Ver Versão Completa : Tração 4x4
Roberto Gomes
03/07/2008, 14:05
Recentemente andei com minha L200 94 na areia. Estava tracionada. Tudo ia bem até que entrei numa areia mais fofa e ela começou a patinar. Observei que deslizava uma roda dianteira e outra traseira. Alguém sabe dizer se isso é normal? Não deveriam rodar as 4 rodas ao mesmo tempo, ou seja, os diferenciail não deveriam estar bloqueados ou pelo menos o dianteiro?
DieselPower
03/07/2008, 14:18
Roberto,
É perfeitamente normal. É por esse motivo que o diferencial esta lá, essa é a função dele.
Diferencial bloqueado: Apenas na Sport ou Outdoor o possuem, e tem o botão de bloqueio (100%) do diferencial traseiro (apenas traseiro) no painel.
Outros veículos, assim como a nova Savana são equipados com LSD, diferencial com escorregamento limitado. Sendo assim, neste caso, quando o diferencial "percebe" que uma roda esta "girando em falso", envia torque para a roda oposta. Mas todos os veículos possuem este sistema apenas no traseiro.
Mas seria o bixo ter bloqueio nos dois eixos!
Não se preocupe, sua picape esta normal.
Abraço.
Roberto Gomes
04/07/2008, 13:39
Obrigado pelos esclarecimentos DieselPower, mas vc ou alguém, poderia me dizer por que não podemos rodar no alfalto com a tração nas quatro rodas. Fora o desgaste desnecessário e o consumo, sem falar que no manual a recomendação é pra só usar atração em areia, lama ou neve, há relatos que rodando com tração 4x4 no asfalto fazendo curva a direção fica estalando e pode quebrar. Imaginei que era porque era bloqueada e assim sendo não haveria a compensação nas curvas.
DieselPower
04/07/2008, 14:44
Não se pode andar com o 4x4 em piso com aderência, pois estes veículos não possuem diferencial central. Ou seja, as rodas dianteiras e traseiras, em uma curva, irão percorrer uma trajetória diferente e girar em velocidade diferente. Porém a força enviada para o eixo traseiro e dianteiro é o mesmo.
Para perceber isso é bem fácil, com o carro parado e a tração engatada, vire todo o volante para um lado e tente arrancar...
Abraço.
Novo Pálio adventure tem o bloqueio pelo botão no painel.
Alagoano
04/07/2008, 16:26
Mas não confie muito nisso...a nova Palio Adventure e a EcoSport 4wd são para passeios ligts.....BEM lights...
Um dia desses ví uma avaliação da EcoSport 4wd com o Palmeirinha (piloto de rally), o descontentamento dele com o carro era nítido, só faltou dizer q não servia pra nada... hehehehe...acho o Tracker muito mais carro e ainda é mais barato.
Abs!!
DieselPower
04/07/2008, 18:53
Rogerrm,
Não quero ser, nem parecer indelicado, mas você leu o título do tópico?
dudas_308w
04/07/2008, 19:06
Rogerrm,
Não quero ser, nem parecer indelicado, mas você leu o título do tópico?
Diesel... que maldade...!
Rogerrm, o bloqueio novo da Fiat feito pela EATON é um diferencial normal, com uma bobina eletrica que move um eixo travando a caixa de satelites. Dessa forma, a caixa passa a rodar inteira, transmitindo a mesma força p/ os dois semi-eixos, e logo, as duas rodas (bloqueio 100%). Apesar de ser instalado em um carro 4x2, trata-se de um sistema bastante bom. Resolve e muito a vida do usuário "light". Por ser um sistema eletronico, ele interage com CPU do carro, e para de funcionar caso o carro ultrapasse certo limite de velocidade (20km/h acho). Isso previne desgaste desnecessario ou acionamento acidental.
A EATON oferece um bloqueio desse tipo, para ser instalado em diferenciais DANA (jeep e pickup).
Diesel... que maldade...!
Rogerrm, o bloqueio novo da Fiat feito pela EATON é um diferencial normal, com uma bobina eletrica que move um eixo travando a caixa de satelites. Dessa forma, a caixa passa a rodar inteira, transmitindo a mesma força p/ os dois semi-eixos, e logo, as duas rodas (bloqueio 100%). Apesar de ser instalado em um carro 4x2, trata-se de um sistema bastante bom. Resolve e muito a vida do usuário "light". Por ser um sistema eletronico, ele interage com CPU do carro, e para de funcionar caso o carro ultrapasse certo limite de velocidade (20km/h acho). Isso previne desgaste desnecessario ou acionamento acidental.
A EATON oferece um bloqueio desse tipo, para ser instalado em diferenciais DANA (jeep e pickup).
Achei interessante a solução, uma pena ele desligar quando a velocidade passa de 20km/h...
Se acelerar um pouco ele desativa o bloqueio automaticamente.
Posso estar enganado mas acho que deve ter uma roda livre da L200 desligada ou quebrada.
Pq o diferencial dianteiro quando com a tracao ligada gira as duas rodas dianteiras por igual.
Por essa razao que nao podemos utilizar o carro em 4x4 com piso aderente.
Os trazeiros giram independente, mas acredito que os dianteiros deveriam girar por igual.
Edintruder
04/07/2008, 23:48
Se uma ficar no ar ela destraciona a outra. Não tem bloqueio.
Pesquisa por aqui antes que tem muito material pelo site que fala e repete todo esse tópico inteiro.
DieselPower
05/07/2008, 00:41
Posso estar enganado mas acho que deve ter uma roda livre da L200 desligada ou quebrada.
Pq o diferencial dianteiro quando com a tracao ligada gira as duas rodas dianteiras por igual.
Por essa razao que nao podemos utilizar o carro em 4x4 com piso aderente.
Os trazeiros giram independente, mas acredito que os dianteiros deveriam girar por igual.
Discordo. A camionete esta normal.
O eixo dianteiro possui diferencial, assim como o traseiro, portanto ele envia mais torque para a roda com menos tração. Se uma roda estiver no ar, ela irá girar "em falso".
Não podemos utilizar o veiculo em piso aderente porque ele não possui diferencial "central".
Abraço.
Anthoniusnikos
05/07/2008, 01:24
Cavalheiros e amigos, Edin e DiselPower. Sem querer dar uma de esperto, porque tenho muito ainda que aprender, mas me parece que ambos estão com a razão. Porém, em poucas palavras talves seja difícil explicar.
Então vamos a enciclopédia...
Dúvida... ! Diferencial: blocante X não blocante.
Primeiro: A L-200 - 94 tem diferencial blocante ? Ainda não sei !
Trinchando o bloqueio de diferencial
http://www.planetaoffroad.com.br/fotos/block_dif01.jpgO primeiro passo para entender o funcionamento do bloqueio de diferencial é saber o que é e como atua o próprio diferencial. O diferencial é um dispositivo mecânico - aquela 'bola' que fica no meio do eixo - que compensa a diferença de distância percorrida entre as duas rodas de um mesmo eixo durante uma curva, . Em uma curva, a roda externa percorre uma distância maior que a interna. Nesta situação, a diferença entre as distâncias é compensada no diferencial através de um sistema de engrenagens cônicas, as planetárias e satélites.
Sem o trabalho do diferencial a roda interna à curva patinaria tentando percorrer a mesma distância da roda externa ou pior, em pisos com boa aderência, ocorreria a torção ou até mesmo a quebra do eixo.
Bloqueio de diferencial
Imprescindível no uso normal, o diferencial pode ser um problema no uso fora de estrada. Se uma das rodas perde aderência com o solo ficando suspensa ou encalhada em um atoleiro, o diferencial 'entenderá' que esta roda pode estar do lado de fora de uma curva e enviará mais torque para ela que oferece menor resistência. Com isto, deixará a outra roda, que ainda tem condições de tração, praticamente sem nenhum torque, paralisando o veículo. Nestas condições, o bloqueio de diferencial entra em ação. Composto de um sistema de engrenagens que iguala e direciona a força proveniente do eixo cardã para os dois semi-eixos, oferecendo deste modo torque equivalente para as duas rodas.
Como funciona
http://www.planetaoffroad.com.br/fotos/block_dif02.jpgO bloqueio de diferencial funciona exatamente para fechar, ou seja, anular o funcionamento do diferencial, equalizando o torque para ambos os semi-eixos e possibilitando que a roda que está em contato com o solo também possa girar e mover o veículo. Conforme descrito acima, o diferencial é utilizado para auxiliar o veículo a realizar uma curva, sendo assim é importante deixar claro que o blocante de diferencial nunca deva ser usado em terrenos de aderência plena, como no asfalto, concreto e estradas de terra em boas condições. Com o diferencial bloqueado as rodas não terão mais a compensação para fazer curvas, com isto a roda do lado de dentro irá derrapar dificultando a manobra e até causando danos aos componentes da transmissão. Neste caso a tendência do veículo é seguir em linha reta e quando em velocidade de cruzeiro, em uma estrada com aderência plena, você poderá correr sérios riscos de um acidente.
Tipos de bloqueio
O mercado oferece alguns kits de sistemas blocantes, com acionamento pneumático ou mecânico. Estes kits podem ser instalados no diferencial traseiro, o que é mais comum, ou até mesmo no dianteiro, porém oblocante na dianteira torna ainda mais difícil a realização de manobras e curvas, porque o controle do volante fica muito pesado.
http://www.planetaoffroad.com.br/fotos/block_dif03.jpgÉ possível encontrar modelos de blocantes como o importado ARB Air Locker, que funciona através de uma bomba pneumática e é acionado de dentro da cabine. Sua maior vantagem é que, quando desligado, funciona como diferencial normal. Seu acionamento, feito de dentro do carro, através de ar comprimido, desloca o acoplamento e estabele uma ligação entre a caixa das satélites e uma das planetárias, anulando o funcionamento do diferencial
Outro tipo de bloqueio é o Detroit Locker, cujo funcionamento se baseia em desengatar automáticamente o semi-eixo que estiver girando mais rápido que a coroa. Este modelo mantém o diferencial sempre bloqueado. Em uma curva, em piso com aderência plena, o sistema desacopla a roda externa transmitindo o torque para a roda interna. Pode-se ouvir um 'claque' vindo do diferencial, o que é normal.
Por último existe o diferencial de deslizamento limitado que, quando uma roda patina, bloqueia parcialmente o diferencial, algo em torno de 70%, transmitindo torque para a outra roda. Pode ser encontrado nas picapes Ranger 4x2, F-100, F-1000 e em alguns modelos importados. O uso constante provoca um desgaste acelerado e a porcentagem de bloqueio tende a diminuir. Com o tempo, o bloqueio perde sua função e pode quebrar dentro da caixa do diferencial provocando prejuízos maiores.
Quando utilizar o bloqueio
Em outros países o uso do blocante é visto como "ecologicamente correto". Apesar de soar estranho, no fundo é bem verdade, já que evita que pneus derrapem e possam cavar mais fundo ainda as trilhas deixadas pelo caminho que, com as chuvas, transforma-se numa erosão. http://www.planetaoffroad.com.br/fotos/block_dif04.jpg
A Mitsubishi, por exemplo, vende, no mercado externo, a Pajero com blocante no diferencial traseiro.
O bloqueio deve ser usado sempre que enfrentar trechos fora de estrada com lama, areia ou pedras, que ofereçam um mínimo de deslizamento e atrito. Seu uso é fundamental quando uma das rodas perde o contato com o solo ou, em atoleiros, quando uma roda patina sem transmitir tração ao solo.
ou...
Bloqueio de diferencial (http://www.foradeestrada.com.br/novo/index.asp?canal=mecanica_04)
http://photos1.blogger.com/blogger/5674/1539/1600/001.2.jpg (http://www.foradeestrada.com.br/novo/index.asp?canal=mecanica_04)Andar com o veículo em linha reta é muito simples. O carro do desenho animado dos Flintstones, com as rodas inteiriças de pedra faz muito bem essa função.
Basta colocar os pés no chão e empurrar. Mas, os atuais precisam mudar de direção, entrando em uma esquina ou fazendo uma curva. Para isso existe o diferencial. Então, como esse sistema funciona?
Imagina um carro fazendo uma curva! Agora pense apenas no eixo dianteiro para ficar mais simples.
As duas rodas não descrevem a mesma trajetória, pois a de fora faz um arco nitidamente maior. Se o eixo de tração fosse rígido, haveria um escorregamento do pneu que está na parte interna, pois a velocidade angular é muito grande.
Para compensar a diferença existem entre as duas rodas, os engenheiros e os primeiros projetistas de carros criaram o diferencial, um mecanismo simples, robusto e compacto, além de eficiente. No interior da peça existe um conjunto de engrenagens, chamadas satélites e planetárias. Através da composição dos movimentos de todos os equipamentos, o veículo compensa a diferença de velocidade entre as rodas motrizes.
http://photos1.blogger.com/blogger/5674/1539/1600/002.1.jpg (http://www.foradeestrada.com.br/novo/index.asp?canal=mecanica_04)Assim, temos uma tração suave e sem patinar (escorregar), mesmo nas curvas. Problema solucionado para trafegarmos em curva nas grandes cidades. Porém, o mesmo benefício pode ser um grande problema na prática off-road, afinal andar em piso firme é só para durante a semana. Uma situação bem freqüente na trilha é uma das rodas motrizes perder a aderência do solo, enquanto a outra permanece em contato.
Quem não esteve em uma situação assim? A roda que está no ar gira em falso, consumindo toda a potência transmitida ao diferencial, impedindo que o veículo se movimente. E olha você lá no meio do mato, pendurado e sem conseguir sair. Com certeza, a prática do fora de estrada estaria em muito comprometida. Para solucionar esse problema foi criado o diferencial de escorregamento progressivo ou positraction.
Abraços
Anthoniusnikos
Roberto Gomes
05/07/2008, 11:35
Obrigado a todos. Foi muito esclarecedor. Um abraço.
DieselPower
05/07/2008, 16:50
Boa explicação Anthonius, perfeito. É o que eu e o Edin tentavamos dizer, mas assim ficou mais fácil para que os outros entendam.
Ah, L-200 1994 não tem bloqueio. As únicas L-200 com este artifício são as Sport e as Outdoor.
Abraço!
Anthoniusnikos
05/07/2008, 22:53
É isso aí DieselPower. A gente vai aprendendo...! Quando se pensa que está tudo claro, e que já se sabe o suficiente, fica nebuloso outra vez, daí tem que discutir novamente até ficar claro de novo.
Eu também tinha essa dúvida.
Quem sabe tenhamos novidades de novo.
Teoria e prática tem que caminhar juntas.
Abração
Anthoniusnikos
O que eu achava que tinha entendido e agora fiquei confuso novamente é o seguinte.
1 - Se as rodas são capazes de girar em rotações diferentes (uma parada e outra rodando) não vejo porque não poder utilizar em pisos aderentes (visto que basta que as rodas girem em rpm diferentes para percorrer distancias diferentes)
2 - Se as rodas não são capazes de girar em rotações diferentes é o funcionamento do bloqueio.
Não consigo entender qual a terceira opção (diferencial central). Sempre achei que os tais diferenciais centrais fossem diferenciais comuns (iguais aos traseiros) com a opção de bloqueio (no painel por exemplo ou com mecanismos automaticos tipo o positraction).
Em resumo, qual a diferença entre o diferencial comum de um carro com tração dianteira qualquer e o tal diferencial central?
DieselPower
06/07/2008, 23:36
O diferencial "normal" divide a força entre as duas rodas do eixo, o diferencial central divide a força entre o eixo dianteiro e o eixo traseiro.
Em uma curva as rodas internas a curva vão girar um menor número de voltas em relação a roda externa a curva, isto será compensado pelo diferencial.
Porém, há uma diferença entre o número de voltas da roda interna traseira e interna dianteira, e isto em nossos veículos nao é compensado por não possuir diferencial central.
Compreendeu?
Acho que entendi.
Eu sempre achei que o problema do 4x4 em piso seco fosse decorrencia da diferença de rotação entre as rodas internas e externa do mesmo eixo.
O que vc esta me dizendo é que nos veiculos como a Ranger o problema de rodar em pisos aderentes esta na diferença de rotação necessária entre as rodas internas e externas dos eixos diferentes?
Edintruder
07/07/2008, 08:51
Acho que entendi.
Eu sempre achei que o problema do 4x4 em piso seco fosse decorrencia da diferença de rotação entre as rodas internas e externa do mesmo eixo.
O que vc esta me dizendo é que nos veiculos como a Ranger o problema de rodar em pisos aderentes esta na diferença de rotação necessária entre as rodas internas e externas dos eixos diferentes?
Não, é a diferença entre o eixo dianteiro e o eixo traseiro completos.
Os dois cardans ficam unidos na mesma rotação pela CT e durante as curvas os cardans são forçados e manterem a mesma quantidade de voltas, o que em 4x2 não ocorre e o cardam dianteiro gira algumas voltas a mais que o traseiro.
Allan Nielsen
07/07/2008, 11:28
Tem um video da GM (decada de 40) muito interessante explicando como funciona o diferencial.
http://br.youtube.com/watch?v=Em1zQToa_a8
abs
|Vou ver esse vídeo...
Edit@ Muito bom o vídeo, explica legal mesmo
DieselPower
07/07/2008, 18:50
Pois é Edin, tem coisas que parecem tão simples.... Mas acredito que seja simples para nós que estamos sempre "fuçando" e estudando a respeito, provavelmente aqueles que estão começando agora sentem mais dificuldades em entender o que tentamos explicar...
O negócio é ter paciência... E novamnte explicar quantas vezes for nescessário, afinal, é para isso que serve o fórum, ajudar-mos uns aos outros!
Se ficou alguma dúvida podem perguntar.
Abraço pra galera!