Ver Versão Completa : Rancho 9000XL na Ranger
Luizinho
02/07/2008, 22:34
Finalmente, após uma longa espera, os amortecedores Rancho 9000XL chegaram para serem colocados na Ranger.
Estes são os novos modelos da Rancho, com pistões maiores, pressurizados, nove regulagens, prateados ( os X são brancos).
O mais rápido possível eu mesmo instalei os brinquedos na Ranger.
Agora depois da uma avaliação de aproximadamente 4.000km, posso relatar aos senhores que foi uma das melhores aquisições que fiz para a Pick-up. Só seria melhor se fosse mais barato. Estou usando a regulagem n° 5 na frente e n° 4 atrás.
Claro que o comportamento dinâmico foi elevado para um outro patamar, mas o que mais me surpreendeu foi a importância do trabalho dos novos amortecedores traseiros. Eu esperava que o fato da dianteira ficar mais contida seria o maior ganho, no entanto o fato da traseira da Pick-up ficar mais firme acabou com aqueles pulinhos desagradáveis que toda Pick-up faz quando passa em irregularidades e acabam tirando o veículo da trajetória ideal.
Agora mesmo em curvas com “costelinhas de vaca” a traseira não quer escapar. Mesmo em curvas em ondulação a Pick-up não quer pular para a outra pista. A frenagem melhorou pois a transferência de peso diminuiu. Andando em paralelepípedo aqueles “soquinhos” acabaram.
E O MAIS IMPORTANTE: A pick-up não ficou dura, ficou firme, acabando com aqueles balanços indesejáveis aumentando assim o conforto e a segurança.
Veredicto,
Dinheirinho muito bem gasto, recomendo a todos investirem em bons amortecedores, os quatro, não somente os dianteiros.
Agora estou ansioso com a chegada dos ProComp MX6 para a Explorer quadradinha.
Anthoniusnikos
02/07/2008, 23:13
Bela dica Luizinho, esse pulinhos e escapada de traseira, principalmente nas ruas de paralelepípedos, está acontecendo com a minha.
E esse negócio da regulagem n° 5 na frente e n° 4 atrás ? É a melhor regulagem ?
Aquí no Fórum sempre falaram bem dos amortecedores Rancho 9000XL. Então vale o investimento ?
Abs
Luizinho
02/07/2008, 23:19
Valem cada centavo.
Se é a melhor regulagem eu não sei, é a que estou usando. Infelizmente não tive tempo de fazer mais testes. Para você ter idéia estava querendo postar os tópicos que postei hoje a mais de um mês. Assim que der farei mais testes. Mas desta forma fiquei extremamente satisfeito com o resultado.
luizinho,
onde vc comprou os rancho xl???? e se possivel, quanto foi??
é pq um tempo atras eu estava atras dos rancho 9000x e 9000xl, mas liguei em tudo quanto é loja mas ninguem tinha os 4 amortecedores certos para a ranger. algumas lojas até me deram uma estimativa de preço mas as variações eram muito grandes....de 300 até 600 reais cada. e não sabiam quando iam chegar. aí resolvi deixar de lado e fica com os originais....
Luizinho
03/07/2008, 09:23
Jera,
Comprei nos EUA, paguei U$99,00 em cada, mas acabei gastando quase o mesmo valor para traze-los pois não embarcam no avião. Hoje compraria os ProComp aqui no Brasil (assim com fiz para a Explorer) pela facilidade. Mas tem um usuário do Fórum vendendo uns quase novos, Talvez seja uma boa opção. Valer o investimento te garanto que vale.
Luizinho,
Na Explorer, colocou qual modelo do Procomp? O MX6 com regulagem ou os da séris ES?
Qual tua avaliação desses amortecedores?
[]'s decidindo qual Procomp comprar...
Luizinho
03/07/2008, 11:14
Cbridi,
Ainda não recebi os ProComp para a Explorer. Devo estar recebendo por volta do dia 8/7/08. Já foram liberados da ProComp na Brasil e o Murilo da Todo Terreno está esperando eles chegarem em BH para despachar para mim.
Escolhi um jogo de MX6 mais um Kit de amortecedor de direção (este se não me engano é o ES). Estou contando que na Explorer a mundança seja ainda mais percepitível do que na Ranger pois ele é bem molenga.
Assim que instalar e rodar um pouco, vou fazer um tópico.
cantodopirão
03/07/2008, 11:40
Caros colegas,
Qual seria o modelo Procomp para Ranger 4x4 2003?
Qualquer oficina pode montar?
Saudações!
FleckRanger
03/07/2008, 12:15
Bem, já comentei antes em outros tópicos e aconselho novamente:
Para o pessoal aqui do Sul vale a pena ir até o Chui e colocar os Ranchos lá.
Paguei R$ 950,00 os quatro em março, com o dolar ainda a R$ 1,78. Hoje deve estar mais barato ainda.
Abraços.
como e a regulagem? a ar?
tem bl na sua pickup?
tem que ter compressor?
tem foto?
desde ja agradeco....
Só ajudando com mais info,
No meu Troller tenho 4 ranchos serie XL (nova). Eles tem 9 regulagens, e voce regula através de um pequeno botão no corpo do amortecedor. O Wallace, da Sigma 4x4, tem esses amortecedores com preços muito bons (cerca de R$ 360,00 cada) e prazo bom de entrega. Comprei meus 4 com ele.
http://www.boonic.com/imgml/gen.php?s=MLB&f=72424695_5700.jpg&v=Ihttp://www.shockwarehouse.com/images/site_images/300453.jpg
Esta a venda também um kit remoto, que então voce pode controlar a rigidez de dentro da cabine. O kit já vem completo com compressor, mangueiras, valvulas, etc. Comprei o meu e estou esperando chegar, mas que deve ficar o bicho, fica. Na minha proxima Ranger, irei colocar 4 XL e kit interno, com certeza!
http://images.autoanything.com/images/products/med/Suspension/rancho_in_cab_remote.jpg
http://www.rockcrawler.com/features/newsshorts/04july/rancho_remotekit.jpg
DieselPower
03/07/2008, 14:04
Ojaneri,
Só uma pergunta, regulagem de 1 a nove, sendo 1 mais macia e 9 mais firme?
Abraço.
Luizinho
03/07/2008, 16:41
A regulagem mais macia é a 1 logo a mais dura a 9.
dudu83,
Acho que a explicação do Ojaneri já deu para entender como funciona.
A regulagem normal é em um Knob no próprio amortecedor. Não necessita da nada a mais além do próprio amortecedor.
Opcionalmente a Rancho oferece um Kit de regulagem interna que inclui compressor, mangueiras, relógio e outras pecinhas menores.
Não coloquei o Kit fundamentalmente pois li um relato aqui no Fórum de alguem que apanhou com o compressor até chegar no ponto ideal da instalação.
Minha Pick-up não tem BL e anda com os Michelin LTX AT 31x10,5x15 nas rodas originais da XLT.
Vou ver se tiro fotos não só dos amortecedores, como também das buchas do estabilizador da Energy, dos discos fresados e dos protetores da Todo Terreno.
dudas_308w
12/01/2009, 12:52
Peguei na quarta passada, com o Wallace da Sigma 4x4. Apesar da variação do dolar, preço muito proximo do que nosso colega comentou.
Infelizmente ele nao tinha os dianteiros pronta entrega, entao ficaram para daqui a umas semanas.
Uma coisa que eu nao consegui equacionar ainda, foi a posição de montagem do amortecedor do lado do passageiro. Segundo a orientação do fabricante, a haste (rod) fica para cima, o que obriga o botao de regulagem a ficar abaixo. Ae a unica posição de montagem, é com a regulagem para frente, pois se tentar colocar virado para tras, ela encosta no eixo (na ranger é um virado p/ tras e o outro para frente) e nao permite regulagem. Acabei deixando para frente mesmo, e vou bolar algum tipo de protetor. Nao quero que uma pedra danifique o botao de regulagem.
depois, quando montar o controle remoto, inverto a posição do amortecedor, colocando a regulagem virada para o eixo, já que nao vou precisar por a mao lá mesmo...
as impressoes são as mesmas dos demais amigos... Muda muito!
para nao correr o risco de me enganar, peguei um trecho de costelas da estrada do sitio, e passei diversas vzs na mesma velocidade e mudando as regulagens. É nitido o barulho que vem do painel, e os trancos na carroceria passando na posição mais dura, e mudando-se para a mais mole, o silencio e o controle do carro.
E isso por que coloquei somente os de trás. Nao vejo a hora de colocar os dianteiros, e o controle remoto. Esse é um acessorio que vale cada centavo..:concordo:
abs
TylerNTL
12/01/2009, 14:15
Dudas, vc podia comentar qual a ordem de grandeza do ivestimento do sistema com regulagens internas? Quanto de peças e de instalação?
dennis de oliveira cavalc
13/01/2009, 00:44
tem esses amortecedores para a hilux?
So servem para uso off road?
Abs
nelsonnrc
13/01/2009, 12:26
tem esses amortecedores para a hilux?
So servem para uso off road?
Abs
Tem sim, colocando nas regulagens mais leves vc pode andar até como se estivesse em um cadillac :mrgreen:
Abs
dudas_308w
13/01/2009, 12:40
Dudas, vc podia comentar qual a ordem de grandeza do ivestimento do sistema com regulagens internas? Quanto de peças e de instalação?
Thelmo,
o investimento foi de US$ 250,00 lá na propria gringolandia. Trouxe debaixo do braço em uma viagem ha mais de ano e meio.. porém, acredito que se consiga ele por aqui. O colega Nelson comenta da opçao Wireles, mas eu acho que a Pneumatica da conta do recado.
Nao montei o sistema de regulagem ainda, pois vou aguardar a chegada do par dianteiro. Porem, parece-me bem simples e acredito que ficará melhor montado por mim, do que pagando a alguem. O kit é bastante bem explicado, e na verdade o trabalho consiste em uma minima instalaçao eletrica do compressor, cortar os tubos na medida certa, e aparafusar as conexoes com criterio. Nada que exija mais que boa vontade e atenção.
abs
TylerNTL
13/01/2009, 14:49
US$ 250 pelo controle certo? Mais uns R$ 350 por cada amortecedor?
Qual e expectativa para a vida útil dos amortecedores? Tem garantia (em tempo ou km´s rodados?)
Se a vida útil estimada for maior que a de cofap normal de R$ 180, dá para se convencer da viabilidade do up-grade facilmente.
Basta considerar a substituição (preventiva ou corretiva) dos 04 amortecedores atuais, analisar o ganho de conforto e vida útil do amortecedor novo e tchau!!!
Desculpem ressuscitar o tópico, mas foi o mais completo que achei.
Tenho uma cabine simples 2005, e to achando muuuito dura, já baixei a calibragem dos pneus(falken) e mesmo assim nao melhora.
E na estrada é um perigo passar num solavanco ou buraco, parece que a traseira da camionete(vazia) pula e fica desgovernada.
Aí estou pesquisando na internet, uns dizem que o amortecedor tem que ser mais duro, outros dizem o contrário... Eu só sei que preciso melhorar essa suspensão.
Outro problema é que não estou encontrando amortecedores ajustáveis para a traseira, os da rancho devem ser os 999112, mas em todo lugar que procuro estão indisponiveis, e no site nacional da monroe eles nem constam.
Fora eles pesquisei sobre os Procomp e aquela marca nacional off... que cobra 1400 reais por cada amortecedor ajustável, ou seja inviável.
Alguém pode ajudar?
Obrigado
RicardoFLN
13/03/2017, 12:34
Desculpem ressuscitar o tópico, mas foi o mais completo que achei.
Tenho uma cabine simples 2005, e to achando muuuito dura, já baixei a calibragem dos pneus(falken) e mesmo assim nao melhora.
E na estrada é um perigo passar num solavanco ou buraco, parece que a traseira da camionete(vazia) pula e fica desgovernada.
Aí estou pesquisando na internet, uns dizem que o amortecedor tem que ser mais duro, outros dizem o contrário... Eu só sei que preciso melhorar essa suspensão.
Outro problema é que não estou encontrando amortecedores ajustáveis para a traseira, os da rancho devem ser os 999112, mas em todo lugar que procuro estão indisponiveis, e no site nacional da monroe eles nem constam.
Fora eles pesquisei sobre os Procomp e aquela marca nacional off... que cobra 1400 reais por cada amortecedor ajustável, ou seja inviável.
Alguém pode ajudar?
Obrigado
Eschmit,
Rancho pra traseira da ranger pelo que já procurei é mosca branca mesmo!
Na minha "pequena" lista de melhorias na minha ranger, está a colocação dos amortecedores por fora do chassi/feixes de mola. Fazendo isso aí dá até pra pensar em mudar um pouco a distância entre os suportes de forma a colocar um Rancho de outra medida que seja possível achar por aqui. Aquela posição original dos amortecedores é uma viagem das grandes! Vai contra a boa engenharia de suspensão, que recomenda a colocação dos amortecedores o mais próximo possível das rodas.
Eu ando na minha sem as barras "estabilizadoras", o que já melhora um pouco o desempenho da suspensão!
Abs.
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