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Ver Versão Completa : Alguém me ajude...



fabiopantaneiro
29/06/2008, 22:03
sou novato aqui no fórum, a tempos venho lendo os comentarios e idéias do pessoal q faz parte da lista de membros,, emfim tenho um problema com minha viatura,se trata de uma hilux 4x4,ano 93/94,desde que a possuo não conssigo retirar um super aquecimento do radiador,ja fiz diverssas coisas mais não adiantou muito...
uso ela para viajens de até 400 km,e quando passo de 100 km ela eleva muito a temperatura,se apertar ela ferve,ja mandei envaretaro radiador,fixar a élice,coloquei uma telinha na frente do condenssador do ar para q não deixe entrar sujeiras nele e no radiador,retirei a valvula termostática além de usa aditivo logico...

emfim alguém ja passou porisso??? é normal que o motor 2.8D aqueça???
essa é a primeira hilux q tenho não tenho experiençia com essa camionete,tenho mais uma toytinha cabine dupla mais só falo bem dela nunca me deu dor de cabeça,,,o motor dela já é o do 714 muito bom por sinal...

minha hiluxzinha é boa demais tbm,só oq me encomoda é o aqueçimento pois tenho q andar muito de vagar com ela,hehehe
outra coisa ela tbm aqueçe com o ar ligado dentro da cidade..
alguém tem um palpite????

desde já Obrigado!!!

Carlão Rover
30/06/2008, 01:24
Bom, palpite não vai faltar...as causas podem ser muitas...você pegou ea com quantos km e com quantos está agora?pode ser motor "cansado", bomba dágua, bomba de óleo, lubrificação inadequada, e muitas outras possibilidades...dê mais informações sobre ela que muitos aqui poderão ajudá-lo...
Abraços
Carlão

fabiopantaneiro
30/06/2008, 02:21
Olá carlão,é o seguinte,ela esta circulando a agua normalmente,fiz teste na bomba d'agua e na bomba de óleo lubrificante em uma retifica aqui da minha cidade,esta beleza estes iténs..
o motor esta com uma força muito boa,eu até admiro ela pq ela ferve quando aperto o pé,mais da facilmente 140 km por hora,depois desta velocidade atingida eu ja tiro o pé e deixo ela segurar no motor mesmo assim ela volta a temperatura,,,mais se segurar ela ferve...

junta de cabeçote não queimou ainda,oq é de admirar pois ela ferve mesmo se apertar...
acho muito estranho o fato de andar de vagar ela sobe a temperatura até o meio do marcador,fica quente tbm mais demora quando estou em baixa rotação...
outra coisa ela marca até o meio,se afogar estando no meio do relógio de temperatura pode ter certeza q vai ferver tbm,,, quando acontece isso seguro acelerado um poquinho por uns 3 minutos ela volta a temperatura um pouco e ai sim eu afogo..
comprei ela com mais ou menos 230 a 235 mil km,,,agóra esta com 248 mil km..
fora esquentar ela não me deu dor de cabeça grande,somente as duas molas mestre q troquei na dianteira...
mais nada!!!
não é problemática só tenho medo de esquentar muito e o motor acabar hehehe,as peças não são muito baratas hehhehe

Obrigado Carlão!!!

Eduardo Velo
30/06/2008, 07:02
Logo logo os moderadores vão mudar esse tópico ...
Olha essa discução qdo tiver tempo ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33365

Se fosse empeno no cabeçote vc sentiria a falta de rend. na prim. subida longa ... então pode ser circulção ...

No meu Q20B troquei o radiador pq já tinha muitos dutos tampados por causa de furos ... coloquei uma fileira a mais na colméia e não esquenta mais nada ... peguei a vtr já com muitos dutos tampados sem saber , talvez seja o seu caso tb ... TALVEZ ... para tirar a dúvida leva o radiador pra tirar a tampa sup. e verificar , não é um serviço caro ...

Vc tem marcador de pressão de óleo na vtr ?? pq verificar se a bomba está ok é uma coisa e se ela está realmente conseguindo mandar óleo pelos dutos de lubrificação é outra ... a bomba de água a mesma coisa ... ela pode estar boa mas se houver qqer obstrução a água não vai circular como deve ...

abs ...

rafaelfernandez
30/06/2008, 11:34
Ola amigo,

Voce ja verificou se o termostato que dispara a 2 velocidade da ventoinha do radiador ta entrando? Esperimente fazer uma ligacao direta nele (deixar direto na 2a velocidade). Se mesmo com a ventoinha funcionando direto no maximo o carro aquecer, e bom dar uma olhada com mais carinho. Quem sabe até mesmo tentar outro mecanico.

[]´s na esperança de ter ajudado!!!

Rafael Fernandez

fabiopantaneiro
30/06/2008, 12:15
Eduardo,vc esta certo se eu consseguir achar uma pessoa aqui na minha região q faça isso...poderá dar certo...

eu ja mandei abrir ele e limpar ou seja (envaretar) só q eu tive a mesma idéia sua de colocar mais canaletes no radiador,só q o mecanico do radiador me disse q não daria certo,, mais vou levar em outro pra tentar fazer isto...

Obrigado parceiro Eduardo!!!








Rafael ajudou sim,Obrigado!
essa camionete não possui ventuinha,até inclusive estou penssando em colocar uma ventuinha e retirar a éliçe...
não sei se é uma boa idéa...
mais estou penssando em instalar uma ventuinha em vez da éliçe,,

já fixei a éliçe para q ela puxe mais o ar,troquei todas as correias..

agóra estou penssando em substituir a éliçe por ventilador ou (ventuinha)

toda ajuda é bem vinda!!!






Obrigado!!!

Morcego
30/06/2008, 13:04
Em algum lugar aqui no Forum, já li que os radiadores das Hilux antigas são menores que os modelos mais novos e costuma ter problema de aquecimento. Ao trocar por um dos modelos mais novos que são maiores e resolveu o problema.

zelucas
30/06/2008, 16:08
Já vi muitas hilux importadas com esse problema principalmente depois de turbinadas e/ou colocar pneus maiores.

O fato é que a sua hilux é importada e não é um veículo ajustado para o clima brasileiro principalmente o daí do mato grosso :mrgreen:
Mas colocando o radiador das mais novas parece que resolve mesmo...

Glauco mendes
30/06/2008, 16:29
Meu caro você já deu uma revisada no cabeçote deste motor? é original ou já foi mexido, o ideal seria dar uma plainada no mesmo coloar uma junta nova e trocar todos os parafusos de fixação do cabeçote, pois já tivemos exemplos com o mesmo problema que estas tendo depois de procurar um senhor que manja bem deste assunto, e com as orientações que ele passou o problema foi sanado.

Rodrigo Baratti
30/06/2008, 17:14
Fabio,

Viajei com uma dessas de um amigo e senti o mesmo problema, qdo acelerava ela esquentava.
Segundo o dono era assim mesmo e não adiantava passar dos 100 km/h. :putz:
Depois de alguns meses trincou o cabeçote e começou a dor de cabeça.....ou do bolso. :pensativo:

Tem um outro camarada que faz trilhas conosco que já estourou 2 motores desses, mas ele não é muita referencia pois tem o pé muito pesado.

Não sei não, mas acho que é um problema comum e crônico desse modelo/ano.

Renatopami
30/06/2008, 17:43
Já tive uma hilux com este motor 2.8,aspirado,e vou falar......Não é normal em altas velocidades a temperatura subir....Este motor é muito resistente,os motores que trincavam cabeçotes eram das SW4,mas com turbo......Daqui a pouco o Sergio Holanda aparece aqui e vai te ajudar melhor:concordo:
ABRAÇOS!!!

MarBO
30/06/2008, 18:07
Caro Fagiopantaneiro

Ja tive duas toyotas a primeira meu primeiro carro a diesel pckup 95 2,8, D+ me arrependo ate hoje de ter me desfeito dela pois era so trocar oleo e filtro nunca me deu problema ate os 125mil km quando a vendi.
Minha segunda toyota foi uma SW4 2000 quando tentei voltar aos velhos tempos, compreia usada e ela veio com o problema parecido com o seu a 120 km ela aquecia.
Bem a solução também não veio fácil o que fiz de diferente de voce foi não travar a hélice e sim trocar a embreagem multiviscuosa do centro da mesma.
Também não tirei a válvula termostatica e outro detalhe que voce não mencionou foi que meu mecânico fez uma correção no debito da bomba injetora que estava fora do ponto, mas este mesmo meca mencionou que pelo fato de motores diesel terem muito torque ele vai sustentando a velocidade ate quanto pode e vai esquentando onde o certo seria reduzir a marcha para uma com maior força.

Espero ter acrescentado




sou novato aqui no fórum, a tempos venho lendo os comentarios e idéias do pessoal q faz parte da lista de membros,, emfim tenho um problema com minha viatura,se trata de uma hilux 4x4,ano 93/94,desde que a possuo não conssigo retirar um super aquecimento do radiador,ja fiz diverssas coisas mais não adiantou muito...
uso ela para viajens de até 400 km,e quando passo de 100 km ela eleva muito a temperatura,se apertar ela ferve,ja mandei envaretaro radiador,fixar a élice,coloquei uma telinha na frente do condenssador do ar para q não deixe entrar sujeiras nele e no radiador,retirei a valvula termostática além de usa aditivo logico...

emfim alguém ja passou porisso??? é normal que o motor 2.8D aqueça???
essa é a primeira hilux q tenho não tenho experiençia com essa camionete,tenho mais uma toytinha cabine dupla mais só falo bem dela nunca me deu dor de cabeça,,,o motor dela já é o do 714 muito bom por sinal...

minha hiluxzinha é boa demais tbm,só oq me encomoda é o aqueçimento pois tenho q andar muito de vagar com ela,hehehe
outra coisa ela tbm aqueçe com o ar ligado dentro da cidade..
alguém tem um palpite????

desde já Obrigado!!!

SÉRGIO HOLANDA
30/06/2008, 18:48
Grande Renato, foi você falar e eu aparecer...:lol::lol::lol:

Na verdade o PequenoJr de BSB me passou uma MP falando desse tópico e vamos ver no que posso ajudar...

Caro Fabio,

esse modelo 93/94 foram a primeira linha de SW4 importadas do Japão, primeiramente esse motor é muito forte e extremamente resistente, se fosse outro, ou com cabeçote de alumínio já teria trincado, e não precisava ser o 1KZT da Toyota 3.0T, qualquer motor desses mais novos, MWM, TOYOTA, MIT e outra marca.

Mas o 2.8D é forte e mesmo maltratado chega a rodar muito, em média 500mil km e bem tratado só Deus sabe. Mas o que eu queria dizer é que esse modelo 93, em especifico, não sofreu nenhuma modificação para vir para o Brasil e no Japão ninguém anda a 140km/h com esse veículo, sem falar que a temperatura é mais amena e dependendo do local muito frio. o que eu quero dizer com isso é que esse motor não foi feito pra andar a essa velocidade, você deve andar no máximo a 130km/h...ou seja, existe uma defasagem de troca de calor e andar pé dentro por muito tempo não tem motor diesel que aguente muitos anos e Kms.

Seu motor está com mais de 200.000km, você não é o primeiro dono, então não sabe como era tratado.

Agora vamos tratar de tentar solucionar seu problema. Primeiramente como foi dito aqui, o ponto da bomba influência na temperatura do motor sim, verifique isso, pois quanto mais aberta for a bomba maior vai ser a temperatura no mesmo. Como o mecânico do colega forista falou, muitas vezes em certas subidas se abusa da marcha, devesse reduzir para evitar que o motor seja forçado, mas como o torque dos motores a diesel são bons se insiste com o pé...Quando eu estava nos Andes a 4.800mt e a temperatura da minha SR5 99 2.8DT subiu eu parei o carro engatei a reduzida, pois era uma subida forte e fui de reduzida sem precisar abrir o turbo e o motor não esquentou, mas isso não é ideal, lógico!!! mas no meu caso eu turbinei o motor e estava em altitude elevada o que faz com que a temperatura de fervura fique na casa dos 85graus e como a Hilux tem circuito aberto ferve fácil...

O que você pode fazer para poder continuar andando mais rápido na estrada, embora seu motor esteja esquentando na cidade com o ar ligado, isso demostra que a bomba deve estar realmente fora de ponto. Outra coisa importante é o filtro de ar, se este estiver muito sujo o motor começa a trabalhar com mais combustivel que ar e isso faz com que a temperatura da combustão suba acima do normal...veja bem são varias ipoteses e você deve procurar ver todas até resolver seu problema...Um amigo tinha uma SR5 97 e esquentava a 100km/h quando dirigia mais de 200km e nós verificamos tudo, até que resolvi trocar o radiador, embora já tivessemos varetado e limpado, com o novo radiador da visconde, R$ 1.100,00 em 2007, simplesmente parou o problema...

O que você poderia fazer:

- troque seu radiador, apesar de ter apenas 245.000km rodados seu radiador tem 15 anos e não esqueça de colocar a tampa original Toyota, a que vem no Radiador não presta!!! E utiliza aditivo, se for Toyota original use 40% aditivo e 60% água bi-destilada!!! Compre o radiador reforçado, que tem maior volume. Ou pode até adaptar algum radiador, mas que tenha volume maior que o original, um bom mecânico de radiador faz isso.

- coloque uma ventoinha elétrica de 10", vendida em lojas de instalação e manutenção de ar-condicionados automotivos, em recife custa R$ 100,00. Não retire a ventoinha original, pois nenhum elétrica que você colocar vai subistituir. Na minha SR5 tenho duas e com isso ando nas dunas dando pau no motor e ele não esquenta, sem falar que na cidade durante o meio-dia seu ar vai gelar!!!

- mande regular sua bomba injetora, verifique os bicos, pois pode ter bico injetando combustivel em demasia!!!

- Como você já fez a verificação da bomba d'água e de óleo, troque a válvula termostatica, a não ser que a sua esteja nova...

- Verifique o filtro de óleo que você está usando, as vezes filtros retem em demasia o óleo e com isso reduzem a capacidade de lubrificação do motor...

Acredito que você seguindo esses passos solucionará seu problema de aquecimento. Nos mantenha informado.

Boa sorte,

Sérjão

PS. no que eu puder ajudar tÔ aqui...

LUIS ANTONIO -BA
01/07/2008, 22:31
Grande Renato, foi você falar e eu aparecer...:lol::lol::lol:

Na verdade o PequenoJr de BSB me passou uma MP falando desse tópico e vamos ver no que posso ajudar...

Caro Fabio,

esse modelo 93/94 foram a primeira linha de SW4 importadas do Japão, primeiramente esse motor é muito forte e extremamente resistente, se fosse outro, ou com cabeçote de alumínio já teria trincado, e não precisava ser o 1KZT da Toyota 3.0T, qualquer motor desses mais novos, MWM, TOYOTA, MIT e outra marca.

Mas o 2.8D é forte e mesmo maltratado chega a rodar muito, em média 500mil km e bem tratado só Deus sabe. Mas o que eu queria dizer é que esse modelo 93, em especifico, não sofreu nenhuma modificação para vir para o Brasil e no Japão ninguém anda a 140km/h com esse veículo, sem falar que a temperatura é mais amena e dependendo do local muito frio. o que eu quero dizer com isso é que esse motor não foi feito pra andar a essa velocidade, você deve andar no máximo a 130km/h...ou seja, existe uma defasagem de troca de calor e andar pé dentro por muito tempo não tem motor diesel que aguente muitos anos e Kms.

Seu motor está com mais de 200.000km, você não é o primeiro dono, então não sabe como era tratado.

Agora vamos tratar de tentar solucionar seu problema. Primeiramente como foi dito aqui, o ponto da bomba influência na temperatura do motor sim, verifique isso, pois quanto mais aberta for a bomba maior vai ser a temperatura no mesmo. Como o mecânico do colega forista falou, muitas vezes em certas subidas se abusa da marcha, devesse reduzir para evitar que o motor seja forçado, mas como o torque dos motores a diesel são bons se insiste com o pé...Quando eu estava nos Andes a 4.800mt e a temperatura da minha SR5 99 2.8DT subiu eu parei o carro engatei a reduzida, pois era uma subida forte e fui de reduzida sem precisar abrir o turbo e o motor não esquentou, mas isso não é ideal, lógico!!! mas no meu caso eu turbinei o motor e estava em altitude elevada o que faz com que a temperatura de fervura fique na casa dos 85graus e como a Hilux tem circuito aberto ferve fácil...

O que você pode fazer para poder continuar andando mais rápido na estrada, embora seu motor esteja esquentando na cidade com o ar ligado, isso demostra que a bomba deve estar realmente fora de ponto. Outra coisa importante é o filtro de ar, se este estiver muito sujo o motor começa a trabalhar com mais combustivel que ar e isso faz com que a temperatura da combustão suba acima do normal...veja bem são varias ipoteses e você deve procurar ver todas até resolver seu problema...Um amigo tinha uma SR5 97 e esquentava a 100km/h quando dirigia mais de 200km e nós verificamos tudo, até que resolvi trocar o radiador, embora já tivessemos varetado e limpado, com o novo radiador da visconde, R$ 1.100,00 em 2007, simplesmente parou o problema...

O que você poderia fazer:

- troque seu radiador, apesar de ter apenas 245.000km rodados seu radiador tem 15 anos e não esqueça de colocar a tampa original Toyota, a que vem no Radiador não presta!!! E utiliza aditivo, se for Toyota original use 40% aditivo e 60% água bi-destilada!!! Compre o radiador reforçado, que tem maior volume. Ou pode até adaptar algum radiador, mas que tenha volume maior que o original, um bom mecânico de radiador faz isso.

- coloque uma ventoinha elétrica de 10", vendida em lojas de instalação e manutenção de ar-condicionados automotivos, em recife custa R$ 100,00. Não retire a ventoinha original, pois nenhum elétrica que você colocar vai subistituir. Na minha SR5 tenho duas e com isso ando nas dunas dando pau no motor e ele não esquenta, sem falar que na cidade durante o meio-dia seu ar vai gelar!!!

- mande regular sua bomba injetora, verifique os bicos, pois pode ter bico injetando combustivel em demasia!!!

- Como você já fez a verificação da bomba d'água e de óleo, troque a válvula termostatica, a não ser que a sua esteja nova...

- Verifique o filtro de óleo que você está usando, as vezes filtros retem em demasia o óleo e com isso reduzem a capacidade de lubrificação do motor...

Acredito que você seguindo esses passos solucionará seu problema de aquecimento. Nos mantenha informado.

Boa sorte,

Sérjão

PS. no que eu puder ajudar tÔ aqui...
Complementando tudo que o amigo Serjão falou, eu aproveitaria e trocaria a junta do cabeçote junto com uma verificação do mesmo pois não vai gastar mais de R$ 400,00 com mão de obra e vale a pena.

Ana Lopes
03/07/2008, 13:06
:putz:não sei mais onde procurar,desde o fim do ano passado estou a procura de um bendido modulo pra minha Ranger, um mecanico bem porco fez o favor de queimar o original,ligando e desligando o caro sem dar um "intervalo",ai troquei por um q no fim a numeração não é a mesma,porem o caro perdeu a potencia e eu mi deu mal!!
ja liguei em tantos lugares,mas a resposta é sempre a mesma ,não tenho ou então o q eu tenho no fim as letras mudam.
NÃO ADIANTA,preciso da ajuda realmente de quem entende!!!:lol:
minha Ranger é automatica,modelo americana,ano 95 motor 4.0, 6cc
si alguem puder me dar uma ajuda ficarei muitissimoooooo grata.
a numeração do módulo q estou a procura é F57F 12A650 BGC ,
PARECIDO NÃO ADIANTA TEM Q SER IGUAL.

SÉRGIO HOLANDA
03/07/2008, 14:45
Grande Ana,

para resolver esse seu problema somente nos EUA, então entra nesse fórum sobre Rangers e lá você com certeza conseguirá essa peça...Lembrando que até U$S 50,00 você não paga imposto e compra via Cartão de Crédito e manda pelos correios...
http://www.rangerpowersports.com/forum/showthread.php?t=199959

Se não é garimpar nos ferros velhos da vida!!!

Espero que ajude.

Sérjão


:putz:não sei mais onde procurar,desde o fim do ano passado estou a procura de um bendido modulo pra minha Ranger, um mecanico bem porco fez o favor de queimar o original,ligando e desligando o caro sem dar um "intervalo",ai troquei por um q no fim a numeração não é a mesma,porem o caro perdeu a potencia e eu mi deu mal!!
ja liguei em tantos lugares,mas a resposta é sempre a mesma ,não tenho ou então o q eu tenho no fim as letras mudam.
NÃO ADIANTA,preciso da ajuda realmente de quem entende!!!:lol:
minha Ranger é automatica,modelo americana,ano 95 motor 4.0, 6cc
si alguem puder me dar uma ajuda ficarei muitissimoooooo grata.
a numeração do módulo q estou a procura é F57F 12A650 BGC ,
PARECIDO NÃO ADIANTA TEM Q SER IGUAL.

fabiopantaneiro
04/07/2008, 00:03
Ai moçada,Obrigado pela ajuda!!!
Dei um jeito na minha viatura...retirei o condenssador do ar condiçionado e deixei com a éliçe fixa!
ela nem sobe mais como subia a temperatura,:palmas:,,descobri sozinho mesmo sem auxilio dos mecanicos daqui,,agóra mandei faser um radiador maior já com um suporte da ventuinha...
quando ficar pronto vou tentar colocar e retirar a éliçe...:concordo:
vamos ver no que dá!?!?!?!:pensativo:
abraços...

fabiopantaneiro
04/07/2008, 00:18
Ai moçada,Obrigado pela ajuda!!!
Dei um jeito na minha viatura...retirei o condenssador do ar condiçionado e deixei com a éliçe fixa!
ela nem sobe mais como subia a temperatura,:palmas:,,descobri sozinho mesmo sem auxilio dos mecanicos daqui,,agóra mandei faser um radiador maior já com um suporte da ventuinha...
quando ficar pronto vou tentar colocar e retirar a éliçe...:concordo:
vamos ver no que dá!?!?!?!:pensativo:
abraços...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif

fabiopantaneiro
04/07/2008, 00:42
Muito Obrigado,Sérgio holanda!
ólha a bomba injetora já estava regulada,,mandei regukar certinho no mesmo dia em q tirei a valvula termostatica,a um mês atrás...
agóra vou esperar ficar pronto o radiador e vou substituir a héliçe por uma ventuinha vamos ver no vai dá!!!
Obrigado!!!


Abraços...

SÉRGIO HOLANDA
04/07/2008, 15:39
Grande Fabio,

Não retire a hélice original, apenas coloque uma ou duas elétricas na frente...você compra cada por menos de R$ 100,00 em lojas de ar condicionado!!! veja a foto da minha com duas...a original deve ficar e não travada, com o sistema funcionando normalmente, além de colocar a válvula termostatica de volta...pois existe uma pressão pré determinada no sistema para que a água circule, você retirando a válvula essa pressão é modificada e prejudica a circulação, prejudicando assim atroca de calor...

[ ],s

e

boa sorte...


Muito Obrigado,Sérgio holanda!
ólha a bomba injetora já estava regulada,,mandei regukar certinho no mesmo dia em q tirei a valvula termostatica,a um mês atrás...
agóra vou esperar ficar pronto o radiador e vou substituir a héliçe por uma ventuinha vamos ver no vai dá!!!
Obrigado!!!


Abraços...

heberg
13/07/2008, 00:05
Boa noite Fabio
Seguinte eu tenho uma pathfinder 93 e tbm passei por esse destempério!!
mandei fazerr tudo o q vc possa imaginar ,até ficar de saco cheio do mecanico e resolvi eu fazer alguma coisa. parti doseguinte principio LIMPEZA, o q eu fiz, primeiro desconectei a mangueira do retorno do radiador , a eu tirei a tamap do radiado e com uma "Wap" toquei pessao no radiador por uns 5 minutos , ai reconectei a mangeuria e desconectei outra mangueira e assim por diante,fiz isso em todas as mangueiras q passam agua até a do ar quente, assim detectei algumas mangueiras entupidas e outras sairam muita sugeira, ao finalizar enchi o radiador e no meu caso existe um parafuso para tirar o ar q forma no motor. Em seguida desmontei toda a grade e os farosi de milha (que ficam na frente do radiador) e novamanete toquei pressao , lavei todo o radiador saiu um caldo marron atraz fo radiado e fiz isso até a agua sair limpa do outro lado.
eu ja havia até mandado fazer todo o radiador e nao tinha resolvido 100% o problema.
aconclusao q cheguei eu estava com mangueiras entupidas e o (filetes) estavam muito sujos fazendo com q o ar ao invez de se transpor ao radiador ele apenas "batia" de frente . tenta fazer isso é trabalhoso mais no meu caso resolveu

Gugu7
15/07/2008, 15:31
Grande Fabio,

Não retire a hélice original, apenas coloque uma ou duas elétricas na frente...você compra cada por menos de R$ 100,00 em lojas de ar condicionado!!! veja a foto da minha com duas...a original deve ficar e não travada, com o sistema funcionando normalmente, além de colocar a válvula termostatica de volta...pois existe uma pressão pré determinada no sistema para que a água circule, você retirando a válvula essa pressão é modificada e prejudica a circulação, prejudicando assim atroca de calor...

[ ],s

e

boa sorte...
Serjão que ano é mesmo sua Hilux?
Vc fez isso preventivamente, pq esquentou ou pela questão do ar?
Vale a pena fazer preventivamente ou é desnecessário?
Brigaduu

SÉRGIO HOLANDA
15/07/2008, 16:29
Gugu,

a minha é 98-99...

o principal motivo foram as trilhas nos areiões pesados no meio das dunas, pois como é pesado só se anda de reduzida e não se consegue andar a mais de 60km/h, devido o relevo acidentado...ai não se tem deslocamento de ar suficiente no radiador para ventilação do sistema de arrefecimento...como o motor tem mais de 110CV, original 76Cv, isso leva a trabalhar em temperatura limite...por isso instalei...além disso no transito pesado e no calor forte ajuda muito o sistema de ar-condicionado do veículo...pode ver que todo veículo possui um ventilador extra pro ar-condicionado...

Com certeza vale a pena instalar o sistema auxiliar...:concordo::concordo::concordo:

Sérjão


Serjão que ano é mesmo sua Hilux?
Vc fez isso preventivamente, pq esquentou ou pela questão do ar?
Vale a pena fazer preventivamente ou é desnecessário?
Brigaduu