PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco na band



LucasPW
02/08/2004, 13:19
Olá!
Estou pesquisando freio a disco para colocar na minha band e achei o original Varga por preços até convidativos.
Conversando com um colega que teve toyota muito tempo fui advertido a usar apenas originais toyota, já que, segundo ele, em toyota tudo se adapta, mas nenhuma adaptação realmente dura.
Alguém aí tem freio a disco Varga instalado na sua band? Há quanto tempo? O que me diz? E os originais toyota?
A diferença de preço dos dois é grandinha, pode passar os R$500,00.

Abraço!!

Vinicius_bandeirantes
14/02/2014, 15:15
Ola lucas, eu tenho instalado na minha band um kit freio a disco muito bom que inclusive comprei na traçao mania q é so intalar e rodar nao tem adaptação nenhuma. Da uma olhada qm sabe nao se agrada.

elmestizo
16/02/2014, 10:30
Original e não se fala mais nisso.

Em tempo, use apenas pinças VARGA!!!

marciorank@gmail.com
16/02/2014, 11:43
Original e não se fala mais nisso.

Em tempo, use apenas pinças VARGA!!!

eu tenho em minha band um kit que usa pinças de kombi
intalado a mais ou menos uns 12 ANOS, uso ela todos os dias e numca me deu
manutenção, somente troca de pastilhas e estou a procura de um kit destes e não
encontro mais, pois preciso instalar freio a disco em uma outra band e não encontro
mais este kit com pinça de kombi, ja instalei kit destes da tração mania
com pinça varga e não gostei, voce tem de esmirilhar as pinça que batem nas rodas
e não freia igual as com pinças de kombi.

nirlei
16/02/2014, 12:26
Eu tinha o SBD, com as pinças da Kombi na dianteira. Rodei com ele por oito anos. Há uns dois anos, instalei o kit Varga na dianteira e o SBD foi para a traseira. Melhorou muito, sem comparação com o antigo. Freia muito, melhor que o carro de prástico.

Abrass.

hercilio.neto
16/02/2014, 14:48
O problema está na área de contato das pastilhas (muito menor no SBD), que freiam menos e gastam logo.
Opte pelo original.

TCHEIGOR
16/02/2014, 14:56
off topic: detalhe que fazem quase 10 anos da criação do tópico...:campeao:

elmestizo
16/02/2014, 18:21
kkkkk eu tenho band desde 94... então tá blz..

nirlei
16/02/2014, 18:38
Isso que é discussão, heheheh.

Abrass.

Francisco Bicalho
17/02/2014, 10:39
Eu tinha o SBD, com as pinças da Kombi na dianteira. Rodei com ele por oito anos. Há uns dois anos, instalei o kit Varga na dianteira e o SBD foi para a traseira. Melhorou muito, sem comparação com o antigo. Freia muito, melhor que o carro de prástico.

Abrass.

Eu tenho a mesma configuração e acho que funciona bem, sem precisar de válvula equalisadora como em geral é o caso para Varga nas 4. Essa configuração do Varga com o SBD fica bem equilibrada com a manutenção mínima. Agora, se é para botar disco apenas na frente eu acho que tem que ser o Varga, sem a menor dúvida.

edwint
13/04/2014, 23:14
uma duvida, o cilindro mestre da band com freio tambor é o mesmo da com freio disco dianteiro? o meu a tambor é duplo estagio

AVIZBATISTA
14/04/2014, 00:06
Caros amigos,
Pra quem usa Band em trilhas pesadas - onde há retenção de lama e areia nos tambores de roda - freios à disco nas quatro rodas é a melhor escolha. A eficiência na frenagem, sua durabilidade e manutenção, valem a pena cada centavo investido. Livrando a gente de ter que "sangrar" sistema para tirar o ar das mangueiras, já reforça o desejo em fazer o upgrade. E, no meu caso saibam que apliquei o conjunto original Varga com uso de válvula equalizadora para a traseira. Tal escolha se deu graças ao fato de que outros modelos possuem pequena área de contato das pastilhas com o disco, frenagem pouco eficiente, além de promover maior desgaste e menor durabilidade do conjunto.

459171
Válvula equalizadora instalada...

edwint
14/04/2014, 07:17
Caros amigos,
Pra quem usa Band em trilhas pesadas - onde há retenção de lama e areia nos tambores de roda - freios à disco nas quatro rodas é a melhor escolha. A eficiência na frenagem, sua durabilidade e manutenção, valem a pena cada centavo investido. Livrando a gente de ter que "sangrar" sistema para tirar o ar das mangueiras, já reforça o desejo em fazer o upgrade. E, no meu caso saibam que apliquei o conjunto original Varga com uso de válvula equalizadora para a traseira. Tal escolha se deu graças ao fato de que outros modelos possuem pequena área de contato das pastilhas com o disco, frenagem pouco eficiente, além de promover maior desgaste e menor durabilidade do conjunto.

459171
Válvula equalizadora instalada...





como assim, não precisa sangrar o sistema??

edwint
16/04/2014, 10:00
Caros amigos,
Pra quem usa Band em trilhas pesadas - onde há retenção de lama e areia nos tambores de roda - freios à disco nas quatro rodas é a melhor escolha. A eficiência na frenagem, sua durabilidade e manutenção, valem a pena cada centavo investido. Livrando a gente de ter que "sangrar" sistema para tirar o ar das mangueiras, já reforça o desejo em fazer o upgrade. E, no meu caso saibam que apliquei o conjunto original Varga com uso de válvula equalizadora para a traseira. Tal escolha se deu graças ao fato de que outros modelos possuem pequena área de contato das pastilhas com o disco, frenagem pouco eficiente, além de promover maior desgaste e menor durabilidade do conjunto.

459171
Válvula equalizadora instalada...





essa valvula equalizadora que vc instalou é p/ as rodas traseiras? é de qual veiculo?

Henrique.furla
18/06/2014, 09:12
Caros amigos, gostaria de saber se alguém pode ajudar no meu caso, tenho uma band 80 e após a troca do cilindro mestre do freio, as duas rodas da frente, ambas com freio a disco, travam frequentemente, ficam freadas e fica muito pesado para andar. Começou a uma semana, quando acontece isso o pedal do freio fica muito pesado e em cima de mais. Se alguém já passou por isso, ou caso saiba como posso proceder neste caso agradeço. valeu gente.

LEONELO FORTINI
18/06/2014, 10:10
Caros amigos, gostaria de saber se alguém pode ajudar no meu caso, tenho uma band 80 e após a troca do cilindro mestre do freio, as duas rodas da frente, ambas com freio a disco, travam frequentemente, ficam freadas e fica muito pesado para andar. Começou a uma semana, quando acontece isso o pedal do freio fica muito pesado e em cima de mais. Se alguém já passou por isso, ou caso saiba como posso proceder neste caso agradeço. valeu gente.

Bom dia Henrique,


Já que vc trocou o cilindro mestre, troque tb os reparos das duas pinças e os dois flexíveis. Os flexíveis são danados para criar problemas no freio. Tanto os reparos das pinças quanto os dois flexíveis são peças baratas. Aproveite e troca os flexíveis das rodas traseiras e peça o seu mecânico para verificar a calagem, ele sabe o que é. Use fluido de freio DOT 5.

Amadeus_band
18/06/2014, 12:13
Henrique, provavelmente o cilindro foi trocado mas a válvula de retenção não foi anulada. Essa válvula é aquela "flange" na saída do cilindro mestre(não me lembro ao certo, acho que sextavado de 14mm) e nele vai rosqueado a linha de freio (sextavado 11mm). Essa válvula serve pra que o fluido não retorne muito rápido para o cil. mestre pois as lonas possuem molas que forçam seu retorno. Como no freio a disco o retorno das pastilhas se dá pelo próprio movimento do disco, essa válvula acaba segurando o freio acionado.
Para anula-la, você tira ela e corta fora (com um serrinha) a parte lisa dela, saindo fora a mola e a esfera, ficando só o sextavado e a rosca. Lave bem pra tirar as limalhas, seque e pronto. Se você tem freio a disco só na dianteira, fazer isso apenas na válvula dianteira, rsrsrsrs.
Se esse procedimento já tiver sido feito, pode ser algum entupimento nas linhas de freio ou flexíveis (o fluido vai, mas não retorna). Pode ser que o cil. tenha vindo com defeito, mas acho pouco provável.

Espero ter ajudado, abraço!

Henrique.furla
18/06/2014, 12:16
Obrigado pela ajuda, ajudaram muito mesmo
valeu

hercilio.neto
18/06/2014, 23:47
Henrique, provavelmente o cilindro foi trocado mas a válvula de retenção não foi anulada. Essa válvula é aquela "flange" na saída do cilindro mestre(não me lembro ao certo, acho que sextavado de 14mm) e nele vai rosqueado a linha de freio (sextavado 11mm). Essa válvula serve pra que o fluido não retorne muito rápido para o cil. mestre pois as lonas possuem molas que forçam seu retorno. Como no freio a disco o retorno das pastilhas se dá pelo próprio movimento do disco, essa válvula acaba segurando o freio acionado.
Para anula-la, você tira ela e corta fora (com um serrinha) a parte lisa dela, saindo fora a mola e a esfera, ficando só o sextavado e a rosca. Lave bem pra tirar as limalhas, seque e pronto. Se você tem freio a disco só na dianteira, fazer isso apenas na válvula dianteira, rsrsrsrs.
Se esse procedimento já tiver sido feito, pode ser algum entupimento nas linhas de freio ou flexíveis (o fluido vai, mas não retorna). Pode ser que o cil. tenha vindo com defeito, mas acho pouco provável.

Espero ter ajudado, abraço!

É isso mesmo, tem que anular a válvula.
Muito bem explicado, Amadeus.