Conectar

Ver Versão Completa : Alguém tem snorkel (é útil?é caro?)

cassianoca
04/07/2008, 09:06
Bom dia pessoal!!

Bom, tenho mais um questionamento pra turma.
Ah, antes de mais nada preciso dizer que estava vindo para o trabalho, e quando vi um terreno que estava sendo terraplanado, não resisti, tracionei a garotona e vim pro trabalho bem tranquilo e com ela coberta de lama......heeheheh

Gostaria de saber se alguém tem snorkel? Quanto mais ou menos custa? é necessário?
E, quando em trilhas eu devo "ligá-lo" para atravessar um rio e depois "desligo", é isso?

ah, e alguém aki tem aquelas barracas de teto? de colocar nos racks? (é boa, cara??)

abraço

Ric Mac
04/07/2008, 09:23
Snorkel é muito útil sem travessias de água! Aliás acho que é imprescindível...
Veja abaixo um exemplo onde sem o snorkel o calço hidráulico seria inevitável...
http://br.youtube.com/watch?v=a7n_0bzWvfI

Eu não conheço nenhuma aplicação com este liga/desliga, o meu está 100% do tempo plugado e em funcionamento! Imagina ter que vedar tudo de novo....

abraço

Edintruder
04/07/2008, 09:31
Eu não utilizaria a minha Ranger a ponto de precisar do snorkel pois com certeza irá entrar água dentro dela, porém colocaria pelo visual e em caso de "acidente" no meio de algum banhado aonde tenha um buraco fundo na travessia.
É muito útil sim. O valor fica em torno de R$600,00.

soneca_zzz
04/07/2008, 10:22
Aqui em SP com as enchentes que tem acho que seria útil... hehehe

O snorkel não restringe a entrada de ar, fazendo o motor perder potência?
E o escapamento, qual seria o problema em ficar com ele embaixo da água?

Vinicius4x4
04/07/2008, 11:33
Aqui em SP com as enchentes que tem acho que seria útil... hehehe

O snorkel não restringe a entrada de ar, fazendo o motor perder potência?
E o escapamento, qual seria o problema em ficar com ele embaixo da água?

Blz Soneca......

bom, pelos meus conhecimentos, posso afirmar que o snorkel não restringe a entrada de ar, desde que seja específico para o seu veículo(dimensões). Em contra partida, melhorará o desempenho do veículo, uma vez, que capatará o ar mais frio, em razão da entrada de ar estar longe do motor(quente).

quanto ao escapamento estar submerso, é importante, manter o veículo levemente acelerado, ( + - 1500 rpm), para que seja contínua a saida de gases pelo escapamento, impossibilitando assim, a entrada de água no sistema de exaustão e consequentemente nas partes críticas do motor.

mas logo, os mais entendidos colocarão respostas mais detalhadas.
qualquer coisa, pergunte, pois estamos aí para ajudar na medida de nossos conhecimentos.

abraço à todos.

soneca_zzz
04/07/2008, 11:45
Realmente, Vinicius, não tinha me atentado ao fato de pegar o ar frio longe do motor, seria como um CAI (Cold Air Intake) usado para melhorar a potência nos carros.

Pensei na restrição do ar pq costumo ver uns Nivas com um snorkel fininho e tinha a impressão de ser algo bem restritivo. Tem que ser realmente especificado para o motor/veículo, pois as Diesel possuem o turbo e as gasolina 6cc também sugam legal o ar!

Talvez a única restrição seria o local da captação do ar, ou bocal. Normalmente evita-se "caminhos" longos e sinuosos para o ar fluir melhor e com maior velocidade...

Quanto ao escapamento, sabia do esquema da aceleração e vi alguns jipes com um alongador do escapamento, ao invés de ser jogado para baixo ou atrás, sobe um pedaço de cano e os gases saem por cima. Creio eu que seja em lugares com uma boa profundidade de água/lama.
Era +- isso que queria saber, se existe uma proporção de "pé no acelerador" com a profundidade que afunda o escapamento.

Fernandes Kappes
04/07/2008, 13:28
O segredo do snorkel está na bitola do tubo, e fazer poucas curvas, um amigo colocou na Ranger e começou a aquecer e beber muito sinal de mistura rica, menos oxigenio, como esse amigo não necessitava efetivamente do snorkel mandou tirar, acho que era mal feito mesmo, tinha muitas curvas.
Sds

fcapitanucci
04/07/2008, 16:22
é simples: duto de ar maior, mais longo, com curvas. o ar demora mais p/ entrar, e menor velocidade. mistura rica, bebe mais,

quanto menos curva, mais velocidade, mais ar entra. mais ar, o modulo compensa e fica mistura certa. as vezes maior mistura q o original, tendo maior potencia.

se nao fosse usar toda semana, nao gastaria dinheiro nisso. entra agua dentro....so colocaria se fosse em jipe mesmo, p/ usar em trilha pesada

JORIS
04/07/2008, 18:10
Quanto a ele ser útil ou não, depende exclusivamente de quem utiliza, se vc gosta de fazer trilhas, é fundamental, pois as vezes nem imaginamos o que vem pela frente, más para usar somente na cidade e viagens pelas estradas, não vale a pena, não pelo valor, acho até que tem o custo x benefício, bastante atrativos, pois são R$ 600,00 que economizam um calço hidráulico, más pela instalação, que tem de cortar a lata, e na hora de trocar já viu né... carro de trilha... ou então se vc mandar retirar o serviço de pintura tem de ser bem feito senão desvaloriza o carro.

quanto ao desempenho, existem empresas que fabricam obedecendo aos parâmetros de fábrica quanto ao volume de ar admitido, então não altera significativamente o desempenho.

já tive problemas de uma ex-picape minha que puxou água numa travessia, ainda bem que conseguimos expulsar a água do motor retirando os bicos não me dando prejuízos, más passei maus bocados no momemto!

[]´s.

Tio Eddie
04/07/2008, 18:54
Bem,

Optei por um snorkel home made para a Milona, com tomada de ar de 3" e o resultado de desempenho foi pra lá de satisfatório sem impactar o consumo, que ficou inalterado.

Com o snorkel ando mais sossegado por estas bandas, sem precisar de grandes raciocínios ou cruzar trechos de água a pé antes de entrar com a Milona além dos demais benefícios citados.

Pontos negativos, reduziu um pouco a visibilidade do canto onde está o snorkel e aumentou o ruido, especialmente em velocidades maiores, fora isso, só alegrias.

Ah, ficou bem em conta tb.

Abraços

Eddie

dudas_308w
04/07/2008, 19:16
Lembrando que o problema nao é so snorkel.. agua entrando no carro é uma azia.
- tem o motor da 4x4 que fica em baixo, e nao gosta de agua..
- tem os respiros dos Diff, que tb nao gostao de agua e agua com barro piorou..
- tem a parte eletrica que gosta menos ainda de agua

Fora o cheiro de cachorro molhado que ficará em uma semana.

Edintruder
05/07/2008, 00:02
Pois é dudas, esse é o pior

TylerNTL
05/07/2008, 07:31
Aqui no trabalho instalamos snorkels toda a frota de Hilux (de 2001 a 2007).

Para o nosso uso ele é imprescindível. Vira e meche as viaturas tem que atravessar algum trechos com um pouco a mais de água e antes dos snorkels perdemos alguns motores por calço hidráulico.

Para uso particular acredito que somente seja necessário se você fizer trilhas (bem)mais pesadas. Ele vai ser efetivamente utilizado em travessias quando a água chegar ao nível da tomada de ar (que é mais ou menos na linha dos faróis). Em condições normais niguém se aventura a meter o carro numa situação dessas.

Edintruder
05/07/2008, 08:44
Na Ranger cheguei umas 3 vezes na altura dos faróis porque o meus uso é mais na areia e eventualmente algum banhado. Porém essas três vezes eu lembrei da falta do snorkel.

Mal ou bem é um acessório funcional antes de estético.

Tio Eddie
05/07/2008, 15:57
Mal ou bem é um acessório funcional antes de estético.

X2!!!

Agora ando pelos corichos, e saio sem receio.....rsrsrs

Abraços

Jyoti
05/07/2008, 16:33
Bom dia pessoal!!

Bom, tenho mais um questionamento pra turma.
Ah, antes de mais nada preciso dizer que estava vindo para o trabalho, e quando vi um terreno que estava sendo terraplanado, não resisti, tracionei a garotona e vim pro trabalho bem tranquilo e com ela coberta de lama......heeheheh

Gostaria de saber se alguém tem snorkel? Quanto mais ou menos custa? é necessário?
E, quando em trilhas eu devo "ligá-lo" para atravessar um rio e depois "desligo", é isso?

ah, e alguém aki tem aquelas barracas de teto? de colocar nos racks? (é boa, cara??)

abraço

Ví q muitas opiniões foram dadas a respeito de se entrar em águas profundas ou não.
Snorkel, bem feito, não é somente para "atravessar" águas profundas...
Tem inúmeras vantagens:
- melhora a "tomada de ar". O ar é captado mais frio, longe do motor. Aí vc melhora a potencia e o rendimento.
-impede a entrada de água em travessias de curso dágua off road, ou em "enchentes" e poças nas cidades.
-mantem o filtro de ar mais limpo - economia, pois o ar captado está longe da poeira da estrada.
-o tubo de entrada tem q possuir diâmetro igual ou maior q a tomada de ar do filtro,de está dentro do compartimento do motor, além de poucas ou nenhuma curva possível.
-estou falando de snorkel CORRETO e não gambiarra.
-só vejo vantagens, se bem feito...
- os melhores: ARB(australia), AIRFLOW (argentina), SAFARI(australia). O resto é enfeite,...eheheheheh
Abraços a todos.

Jyoti
05/07/2008, 16:39
Ví q muitas opiniões foram dadas a respeito de se entrar em águas profundas ou não.
Snorkel, bem feito, não é somente para "atravessar" águas profundas...
Tem inúmeras vantagens:
- melhora a "tomada de ar". O ar é captado mais frio, longe do motor. Aí vc melhora a potencia e o rendimento.
-impede a entrada de água em travessias de curso dágua off road, ou em "enchentes" e poças nas cidades.
-mantem o filtro de ar mais limpo - economia, pois o ar captado está longe da poeira da estrada.
-o tubo de entrada tem q possuir diâmetro igual ou maior q a tomada de ar do filtro,de está dentro do compartimento do motor, além de poucas ou nenhuma curva possível.
-estou falando de snorkel CORRETO e não gambiarra.
-só vejo vantagens, se bem feito...
- os melhores: ARB(australia), AIRFLOW (argentina), SAFARI(australia). O resto é enfeite,...eheheheheh
Abraços a todos.

Barraca de teto não é BOA, É ÓTIMA.
Comprei uma "casal" e fiz uma viagem a Carretera Austral - Chile e Patagonia Argenina, durante 30 dias. Gostei tanto q troquei por uma "família", maior, pra ter +conforto.
Nesta, já dormimos 3 adultos dentro, sem problemas. Recomendo aos "expedicionários".

LGVM
06/07/2008, 14:17
O da OGZ é muito bom tb, coloquei no TR4 e ficou show. Entre no site www.ogz.com.br e consulte. Se não me engano tem p/ a Ranger. Segue foto. Abs,

Ric Mac
07/07/2008, 09:59
O que instalei na PKP é da OGZ, só o flexivel e o joelho de fibra que não gostei e fiz outros. Mas o snorkel em sí é muito bom!