Ver Versão Completa : Ainda as Rodas Livres,4x4, 4x2, reduzida...
PessoALL, voltando a questão, na qual peguei uma carona no tópico "4x4 não desengata". Embora para a maioria de vcs pareça óbvio a minha dúvida permanece.
Considerando que as rodas livres estão com seus mecanismos funcionando perfeitamente:
Com as rodas livres desengatadas e a reduzida acionada o jeep ganha força extra através do diferencial traseiro ? Este é o meu KARMA!!! Porque o meu ganha... Isto significa dizer que numa emergência posso acionar a reduzida sem ter que descer do jeep para ligar as RL’s ?
Abc
junior braga
03/07/2008, 15:15
Netuno,
Olha eu num sei direito não, mas acho que essa força extra que vc se refere não existe não, pois ao acionar a reduzida o proprio nome ja diz REDUZ, e alem do mais é a mesma tração transmitida para ambos os eixos. simplesmente o carro vai estar reduzido, porém não vai ter tração no eixo dianteiro, devido as RL não estarem na posição 4x4. Tentei exclarecer, mas vamos aguardar os experts.
Sds,
felipemendes
03/07/2008, 15:15
Dá pra repetir a pergunta?! rsrs
Sim, ganha força. Esta força deve ser transmitida às 4 rodas. Quando vc distribui somente pra duas, o esforço em cada uma é o dobro do que deveria ser. Ou seja, ao invés de sair da "emergência", vc pode acabar quebrando alguma coisa e ficando em uma emergência maior ainda.
Fala Netuno,
não sei quanto a resposta dos colegas, posso ate estar enganado...
Mas quando voce aciona a tração + reduzida e sua RL não está acionada, o seu carda dianteiro vai girar mas não tracionar a dianteira.
Ja utilizei varias vezes redução apenas na tração traseira da forma que mencionou e nunca tive problema, acredito que nao tenha problema de utilizar a redução somente na tracao traseira......Só tome cuidado com a velociade do Jeep, que deverá ser baixa como voce deve saber ao se utilizar a redução....
Caso tenha falado bobagem alguem me fale ok??? hahahahaha
Abraços
Grande ajuda gente,
Realmente não estou pensando em usar este "recurso" nem em emergência.
O motivo da minha pergunta, que eu já havia feito no outro tópico, foi pq pensei que as RL não estavam desengatando já que ao subir a rampa de minha garagem o jeep perdia um pouco de força e ao ligar a reduzida o jeep ganha força e sobe a rampa tranquilamente, mesmo com as RL em 4x2.
Mas desmontei as RL e percebi que estavam funcionando normalmente.
Totalmente satisfeito com as respostas!!!:-D:grin::grin:
Caro netuno!
É o seguinte...
A força é produzida pelo motor, que é transmitida ao cambio e, posteriormente às rodas, isso em um veículo comum.
O cambio tem a função de equilibrar a força do motor com a velocidade desejada.
Em um 4x4 com reduzida (tenho que escrever isso, pois alguns 4x4 não tem reduzida), ocorre uma multiplicação de força com um "jogo de polias".
Quando engata o 4x4 (esqueça a reduzida por enquanto), o que ocorre, é a transferência de força de forma igual para o eixo traseiro e dianteiro. (não há divisão)
Se a roda livre está engata ou não, é outra história, pois estando, a força vinda da t-case será transmitida ao pneu, não estando, rodará somente o sistema de cardam e diferencia sem qualquer prejuízo.
Quando engata a reduzida (esqueça o 4x4 por enquanto), a força originada pelo motor, que passa pelo cambio, é multiplicada, em certos casos por dois, reduzindo a velocidade final.
No caso do Jeep, independente de 3 ou 4 marchas, a ultima marcha é 1:1 (uma volta do motor para uma do cardam).
Quando passa pela reduzida, ficaria + ou - 0,5:1 (meia volta do motor, para uma do cardam), isso na última marcha do cambio.
Então, não tem problema engatar o 4x4 e reduzir sem ligar a roda livre.
No seu caso específico, parece que está com uma relação longa, deixando a impressão que o motor está fraco, então "ganha" força reduzindo.
Espero ter sido claro!
Abraços.
Kim.
ps.: Evite viajar com a reduzida ligada acima de 60km/h, pois os dentes da engrenagem reduzida são retos e, não se comportariam muito bem!
Pelo amor de Deus Kim, vc foi mais que claro! Isso é uma AULA de 4x4!:palmas:
Fico tranquilo em saber que o sistema de transmissão/câmbio/diferenciais está funcionando legal no meu jeep, embora vc tenha razão qdo diz que o motor possa estar fraco. Tb pudera, um "Go Devil" de quase 60 anos. Tenho o jeep há um ano e não sei da "vida anterior" dele, se já passou por retífica ou foi aberto por outro motivo... Recentemente troquei a junta do cabeçote, mas foi só.
Desconfio tb que o carburador, que acho que é de Fusca? (agora entrando noutro assunto...) esteja fornecendo uma mistura pobre (O Otavio Gomes já havia me falado nisso) acarretando perda de potência.
Gde abc a todos!
Caro netuno!
Sobre o motor, não quis falar que o motor está fraco!:putz:
Pode ser pneu grande, que deixa essa sensação, ou relação longa, entendeu?
Sobre o carburador, se está de fusca, cuidado, poderá comprometer o motor, pois causa uma queima pobre e aumentar muito a temperatura na cabeça do pistão, ocasionando queima de junta, empenamento de cabeçote e, em caso extremo, derreter a cabeça do pistão.
Pense num carburador do corcel, com motor renault (gordini) (por fora é igual ao cht, do corcel e corcel I.
Para acertar o gicle, com o motor quente, deve acelerar sem engasgar e, não pode soltar fumaça com característica preta, pois isso indica ecesso de combustível.
Quando com o motor frio, SEM o afogador acionado, o motor deve ratear um pouco, pois assim deve faltar em torno de 20% de combustível. (essa é a função do afogador).
Não importa a idade do motor, o importante é sua manutenção periódica e eficaz.
Um exemplo que te passo, é uma F75 que um amigo comprou, o dono falou que o motor estava fundido (foi no cambão para o sítio)
Trocamos o distribuidor, velas e recondicionamos o bura (tem um empresa excelente aqui).
O bura foi um caso sério, pois como usava GLP, só tinha a casca do bura e, em péssimo estado.
Regulei as válvulas (teve que trocar duas varetas).
Depois de tudo pronto, bateria zerada, rodou a chave, funcionou como um relógio, inclusive está andando já.
Ano?
1962.
Entendeu?
Troca meio logo esse bura.
Abraços.
Kim.
Kim, vou analisar logo a questão do carburador antes que seja tarde demais...
Obrigado
Abc
Gustavo de Olliveira
04/07/2008, 17:05
Usando reduzida sem engatar 4x4 ...
pode usar sim e pode ser muito útil dependendo da situação
Quando não engata as rodas livres, vc não corre o risco de moer alguma coisa da transmisão no caso de usar em terreno seco , inclusive no asfalto.
Algumas vezes já usei para rebocar veiculos de colegas mas apenas para manobrar ou subir rampas de oficina. ( veiculos entenda se outros jipes e toyotas )
Quanto a velocidade ... fala sério é só devagar quase parando ...
60 Km/h só se o motor for de R1 .
sds
leopoldo
04/07/2008, 19:07
Sinto jogar agua fria na cabeça de vc's.
Em primeiro lugar, vamos usar os termos corretos: o motor fornece torque e as engrenagens do cambio aumentam este torque. Só temos relação inferior a 1 quando temos OVERDRIVE, e isso não e o nosso caso. NO caso de relação = 1 temos a chamada direct drive, ou a antiga "direta", como era chamada.
Torque é equivalente a Momento torçor e pode ser entendido como o produto de FORÇA X DISTÂNCIA. Este momento torçor é a capacidade de virar os componentes tais como cardan, semi-eixo e roda/pneu. Capacidade de vencer obstáculos e subidas íngremes.
É por isso que num jeep com pneu maior, vc necessita de mais torque para virar a roda e assim uma marcha mais curta, para uma mesma velocidade ser mantida ou melhor, uma mesma subida ser vencida .... ou um motor com mais torque.
Outra: não há polias nisto uma vez que o trem é de engrenagens. As polias estão na parte dianteira do motor e servem para girar os acessórios.
Agora, o mais importante ....
A caixa de transferência do Jeep Willys (chamada de 4x4) possui um par de engrenamento adicional que permite multiplicar em 2,5 vêzes o torque de saída NO CARDAN E PARA BAIXO. Isto é oque vc's chamam de redução ou reduzida.
OU SEJA , na redução, o motor vira muito mais para muito menos voltas no cardan, transformando as rotações do motor em mais torque.
É por isso que ele BERRA de rpm e o jeep rola ... devagarinho.
Entenda-se o torque como a capacidade de virar tudo oque vem do cardan para baixo.
E agora, o pequeno detalhe:
Quando a engenharia dimensiona uma peça, que no caso é o diametro do tubo do cardan e a espessura do tubo e o material, com ou sem tratamento térmico, calcula em função do torque.
Depois, calcula os diametros de eixos, capacidade de carga dos rolamentos, mancais e, finalmente, os semi-eixos, faz a mesma coisa.
Em princípio, a redução só deveria ser usada quando o jeep está com a 4x4 engatada e as RL também.
Com isso as 2,5 vezes se distribuem agora por 4 rodas, oque não é lá grande coisa.
Façamos um teste, esquecendo rendimento, relação coroa pinhão e supondo em cada semi-eixo:
Um motor que forneçe 30kg.m, em tração normal entrega 15 para cada lado.
Se vc reduz sem tracionar, vai ser 30 x 2,5 = 75 que dividido por 2 dá quase 38 para cada lado
Já se for tracionado e reduzido, vai dar quase 19 por roda.
Oque esses numeros em vermelho querem dizer ?
Se vc for um piloto experiente e gentil, pode controlar o pé no acelerador e manter a carga baixa no conjunto reduzido em 4x2.
Caso contrário, saiba que o conjunto não está apto a suportar 4x2 reduzido sem moer alguma coisa.
O cardan pode virar saca rolha, os garfos podem romper, como as cruzetas e ... bom, a coroa e pinhão até suportam bem a carga, porém OS SEMI-EIXOS NÂO, e vai-se aquale lindo estouro de metal arrebentando.
Portanto, se vc usa o 4x2 reduzido para subir a rampa da garagem e vai mansinho, tudo bem.
SENÃO, lembre-se que vc está enfiando 2,5 vêzes a "força" de girar o conjunto.
Última observação:
É por isso que quando projetaram o jeep willys (e nesta época não havia as RL), colocaram o pino interlock na transferencia, oque IMPEDIA colocar redução SEM a 4x4 estar ligada. O sistema era à prova de burro ... FOOL PROOF
Nessa época, pouco ligava-se porque ao ligar a redução, estava em 4x4 e tudo bem.
Nesta época não havia a equação mão do homem inventando este tipo de acessório, mesmo porque os milico não necessitava de RL debaixo de bomba e rajada de metranca.
Mestre Leopoldo,
Creio que o forum serve pra isso mesmo. Debater, discutir, divergir, concordar, etc...democraticamente. E é o que estamos fazendo. :palmas:
Não vou entrar na discussão, mesmo pq não tenho know-how para isso. Decidi ser "jipeiro", depois de velho, porque a sensação de liberdade em andar num jeep (velho, como o meu, ou preparado como o seu) é incomparável. Tanto é, quem mais curte o meu 51 original , é o meu neto de sete anos. As crianças são sábias...
Qto a questão de usar a reduzida, sem engatar as RL's, veja o que postei numa msg ontem:
"Realmente não estou pensando em usar este "recurso" nem em emergência.
O motivo da minha pergunta, que eu já havia feito no outro tópico, foi pq pensei que as RL não estavam desengatando já que ao subir a rampa de minha garagem o jeep perdia um pouco de força e ao ligar a reduzida o jeep ganha força e sobe a rampa tranquilamente, mesmo com as RL em 4x2.
Mas desmontei as RL e percebi que estavam funcionando normalmente."
Fico aqui, na minha telinha, acompanhando o seguimento do debate, e apreciando os ensinamentos dos mestre do forum.:grin:
Gde abc.
leopoldo
04/07/2008, 19:42
Sim, concordo, volte e leia tudo de novo que eu acrescentei alguma informação adicional.
Acontece que de vez em quando algumas pessoas tentam explicar da melhor forma possível, mas as informações saem mais que imprecisas e podem incutir conceitos extravagantes.
Então, de minha parte esclarecí se pode, como pode, e quando pode.
felipe kowalski
07/07/2008, 11:24
Mas acho arriscado usar a reduzida com a RL desligada... eu andei puxando outros veiculos fazendo isso e acabei estragando as planetarias e satelites, simplesmente quebraram no meio e as planetarias quebrou 2 dentes de cada lado da engrenagem. Sorte que a coroa e pinhão foram poupadas.... mesmo assim morri com 200 latas de prejuizo.
Em outra vez, com uma roda livre de má qualidade que "explodiu", ficando todo o torque no eixo traseiro quebrei o semi eixo.
Acho que quando se vai rebocar alguem, sem fazer curvas, vale a pena ligar a RL, mesmo estando em chão firme, além de dobrar a tração das rodas no chão, não força metade do sistema com um torque da reduzida, que foi projetado para ser usado com 4x4.
Gustavo de Olliveira
07/07/2008, 14:48
Concordo que a reduzida deva ser usada 99% no 4x4 , mas, como citei anteriormente, ou explicando melhor, uso no sentido de poupar o conjunto mecânico de câmbio e principalmente embreagem. Usando além da redução o BOM SENSO.
Para algumas situações, por exemplo puxar, outro veiculo ( leve ) numa rampa, ou manobrar outro veiculo dentro da oficina vc não estará forçando o eixo ou cardã além do limite e sim preservando o powertrain. O critério que uso é o seguinte, o jipe faria esse "serviço" sem a redução ?????? se a resposta for SIM então pode se fazer com a redução ligada pois o eixo e o cardã fariam o serviço de qualquer jeito , oque eles irão receber, estando a redução ligada, é um giro em menor velocidade.
felipe kowalski
07/07/2008, 15:03
Concordo, acho que puxar um veiculo leve e tendo bom senso não estará forçando muito, mas tem que cuidar..... voce citou em puxar uma toyota rampa acima.... aí acho que força sim.... tenho uma toyota tambem e sei o quanto ela é pesada hehehe
Parabens pela Explicação......
Realmente não havia pensado nesse detalhe e admito que ja utilizei algumas vezes 4x2 reduzido.....cheguei a conclusão de ter tido sorte ou por ter um motor nao muito forte ou por ter o pe leve....rsrsrs
Aprendi outra......Por isso que nao vivo mais sem esse Forum
Abraços
felipemendes
13/07/2008, 15:41
Dúvida sanada, dúvida posta:
Hoje dei meu primeiro passeio com o Smurf :dance:(não foi passeio, mas fui até o posto de combustível gastar um pouco de $$). Aqui onde eu moro tem umas ladeiras, e, na primeira arrancada um pouco mais forte subindo a ladeira, a alavanca da redução (a da direita) pulou para o neutro sozinha. Pensei que tivesse quebrado alguma coisa, mas quando engatei de novo, tudo funcionou normal, até uma segunda arrancada um pouco mais forte, quando ela desengatou de novo. Fui até o posto de gasolina com o pé leve, e não apresentou mais problema nenhum, nenhum barulho, nada.
Meu motor é um GM151 com caixa do chevette e t-case original (com pino chorão).
Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Não sei se este assunto já foi discutido no forum, mas não encontrei nada na Procura.
Obrigado!
leopoldo
13/07/2008, 16:33
O mais provável é:
1- Que a carroceria está se mexendo demais e empurrando a alavanca para o neutro.
2- O coxim do cambio/transferencia e do motor estão deixando o cambio sambar demais em relação à carroceria.
3- A travessa ou os parafusos dos coxins estão soltos.
4- A esfera e a mola de travamento do garfo estão gastos.
5- Existe a remota posssibilidade dos rolamentos conicos do eixo primário estarem com folga. Assim, mesmo o engate da 4x4 ser de dentes retos (oque impede o desengate pasivo) a alavanca poderia escapar. SE não há vazamento de oleo pelos retentores das luvas da caixa de transferencia, não deve ser isso.
6- Existe também a remota possibilidade do cardan ter impactado a luva (de vez em quando isso ocorre devido a cardan feito fora da medida, ou devido a FALTA do coxim de reação da suspensão dianteira) e danificado o rolamento de esferas da 4x4. Com isso, a ponta do eixo fica orbitando (folga excessiva).
junior braga
13/07/2008, 21:03
aconteceu no meu:
7-coloquei o guarda-po das alvancas novo, e o danado as vezes prende um pouco a alavanca, fazendo com que esta não engate completamente, ai quando vai arrancar a alavanca volta pra posição do meio.
felipemendes
13/07/2008, 21:43
1 - Há uma folga boa entre a carroceria e a alavanca, então não creio. Ainda assim não descartei a possibilidade, vou ver com mais atenção.
2 - Neste caso, as alavancas sambariam em relação à carroceria? Se for o caso, não é isso; as alavancas ficam firmes sem trepidar.
3 - Idem ao de cima.
4 - Pode realmente ser, porém escuto o "tlec" e sinto a esfera "armar" nas posições corretas. Não sei a força necessária pra tirar a alavanca do lugar, mas ela me pareceu firme. Depois de desengatar, engatei de novo e fiquei com a mão por alguns segundos forçando a alavanca, e houve uma pequena força pra fazer desengatar de novo, quando eu arrancava. Candidata a solução.
5 - Não entendi, vou procurar nos desenhos. Realmente há um vazamento de óleo pelo garfo traseiro da t-case, embora ele não esteja com folga notável. Como ainda não sei, é candidata a solução também. Mas acho que é só o retentor ruim.
6 - Por enquanto, só tenho o cardan traseiro. Da posição de repouso até a posição totalmente recolhida tem umas 2 polegadas (~50mm). O cardan tem um comprimento miserável (é um CJ3A com clarkette sem flange deeptec, o comprimento é o mínimo possível pra um cardan, o garfo ficou encostado na junta elástica). A suspensão de trás usa umas molas meio suspeitas que são estupidamente duras, então ainda não acho que o cardan trabalhe com a suspensão. Quanto às molas, ainda não fui no moleiro, mas vou deixar somente umas 3 ou 4 molas do conjunto (agora são 7). Isso quando o jeep tiver saúde pra chegar no moleiro.
7 - Quisera eu estar com o jeep na fase de colocar guarda pó! Ainda não tem nada pra atrapalhar ali, exceto a carroceria (vou verificar de novo com atenção, mas não acho que seja isso).
Obrigado pelas respostas, aguardem novidades!
felipemendes
14/07/2008, 07:03
Em tempo, não achei em nenhum manual a especificação dos retentores de óleo dos garfos da caixa de transferência. Alguém sabe?
felipemendes
26/07/2008, 22:44
Troquei a mola que trava a alavanca por uma mais comprida, mas o problema persiste.
O que observei é que a alavanca pula não nas arrancadas, como eu havia dito antes, mas sim nas desacelerações. Peguei o manual do Jeep, e olhei a vista explodida da caixa de transferência, mas não achei ainda explicação. Imagino que tenha alguma relação com as engrenagens diagonais do overdrive.
Alguma luz, Leopoldo?!
Lucas Nassif
26/07/2008, 23:23
O que observei é que a alavanca pula não nas arrancadas, como eu havia dito antes, mas sim nas desacelerações. Peguei o manual do Jeep, e olhei a vista explodida da caixa de transferência, mas não achei ainda explicação. Imagino que tenha alguma relação com as engrenagens diagonais do overdrive.
Isso aconteceu com o Jeep de um amigo meu!
Podia pisar a vontade, que a alavanca ficava quietinha lá! Mas no freio motor, principalmente de 4x4 reduzida (pra descer um barranco, por exemplo) ela pulava. Entao, sempre tinha que ter alguem com ele nessas horas, pra ficar o pé lá segurando a danada!!
Falei pra ele tirar uma porquinha que tem perto das alavancas.
Ao tirar essa porquinha, sai uma mola. O que tem que fazer? Dar uma pressão na mola, e caso isso não seja possivel, substituir!
Bem, ele seguiu esses passos, deu a pressão na mola e pos de novo! Acabou o problema!
Não sei se foi isso que vc fez, mas tá aí a dica!
:concordo:
leopoldo
27/07/2008, 01:31
Se não for a mola da trava, essa mesma debaixo da porquinha, pode ser eixo desalinhado .... neste caso tem folga no rolamento ou no carretel.
Existe também a possibilidade de algum mestre da burrice ter " frezado = danado" os dentes da sua engrenagem.
felipemendes
27/07/2008, 13:06
Lucas/Leopoldo,
Obrigado pelas respostas. Como falei, troquei a mola por uma de mesma espessura, porém mais comprida. A alavanca ficou um pouco mais dura, mostrando que a mudança foi efetiva. Porém, o problema continua.
Se for folga no carretel ou no eixo, imagino que trocar o pino chorão vai resolver. Só pra eu ter certeza, coloquei uma página do manual como referência. O que exatamente eu devo procurar quando for abrir a caixa?
Leopoldo, a folga a que vc se refere é no carretel (34)? A árvore primária (46) está sem folgas, já chequei. Em tempo, não escuto nenhum ruído anormal que pareça vir da t-case.
Obrigado de novo!
leopoldo
27/07/2008, 22:05
o 44 engata no 43 através de dentes retos que PODEM ter sido frezados por algum "expert em burrice", mas é uma possibilidade e explicaria a tendencia me escapar.
O carretel, para ter influência nisso teria de apresentar uma grande folga, mas para isso apresentaria também um bom ruído funcional.
o 44 engata no 43 através de dentes retos que PODEM ter sido frezados por algum "expert em burrice", mas é uma possibilidade e explicaria a tendencia me escapar.
O carretel, para ter influência nisso teria de apresentar uma grande folga, mas para isso apresentaria também um bom ruído funcional.
Leopoldo,
meu mecanico falou que não tem como engatar a 4x4 com o jeep em movimento pq as engrenagens são retas...
Pergunto, teria como fazer engrenagem de uma maneira que pudesse engatar e desengatar em movimento?
leopoldo
27/07/2008, 23:02
... teria como fazer engrenagem de uma maneira que pudesse engatar e desengatar em movimento?
Desengatar a 4x4 isso já pode. Sempre pôde.
Engatar a 4x4 em movimento é possível desde que vc tenha a roda livre manual e esta esteja travada no 4x4.
Já engatar a redução é outra história. Possivel é mas não nesta caixa. Vc necessitaria desenvolver um novo par de engrenagens com um sincronizador. Porem, teria de ser outra caixa, projetada por vc.
Agora fiquei com uma dúvida amadora.
Quando se engata a reduzida, é normal ela fazer um som caracteristico, além do barulho do motor? Um som de engrenagens girando mesmo. Ou isso é uma peculiaridade do meu Jeep?
felipemendes
28/07/2008, 09:23
Fiquei com vergonha de perguntar, mas imaginei que um garfo pegasse na 44 e outro na 43. Realmente pode ser isso: ou fresaram "pra entrar mais fácil" ou as engrenagens gastaram de tanto alguém tentar passar pra overdrive em movimento. Agora é desmontar e ver. Espero não ter que trocar as duas engrenagens... :putz:
Outra pergunta: tem problema misturar uma engrenagem usada em bom estado com uma nova?
Danniel Pizatto
28/07/2008, 09:40
Outra pergunta: tem problema misturar uma engrenagem usada em bom estado com uma nova?
Dependendo do estado, trocar só uma não vai resolver o problema.
Num outro jeep que tinha, estava com este problema de desengatar no freio-motor. Troquei só a engrenagem louca e não resolveu.
Na reforma do atual aproveitei e troquei as duas.
leopoldo
28/07/2008, 18:32
Felipe,
O jeep NÂO tem overdrive.
leopoldo
28/07/2008, 18:34
Quando se engata a reduzida, é normal ela fazer um som caracteristico, além do barulho do motor? Um som de engrenagens girando mesmo.
Vc está escutando o som característico de engrenagens de dentes retos trabalhando.
A ré faz o mesmo barulho, porém em um frequencia diferente.
Se o seu jeep fosse de 1º marcha seca (dentes retos, o mais antigo) ia ouvir um som semelhante.
felipemendes
28/07/2008, 18:37
Felipe,
O jeep NÂO tem overdrive.
Como é que se chama o contrário de "reduzida"?
Felipe,
4x4 high,
ou:
normal...
abraços.
leopoldo
28/07/2008, 18:41
Já expliquei isso na 1º mensagem da página 2 deste tópico
Vc está escutando o som característico de engrenagens de dentes retos trabalhando.
A ré faz o mesmo barulho, porém em um frequencia diferente.
Se o seu jeep fosse de 1º marcha seca (dentes retos, o mais antigo) ia ouvir um som semelhante.
Obrigado pela explicação detalhada, Leopoldo! :concordo:
Sempre quis saber o que era 1ª marcha seca também. :mrgreen:
Outra pergunta, a primeira não reduzida desengata no freio motor. O que pode ser? Engrenagem gasta?
Abraços
Danniel Pizatto
28/07/2008, 23:33
Se o câmbio tiver a 1ª sincronizada, pode ser macaquinhos (cachorretes), engrenagens fresadas, mola da alavanca na tampa..
Se for o 1ª seca eu não conheço muito pra te dizer :P