PDA

Ver Versão Completa : Roda livre dianteira ligada

wladimircapelo
02/07/2008, 12:04
Caros colegas,
levei o jeep recentemente para lavar e quando peguei não percebi que a roda livre esquerda dianteira estava ligada. Cheguei a andar alguns kilometros na cidade com ela nesse estado. Quando percebi voltei a chaveta para a posição 4x2 imediatamente. Fiquei na dúvida se isso pode ter causado algum dano a roda livre. Alguém sabe se isso pode ter ocorrido?

Obrigado.
Wladimir

Sergio Rocha
02/07/2008, 12:56
Caros colegas,
levei o jeep recentemente para lavar e quando peguei não percebi que a roda livre esquerda dianteira estava ligada. Cheguei a andar alguns kilometros na cidade com ela nesse estado. Quando percebi voltei a chaveta para a posição 4x2 imediatamente. Fiquei na dúvida se isso pode ter causado algum dano a roda livre. Alguém sabe se isso pode ter ocorrido?

Obrigado.
Wladimir

Não acontece nada.

[]'

Pedrão B.
02/07/2008, 14:50
Não acontece nada.

[]'

A roda-livre existe para que o diferencial não fique virando à toa, se desgastando e consumindo mais combustível.
Com certeza o lavador deu uma xeretada na RL.
[]'s

wladimircapelo
02/07/2008, 16:55
Eu imaginei que o consumo poderia ficar mais elevado se permanecesse muito tempo com ela liagada, mas o meu medo era danificar de alguma maneira o dispositivo mecanico da roda livre ou causar algum dano ao diferencial. Pelo visto então não preciso me preocupar. VAleu pela atenção...

Wladimir

Sergio Rocha
02/07/2008, 19:46
A roda-livre existe para que o diferencial não fique virando à toa, se desgastando e consumindo mais combustível.
Com certeza o lavador deu uma xeretada na RL.
[]'s

A diferença de consumo é imperceptivel, existe muita lenda a respeito.Claro que o ideal é desligar, mas existem centenas de jeeps que rodam anos e anos com a famosa tampa cega, sem roda livre e não acontece absolutamente nada.Se houvesse esse desgaste, que falam, imagine o que aconteceria com o traseiro que SEMPRE trabalha.

[]'

wladimircapelo
02/07/2008, 21:48
Na verdade ja havia andado com as duas rodas livres ativadas, mas a minha insegurança foi ao rodar com uma só no modo 4x4. Imaginei que isso poderia trazer algum dano para o diferencial.

joão k. chikui
02/07/2008, 23:03
Wladimir
Não estraga nadinha. Como teu Jeep não deve ser blocado a diant, a ponta de eixo que virar , vai ser "neutralizada" pela caixa de satèlites , nem transmitindo rotação para o cardã.

wladimircapelo
03/07/2008, 00:23
Valeu pelos esclarescimentos. Fico mais tranquilo. Obrigado a todos.

a.veiga
03/07/2008, 11:15
Gente me socorram por favor, aproveitando o tópico eu queria saber o seguinte eu to com uma roda livre ruim e a outra esta boa, aqui na minha região só vende o par q custa em torno de 500,00 e eu acabei de trocar Kit de embreagem e fiquei descapitalizado. O meu mecanico sugeriu travar a roda livre na posição 4x4 de um lado e o outro lado ficaria livre, qdo eu quisesse ligar a tração eu ligaria o lado q esta livre, fora isso rodaria normalmente sem problemas. Tem algum problema ficar assim por um tempo? muito obrigado antecipadamente.
[]´s

Sergio Rocha
03/07/2008, 18:12
Gente me socorram por favor, aproveitando o tópico eu queria saber o seguinte eu to com uma roda livre ruim e a outra esta boa, aqui na minha região só vende o par q custa em torno de 500,00 e eu acabei de trocar Kit de embreagem e fiquei descapitalizado. O meu mecanico sugeriu travar a roda livre na posição 4x4 de um lado e o outro lado ficaria livre, qdo eu quisesse ligar a tração eu ligaria o lado q esta livre, fora isso rodaria normalmente sem problemas. Tem algum problema ficar assim por um tempo? muito obrigado antecipadamente.
[]´s

Procure nas lojas em SP (garra,gama,donatti etc) que mesmo com frete as Rl para jeep não custam tudo isso.

Eu deixaria ligado os dois lados.Tem muito jeep que não tem Rl e roda normalmente sem problemas.

[]'

jeisonk
03/07/2008, 20:33
Eu deixaria ligado os dois lados.Tem muito jeep que não tem Rl e roda normalmente sem problemas.

X2

Só cuide pra não ligar a tração dentro da cidade.
A Ranger é assim (algumas), tá sempre rodando o diferencial dianteiro.

[]'s lembrando das minhas primeiras perguntas no fórum

a.veiga
03/07/2008, 21:48
eu sei q o ideal seria comprar o par, mas $$$ ta curta, vou acatar a opnião de vcs! muito obrigado!
[]´s

Willys51or
13/07/2008, 01:43
Roda livre cara a sua!!!! Tem loja em SP vendendo a 260,00 o par.

junior braga
13/07/2008, 12:05
[quote=a.veiga;641004]eu sei q o ideal seria comprar o par, mas $$$ ta curta, vou acatar a opnião de vcs! muito obrigado!
[]´s[/quote

:stop: Deixa o lado direito ligado direto com a flange, e do lado esquerdo a RL que ainda esta boa. Tem umas Toy que é assim, manual somente de um lado.

:concordo: