Marcelo A. Marchiodi
28/06/2008, 19:21
Não sei se já tinham mostrado por aqui, mas vale a pena ver! Gostei muito, isso é sinal que as coisas estão mudando nessa área! Vejam o texto abaixo:
"A maior novidade da tradicional equipe Off Limits sediada em Santa Catarina, que prepara carros de Rali Cross Country e Rali de Velocidade, foi revelada nesta quarta feira, 21 de maio: é o protótipo Off Runner que fará sua estréia em competições no Rali Internacional dos Sertões.
Com estrutura tubular, o protótipo monoposto, ou seja, para uma só pessoa, foi todo desenvolvido, desde a concepção, até a construção, nas instalações da Off Limits na cidade de São José, na grande Florianópolis.
Segundo o diretor da equipe, Luis Haas, a construção de um protótipo tubular é um sonho antigo. “ Sempre pensamos em partir para um carro tubular, mas os custos não permitiam. Com a concepção do Off Runner encontramos um novo caminho para ter um carro rápido, confiável e com custo acessível”, explicou Luis ao site CronoSpeed.
O carro tem toda sua parte mecânica derivada de carros da marca Chevrolet, a grande parceira do projeto e da equipe Off Limits que também é responsável pela preparação das camionetes S10 que participam do Rali dos Sertões bem como dos GM Celtas que lideram o Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade.
O motor é traseiro originado do Astra 2.4 litros, com transmissão original, posicionado transversalmente, sendo de tração traseira. Além disso, foi mantido o sistema de alimentação e refrigeração originais com algumas modificações para adequação do uso fora de estrada. O carro usará uma “ bolha” de fibra de vidro que imitará a Chevrolet S10 mas adequando-se ao menor tamanho deste monoposto.
Quanto à parte de suspensão, ela foi toda desenvolvida pela Off Shox, empresa do grupo, que fabrica amortecedores de competição para todos os usos, sob cuidados do engenheiro Mecânico da equipe, Tiago Sales. A suspensão dianteira independente é formada por duplos braços triangulares oscilantes, semelhante ao sistema usado nos antigos fórmulas. As molas e amortecedores trabalham na parte interna dos braços dando muito curso, facilidade de manutenção e acerto.
Os amortecedores, dois por braço são: um de dupla e outro de tripla ação. A traseira é formada por um braço triangular de arrasto de cada lado também com uma mola e dois amortecedores por braço. O braço traseiro sustenta o sistema de freios a disco e a fixação da homocinética , dando também um bom curso e mantendo as rodas de tração sempre no chão. Ótimas soluções para um uso intenso no fora de estrada e nas mais variadas situações.
Durante os testes iniciais com o piloto Ulysses Bertholdo, que conhece muito o Rali Internacional dos Sertões, o Off Runner não apresentou nenhum problema. A equipe testou várias regulagens de suspensão, tanto nas molas quanto nos amortecedores. Ulysses já se mostrou surpreso nas primeiras voltas, pois o carro é bastante confiável e rápido. “ Esse carro tem muito potencial. É só questão de tempo para pegar a mão e acho que vai surpreender” disse Bertholdo.
Depois de várias horas de testes a equipe volta para a sede a fim de fazer uma revisão profunda e para procurar possíveis fadigas e desgastes.
Após o rali de Divinópolis, serão realizados novos testes agora em condições mais duras e andando em trechos de provas de Cross Country anteriores, tentando simular o máximo as condições do severo e exigente Rali Internacional dos Sertões.
“ Estamos perto de concretizar um sonho de construir um carro que consiga ser competitivo e barato. Acho que estamos iniciando uma nova fase no Rali Cross Country com o Off Runner. Um carro monoposto sem dúvida nenhuma vai atrair principalmente os pilotos de moto que querem andar de carro e estão acostumados a andar sozinhos, pilotando e navegando” , finalizou Luis"
do site http://www.cronospeed.com.br/modules/news/article.php?storyid=20731
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"A maior novidade da tradicional equipe Off Limits sediada em Santa Catarina, que prepara carros de Rali Cross Country e Rali de Velocidade, foi revelada nesta quarta feira, 21 de maio: é o protótipo Off Runner que fará sua estréia em competições no Rali Internacional dos Sertões.
Com estrutura tubular, o protótipo monoposto, ou seja, para uma só pessoa, foi todo desenvolvido, desde a concepção, até a construção, nas instalações da Off Limits na cidade de São José, na grande Florianópolis.
Segundo o diretor da equipe, Luis Haas, a construção de um protótipo tubular é um sonho antigo. “ Sempre pensamos em partir para um carro tubular, mas os custos não permitiam. Com a concepção do Off Runner encontramos um novo caminho para ter um carro rápido, confiável e com custo acessível”, explicou Luis ao site CronoSpeed.
O carro tem toda sua parte mecânica derivada de carros da marca Chevrolet, a grande parceira do projeto e da equipe Off Limits que também é responsável pela preparação das camionetes S10 que participam do Rali dos Sertões bem como dos GM Celtas que lideram o Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade.
O motor é traseiro originado do Astra 2.4 litros, com transmissão original, posicionado transversalmente, sendo de tração traseira. Além disso, foi mantido o sistema de alimentação e refrigeração originais com algumas modificações para adequação do uso fora de estrada. O carro usará uma “ bolha” de fibra de vidro que imitará a Chevrolet S10 mas adequando-se ao menor tamanho deste monoposto.
Quanto à parte de suspensão, ela foi toda desenvolvida pela Off Shox, empresa do grupo, que fabrica amortecedores de competição para todos os usos, sob cuidados do engenheiro Mecânico da equipe, Tiago Sales. A suspensão dianteira independente é formada por duplos braços triangulares oscilantes, semelhante ao sistema usado nos antigos fórmulas. As molas e amortecedores trabalham na parte interna dos braços dando muito curso, facilidade de manutenção e acerto.
Os amortecedores, dois por braço são: um de dupla e outro de tripla ação. A traseira é formada por um braço triangular de arrasto de cada lado também com uma mola e dois amortecedores por braço. O braço traseiro sustenta o sistema de freios a disco e a fixação da homocinética , dando também um bom curso e mantendo as rodas de tração sempre no chão. Ótimas soluções para um uso intenso no fora de estrada e nas mais variadas situações.
Durante os testes iniciais com o piloto Ulysses Bertholdo, que conhece muito o Rali Internacional dos Sertões, o Off Runner não apresentou nenhum problema. A equipe testou várias regulagens de suspensão, tanto nas molas quanto nos amortecedores. Ulysses já se mostrou surpreso nas primeiras voltas, pois o carro é bastante confiável e rápido. “ Esse carro tem muito potencial. É só questão de tempo para pegar a mão e acho que vai surpreender” disse Bertholdo.
Depois de várias horas de testes a equipe volta para a sede a fim de fazer uma revisão profunda e para procurar possíveis fadigas e desgastes.
Após o rali de Divinópolis, serão realizados novos testes agora em condições mais duras e andando em trechos de provas de Cross Country anteriores, tentando simular o máximo as condições do severo e exigente Rali Internacional dos Sertões.
“ Estamos perto de concretizar um sonho de construir um carro que consiga ser competitivo e barato. Acho que estamos iniciando uma nova fase no Rali Cross Country com o Off Runner. Um carro monoposto sem dúvida nenhuma vai atrair principalmente os pilotos de moto que querem andar de carro e estão acostumados a andar sozinhos, pilotando e navegando” , finalizou Luis"
do site http://www.cronospeed.com.br/modules/news/article.php?storyid=20731
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