Ver Versão Completa : Será que funciona na Ranger 3.0 Eletrônica?
Como minha Ranger 3.0 XLS, não vem com computador de bordo, achei esse produto na internet (site http://www.scangauge.com ). Será que funcionará na Ranger, com todas as funções que ele dispôem, já que ela é eletrônica?
Aguardo a opinião de vocês, para comprar, blz?
pelo preco acho que nao vale a pena...
Anthoniusnikos
28/06/2008, 18:04
Olá Smyle. É um solfter que scaneia e diagnostica os dados do módulo, lê e limpa os códigos errados. Deve funcionar sem problemas. (Parece um WINDOWS CARE 2). Pelo que o fabricante propõe, pode ser colocado em veículos a partir de 1996, e além de apresentar os dados dos sensores da viatura. Parece que tem como objetivo maior proporcionar economia de combustível.
Se tivesse um a disposição, experimentaria.
Ô Dudu, são $ 170 (dólares). Lá, por esse preço o equip. eletrônico deve ser de bôa procedência.
MONITORA: »Fuel Economy »Fuel Rate »Battery Voltage »Coolant Temperature »Intake Air Temperature »Engine Speed (RPM) »Vehicle speed (MPH and KM/H) »Manifold Pressure
(not available on some vehicles)»Engine Load »Throttle Position »Ignition Timing »Open/Closed Loop
***Trabalha com todos os Protocolos OBDII e EOBD, incluindo o CAN (requeridos em todos os veículos a partir de 2008.
COMPATIBILIDADE: http://www.scangauge.com/support/CompatibleVehicles.shtml
Inclusive: Ford Ranger ano 1995 e as 3.0 e 4.0
IMPORTANTE: In Europe, EOBD was phased in between 2002 and 2004. Other parts of the world have required one of them starting in various years.
Abs
Anthoniusnikos
TylerNTL
29/06/2008, 10:17
Uma dúvida meio primária:
Onde este equipamento seria ligado?
Na minha Ranger tem um terminal c/ vários contatos abaixo da direção, por acaso seria ligado ali?
Anthoniusnikos
29/06/2008, 12:31
Thelmo, seria ligado numa saída do módulo GEM, que se não me engano fica atrás do painel central da Ranger (atrá do rádio). Porém, como nunca mexi, esperemos que o Walter, Miguels, Goleia, ou outro forista, dê a sua opinião.
Abs
Pequeno jr
29/06/2008, 16:43
Mas o modulo GEM das Ranger até 2004 não dá todas essas informações deste aparewlho. Ou dá e eu to enganado ???
Se não der, a ligação tera q ser em mais de um local.
Anthoniusnikos
29/06/2008, 23:55
Pequeno, só lí as informações técnicas, mas gostaria de ver uma foto do módulo GEM de uma Ranger 99/00. Sei que o GEM controla tudo o que for acionado por eletricidade no veículo: as janelas, a iluminação interna e externa, espelhos retrovisores, bóia elétrica de comb. e arref., praticamente qualquer coisa que puxa corrente elétrica.
Abração
* Esquema do GEM:
Vi o site, muito interessante. Pelo que li, ele é ligado na Interface ODB2 (tem tópicos aqui no forum falando sobre isso), que é justamente o conector debaixo da barra de direção, esse conector é obrigatorio nos EUA desde 1996. No Brasil não é obrigatorio, pelo que sei (o Troller até 2005 não tem, não sei os mais novos), mas carros importados geralmente vem, como no caso da Ranger.
Eu até tenho um cabo ODB2 que pega os dados do carro e converte para serial, mas eu nunca usei. Daria para ver no notebook todas as info que a Ranger possue...
Respondendo a pergunta do Smyle, sim, vai funcionar, mas tem que verificar se ele aceita o ODB2 PWM que é o que a Ford usa.
Alguns links interessantes:
How can I tell which OBD standard applies to my vehicle?
http://www.elmelectronics.com/obdstandard.html
Códigos de erro ODB:
http://en.wikipedia.org/wiki/OBD-II_PIDs
ODB2 para RS232 (Serial) schematics:
http://pinouts.ru/DevicesCables/obdii_cables_pinout.shtml
Fotos e mais info ODB2:
http://en.wikipedia.org/wiki/OBD-II#OBD-II
Software free para diagnostico (roda em Linux):
http://www.freediag.org/
Anthoniusnikos
30/06/2008, 10:15
Olá Ojaneri, pelo que já lí, os programas oferecidos para diagnóstico, parecem rodar só no Sistema Operacional Linux. No SO Windows não roda ?
Abs
Roda sim no Windows, eu tinha vários aqui, mas depois acabei deixando de lado pois não tinha o leitor de ODB2. Agora só falta eu comprar o conversor Serial->USB para testar nos carros.
Alguns softs:
http://www.obd2crazy.com/software.html
http://www.wgsoft.de/
http://www.digimoto.com/
http://www.scantool.net/index.php?mode=displaySoftware&software_id=39&category=ScanTool.net
http://www.obddiagnostics.com/ProgWin.html
E quem quiser comprar o conversor ODB2->Serial barato, tem aqui:
http://cgi.ebay.com/ODB-2-Auto-Scanner-Code-Reader-Tool-ODB2-ODBII-II_W0QQitemZ370063203745QQihZ024QQcategoryZ43989QQ ssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem
http://cgi.ebay.com/OBD2-16Pin-to-DB9-Serial-Port-RS232-OBD-2-Adapter-Cable_W0QQitemZ250264375049QQihZ015QQcategoryZ1498 QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem
[]s!
Mas é só o conversor para usar no PC ou PDA. O ScanGauge é bom pq ele já processa e mostra a leitura
Outra coisa, esse ScanGauge voce acha mais barato no eBay:
http://cgi.ebay.com/ScanGauge-II-3-in-1-car-truck-NEW-XGauge-Version_W0QQitemZ330248484189QQihZ014QQcategoryZ43 989QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem
Com S&H sai por US$ 184,95 pro Brazil.
Gostei desse ScanGauge...
Olha o que ele faz:
SCAN TOOL DIGITAL GAUGES TRIP COMPUTERThe ScanGaugeII allows you to troubleshoot your own car, read error codes, and the conditions present when the error occurred. You can also turn off the "Check Engine" light and avoid those costly trips to the mechanic.
Reads Trouble Codes
Reads conditions that set the Trouble Code
Clears Trouble Codes
Turns off the "Check Engine" light
Tells you when vehicle is "Ready" to pass OBDII testing
Make and store up to 10 rewritable special codes
to send to the vehicle computer
Display 4 gauges at a time from the 12 built-in digital gauges. the information is presented in Real-time!
Fuel Economy
Fuel Rate
Battery Voltage
Coolant Temperature
Intake Air Temperature
Engine Speed (RPM)
Vehicle speed (MPH)
Manifold Pressure (not available on some vehicles)
Engine Load
Throttle Position
Ignition Timing
Open/Closed Loop
Automatically tracks four sets of trip data - Each with 11 individually stored parameters.
Maximum Speed
Average Speed
Maximum Coolant Temperature
Maximum RPM
Driving Time
Driving Distance
Fuel Used
Trip Fuel Economy
Distance to Empty
Time to Empty
Fuel to Empty
Anthoniusnikos
30/06/2008, 12:50
Ojaneri, vou até comprar um Laptop.
Será que a gente encontra esse conversor aquí no Brasil ?
O coversor é bem barato, mas parece ser bem limitado, e não interfaceia com os PCs.
Pensando nas Ranger ...
A interface, seria esta?: Cabo de Adaptação OBD 2 16 PIN a DB9 Porta Serial RS 232 OBD 2 .
Será que tem com entrada USB ?
Abs
TylerNTL
30/06/2008, 13:19
Isso tudo inclusive na Ranger diesel 2.5???!!!!????
Se a resposta for positiva não troco a minha mais nunca!!!!!!!
Ojaneri, vou até comprar um Laptop.
Será que a gente encontra esse conversor aquí no Brasil ?
O coversor é bem barato, mas parece ser bem limitado, e não interfaceia com os PCs.
Pensando nas Ranger ...
A interface, seria esta?: Cabo de Adaptação OBD 2 16 PIN a DB9 Porta Serial RS 232 OBD 2 .
Será que tem com entrada USB ?
Abs
Eu rodei muito atrás de USB, mas achei serial.Solução usar um conversor serial->usb...Antes de comprar o meu pelo eBay, eu procurei bastante mas não achei nenhum similar no Brasil com preço competitivo. Apenas scanners de uso em oficina que custavam mais de r$ 500,00.
Quanto os parametros da Ranger 2.5, não sei se todos são aceitos, pois motores a diesel mais antigos não tinham nem como ler a maioria desses params por não ter sensores! Provavelmente na 2.5 só vai ler meia duzia de parametros, como qtde de combustivel no tanque, velocidade, voltagem da bateria, talvez rpm.
Opção no Brasil tem sim, mas é mais cara: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76182727-_JM
dudas_308w
30/06/2008, 19:59
Isso tudo inclusive na Ranger diesel 2.5???!!!!????
Se a resposta for positiva não troco a minha mais nunca!!!!!!!
tudo isso só serve p/ motores a gasolina...
dudas_308w
30/06/2008, 20:27
Pessoal,
tenho leitor de OBD2 jah faz uns 3 anos. Tambem tenho uns 5 programas (windows) que interpretam o sinal que vem da ECU (modulo) da Ranger. Todos eles sao +/- do mesmo jeito. Permitem que vc veja parametros de motor e interprete codigos de erro. Os famosos "check engine". Na minha opinião, o melhor uso disso serve p/ que vc identifique exatamente qual o erro que dá na ranger. Normalmente eles apresentam o erro já explicado, tipo "bico no.1" e vc jah sabe qual testar.
Nao é possivel alterar nada na Ranger atraves desses softwares mais "usuários". Entao corrigir mistura ou curva de potencia, só nas versoes mais caras.
O OBD, como jah foi dito, On Board Diagnosis, eh uma obrigaçao p/ todos os carros americanos a partir de 96. Entao, o OBD2 é a versao mais moderna. Como todos os fabricantes querem vender nos EUA, o OBD2 é padrão. As fabricas usam diferentes conectores, mas o formato do sinal é igual p/ todos.
Nas oficinas brasileiras, o equipamento mais usado chama-se "raster", que tem varios conectores, um p/ cada montadora.
sds
Márcio T
30/06/2008, 20:53
tudo isso só serve p/ motores a gasolina...
X2 :concordo:
Para programar parâmetros da configuração, tem que usar uns scanner's mais sofisticados (e caros): http://www.hensonperformance.com/
Anthoniusnikos
30/06/2008, 22:23
AutoCheckEngine
Cavalheiros, acabei de dar uma pesquisada aquí no Fórum sobre este mesmo tema, e ainda não temos uma foto de um Laptop conectado ao módulo de nenhum veículo. Se alguém tiver uma, principalmente para as Ranger a diesel seria legal.
Para os veículos fabricados no Brasil e Argentina, com motores americanos a gasolina, como já foi dito, desde 1995 a interface OBD-2 e protocolo PWM vem sendo utilizado, mas há quem afirme que pode servir tranqüilamente para os veículos com motores a diesel.
Ver tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28876 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28876)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36588%20-%2076k (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36588%20-%2076k)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36588&page=2
Carros a diesel com interface OBD-II e protocolo PWM, que podem interfacear sem problemas:
- Renault Clio II ano 2001, diesel, fabricado na Argentina.
- Transit 1995, diesel, fabricado na Alemanha.
- Ford Mondeo 1998, diesel
- Ford Focus 1.8 2004, diesel, fabricado na Suiça.
- Ford Fiesta 1998, diesel, fabricado na Bélgica.
- Citroen Picasso HDI 2001, diesel, fabricado na França.
* Será que o Transit 1995, alemão, tem sistema mais moderno que as Ranger 2000, diesel ???
Abraços
Bem pessoal, na dúvida eu comprei esse cabo (ELM327 OBDII OBD USB CAR Scanner Diagnostic Code Reader (http://cm.ebay.com/cm/ck/1065-29392-2357-0?uid=787484023&site=0&ver=EOIBSA080805&lk=ItemDescriptionANDimage&Item=330246531401)) no ebay. (Estou aguardando chegar). Saiu por U$ 21,99. Com ele eu posso conectar meu carro diretamente no notebook e visualizar todas as informações que o veículo disponibiliza(Eu acho:pensativo:).
Se tiver a maioria das informações que o Scangauge mostra, comprarei ele.
Anthoniusnikos
30/06/2008, 23:30
E qual o(s) programa(s) que você vai usar, Smily? Já baixou algum free da net ?
Sistema Mínimo Requerido
DOS:
- Processador 386SX 10Mhz ou maior
- 1Mb RAM
- DOS v3.0
- 640x480 display
- Porta Serial
Windows:
- Processador 486DX 25Mhz ou maior
- 4Mb RAM
- Windows 95 ou maior (trabalha com Win98/NT/2000/Me/XP)
- 640x480 display com DirectX 7
- Porta Serial
Nota: Acredito que muitos dos foristas não chegaram a conhecer nenhum destes: 386 e 486 !!! A maioria já deve ser da era dos Pentiun II ou os 586 em diante !
Abs
Apesar de não ser tão velho, eu tive um 286 e um 386...Comecei cedo, eu acho :-)
Walter L. L. Casitta
01/07/2008, 09:15
...Acredito que muitos dos foristas não chegaram a conhecer nenhum destes: 386 e 486 !!! A maioria já deve ser da era dos Pentiun II ou os 586 em diante!
Eu uso micro desde os NEZ8000 e TRS80, com os processadores Z80 de 3,6Mhz :roll:
Edintruder
01/07/2008, 12:29
Eu sou da era do XT e 286. Quando apareceu o 386 com o windows 3.1, foi uma revolução! Quando lançaram o Windows 95 era quase a odisséia no espaço!
Os meus sobrinhos riram de mim quando falei do Atari, porém eu ri deles quando eu ganhei no River Ride! Ahahaha! Play Station não é de nada!
Anthoniusnikos,
No site do produto no ebay, tem a seguinte lista:
ScanTool.net OBD-II software, Ver. 1.18 /1.08de
ScanTool.net v1.10 (DOS/Windows)
PCMScan for Windows (Ver. 1.0) or PCMSCAN
ScanMaster Pro for Windows (Ver. 1.0)
ScanMaster v1.1 for Elm Scan 5 (Demo) or ScanMaster-ELM
WGIobdii (Ver. 3.4a)
DigiMoto for Window (Ver. 3.7)
DigiMoto for Pocket PC (Ver. 1.0)
Quando chegar o cabo irei testar.
Anthoniusnikos
01/07/2008, 15:05
Acabei de comentar, com Kim, o meu primeiro exame da prostata, ontem aos 56 anos, e ainda estou com as pregas ardendo um pouco, achando que já estava um pouco velho, mas vejo que vai compensar reativar meu 386 a muito esquecido.
XT... 286... Edin, com 29 anos, Ojaneri com 26 ? Nem lembrava mais desses.
Os do Casitta, não lembro não, mas parece que já tinha ouvido falar. Acho que nessa época o meu poder aquisitivo estava muito baixo (ano de 1.977/83...). PCs comecei com os 286.
Mas, por favor, quem tiver um PCzinho ou um Lepzinho funcionando, e fazendo o diagnóstico, posta aí as fotos.
Parece que usando um desses programas free, com a adaptação de um desse muitos cabos existentes, vai dar certo, e dá para começar.
Gostaria de começar, mas ainda não sei onde está a saída do GEM (ou ECM, ou UCP ou PCU = unidade central de processamento) para a conexão. (Ranger diesel 2000 4x4 CD)
Ô Smyle, ficamos no aguardo.
Abração
Noticias hoje. Rodei na minha quase ex Ranger 2.5, conecta na porta ODB2 não mas não recebi nenhum sinal. Liguei o carro, rodei com ela, mas nada de acusar nenhum dado. NO DATA. Testei também em um Fiesta 03 e mesma coisa, NO DATA. Irei testar em uma Ranger 2.3 2007 e em um Focus 2005, ambos devem funcionar, pois neles funcionam aquele esquema de diagnostico via botão do hodometro que não funcionam no Fiesta e na Ranger 2.5.
Façam o teste, segurem o botão de zerar o hodometro ,e com ele apertado liguem o carro. Continuem segurando até todos os ponteiros darem fim de escala. Depois é só ir apertando o botão do hodometro e ver os parametros que aparecem como temperatura do motor, rpm, teste das luzes do painel, teste dos ponteiros, etc.
E a conexão não é via GEM, mas sim ODB2, um conector que tem do lado esquerdo da alavanca de abrir o capo. Igual ao da foto:
http://autocenter.weber.edu/OBD-CH/documents/newdocuments/ford/ranger/2000.jpg
Anthoniusnikos
01/07/2008, 18:00
Ojaneri, amanhã vou dar uma olhada na minha. Obs.: Parte do diagnóstico é feito com o motor ligado e parte só com a chave de ignição ligada (motor desligado).
Encontrei este artigo que faz menção de um programa em CD que a Ford fornece aos seus distribuidores.
Desculpem o tamanho, mas faz parte de um texto ainda maior.
NOVAS TECNOLOGIAS ( http://www.mecanicaonline.com.br/2003/01_janeiro/tecnovidade/janeiro.html )
Ford avança na tecnologia de diagnóstico dos automóveis.
A tecnologia dos automóveis evoluiu muito nos últimos anos, principalmente com o avanço da eletrônica embarcada, cada vez mais integrada aos componentes mecânicos.
Nos veículos mais modernos, módulos eletrônicos comandam desde os sistemas de injeção e ignição do motor, a transmissão automática e os freios ABS até as bolsas infláveis (airbags), a carga do alternador, o ar-condicionado e dispositivos de imobilização e alarme antifurto.
Para o motorista, tudo isso se traduz em maior conforto, segurança, eficiência e controle do automóvel. No entanto, poucos se dão conta da verdadeira revolução que a eletrônica vem promovendo debaixo do capô, no momento de fazer a manutenção do seu carro.
A Ford, pioneira no desenvolvimento de várias tecnologias que marcaram o avanço do automóvel, também está na vanguarda nessa área. Os distribuidores da marca no Brasil e no mundo são equipados com o aparelho WDS (World Diagnostic System), sistema de diagnóstico de última geração, semelhante a um computador portátil, que se comunica com os diversos módulos eletrônicos do veículo por meio de conexões e sensores apropriados.
“O WDS é hoje uma ferramenta tão importante quanto a chave de fenda para nossos técnicos. Ele permite diagnósticos muito mais rápidos e precisos para identificar as condições de funcionamento dos componentes e indica se algum deles necessita de troca ou reparo”, diz Ricardo Olivati, supervisor de Treinamento de Serviço da Ford.
http://www.mecanicaonline.com.br/2003/01_janeiro/tecnovidade/diagnose_ford.jpg
O WDS funciona com um software que é atualizado a cada três meses e distribuído para a rede de distribuidores na forma de CD. Para utilizá-lo, os técnicos passam por um treinamento e também são auxiliados pelas instruções passo-a-passo fornecidas pelo programa. Os comandos são acionados diretamente na tela, no sistema “touch screen”.
“Ao ser conectado em um carro da Ford, o aparelho reconhece automaticamente o modelo, suas características, equipamentos, o local e data em que foi fabricado e busca a programação de testes específica para ele”, explica Olivati. “Ele varre os sistemas elétricos e recolhe informações das peças – incluindo número de código e data da última troca –, comunicando-se com os módulos eletrônicos de cada sistema. Além disso, também verifica se os sistemas estão integrados corretamente entre si.”
O WDS permite realizar automaticamente uma série de testes no motor, como: injeção, compressão, equilíbrio de potência relativa, partida, código de falha e ignição. E também checa outros sistemas, como freios ABS, alarmes, airbags, painel de instrumentos e ar-condicionado. Os testes começam pelas verificações mais simples, como o exame de conexões das peças, e vão evoluindo até cercar todas as possíveis causas de falhas.
Além do português, o aparelho pode ser operado em 20 idiomas diferentes, imprime relatórios dos testes e registra todas as operações executadas pelo técnico. “O diagnóstico eletrônico simplifica o trabalho na oficina e traz maior eficiência e transparência nos serviços. O consumidor pode conferir cada item da manutenção feita no seu carro e também evitar eventuais problemas, fazendo a manutenção preventiva de peças que apresentem maior desgaste. É um poderoso aliado para garantir a satisfação dos clientes Ford”, afirma Olivati.
Abs
Ojaneri, amanhã vou dar uma olhada na minha. Obs.: Parte do diagnóstico é feito com o motor ligado e parte só com a chave de ignição ligada (motor desligado).
Encontrei este artigo que faz menção de um programa em CD que a Ford fornece aos seus distribuidores.
Desculpem o tamanho, mas faz parte de um texto ainda maior.
NOVAS TECNOLOGIAS ( http://www.mecanicaonline.com.br/2003/01_janeiro/tecnovidade/janeiro.html )
Ford avança na tecnologia de diagnóstico dos automóveis.
A tecnologia dos automóveis evoluiu muito nos últimos anos, principalmente com o avanço da eletrônica embarcada, cada vez mais integrada aos componentes mecânicos.
Nos veículos mais modernos, módulos eletrônicos comandam desde os sistemas de injeção e ignição do motor, a transmissão automática e os freios ABS até as bolsas infláveis (airbags), a carga do alternador, o ar-condicionado e dispositivos de imobilização e alarme antifurto.
Para o motorista, tudo isso se traduz em maior conforto, segurança, eficiência e controle do automóvel. No entanto, poucos se dão conta da verdadeira revolução que a eletrônica vem promovendo debaixo do capô, no momento de fazer a manutenção do seu carro.
A Ford, pioneira no desenvolvimento de várias tecnologias que marcaram o avanço do automóvel, também está na vanguarda nessa área. Os distribuidores da marca no Brasil e no mundo são equipados com o aparelho WDS (World Diagnostic System), sistema de diagnóstico de última geração, semelhante a um computador portátil, que se comunica com os diversos módulos eletrônicos do veículo por meio de conexões e sensores apropriados.
“O WDS é hoje uma ferramenta tão importante quanto a chave de fenda para nossos técnicos. Ele permite diagnósticos muito mais rápidos e precisos para identificar as condições de funcionamento dos componentes e indica se algum deles necessita de troca ou reparo”, diz Ricardo Olivati, supervisor de Treinamento de Serviço da Ford.
http://www.mecanicaonline.com.br/2003/01_janeiro/tecnovidade/diagnose_ford.jpg
O WDS funciona com um software que é atualizado a cada três meses e distribuído para a rede de distribuidores na forma de CD. Para utilizá-lo, os técnicos passam por um treinamento e também são auxiliados pelas instruções passo-a-passo fornecidas pelo programa. Os comandos são acionados diretamente na tela, no sistema “touch screen”.
“Ao ser conectado em um carro da Ford, o aparelho reconhece automaticamente o modelo, suas características, equipamentos, o local e data em que foi fabricado e busca a programação de testes específica para ele”, explica Olivati. “Ele varre os sistemas elétricos e recolhe informações das peças – incluindo número de código e data da última troca –, comunicando-se com os módulos eletrônicos de cada sistema. Além disso, também verifica se os sistemas estão integrados corretamente entre si.”
O WDS permite realizar automaticamente uma série de testes no motor, como: injeção, compressão, equilíbrio de potência relativa, partida, código de falha e ignição. E também checa outros sistemas, como freios ABS, alarmes, airbags, painel de instrumentos e ar-condicionado. Os testes começam pelas verificações mais simples, como o exame de conexões das peças, e vão evoluindo até cercar todas as possíveis causas de falhas.
Além do português, o aparelho pode ser operado em 20 idiomas diferentes, imprime relatórios dos testes e registra todas as operações executadas pelo técnico. “O diagnóstico eletrônico simplifica o trabalho na oficina e traz maior eficiência e transparência nos serviços. O consumidor pode conferir cada item da manutenção feita no seu carro e também evitar eventuais problemas, fazendo a manutenção preventiva de peças que apresentem maior desgaste. É um poderoso aliado para garantir a satisfação dos clientes Ford”, afirma Olivati.
Abs
Mas a Ranger 2.5 e a 2.8 não tem. Na 3.0 deve ter, e nos motores Zetec mais novos (1.6, 2.0 e 2.3) também devem ter.
Anthoniusnikos
02/07/2008, 10:20
Mas, nessa entrada que você plugou o OBD deve dar. (Será que os 2.5 e 2.8 ficam de fora ???)
Encontrei no site da Bosh um scaner que vem acompanhado dos cabos e plugs necessários (USB, OBD, etc.). Esse escaner serve para qualquer veículo, inclusive os diesel.
Dê uma olhada no documento anexo, e end. dos sites.
Vou procurar adquirir as interfaces e com os programinhas free tentar fazer alguma coisa.
Abração
"Façam o teste, segurem o botão de zerar o hodometro ,e com ele apertado liguem o carro. Continuem segurando até todos os ponteiros darem fim de escala. Depois é só ir apertando o botão do hodometro e ver os parametros que aparecem como temperatura do motor, rpm, teste das luzes do painel, teste dos ponteiros, etc."
Fiz esse teste na minha Ranger 3.0, ele retorna inúmeros paramentos, quase todos incompreensíveis.
Será que existe alguma tabela com a descrição de cada um desses paramentos, alguém conhece?
Anthoniusnikos
02/07/2008, 19:11
Smyle, na sua 3.0 o módulo (ECU) segue em anexo. Não vejo problemas para plugar um scanner. Uma dessas três saídas deve ficar livre (acredito!).
O que achou dos scanners KTS 570 e 540 da Bosch ? Os cabos e plugs também são apropriados: OBD-II e USB para o PC.
Tem até osciloscópio de dois canais.
Nota: Estou copiando os manuais que o Carioca10 indicou, e vou ver se ajudam em algum progresso para as 2.5 e 2.8
Abs
"Façam o teste, segurem o botão de zerar o hodometro ,e com ele apertado liguem o carro. Continuem segurando até todos os ponteiros darem fim de escala. Depois é só ir apertando o botão do hodometro e ver os parametros que aparecem como temperatura do motor, rpm, teste das luzes do painel, teste dos ponteiros, etc."
Fiz esse teste na minha Ranger 3.0, ele retorna inúmeros paramentos, quase todos incompreensíveis.
Será que existe alguma tabela com a descrição de cada um desses paramentos, alguém conhece?
Se deu certo, é pq dar para ler bastante coisa via ODB2...se passar aqui no Centro, para ela aqui que a gente passa um scan nela para ver se identifica alguns desses parametros!
Anthoniusnikosm,
esse ECU fica no compartimento do motor e todos os conectores estão ligados a cabos ao motor e ao interior do veículo.
O local de conexão da scanner (conector ODBII) é do lado da alavanca de abertura do capô.
Quando tiver um tempo, Ojaneri, vamos testar ok.
Anthoniusnikos
04/07/2008, 13:58
Obrigado pela informação Smyle. Vou fuçar... Nem sei como tirar essa parte do painel.
Precisamos ver se num representante Bosh conseguimos os cabos com os terminais (interfaces ou plugs) OBD-2 numa ponta e USB ou Serial na outra. Melhor seria o USB, pois existem mais facilmente nos computares mais modernos e nos LapTops, enquanto que o Serial só nos PCs mais antigos.
Nota: Será que o sofware ScanTool vai rodar ?
Será que não vai formatar a ECU e fúúúd^^^^Ê tudo ? Nessa hora é que seria bom um EXPERT no assunto.
E aí Ojaneri, algum progresso ???
Abração
Anthoniusnikos
05/07/2008, 23:55
Encontrei neste site um scanner nacional que se propõe a fazer o diagnóstico que estamos discutindo.
Solicitei do fabricante ou representante maiores informações e estou no aguardo.
http://www.brasilautomatico.com.br/scanner_home.htm (http://www.brasilautomatico.com.br/scanner_home.htm)
LEITOR DE CÓDIGOS OBD 2 - GENISCAN G2100 - Para qualquer veículo a partir de 1.996
Deêm uma olhada.
Abs
Chegou o cabo adaptador ODB-II para USB, compatível com todos os protocolos. Utilizei os programas citados anteriormente. Houve a conexão entre o veículo e o notebook. Mas os dados disponíveis me deixaram desanimado. Estava disponível somente: Velocidade, RPM, temperatura do líquido de arrefecimento, temperatura do ar de admissão (com erro, pois mostrava 150°C). Achava que teria muito mais informações.:-?
Anthoniusnikos
11/07/2008, 12:39
Olá Smyle.
Gostaria de ver umas fotos do da conexão e do equipamento de leitura que está usando.
Fez as leituras com as duas maneiras ? :
1 - Só com a chave de contato ligada e motor parado ?
2 - Com o motor em funcionamento ?
Nada de pressão do motor, dados da BI, Injeção eletrônica, etc ???
Abração
Bom, fiz um pequeno resumo da minha pesquisa.
Basicamente apresenta 3 opções de interface para monitorar a viatura via OBD2.
Detalhes aqui:
Instalação de computador de bordo via OBDII (Tutorial) | Clube da Graxa (http://blog.clubedagraxa.com.br/2012/01/instalacao-de-computador-de-bordo-via-obdii-tutorial/)
Abraços,
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