Ver Versão Completa : Fazendo manutenção no motor de partida da ranger 2001 4x4 diesel
fabiano-goes
28/06/2008, 18:59
Olá sou novo do forum, e acabei de adiquirir uma ranger 2001 4x4 a diesel.Peguei uma enchente e agora ao ligar o carro escuto um plec plec na 3 ou 4 tentativa o carro liga, estou achando que pode ser o automatico do motor de partida, em contra partida vi q a localização do motor é bem complicada fica perto da roda dianteira esquerda.Gostaria de saber se alguém pode me ajudar num passo a passo apenar pra retirar esse danado desse motor de partida pra eu poder da uma olhada nesse automatico e aproveito pra olhar tambem as escovas desse motor.desde já agradeço
Anthoniusnikos
28/06/2008, 19:13
Olá Fabiano. Seja bem vindo ao Fórum.
Primeiro tem que tirar a roda e a capa de barro do para-lamas, soltar a luva de acoplamento do eixo da caixa de direção. As porcas dos parafusos dessa capa são para chave 8 mm, ou também pode usar o alicate de pressão.
Nota: Não esqueça de usar um cavalete bem firme e macaco hidráulico, se tiver.
Veja uma boa discussão do tópico em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34000
Abração
Anthoniusnikos
Edintruder
28/06/2008, 22:05
Tira também o suporte do coletor de escapamento. Vais precisar de chaves de biela 13 ou 14mm e 10mm e muita paciência...
Só para tirar o motor de arranque vais levar cerca de 3 horas de serviço.
fabiano-goes
29/06/2008, 20:29
obrigado pela dica, vou dar uma olhada neste link
Anthoniusnikos
29/06/2008, 22:58
E aí Fabiano, já tirou tudo da frente para chegar no motor de partida?
Antes de retirá-lo, desconecte o polo positivo da bateria, para evitar curtos.
Depois de retirado, fazer a desmontagem e manutenção vai ser a melhor hora.
Provalvemente vai precisar comprar carvão novo, pinhão (Bendix), etc.
Veja também estado dos mancais, induzido, escovas, buchas, porta-escovas, as molas das escovas.
As peças encontra nos revendedores da marca do motor de arranque.
Se puder fotografar e postar todo o trabalhos, ficamos grato.
Antes de começar a desmontagem do MA ou MP, dê uma lida em: http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=21&edid=3
Abração e bom trabalho.