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Luizinho
02/07/2008, 23:14
Aos 120.000km instalei na Ranger os bicos injetores do Maurício da Rasch Motoren. Fiquei extremamente satisfeito,mas como a vazão dos bicos é grande e a Bomba Injetora já tinha algum desgaste, dependendo da posição que a bomba parava , a Pick-up não pegava de estalo.
A solução foi uma bomba nova que também já veio preparada pela Rasch. Porém como era da minha intenção colocar a TGV (adiado para os 160.000km), o Maurício me recomendou colocar a bomba com o ponto mais adiantado.
Para quem não sabe, no Diesel quanto mais adiantado o ponto (dentro de um limite), mais se ganha em alta e se perde em baixa.
Como minha Pick-up tem uma relação curta e o volume de diesel aumentou bem achei que iria ficar legal. No entanto a perda em baixa foi bastante significativa, não me deixando 100% satisfeito, porém temporariamente ficou assim.

Sendo minha Pick-up 2.5 e tendo a 2.8 um intercooler maior, acabei comprando um desse usado para colocar quando instalasse a TGV.

Aproveitando a revisão dos 140.000km onde substituímos a embreagem entre outras coisas aproveitamos e colocamos o intercooler maior da 2.8.

O resultado, Graças à Deus, foi uma surpressa.
-Grande parte do Torque perdido em baixa foi recuperado;
-a Fumaça diminui;
-fico mais tranqüilo de acelerar, pois uma quantidade maior de ar está sendo refrigerada;
- e fundamental, o consumo melhorou em até 0,5km/l.

A troca é trabalhosa porém usa-se procedimentos simples.
É necessário além do intercooler da 2.8 (qualquer ano) que só é viável comprar usado (o meu comprei na Renon Diesel=R$350,00) a compra da coifa do radiador (defletor) da 2.8 (qualquer ano), esta é melhor comprar na autorizada Ford (+-R$90,00).
Na coifa tem de se fazer dois furos quadrados (fizemos com ferro quente) para fixação da abraçadeira da mangueira d’água e o suporte lateral (esquerdo obviamente) tem de ter suas dobras desfeitas. O resto é só desmontagem e montagem, não foi necessario retirar o radiador de água.

Anthoniusnikos
02/07/2008, 23:30
Belo trabalho Luizinho.
Com a economia de 0,5 Km/l, acredito que aos 10.000 Km está tudo pago, iclusive a TGV + turbina nova.
Abs

Luizinho
03/07/2008, 09:25
Minha busca era por desempenho e durabilidade (ar mais frio para dentro do motor) a economia foi um Bônus.

DieselPower
03/07/2008, 13:52
Luizinho, e em relação ao tamanho, qual a difereça entre o intercooler da Ranger 2.5, 2.8 e 3.0?
Você conhece as medidas de todos eles?
Abraço.

Luizinho
03/07/2008, 16:30
DieselPower,

Ao que me consta o da 2.8 e da 3.0 são iguais.

O da 2.8 aparenta ter quase o dobro da espessura do da 2.5. Altura e largura são iguais.
Calculo que tenha um volume de ar 70% maior no da 2.8.
Esta reserva da ar a mais já disponivel na linha da admissão antes da turbina realmente pressurizar é que faz diferênça na pega em baixa.
O ideal seria ter um que pegasse a frente toda da Pick-up, mas aí seriam várias modificações a serem feitas e eu estou querendo algo mais plug'n play.