente qualquer coisa muito rigida.
Como a peneirinha era muito fina, parece de nylon, fiz uns furinhos com um "ferro de solda" de soldar estanho.
A peça que eu usei, composta pelo tubo branco corrugado mais a peça laranja com a peneirinha, é o pré filtro da bomba de combustivel Bosch. Não sei mais detalhes, mas é peça de pescador de carro também, muito simples e barata, mas como é feito pra isso suporta a corrosão do diesel.
Detalhes:
- O tubinho encaixou como uma luva, ficou firme no inox e ainda é flexivel e nao vai quebrar.
- A vazão dessa peça é muito grande e equivalente ao tubo de inox. Ao contrario do filtro de combustível do motor AP, que é muito estrangulado e nada a ver com a vazão do inox.
Hoje o motor morreu de novo no mesmo lugar com mais de 1/4 de diesel no tanque. Amanhã vou baixar o tanque e resolver isso definitivamente.
Detalhes:
Quadradinho laranja??? não seria verde?? uhuhuh
Allan Nielsen
16/03/2009, 07:26
Hoje o motor morreu de novo no mesmo lugar com mais de 1/4 de diesel no tanque. Amanhã vou baixar o tanque e resolver isso definitivamente.
Se fizer alguma gambiarra :-D, coloque foto. Este é o topico da criatividade.:idea:
abs
Anthoniusnikos
16/03/2009, 09:12
Proelton, acho que ficou bom. Enquanto puder rodar até a reserva sem problemas, é porque o material está aguentando.
"Quadradinho" laranja na foto, deve ser o bico de retorno. É isso ? Ou é o quadradinho verde mesmo ? :shock:
Abração
Anthon
Walter L. L. Casitta
16/03/2009, 09:23
Dei uma ligada pra autopeças pra saber se ele vendem só a peneirinha do pescado do tanque de combustível e vendem sim. O problema é o preço, R$190,00.
Como que uma peneirinha de plástico poderia custar tão caro? Acabei de comprar um censor de velocidade por R$87,00 e já tinha achado caro...
Anthoniusnikos
16/03/2009, 10:24
Se a peneira original fosse só cara... o pior é que não tem qualidade, ela se decompõe após uns 50.000 Km.
Casitta, já que está mexendo na caixa, aproveite, tire o tanque, e faça uma adaptação decente.
Abs
Anthon
Walter L. L. Casitta
16/03/2009, 10:44
Se a peneira original fosse só cara... o pior é que não tem qualidade, ela se decompõe após uns 50.000 Km.
Casitta, já que está mexendo na caixa, aproveite, tire o tanque, e faça uma adaptação decente.
Abs
Anthon
A minha durou um 200.000Km. Ainda não sei qual é o estado do pescador mas tava achando que poderia recupera-lo. Agora que falou que ela se decompõe não sei mais o que vou ter que fazer.
Espero que depois que desmontar não tenha que sair pra rua atrás de peças...
Anthoniusnikos
16/03/2009, 11:42
Casitta, o que não falta são sugestões aquí no tópico.
Abração
Anthon
Walter L. L. Casitta
16/03/2009, 21:07
Hoje pela manhã dei uma passada nas auto peças genéricas e comprei alguns pescadores genéricos, desse de 4 a 6 reais pensando em fazer alguma adaptação na boia do meu tanque, então me deu aquele estalo e resolvi passar também na Formax pra ver como era a boia já que nunca tinha visto uma. Quando vi o pescador original não pensei duas vezes. Comprei, não tem nada a ver com os vagabundos que tinha comprado. Ele é flexivel com a peneira feita de nilon. É feito de alguma coisa parecida com borracha ou silicone. Não justifica o presso alto, mas é muito bem feito. Tem até uma válvula para o caso da peneira entupir, não deixar o motor parar.
Fui pra casa correndo pára baixar o tanque. Edintruder, o BL não ajudou em nada. Pra mexer no tanque tem que baixar inteiro ou retirar a caçamba, mesmo porque o meu estava coberto de terra parecendo um brejo. E que trabalheira, perdi um tempão só pra desconectar as mangueiras que levam e retornam o diesel ao motor. Quando tava quase no chão caiu um pé d'aqua que não parou ate agora, ficou escuro e o dia acabou.
Final da estória: Como achei que resolveria tudo nessa tarde tive que remontar debaixo de chuva pra não ficar apé. Amanhã os compromissos do trabalho não vão me permitir fazer mais nada, mas na quarta ou quinta tiro a caçamba inteira. Putz, dia perdido, ninguém merece. Desse jeito teria sido melhor se tivesse pago alguém pra fazer...
Edintruder
17/03/2009, 22:54
Creio que tirar a caçamba nas CD não ajuda muito. Nas CS é tiro certo, mas nas nossas é mais garantido tirar o tanque então.
Na primeira vez o que mais deu trabalho foi abrir a tampa do tanque. eu consigo limpar esse acesso no local com um pincel e com ar comprimido.
Essas fotos tirei há alguns anos atrás e não tinha o BL instalado, então analisa e veja se o BL dá espaço além do disponível sem a caçamba.
Anthoniusnikos
17/03/2009, 23:40
A minha não tem body-lift, e tirei o tanque por baixo. Me parece que em algum momento, tive que levantar, um pouco, com o macaco. Após, soltar as presilhas, o tanque tem que ser recuado um pouco para trás, e o diferencial atrapalha um pouco. Mas, passa.
Cuidado com as porcas soltas dentro das longarinas.
Vendo a foto do Edin, lembrei: A capa de alumínio de proteção do tanque, deve ser recolocada junto com o tanque. Se colocar o tanque, e tentar colocar a capa depois, não entra.
Não reclama não Casitta, o pior é recolocar as presilhas dos dutos de alimentação e retorno... :putz::putz::putz:
O cano de borracha para abastecimento entra fácil, lambuzando com detergente, ou gel da Trigre.
Abs
Anthon
Walter L. L. Casitta
18/03/2009, 08:12
É isso então. O negócio é retirar a caçamba e depois o tanque. Não gostei nada dada de trabalhar por baixo. Posicionar e Encaixar as abraçadeiras do tanque por baixo só retirando o cardam também...
proelton
18/03/2009, 08:50
Quadradinho laranja??? não seria verde?? uhuhuh
Eu falei laranja? tem certeza? rsrsr
sou dautônico! desculpa kkkk
Hugo Boaretto
18/03/2009, 09:13
Tenho uma ranger 2002 4x4 XL 2.8 com 155.000 km e nunca tive problema com o tanque ou algo parecido. Espero que fique assim por mais um bom tempo... kkk:-D
Walter L. L. Casitta
18/03/2009, 22:15
Agora sim. Problema resolvido. retirando a caçamba fica beeeeeem masi fácil. Abaixo segue algumas fotinhas:
Ranger desmontada, sem a caçamba e o tenque:
http://img24.imageshack.us/img24/4329/tanque5.jpg
A Ranger moribunda do meu irmão e a caçamba ao lado:
http://img5.imageshack.us/img5/6733/tanque6.jpg
O tanque maldito: :mrgreen:
http://img403.imageshack.us/img403/4338/tanque2.jpg
Vejam só estado em que encontrei o percador. Quebrou em 4 partes, mas só encontrei essas três. Apesar de flexível, ele quebra porque fica pressionado no fundo do tanque e com vibração ou quem sabe uma pancada por baixo ele acaba quebrando, esse aí eu estimo que durou uns 200.000Km.
http://img403.imageshack.us/img403/2002/tanque3.jpg
Durante a limpeza externa do tanque acabou entrando um pouco de água no tanque. Vejam que interessante as bolhas de água dentro do diesel que restou dentro do tanque. Usei uma seringa para suga-las.:mrgreen:
Também por incrível que possa parecer não encontrei sujeira de espécie nenhuma dentro do tanque. Nem parece que rodou na Ranger por 200.000Km.
Dizem por aí que o diesel brasileiro é ruim e sujo. Será?
http://img24.imageshack.us/img24/6023/tanque4.jpg
E por fim a foto do pescador original novo...
http://img403.imageshack.us/img403/9199/tanque1.jpg
proelton
19/03/2009, 08:01
Parabéns cara por comprar o pescador original.
Você sabe se dá para apertar o tampão do tanque, se tirar a caçamba, na cabine simples, sem tirar o tanque do lugar?
pergunto isso porque semana passada, passamos o maior trabalho pra tirar o tanque, fiz a manutenção, e a tampa ficou com um pouco de vazamento. Quando eu encho 90% do tanque, começa a vazar bastante, mesmo sendo que eu fechei a pesada tampa com martelo de borracha no dia da manutenção...
valeu abraço
Walter L. L. Casitta
19/03/2009, 08:07
Parabéns cara por comprar o pescador original.
Você sabe se dá para apertar o tampão do tanque, se tirar a caçamba, na cabine simples, sem tirar o tanque do lugar?
pergunto isso porque semana passada, passamos o maior trabalho pra tirar o tanque, fiz a manutenção, e a tampa ficou com um pouco de vazamento. Quando eu encho 90% do tanque, começa a vazar bastante, mesmo sendo que eu fechei a pesada tampa com martelo de borracha no dia da manutenção...
valeu abraço
Acredito que sim. Tirando a caçamba na simples não precisa baixar o tanque.
Agora arranja mais 2 ajudantes pelo menos pra ajudar a levantar a caçamba já que na simples é bem mais pesada...
Allan Nielsen
19/03/2009, 09:12
Walter,
Qual foi sua dificuldade e tecnica usada pra soltar as travinhas da mangueira de combustivel?
Para ajudar na Novena da Ranger, coloque aqui o codigo deste pescador.
Novena da Ranger:
- atuador da embreagem
- coifa / homocinetica do cardan dianteiro
- pescador do tanque
- motor / conexão do motor da CT
- sistema da roda livre (98 - 2000)
-
-
abs
Walter L. L. Casitta
19/03/2009, 10:04
Walter,
Qual foi sua dificuldade e tecnica usada pra soltar as travinhas da mangueira de combustivel?
Para ajudar na Novena da Ranger, coloque aqui o codigo deste pescador.
Novena da Ranger:
- atuador da embreagem
- coifa / homocinetica do cardan dianteiro
- pescador do tanque
- motor / conexão do motor da CT
- sistema da roda livre (98 - 2000)
-
-
abs
Pra soltar o engate rápido da tubulação tem que usar as duas mãos e sem tirar a caçamba isso é muito difícil. Ainda tem que usar uma ferramenta da Raven pra desconectar. Custa R$16,00, mas é muito simples e eu acabei fazendo a minha...
Depois coloco os códigos do pescador e da ferramenta...
Anthoniusnikos
19/03/2009, 12:11
Walter Casitta, eu não colocaria esse pescador original nem que me dessem de graça. Você que tem tudo na mão poderia fazer de inox, bem soldado, que duraria por prazo indeterminado.
Realmente, também fiquei imprecionado com a limpeza do tanque após mais de 100.000 Km rodados.
Dá para colocar a foto dessa chave para soltar as presilhas (marca Raven) ?
Quanto tempo levou para retirar a caçamba.
Concordo: Por baixo é mesmo uma complicação retirar e recolocar o tanque, e plugar as mangueiras no lugar.
Abraços
Anthon
Walter L. L. Casitta
19/03/2009, 19:32
O código do pescador (não existe ilustração no catálogo de peças e por isso a maioria dos vendedores além de não saber que existe anida chegam a afirmar que não é vendido em separado):
CAPTADOR DE COMBUSTÍVEL DO MEDIDOR DE NÍVEL DE COMBUSTÍVEL
E5TV/9J306/BA
Anthoniusnikos,
Não vejo motivo pra tanta desconfiança da peça. Na minha a original durou 200.000Km. É cara sim, é feita no USA, Mas se durar mais esse tanto que durou vai durar mais que o resto da Ranger.:mrgreen:
O tanque esta limpo não depois de 100.000Km, mas depois de 200.000Km...
O código do pescador (não existe ilustração no catálogo de peças e por isso a maioria dos vendedores além de não saber que existe anida chegam a afirmar que não é vendido em separado):
CAPTADOR DE COMBUSTÍVEL DO MEDIDOR DE NÍVEL DE COMBUSTÍVEL
E5TV/9J306/BA
Qto pagou Walter??
Se já informou eu não vi, juro que procurei nos posts aí pra trás e não encontrei, tá na hora de trocar meus óculos?
[]'s
Walter L. L. Casitta
20/03/2009, 07:43
qto Pagou Walter??
Se Já Informou Eu Não Vi, Juro Que Procurei Nos Posts Aí Pra Trás E Não Encontrei, Tá Na Hora De Trocar Meus óculos?
[]'s
R$190,00......
Edintruder
20/03/2009, 08:56
R$190,00......
190!!???!!!
:parede: O pior é que comprei uma bóia no bareta que veio com esse pescador e na época só falávamos em entrada de ar, e a velha ainda em bom estado aparente acabou indo para o lixo!!!! :parede:
Walter L. L. Casitta
20/03/2009, 09:04
190!!???!!!
:parede: O pior é que comprei uma bóia no bareta que veio com esse pescador e na época só falávamos em entrada de ar, e a velha ainda em bom estado aparente acabou indo para o lixo!!!! :parede:
Depois estive pensando. Daria pra fazer um pescador desse de poliuretano ou teflon, o que fosse mais resistente ao combustível.
De material não gastaria nem R$30,00...
Edintruder
20/03/2009, 20:34
Depois estive pensando. Daria pra fazer um pescador desse de poliuretano ou teflon, o que fosse mais resistente ao combustível.
Isso o Anthonius responde!
Qual o melhor material sintético para resistir ao diesel?
Anthoniusnikos
20/03/2009, 20:57
Edin, a uns anos atrás (Uiiiiiii...!!!) eram os silicones aditivados, ou os SBR (borrachas sintéticas aditivadas) como aquela da válvula de retorno, ao lado da bóia(biquinho vermelho). Hoje, o que se pode fazer de aço inox fica 100% melhor.
O que você prefere: Um para-choque mole de plático, ou um para-choque duro de inox ? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Walter Casitta, o AT tá te deixando maluco ! R$$$$$ 190,00. PQP...! Tá na hora de você fazer uma regressão linear, camarada ! Era só pedir que te mandava um pedaço de tela inox e um registro DECA 3/4"", e de graça! :putz::putz::putz:
Abração
Anthon
Walter L. L. Casitta
22/03/2009, 10:52
Edin, a uns anos atrás (Uiiiiiii...!!!) eram os silicones aditivados, ou os SBR (borrachas sintéticas aditivadas) como aquela da válvula de retorno, ao lado da bóia(biquinho vermelho). Hoje, o que se pode fazer de aço inox fica 100% melhor.
O que você prefere: Um para-choque mole de plático, ou um para-choque duro de inox ? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Walter Casitta, o AT tá te deixando maluco ! R$$$$$ 190,00. PQP...! Tá na hora de você fazer uma regressão linear, camarada ! Era só pedir que te mandava um pedaço de tela inox e um registro DECA 3/4"", e de graça! :putz::putz::putz:
Abração
Anthon
Anthoniusnikos; você sabe que inox não é solução nem para um para-choque e muito menos para um pescador do tanque de combustível. Você não tá lendo direito o que é escrito no fórum e ficando rabugento. Tá parecendo comigo mesmo. Sem a devida paciência de ler e depois responder direito. Nunca disse que R$190.00 era pouca coisa, mas por outro lado é em vista do tempo que gastaria tentando consertar ou construir um pescador, coisa que não me traz nenhum prazer acaba sendo barato sim.
Tempo é um coisa irrecuperável e 15 minutos da vida pode valer muito mais que os R$190,00. Eu acho que calculei muito mau o tempo que gastei com tudo isso. Foram quase 12 horas e soubesse que no fim estaria colocando uma peça original e cara teria mandado fazer na concessionária aqui ao lado que dá prioridade para taxi e picapes onde serviços como esse são entregues no mesmo dia.
Então me restou apenas o prazer besta de postar a experiência passada aqui no fórum.
Anthoniusnikos
22/03/2009, 17:31
Êta... Casitta! Antigamente, por aí, isso chamava-se "Casa de Cabôclo". :mrgreen:
Abração
Anthon
Galera...não desmerecendo o serviço de alguns companheiros, acho interessante avaliar esse pescador que alguns estão fazendo com um tubo de inox preso no meiu em forma de T e com 2 entradas com telas....é que o objetivo do pescador é ser o mais colado ao fundo possivel pra evitar entrada de ar...e nesse caso esses em forma de T dão bastante margem para entrar ar quando o nível está proximo de uns 10cm do tanque.. Como o tanque é fino e comprido qualquer inclinação do carro (subida ou descida) faz com q o diesel vá todo para parte da frente ou de traz, mesmo com o desenho do tanque favorecendo a permanencia do diesel no meiu!!!
Só para c ter uma noção o meu ficou bem colado ao fundo, como já postado anteriormente e uma vez, quando estava na reserva (+ uns 40km rodados..uhuhu), parei em uma rua bem inclinada.....e entrou ar...tive que tirar o ar dos bicos....foi por isso q surgiu a minha duvida e resolvi postar essa sugestão aki...
abraço
Anthoniusnikos
24/03/2009, 14:37
:evil::evil::evil:
Anthoniusnikos
24/03/2009, 14:43
Olá Patoso, sou bastante exigente para fazer as coisas bem feitas, é lógico, com os materiais que tenho à disposição ou posso encontrá-los fácilmente.
A diferença entre um original e o que alguns foristas fizeram (vide posts anteriores), mesmo o que eu fiz, é de apenas 2 cm mais alto, portanto, se o rebaixamento do tanque atende os dois, que não deixa entrar ar na faixa de reserva (fiz o teste), não tem problema.
Esse negócio de bater pedra embaixo e atingir a peneira do pescador é imaginação incorreta. No mínimo,você vai deixar uns 2 cm do fundo. O tanque é duro e protegido por meia capa de alunínio (vão quere fazer disso um mito).
Se houver sujeira no tanque, a ser puxada, o original vai puxar mais que o de duas entras laterais 2cm mais altas.
Agora, é de bom senso que cada um faça a sua opção pelo que já foi sugerido, ou faça alguma adaptação e post com fotos e medidas.
O que é "meio" irracional , é pagar R$ 190,00 numa peça original que tem dado problemas a dezenas de foristas que tiveram o mesmo problema, geralmente por volta dos 100.000 Km.
A não ser que os defensores do pescador original, sejam sócios das fábricas, ou tenham loja de Autopeças, e essa peça porcaria, que dá tanto trabalho para ser substituída, vai ficar encalhada na prateleira.
Tenho lido muito aquí no Fórum dizerem: "É, antes dos de atingir os 100.000 Km, eu já vendi a viatura." - Porr@, então você vai ter que mentir para o novo proprietário, que está tudo bem? Vai deixar a c@g@d@ para ele? Isso é justo ??? :oops::oops::oops:
Abração
Anthon
Walter L. L. Casitta
24/03/2009, 15:05
Só para c ter uma noção o meu ficou bem colado ao fundo, como já postado anteriormente e uma vez, quando estava na reserva (+ uns 40km rodados..uhuhu), parei em uma rua bem inclinada.....e entrou ar...tive que tirar o ar dos bicos....foi por isso q surgiu a minha duvida e resolvi postar essa sugestão aki...
Patoso, em minha opinião, nas condições em que descreveu independente do pescador usado, alternativo ou original como o Anthoniusnikos não cansa de afirmar que estou defendendo, você ficou, merecidamente sem diesel.
Em outras palavras parece até que você pediu pra que isso acontecesse...
Anthoniusnikos
24/03/2009, 15:51
Pediu sim. Reserva do tanque de combustível é para uns 50 Km. Se rodou 40 Km, já é uma irresponsabilidade, e se ainda parou numa ladeira, aí tem que se ferrar mesmo. :discordo::discordo::discordo:
Não adianta ficar chateado. Vamos pensar um pouquinho mais...!
Abs
Anthon
Edintruder
24/03/2009, 18:40
Eu nunca andei até acender a luz do painel, isso só ocorreu em curvas com o tanque em menos de 1/4.
Quando a bomba injetora (BI) puxa ar os reparos ficam sem lubrificação adequada e acentua o desgaste.
Não deixa puxar ar que a BI pode ir pro brejo numa dessas. Não é raro motor diesel cortar o óleo e só ligar depois de uma reforma na BI.
Pediu sim. Reserva do tanque de combustível é para uns 50 Km. Se rodou 40 Km, já é uma irresponsabilidade, e se ainda parou numa ladeira, aí tem que se ferrar mesmo. :discordo::discordo::discordo:
Não adianta ficar chateado. Vamos pensar um pouquinho mais...!
Abs
Anthon
Eu sei que pedi e não fiquei chateado....e c voce chama de abrir o capô e bambiar 4 bicos virar a chave 0,5 segundos e fechar os bicos de se ferrar tudo bem...cada um com seu conceito....
quero deixar claro q não estou chorando de nada não nem desmerecendo o serviço dos outros....só estou alertando os próximos a darem manutenção no pescador para preferirem o geito que eu e alguns fizemos do que os com um tubo de lado....tanto porque um filtro de gasolina usado c arruma até de graça....
É só uma ideia......o de tubo ficou bom sim.....mas comparando com o que pega bem pertinho do fundo é só pensar q vai saber qual é melhor....
Foda....agente só tenta passar uma idéia pra ajudar quem ainda não fez e ainda leva ferro....não escrevi isso pra chatear ngm...o meu tá pronto e funciona 100%....escrevi para os próximos....quem for fazer q avaliem....
Anthoniusnikos
26/03/2009, 22:48
Ô Patoso, você é muito jovem para perder a paciência. Eu com 56, as vezes, perco também :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Vimos que o seu serviço ficou muito bom, mas marcou toca quando deixou o tanque quase seco. Concorda ?
Apesar de agora estar confiante em deixar chegar na reserva, evito. Ando sempre com o tanque, no mínimo, pela metade. Mas, tenho certeza que não vai entrar ar quando estiver no início da reserva, mesmo declives.
Essa que o Edin colocou, desconfiava, mas não tinha certeza. Vamos tratar melhor a BI, que não é nada barata.
Abração
Anthon
Walter L. L. Casitta
27/03/2009, 08:13
Ô Patoso, você é muito jovem para perder a paciência. Eu com 56, as vezes, perco também :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Vimos que o seu serviço ficou muito bom, mas marcou toca quando deixou o tanque quase seco. Concorda ?
Apesar de agora estar confiante em deixar chegar na reserva, evito. Ando sempre com o tanque, no mínimo, pela metade. Mas, tenho certeza que não vai entrar ar quando estiver no início da reserva, mesmo declives.
Essa que o Edin colocou, desconfiava, mas não tinha certeza. Vamos tratar melhor a BI, que não é nada barata.
Abração
Anthon
O que o Edi falou da BI é correto, tá escrito até no manual...
Allan Nielsen
27/03/2009, 12:16
Pra soltar o engate rápido da tubulação tem que usar as duas mãos e sem tirar a caçamba isso é muito difícil. Ainda tem que usar uma ferramenta da Raven pra desconectar. Custa R$16,00, mas é muito simples e eu acabei fazendo a minha...
Depois coloco os códigos do pescador e da ferramenta...
Walter, como é esta ferramenta da Raven? :pensativo:
abs
Walter L. L. Casitta
27/03/2009, 13:15
abs
É um bobagem. Vou ver se consigo uma foto...
Minha Ranger apagou em pleno transito e eu tive que rebocar para casa. Ela já vinha com uma certa dificuldade para pegar. Resolvi da uma verificada na situação do tanque, o cachimbo(??) estava todo quebrado e os pedaços menores estavam entupindo a entrada do cano de sucção de combustível. Seguindo algumas dicas aqui do forum, com algumas adaptações próprias, eu construi um novo. Materiais:
- a tela do antigo (que estava solta dentro do tanque);
- filtro de combustivel (comum) serrado ao meio;
- duas braçadeiras (que não enferrujam) e;
- um pedaço de mangueira de gá de cozinha;
- pedaços de arames que tirei de fio eletrico.
vou ver se consigo postar as fotos
Walter L. L. Casitta
27/03/2009, 21:05
abs
Tai o link com a peça: http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=352&cat=1&subcat=79 (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=352&cat=1&subcat=79)
TylerNTL
27/03/2009, 23:43
Minha Ranger apagou em pleno transito e eu tive que rebocar para casa. Ela já vinha com uma certa dificuldade para pegar. Resolvi da uma verificada na situação do tanque, o cachimbo(??) estava todo quebrado e os pedaços menores estavam entupindo a entrada do cano de sucção de combustível. Seguindo algumas dicas aqui do forum, com algumas adaptações próprias, eu construi um novo. Materiais:
- a tela do antigo (que estava solta dentro do tanque);
- filtro de combustivel (comum) serrado ao meio;
- duas braçadeiras (que não enferrujam) e;
- um pedaço de mangueira de gá de cozinha;
- pedaços de arames que tirei de fio eletrico.
vou ver se consigo postar as fotos
Bela gamb... solução técnica!
Allan Nielsen
28/03/2009, 08:48
Tai o link com a peça: http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=352&cat=1&subcat=79 (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=352&cat=1&subcat=79)
Walter,
Nunca tinha visto este tipo de ferramenta; conhecia apenas aquela para "engate rapido", que é um alicate com apoio para fazer alavanca.
Pelo que entendi, ela entra presionando as 4 travas simultaneamente para liberar a capa externa do engate. Esta correto meu entendimento?
abs
http://img13.imageshack.us/img13/3769/ferramentaengatemanguei.jpg
Walter L. L. Casitta
28/03/2009, 09:52
Walter,
Nunca tinha visto este tipo de ferramenta; conhecia apenas aquela para "engate rapido", que é um alicate com apoio para fazer alavanca.
Pelo que entendi, ela entra presionando as 4 travas simultaneamente para liberar a capa externa do engate. Esta correto meu entendimento?
abs
http://img13.imageshack.us/img13/3769/ferramentaengatemanguei.jpg
É isso, e pra você te uma idéia não funcionou bem na Ranger porque tem um curva no tubo bem próximo do engate, então cortei pedaça de mangueira plástica com 10mm que funcionou do mesmo jeito...
Abração
Anthon
Bom saber disto da BI...não tinha pensado nisso.....desculpa ai c perdi a paciência!!
abraço
Bela gamb... solução técnica!
Pois é, depois dessa gambiarra a Burra Preta não apresentou mais problemas para pegar e eu uso o combustível até a reserva. :concordo:
um abraço a todos
Anthoniusnikos
28/03/2009, 22:51
Oidagua, fique de olho no pedaço de tubo de gás que usou, pois se ele inchar as abraçadeiras podem estrangulá-lo e provocar o rompimento.
Você pode fazer o teste, para ver se incha, colocando num copo um pouco de diesel e mergulhando um pedaço desse tubo. Observe por 24 h e 72 h. Pode fazer as medidas com um paquímetro.
Abs
Antohn
Oidagua, fique de olho no pedaço de tubo de gás que usou, pois se ele inchar as abraçadeiras podem estrangulá-lo e provocar o rompimento.
Você pode fazer o teste, para ver se incha, colocando num copo um pouco de diesel e mergulhando um pedaço desse tubo. Observe por 24 h e 72 h. Pode fazer as medidas com um paquímetro.
Abs
Antohn
Obrigado pela dica, vou fazer o teste e depois postarei o resultado.
limpando a peneira do tanque da ranger... algumas fotos pra ajudar.
E um servico bem simples so presisa de um ajudante e algum apoio pra colocar a cacamba, nao esquecer de retirar a tampa,e desconectar o fio das lanternas, e um conector que fica encostado no parachoque acima do estepe...
e bom pra dar uma lavada caprichada..
glauranger
01/06/2009, 09:29
Edintruder, você poderia me dizer quantos litros pega nesse tanque e quantos fica na reserva? Também passei por esse problema é difícil mesmo. Obrigado.
Anthoniusnikos
01/06/2009, 12:46
Muito boas fotos Dudu83. É bem mais fácil mesmo tirar a caçamba.
Parece que a carcaça da bomba está um pouco enferrujada ? É isso mesmo ?
É a primeira vez que faz essa manutenção ?
Qual a situação de entupimento dela ?
Abraços
Anthon
Muito boas fotos Dudu83. É bem mais fácil mesmo tirar a caçamba.
Parece que a carcaça da bomba está um pouco enferrujada ? É isso mesmo ?
É a primeira vez que faz essa manutenção ?
Qual a situação de entupimento dela ?
Abraços
Anthon
essa ferugem e bem superficial minima mesmo, era mais sujeira , sim e a primeira vez que faco a manutencao, a peneira estava uns 60% obstruidos, ja li relatos em que o pesoal retira essa peneira, achei desnecessario pois a mesma e de facil limpeza e e feita de um material bom, o que foi mais chato foi rosquear a tampa onde fica as saidas das mangueiras, do resto e um servico facil...
a ranger esta com 79.000 km e o motivo da limpeza foi que em tres oportunidades perdeu forca ate desligar sozinha, (parecendo uma entrada de ar como nos motores diesel normal), esses apagoes so aconteceram em estrada, ainda nao tive tempo de testar se acabou o problema...
Edintruder
01/06/2009, 20:54
São 75 litros, mas na prática já abasteci 80 litros. Reserva não tenho idéia, mas evita andar abaixo de 1/4 para evitar entradas de ar quando estiver em ladeiras.
Edintruder, você poderia me dizer quantos litros pega nesse tanque e quantos fica na reserva? Também passei por esse problema é difícil mesmo. Obrigado.
Anthoniusnikos
02/06/2009, 19:57
Dudu, dá um jeito de colocar o pescador a 1,0 cm do fundo, assim pode usar a reserva até o talo, sem que pegue ar. Fiz isso na minha, e fiz o teste. Não pega ar com 5 litros de diesel, desde que não chaqualhe muito de um lado para o outro. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Notar que existe um rebaixamento no tanque, no local abaixo do pescador.
Abs
Anthon
dudas_308w
02/06/2009, 22:46
ja passei por essa, lá na pagina 6 eu acho, deste mesmo post... fiz seguindo os passos dos que fizeram antes de mim. Dei uma boa olhada no tanque, especialmente naquele caracol que tem no fundo, e cheguei a seguinte conclusão:
- 1cm, 2cm, em T, em J, boca pra baixo, tanto faz. abaixo de 1/4 de oleo, se tentarmos subir um barranquinho idiota de 2m entra ar. A inclinação carrega o oleo pra longe do pescador, e pronto.
Então, precisamos pensar numa solução pra isso. A turma do Jeep já esta usando um reservatorio auxiliar que mantem o carburador por uns instantes. Alem disso, ja na 2a Guerra, os caças faziam curvas de 2g e não sofriam pane seca. Um tal de Stuka mergulhava a 89 graus durante minutos, e tambem retomava.
Entao soluçao tem, e deve ser bem simples. So precisamos por neuronios nisso.
abs
Anthoniusnikos
03/06/2009, 10:52
Dudas, acho melhor considerar a marca de 1/4 já como na reserva. Mas te garanto que o meu pescador com 2 cm do fundo vai até a marca da reserva sem entrada der ar.
Se o tanque tivesse um rebaixamento maior, numa área menor, bojuda de boca pequena (pocinho de boca estreita para o pescador), seria mais adequado para irmos até uns 5 ou quem sabe 1 litro sem entrada de ar, mesmo mergulhando ou fazendo curvas fechadas. Assim nesse reservatório, rebaixado, do tanque, o combustível não se espalharia.
Qualquer reservatório paralelo em ligação por vaso comunicante não resolveria o problema, só aumentaria a autonomia para abastecimento.
Abs
Anthon
Dudu, dá um jeito de colocar o pescador a 1,0 cm do fundo, assim pode usar a reserva até o talo, sem que pegue ar. Fiz isso na minha, e fiz o teste. Não pega ar com 5 litros de diesel, desde que não chaqualhe muito de um lado para o outro. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Notar que existe um rebaixamento no tanque, no local abaixo do pescador.
Abs
Anthon
eu to fazendo quase 700 km com um tanque, a autonomia ta boa demais...
Duda Sousa
03/06/2009, 21:59
Bom, seguinte...
de uns tempos pra cá a viatura apresentou problemas de pane seca. Fiz o serviço no pescador(trocado por um novo, na garantia da loja que vendeu), tudo ok. Troquei tbm o filtro de diesel. Ficou beleza. Rodei nela muito bem uns 2 meses, até que há um tempo ela começou a pegar ar constantemente. Antes do serviço era quando estava rodando(ia perdendo força até parar) e também quando tava parada. Hoje é quase sempre quando paro. Ela não pega mais e tenho que sangrar os bicos. Levei pra num mecânico 'conhecido' e ele disse que com quase toda certeza era a bomba alimentadora, que fica antes da BI. Outro me disse que só com uma limpeza nas tubulações de diesel resolvia. Eu não quis mexer e vim buscar opiniões.
Por favor, ajudem!
Anthoniusnikos
04/06/2009, 09:28
Duda, troca primeiro a bomba alimentadora, é bem fácil, e quando dá problema acontece o que você descreveu. Por aquí está a R$ 125,00. Se o problema persistir é porque o pescador deteriorou novamente, ou quebrou.
Limpeza na tubulação é 99,9999 % bobagem.
Abs
Anthon
Duda Sousa
04/06/2009, 12:54
Valeu Anthoniusnikos,
eu levei na oficina hoje de manhã, o cara baixou o tanque e notamos que o pescador tava ok. Ele vai colocar abraçadeiras nas tubulações, pq segundo ele pode acontecer de pegar ar pelo fato do encaixe ser(ou estar) meio solto. Paguei 160 na bomba aqui em Fortal, mas segundo ele talvez nem precise trocá-la. Nesse caso vou trocar por faróis de milha(os meus queimaram) e algumas outras porqueras. [:D]
hoje tive ¨panico¨ seco com a F 350 e o tanque marcava um quarto, o sistema é identico ao da ranger ???
regis
linuxhellmaster
27/06/2009, 14:40
Dudas, acho melhor considerar a marca de 1/4 já como na reserva. Mas te garanto que o meu pescador com 2 cm do fundo vai até a marca da reserva sem entrada der ar.
Se o tanque tivesse um rebaixamento maior, numa área menor, bojuda de boca pequena (pocinho de boca estreita para o pescador), seria mais adequado para irmos até uns 5 ou quem sabe 1 litro sem entrada de ar, mesmo mergulhando ou fazendo curvas fechadas. Assim nesse reservatório, rebaixado, do tanque, o combustível não se espalharia.
Qualquer reservatório paralelo em ligação por vaso comunicante não resolveria o problema, só aumentaria a autonomia para abastecimento.
Abs
Anthon
Uma ideia boa eh a que eu usava nos meus avioes com turbina... basta obter um pedaco de mangueira flexivel resistente ao combustivel (E ao endurecimento quando lavada pelo diesel/querosene... que em geral tira varios componemtes q dao flexibilidade a mangueira).. e adicionar um peso na ponta....
No meu caso, conforme fazia as manobras e/ou movimentava bruscamente o aviao, o peso seguia o movimento (seguindo o movimento do combustivel). :mrgreen:
meus 20 cents.
cheers
F. Andrade
31/08/2009, 09:40
Depois de ser orientado pelos expert aqui do forum resolvi mexer no tanque da minha ranger 99. Pescador destruído que foi substituido por uma simples mangueira com malha de nylon e a boia coloquei a da ¨3.0¨ a um custo de R$ 179,00 pois vende separada, tem que ser adaptada, usando um dos furos da chapa do tubo do pescador e fazendo outro pporcional pra prender com parafusios soberba pequenos nos dois quadradinhos do corpo plástico da boia da ¨3.0¨ , mas marca certo, eu já estava sem a minha a dois anos. Agora estou sem tempo mas tem mais detalhes que postarei depois.
O antigo proprietário da minha ranger fez um esquema legal para ter acesso a bomba de combustivel
tirei umas fotos e me digam o que acham
abs
F. Andrade
31/08/2009, 21:21
Não precisa retirar a cinta de proteção para o cardan, basta retirar só o parafuso do lado esquerdo e girá-la para a direita. Remover a chapa de proteção e o protetor do tanque que na montagem deve entrar junto. Não precisa desconectar os tubos de alimentação do diesel, basta baixar o tanque. Depois de fazer o serviço na bóia e/ou pescador ( lembrando dos 29 cm da borda do tanque até o fundo), passar gasolina na sede da junta da ¨tampa leiteira¨ e colocar um pouco de cola pra junta de motor diesel assim vai evitar o vazamento relatado anteriormente por um colega do forum, desculpem mas sou novato aki e não lembro o nome dele. Qdo montar tudo de novo é conveniente levar em um funileiro e pedir pra soldar aquela porca que fica dentro da travessa logo atrás da cabine no lado de fora, aí fica muito mais fácil colocar o parafuso. Minha ranger é CD. Desculpem mas não fiz nenhuma foto para postar.
Anthoniusnikos
01/09/2009, 04:29
É isso aí F. Andrade. Coloca umas fotos pra gente ver como ficou.
Cycloar, porque será que os engs. da Ford não pensaram nisso ? :parede::parede::parede:
Abs
Anthon
Pq eles cobram por hora de serviço, nao sei se era mto interessante pra eles simplificar todo esse processo :putz:
Mas ficou show de bola, super rapido e prático para trocar, troquei a bomba esses dias que mudei pra flex a CD...
Bem, fica a idéia
abs
TylerNTL
01/09/2009, 19:07
Só neste fds me toquei quão absurdo é o preço do pescador!!! R$ 220,00 por uma peneira safada de plástico. Eu achava o preço justo pq, inocentemente, achava que era a peça completa com os canos de inox, etc.
Pergunta para os colegar que fizeram adaptações rígidas (conexões de metal) no pescador das Rangers:
-As adaptações estão bem até hj?
-Podem ter algum problema justamente devido a rigidez da adaptação? No sistema original o ponto fraco é justasmetne a peneira de plástico, com ela em metal não poderíamos ter defeito em outro ponto? (uma solda nos canos de inox por exemplo)
Marquei a limpeza do tanque e a troca do pescador pra quinta...vou perguntar ao mecânico se ele não faz uma adaptação de aço...caso não faça, vou colocar o original mesmo...apesar do preço salgado...
eu admiro a disposição de vcs que pessoalmente fazem a troca do pescador...mais ainda aqueles que criam o próprio...mas não tenho muito tempo, nem disposição para tanto...
Só uma pergunta, a troca do pescador pode melhorar de alguma forma o desempenho do carro, ou somente desaparece a possibilidade da entrada de ar no tanque???
valeu
Anthoniusnikos
04/09/2009, 04:04
Thelmo, na adaptação rígida que fiz(descrito no tópico) até hoje está perfeito. Já rodei de propósito na reserva por ums 100 Km e não pegou ar. Desde que não encoste no fundo, pode soldar sem problemas que fica perfeito.
Joaomsl, se o original for original mesmo, é uma porcaria, e é bem provável que a partir dos 30.000 Km ele vai se desmanchar novamente. Pelo mesnos até lá não vai pegar ar com o tanque abaixo de 1/4 de comb.
Abs
Anthon
TONY-MANAUS
04/09/2009, 15:25
Só neste fds me toquei quão absurdo é o preço do pescador!!! R$ 220,00 por uma peneira safada de plástico. Eu achava o preço justo pq, inocentemente, achava que era a peça completa com os canos de inox, etc.
Pergunta para os colegar que fizeram adaptações rígidas (conexões de metal) no pescador das Rangers:
-As adaptações estão bem até hj?
-Podem ter algum problema justamente devido a rigidez da adaptação? No sistema original o ponto fraco é justasmetne a peneira de plástico, com ela em metal não poderíamos ter defeito em outro ponto? (uma solda nos canos de inox por exemplo)
Rapaz, essa semana tive que trocar esse maldito pescador. Ele simplesmente se despedaçou no tanque. O carro nao ligava, pois pedaço do famigerado estava impedindo a passagem do diesel. Tive que retirar o tanque, limpa-lo, trocar o desgraçado do pescador (212,00 na concess. aqui em Manaus depois de muita charadeira) filtro de comb.(40,00), mao de obra e um dia de trabalho perdido. A danado do pescador é muito fragil, uma borracha que com o tempo e a açao do diesel se esfragmenta. Poderiam fazer aquela peça de aluminio ou outro material que durasse mais tempo. Ainda tive que desentupir o sistema com ar pressurizado, em tempo de avariar a bomba auxiliar. Pagamos tao caro por esses carros e eles, montadores, colocam peças de terceira em locais que muitas vezes nem imaginamos.
Mas a cada problema um novo aprendizado.
Agora mudando de assunto.... estou percebendo que minha ranger ja nao estar com tanta força quando entra o turbo...porque será? Penso que aquela esticada já nao é mais a mesma. O que fazer e como fazer? Abraço aos colegas foristas!
dudas_308w
04/09/2009, 20:06
O antigo proprietário da minha ranger fez um esquema legal para ter acesso a bomba de combustivel
tirei umas fotos e me digam o que acham
abs
Cycloar,
:dance: nao leva a mal, mas eu nao sei o que é mais horroroso... as suas fotos ou a adaptaçao que o antigo dono fez.... :putz:
Alias, para querer ter acesso ao tanque da Ranger nessa praticidade toda, só posso concluir que ele era traficante e escondia o pó ai.. verifica se no doc diz "dono anterior: C.Abadia" ou qq coisa do tipo.. :-D
Respondendo o Thelmo, eu fiz a adaptaçao ha um bom tempo seguindo os passos da turma que esta em volta nesse topico. Acho que meu post ta lá na pagina 5..rs.rs. e fiz de tubo de aço 1/2 com tela de inox. Ate agora tudo funcionando.
Eu adaptei o tubo existente no furo do novo, e apertei ao enroscar a tampa do tanque, ou seja, esta o mais baixo possivel.
abs
Edintruder
04/09/2009, 22:24
Ciclo, realmente é uma solução bem prática. Tem dois poréns, a vedação para não entrar pó e água e vedação do ruído.
Faria igual.
Anthoniusnikos
05/09/2009, 01:07
Tony, você não disse que ano, kilometragem, comb. e modelo é a sua Ranger. Mas, como tudo que vai ficando velhinho vai perdendo a potência ! A sua já entrou na menopausa ? Se sim, dê 1 volta e meia na abertura de comb. da BI que vai melhorar.
Abs
Anthon
TONY-MANAUS
07/09/2009, 03:38
Tony, você não disse que ano, kilometragem, comb. e modelo é a sua Ranger. Mas, como tudo que vai ficando velhinho vai perdendo a potência ! A sua já entrou na menopausa ? Se sim, dê 1 volta e meia na abertura de comb. da BI que vai melhorar.
Abs
Anthon
Rapaaz, esqueci de falar: 2004/2004 limited. Como faço para dar essa volta e meia. Onde fica esse parafuso? Sim, tá com 65 mil km rodados. vlw.
Edintruder
07/09/2009, 09:39
Atrás da BI tem um parafuso que possui um lacre preto redondo. Tira esse lacre e tira o lacre de metal que é preso na rosca desse parafuso. Solta a contra-porca e aperta o parafuso central com uma chave de fenda e reaperta a contra-porca. Fica ruim de acessar mas é simples de fazer.
Anthoniusnikos
07/09/2009, 10:14
Acho que o amigo, e professor, Edin deve concordar que quando se abre o débito da BI para a câmara de explosão, também devemos aumentar um pouco a pressão na BI(outro parafuso), proporcinalmente essa abertura, para que a quantidade de combustível na BI seja suficiente para atender a nova maior vazão. Certo !
Cuídado: Não aumente muito(mais que o necessário) a pressão que vai danificar a BI.
Segue anexo pro Tony um modelo genérico de BI da Bosch e catálogo.
Abs
Anthon
F. Andrade
07/09/2009, 10:40
Caros amigos, tem mais um aspecto que pode parar a alimentação da BI mesmo com diesel no tanque. É a queima do fusível da posição número ¨19¨ no quadro de fusíveis, ao lado da porta do motorista. Verificar tbem mal contato no conector que entra no sonelóide da BI, se precisar desconectar tem que reconectar com a chave ligada, aí vai dar um pequeno estalo que é a abertura da válvula que vai permitir a passagem do diesel. Já troquei esta válvula uma vez tbem. Em eletricista, não em bombista.
Edintruder
07/09/2009, 11:13
Anthonius, sim, porém a bomba da Ranger não tem esse ajuste, (não que eu saiba...), a pressão alta é garantida por uma bomba de palhetas interna da BI, o excesso retorna para o tanque.
O débito justamente permite a entrada de maior quantidade de diesel pra dentro da BI o que aumenta o fluxo de vazão interna pela bomba de palhetas e o excesso retorna para o tanque. O limite é justamente os diâmetros de tubulação e capacidade volumétrica de injeção.
TONY-MANAUS
07/09/2009, 12:32
Atrás da BI tem um parafuso que possui um lacre preto redondo. Tira esse lacre e tira o lacre de metal que é preso na rosca desse parafuso. Solta a contra-porca e aperta o parafuso central com uma chave de fenda e reaperta a contra-porca. Fica ruim de acessar mas é simples de fazer.
Quais as consequencias para o consumo com essa volta e meia? A risco de dano a BI? Edin e Anthonius vlw pelas dicas.
Edintruder
07/09/2009, 14:04
Se abrir até 1 1/2 terás um consumo idêntico ao normal, porém sempre que acelerar fundo tenhas a certeza qque gastará um pouco mais, andando normalmente o consumo é normal. As minhas melhores médias de consumo na Ranger foi com a BI aberta em 1 1/2 volta. Agora com 3 o consumo realmente piorou.
Os cuidados deve ser evitar fazer muita fumaça, ou seja, só acelera fundo quando tiver acima de 1500rpm. Antes desse rpm pode contaminar o lubrificante com diesel e reduzir a vida útil do lubrificante e do motor. Se usr o motor corretamente não altera em nada. A minha Ranger está a mais de 60.000km com a BI aberta. Entre essa kilometragem, usei muito rpm elevados, usei de forma pesada e severa e o motor é o que menos incomoda ou dá manutenção na Ranger.
LeoLeone
30/09/2009, 07:54
Por experiência própria:
- O material que eh feito o final do pescador de diesel da Ranger reage com o nosso diesel tornando-o duro e quebradiço..
- pode sim, entrar pedaços desse material no tubo de alimentação, causando entupimento e consequentemente parada no funcionamento do motor, mesmo acima de 1/4 de combustível.
- Da a impressão que eh entrada de ar no sistema,(no meu caso dava), pois quando fazia sangria nos bicos ela voltava a funcionar para parar depois de alguns kms.
- Suspeitei de entupimento, pq quando subia o giro, atraves da haste da BI, a bomba manual de retirada de ar (peça acima do filtro) entrava como tivesse sendo precionada com o dedo, devido a falta de combustivel e consequentemente pressão negativa no sistema de almentação.
- Somente solucionei o problema depois de retirar o tanque, retirar os pedaços da famigerada peça, limpar as tubulações com ar comprimido, ( observar que a bomba intermediária tem valvula que impede o retorno, a limpesa deve ser feita após a bomba para o tanque).
Abs a todos.....
Leo
Ranger xl 2000 4x4. :-D
LeoLeone
30/09/2009, 08:10
Me esqueci de dizer que optei pela sujestão do Proelton, para a solução do pescador.
Leo.
brunoburnquist
12/03/2010, 13:07
é pessoal passei pelo mesmo problema....
começou com a minha ranger demorando a pegar quando tava com 1/4 de tanque até ela chegar a morrer no trânsito. Procurei meu mecânico e ele mandou tirar o tanque e olhar o pescador pois provavelmente ele estaria quebrado.
Resultado: mandei fazer o que ele pediu e constatei que realmente era isso. A mangueira tbm estava entupida, muita sujeira nela.
E pensar que teve mecânico que queria olhar a bomba que tava perdendo pressão... tá de sacanagem. Ranger 2005 2.8
Foto do filtro do pescador quebrado:
http://i194.photobucket.com/albums/z100/brunoburnquist/DSC00121.jpg
sergiomfff
17/05/2010, 09:54
Por experiência própria:
- O material que eh feito o final do pescador de diesel da Ranger reage com o nosso diesel tornando-o duro e quebradiço..
- pode sim, entrar pedaços desse material no tubo de alimentação, causando entupimento e consequentemente parada no funcionamento do motor, mesmo acima de 1/4 de combustível.
- Da a impressão que eh entrada de ar no sistema,(no meu caso dava), pois quando fazia sangria nos bicos ela voltava a funcionar para parar depois de alguns kms.
- Somente solucionei o problema depois de retirar o tanque, retirar os pedaços da famigerada peça, limpar as tubulações com ar comprimido, ( observar que a bomba intermediária tem valvula que impede o retorno, a limpesa deve ser feita após a bomba para o tanque).
Abs a todos.....
Leo
Ranger xl 2000 4x4. :-D
Ontem tomei coragem e tirei o tanque da minha ranger, pois enquanto era só não poder andar abaixo de meio tanque dava pra passar, mais tive um problema com entupimento da tubulação, pois o captador se desfragmentou em milhars de pedaços.
Comprei o captador na Altese Ford por 166, desci o tq e o que imaginei que seria fod@ das galaxias foi até razoável com as dicas do forum (soltar o engate rápido). O que foi das galaxias foi prender o protetor do tq, tinha uma porca que fica solta dentro duma longarinazinha, pqp² rsrsrs.
Eu até cheguei a pensar em fazer um outro captador pelas dicas do tópico, mas o medo de utilizar alguma borracha de deterioração mais acelerada pelo diesel me fez optar pela original que deve durar mais de cem mil km.
Para abrir e fechar a tampa leiteira utilizei uma alavanca e uma tira (tipo a ferramenta de soltar filtro de óleo).
Abs.
LeoLeone
17/05/2010, 14:18
Ontem tomei coragem e tirei o tanque da minha ranger, pois enquanto era só não poder andar abaixo de meio tanque dava pra passar, mais tive um problema com entupimento da tubulação, pois o captador se desfragmentou em milhars de pedaços.
Comprei o captador na Altese Ford por 166, desci o tq e o que imaginei que seria fod@ das galaxias foi até razoável com as dicas do forum (soltar o engate rápido). O que foi das galaxias foi prender o protetor do tq, tinha uma porca que fica solta dentro duma longarinazinha, pqp² rsrsrs.
Eu até cheguei a pensar em fazer um outro captador pelas dicas do tópico, mas o medo de utilizar alguma borracha de deterioração mais acelerada pelo diesel me fez optar pela original que deve durar mais de cem mil km.
Para abrir e fechar a tampa leiteira utilizei uma alavanca e uma tira (tipo a ferramenta de soltar filtro de óleo).
Abs.
Pois é Sergio a minha tá até hoje sem aquele bendito parafuso, aguardando paciencia e tempo para repor. Como vc conseguiu?
Abs
Pedi pro meu mecanico tirar o tanque. Ele refez o pescador mas agora qdo marca 1/4 acaba o diesel.
O ponteiro ta marcando errado.
Como ajusta isso?
LeoLeone
17/05/2010, 16:27
Pedi pro meu mecanico tirar o tanque. Ele refez o pescador mas agora qdo marca 1/4 acaba o diesel.
Como ajusta isso?
Voce viu o serviço sendo feito?
Pode ter ficado curto o pescador ou soltou do tubo inox que vai até 3/4 do tanque. Somente suposições.
Abs
sergiomfff
17/05/2010, 17:50
Pois é Sergio a minha tá até hoje sem aquele bendito parafuso, aguardando paciencia e tempo para repor. Como vc conseguiu?
Abs
Na persistência e na habilidade, devo ter demorado mais de uma hora só nesse maldito, quem projetou isso não deve ter mãe. Ainda tive que arrumar um araminho com imã na ponta pra pescar a porca quando sumia, depois de muitas tentativas consegui, deixando o parafuso apontado e levantando a porca com o dedo minimo por aquele outro furo; uma fod@ das galaxias.
Espero nao ter que tirar de novo esse tanque, e para os que acham mais cômodo mandar fazer num meca, eu digo que um meca faria algum 'recurso técnico' ou não colocaria esse parafuso e nem teria tanto zelo para limpar o tanque de todos os fragmentos do pescador deteriorado.
Quanto ao marcador no meu tanque tinha aproximadamente 47 litros e marcava entre meio e 3/4, rodei 200 km em estrada e ficou marcando pouco abaixo de meio, pelo meu consumo devo ter gasto de18 a 20 litros restando 27 a 29 litros. É, o marcador não é muito confiável mesmo.
Abs.
dudas_308w
17/05/2010, 23:01
Como ajusta isso?
tira o tanque e desentorta o arame da haste que segura a boia...
muito provavelmente o seu mecanico é muito cuidadoso, tem as maos delicadas, e quando tirou as peças jogou de qualquer jeito entortando a haste....:putz:
Eu quando desmontei a minha, coloquei um pescador feito de inox com uma telinha feita de malha de aço de ralo de pia. E nem me preocupei em procurar os pedaços do pescador antigo... ta la afundado no diesel rolando de um lado pro outro..
Então, nao vi ele mexendo...com certeza serviço mal feito...e paga-se ainda por isso.
Ranger2006
13/07/2011, 22:57
Ainda não tinha visto esse tanque desmontado. Como ele é grande! não? :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=127927&d=1215360687
Onde essas duas mangueiras q devem ser do respiro são ligadas?
Onde essas duas mangueiras q devem ser do respiro são ligadas?
e naquela tampa que parece tampa de tambor de leite, não boto fe que entre sujeira por ali naum........
RGamaJr_4x4
14/07/2011, 14:54
e naquela tampa que parece tampa de tambor de leite, não boto fe que entre sujeira por ali naum........
Acho que não entra sujeira, do contrário vazaria diesel, considerando que aquilo está na parede lateral do tanque.
Se é que realmente aquilo é uma tampa... quem já baixou o tanque pode nos dizer?
el.eslabao
28/07/2011, 20:03
Passei pelo problema de pane seca com 1/4 de tanque. A primeira vez foi numa descida ingrime e a segunda que me deixou parado de vez foi ao caminho do posto, ao passar por um quebra molas.
Graças as informações do fórum fiquei sabendo do provável problema do tanque.
Procurei uma oficina, daquela que se pode acompanhar o serviço e depois de muita luta conseguiram tirar o tanque (cheio). A fiação escapou intacta.
Após soltar a tampa de rosca do tanque se teve acesso ao pescador e a bóia... e para surprasa não existia mais o pré-filtro do pescador, o que o deixava ainda mais curto.
O conserto foi feito com uma mangueira plástica com um filtro na ponta, como prolongador do pescador. Minha dúvida era se a mangueira ia suportar o diesel, mas o mecanico disse que está acostumado a usá-las em diesel sem problemas.
Aproveitei e fiz a manutenção na bóia do tanque, que estava com o ponteiro desgastado.
Depois dessa encrenca toda foi só passar no caixa e pagar os R$ 220,00 + 10 de gorjeta pro peão que botou os braços pra fazer força.
Em anexo as fotos... de celular daí a baixa qualidade.
Agora estou testando para ver se resolveu o problema.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/thumbs/20072011088.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/thumbs/20072011087.jpg
FARAUJO70
28/07/2011, 21:24
Estou no outro topico, motor da Ranger dificil de pegar pela manha, tenho uma XLT 2001/01 não quer pegar pela manha (EU MORO EM RECIFE PE))nao tem friu nem passando por perto, dei na partida ate acabar a bateria, (COMPREI OUTRA ) bateria nova prestoleit, troquei o (FILTRO DO DIESEL) e aproveitei troquei oleo,ar, dou 4/5 partidas ela faz igual carro a gasolina fica disparando junto com o motor de arranque querendo pegar, ai ligo novamente o motor de arranque ela pega.
Anthoniusnikos
01/11/2011, 22:05
Ressuscitando o tópico para a galera que quer fazer manutenção no tanque de combustível.
Anthon
ola boa tarde a todos, proprietarios da ford ranger, algum de vcs ja se incomodou com o tanque dela, tipo quando fica parada numa ladeira sentido subindo o ponteiro sobe e descendo ladeira ele baixa. gostaria de saber se alguem conseguiu pensar em algo para resolver isso ?? alguma adaptação ? ou algo do tipo.
Outra duvida é em relação ao marcador do combustivel, a minha toda vez que chega na parte vermelha da reserva ele fica doido, apitando toda hora e descendo todo como se estivesse vazio.
Finalmente fiquei sem entender se vale a pena retirar a caçamba da ranger cabine dupla para substituir o pescador... quem puder tirar essa duvida eu agradeço...
RANGER 2001 Cabine dupla a diesel
Bao, FDS passado retirei o tanque de minha ranger 3.0, cd, 2010, com 95.000 km, aprox..... a bomba dentro do tanque começou a fazer o barulho mais alto... por medo resolvi fazer eu mesmo a limpeza!!!
Pra remover o tanque até que foi facil, estava quase na reserva(de propósito), até que foi de boa.... mas ,pra abrir a tampa do tanque foi bem dificil, usei aquela chave de filtro de oleo, com uma corrente, demorou, mas abri!!
A peneirinha no pé da bomba estava bem suja, nunca deu pane, mas resolvi retira-la (como alguns ja fizeram), nao sei pq, mas a minha 2010, ja tem aquela camisinha que vai no bocal do tanque, e no fim da bomba tem mais um filtro , igual ao dos carros com, uma telinha de nylon, bem fininha. Ambas estavam bem limpas, menos a mardita da peneira de aço, que vai no pé da bomba, agora ela não mais existe!!
O maior problema e colocar o protetor do tanque!!! o engenheiro que projetou aquele parafuso que vai em cima e atras do suporte, deveria experimentar montar ele no lugar!!! NAO cabe a mao, nao cabe chave..... resolvi soltar o cardã, pra poder enfiar a mao, e com ajuda de um arame amarrado a porca..... deu certo....
Mas, nao sei se teria coragem de fazer de novo o serviço em casa, enche muito este parafuso, acho melhor pagar uns 100 pra um mecanico fazer... mas tem que conferir se ele colocara o parafuso no lugar!!!
Ficou bom o serviço, a bomba, quase não se escuta mais zerou!!
LeoLeone
03/07/2012, 22:21
E olha que eu pensei que já tinham corrigido esse mardito parafuso. A minha é uma ano 2000 e para colocar essa porca foi um "Deus nos acuda". Só fui colocar muitos dias depois de colocar o tanque.
Abs..
Finalmente fiquei sem entender se vale a pena retirar a caçamba da ranger cabine dupla para substituir o pescador... quem puder tirar essa duvida eu agradeço...
RANGER 2001 Cabine dupla a diesel
Nas CD, não adianta retirar a caçamba, tem que ser por baixo mesmo!!!! é tudo relativamente fácil, POREMMMMM tem um mardito parafuso da proteçao de aço, este é soda!!! achei mais facil retirar o cardã, facilitou, mas ainda é dificil (1 parafuso)!!
João Biguá
04/06/2013, 21:58
Olá pessoal. Acabei de registrar-me no Forum. Minha intenção é aprender um pouco mais sobre a Ranger e se possível, mostrar alguma coisa de útil. Vejo que muitos usuários têm dúvidas diversas.
A respeito do tanque da Ranger 3.0 posso dizer o seguinte: quando ele está próximo de entupir ou com sujeira em excesso acontece o seguinte: lembram daquele apito (mais ou menos 8 segundos) que é ouvido quando se desliga a ignição? Pois é. Quando o tanque está com muita sujeira aquele apito é bastante longo, em torno de 20 segundos. É o aviso de que a limpesa precisa ser feita.
Outra dúvida que muitos usuários de Ranger têm é sobre o barulho tec-tec-tec que alguns motores fazem em algum momento da vida útil do carro. Normalmente é Corrente de Comando. Nas Ranger 3.0 2010/11 a Ford está trocando a corrente (Kit completo que inclui bomba de óleo). NO meu caso específico foi trocado na Revisão de 40 mil. Como não trocaram a Bomba de Óleo, com 50 mil Km começou a faltar pressão de óleo, o que provoca falhas no motor, semelhantes às provocadas or combustível sujo.
Bem, espero ter contribuído com o grupo.
Obrigado.
Fábio Britto
20/12/2013, 02:04
Olá pessoal a minha viatura vem dando um problema que parece entupimento. Tava na estrada e notei que acima de 100km ela dava uma engasgada (tipo falta de combustível) e veio assim até chegar em casa. Nesses últimos dias tenho rodado só dentro da rua e notado que o problema vem piorando pois está dando o mesmo defeito abaixo dos 100. Da última agora ela chegou a desligar o motor, dei partida e demorou a pegar mas pegou, já fez isso por duas vezes. Já troquei o filtro de combustível e não resolveu. Estava desconfiando da bomba alimentadora, ae peguei uma garrafa pet enchi de diesel e usei uma mangueira transparente e liguei na bomba alimentadora eliminando o tanque. Puxou o diesel certinho e bem rápido, sem bolhas na mangueira. Voltei a ligar o tanque mas agora com a mangueira transparente pra ver se saia alguma sujeira ou se estava pesado pra puxar e notei que o diesel é puxado mas vem cheio de bolhas pequenas de ar sempre, isso na lenta ainda não testei na estrada pra ver. Será que pode ser sujeira no tanque? ou entrada de ar na mangueira que vem por baixo do carro? Obs: Antes de ligar de volta o tanque com a mangueira transparente na bomba, puxei com a boca e notei que tava pesado mas o diesel vinha.
O que você acham? Obrigado.
hobbyfly
04/01/2014, 21:08
Prezados Companheiros
Minha ranger 3.0 vinha falhando muito e chegou a apagar. Esperei alguns minutos e ela pegou novamente.
Sem força, mas me levou de volta para casa.
Fui atras de um mecanico para limpar o tanque e as peneiras da bomba eletrica.
Não achei nenhum disposto a trabalhar nesta semana de festas.
Resolvi fazer eu mesmo o serviço. Chamei meu filho para ajudar, pois com os conselhos do pessoal do forum fiquei receoso de fazer sozinho e demorar muito.
Hoje foi o dia escolhido, conseguimos avançar bem na desmontagem, até chegar nas presilhas das linhas de combustível. O que é isso companheiro, parece que complicar foi o objetivo dos engenheiros da Ford.
Quase 2 horas para entender como sacar os conectores. Enfim saiu.
Descemos o tanque e limpamos tudo.
Estava muito sujo.
Depois começamos a montagem, demoramos bastante na colocação da mangueira de entrada no tubo da boca do tanque. Chegamos a desmontar o tubo para poder instalar a mangueira.
Aproveitamos para trocar filtro separador de agua e verificar todo o circuito de combustivel.
Tempo total de 12 horas.
Muito tempo na nossa opinião.
Os engenheiros da Ford não pensaram em facilitar a manutenção.
Vou comprar diesel novo para por no tanque, não dá para confiar no combustívelmque tiramos dela.
Obrigado a todos os colegas que postaram suas experiencias neste forum, foi de extrema valia para nós.
Atc
Julio Souza
Ranger XLT CD 2011
Fábio Britto
15/09/2014, 20:53
Olá Pessoal. Achei o problema da viatura. Era entupimento mesmo, o pescador do tanque com o tempo ressecou e despedaçou-se no fundo do tanque sobrando apenas o tubo de metal, aí vcs já imaginam, vez ou outra principalmente na alta que puxa o diesel com mais força, pescava akeles pedaços ae dava o problema de entrada de ar, etc etc etc. Consegui fazer um serviço muito bom que resolveu 2 problemas, o entupimento e a pesca do diesel que antes acabava com 1/4 do tanque. Se alguém precisar estou às ordens para ajudar. (33)3321-9695. Abraços.
alencar2013
05/06/2015, 01:24
ok, Fabio Brito, eu tambem observei que ao abrir o tanque da minha ranger encontrei o filtro, a tela intatacta pois era de inox, todo esfarelado, o qual, com certeza iria me deixar na mão, só não havia parado ainda porque eu tenho mania de andar com o tanque sempre pela metade; eu considero essa metade como vazio, esse foi o meu escape, acredito. Se alguem tiver um parecer diferente por favor fale-nos, estamos para ver pareceres dos rangers, ok obrigado.
Max Boaz
14/12/2016, 12:58
Galera acabei de comprar uma ranger, e resolvi fazer a limpeza do tanque (muito trabalho), não estava tão sujo mas não vi em sinal do pescador, havia somente um pedaço de mangueira ate o fundo do tanque. A solução indicada por um amigo foi usar o FILTRO DA BOMBA INTERMEDIARIA DO MERCEDES que custa R$ 3,00, o problema é só encaixar ( no meu caso tinha aqui uma mangueira fininha) é quase plug and play. Fica ai a dica. Detalhe: é projetado pra diesel!
540509540510
Danilo Garcia
27/12/2016, 20:46
Pessoal,
Minha ranger 3.0 09 tem 186mil km e eu nao sei se o serviço da limpeza do tanque foi feito. Ela funciona normal. Gostaria de tentar fazer mas eu nao me arrisco tanto, sem ajuda de alguem mais fucero que eu pois sou novato no diesel. Alguem afim de tomar uma gelada aqui pela regiao do ABC pra me ajudar?
Rodrigo Alemão
05/01/2018, 15:49
Boa tarde estou com problemas no marcador de combustível da ranger 2.8 Diesel ano 2002 não o antigo dono me disse para não deixar com menos de meio tanque pois ela não está marcando.
Disse que foi contada uma mangueira lá dentro do tanque e por isso não marca a reserva até lá em baixo do tanque. Alguém sabe me disser se isso pode ser verdade e como posso arrumar isso?
Edintruder,
Antonio4x4
01/02/2018, 20:18
Pessoal, Apos consumir 1/2 tanque de diesel em 10km minha ranger 2005 XLT 3.0, este somente percebido ao desligar o motor, inspecionei a viatura e percebi que estava com vazamento de combustível no tanque, sem opção e ferramentas adequadas tive que aceitar o primeiro "mecânico" para me auxiliar na retirada do tanque. Resultado a mangueira de pressão havia se soltado e a presilha se perdido.
Não consegui a presilha para comprar na cidade e o tal mecânico fez um reparo improvisado.
Resultado, estou tendo dificuldades para abastecer, pois o diesel não desce e o marcador de combustível não marca, de quebra o esperto me cobrou um nota pelo serviço.
Preciso descer o tanque novamente para trocar todas as presilhas, limpar os filtros, verificar o porque na dificuldade de encher o tanque e reparar o marcador de combustível porém não consegui localizar as presilhas para comprar.
Vocês sabem o código ou onde consigo comprar tal presilhas??
Fábio Henrique Dotti
08/04/2019, 11:09
Olá pessoal. Acabei de registrar-me no Forum. Minha intenção é aprender um pouco mais sobre a Ranger e se possível, mostrar alguma coisa de útil. Vejo que muitos usuários têm dúvidas diversas.
A respeito do tanque da Ranger 3.0 posso dizer o seguinte: quando ele está próximo de entupir ou com sujeira em excesso acontece o seguinte: lembram daquele apito (mais ou menos 8 segundos) que é ouvido quando se desliga a ignição? Pois é. Quando o tanque está com muita sujeira aquele apito é bastante longo, em torno de 20 segundos. É o aviso de que a limpesa precisa ser feita.
Outra dúvida que muitos usuários de Ranger têm é sobre o barulho tec-tec-tec que alguns motores fazem em algum momento da vida útil do carro. Normalmente é Corrente de Comando. Nas Ranger 3.0 2010/11 a Ford está trocando a corrente (Kit completo que inclui bomba de óleo). NO meu caso específico foi trocado na Revisão de 40 mil. Como não trocaram a Bomba de Óleo, com 50 mil Km começou a faltar pressão de óleo, o que provoca falhas no motor, semelhantes às provocadas or combustível sujo.
Bem, espero ter contribuído com o grupo.
Obrigado.
Olá, tudo bem ...
Sobre esse barulho, como faço para resolver , será que consigo indo na Ford ? Comprei a viatura em janeiro agora , é uma 3.0 xlt 2011
Boa tarde, comecei a mexer para tirar o tanque e me deparei com essa peça q fica no protetor pára-lama. Alguém sabe como tirar? Parece um rebite, tem 2 em cada lado. Não consigo pôr a foto.