Conectar

Ver Versão Completa : Qual o melhor 4x4 para EXPEDIÇÕES atualmente?

Carlos Bernardo
30/06/2008, 15:44
Segue minha dúvida. Estou querendo fazer uma expedição para o Sul da Argentina no ano que vem, e vontade não está faltando, o que está faltando mesmo é carro. Gostaria de saber a opinião dos colegas sobre qual seria o 4x4 novo ou semi-novo mais capacitado para levar um casal em uma viagem desse tipo. Lembrando que o friu será uma constante do percursso.

Andei pensando no Marruá ou no Troller T4, visto a quantidade de problemas que as L200 vem apresentando por aí, mas também tem as Rangers e as Frontiers por exemplo, carros que conheço muito pouco. A princípio o carro teria que custar mais ou menos 85 mil. Dá pra fazer um carro bãozinho com esse cascaio?

Alguém sabe onde posso conseguir umas dicas boas de preparação de veículos para expedições, além dos tópicos daqui da galera e das revistas por aí? Algum site ou contato?

Salviano
30/06/2008, 16:49
Olá! Carlos,

Tem um Engesa pronto pra rodar, motor MWM 2.8 (50 mil) ou se preferir montar um ao seu gosto (personalizado...) é uma outra opção...

Entre em contato
Salviano - Campanha/MG - 35-8827-0655
saaborges@yahoo.com.br

Sergio Rocha
30/06/2008, 17:54
Segue minha dúvida. Estou querendo fazer uma expedição para o Sul da Argentina no ano que vem, e vontade não está faltando, o que está faltando mesmo é carro. Gostaria de saber a opinião dos colegas sobre qual seria o 4x4 novo ou semi-novo mais capacitado para levar um casal em uma viagem desse tipo. Lembrando que o friu será uma constante do percursso.

Andei pensando no Marruá ou no Troller T4, visto a quantidade de problemas que as L200 vem apresentando por aí, mas também tem as Rangers e as Frontiers por exemplo, carros que conheço muito pouco. A princípio o carro teria que custar mais ou menos 85 mil. Dá pra fazer um carro bãozinho com esse cascaio?

Alguém sabe onde posso conseguir umas dicas boas de preparação de veículos para expedições, além dos tópicos daqui da galera e das revistas por aí? Algum site ou contato?

Pode ser uma Land Rover 110.Excelente veículo para expedições.Fuja de adaptações.Uma ranger cd pode ser uma boa opção já que vc vai pra Argentina.

[]'

plnx
30/06/2008, 19:18
acho que faltam informações, sobre o que enfrentar, o problema é apenas frio ? viatura fechada com ar-quente resolve.

EU iria de Toyota Band ou Hilux.

MAS com 85mil p/ gastar numa viatura eu montaria um ENGESA fase IV que o pessoal aqui em londrina está fazendo (4 portas, capota de fibra) com motor, cambio, t-case, eixos, tudo a escolher, com a vantagem de você montar e saber que tudo está revisado o que na minha opnião é o fator mais importante, confiabilidade na viatura escolhida.

Outra opção considerando o destino é a Tracker, que na verdade é montada na Argentina, com a opção de dar uma equipada nela lá, vi em algum lugar aqui no forum que lá tem coisas mais baratas.

Salviano
30/06/2008, 19:30
É o que eu quis dizer....montar um carro próprio com todas suas nescessidades.

Obs. O engesa IV a capota é de aço e não fibra (Tenho fotos)

Salviano

umberto xxxrrr
30/06/2008, 19:37
Não sei se o orçamento permite, mas pelo conforto/espaço iria de F250 4x4 CD .

Não sendo possível, LR110 sim.

ArthurPaladini
30/06/2008, 20:05
Cara, tu até pode ir pra lá e voltar com um Engesa, agora pensa, investir R$85 mil latinhas num Engesa, ou menos até, 50 mil latinhas. Tudo bem tu vai ter um baita carro e tals, mas se um dia tu quiser vender, quem vai pagar todo o investimento? Vai perder muito dinheiro. A menos que tu seja o Bill Gates eu não aconselharia.

Bom, vou falar por experiência própria e de amigos meus. Tu vai ir e voltar tranquilamente sem maiores problemas com uma Hilux, não precisa ser das novas, pode ser os modelos mais antigos. Uma Land Rover 110 também vai muito bem.

Minha sugestão, qualquer caminhoneta, com pneus A/T e sempre bem revisada vai te levar e trazer de lá sem problemas.

Abraços.

Obs.: levando em consideração que você vai pra lá no verão, pois no inverno lá é outros 500....

LUIZ MOTTA
30/06/2008, 20:15

Carlos, também tenho vontade de ir até o extremo sul (USHUAIA) ou então, alternativamente, apenas até Bariloche. Tenho o mesmo dilema que você.
Até acho que daria para ir de TR4 (já foram até o Alaska nele) - ver no fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=628957#post628957

Só acho meio complicado as grandes distâncias sem reabastecimento, o que poderia inviabilizar a nossa "beberrona".

Creio que um diesel seria mais barato, confiável e seguro. Imagino como ideal uma LR Defender, mas como fã da MIT, que tal a nova Savana ?

Quanto à época, imagino que no outono seja o ideal.

Abraços.

Hugo4x4
30/06/2008, 20:28
Carlos, também tenho vontade de ir até o extremo sul (USHUAIA) ou então, alternativamente, apenas até Bariloche. Tenho o mesmo dilema que você.
Até acho que daria para ir de TR4 (já foram até o Alaska nele) - ver no fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=628957#post628957

Só acho meio complicado as grandes distâncias sem reabastecimento, o que poderia inviabilizar a nossa "beberrona".

Creio que um diesel seria mais barato, confiável e seguro. Imagino como ideal uma LR Defender, mas como fã da MIT, que tal a nova Savana ?

Abraços.

Luiz,

Até Bariloche de TR4 não tem problema, que autonomia tem a "beberrona"?

Carlos Bernardo
30/06/2008, 20:33
Pode ser uma Land Rover 110.Excelente veículo para expedições.Fuja de adaptações.Uma ranger cd pode ser uma boa opção já que vc vai pra Argentina.

[]'

Sim, concordo contigo, colega. De adaptações já me basta meu CJ-5. Por melhores que elas fiquem sempre serão adaptações, e mais cedo ou mais tarde apresentam algum defeito (mesmo que pequeno) ou necessidade de ajustes. E cá entre nós, defeito é a última coisa que eu quero estando há 5 mil kilometrôs de casa. =-)

Carlos Bernardo
30/06/2008, 20:39

Abraços.

Jesus! Foram de TR4 até o Alaska? Quantas piscinas olímpicas de gasolina foram necessárias para tal feito? Rsrsrs! Brincadeiras à perte, vou ler esse link que vc me mandou com muita atenção, fiquei muito interessado nessa história!

Aliás, a TR4 é sim um BAITA de um 4x4. O que falta nela todo mundo sabe: altura e altonomia. De resto? Nota 10, a minha nem é beberrona, gosto muito do carrinho. Aliás, vou parecer um doido ou mentiroso, mas agora são 8:37 da noite de uma segunda feira e eu acabei de voltar do Mirante da Trilha da Roberta Close com minha TR4. Fui só para desestressar...passei por um trechinho alternativo que jamais pensaria que ela subiria. Foram 2 tentativas fracassadas e na última ela subiu. Um barranco bem íngreme, porém curto e cheio de erosões. Ela foi que foi! Impressionante. Vou ver se vou lá de dia e filmo!

Carlos Bernardo
30/06/2008, 20:40
É uma opção. Mas será que ela não dá os problemas que as HPE andam dando por aí?

Dieselboy
30/06/2008, 20:48
Carlos

Porque vc não inclui opções a gasolina? :idea: Além da vantagem de vc ampliar a gama de opções, pode-se até pensar em veículos zero km.

A vantagem disto (no MEU MODO DE VER) é a tranquilidade de viajar num veículo novo, sem risco algum de ficar preocupando-se com históricos de manutenções anteriores e tudo mais :pensativo:

Outra vantagem é que, além do "investimento" de aquisição ser menor (numa versão a gasolina), o preço do seguro é bem mais em conta :dance: e "de quebra", ainda há a vantagem do preço da "gasosa" ser beeeem mais em conta lá na Argentina.

PS - Fica atento à onda de falata de combustível na Argentina!!! :shock: qdo os minguados carregamentos de diesel conseguem chegar aos postos, estes são quase que, exclusivamente "separados" para suprir às necessidades básicas locais, ou seja transporte (caminhões) e alimentação de geradores :shock:

Em contrapartida, se vc estiver rodando na "gasosa", pode "driblar" em parte esta eventual falta de combustível, se vc instalar um kit de GNV, ou GNC, como eles denominam.

O gás (pelo menos nos gdes centros) independe de transporte rodoviário, haja visto que é levado via tubulação.

Carlos Bernardo
30/06/2008, 20:57
Carlos

Porque vc não inclui opções a gasolina? :idea: Além da vantagem de vc ampliar a gama de opções, pode-se até pensar em veículos zero km.

A vantagem disto (no MEU MODO DE VER) é a tranquilidade de viajar num veículo novo, sem risco algum de ficar preocupando-se com históricos de manutenções anteriores e tudo mais :pensativo:

Outra vantagem é que, além do "investimento" de aquisição ser menor (numa versão a gasolina), o preço do seguro é bem mais em conta :dance: e "de quebra", ainda há a vantagem do preço da "gasosa" ser beeeem mais em conta lá na Argentina.

PS - Fica atento à onda de falata de combustível na Argentina!!! :shock: qdo os minguados carregamentos de diesel conseguem chegar aos postos, estes são quase que, exclusivamente "separados" para suprir às necessidades básicas locais, ou seja transporte (caminhões) e alimentação de geradores :shock:

Em contrapartida, se vc estiver rodando na "gasosa", pode "driblar" em parte esta eventual falta de combustível, se vc instalar um kit de GNV, ou GNC, como eles denominam.

O gás (pelo menos nos gdes centros) independe de transporte rodoviário, haja visto que é levado via tubulação.

Olá colega;

Na verdade estou optando (a princípo) somente por veículos Diesel por que após a viagem eu o usaria no meu dia a dia durante um tempo. E como moro longe pacas do trabalho, um carro Diesel iria me ajudar a economizar uns trocados em combustível. ALém de serem em geral motores mais parrudos pra encarar uns serviços mais pesados.

É verdade. Já ouvi falar dos problemas relativos à falta de Diesel em alguns lugares isolados na Argentina...não se pode ganhar sempre, né? ... =-(

LUIZ MOTTA
30/06/2008, 22:45
Luiz,

Até Bariloche de TR4 não tem problema, que autonomia tem a "beberrona"?

Hugo, na estrada, dirigindo de forma bem "light" ela faz cerca de 7 km/l com álcool, ou de 9 a 9,5 km/l com gasolina. Assim, como tem um tanque de 72 l, abastecido com gasolina, em estradas tranquilas, sem serra, daria uma autonomia de estourando, 650 km.
Li numa revista de viagens que mesmo até Bariloche era necessário manter sempre o tanque cheio, pois em várias cidades pequenas não tem posto. Além disso, sempre pode haver problemas de crise de combustível no interior da Argentina, sei lá....
Mas, com certeza, mais prá baixo fica complicado... somente com adaptaçoes para aumento de autonomia.

Abraços.

Eduardo Velo
01/07/2008, 08:52
Vou responder a pergunta do Tópico -
- Qual o melhor 4X4 para expedições atualmente ? -

A resposta sem dúvida nenhuma é UNIMOG ... pena que a gente não tenha acesso ...

Eu tb já pesquisei muito sobre isso e pra rodar na América o ideal , na minha opinião , é Toyota a diesel , vai ter peça e mecânico em qqer lugar da América ... Uma Hilux Diesel seria minha escolha ... o problema é que moro na grande SP capital mundial de roubo de diesel ( Com apoio total da polícia ) , teria que comprar , fazer a expedição e vender ...

Agora vou mandar umas fotos de uns Unimogs pra ver se essa não é uma vtr expedition pura .

http://www.xor.org.uk/unimog/uksell/uksold.htm

abs ...

Hugo4x4
01/07/2008, 20:59
Hugo, na estrada, dirigindo de forma bem "light" ela faz cerca de 7 km/l com álcool, ou de 9 a 9,5 km/l com gasolina. Assim, como tem um tanque de 72 l, abastecido com gasolina, em estradas tranquilas, sem serra, daria uma autonomia de estourando, 650 km.
Li numa revista de viagens que mesmo até Bariloche era necessário manter sempre o tanque cheio, pois em várias cidades pequenas não tem posto. Além disso, sempre pode haver problemas de crise de combustível no interior da Argentina, sei lá....
Mas, com certeza, mais prá baixo fica complicado... somente com adaptaçoes para aumento de autonomia.

Abraços.

Conheço Argentina desde o Norte ao paralelo 44, tenho um mapa onde estão indicados os postos de combustível além do paralelo mencionado e poso assegurar que não á problemas até Ushuaia. Defender 110 tem tanque de 75 l e consumo de 9 km/l, ou seja, a mesma autonomia da TR4. Modificação também não precisa fazer só manutenção em dia e boa viagem. Neste momento á falta de combustíveis e muitas outras coisas, não é boa época para fazer turismo de carro por esse pais.

Loras
01/07/2008, 23:15
Bom, bacana o tópico!!!:palmas:

Mas eu vou ser crítico...:mrgreen:

Primeiro defina: EXPEDIÇÃO.

Com sinceridade, um passeio a turismo, IMHO não é expedição.:discordo:

Enfim, considerações a partes, vamos ao tema do tópico:

- quantos dia de viagem?
- qual o trecho mais longo sem reabastecimento?
- quantos km de deslocamento? on road? off road?

- quantas pessoas?
- qual material carregado?
- qual o peso total da carga prevista (considerando passageiros)?
- como pretende acomodar a carga?

- 4x4 é realmente necessário?
- quais os tipos de obstáculos previstos?
- qual nível de preparação exigirá do veículo?

- qual a experiência do grupo com mecânica?
- qual a experiência do grupo com carros altos, 4x4 e grandes?

- qual o nível de conforto pretendido pelo grupo?
- como será alimentação / hospedagem?

Enfim, acho que você precisa detalhar melhor teu planejamento, para eu conseguir te ajudar. Dependendo da situação, o melhor meio de locomoção para a expedição pode ser uma bicicleta...:shock:

Um site muito bom, o que mais gosto::arrow:

www.expeditionportal.com

Tenho um livro da Royal Geographic Society, do Tom Shepard, salvo engano, sobre a preparação de um veículo para EXPEDIÇÕES. Completo. Muito técnico. Vale a pena consultá-lo, dependendo do nível da aventura pretendida.

Abração,

LUIZ MOTTA
01/07/2008, 23:49
Conheço Argentina desde o Norte ao paralelo 44, tenho um mapa onde estão indicados os postos de combustível além do paralelo mencionado e poso assegurar que não á problemas até Ushuaia. Defender 110 tem tanque de 75 l e consumo de 9 km/l, ou seja, a mesma autonomia da TR4. Modificação também não precisa fazer só manutenção em dia e boa viagem. Neste momento á falta de combustíveis e muitas outras coisas, não é boa época para fazer turismo de carro por esse pais.

Valeu, Hugo. Boas falas...
Vou procurar um mapa desses, indicando os postos, pois será muito útil e certamente, dará mais tranquilidade. Mas concordo com você que a época atual não está ideal para andar por lá. Espero que lá por setembro/outubro fique melhor, acreditando também pegar um clima mais ameno.
Abraço.

ramalho-vitoria
02/07/2008, 09:02
Carlos

Diesel Boy está correto.

Já fiz algumas viagens de Kombi e depois de Siena (novos na época) e nunca tive problema mesmo nos Andes e sob temperatura muito baixa.

Agora em setembro vou ao Perú ( Atacama - Unyni - Estrada da morte em La Paz) e vou numa Nissan Frontier.

Nissan e Ford tem concessionárias em quase todas as cidades.

vamos nos falando ...

Carlos Bernardo
02/07/2008, 21:48
Bom, bacana o tópico!!!:palmas:

Mas eu vou ser crítico...:mrgreen:

Primeiro defina: EXPEDIÇÃO.

Com sinceridade, um passeio a turismo, IMHO não é expedição.:discordo:

Enfim, considerações a partes, vamos ao tema do tópico:

- quantos dia de viagem?
- qual o trecho mais longo sem reabastecimento?
- quantos km de deslocamento? on road? off road?

- quantas pessoas?
- qual material carregado?
- qual o peso total da carga prevista (considerando passageiros)?
- como pretende acomodar a carga?

- 4x4 é realmente necessário?
- quais os tipos de obstáculos previstos?
- qual nível de preparação exigirá do veículo?

- qual a experiência do grupo com mecânica?
- qual a experiência do grupo com carros altos, 4x4 e grandes?

- qual o nível de conforto pretendido pelo grupo?
- como será alimentação / hospedagem?

Enfim, acho que você precisa detalhar melhor teu planejamento, para eu conseguir te ajudar. Dependendo da situação, o melhor meio de locomoção para a expedição pode ser uma bicicleta...:shock:

Um site muito bom, o que mais gosto::arrow:

www.expeditionportal.com

Tenho um livro da Royal Geographic Society, do Tom Shepard, salvo engano, sobre a preparação de um veículo para EXPEDIÇÕES. Completo. Muito técnico. Vale a pena consultá-lo, dependendo do nível da aventura pretendida.

Abração,

Olá Loras, como vai?

Seguem a baixo algumas respostas pra tentar buscar uma "solução" de veículo ideal.

Observação: O carro não seria utilizado em "apenas" uma expedição depois descartado. Eu utilizaria o carro no meu dia a dia depois da viagem durante um bom tempo.

DESTINO: A princípio, PATAGÔNIA. Região desértica e muito seca.
UTILIDADE DO 4X4: Total. Não tem essa de 4x2. Aqui em casa não entra carro 4x2. =-D
NÍVEL DE PREPARAÇÃO DO VEÍCULO: Quero um carro que já venha preparado mecânicamente para uma incursão desse tipo. (L-200 Savana seguraria a pressão NA BOA)
NÍVEL DE CONHECIMENTO MECÂNICO: Básico à médio. Não sou nenhum expert, mas no geral sei me virar bem.
QUANTIDADE DE PESSOAS: 1 casal + bagagens e suplementos gerais.
EXPERIÊNCIA COM 4X4 ALTOS E GRANDES: Ampla.
CONFORTO/HOSPEDAGEM: A princípio gostaria de acampar em determinados trechos e me hospedar em outros.

=-)

Loras
04/07/2008, 01:11
Ok!! Vai clareando... Mais alguns pontos::arrow:

O que seria seu dia a dia depois da expedição? Trilhas? Viagens?

Esse casal tem filhos, ou costumam andar com mais de duas pessoas no carro, no dia a dia?

Uma caçamba é necessária no dia a dia?

Pretende acampar com barraca convencional ou barraca de teto?

Não vai modificar mecânica, ok!!! Mas e pneus? Alguma preferência por tamanho?

Pretende fazer seguro total?

Faz questão de carro zero km ou pode ser um semi-novo? Usado? Antigo?

Qual o peso total de bagagens + suplementos gerais? Se barraca de teto, qual o peso do modelo escolhido?

Infelizmente não conheço a Patagônia. Mas um grande amigo, que conhece bem a região, já foi de Fiesta com mais 04 amigos. E voltou inteiro... :mrgreen:

(www.cgauer.com.br) - salvo engano

Já foi de Defender 90 também... hoje recomenda um Tracker, ou outro SUV para essa viagem específica.:concordo:

Ah propósito, errei a indicação do livro. :parede:

É na verdade capítulo 28 (Vehicle-dependent expeditions) da seção 6(Expedition transport) escrito pelo Tom Sheppard no livro "Expedition Handbook" da Royal Geographical Society.

Abração,

Carlão Rover
04/07/2008, 01:27
Bom, minha opinião...
Estar com a rota bem planejada(incluindo abastecimentos, loal para dormir,etc)...
E ir com o veículo que você conhece bem a há algum tempo...
Já vi viaturas novas apresentarem problemas de viaturas velhas...
O importante é, conhecendo bem o veículo, você vai preparado para as possíveis intercorrências, estando pronto para resolvê-las...
Eu estou planejando uma rota para ir até o chile em uma estação de snowboard que fica aberta fora de época(fevereiro e março) e pretendo ir com meu "Panzer" Willys...
Inclusive vai o convite, quem tiver afim...
Abraços
Carlão

Luiz Antonio C. Bodon
04/07/2008, 11:15
Land Rover Defender 110 :concordo:.

maxdelta
05/07/2008, 13:06
Só pra constar: Aqui em Friburgo, tem uma toyota que tem uma alta carga de viagens e expedições.

O dono dela é Seu Jairo, aki na cidade a band longa tem a fama de toyota da SAF(Serviço de asistencia a familia(era funeral)), já que é patrocinada pela mesma firma. Uma vez o dono me mostrou o que ela tinha:

Frigobar; O banco traseiro vira cama de casal; tanque com muitos litros, não me lembro quantos; Água pra uso domestico; Tem fogão, aquecedor, ar condicionado; Tem um sistema de esguincho de cachaça, ele diz que é pra esquentar; guincho elétrico, e outras coisas que não me lembro no momento.

O Jairo e sua esposa já foram em ushuaia, e outros lugares da américa do sul.
Ele é conhecido pelos jipeiros, como engenhoqueiro, mestre das gambiarras, e como o ultimo presidente do jipeclube de friburgo(foi ele que acabou com tudo).

E tem outro rapaz aki que tá fazendo o mesmo, com uma band longa as necessárias modificações pra uma expedição.

folgado
05/07/2008, 16:36
Land Rover Defender 110 :concordo:.

Com tanque extra de combustível, dois estepes, barraca de teto e se der uma geladeira de 20 litros.

umberto xxxrrr
05/07/2008, 16:45
Tentei achar, mas não consegui mais.

Vi umas fotos de uma F250 dupla com "baú" na caçamba exatamente fazendo expedição pela AL , e acho que nem era (ainda) a 4x4.

Ia neste "caminhãzinho".

BADIA
10/08/2008, 00:05
Olá Loras, como vai?

Seguem a baixo algumas respostas pra tentar buscar uma "solução" de veículo ideal.

Observação: O carro não seria utilizado em "apenas" uma expedição depois descartado. Eu utilizaria o carro no meu dia a dia depois da viagem durante um bom tempo.

DESTINO: A princípio, PATAGÔNIA. Região desértica e muito seca.
UTILIDADE DO 4X4: Total. Não tem essa de 4x2. Aqui em casa não entra carro 4x2. =-D
NÍVEL DE PREPARAÇÃO DO VEÍCULO: Quero um carro que já venha preparado mecânicamente para uma incursão desse tipo. (L-200 Savana seguraria a pressão NA BOA)
NÍVEL DE CONHECIMENTO MECÂNICO: Básico à médio. Não sou nenhum expert, mas no geral sei me virar bem.
QUANTIDADE DE PESSOAS: 1 casal + bagagens e suplementos gerais.
EXPERIÊNCIA COM 4X4 ALTOS E GRANDES: Ampla.
CONFORTO/HOSPEDAGEM: A princípio gostaria de acampar em determinados trechos e me hospedar em outros.

=-)
:putz:Prezado Carlos essa realmente é uma pergunta muito dificil, até porquê apenas tu poderá responder, mas mesmo assim já que tu pediu vou tentar ajudar. A Patagônia é o fim do mundo, literalmente e antes de falar do veículo vou meter o bedelho no roteiro; antes de ir até lá passeia pelo deserto de Atacama, seus vales, salinas e as travessias nos andes próximas, altiplano boliviano com muito mais atrativos, para não falar aqui "em casa"; Pantanal, Jalapão, Serrado Rio do Rastro e do Corvo Branco ambas em SC, etc,etc,etc. dai depois, bem depois se tiver saco, e olha que vais precisar vai então prá Patagônia. Bom mas como queres ir até lá, pode ser de carro mil, pois só irás precisar de 4x4 se procurares locais onde seja necessário sua utilização, que nem aqui. Na minha opinião o veículo ideal para uma viagem longa deverá ter bastante autonomia e uma mecanica confiável ede baixa manutenção e de preferencia que encontre manutenção especializada ao longo do caminho. Com essas exigências em pauta já selecionamos os seguintes carros usados nessa faixa de preço;Nissan XTERRA com seu motor diesel robusto e confiável e seu tanque de gasolina com 85 litros, assim como a SW 4, HILUX CD 4x4 2.5/06, Pajero Full 3.2TDI, Pajero Sport 2.8TDI, etc.etc.
Se fores a Patagônia, na volta sobe para o Chile e vem visitando as termas, assim a viagem valerá muito mais a pena e não será maçante. Era isso, espero ter ajudado. Quando passares por aqui em POA avisa, o churra é por minha conta. Badia

Leonardo Vianna
17/08/2012, 14:22
Boa tarde!

Gostaria de dizer que gostei muito deste fórum. Tenho lido faz um tempo.

Ainda não tenho um veículo 4x4, primeiramente terei que ler muito ainda, pretendo encontrar algum curso de mecânica básica também, etc, etc... mas tenho tempo.

Já fiz viagens pelo Brasil, Uruguai, Chile, Argentina usando meu carro 1.6 ou mesmo 1.0 (deserto do Atacama via Paso Jama). Curto subir os vulcões do Chile (tenho vontade de retornar lá e também encarar alguns no Peru e Equador), andei pela patagônia sozinho, de bus e mochilão e indo de camping em camping... trilha em trilha (Chalten, Torres del Paine, Ushuaia...).

Minha ideia é fugir dos gastos de aviões, dependência de horários de ônibus e ter a liberdade de parar para tirar aquela fotografia do melhor ângulo sempre que quiser... Por este motivo e por não faltar lugar para conhecer que estou procurando um veículo confiável para longas viagens (6000km, 10mil km ou mais), um 4x4 (óbvio), pois sei lá o que vou encontrar pela frente (na verdade tenho idéia, mas é bom estar preparado para ir mais além) e que tenha um pouco de conforto e espaço (namorada, cachorro, equipamentos para camping, montanhismo, entre outros podem ir juntos).

Todo o material encontrado aqui tem ajudado. Vou continuar pesquisando, pois além das características acima, quanto mais km por litro fizer, melhor.

Abraços.

menongoes
18/08/2013, 12:11
compra uma pajero full, i vai tranquilo com conforto, sistema de aquecimento perfeito, macia, motor diesel 3.2 com muito torque.

guilhermeabreu
19/08/2013, 13:28
Boa tarde!

Gostaria de dizer que gostei muito deste fórum. Tenho lido faz um tempo.

Ainda não tenho um veículo 4x4, primeiramente terei que ler muito ainda, pretendo encontrar algum curso de mecânica básica também, etc, etc... mas tenho tempo.

Já fiz viagens pelo Brasil, Uruguai, Chile, Argentina usando meu carro 1.6 ou mesmo 1.0 (deserto do Atacama via Paso Jama). Curto subir os vulcões do Chile (tenho vontade de retornar lá e também encarar alguns no Peru e Equador), andei pela patagônia sozinho, de bus e mochilão e indo de camping em camping... trilha em trilha (Chalten, Torres del Paine, Ushuaia...).

Minha ideia é fugir dos gastos de aviões, dependência de horários de ônibus e ter a liberdade de parar para tirar aquela fotografia do melhor ângulo sempre que quiser... Por este motivo e por não faltar lugar para conhecer que estou procurando um veículo confiável para longas viagens (6000km, 10mil km ou mais), um 4x4 (óbvio), pois sei lá o que vou encontrar pela frente (na verdade tenho idéia, mas é bom estar preparado para ir mais além) e que tenha um pouco de conforto e espaço (namorada, cachorro, equipamentos para camping, montanhismo, entre outros podem ir juntos).

Todo o material encontrado aqui tem ajudado. Vou continuar pesquisando, pois além das características acima, quanto mais km por litro fizer, melhor.

Abraços.

LEONARDO VIANNA

Sem sombras de dúvidas , vai de TOYOTA SW4 que couber em seu bolso e não se arerependerá , possui uma 93 por 10 anos e a atual 2002 a 10 meses e pretendo mudar para outra 2008 ainda este ano .