Conectar

Ver Versão Completa : Servofreio do gol: nova opção?

ricleite
03/07/2008, 22:07
Devido a dificuldade em achar o cilindro e servo do opala ( novo ), fui informado que o sistema do gol é uma nova opção...:pensativo:
Alguém usa??

Kim
03/07/2008, 22:10
Usa o da S10!

Num desmanche, achei aqui por 300,00, servo e cilindro.

Vai ficar porreta!

felipemendes
03/07/2008, 22:28
Olhando um catálogo de reparos de CMs, vi que tinha o diâmetro do reparo (e consequentemente do CM). Acho que qualquer um de 1" pra cima sirva bem (o do jeep, se não me engano é de 1"), preferencialmente compatível com a tubulação do seu jeep. Quanto ao encaixe no servo, acho que o modelo onde os furos são na diagonal são mais comuns nos carros modernos.

Como curiosidade, o maior que vi é da D20, de 1-1/2"!

Alexboni
04/07/2008, 02:04
Quando eu fui numa oficina especializada em freios e perguntei sobre a adaptação de servofreio no Jeep, o dono me recomendou colocar ou de Santana ou de Strada, pois qualquer um deles seria suficiente pra segurar o bicho.

Ele disse tembém que isso facilitaria no momento de achar peças de reposição pois são carros "novos" e vendidos em grande quantidade o que daria tranquilidade em manutenções futuras.

Uma coisa que não perguntei é se dá pra usar a pedaleira destes carros no Jeep... alguém aqui já viu uma adaptação destas, ou teria de ser a de Opala mesmo pra ficar bom? :pensativo::pensativo::pensativo:

Schuinka
04/07/2008, 10:20
Ouvi dizer q o hidrovácuo e cilindro do corsa seria uma boa opção e pedais do opala, será que funciona mesmo, abraço a todos

wcas
04/07/2008, 11:31
Ouvi dizer q o hidrovácuo e cilindro do corsa seria uma boa opção e pedais do opala, será que funciona mesmo, abraço a todos

Meu mecanico tinha citado esse do corsa sedam, mais achei a do opala e comprei logo.

umberto xxxrrr
04/07/2008, 12:00
Usa o da S10!

Num desmanche, achei aqui por 300,00, servo e cilindro.

Vai ficar porreta!

O meu tá um "cadiquinho" mais caro, mas tá NOVINHO, tem o reservatório (tem até o fluido dentro ainda rsrsrs) e tudo.:mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42900 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42900)

Campanha : "Diga sim ao Umberto, que comprou no leilão e não ao desmanche que não sabemos a procedência" hauhauhauau

abração.

Perder a piada jamais.

Rodrigo Baratti
04/07/2008, 16:29
Pessoal,

No Mula coloquei o hidrovacuo do opala, não tive dificuldades para achar e o cilindro mestre da kombi moderna (R$ 100,00 novo da Varga) que é identico em tamanho ao do opala, só que tem 5 saidas (4 para rodas e 1 luz de freio), isolei 2 saidas e ficou bom. Não precisou mudar nenhum tipo de furação.
O reservatório pode ser do gol, que fica inclinado, mas não afeta o funcionamento.
Depois bato uma foto.

O cilindro mestre do gol é bem mais fino que o da kombi, mas tem a mesma furação.

[]

Gustavo de Olliveira
04/07/2008, 16:46
Tenho no meu...
Pedaleira e servo do opala, com burrinho mestre da D20 , encaixa certinho na furação e supre a necessidade de fluido nos burrinhos de roda e pistoes.
Obs. existem 3 ou 4 tipos de servo do opala e uns 2 tipos de mestre da D20 , então tem que achar o "casamento" , o mais fácil é levar o mestre e procurar o servo que encaixe.
Outra coisa , o cilindro de roda é 1 polegada, então é interessante colocar um burrinho mestre com a mesma capacidade.

Elmer_Jeep
04/07/2008, 18:31
Aqui instalei um cilindro mestre do Santana 2.0 no servo da Band, não lembro o diametro(vou conferir depois) a vantagem é que tem 4 saídas independentes então da pra fazer um sistema cruzado que garante mais segurança nas frenagens.

[]'s

Zepi
04/07/2008, 20:18
Achei interessante Elmer...
Ficou bom?No jipe tinha discos só frente, ou atrás também?E que kit eram?
Nesse sistema cruzado qual seria a vantagem?
No caso perder uma "linha de freio", teria mais 4,é isso?

Desculpe desvirtuar o assunto....

Abraço

coloma
04/07/2008, 20:58
Aqui instalei um cilindro mestre do Santana 2.0 no servo da Band, não lembro o diametro(vou conferir depois) a vantagem é que tem 4 saídas independentes então da pra fazer um sistema cruzado que garante mais segurança nas frenagens.

[]'s
Eu tenho uma duvida sobre o freio a disco .Pode adaptar freio a disco tambem do santana o tem que ser so o de jeep vendido no site ?

felipemendes
05/07/2008, 08:31
Coloma,
Poder, pode adaptar de tudo. Mas os kit que vendem por aí vão te poupar tempo e dor de cabeça. Os meus são da MDS, achei o acabamento muito bom, tudo encaixou sem adaptações. Só estou apanhando um pouco no freio traseiro pq meu cubo de roda não quer sair.

Rodrigo Baratti
06/07/2008, 10:15
Pessoal,

Segue as fotos do hidrovacuo do Opala com o o cilindro mestre da kombi.
As 2 linhas isoladas, posteriormente poderão ser utilizadas em sistema cruzado com 4 freios a discos. Não deve ser muito diferente do Santana que o Elmer utiliza.
A tubulação será trocada assim que chegar o registro do freio de estacionamento.
Reparem que o reservatório ficou inclinado, com isso não dá para usar o sensor. Se alugém conhecer um reservatório que fique melhor agradeço.

[]

fabiano carraro
07/07/2008, 00:22
AQ,na oficina costumo utilizar dois sistemas sem dor de cabeça,1)pedaleira do opala antigo (...78)por ser mais comprida e ç encaixar perfeitamente entre a parede de fogo e a do painel, tanto do jeep quanto da rural/f-75 ficando otima a adaptaçao tudo feito com serra copo pra nao estragar a parede de fogo:concordo:o hidrovacuo tambem uso dois modelos que suprem perfeitamente a frenagem dos jeeps/rural/f-75,quando o motor é pequeno (coletor admissao curto)como por exemplo os GM 4 CILINDROS e os APS,utilizo o hidrovacuo do santana quantum/kadett com o cilindro mestre dos toyotas bandeirante antigos (que sairam com tambor nas 4)e possuem valvula de retorno integrada ao cilindro evitando a desagravel 2 bombadas por falta de volume ou lonas gastas!!!!,o freio dos que montei ficou excelente mesmo depois de terem gastos as lonas:dance:,já quando entra motor grande,gm 6 cilindros,falcon,v-6,etc...,onde os coletores sao + compridos BATENDO no hidrovacuo e nao havendo a possibilidade de afastar os pedais mais a esquerda utilizo o incrivelmente pequeno hidrovacuo do FIAT 147 ,com o ignorante cilindro mestre da D-20 (procuro comprar do ano pos 94...),que ja sao zincados de fabrica e nao enferrujam externamente ,faço uma pequena refuraçao no cilindro pra que encaixe no cilindro do 147,nada complicado, e rebaixo o encaixe do pino de ajustagem em 2mm,por que senao ele mantera as rodas freiadas mesmo retornando totalmente o parafuso do hidrovacuo,podem furar sem medo que o material é bastante espesso e de facil remoçao por ser em aluminio,ok do resto acho que nao tenho problemas com freios aq na oficina e estou satisfeito com o que faço.:-D

Felipe
07/07/2008, 19:17
pedaleira do opala + servo e cilindo do gol + disco dianteiro kombi (SBD) + disco traseiro kadett (SBD) = freia para caramba, é só encostar o pé

ricleite
07/07/2008, 19:59
Caro Felipe.
Vc colocou tudo de uma vez ou chegou a experimentar somente o servo sem os discos?
Estou pensando em colocar o servo agora e experimentar. Talvez coloque disco na frente no futuro.
Não costumo usar em trilhas, mas somente em estradas -péssimas -de terra ou barro, com muitas descidas e subidas íngremes, onde o freio original tem funcionado bem, porém, as custas de muita força nas pernas!!!:cry:
Será que o cilindro do gol será suficiente para o sistema original de burrinhos e lonas do jeep.
O meu mecânico vai tentar manter a pedaleira original, sem colocar pedaleira suspensa, na tentativa de preservar o aspecto original. Estamos bolando um jeito de colocar o servofreio usando o sistema de pedais originais.
Vamos ver as opiniões.

Felipe
09/07/2008, 19:45
Coloquei disco na frente e o servo/hidrovacuo ao mesmo tempo, o disco traseiro veio depois.

Não sei dizer se vai dar certo com lona nas quatro, mas diria pra você tentar, o pior que pode acontecer é ter que colocar disco na frente. Já disseram por aqui no fórum que o volume necessário para deslocamento das pinças do disco é maior do que o necessário para acionar as lonas, se isso for verdade você não terá problemas.

Pra manter a pedaleira original vai ser necessário transferir o movimento do pedal do freio original para o hidrovacuo, considerando o trabalho que isso pode dar e o baixo custo de adaptação de uma pedaleira suspensa (é fácil achar usada em ferro velho e o suporte dá pra fazer na oficina) talvez não valha à pena.

Do apecto original vão ficar os furos no assoalho:mrgreen:

Leonardo Raffi
09/07/2008, 19:56
Tchê uso o servo freio do gol bola creio mais o cilindro do kadete e ainda com lonas e freia muito chega a baixar a frente,...

coloma
10/07/2008, 19:38
Tchê uso o servo freio do gol bola creio mais o cilindro do kadete e ainda com lonas e freia muito chega a baixar a frente,...
Pagaste quanto pelo servo freio do gol?se eu deixar os mesmo cilindro originais e colocar esse servo freio sera que ficaria legal?

Mário RED JEEP
12/11/2011, 21:34
Estou com o conjunto pedal opala+servo do gol+cilindro santana com freio a disco nas 4 rodas (pinças de kombi na frente com disco F1000 ventilados e acho que de kadett atrás, com freio de mão - já peguei assim). Mas acho que o pedal está baixo, não trava as rodas. Tenho até receio de andar no trânsito e não dar tempo de parar de repente numa freada mais forte subitamente. Foram isoladas as saídas da direita, mantendo as da esquerda e a cebolinha na ponta. Será que é por isso? Deveria ficar com instalação em "X"?
Estou com vontade de colocar o servo do opala ( tenho o bendix) com outro cilindro ( de maior diâmetro): opala (veio com o servo - é bosch 7/8") ou kombi (tenho o varga 22mm) ou F1000 ( 1" - que não tenho)?

Claudio Almeida Machado
13/11/2011, 10:27
Só para enrriquecer...
Uso servo o gol e cilindro mestre da toyota, tenho freio a disco na frente e lona atrás...funciona perfeitamente....muito bom mesmo.
Cilindro do gol é muito pequeno não funciona direito...bom e estes maiores..

Mário RED JEEP
13/11/2011, 13:42
Fala Cláudio,
de que ano é a Toyota que vc usa o cilindro? Tem quantas saídas? Qual o diâmetro? Sabe o código?

Claudio Almeida Machado
13/11/2011, 14:15
Fala Mário...
Cara não sei se o cilindro mestre da toyota vai ser bom para vc, tendo em visto que usa freio a disco nas 4 rodas, pq neste cilindro mestre existe uma valvula de retenção cuja segura o sistema mais pressurizado que o normal...nas toyotas antigas em que usava freio a tambor nas 4 rodas existia esta valvula de retenção nas duas saidas existentes, já nas toyotas modernas com freio a disco na dianteira, na saida dianteira não existe está valvula. Se baseando nisto quando instalei disco na frente, ja tinha o cili mestre instalado, eu retirei a valvula de retenção na saida que iria para as rodas dianteiras, deixei apenas a da traseira que ainda uso tambor.
Este cilindro da toyota tanto da mais antiga tanto da moderna é de 15/16", = 24mm. Ele tem duas saidas uma para dianteira e outra para traseira, ele é um pouco salgado...rsrs
Sugiro que vc procure o da Kombi, que são os msm 24 mm....com certeza vai ficar show de bola...
Não coloca o de gol...
Abraços

Yuri Trevisol
13/11/2011, 18:11
se liga, eu usei o da s10 por uns 2 anos, freio 100% porem o hidro deu problema 2x
hoje uso o do gol cilindro e hidro, e uso as pedaleiras do gol g3, encaixa tudo certinho nao precisa nem fazer adpitação!

rodrigo.hoffman
13/11/2011, 23:41
Estou com o conjunto pedal opala+servo do gol+cilindro santana com freio a disco nas 4 rodas (pinças de kombi na frente com disco F1000 ventilados e acho que de kadett atrás, com freio de mão - já peguei assim). Mas acho que o pedal está baixo, não trava as rodas. Tenho até receio de andar no trânsito e não dar tempo de parar de repente numa freada mais forte subitamente. Foram isoladas as saídas da direita, mantendo as da esquerda e a cebolinha na ponta. Será que é por isso? Deveria ficar com instalação em "X"?
Estou com vontade de colocar o servo do opala ( tenho o bendix) com outro cilindro ( de maior diâmetro): opala (veio com o servo - é bosch 7/8") ou kombi (tenho o varga 22mm) ou F1000 ( 1" - que não tenho)?

Cara

O problema dessas adaptações e a salada de peças... E servo de um com CM de outro e pedaleira de não sei oq.. Ai oq acontece é normalmente falta de curso no acionamento do CM ou do servo.. Aumentar o tamanho do CM as vezes nao resolvera o problema..

Freios a disco não precisam de CM gigantes pq necessitam de puoco fluido para movimentar os pistoes da pinça, diferentemente dos burrinhos que precisam se encher de fluido para enpurrar as lonas.. Sendo assim o CM do Santana/Gol que vc ta usando dá e sobra pra freiar a viatura.. Eu uso o conjunto todo do Gol tb e garanto que freia muito bem..

Verifique os cursos e veja se o freio nao fica bom antes de começar a trocar peças..

[ ]´s

Edemar
14/11/2011, 01:34
Também tenho CM e servo-freio do GOL na pedaleira do Opala.
DISCO na frente (kit do Berga), e tambor atráz..... É um "bom freio" !...

Mário RED JEEP
22/11/2011, 22:44
É galera! Revisei hoje todo o sistema de freios.
Troquei meu cilindro mestre de santana para o da Kombi (24mm), mantive o servo do gol e as pedaleiras do opala, com regulagem da haste do servo. Troquei os flexíveis e os tubinhos que eram de cobre pelos do fusca.
Deixei uma saída para cada roda dianteira e atrás deixei uma válvula de retenção do opala com uma saída dividindo para as rodas traseiras.
Melhorou bastante!!!!!! Nota 9,0!

juleymar73
22/11/2011, 23:12
se liga, eu usei o da s10 por uns 2 anos, freio 100% porem o hidro deu problema 2x
hoje uso o do gol cilindro e hidro, e uso as pedaleiras do gol g3, encaixa tudo certinho nao precisa nem fazer adpitação!
Ola amigo, um amigo me deu uma kit de pedais do gol G3, pra eu adaptar no meu Jeep ai eu gardei achei que num servia , vc agora me diz que usa, esse seu kit pedais e aquele com o pedal do acelerador ne ? posta uma foto ai pra eu ver , poisse ficou bom vou por esse no meu, ha o cara me deu o hidrovacuo e eu num levei pena .

rodrigo.hoffman
26/11/2011, 09:58
Ola amigo, um amigo me deu uma kit de pedais do gol G3, pra eu adaptar no meu Jeep ai eu gardei achei que num servia , vc agora me diz que usa, esse seu kit pedais e aquele com o pedal do acelerador ne ? posta uma foto ai pra eu ver , poisse ficou bom vou por esse no meu, ha o cara me deu o hidrovacuo e eu num levei pena .

Pode usar e fica bom.. Segue o link http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/295-pedaleira-suspensa-19.html#post1527828 onde postei algumas fotos da adaptação e senao me falha a memoria no topico do " Fenix " deve ter algumas fotos tb..

[ ]´s

Lúcio Fuentes
02/02/2012, 17:20
E se eu por o conjunto completo do gol G3 e freio a disco nas 4 também fica bom?

juleymar73
02/02/2012, 23:33
Pode usar e fica bom.. Segue o link http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/295-pedaleira-suspensa-19.html#post1527828 onde postei algumas fotos da adaptação e senao me falha a memoria no topico do " Fenix " deve ter algumas fotos tb..

[ ]´s
Ola amigo , queria que vc me respondesse mais uma pergunta, vc usou o CM e o hidrovacuo tambem , se usou como esta , ficou bom e ainda esta, valew obrigado pela primeira resposta .

rodrigo.hoffman
03/02/2012, 17:38
Ola amigo , queria que vc me respondesse mais uma pergunta, vc usou o CM e o hidrovacuo tambem , se usou como esta , ficou bom e ainda esta, valew obrigado pela primeira resposta .

O conjunto todo do gol.. Servo+CM+pedaleira.. O freio e muito bom e ainda continua depois de quase 2 anos.. Uso as pinças do Santana na frente e atras tb..

[ ]´s

Mário RED JEEP
03/02/2012, 18:12
O conjunto todo do gol.. Servo+CM+pedaleira.. O freio e muito bom e ainda continua depois de quase 2 anos.. Uso as pinças do Santana na frente e atras tb..

[ ]´s
Não sabia que dava pra usar as pinças do santana. Qual ano?

maxdelta
04/02/2012, 00:01

[ ]´s

E que suporte da pinça vc usa pra usar a pinça do santana?

juleymar73
04/02/2012, 19:37

[ ]´s
e os discos sao de que veiculo, ha e os suportes pra adptar da spinças santana onde conseguil .

antonio umino
04/02/2012, 22:17
X2..... Pinças de Santana. ou de gol. qual suporte vc usa???? disco de que viatura????

Obrigado por esclarecer.
Um abraço até mais.

rodrigo.hoffman
05/02/2012, 15:34
E isso mesmo senhores..

Pinças de santana e discos solidos na frente.. O kit e de um cidadão que fabrica aqui na cidade e os traseiros tb usam as mesmas pinças, so que com disco de f1000 ventilado e o suporte eu que fiz.. Claro que nao tenho freio de mao, mas o freio e muito bom..

Vou providenciar as fotos..

[ ]´s

juleymar73
05/02/2012, 17:12
E isso mesmo senhores..

Pinças de santana e discos solidos na frente.. O kit e de um cidadão que fabrica aqui na cidade e os traseiros tb usam as mesmas pinças, so que com disco de f1000 ventilado e o suporte eu que fiz.. Claro que nao tenho freio de mao, mas o freio e muito bom..

[ ]´s
ola amigo, os discos solidos dianteiros sao de qual veiculo.

maxdelta
06/02/2012, 13:38
E isso mesmo senhores..

[ ]´s
Pensei q fosse alguma receita fácil de copiar, apesar q o suporte da pinça traseira não tem segredo, o problema é o suporte da pinça dianteira! E afinal uma adaptação ruim é 2x ruim afinal é item de segurança! Mas gostei da pedaleira do gol, aproveitei pra reler o tópico do seu cj todo novamente! Amanhã terei mas tempo irei procurar a pedaleira do gol! O bom é que do gol bola em diante as pedaleiras são iguais! O q muda no gol é perfumaria!

[]s

Leo Chagas
14/02/2012, 10:16
Pessoal, estou instalando a pedaleira suspensa do opala + cilindro e hidrovácuo. Onde ligo o sistema de vácuo no BF161???? Alguem tem fotos?:semideia

eliasFerreira
14/02/2012, 10:49
Pessoal, estou instalando a pedaleira suspensa do opala + cilindro e hidrovácuo. Onde ligo o sistema de vácuo no BF161???? Alguem tem fotos?:semideia

Logo abaixo do carburador, no vácuo do limpador.

Leo Chagas
14/02/2012, 11:29
Logo abaixo do carburador, no vácuo do limpador.

Elias, obrigado pela foto!
Estava pensando nele mesmo!
Agora, teve que aumentar o diametro ou utilizou a medida que ja estava?
:concordo:

eliasFerreira
14/02/2012, 11:49
Eu não uso servo freio, pois lá ainda está o limpador à vácuo. Então não sei se tem que aumentar o diâmetro. Acho que não.
Acredito que vc terá que usar um nipple pra adaptar o servo freio.

Vamos deixar para os experts.

Leo Chagas
14/02/2012, 13:35
Eu não uso servo freio, pois lá ainda está o limpador à vácuo. Então não sei se tem que aumentar o diâmetro. Acho que não.
Acredito que vc terá que usar um nipple pra adaptar o servo freio.

Vamos deixar para os experts.

Elias, obrigado, vamos aguardar novas manifestações!

E ai senhores, mais alguma opnião?:semideia

antonio umino
14/02/2012, 13:42
Leo. O lugar é aquele da foto...
Retira a conexão do cabeçote. Com a rosca retirada. vai em uma loja de gás de cozinha. que vende conexão para o gás de cozinha
Tem destas com rosca que vc precisa, com o engate para a mangueira do gás com certeza deverá ter uma para a conexão da mangueira do vacuo... Ok... Se for jeep e ainda usa o vacuo para o limpador tem que colocar um T... na ligação.
Ok.
um abraço

Leo Chagas
14/02/2012, 13:52
Leo. O lugar é aquele da foto...
Retira a conexão do cabeçote. Com a rosca retirada. vai em uma loja de gás de cozinha. que vende conexão para o gás de cozinha
Tem destas com rosca que vc precisa, com o engate para a mangueira do gás com certeza deverá ter uma para a conexão da mangueira do vacuo... Ok... Se for jeep e ainda usa o vacuo para o limpador tem que colocar um T... na ligação.
Ok.
um abraço

Antonio obrigado!
Entao na loja de gas arrumo o adaptador... ja com saida pra mangueira do hidrovácuo, correto?
O meu nao tem esse vácuo no limpador nao!

antonio umino
14/02/2012, 19:43
Então, leva o tampão que tem no cabeçote. compara a rosca. deve ter alguma coisa com o encaixe para a mangueira

deve ser o mesmo do gás de cozinha. inclusive pode ser usado a mangueira do gás. ou o que é vendido em autopeças proprio para o vácuo do motor....
Ok..... até mais.

Luiz Fernando de C
19/02/2012, 16:14
Pessoal a rosca de lá tende a ser 1/8" NPT..quando fui instalar os respiros nos diferenciais essas mesmas conexões foram usadas por mim para fazer os respiros..... segue imagem!

eliasFerreira
19/02/2012, 17:13
Pessoal a rosca de lá tende a ser 1/8" NPT..quando fui instalar os respiros nos diferenciais essas mesmas conexões foram usadas por mim para fazer os respiros..... segue imagem!

Sim, são 1/8" NPT.

Onde comprou essas conexões Luiz Fernando?

Luiz Fernando de C
19/02/2012, 23:29
Como foi dito acima também em uma loja de peças para fogão aqui da minha cidade, se não me engano os adaptadores de mangueira da foto aí de cima custaram R$ 4,75. Caso vc não encontrar de jeito algum podemos dar um jeito nisso por aqui.

Lúcio Fuentes
28/02/2012, 09:55
Bom pessoal, então será que eu posso usar todo o conjunto (Pedaleira, Servo freio, hidrovacuo) do gol GIII para adaptar freio a disco na dianteira e trazeira do jeep? Ou esse conjunto só ficaria bom para disco na dianteira e tambor na trazeira (ops)?

Dic3
29/02/2012, 13:03
Poder pode, unica coisa que pode acontecer é ter mais dificuldade em realizar o servico. Meu primo tinha uma pedaleira de golf mexicano em casa e adaptou. Deu mais trabalho do que uma de opala que é chegar e instalar, mas funcionou.

No meu caso eu tenho uma de kadett em casa que vou usar no novo projeto, nesse sistema os suportes dos pedais sao desmontaveis e independentes entao acho que isso ira facilitar muito na adaptacao.

Lúcio Fuentes
29/02/2012, 16:47
Poder pode, unica coisa que pode acontecer é ter mais dificuldade em realizar o servico. Meu primo tinha uma pedaleira de golf mexicano em casa e adaptou. Deu mais trabalho do que uma de opala que é chegar e instalar, mas funcionou.

No meu caso eu tenho uma de kadett em casa que vou usar no novo projeto, nesse sistema os suportes dos pedais sao desmontaveis e independentes entao acho que isso ira facilitar muito na adaptacao.

Achei que por ser um conjunto único (de um carro só) facilitaria o trabalho e não ao contrário! :parede:

rodrigo.hoffman
29/02/2012, 20:29
Achei que por ser um conjunto único (de um carro só) facilitaria o trabalho e não ao contrário! :parede:

Mas não tenha duvidas que usando tudo de um mesmo conjunto vai diminuir os riscos de dar errado.. Como disse o Dic3 pode ser que a adaptação seja um pouco mais dificil.. Eu particularmente acho que adaptar pedaleiras juntamente com a coluna uma das maiores merdas pra fazer e com maior chance de erros..

E pode usar disco nas 4 rodas que o freio da conta.. Uso e recomendo

[ ]´s