Ver Versão Completa : Motor WV AP de álcool para diesel
Colegas,
Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:
Receita
Ingredientes
Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
Pistões e bielas 1.8 álcool
Cabeçote 1.6 diesel
Bomba injetora 1.6 diesel
Junta cabeçote 1.8 álcool
* Segredo: polia principal (da correia dentada) do eixo = AP 1.6 diesel
Como fazer
1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.
2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.
3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.
Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.
Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
Só é vendida na consecionária VW.
Obs 2: o eixo manivela do AP 1.8 álcool dá exatamente certinho no bloco do AP 1.6 diesel.
Obs 3: não percebi diferença de tamanho, espessura ou qualidade entre os materiais do diesel e do álcool que possam interferir na resistência, tais como as bielas e pistões são iguais. O eixo manivela é identico. Logo, a resistência à compressão deve ser igual, porém evitar abusos (p. ex. acelerações bruscas) é recomendado para as duas versões de bloco, seja diesel ou álcool. A única diferença é que o pistão álcool é 3 milimetros mais largo.
Otávio Luiz
26/06/2008, 14:44
Este é o famos mixto quente?
Conta como ficou o desempenho, consumo, velocidade, etc...
Aspectos gerais:
1. Temperatura
Normal, porém no Versailles (mesmo Santana) precisamos trocar um ventilador por um outro igual, porém mais curto, pois o original estava pegando na correia. Foi trocado o bulbo que dispara os ventiladores, de 90/103 para 80/90, para disparar o primeiro antes, em 80 graus e o segundo em 90 graus. Retiramos também o radiador do ar condicionado para facilitar a passagem do ar para o radiador de água.
2. Desempenho
Levemente melhor que o bloco do AP 1.6 diesel.
3. Velocidade
Levemente melhor que o bloco ap 1.6 diesel (acho q é pq aumentamos a altura dos pneus, de 60 p/ 70).
4. Consumo
Não medimos nada ainda, porém pressupõe-se que não haverá alterações significativas, pois o cabeçote, bicos e bomba é do 1.6...
Daniel
Este é o famos mixto quente?
Conta como ficou o desempenho, consumo, velocidade, etc...
elmestizo
26/06/2008, 16:53
Esse seu motor está aspirado?
Sobre a forma de admissão, ele está aspirado. Dizem q este motor não aguenta turbina.
Sobre esta adaptação, eu vi um da seguinte forma:
Bloco do 2.0 a álcool
Cabeçote/bicos do 1.9 diesel
Junta do 2.0 álcool
Este motor estava num santana, mais forte q o meu.
Daniel
Elias RS
27/06/2008, 18:15
Olá Daniel!!!
Muito bom esse seu tópico! Mantenha a gente informado, atualizando com as informações que você dispuser... Qual o custo dessa adaptação?
A propósito me parece que esse seu arranjo aí recebe melhor a sobre pressão de uma turbina ou compressor que o motor 1.6 original, quem tem mais informações a respeito?
Valewwww
Elias
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 04:28
Sobre a forma de admissão, ele está aspirado. Dizem q este motor não aguenta turbina.
Sobre esta adaptação, eu vi um da seguinte forma:
Bloco do 2.0 a álcool
Cabeçote/bicos do 1.9 diesel
Junta do 2.0 álcool
Este motor estava num santana, mais forte q o meu.
a transporter t3 européia chegou a usar uma versão turbo do 1.6d com 10hp...
como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?
a transporter t3 européia chegou a usar uma versão turbo do 1.6d com 10hp...
como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?
Boooa pergunta... Eu legalizei o meu Niva pq ele tem tração nas 4 rodas e caixa de redução e o motor tinha nota fiscal indicando q ele era diesel de fábrica. Mas nem sei se ainda dá para fazer isso!
Quanto ao t3... cara, quando turbinam um carro de fábrica, geralmente baixam a taxa de compressão para não ultrapassar os limites da bagaça. Se quizer arriscar a colocar um caracol no bicho, pense em colocar uma junta (metálica) mais alta para garantir.
:pipoca:Outra coisa: As bielas do 1.9 diesel tem um contrapeso na parte de baixo para reduzir as vibrações. Mas acho que as do 1.6 são realmente iguaisinhas às dos modelos gasolina/alcool.
:arrow:Aproveite e procure o amortecedor de redução da bomba injetora do 1.9 e tente adaptar na tua! Ela reduz (muito) as quebras do motor.
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 23:22
Boooa pergunta... Eu legalizei o meu Niva pq ele tem tração nas 4 rodas e caixa de redução e o motor tinha nota fiscal indicando q ele era diesel de fábrica. Mas nem sei se ainda dá para fazer isso!
Quanto ao t3... cara, quando turbinam um carro de fábrica, geralmente baixam a taxa de compressão para não ultrapassar os limites da bagaça. Se quizer arriscar a colocar um caracol no bicho, pense em colocar uma junta (metálica) mais alta para garantir.
:pipoca:Outra coisa: As bielas do 1.9 diesel tem um contrapeso na parte de baixo para reduzir as vibrações. Mas acho que as do 1.6 são realmente iguaisinhas às dos modelos gasolina/alcool.
nota indicando que o motor é a diesel de fábrica eu acho que não precisa... tendo o requisito técnico atendido pode meter bronca... e quanto à conversão de um motor para outro combustível é bem tranqüilo, a não ser que se troque o motor, aí tem que fazer 2 processos no detran, um pela troca do motor e outro pela troca do combustível...
aqui no meu bairro tem um passat 1.5 a diesel que tem uma junta de cabeçote mais grossa, justamente por conta disso... o dono pensou em turbinar, mas desistiu, embora ainda use a junta alta...
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 23:25
aqui no meu bairro de vez em quando eu vejo 1 niva vermelho com motor 1.6d... o dono disse que nunca passou dos 90km/h...
O certo era legalizar as leis... ha ha ha. rídiculo proibirem diesel em carros pequenos (único país do mundo!)
cRiPpLe_rOoStEr write: (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=24475)
como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?
cRiPpLe_rOoStEr
22/01/2010, 22:53
O certo era legalizar as leis... ha ha ha. rídiculo proibirem diesel em carros pequenos (único país do mundo!)
cRiPpLe_rOoStEr write: (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=24475)
como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?
se as leis tivessem que ser feitas por pessoas idôneas, dava para dizer que o brasil era mesmo uma terra sem lei... até tem lei, mas daí a ser corretamente aplicada são outros 500...
quanto ao motor: ja chegou a colocar num dinamômetro?
Pinaudmaster
23/01/2010, 16:57
O certo era legalizar as leis... ha ha ha. rídiculo proibirem diesel em carros pequenos (único país do mundo!)
cRiPpLe_rOoStEr write: (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=24475)
como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?
Em resumo, para possuir motor diesel o veiculo deve possuir capacidade de carga superior a 1 Tonelada ou ter tracao 4x4 com reduzida.
Qualquer coisa diferente disso, é ILEGAL no nosso país.
PORTARIA Nº 23, DE 6 DE JUNHO DE 1994
DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS
RESOLVE: Proibir o consumo de óleo diesel em veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto com capacidade inferior a 1.000 kg, altera o texto da Portaria DNC N° 16 de 29/06/93.
ALTERADA: § 3° do Art. 1°, pela Portaria DNC N° 47 de 06/12/94.
O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS - DNC, no uso das atribuições que lhe confere o art. 12 do anexo I do Decreto n° 507, de 23 de abril de 1.992.
Considerando que o óleo diesel tem preço favorecido e que o país necessita efetuar expressivas importações desse produto com elevado dispêndio de divisas;
Considerando a possibilidade de uso de outros combustíveis automotivos em substituição ao óleo diesel, resolve:
Art. 1° Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículo automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas) , computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.
§ 1° Para fins desta Portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 kg (setenta quilogramas).
§ 2° Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados, jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) n° 32, de 28 de setembro de 1.993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo n° 2, de 24 de março de 1.994, da citada Coordenação.
§ 3° As disposições desta Portaria não se aplicam aos veículos registrados, licenciados e emplacados até a data de sua entrada em vigência, bem como aos veículos licenciados em outros países com permanência temporária no pais e aos veículos de missões diplomáticas, desde que prestando serviços efetivos às mesmas.
Pinaudmaster
23/01/2010, 16:58
O certo era legalizar as leis... ha ha ha. rídiculo proibirem diesel em carros pequenos (único país do mundo!)
cRiPpLe_rOoStEr write: (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=24475)
como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?
Em resumo, para possuir motor diesel o veiculo deve possuir capacidade de carga superior a 1 Tonelada ou ter tracao 4x4 com reduzida.
Qualquer coisa diferente disso, é ILEGAL no nosso país.
Vide essa Jurisprudência-exemplo:
http://br.vlex.com/vid/42255835
Abaixo, a legislação aplicável:
PORTARIA Nº 23, DE 6 DE JUNHO DE 1994
DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS
RESOLVE: Proibir o consumo de óleo diesel em veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto com capacidade inferior a 1.000 kg, altera o texto da Portaria DNC N° 16 de 29/06/93.
ALTERADA: § 3° do Art. 1°, pela Portaria DNC N° 47 de 06/12/94.
O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS - DNC, no uso das atribuições que lhe confere o art. 12 do anexo I do Decreto n° 507, de 23 de abril de 1.992.
Considerando que o óleo diesel tem preço favorecido e que o país necessita efetuar expressivas importações desse produto com elevado dispêndio de divisas;
Considerando a possibilidade de uso de outros combustíveis automotivos em substituição ao óleo diesel, resolve:
Art. 1° Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículo automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas) , computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.
§ 1° Para fins desta Portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 kg (setenta quilogramas).
§ 2° Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados, jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) n° 32, de 28 de setembro de 1.993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo n° 2, de 24 de março de 1.994, da citada Coordenação.
§ 3° As disposições desta Portaria não se aplicam aos veículos registrados, licenciados e emplacados até a data de sua entrada em vigência, bem como aos veículos licenciados em outros países com permanência temporária no pais e aos veículos de missões diplomáticas, desde que prestando serviços efetivos às mesmas.
Marcos ET
22/02/2011, 17:04
Aspectos gerais:
1. Temperatura
Normal, porém no Versailles (mesmo Santana) precisamos trocar um ventilador por um outro igual, porém mais curto, pois o original estava pegando na correia. Foi trocado o bulbo que dispara os ventiladores, de 90/103 para 80/90, para disparar o primeiro antes, em 80 graus e o segundo em 90 graus. Retiramos também o radiador do ar condicionado para facilitar a passagem do ar para o radiador de água.
2. Desempenho
Levemente melhor que o bloco do AP 1.6 diesel.
3. Velocidade
Levemente melhor que o bloco ap 1.6 diesel (acho q é pq aumentamos a altura dos pneus, de 60 p/ 70).
4. Consumo
Não medimos nada ainda, porém pressupõe-se que não haverá alterações significativas, pois o cabeçote, bicos e bomba é do 1.6...
Daniel
Daniel, como vai?!
E aih? depois deste tempo todo, como está a DURABILIDADE do motor convertido para o Diesel?? Você já fez a média de Km/l rodando com este combustível? Teve alguma surpresa (boa ou ruim?) durante a utilização do motor convertido como está?
Grande abraço!
ALEXANDREQUEIROZ
09/01/2012, 10:42
[QUOTE=dsamaz;636522]Colegas,
Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:
Receita
Ingredientes
Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
Pistões e bielas 1.8 álcool
Cabeçote 1.6 diesel
Bomba injetora 1.6 diesel
Junta cabeçote 1.8 álcool
* Segredo: polia principal (da correia dentada) do eixo = AP 1.6 diesel
Como fazer
1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.
2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.
3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.
Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.
Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
Só é vendida na consecionária VW.
Obs 2: o eixo manivela do AP 1.8 álcool dá exatamente certinho no bloco do AP 1.6 diesel.
PASSA SEU MSN VOÇE TEM UM PASSO A PASSO DESA TRANSFORMACAO
RicardoM
09/01/2012, 12:31
Alexandre,
Você tem uma estimativa de quantos CV o motor alterado para Diesel 1.6 tem?
Eu poderia colocar um cabeçote de 1.9 + bomba seguindo os mesmos passos?
Abcs,
Ricardo
[QUOTE=dsamaz;636522]Colegas,
Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:
Receita
Ingredientes
Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
Pistões e bielas 1.8 álcool
Cabeçote 1.6 diesel
Bomba injetora 1.6 diesel
Junta cabeçote 1.8 álcool
* Segredo: polia principal (da correia dentada) do eixo = AP 1.6 diesel
Como fazer
1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.
2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.
3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.
Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.
Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
Só é vendida na consecionária VW.
Obs 2: o eixo manivela do AP 1.8 álcool dá exatamente certinho no bloco do AP 1.6 diesel.
PASSA SEU MSN VOÇE TEM UM PASSO A PASSO DESA TRANSFORMACAO
RicardoM
09/01/2012, 12:54
Tem como vocÊ colocar uma foto frontal do motor, e da lateral da bomba, pois tenho que ver os espaços por conta do alternador, compressor do ar e bomba hidráulica que todas ficam do lado do motorista.
[QUOTE=dsamaz;636522]Colegas,
Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:
Receita
Ingredientes
Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
Pistões e bielas 1.8 álcool
Cabeçote 1.6 diesel
Bomba injetora 1.6 diesel
Junta cabeçote 1.8 álcool
* Segredo: polia principal (da correia dentada) do eixo = AP 1.6 diesel
Como fazer
1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.
2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.
3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.
Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.
Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
Só é vendida na consecionária VW.
Obs 2: o eixo manivela do AP 1.8 álcool dá exatamente certinho no bloco do AP 1.6 diesel.
PASSA SEU MSN VOÇE TEM UM PASSO A PASSO DESA TRANSFORMACAO
juleymar73
08/03/2014, 15:55
Ola amigos , eu to querendo usar um motor ap diesel no meu jeep willys , mais aqui no meu estado nao se legaliza motor diesel em jeep apesar de constar na lei , pensei me instalar o motor e andar assim mesmo pois aqui nao tem vistoria anual ,
que riscos eu corro numa blitz da policia por exemplo ?
Ola amigos , eu to querendo usar um motor ap diesel no meu jeep willys , mais aqui no meu estado nao se legaliza motor diesel em jeep apesar de constar na lei , pensei me instalar o motor e andar assim mesmo pois aqui nao tem vistoria anual ,
que riscos eu corro numa blitz da policia por exemplo ?
E ae Juleymar73, como ninguém responde aos tópicos desse fórum eu vou tentar te ajudar cara.. Bem já que vc vai por o ap diesel no seu niva faz assim.. Pega o AP a álcool, cadastra a álcool de boa no detran e depois só tira o cabeçote e peças do ciclo OTTO (GAS ALC) e faz a conversão para diesel.. EU to fazendo assim no meu triciclo.. Cadastrei alcool e passei para diesel... Se vc fizer isso não dá nada... Nem barreira pára pra ver isso não... de boa.. Qualquer coisa faz assim.. Compra a Capa do motor AP injeção (aquela capa de plastico preta que tampa o motor dos carros novos e fica bonitinho..), ai vc coloca ela e essa tampa esconde as bombas injetoras e etc srsrs Fiz assim e além de estiloso com cara de novo esconde as tretas... É barata e fácil de instalar... Saca as fotos:
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/capa-motor-motor-ap-original-8530-MLB20005670107_112013-F.jpg
To apanhando aki para converter, ninguém ajuda mas to lutando sozinho com mecânicos e internet pra fazer.. Tenho ap1.6 e to convertendo para diesel.. Abç!
Esqueci.. Pra ficar o motor com cara de um injetado a alcool, além da capa vc faz uma flange no coletor onde era o carburador e usa aquele filtro quadrado igual o do ap injeção srsrsrs ai fica origis.. Não se esqueça de dar uma recuada no escapamento pq as vezes da uma fumadinha.. ai vc recua ele um tiquim, coisa de centimentros ( de preferencia que ele não apareça na parte de tras do seu carro) e faz uma curva para o chão na ponta.. Ai a fumaçinha dispersa e dá uma cara legal!
Se quiser uma forcinha extra faça como eu...coloque o SUPERCHARGER do fiest 1.0 modelo m24 que é o mais barato.. No meu faz 21km/l de diesel com o supercharger e 24km/l sem ele.. Mas a força aumentou demais.. anda de 144 a 155 de boa... Abç! (Pistão e biela alcool origis..)
valmirjunior
14/03/2014, 08:40
Se algum policial perceber sua mudança de combustível (em teoria o motor é o mesmo, somente foi mudado o cabeçote) voce receberá uma multa e no pior dos casos o seu veiculo será apreendido para que você "regularize" a situação (ou acerta o documento ou volta o combustível anterior).
Quanto ao Detran do seu Estado não regularizar troca de motor, é lei federal, são obrigados a aceitar desde que seu veiculo passe nas vistorias de comprovação (veiculo 4x4 ou com capacidade superior a 1000kg de carga) e de segurança veicular do INMETRO.
Se eles não aceitarem depois de tudo comprovado, contrate um advogado e entre na justiça.
Ola amigos , eu to querendo usar um motor ap diesel no meu jeep willys , mais aqui no meu estado nao se legaliza motor diesel em jeep apesar de constar na lei , pensei me instalar o motor e andar assim mesmo pois aqui nao tem vistoria anual ,
que riscos eu corro numa blitz da policia por exemplo ?
marzolla
17/03/2014, 22:42
TENHO UM COLEGA QUE TEVE DIFICULDADE EM REGULARIZAR MOTOR DIESEL EM UM JEEP ENTROU NA JUSTIÇA E LEVOU ATE INDENIZAÇÃO.....
quanto ao motor, tenho um Niva com ap diesel, recentemente refiz o motor, meu cabeçote estava fora de medida, coloquei um zerinho e folha e uma bomba injetora de 1.9 a unica alteração necessaria foi o encaixe no suporte algo moleza, depois de montado com a bomba como saiu da caixa apenas foi necessario fechar o fluxo de oleo ficou otimo ja coloquei 130km na estrada mas a temperatura começou a subir e aliviei o pé
TENHO UM COLEGA QUE TEVE DIFICULDADE EM REGULARIZAR MOTOR DIESEL EM UM JEEP ENTROU NA JUSTIÇA E LEVOU ATE INDENIZAÇÃO.....
quanto ao motor, tenho um Niva com ap diesel, recentemente refiz o motor, meu cabeçote estava fora de medida, coloquei um zerinho e folha e uma bomba injetora de 1.9 a unica alteração necessaria foi o encaixe no suporte algo moleza, depois de montado com a bomba como saiu da caixa apenas foi necessario fechar o fluxo de oleo ficou otimo ja coloquei 130km na estrada mas a temperatura começou a subir e aliviei o pé
Amigo, seu motor é 1.6 com bomba do 1.9 e você deu 130 no Niva???? Não estourou o limite de rpm???
Pedro6i, responde ai por favor.
- Voce disse: Pega o AP a álcool, cadastra a álcool de boa no detran e depois só tira o cabeçote e peças do ciclo OTTO (GAS ALC) e faz a conversão para diesel....
Qual AP a alcool voce quer dizer: AP 1.8 ou AP 2.0.
- Se quiser uma forcinha extra faça como eu...coloque o SUPERCHARGER do fiest 1.0 modelo m24 que é o mais barato.. No meu faz 21km/l de diesel com o supercharger e 24km/l sem ele.. Mas a força aumentou demais.. anda de 144 a 155 de boa... Abç! (Pistão e biela alcool origis..)
Essa quilometragem por litro e velocidades voce esta fazendo no triciclo. Qual seria o rendimento no Niva.
Abraços.
Pedro6i, responde ai por favor.
- Voce disse: Pega o AP a álcool, cadastra a álcool de boa no detran e depois só tira o cabeçote e peças do ciclo OTTO (GAS ALC) e faz a conversão para diesel....
Qual AP a alcool voce quer dizer: AP 1.8 ou AP 2.0.
- Se quiser uma forcinha extra faça como eu...coloque o SUPERCHARGER do fiest 1.0 modelo m24 que é o mais barato.. No meu faz 21km/l de diesel com o supercharger e 24km/l sem ele.. Mas a força aumentou demais.. anda de 144 a 155 de boa... Abç! (Pistão e biela alcool origis..)
Essa quilometragem por litro e velocidades voce esta fazendo no triciclo. Qual seria o rendimento no Niva.
Abraços.
Manda foto! Aliás, crie um tópico na área geral do Fórum 4x4 com fotos e dados da sua viatura, com certeza a galera vai babar! Abraço
impressionante este topico! merece destaque!
RicardoM
15/06/2014, 18:48
Pedro,
Sua adaptação ficou boa?
Estou pensando em fazer isso no meu AP já documentado, mas preciso saber se os resultados valem a pena.
Abcs,
Ricardo
Brasília-DF
Pedro6i o amigo tem mais novidade do projeto, tem fotos.
E os demais como estão os projetos tem alguém rodando com este motor convertido, e como ficou quanto a documentação?
RicardoM
20/08/2014, 18:50
E ae galera, novidades?
Tenho um Jimny com AP 1.6 diesel, não é o 'misto' é original vw diesel, com t-case do jimny e caixa de chavete 5 marchas, pneus 215/75 r15, mas não consigo manter 90 km/h, uma potência extra seria bem vinda..
valmirjunior
25/08/2014, 08:21
Neitor, você pode colocar turbo e intercooler no Jimmy ou como o colega já relatou instalar um supercharger.
Com certeza vai fazer diferença no rendimento sem perder a economia.
Tenho um Jimny com AP 1.6 diesel, não é o 'misto' é original vw diesel, com t-case do jimny e caixa de chavete 5 marchas, pneus 215/75 r15, mas não consigo manter 90 km/h, uma potência extra seria bem vinda..
Eu tive um Niva assim. A velocidade era a mesma, mas fazia 14 km/l. Instale um intercooler e um supercharger! Abraço
tiaomsiq
23/11/2014, 20:50
Pedro,
Sua adaptação ficou boa?
Estou pensando em fazer isso no meu AP já documentado, mas preciso saber se os resultados valem a pena.
Abcs,
Ricardo
Brasília-DF
Guarulhos, 23/11/2014
Meu amigo Ronney é muito louco por motores a diesel:golf 1.9 tdi - YouTube (http://youtu.be/uQZA0Nkmrcc)
NIVA VW 1.9TDI - Lada Niva 4X4 1.9 TDI Turbo Diesel Intercooler Eletrônico. - Guarulhos - Carros - Cumbica (http://link.email.dynect.net/link.php?H=EpeN7mhMsgn6R2qDykEzAiJFb0MRQizg2B9%2Bf xHSAj%2FzHAkd5gdOu76E8nXEfLufFHuNOSooLiCWB56lws%2F TXPbh12xyu2tLrt3l9pVltB8%3D&G=823&R=http%3A%2F%2Fwww.olx.com.br%2Fiid-673042340%3Finvite%3DCRMcontact-seller-br_item_text%26amp%3Ba%3D99%26amp%3Butm_source%3Dc rm_email%26amp%3Butm_medium%3Demail%26amp%3Butm_co ntent%3Ditem_text%26amp%3Butm_campaign%3Dcontact-seller%26amp%3Binvite%3DTranEmail-BR_ContactSeller-TopVisualizeAd%26amp%3Butm_source%3Dtran_email%26a mp%3Butm_medium%3Demail%26amp%3Butm_content%3DTOP_ Visualize_AD%26amp%3Butm_campaign%3Dcontact_seller %0D%0A%0D%0A++++++++++++++++++++&I=20141116232451.04A1F604C7E3%40mail6-09-ewr.dyndns.com&X=MHw4MjI3NDI6MTQ0Mzk4NjA2NTsxfDgyMjc0MzoyMDE0LTEx LTE2KzE4JTNBMjQlM0ExOCUzQjIwMTQtMTEtMTZUMTglM0EyNC UzQTQyLTA1JTNBMDA7Mnw4MjI3NDQ6MTA7)
Juninho Flora
09/12/2014, 12:27
Tenho um niva a diesel,ele veio com motor meia vida ,o motor e o misto quente !
Acompanhando...
rolou o projeto mesmo?
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