Ver Versão Completa : Mitos da troca de motor original po AP (duvidas)
camaradaboris
01/07/2008, 18:34
Como comprei este Niva com motor literalmente "desmontado numa caixa" e o bloco tirei do terreno do antigo dono onde fazia +-2 anos que estava lá, e o antigo Dono foi muito honesto em falar tudo isto comigo, p saber onde estava pisando..:lol:
Minhas suspeitas foram confirmadas,:putz: qd o mecanico de minha confiança, levou o motor p retifica p fazer um orçamento, e lá disseram q os pistões estavam muito ruins, o cabeçote nem tanto, mas o bloco teria que passar por um processo q não entendi muito, em q seria cortado e poderia ficar mais fino, e com o tempoooo "poderia" haver até alguma rachadura no bloco... Enfi mpraticamente condenou o coitado...:parede:
Mas de acordo com o rapaz da retifica, o motor AP se incorpora muito bem no Niva não precisando de muita adaptação já que a caixa cai legal p o AP, qd perguntei se lá tinha algum AP usado, achei ele muito sincero ao dizer q tinha um mais de santana 2000 com injeção e q não valia apena p mim ele disse q eu procurasse um AP CARBURADO , de Passat, Del Rey, Pampa, Escort, Verona,Versailes, Golm, Logus... estes carros mais antigos q com certeza acharia um bem mais em conta do que o dele com injeção.
Aí vem minha dúvida o motor AP destes carros tb antigos, se encaixam como uma "luva" no Niva???? :?:
Qto a Documentação, outra pessoa me disse q como o niva é 1991, naquela época os motores não eram marcados,por isto não precisa de nota fiscal do motor na hora do DETRAN , basta mostrar o contrato de venda do motor autenticado e só !! E aí tem fundamento
isto galera???:oops:
e por ultimo achei em um desmanche um motor de um LAIKA, onde o sucateiro disse q era o mesmo motor do Niva, não é nehuma Brastemp rsrs mas tava até baratinho:dance:,e como estava funcionado na propria sucata do LAIKA, ele ligou e pegou sem muito esforço, e me disse que era tirar de um e colocar no outro, achei meio suspeita a conversa pois qd vejo muita facilidade e preço fico desconfiado...
Quem pode me ajudar Galera????
BACALHAU
01/07/2008, 19:28
Como comprei este Niva com motor literalmente "desmontado numa caixa" e o bloco tirei do terreno do antigo dono onde fazia +-2 anos que estava lá, e o antigo Dono foi muito honesto em falar tudo isto comigo, p saber onde estava pisando..:lol:
Minhas suspeitas foram confirmadas,:putz: qd o mecanico de minha confiança, levou o motor p retifica p fazer um orçamento, e lá disseram q os pistões estavam muito ruins, o cabeçote nem tanto, mas o bloco teria que passar por um processo q não entendi muito, em q seria cortado e poderia ficar mais fino, e com o tempoooo "poderia" haver até alguma rachadura no bloco... Enfi mpraticamente condenou o coitado...:parede:
Mas de acordo com o rapaz da retifica, o motor AP se incorpora muito bem no Niva não precisando de muita adaptação já que a caixa cai legal p o AP, qd perguntei se lá tinha algum AP usado, achei ele muito sincero ao dizer q tinha um mais de santana 2000 com injeção e q não valia apena p mim ele disse q eu procurasse um AP CARBURADO , de Passat, Del Rey, Pampa, Escort, Verona,Versailes, Golm, Logus... estes carros mais antigos q com certeza acharia um bem mais em conta do que o dele com injeção.
Aí vem minha dúvida o motor AP destes carros tb antigos, se encaixam como uma "luva" no Niva???? :?:
Qto a Documentação, outra pessoa me disse q como o niva é 1991, naquela época os motores não eram marcados,por isto não precisa de nota fiscal do motor na hora do DETRAN , basta mostrar o contrato de venda do motor autenticado e só !! E aí tem fundamento
isto galera???:oops:
e por ultimo achei em um desmanche um motor de um LAIKA, onde o sucateiro disse q era o mesmo motor do Niva, não é nehuma Brastemp rsrs mas tava até baratinho:dance:,e como estava funcionado na propria sucata do LAIKA, ele ligou e pegou sem muito esforço, e me disse que era tirar de um e colocar no outro, achei meio suspeita a conversa pois qd vejo muita facilidade e preço fico desconfiado...
Quem pode me ajudar Galera????
Minha opinião:
1 - Se vai trocar por um AP, porque não por um injetado, se você tiver ($$$) para isso. É muito melhor. O nosso camarada Walter, do Gorki, está fazendo isto neste momento, com o Rogério Bacelar, em Sampa.
2 - Motor AP, novo ou antigo, que eu saiba, o encaixe com a caixa é igual em todos eles. E até onde eu sei, para adaptar um AP no NIVA, precisa de fazer uma adaptação através de um kit. Não é tirar um e colocar outro não. Tem muito NIVA com motor AP rodando por aí com proprietários satisfeitos, mas também tem muito NIVA rodando por aí com motor AP :parede: Depende se foi adaptação ou "adaptraição". Ás vezes essa história de "encaixar como uma luva" significa ter que cortar um ou dois dedos. :rolleyes:
3 - O fato de o carro ser antigo, não quer dizer que o número do motor não foi registrado no Detran, mas, mesmo assim você pode trocar o motor na hora que quiser. Você só PRECISA que esse motor tenha origem idônea, ou seja, tenha boa procedência. Para isso deve vir acompanhado de nota fiscal, ou documento do carro de onde ele foi retirado (no caso de veículo retirado de circulação), ou uma declaração de que o vendeu, onde esteja descrita a sua procedência, com firma reconhecida, etc. Mas em todos os casos, na base de dados do Detran, NÃO pode estar relacionado a veículo roubado ou furtado, lógico. Para maiores e MAIS PRECISAS informações, consulte o Detran do seu estado. No caso do NIVA, por ele ser 4x4, você pode até colocar (legalmente, documentado junto ao Detran) um motor a Diesel. NÃO FECHE NEGÓCIO COM MOTORES, SEM CONSULTAR O DETRAN, levando o número que aparece no motor.
4 - Quanto ao motor de Laika, vou deixar para os mais entendidos "falarem" sobre o assunto.
Zabumbas e boa $orte.
4 - Quanto ao motor de Laika, vou deixar para os mais entendidos "falarem" sobre o assunto.
Hein, Laika? Quêisso? :mrgreen:
O motor é exatamente o mesmo. A tampa do cárter é diferente, por conta das suspensões diferentes.
Estando o motor bom, pode comprar sem susto. E sinceramente, acho que é a melhor opção.
[]s
Valdomiro
shuther4x4
01/07/2008, 21:00
O motor do laika é como uma luva no niva (é o mesmo!!!). O ap de forma alguma (precisa do kit, que não é barato e a mão de obra mais especializada para que essa adaptação não seja fonte de dor de cabeça). Concordo com o bacalhau sobre o injetado, muito bom, mas o carburado também é excelente e é mais facil de adaptar (não tem eletronica que nem o injetado). Mas ficaria com o injetado sem dúvida dependendo do valor!
O do laika ainda consegue alguns bem baratos, principalmente se não dizer que é pra Niva.
Abraços.
BACALHAU
01/07/2008, 21:39
Hein, Laika? Quêisso? :mrgreen:
O motor é exatamente o mesmo. A tampa do cárter é diferente, por conta das suspensões diferentes.
Estando o motor bom, pode comprar sem susto. E sinceramente, acho que é a melhor opção.
[]s
Valdomiro
O motor do Laika não é 1500cc? Mas, sendo 1500cc, e já que o bloco é igual, não seria melhor, tendo em vista o "mas tava até baratinho" mandar colocar os "pistão" do Fusca 1500? Aquela preparaçãozinha básica que uns "doidos" estão fazendo e outros malucos também querem. Porque se já é phoda o NIVA 1.6, imagina 1.5.
Agora, Camaradaboris, você vai usar o seu NIVA para quê? Trilha, passear, viajar? Porque dependendo do uso que você vai dar para ele, do tempo ($$$) disponível e se você que fazer algo bem feito ou apenas botar pra rodar, você tem que pesar muito bem o que você vai fazer.
No caso de colocar um motor AP, coisa que andei cogitando em fazer com o Pangaré, eu só faria se fosse com alguém de quem eu tivesse muito boas referências, p.ex.: Rogério Bacelar, que dizem que é PhoDão nesse assunto. Desisti, ou melhor, nem cogitei da idéia devido à seca de profissionais competentes pelas minhas bAndas.
Se você pretende fazer algo muito bem feito, coloque esse motor do Laika, mas, antes mande dar um trato nele em uma retífica de qualidade. Mesmo que seja só para ficar tranquilo em relação a ele. Vou fazer isso no meu, pois apesar de estar funcionando, não sei se o estado dele está só "tapeado" como o resto do carro.
Quanto a essa caixa de peças, garde-a. Um dia você vai precisar...:mrgreen:
shuther4x4
01/07/2008, 22:22
O motor do Laika não é 1500cc? Mas, sendo 1500cc, e já que o bloco é igual, não seria melhor, tendo em vista o "mas tava até baratinho" mandar colocar os "pistão" do Fusca 1500? Aquela preparaçãozinha básica que uns "doidos" estão fazendo e outros malucos também querem. Porque se já é phoda o NIVA 1.6, imagina 1.5.
1.5 é o do Samara. Do laika é 1.6. É o mesmo motor do niva!
Abraços
camaradaboris
01/07/2008, 23:42
Pessoal, obrigado pelas respostas!!!
O Negocio é o seguinte quero este niva para passeios, viajar, ir para o trabalho e voltar e trilhas leves ( pelo menos por enquanto).
Meu orçamento e como de qq pai de familia "apertado", e não posso me dar o "luxo", de colocar o carro em trilhas pesadas e na segunda mandar p a oficina reparar os estragos q aconteçam.. Pois queira ou não depois de uma trilha pesada tem sempre algum gasto...
Mas não quero fazer porcaria,quero que pelo menos ele saia do canto para eu levar p o funileiro, procurar peças com ele mesmo, pois como ta sem motor p qq lugar q eu leve tem que pagar reboque p ir e voltar e isto é gasto.. Então com o carro andando tudo fica mais fácil..
No meu estado PB, até onde sei existem mecanicos que trabalham com jeeps, mas pelo que EU pesquisei, a maioria pensa quer comprar jeep p botar em trilha então COBRA CARO Q ESTE TEM $$ , o que n é a realidade este carro é a realização de um sonho de ter um jeep!!
Então pessoal os outros mecanicos q conheço e são honestos, e cobram o q posso pagar, n são digamos "especialistas em Niva", por isto pesquiso e posto aqui no forum!!!
O LAIKAhei ta com a lataria toda "lascada", mas o motor "aparentemente" tá mais ou menos", o cara ta pedindo R$ 1300,00 no carro todo, mas ele tem mais de R$1000,00 de placa e tem uma parcelamento n cumprido, onde o DETRAN só libera o DUT com pagamento dos R$1000 + PLACA2008+Mudança de propriedade, ou seja + de R$ 2000 que NÃO PODEM SER DIVIDIDOS POIS EXISTE UM PARCELAMENTO N CUMPRIDO, ou seja tem q pagar no TACO!!! Então pensei compro este carro tiro o motor, e o que mais servir pro NIVA, não sei se for ao motor tem aoutras peças q são compativeis entre NIVA e LAIKA, e o restante sei lá encosto em algum lugar e boto p vender as peças no mercado livre sei não!!! Mas já é uma opção!!!
Vou ter calma e esperar o que é melhor.. Deus sabe as respostas e com certeza vai me mandar p um motor bom!!!
BACALHAU
02/07/2008, 01:52
Meu camarada, tenha calma. Dessa maneira acho que vai ficar muito caro. Tenta comprar só o motor, mas, com a condição de se não passar no Detran, nada feito.
Quero dizer o seguinte, veja se no documento do seu NIVA consta o número do motor. Se não constar, beleza. Coloca o motor do Laika e vai para a vistoria. Se passar, beleza. Entendeu ou compliquei?
Porque se eu entendi o que você quis dizer, foi o seguinte: R$ 1300 do carro mais R$ 2000 do Detran. R$ 3300, acho que dá para um AP. Ou ainda, você compra um motor de NIVA bom em Sampa, paga o frete e ainda sobra.
Calma. Vamos ver o que a turma diz.
Faz um teste. Oferece para esse cara R$ 500, 00 no motor para ver o que ele diz. Ninguém vai comprar esse carro dele nessas condições. Cuidado para não se mostrar demasiado ansioso
Outra coisa: Deus não entende P. N. de mecânica.
Pinaudmaster
02/07/2008, 08:20
Outra coisa: Deus não entende P. N. de mecânica.
Rapaz, DEUS entende de tudo, tudinho, inclusive mecânica. Mas ele deve estar de saco tão, mas tão cheio ultimamente (afinal, o que deve ter de gente chata recém-chegada por lá, tipo ACM) que acho um tanto difícil ele ter um tempinho pra vir até o Fórum com alguma opinião *salvadora*. O problema é mais por aí. ;)
Otávio Luiz
02/07/2008, 09:45
Rapaz, DEUS entende de tudo, tudinho, inclusive mecânica. Mas ele deve estar de saco tão, mas tão cheio ultimamente (afinal, o que deve ter de gente chata recém-chegada por lá, tipo ACM) que acho um tanto difícil ele ter um tempinho pra vir até o Fórum com alguma opinião *salvadora*. O problema é mais por aí. ;)
:concordo::concordo::concordo:
Deus tudo sabe e tudo vê, Sr. Bacalhau Espada, inclusive sua assinatura...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Camaradaboris, do Laika pode-se usar o motor, caixa de marchas, eixo traseiro e algumas peças de acabamento. Estas são as que me lembro agora, deve ter mais algumas, como freios, etc...
Se pagar 500 lascas e desmanchar vale a pena. Usa o motor e ainda te sobra a caixa pra negociar ou guardar na garagem, nunca se sabe...
Na boa?
Pelo que o cara tá pedindo no carro todo, eu mandava R$ 350,00 no motor (do Laika). Vai saber o que pode ter que fazer nele. O cara vai espernear, e chega nos R$ 450,00. Pega o motor e deixa a bucha do Laika (docs, placas etc) lá.
Manda dar uma boa ajeitada nesse motor. Vê cabeçote, virabrequim, pistões.
Instala um carburador Webber 460.
Acho que com uns R$ 1500,00 ou um pouco mais (não muito) vc resolve o seu problema com um motor original reformado e um carbura mais legal que o original, até por quê vai trocar o sistema de varetas do acelerador (que é dureza, cá entre nós) pelo sistema de cabos do Gol.
Solução mista. Tá, não é um isstema com motor AP 2000 a inheção, mas é uma solução "honesta" também. 8)
E já que já tá tudo desmontado, se puder substituir a caixa de direção por uma francesa ou de VW tb.... vale a pena. O meu tá com a caixa original, manobrar o bicho é uma experiência de estivador. :parede:
Abçs!
1.5 é o do Samara. Do laika é 1.6. É o mesmo motor do niva!
Abraços
Atenção, fiquem espertos, muitos dos Laika que vieram ao Brasil tinham motor 1.5!
Como comprei este Niva com motor literalmente "desmontado numa caixa" e o bloco tirei do terreno do antigo dono onde fazia +-2 anos que estava lá, e o antigo Dono foi muito honesto em falar tudo isto comigo, p saber onde estava pisando..:lol:
Minhas suspeitas foram confirmadas,:putz: qd o mecanico de minha confiança, levou o motor p retifica p fazer um orçamento, e lá disseram q os pistões estavam muito ruins, o cabeçote nem tanto, mas o bloco teria que passar por um processo q não entendi muito, em q seria cortado e poderia ficar mais fino, e com o tempoooo "poderia" haver até alguma rachadura no bloco... Enfi mpraticamente condenou o coitado...:parede:
Mas de acordo com o rapaz da retifica, o motor AP se incorpora muito bem no Niva não precisando de muita adaptação já que a caixa cai legal p o AP, qd perguntei se lá tinha algum AP usado, achei ele muito sincero ao dizer q tinha um mais de santana 2000 com injeção e q não valia apena p mim ele disse q eu procurasse um AP CARBURADO , de Passat, Del Rey, Pampa, Escort, Verona,Versailes, Golm, Logus... estes carros mais antigos q com certeza acharia um bem mais em conta do que o dele com injeção.
Aí vem minha dúvida o motor AP destes carros tb antigos, se encaixam como uma "luva" no Niva???? :?:
Qto a Documentação, outra pessoa me disse q como o niva é 1991, naquela época os motores não eram marcados,por isto não precisa de nota fiscal do motor na hora do DETRAN , basta mostrar o contrato de venda do motor autenticado e só !! E aí tem fundamento
isto galera???:oops:
e por ultimo achei em um desmanche um motor de um LAIKA, onde o sucateiro disse q era o mesmo motor do Niva, não é nehuma Brastemp rsrs mas tava até baratinho:dance:,e como estava funcionado na propria sucata do LAIKA, ele ligou e pegou sem muito esforço, e me disse que era tirar de um e colocar no outro, achei meio suspeita a conversa pois qd vejo muita facilidade e preço fico desconfiado...
Quem pode me ajudar Galera????
Os motores AP não "caem como uma luva" nos Niva, é necessário comprar um kit de adaptação, e esta adaptação deve ser feita com muito cuidado e critério, senão é problema garantido!
Muitos Laikas (e poucos Nivas) vieram com motores 1.5, portanto, todo cuidado é pouco, são grandes as chances do motor ser 1.5 (que, externamente, é igual ao 1.6, fica difícil descobrir). Caso seja 1.5, a mudança para 1.6, com retífica e troca de pistões não é recomendável, pois as paredes do bloco ficarão extremamente finas, portanto frágeis.
1.5 é o do Samara. Do laika é 1.6. É o mesmo motor do niva!
Abraços
Os Samara vieram também como motor 1.3
shuther4x4
02/07/2008, 22:02
Muitos Laikas (e poucos Nivas) vieram com motores 1.5, portanto, todo cuidado é pouco, são grandes as chances do motor ser 1.5 (que, externamente, é igual ao 1.6, fica difícil descobrir). Caso seja 1.5, a mudança para 1.6, com retífica e troca de pistões não é recomendável, pois as paredes do bloco ficarão extremamente finas, portanto frágeis.
Gil, tem certeza que veio niva 1.5?. Essa sinceramente eu não sabia!
E o laika 1.5 só 91 e 92, sendo que 1.6 91, 92, 93, 94 e 95 (ou seja, provavelmente tem mais laika 1.6)
Então o mais garantido para o camarada não tomar bola é olhar o doc do carro certo?
Abraços.
Gil, tem certeza que veio niva 1.5?. Essa sinceramente eu não sabia!
E o laika 1.5 só 91 e 92, sendo que 1.6 91, 92, 93, 94 e 95 (ou seja, provavelmente tem mais laika 1.6)
Então o mais garantido para o camarada não tomar bola é olhar o doc do carro certo?
Abraços.
Certo!
Não só Laikas vieram com o motor 1.5, mas alguns poucos Nivas tiveram o bloco do 1.5 modificado para 1.6 (na fábrica), e seus donos só irão descobrir isto quando forem fazer uma retífica e descobrirem que as paredes são mais finas. Coisas da extinta URSS....
Fala, blz, então tem um camarada aqui do forum, Walter Louzan, q está trocando o motor dele por um Ap, ele falou q ta tentando vender o motor dele, entre em contato, para ver o estado do mesmo e tbm se vale a pena vc comprar o motor com ele,
boa sorte!!!
Entre nesse link q ele aparece, mande um MP para ele.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42128
camarada Boris, vou trocar meu motor em breve, ele é original lada com carburador weber, no entanto o consumo para min ainda está alto, então vou colocar um xud a diesel do jpx, até onde pesquisei é a melhor opção, pode ser encontrado na faixa de 2 mil R$ , dependendo do que for rodar vale a pena o maior investimento. Boa sorte !
shuther4x4
06/07/2008, 18:10
Certo!
Não só Laikas vieram com o motor 1.5, mas alguns poucos Nivas tiveram o bloco do 1.5 modificado para 1.6 (na fábrica), e seus donos só irão descobrir isto quando forem fazer uma retífica e descobrirem que as paredes são mais finas. Coisas da extinta URSS....
Só falta eu ter sido o premiado!!!!!!!!
eniomurara
13/07/2008, 11:11
Caracas ... quando estava pesquizando NIVAS a venda ... muitos deles eram anunciados com sendo equipados com AP 1.8 ou 2.0 ... aLgo perto dos 50% ... entãoses .., onde foram parar os motores originais ??? Deve ter motor 1.6 NIVA encostado por ai ... esperando por um comprador ... só não vale pedir uma grana alta ... por um preço justo da pra comprar e dar uma geral no bixinho. Abraço.
MUSQUITO, André Luzório
25/10/2008, 11:50
Tem um NIVA - motor AP 2.0 gasolina - que estou decidido a comprar e que está com GNV vistoriado e homologado. Fez sua última vistoria em 2006, mas tá pago (IPVA) até 2008.
Ele tem documento como "1.6 4X4", porém já passou pela vistoria do GNV e do Detran em 2006 COM O MOTOR AP 2.0 NELE.
Como procedo, no caso do antigo dono não ter a nota fiscal do motor AP no NIVA?
Já decidi que quero o carro : anda muito, bebe 8,5 - 9,5 km/l na GASOLINA, está com pneus BF 32", suspensão levantada e lataria e pintura 100%. Ainda tem o GNV e todos os acessórios...
Só não vem com direção aliviada e ar condicionado... :oops:
Ajudem-me, por favor.
Marcio Rossetto
25/10/2008, 12:14
Camarada , o meu também esta com o ap 2.0 e não fiz nenhuma regularização no Detran, mas eu comprei com o motor original .
Na última vez que fiz uma vistoria , isso a 4 anos atrás eles nem olharam o motor , só numero de chassis .
Se agora ( se informe com um despachante ) eles olham numero de motor na transferência , também não vai adiantar só a nota fiscal .
Vc vai ter que também homologar a troca do motor no Detran
" Alteração de motor " , cujo procedimento é específico .
Eles aceitam uma declaração de origem idônea do motor .
Agora se a transferência for direta , sem vistoria , verifica a consulta do motor , se nada consta , compra o Niva e um abraço .
MUSQUITO, André Luzório
25/10/2008, 12:29
Meu caro Camarada Rosseto,
Primeiramente, muito obrigado.
Olha, como faço esta tal declaração de idoineidade do motor se o atual dono já o comprou com o Ap nele? E se eu não achar o bendito dono do moror AP que está no Niva? O dono do Niva é um cara que parece ser sério, Oficial do Bombeiro. Ele se comprete a fazer a venda em cartório, além de me propor uma carta de responsabilidade legal se algo der errado lá na transferência do DETRAN.
Mas talvez nem ele saiba o risco dos carinhas do Detran ficarem com o "motor" lá...
O problema maior é que eu andei no Bicho Amarelo e ele está porreta. Só tem que calçar a caixa de trasmissão - bate um pouco em certas ocasiões, sei lá, por causa do ap? - e consertar o limpador dianteiro.
No mais, ele está parrudo e com lataria e cambio ok.
Que dúvida esta minha...
Me ajudem!!!
Sobre essas documentações, eu irei levar a M.Bison para vistoriar nesta terça feira ela ja esta com motor AP e ja consta no DOC. Bem sobre o seu caso eu havia levantado que basta uma carta de responsabilidade sobre o motor do propietario que se encontra o veiculo assumindo qualquer responsabilidade criminal sobre o motor que eles ja passam para o seu nome com o nr do motor no documento pelo menos foi assim com o meu fusca 66 em Junho, Terça Feira posso confirmar melhor para voce corre atras por que pelo que vi parece que eles não vão mais aceitar a partir do ano que vem motor com cilindrada diferente do que o original no carro, agora quem ja tem não muda nada. ;)
MUSQUITO, André Luzório
25/10/2008, 16:45
Camarada Revoltz:
terça é exatamente o Dia da Iniciação... ou seja, está marcado para terça, 28/10/2008, a compra do NIVA... E agora? Perdê-lo... antes de o ter?!
Onde fica o número do motor no AP? Pode mandar foto pro meu email, andre.musquito@yahoo.com.br , porque eu não faço a mínima idéia e talvez eu consiga levantar dados sobre o "coração" do bichinho. Quantos dígitos e letras tem?
Sobre o ap:
Quanto fica teu consumo na cidade?
Calço da caixa transferência ferrado provoca realmente um "bate-bate" (um barulho metálico, como se fosse um cano de descarga fouxo trepidando lá por baixo do cambio) em algumas situações de exigência de torque em baixa rotação?
É natural um NIVA com suspensão alta e pneus 31" ser meio "mole" quando faz curva? Dá para melhorar isso (não sei, algum tipo de amortecedor, buchas, batente, sei lá)?
Ah, reaperto geral na suspensão e troca geral dos pivos do carro, para um NIVA que só anda no asfalto, faz-se de quanto em quanto tempo, geralmente?
Brigadão.
Opa eu fui la tentar bater uma foto do motor mais não da meu celular não ajuda :( mais é o seguinte o nr do motor fica no bloco perto da bomba de gasolina bem na divisão dos blocos mesmo é facil achar car sobre a quantidade de nrs e letras São duas letras e 5 numeros no meu, um detalhe é o que te digo que sobre o motor você não tera problemas desde que consiga a carta de idoneidade do motor se realmente o motor for furtado ae realmente o motor aliais o carro ficara lá para averiguação ou seja constatar a queixa, infelizmente não consegui ninguém que consegue checar este numero do motor para ve se tem queixa mais se quem ta te vendendo é bombeiro até consiga, sugiro apenas cara que não encane com a compra por causa disso olhe bem o carro sobre documentação não tem segredo, outro detalhe e que alguns motores sairam sem nenhuma numeracao então quando isso ocorre os propios cara da vistoria carimbam um novo numero no motor.
Meu consumo na gasolina ficou em 6,5 KM na estrada e 6 na cidade rodo mais no gnv que chega a fazer 10/11 sem forçar.
Comprei a M.Bison(niva) faz uma semana cara sobre os barulhos realmente tem muitos principalmente nesta região que vc citou mais acho que pessoas que tem, a mais tempo podem te fornecer mais detalhes, agora te digo o seguinte cara sobre motor vai na fé consegue a carta e pronto fecha negocio e seja bem vindo ;)
shuther4x4
25/10/2008, 20:13
Calço da caixa transferência ferrado provoca realmente um "bate-bate" (um barulho metálico, como se fosse um cano de descarga fouxo trepidando lá por baixo do cambio) em algumas situações de exigência de torque em baixa rotação?
Pode, mas também pode ser o diferencial dianteiro (suporte).
Abraços.
MUSQUITO, André Luzório
25/10/2008, 21:28
testes de vibração por causa do APzão 2.0;
como sou cabaço em NIVA e 4X4, li em algum canto que "com a reduzida no neutro e o cambio no neutro, com o carro ligado", deveria passar todas as marchas. Bem, até a quarta marcha entrava e não trepidava, mas a quinta arranhava, difícil de entrar. Problema muito sério de resolver?
Respostas bem vindas pois é chegada a hora da compra!
JuniorScartezini
25/10/2008, 21:45
testes de vibração por causa do APzão 2.0;
como sou cabaço em NIVA e 4X4, li em algum canto que "com a reduzida no neutro e o cambio no neutro, com o carro ligado", deveria passar todas as marchas. Bem, até a quarta marcha entrava e não trepidava, mas a quinta arranhava, difícil de entrar. Problema muito sério de resolver?
Respostas bem vindas pois é chegada a hora da compra!
Aspirante à Camarada André,
aí no RJ tem muito camarada que manja muito de Niva, o ideal é que vc entre em contato com um deles e procure ver se ele podem lhe acompanhar numa geral nesse niva que vc quer comprar.
Evite surpresas, e te digo o pessoal aqui é muito família.
Tenho certeza que muitos poderão te ajudar.
Abraços amigo, se fosse em Brasília seria na hora.
Bom domingo.
Obs.: Seja muito bem vindo à essa grande família!!!
MUSQUITO, André Luzório
25/10/2008, 23:08
Pô Camarada:
essa prontidão em ajudar... isso é muito show! Mais um motivo para eu Nivar e depois casar!!!
Entaõ tá dado o recado aos Camaradas do Rio de Janeiro: quem pode dar uma olhadela no NIVAGINA para eu fechar o negócio?
Aquela cerveja depois!!!
Abraços!
JuniorScartezini
26/10/2008, 09:49
Pô Camarada:
essa prontidão em ajudar... isso é muito show! Mais um motivo para eu Nivar e depois casar!!!
Entaõ tá dado o recado aos Camaradas do Rio de Janeiro: quem pode dar uma olhadela no NIVAGINA para eu fechar o negócio?
Aquela cerveja depois!!!
Abraços!
Procure o Flugêncio ele provavelmente saberá te indicar quem vai poder te ajudar nesta empreitada, ele está por aqui no Fórum mande uma msg em pvt para ele.
Abraços e um excelente domingo.
Marcio Rossetto
26/10/2008, 10:29
Camarada , esses barulhos , calços , isso é fácil de resolver .
Agora , eu tenho o ap 2.0 no meu Niva e lhe digo que o carro é um Show de Bola , não voltaria para o motor original , nunca mais ....
Se vc esta comprando esse carro por um bom preço , vale a pena , pois só para por o motor 2.0 no meu Jipe, na época gastei mais de R$ 5000,000 .
Agora por experiência , vc vai ter que melhorar fixações de diferencial , regular muitas coisinhas para o Jipe ficar ideal .
Mas compensa , NIVA 2.0 é o NIVA :palmas:
MUSQUITO, André Luzório
27/10/2008, 09:18
Olha, uma dúvida:
com o carro ligado, com reduzida no neutro e cambio em ponto morto, a quinta não entra (arranha e tudo); por´me até a quarta vai direitinho. Já com o carro en movimento, tudo ocorre normalmente (inclusive para andar reduzido).
Será que é por causa do Motor AP 2.0 ? Será muito caro resolver se for algo no alinhamento das caixas (ouvi que o alinhamento perfeito, o calços postos direito e cruzetas e cardãs bem engraxados diminuem MUITO a trepidação)?
Ah, no NIVA com AP 2.0 dá para colocar ar condicionado do Santana, do Gol, etc? (é só arrumar um jeito de fazer sair o ar frio pelo circuito do ar quente) ou tem mesmo que botar o Gela Saco do Opala com toda a adaptação necessária?
"Ah" nº 2: a direção é a de "concreto". Quanto custa colocar uma francesa ou a que menos precise modificar o NIVA (Opala?)?
Olha, uma dúvida:
com o carro ligado, com reduzida no neutro e cambio em ponto morto, a quinta não entra (arranha e tudo); por´me até a quarta vai direitinho. Já com o carro en movimento, tudo ocorre normalmente (inclusive para andar reduzido).
Será que é por causa do Motor AP 2.0 ? Será muito caro resolver se for algo no alinhamento das caixas (ouvi que o alinhamento perfeito, o calços postos direito e cruzetas e cardãs bem engraxados diminuem MUITO a trepidação)?
Olá André! :stop: Primeira coisa que tenho a lhe dizer... não se sinta pressionado a comprar o carro agora, já neste momento, que se não vem outro e leva a sua preciosidade... existem muitos Nivas a venda... nem todos em ótimo estado, mas vc terá muitas opções se não der certo esse... lembre-se que está fazendo um negócio e ansiedade nestas horas, só dá prejuízo...
Quanto a trepidação, se fizer uma pesquisa aqui mesmo no fórum, verá que podem ser inúmeras as razões e fica muito difícil saber somente pela sua descrição, mas as mais comuns são caixa de cambio e cardã desalinhados, bolachão (acoplamento elástico) danificado e até diferenciais... graxa não resolve nada, ajustes talvez diminuam, mas cabe levar em um especialista pra confirmar ;-)
Em relação a 5ª marcha, o câmbio do Niva é originalmente projetado para 4 marchas, sendo que a 5ª é uma espécie de "enxerto" feito pela Lada (é original, mas não é... meio confuso né :rolleyes:) e "volta e meia" essa quinta dá problema, mas segundo ouço dizer não é muito grave... mas custa dinheiro... considere isso.
Ah, no NIVA com AP 2.0 dá para colocar ar condicionado do Santana, do Gol, etc? (é só arrumar um jeito de fazer sair o ar frio pelo circuito do ar quente) ou tem mesmo que botar o Gela Saco do Opala com toda a adaptação necessária?
Existem várias opções de ar condicionado... o Flugêncio, que alguém já citou anteriormente, é um dos especialistas cariocas, muito solícito e tem no Niva Mutante dele um ar condicionado do Vitara se não me engano... :pensativo: mas existem sim adaptações do VW tb... :rolleyes:
"Ah" nº 2: a direção é a de "concreto". Quanto custa colocar uma francesa ou a que menos precise modificar o NIVA (Opala?)?
Uma caixa francesa é raridade e como tal, custa caro... creio eu que pela pequena diferença de preço pra uma hidraulica do Santana por exemplo, valha mais a pena partir pra DH...
:stop: Novamente friso... não se deixe levar pela empolgação :discordo:... muitas pessoas se decepcionam com o Niva, por falta de experiencia e por pura ansiedade... faça as coisas com calma... defina prioridades (ar condicionado não será uma delas inicialmente) e lembre-se que é um carro muito, digamos... diferente de tudo o que já dirigiu, além de antigo... :rolleyes:
Boa sorte e juízo... depois não culpe o carro :mrgreen::mrgreen:
MUSQUITO, André Luzório
27/10/2008, 14:05
O problema é que eu já me decidi, depois que andei nele...
E agora?
Já falei com o Flugêncio e ele se disponibilzou a vê-lo.
Tomara que não seja nada grave, pois tô amarradão!
Mais algum Camarada em jacarepaguá?
JuniorScartezini
27/10/2008, 15:48
O problema é que eu já me decidi, depois que andei nele...
E agora?
Já falei com o Flugêncio e ele se disponibilzou a vê-lo.
Tomara que não seja nada grave, pois tô amarradão!
Mais algum Camarada em jacarepaguá?
Olha que eu morei aí por um ano, em 2007, la na Taquara.
Agora to longe demais pra te ajudar.
Abraços
O problema é que eu já me decidi, depois que andei nele...
:shock: Ué... mas se já está decidido, por que tantas perguntas :rolleyes::?:
E agora?
Já falei com o Flugêncio e ele se disponibilzou a vê-lo.
Tomara que não seja nada grave, pois tô amarradão!
Mais algum Camarada em jacarepaguá?
Amigão... quanto mais bonita a mulé... mais cara ela é :mrgreen:.
Ouça bem o que o Flugêncio te disser... e se continuar a "querer por que quer"... boa sorte :rolleyes:
Abraço:concordo:
MUSQUITO, André Luzório
27/10/2008, 16:28
Decidi que eu quero um NIVA... e tem que ser este... mas não custa perguntar e pedir ajuda para não dar tiro n'água. Afinal, até assinar o compra e venda tudo é somente "vontade"...
Agradeço a coompreensão e peço paciência.. Pô, será o 1º russinho!!
Decidi que eu quero um NIVA... e tem que ser este... mas não custa perguntar e pedir ajuda para não dar tiro n'água. Afinal, até assinar o compra e venda tudo é somente "vontade"...
É... o "russinho" tem esse dom... desperta paixões avassaladoras com a mesma facilidade com que faz desafetos... de coração, te desejo toda a sorte do mundo...
Gde abraço :concordo:
ANDRÉ CORRETOR
28/10/2008, 22:00
CARO ANDRÉ, SEI COMO SE SENTE. NÃO PENSE MUITO, COMO TODOS DIZEM POR AQUI, SE VC SE APAIXONOU COMA, DIGO, COMPRE E VIVA FELIZ PARA SEMPRE. É COMO UM CASAMENTO, SEMPRE TERÁ PROBLEMAS.
COMPREI UM SEM OLHAR MUITO E MESMO COM MUITA COISA PRA FAZER ESTOU COMO PORCO NA LAMA.:dance::dance:
TAMBÉM TENHO QUE FAZER UMA VIZITA AO SEU FLUGÊNCIO, SE VC NÃO FOI, PODIAMOS MARCAR PARA IR JUNTOS?
MUSQUITO, André Luzório
29/10/2008, 14:04
se o motor estiver com numero ilegível? Qual as chances na Vistoria de ninguém notar, de 0 a 10?
se o motor estiver com numero ilegível? Qual as chances na Vistoria de ninguém notar, de 0 a 10?
Ilegivel como? "raspado"?? Se for isso e o motor tiver bronca... vais ouvir um "teje preso" :mrgreen:...
[]s (juro que não vou mais me manifestar... rsrs) :concordo:
se o motor estiver com numero ilegível? Qual as chances na Vistoria de ninguém notar, de 0 a 10?
André, talvez seja melhor você desistir deste Niva e procurar outro menos encrencado! Aliás, quanto mais Nivas você for ver e experimentar, melhores serão o seu conhecimento e análise crítica para escolher um!
JuniorScartezini
29/10/2008, 15:47
André, talvez seja melhor você desistir deste Niva e procurar outro menos encrencado! Aliás, quanto mais Nivas você for ver e experimentar, melhores serão o seu conhecimento e análise crítica para escolher um!
Concordo :concordo:
Siga o conselho de um niveiro experiente :concordo::concordo::concordo:
E como minha tia que já nasceu morta dizia, todo que começa errado sempre dará mais errado ainda, evite problemas, fuja do prejuízo, procure outros.
Abre o olho.
Abraços
mais afinal esta raspado??? mesmo?? pq as vezes e normal estar ilegivel mais no decalque temq ue sair
Faaala povo! Eu to exatamente nesse barco ai, comprei um niva no fim de 2006 e ele ja veio com motor ap, porém veio a nota fiscal junto, mas o numero que consta no documento ainda é do original 1600.... e eu ja postei aqui no forum minhas alegrias e tristezas com o 1800ap gasolina no niva, logico, eu to sendo meio agressivo com o niva, quero que ele faça tudo, tenha torque em baixa, tenha em alta, nao perca velocidade em subida, passe no lamaçal e ainda ande a 120km/h na estrada !! se eu conseguir tudo isso podemos montar uma concessionaria e vender o niva como carro novo, pq melhor negocio nao há!
abss
Bem amigos hj , foi minha vez então muita atençaõa na numeraçõa meu problema está aqui neste tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47979
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