PDA

Ver Versão Completa : Sistema eletrico 4x4 - Ranger



ojaneri
02/08/2004, 12:39
Ola a todos,

Na minha ranger (2000 4x4), o sistema 4x4 funciona só quando quer. Revisei o motor eletrico (que fica acoplado na caixa de transf) e ele parece estar tudo OK. As rodas livres estao ligadas direto, entao o defeito, pelo que indica, é no módulo GEM.

Minha dúvida é se alguem sabe se eu passar o devido comando pro motor elétrico da CT (via switches on/off) se daria certo ativar o 4x4Hi e 4x4LOW. E se alguem sabe qual é a pinagem do conector do motor eletrico (o que cada entrada, qual voltagem recebe, etc).

Estou vendo se consigo deixar minha Ranger mais confiável num dos unicos problemas que acho dela, que é o sistema de 4x4 elétrico.

Edintruder
31/01/2005, 21:44
Meu, tens que notar que o 4x4 low só acopla se estiveres em neutro com o pé no freio e pisando na embreagem! se faltar um desses procedimentos ela não engata a reduzida!
E a Ranger não tem roda livre.
Falow! :D

Marcelo Macedo
30/07/2005, 15:38
Senhores Mestres,


Na minha explorer tem roda livre não esta engatando, é aquela a vácuo, a reduzida que é acionada pelo motorzinho também não engata.
testei o motorzinho esta funcionando, invertesse a polaridade e ele vai
de um lado para o outro.

levei-a para uma elétrica em Campinas SP, onde moro, quero ver o que vão dizer. Se o problema for neste modulo deve ser caro demais.

Eu gostaria de saber se é possivel fazer isto de liga-lo com um interruptor, para não ter erro quando precisar da reduzida. O problema é se no descuido acionar este interruptor e entrar a reduzida em movimento
dai vai arregaçar com tudo. E como dizer para o motorzinho ir até meia volta e se desliga-lo para que ele volte meia volta (sem reduzida).

E o que eu posso fazer com a roda livre, teria uma forma de aciona-la ou desativa-la com confiança ( via cabo ou qualquer outra forma).

Quero um sistema seguro que não me deixe na mão quando precisar da reduzida ou da tração.

Grato
Marcelo Macedo

Octavio
31/07/2005, 21:52
MArcelo,

Tenho o mesmo problema com a RL da minha ranger , poré, o motorzinho está ok, o qu etá detonada é a RL , pois o vácuo puxa uma sujeirada pra dentro da roda e a RL não funciona........o jeito de arrumar é fazer um "pituto", que vc. encontra a receita aqui no site( desculpe mas não sei anexar um link) ou colocar uma RL manual da AVM, que com certeza, deve ter para a explorer...

Abraço,

Edintruder
06/08/2005, 15:58
Ojaneri, o motor recebe tantos fios que é só testando um por um para descobrir. Mas ele recebe três fases de acordo com o seletor, um neutro e deve sair no mínimo 2 retornos para a indicação do painel. Ele tem uma trilha de cobre que faz o comando do motor na medida que ele desloca a roda dentada, no omento que ela desliza o contato para fora da trilha o motor elétrico desliga. O ideal é desmontar esse motorzinho e ver se as trilhas estão todas ok e não tem nada derretido ou com muito desgaste dentro desse comando.

dero
29/01/2006, 20:52
All,

Deem uma olhada no sistema do PITUTO q o Ojaneri falou, a princípio parece engraçado, mas é a graça de ver q a "roda pode ser re-invetada" e até simplificada:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8488

Ojaneri :concordo:

valeu

amithai
05/02/2006, 12:10
sei o q todos os fios fazem so q ta anotado em um esquema em sao jose dos campos e eu estou no Rio. Volto amanha.

De repente te mando por fax ou escaneio...

Agora diz ai se eu nao sou uma agua no meio do seu deserto?

amithai
05/02/2006, 12:24
Pô Ojaneri, eu achei q vc sabia tudo...hehehe...
Marcelo, quando eu transformei minha picape de 4x2 para 4x4, e eu ainda nao sabia como fazer eu ligava a tracao por meio de interruptores. Devia ter uns 6. Eu tenho o esquema em casa. Eh obvio que vc teria que tomar cuidado para nao engatar a reduzida com o carro andando.
NAO ADIANTA LEVAR EM ELETRICA EM LUGAR NENHUM DO MUNDO QUE NINGUEM SABE DE NADA!!!
NEM O PESSOAL DA FORD SABE DE PORCARIA NENHUMA!!!

Conselho pra vc , cara....nao faça interruptores, fica feio, nojento ainda q vc pode quebrar tudo, ok? Tente descobrir o defeito...que pode estar por exeplo no motor. vc disse que testou o motor, mas como? Testou todos os fios...? Qdo eu te passar o esquema eletrico vc pode pegar um multimetro e testá-los todos. Outra, pode ser o módulo GEM...ele não é tão caro assim...acho q mais barato q o motor....faz o seguinte...abre o módulo e vê se tem alguma coisa queimada.....preste atenção se mais alguma coisa no carro parou......tipo limpador de para brisa, vidros, temporizador do limpador......caso sim....veja os fusiveis!! Vc ja deve ter testado os fusiveis, ne? E os reles? TEM UM RELE UNICAMENTE PARA CONTROLAR A TRAÇÃO.....ele fica ali perto do modulo....


Va atrás do problema, cara...pq ninguem a nao ser a ford pode te ajudar pq eles chegam e trocam logo a p... toda e lógico que acabam achando o problema...mas sai uma $$$$$$$$


No caso da roda livre, vc pode comprar uma roda livre manual - veja topico - ou colocar um pituto(com eu fiz - veja www.clubranger4x4.com.ar) que ai nao vai ter mais dor de cabeça.

Edintruder não há como desmontar os contatos do disco do motorzinho...eu tive que quebrar o meu para poder abrir....eh tudo colado.

Valeu?

Abs

amithai
05/02/2006, 12:26
PS: meu motor foi queimado pq levei uma auto eletrica.....fikei muito p da vida...

Anthoniusnikos
22/03/2008, 12:27
Companheiros ! Acredito que vou ficar sem fazer perguntas por um bom tempo. - Motivo ! : Até agora todas as dúvidas que tinha voces já discutiram e quase esgotaram o assunto. Vou continuar lendo a troca de experiências já discutidas e ir colocando em prática na minha caminhometa. Aguardem..., logo voltarei a perguntar.
Peço para que sempre façam um esforço para COLOCAÇÃO DE FOTOS dos esperimentros, pois uma foto vale por muitas palavras.
Abração
Anthoniusnikos