Ver Versão Completa : Problemas começam com o 33"
Alexboni
28/06/2008, 13:05
Amigos,
Eu revirei os tópicos e não encontrei nada a respeito, mas sempre li e ouvi essa frase, só que nunca soube o porquê dela.
"Os problemas começam quando se instalam os pneus de 33"
Meu jeep (CJ5 1970 - 4m com o mtr 151 do opala) está calçado com os pneus 31x10,5x15 da Firestone, e estou pensando em colocar uns 33 ou 35x12,5 nele, aliás, a suspensão está original, mas já providenciei aortecedores de Ranger novos e jumelos mais altos com buchas de PU.
Agora vem a dúvida: Além de ganhar altura e velocidade final por causa da nova "altura" dos pneus quais os problemas que acompanham esta alteração?????
PS: Não estou querendo correr com o Jeep, mas como viajo com eles de vez em quando, queria rodar como motor mais solto, e como não dá pra esticar as relações de marcha, me veio a idéia do pneu... e fica mais bonito altão né?:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Alexandre Vaz Ferreira
28/06/2008, 13:23
Alex
Vou tentar:roll:...mas a afirmação é correta:wink:
Quanto maior o pneu maior a alavanca com o solo...então ocorre aumento na força que os semi eixos e cruzetas fazem para girar o pneu e na força que os freios fazem para parar este...
então aumentando o tamanho do pneu tem de se começar a reforçar tudo...e nunca tem fim :lol:....mas vai fundo que é 10:concordo:
[]s fãs de pneuzão
Alexandre Vaz Ferreira
28/06/2008, 13:25
Outra coisa
Jumelos altos não é o ideal pois altera o caster ...dá mais uma pesquisada que tem muita coisa no fórum...
[]s a boa sorte
anderson_wzorek
28/06/2008, 13:57
Eu uso pneus tork 33" com rodas de f-1000 com off set mexido,feixe de molas originias, estou com jumelos um pouco mais alto que os originias e calços de carroceria com 2",se não o pneus raspa na lata,ahhh uso um motor de opala 4cc e caixa 5 marchas do chevette.....
oque posso dizer que até agora não me incomodei,ficou show de bola,da outra cara pro jeep....
mas antes de colocar os pneus da uma boa revisada em td conjunto,pois ele vai ser mais exigido,ai depois é só fazer manutenção preventiva....
na minha opinião desce o sarrafo e coloca uns 33 na viatura...
Abraços
Anderson
Carlos Bernardo
29/06/2008, 01:42
...antes disso a vida é triste, sofrida e cheia de desgostos...rs... =-D
Bincadeiras à parte é o seguinte: vai fundo com os 33!
Eu usei durante 2 anos a configuração original no meu Jeep com pneus 33 por 12,5. As únicas mudanças necessárias na época foram: (1) instalação de jumelos altos, (2) uma boa arqueada nas molas e (3) uns calços pequenos na carroceria. Mas já vou avisando: Em uma situação de torção extrema do Jeep os pneus (principalmente os de trás) pegam na lataria e pegam legal. Tenho uma marca até hoje de quando um dos meus 33 amassou um bom pedaço do meu para lamas traseiro...rs...mas isso é passado.
Hoje em dia continuo usando 33", porém nada de jumelos e muito menos molas arqueadas. Entrei pro "clubinho do SPOA" a mais ou menos 4 anos e estou muito contente! Agora posso torcer o Jeep à vontade (e ele torce meeeeeeesmo) que os pneus não raspam em lugar nenhum...outra vida!
Cuidado com as pontas de eixo e semi-eixos! Modere o pé em determinadas situações e boa sorte com as novas "bulachas". Te garanto que vc não vai se arrepender.
Alexboni
30/06/2008, 01:49
Alex
Vou tentar:roll:...mas a afirmação é correta:wink:
Quanto maior o pneu maior a alavanca com o solo...então ocorre aumento na força que os semi eixos e cruzetas fazem para girar o pneu e na força que os freios fazem para parar este...
então aumentando o tamanho do pneu tem de se começar a reforçar tudo...e nunca tem fim :lol:....mas vai fundo que é 10:concordo:
[]s fãs de pneuzão
Valeu pela explicação Alexandre :concordo::concordo:
Não manjo dessa parte de suspensão, então não sei direito onde ficam essas cruzetas e quais são os semi-eixos:oops:, mas como uso o Jeep 90% do tempo no asfalto queria saber se essa alteração daria "pau" logo de cara ou se aguentaria por um bom tempo?
Meu medo, ops, receio é ver as rodas sairem voando por aí se quebrar alguma coisa e o Jeep acabar fritando a lata no asfalto por causa dessa alteração dos pneuzões...:mrgreen:
Sou muito cuidadoso com o carro (dono fresco é phoda) e quando enfiei o bicho na lama fui muuuuuito sussa pra não forçar (muito) o motor, embreagem, etc...
Alexboni
30/06/2008, 01:56
Outra coisa
Jumelos altos não é o ideal pois altera o caster ...dá mais uma pesquisada que tem muita coisa no fórum...
[]s a boa sorte
Xi... eu já comprei os danados...:putz:
Mas acho que não são tão altos assim, pelo que vi são padronizados, mas irei pesquisar melhor aqui no forum... Quando fucei nos tópicos sobre o assunto achei um monte de informações e opiniões, mas ninguém chegou num consenso do que era melhor ou pior... sei lá :pensativo:
obrigado!!!
Alexboni
30/06/2008, 02:06
Eu uso pneus tork 33" com rodas de f-1000 com off set mexido,feixe de molas originias, estou com jumelos um pouco mais alto que os originias e calços de carroceria com 2",se não o pneus raspa na lata,ahhh uso um motor de opala 4cc e caixa 5 marchas do chevette.....
oque posso dizer que até agora não me incomodei,ficou show de bola,da outra cara pro jeep....
mas antes de colocar os pneus da uma boa revisada em td conjunto,pois ele vai ser mais exigido,ai depois é só fazer manutenção preventiva....
na minha opinião desce o sarrafo e coloca uns 33 na viatura...
Abraços
Anderson
Valeu Anderson!
O jeepão tá super revisado, mas uma coisa que não sei e que vc comentou agora é sobre as rodas... as minhas são umas mangels cromadas diferentes (as janelinhas não são as triangulares nem as redondas) e como já vieram com o carro, nem sei a tala delas... preciso ver se dá pra mantê-las, pois se tiver que trocá-las também, o preço de tudo (rodas+pneus) já me quebra... :roll:
Alexboni
30/06/2008, 02:17
...antes disso a vida é triste, sofrida e cheia de desgostos...rs... =-D
Bincadeiras à parte é o seguinte: vai fundo com os 33!
Eu usei durante 2 anos a configuração original no meu Jeep com pneus 33 por 12,5. As únicas mudanças necessárias na época foram: (1) instalação de jumelos altos, (2) uma boa arqueada nas molas e (3) uns calços pequenos na carroceria. Mas já vou avisando: Em uma situação de torção extrema do Jeep os pneus (principalmente os de trás) pegam na lataria e pegam legal. Tenho uma marca até hoje de quando um dos meus 33 amassou um bom pedaço do meu para lamas traseiro...rs...mas isso é passado.
Hoje em dia continuo usando 33", porém nada de jumelos e muito menos molas arqueadas. Entrei pro "clubinho do SPOA" a mais ou menos 4 anos e estou muito contente! Agora posso torcer o Jeep à vontade (e ele torce meeeeeeesmo) que os pneus não raspam em lugar nenhum...outra vida!
Cuidado com as pontas de eixo e semi-eixos! Modere o pé em determinadas situações e boa sorte com as novas "bulachas". Te garanto que vc não vai se arrepender.
Carlos, gostei desse "...antes disso a vida é triste, sofrida e cheia de desgostos..." :palmas:
O que preciso verificar nas pontas de eixos e semi-eixos pra saber se estão com problemas ou pra melhorá-las antes de colocar os "bulachões"???
Vou pesquisar mais um pouco pois não conheço muito, mas é bom saber que apesar de real a existência de problemas com a troca do pneus, os amigos que usam os 33 recomendam!
[] com futuros 33 ou 35 :twisted:
m.vinicius
30/06/2008, 05:55
alex,
minha opinião é que vc terá um desgaste prematuro do sistema (rolamenos, freios, munhão etc) eu me limitaria aos de 31. Se sua cx de marchas for 4 m. original dos cj, também desgaste e quebra prematura. Mas fica valendo uma boa revisão em todo o sistema e trocar de imediato, todo aquele que apresente qualquer alteração, como folgas e marcas nas pistas ou esferas. e se tiver um pé pesado, modere!
Eduardo Velo
30/06/2008, 08:09
Da uma olhada nesses topicos ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39317&highlight=pneus+maiores
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27412&highlight=pneus+maiores
abs ...
renatosapulha
30/06/2008, 08:35
eu tbm sempre tive essa duvida, sempre quis usar os famosos 33"... pesquisei, olhei, me informei mas ninguem chegava a um consenso... entao resolvi pagar pra ver, fui e meti os 33" no anastacio... faz 2 meses, entao n tenho experiencia o bastante pra dizer o q estraga ou etc... meu jipe eh original e o q eu fiz foi:
- comprei umas rodas novas da rodabras de 15"x8" com offset -33mm e nem precisou de espacadores (por enquanto...heheh);
- instalei os feixes de molas da toy; (isso nao era necessario pros 33, mas eu instalei assim mesmo);
- fiz uma revisao basica nos terminais de direcao; (direcao mecanica -por enquanto- do santana);
- carquei os 33x12.5 vj910 50%off/onroad... muito bons, sao diagonais, nao te deixam na mao no asfalto molhado, nem na lama... gostei.
- Fui fazer um resgate no dia seguinte q instalei os bolaches nele... foi show de bola, aumentou a estabilidade do jipe em inclinacoes, me deu + confianca.
Por via de duvidas, eu guardei meu jogo de rodas e pneus antigos, (rodas mangels 16"x8" offset:0, pneus fate argentino 7.50x16);
Me disseram q o cambio + diferencial + cruzetas de cardans vao pro beleleu rapidinho...
Me disseram q os terminais de direcao + cx de direcao tbm vao ser desgastados + rapidamente;
Me disseram q as pontas dos semi eixos vao estragar a cada 6 meses (oloko!)...
Bao, toh no aguardo das coiseiras quebrarem ai... vamu veh no que q vai virar isso aqui..heheh
Mas o unico contra q encontrei ateh agora, foi a relacao do jipe. Meu cambio eh o 3m original + motor bf161 zero tudinho origineba... a relacao n tah boa.. a 1a tah fraca... n sei se eh falta de uma embreagem nova n sei... toh no aguardo tbm pra ver o q q vai rolar ...heheh
Carca os 33 no bicho e vai ser feliz rapaz!
abraco,
Renato
Lorena-SP
"Anastacio! O maior do mundo!"
Carlos Bernardo
30/06/2008, 20:25
Cara, não tem milagre. É óbvio que com pneus maiores que os originais vc estará forçando mais o conjunto do carro. Mas relaxa, que a parada nem é tãããão grave assim como o pessoal anda comentando por aqui...trocar pontas de eixo a cada seis meses??? Só faltava essa agora...rs...
O segredo está no pé. O Jeep atolou feio? Já tentou sair uma, duas, três vezes e nada? Vai no guincho! Evite levar o seu sistema de eixos à exaustão principalmente se vc usar um motor com mais de 140 hps e/ou com torque muito elevado. Não se esqueça que seu semi-eixo não está preparado para tamanha potência e tamanho arrasto. Quer pisar sem dó com 33 ou 35 polegadas? Mete um kit T-Rex Bone da ENSIMEC e seja feliz. Pode colocar até um V8, se quiser e apavorar. Com T-Rex vc pode esfriar a cabeça, mas dá tranquilo pra se rodar por aí com 33 com eixos originais numa boa. Eu mesmo rodei com meus eixos originais e 33 durante ANOS fazendo trilhas e tudo mais sem problema algum de desgaste prematuro de peça nenhuma.
Agora, meu amigo, cai logo pros 33. Opte por rodas 12,5, fica muito mais bonito! O Jeep vira um monstrinho! Muito gostoso de se guiar on e off road!
Sergio Rocha
30/06/2008, 21:02
Os problemas não começam com os 33, ele começam quando vc compra um Jeep.:mrgreen:
Uso 33 cross, nunca tive o menor problema.Sempre usei com semi eixos originais, mesmo com o tras bloqueado.Só passei a usar o T Rex na dianteira, quando instalei BL na frente.
Hj uso Bl nos dois eixos e TREX só no dianteiro.
[]'
Alexboni
01/07/2008, 01:46
alex,
minha opinião é que vc terá um desgaste prematuro do sistema (rolamenos, freios, munhão etc) eu me limitaria aos de 31. Se sua cx de marchas for 4 m. original dos cj, também desgaste e quebra prematura. Mas fica valendo uma boa revisão em todo o sistema e trocar de imediato, todo aquele que apresente qualquer alteração, como folgas e marcas nas pistas ou esferas. e se tiver um pé pesado, modere!
Valeu Vinicius,
Eu estou muito tentado a botar os bolachões, mas antes de fazer isso preciso arrumar toda a $$$ e analisar o quanto irei gastar na manutenção preventiva por causa desta alteração.
Quanto ao pé, ele é 99% do tempo leve :grin::grin:
Alexboni
01/07/2008, 01:50
Da uma olhada nesses topicos ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39317&highlight=pneus+maiores
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27412&highlight=pneus+maiores
abs ...
Obrigado Eduardo, são ótimos estes tópicos, aprendi bastante neles, mas o engraçado é que não encontrei nada aqui quando pesquisei...
Pode ser que usei termos muito específicos, mas acredito que fui pesquisar somente nos tópicos relacionados aos CJs.
Alexboni
01/07/2008, 01:56
eu tbm sempre tive essa duvida, sempre quis usar os famosos 33"... pesquisei, olhei, me informei mas ninguem chegava a um consenso... entao resolvi pagar pra ver, fui e meti os 33" no anastacio... faz 2 meses, entao n tenho experiencia o bastante pra dizer o q estraga ou etc... meu jipe eh original e o q eu fiz foi:
- comprei umas rodas novas da rodabras de 15"x8" com offset -33mm e nem precisou de espacadores (por enquanto...heheh);
- instalei os feixes de molas da toy; (isso nao era necessario pros 33, mas eu instalei assim mesmo);
- fiz uma revisao basica nos terminais de direcao; (direcao mecanica -por enquanto- do santana);
- carquei os 33x12.5 vj910 50%off/onroad... muito bons, sao diagonais, nao te deixam na mao no asfalto molhado, nem na lama... gostei.
- Fui fazer um resgate no dia seguinte q instalei os bolaches nele... foi show de bola, aumentou a estabilidade do jipe em inclinacoes, me deu + confianca.
Por via de duvidas, eu guardei meu jogo de rodas e pneus antigos, (rodas mangels 16"x8" offset:0, pneus fate argentino 7.50x16);
Me disseram q o cambio + diferencial + cruzetas de cardans vao pro beleleu rapidinho...
Me disseram q os terminais de direcao + cx de direcao tbm vao ser desgastados + rapidamente;
Me disseram q as pontas dos semi eixos vao estragar a cada 6 meses (oloko!)...
Bao, toh no aguardo das coiseiras quebrarem ai... vamu veh no que q vai virar isso aqui..heheh
Mas o unico contra q encontrei ateh agora, foi a relacao do jipe. Meu cambio eh o 3m original + motor bf161 zero tudinho origineba... a relacao n tah boa.. a 1a tah fraca... n sei se eh falta de uma embreagem nova n sei... toh no aguardo tbm pra ver o q q vai rolar ...heheh
Carca os 33 no bicho e vai ser feliz rapaz!
abraco,
Renato
Lorena-SP
"Anastacio! O maior do mundo!"
Valeu Renato!
Pô, eu tô ficando doido assim... :parede:
É a velha história do "é ruim mas tá bom..." :mrgreen: Quando estou ficando com o pé atrás por causa da segurança e dos gastos envolvidos com essa troca, aparece alguém e bota pilha... rsrsrs :concordo:
Mas me diga, qual pneu vc colocou e quantos Km roda com o Jeep normalmente, pois assim dá pra ter uma idéia de quanto tempo demora pra dar um problema, se é que dará assim tão rápido como te falaram.
Alexboni
01/07/2008, 02:04
Cara, não tem milagre. É óbvio que com pneus maiores que os originais vc estará forçando mais o conjunto do carro. Mas relaxa, que a parada nem é tãããão grave assim como o pessoal anda comentando por aqui...trocar pontas de eixo a cada seis meses??? Só faltava essa agora...rs...
O segredo está no pé. O Jeep atolou feio? Já tentou sair uma, duas, três vezes e nada? Vai no guincho! Evite levar o seu sistema de eixos à exaustão principalmente se vc usar um motor com mais de 140 hps e/ou com torque muito elevado. Não se esqueça que seu semi-eixo não está preparado para tamanha potência e tamanho arrasto. Quer pisar sem dó com 33 ou 35 polegadas? Mete um kit T-Rex Bone da ENSIMEC e seja feliz. Pode colocar até um V8, se quiser e apavorar. Com T-Rex vc pode esfriar a cabeça, mas dá tranquilo pra se rodar por aí com 33 com eixos originais numa boa. Eu mesmo rodei com meus eixos originais e 33 durante ANOS fazendo trilhas e tudo mais sem problema algum de desgaste prematuro de peça nenhuma.
Agora, meu amigo, cai logo pros 33. Opte por rodas 12,5, fica muito mais bonito! O Jeep vira um monstrinho! Muito gostoso de se guiar on e off road!
Pois é Carlos, fui pesquisar o $$$ desses kits da Ensimec e da Macrotorque, mas tão salgados pra dedéu... :rolleyes:
Não sou de arrepiar com o jeep, mas quando viajo com ele, rodo uns 750 km entre ida e volta, e pelo que li nos tópicos é nessa situação que pode dar m3rda de aquecer os rolamentos...
Pra dar uns rolês aqui em Sampa e ir trabalhar com o danado não vejo problema mesmo, mas nas viagens é que o bicho pode pegar...
Pelo visto terei que guardar muito mais din-din do que imaginava pra ter o bicho do meu gosto!:evil::evil::evil:
Alexboni
01/07/2008, 02:07
Os problemas não começam com os 33, ele começam quando vc compra um Jeep.:mrgreen:
[]'
É verdade Sérgio, mas pelo menos comigo foi "problema" porque quero deixa o danado perfeito... e perfeição não existe, ainda mais em se tratando de Jeep.:concordo:
Carlos Bernardo
01/07/2008, 21:06
Pois é Carlos, fui pesquisar o $$$ desses kits da Ensimec e da Macrotorque, mas tão salgados pra dedéu... :rolleyes:
Pelo visto terei que guardar muito mais din-din do que imaginava pra ter o bicho do meu gosto!:evil::evil::evil:
É, meu camarada...
THE RAPADURA IS SWEFT BU IT IS NOT SOFT.