Ver Versão Completa : Motor WV AP de álcool para diesel
Colegas,
Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:
Receita
Ingredientes
Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
Pistões e bielas 1.8 álcool
Cabeçote 1.6 diesel
Bomba injetora 1.6 diesel
Junta cabeçote 1.8 álcool
* Segredo: polia principal (da correia dentada) do eixo = AP 1.6 diesel
Como fazer
1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.
2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.
3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.
Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.
Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
Só é vendida na consecionária VW.
Obs 2: o eixo manivela do AP 1.8 álcool dá exatamente certinho no bloco do AP 1.6 diesel.
Obs 3: não percebi diferença de tamanho, espessura ou qualidade entre os materiais do diesel e do álcool que possam interferir na resistência, tais como as bielas e pistões são iguais. O eixo manivela é identico. Logo, a resistência à compressão deve ser igual, porém evitar abusos (p. ex. acelerações bruscas) é recomendado para as duas versões de bloco, seja diesel ou álcool. A única diferença é que o pistão álcool é 3 milimetros mais largo.
Otávio Luiz
26/06/2008, 14:44
Este é o famos mixto quente?
Conta como ficou o desempenho, consumo, velocidade, etc...
Aspectos gerais:
1. Temperatura
Normal, porém no Versailles (mesmo Santana) precisamos trocar um ventilador por um outro igual, porém mais curto, pois o original estava pegando na correia. Foi trocado o bulbo que dispara os ventiladores, de 90/103 para 80/90, para disparar o primeiro antes, em 80 graus e o segundo em 90 graus. Retiramos também o radiador do ar condicionado para facilitar a passagem do ar para o radiador de água.
2. Desempenho
Levemente melhor que o bloco do AP 1.6 diesel.
3. Velocidade
Levemente melhor que o bloco ap 1.6 diesel (acho q é pq aumentamos a altura dos pneus, de 60 p/ 70).
4. Consumo
Não medimos nada ainda, porém pressupõe-se que não haverá alterações significativas, pois o cabeçote, bicos e bomba é do 1.6...
Daniel
Este é o famos mixto quente?
Conta como ficou o desempenho, consumo, velocidade, etc...
elmestizo
26/06/2008, 16:53
Esse seu motor está aspirado?
Sobre a forma de admissão, ele está aspirado. Dizem q este motor não aguenta turbina.
Sobre esta adaptação, eu vi um da seguinte forma:
Bloco do 2.0 a álcool
Cabeçote/bicos do 1.9 diesel
Junta do 2.0 álcool
Este motor estava num santana, mais forte q o meu.
Daniel
Elias RS
27/06/2008, 18:15
Olá Daniel!!!
Muito bom esse seu tópico! Mantenha a gente informado, atualizando com as informações que você dispuser... Qual o custo dessa adaptação?
A propósito me parece que esse seu arranjo aí recebe melhor a sobre pressão de uma turbina ou compressor que o motor 1.6 original, quem tem mais informações a respeito?
Valewwww
Elias
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 04:28
Sobre a forma de admissão, ele está aspirado. Dizem q este motor não aguenta turbina.
Sobre esta adaptação, eu vi um da seguinte forma:
Bloco do 2.0 a álcool
Cabeçote/bicos do 1.9 diesel
Junta do 2.0 álcool
Este motor estava num santana, mais forte q o meu.
a transporter t3 européia chegou a usar uma versão turbo do 1.6d com 10hp...
como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?
a transporter t3 européia chegou a usar uma versão turbo do 1.6d com 10hp...
como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?
Boooa pergunta... Eu legalizei o meu Niva pq ele tem tração nas 4 rodas e caixa de redução e o motor tinha nota fiscal indicando q ele era diesel de fábrica. Mas nem sei se ainda dá para fazer isso!
Quanto ao t3... cara, quando turbinam um carro de fábrica, geralmente baixam a taxa de compressão para não ultrapassar os limites da bagaça. Se quizer arriscar a colocar um caracol no bicho, pense em colocar uma junta (metálica) mais alta para garantir.
:pipoca:Outra coisa: As bielas do 1.9 diesel tem um contrapeso na parte de baixo para reduzir as vibrações. Mas acho que as do 1.6 são realmente iguaisinhas às dos modelos gasolina/alcool.
:arrow:Aproveite e procure o amortecedor de redução da bomba injetora do 1.9 e tente adaptar na tua! Ela reduz (muito) as quebras do motor.
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 23:22
Boooa pergunta... Eu legalizei o meu Niva pq ele tem tração nas 4 rodas e caixa de redução e o motor tinha nota fiscal indicando q ele era diesel de fábrica. Mas nem sei se ainda dá para fazer isso!
Quanto ao t3... cara, quando turbinam um carro de fábrica, geralmente baixam a taxa de compressão para não ultrapassar os limites da bagaça. Se quizer arriscar a colocar um caracol no bicho, pense em colocar uma junta (metálica) mais alta para garantir.
:pipoca:Outra coisa: As bielas do 1.9 diesel tem um contrapeso na parte de baixo para reduzir as vibrações. Mas acho que as do 1.6 são realmente iguaisinhas às dos modelos gasolina/alcool.
nota indicando que o motor é a diesel de fábrica eu acho que não precisa... tendo o requisito técnico atendido pode meter bronca... e quanto à conversão de um motor para outro combustível é bem tranqüilo, a não ser que se troque o motor, aí tem que fazer 2 processos no detran, um pela troca do motor e outro pela troca do combustível...
aqui no meu bairro tem um passat 1.5 a diesel que tem uma junta de cabeçote mais grossa, justamente por conta disso... o dono pensou em turbinar, mas desistiu, embora ainda use a junta alta...
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 23:25
aqui no meu bairro de vez em quando eu vejo 1 niva vermelho com motor 1.6d... o dono disse que nunca passou dos 90km/h...
O certo era legalizar as leis... ha ha ha. rídiculo proibirem diesel em carros pequenos (único país do mundo!)
cRiPpLe_rOoStEr write: (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=24475)
cRiPpLe_rOoStEr
22/01/2010, 22:53
O certo era legalizar as leis... ha ha ha. rídiculo proibirem diesel em carros pequenos (único país do mundo!)
se as leis tivessem que ser feitas por pessoas idôneas, dava para dizer que o brasil era mesmo uma terra sem lei... até tem lei, mas daí a ser corretamente aplicada são outros 500...
quanto ao motor: ja chegou a colocar num dinamômetro?
Pinaudmaster
23/01/2010, 16:57
Em resumo, para possuir motor diesel o veiculo deve possuir capacidade de carga superior a 1 Tonelada ou ter tracao 4x4 com reduzida.
Qualquer coisa diferente disso, é ILEGAL no nosso país.
PORTARIA Nº 23, DE 6 DE JUNHO DE 1994
DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS
RESOLVE: Proibir o consumo de óleo diesel em veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto com capacidade inferior a 1.000 kg, altera o texto da Portaria DNC N° 16 de 29/06/93.
ALTERADA: § 3° do Art. 1°, pela Portaria DNC N° 47 de 06/12/94.
O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS - DNC, no uso das atribuições que lhe confere o art. 12 do anexo I do Decreto n° 507, de 23 de abril de 1.992.
Considerando que o óleo diesel tem preço favorecido e que o país necessita efetuar expressivas importações desse produto com elevado dispêndio de divisas;
Considerando a possibilidade de uso de outros combustíveis automotivos em substituição ao óleo diesel, resolve:
Art. 1° Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículo automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas) , computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.
§ 1° Para fins desta Portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 kg (setenta quilogramas).
§ 2° Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados, jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) n° 32, de 28 de setembro de 1.993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo n° 2, de 24 de março de 1.994, da citada Coordenação.
§ 3° As disposições desta Portaria não se aplicam aos veículos registrados, licenciados e emplacados até a data de sua entrada em vigência, bem como aos veículos licenciados em outros países com permanência temporária no pais e aos veículos de missões diplomáticas, desde que prestando serviços efetivos às mesmas.
Pinaudmaster
23/01/2010, 16:58
Em resumo, para possuir motor diesel o veiculo deve possuir capacidade de carga superior a 1 Tonelada ou ter tracao 4x4 com reduzida.
Qualquer coisa diferente disso, é ILEGAL no nosso país.
Vide essa Jurisprudência-exemplo:
http://br.vlex.com/vid/42255835
Abaixo, a legislação aplicável:
PORTARIA Nº 23, DE 6 DE JUNHO DE 1994
DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS
RESOLVE: Proibir o consumo de óleo diesel em veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto com capacidade inferior a 1.000 kg, altera o texto da Portaria DNC N° 16 de 29/06/93.
ALTERADA: § 3° do Art. 1°, pela Portaria DNC N° 47 de 06/12/94.
O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS - DNC, no uso das atribuições que lhe confere o art. 12 do anexo I do Decreto n° 507, de 23 de abril de 1.992.
Considerando que o óleo diesel tem preço favorecido e que o país necessita efetuar expressivas importações desse produto com elevado dispêndio de divisas;
Considerando a possibilidade de uso de outros combustíveis automotivos em substituição ao óleo diesel, resolve:
Art. 1° Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículo automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas) , computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.
§ 1° Para fins desta Portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 kg (setenta quilogramas).
§ 2° Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados, jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) n° 32, de 28 de setembro de 1.993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo n° 2, de 24 de março de 1.994, da citada Coordenação.
§ 3° As disposições desta Portaria não se aplicam aos veículos registrados, licenciados e emplacados até a data de sua entrada em vigência, bem como aos veículos licenciados em outros países com permanência temporária no pais e aos veículos de missões diplomáticas, desde que prestando serviços efetivos às mesmas.
Marcos ET
22/02/2011, 17:04
Aspectos gerais:
1. Temperatura
Normal, porém no Versailles (mesmo Santana) precisamos trocar um ventilador por um outro igual, porém mais curto, pois o original estava pegando na correia. Foi trocado o bulbo que dispara os ventiladores, de 90/103 para 80/90, para disparar o primeiro antes, em 80 graus e o segundo em 90 graus. Retiramos também o radiador do ar condicionado para facilitar a passagem do ar para o radiador de água.
2. Desempenho
Levemente melhor que o bloco do AP 1.6 diesel.
3. Velocidade
Levemente melhor que o bloco ap 1.6 diesel (acho q é pq aumentamos a altura dos pneus, de 60 p/ 70).
4. Consumo
Não medimos nada ainda, porém pressupõe-se que não haverá alterações significativas, pois o cabeçote, bicos e bomba é do 1.6...
Daniel
Daniel, como vai?!
E aih? depois deste tempo todo, como está a DURABILIDADE do motor convertido para o Diesel?? Você já fez a média de Km/l rodando com este combustível? Teve alguma surpresa (boa ou ruim?) durante a utilização do motor convertido como está?
Grande abraço!
ALEXANDREQUEIROZ
09/01/2012, 10:42
[QUOTE=dsamaz;636522]Colegas,
Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:
Receita
Ingredientes
Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
Cabeçote 1.6 diesel
Como fazer
1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.
2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.
Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
Obs 2: o eixo manivela do AP 1.8 álcool dá exatamente certinho no bloco do AP 1.6 diesel.
PASSA SEU MSN VOÇE TEM UM PASSO A PASSO DESA TRANSFORMACAO
RicardoM
09/01/2012, 12:31
Alexandre,
Você tem uma estimativa de quantos CV o motor alterado para Diesel 1.6 tem?
Eu poderia colocar um cabeçote de 1.9 + bomba seguindo os mesmos passos?
Abcs,
Ricardo
Receita
Ingredientes
Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
Cabeçote 1.6 diesel
Como fazer
RicardoM
09/01/2012, 12:54
Tem como vocÊ colocar uma foto frontal do motor, e da lateral da bomba, pois tenho que ver os espaços por conta do alternador, compressor do ar e bomba hidráulica que todas ficam do lado do motorista.
Receita
Ingredientes
Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
Cabeçote 1.6 diesel
Como fazer
juleymar73
08/03/2014, 15:55
Ola amigos , eu to querendo usar um motor ap diesel no meu jeep willys , mais aqui no meu estado nao se legaliza motor diesel em jeep apesar de constar na lei , pensei me instalar o motor e andar assim mesmo pois aqui nao tem vistoria anual ,
que riscos eu corro numa blitz da policia por exemplo ?
Ola amigos , eu to querendo usar um motor ap diesel no meu jeep willys , mais aqui no meu estado nao se legaliza motor diesel em jeep apesar de constar na lei , pensei me instalar o motor e andar assim mesmo pois aqui nao tem vistoria anual ,
E ae Juleymar73, como ninguém responde aos tópicos desse fórum eu vou tentar te ajudar cara.. Bem já que vc vai por o ap diesel no seu niva faz assim.. Pega o AP a álcool, cadastra a álcool de boa no detran e depois só tira o cabeçote e peças do ciclo OTTO (GAS ALC) e faz a conversão para diesel.. EU to fazendo assim no meu triciclo.. Cadastrei alcool e passei para diesel... Se vc fizer isso não dá nada... Nem barreira pára pra ver isso não... de boa.. Qualquer coisa faz assim.. Compra a Capa do motor AP injeção (aquela capa de plastico preta que tampa o motor dos carros novos e fica bonitinho..), ai vc coloca ela e essa tampa esconde as bombas injetoras e etc srsrs Fiz assim e além de estiloso com cara de novo esconde as tretas... É barata e fácil de instalar... Saca as fotos:
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/capa-motor-motor-ap-original-8530-MLB20005670107_112013-F.jpg
To apanhando aki para converter, ninguém ajuda mas to lutando sozinho com mecânicos e internet pra fazer.. Tenho ap1.6 e to convertendo para diesel.. Abç!
Esqueci.. Pra ficar o motor com cara de um injetado a alcool, além da capa vc faz uma flange no coletor onde era o carburador e usa aquele filtro quadrado igual o do ap injeção srsrsrs ai fica origis.. Não se esqueça de dar uma recuada no escapamento pq as vezes da uma fumadinha.. ai vc recua ele um tiquim, coisa de centimentros ( de preferencia que ele não apareça na parte de tras do seu carro) e faz uma curva para o chão na ponta.. Ai a fumaçinha dispersa e dá uma cara legal!
Se quiser uma forcinha extra faça como eu...coloque o SUPERCHARGER do fiest 1.0 modelo m24 que é o mais barato.. No meu faz 21km/l de diesel com o supercharger e 24km/l sem ele.. Mas a força aumentou demais.. anda de 144 a 155 de boa... Abç! (Pistão e biela alcool origis..)
valmirjunior
14/03/2014, 08:40
Se algum policial perceber sua mudança de combustível (em teoria o motor é o mesmo, somente foi mudado o cabeçote) voce receberá uma multa e no pior dos casos o seu veiculo será apreendido para que você "regularize" a situação (ou acerta o documento ou volta o combustível anterior).
Quanto ao Detran do seu Estado não regularizar troca de motor, é lei federal, são obrigados a aceitar desde que seu veiculo passe nas vistorias de comprovação (veiculo 4x4 ou com capacidade superior a 1000kg de carga) e de segurança veicular do INMETRO.
Se eles não aceitarem depois de tudo comprovado, contrate um advogado e entre na justiça.
marzolla
17/03/2014, 22:42
TENHO UM COLEGA QUE TEVE DIFICULDADE EM REGULARIZAR MOTOR DIESEL EM UM JEEP ENTROU NA JUSTIÇA E LEVOU ATE INDENIZAÇÃO.....
quanto ao motor, tenho um Niva com ap diesel, recentemente refiz o motor, meu cabeçote estava fora de medida, coloquei um zerinho e folha e uma bomba injetora de 1.9 a unica alteração necessaria foi o encaixe no suporte algo moleza, depois de montado com a bomba como saiu da caixa apenas foi necessario fechar o fluxo de oleo ficou otimo ja coloquei 130km na estrada mas a temperatura começou a subir e aliviei o pé
TENHO UM COLEGA QUE TEVE DIFICULDADE EM REGULARIZAR MOTOR DIESEL EM UM JEEP ENTROU NA JUSTIÇA E LEVOU ATE INDENIZAÇÃO.....
quanto ao motor, tenho um Niva com ap diesel, recentemente refiz o motor, meu cabeçote estava fora de medida, coloquei um zerinho e folha e uma bomba injetora de 1.9 a unica alteração necessaria foi o encaixe no suporte algo moleza, depois de montado com a bomba como saiu da caixa apenas foi necessario fechar o fluxo de oleo ficou otimo ja coloquei 130km na estrada mas a temperatura começou a subir e aliviei o pé
Amigo, seu motor é 1.6 com bomba do 1.9 e você deu 130 no Niva???? Não estourou o limite de rpm???
Pedro6i, responde ai por favor.
- Voce disse: Pega o AP a álcool, cadastra a álcool de boa no detran e depois só tira o cabeçote e peças do ciclo OTTO (GAS ALC) e faz a conversão para diesel....
Qual AP a alcool voce quer dizer: AP 1.8 ou AP 2.0.
- Se quiser uma forcinha extra faça como eu...coloque o SUPERCHARGER do fiest 1.0 modelo m24 que é o mais barato.. No meu faz 21km/l de diesel com o supercharger e 24km/l sem ele.. Mas a força aumentou demais.. anda de 144 a 155 de boa... Abç! (Pistão e biela alcool origis..)
Essa quilometragem por litro e velocidades voce esta fazendo no triciclo. Qual seria o rendimento no Niva.
Abraços.
Pedro6i, responde ai por favor.
- Voce disse: Pega o AP a álcool, cadastra a álcool de boa no detran e depois só tira o cabeçote e peças do ciclo OTTO (GAS ALC) e faz a conversão para diesel....
Qual AP a alcool voce quer dizer: AP 1.8 ou AP 2.0.
- Se quiser uma forcinha extra faça como eu...coloque o SUPERCHARGER do fiest 1.0 modelo m24 que é o mais barato.. No meu faz 21km/l de diesel com o supercharger e 24km/l sem ele.. Mas a força aumentou demais.. anda de 144 a 155 de boa... Abç! (Pistão e biela alcool origis..)
Essa quilometragem por litro e velocidades voce esta fazendo no triciclo. Qual seria o rendimento no Niva.
Abraços.
Manda foto! Aliás, crie um tópico na área geral do Fórum 4x4 com fotos e dados da sua viatura, com certeza a galera vai babar! Abraço
impressionante este topico! merece destaque!
RicardoM
15/06/2014, 18:48
Pedro,
Sua adaptação ficou boa?
Estou pensando em fazer isso no meu AP já documentado, mas preciso saber se os resultados valem a pena.
Abcs,
Ricardo
Brasília-DF
Pedro6i o amigo tem mais novidade do projeto, tem fotos.
E os demais como estão os projetos tem alguém rodando com este motor convertido, e como ficou quanto a documentação?
RicardoM
20/08/2014, 18:50
E ae galera, novidades?
Tenho um Jimny com AP 1.6 diesel, não é o 'misto' é original vw diesel, com t-case do jimny e caixa de chavete 5 marchas, pneus 215/75 r15, mas não consigo manter 90 km/h, uma potência extra seria bem vinda..
valmirjunior
25/08/2014, 08:21
Neitor, você pode colocar turbo e intercooler no Jimmy ou como o colega já relatou instalar um supercharger.
Com certeza vai fazer diferença no rendimento sem perder a economia.
Tenho um Jimny com AP 1.6 diesel, não é o 'misto' é original vw diesel, com t-case do jimny e caixa de chavete 5 marchas, pneus 215/75 r15, mas não consigo manter 90 km/h, uma potência extra seria bem vinda..
Eu tive um Niva assim. A velocidade era a mesma, mas fazia 14 km/l. Instale um intercooler e um supercharger! Abraço
tiaomsiq
23/11/2014, 20:50
Pedro,
Sua adaptação ficou boa?
Estou pensando em fazer isso no meu AP já documentado, mas preciso saber se os resultados valem a pena.
Abcs,
Ricardo
Brasília-DF
Guarulhos, 23/11/2014
Meu amigo Ronney é muito louco por motores a diesel:golf 1.9 tdi - YouTube (http://youtu.be/uQZA0Nkmrcc)
NIVA VW 1.9TDI - Lada Niva 4X4 1.9 TDI Turbo Diesel Intercooler Eletrônico. - Guarulhos - Carros - Cumbica (http://link.email.dynect.net/link.php?H=EpeN7mhMsgn6R2qDykEzAiJFb0MRQizg2B9%2Bf xHSAj%2FzHAkd5gdOu76E8nXEfLufFHuNOSooLiCWB56lws%2F TXPbh12xyu2tLrt3l9pVltB8%3D&G=823&R=http%3A%2F%2Fwww.olx.com.br%2Fiid-673042340%3Finvite%3DCRMcontact-seller-br_item_text%26amp%3Ba%3D99%26amp%3Butm_source%3Dc rm_email%26amp%3Butm_medium%3Demail%26amp%3Butm_co ntent%3Ditem_text%26amp%3Butm_campaign%3Dcontact-seller%26amp%3Binvite%3DTranEmail-BR_ContactSeller-TopVisualizeAd%26amp%3Butm_source%3Dtran_email%26a mp%3Butm_medium%3Demail%26amp%3Butm_content%3DTOP_ Visualize_AD%26amp%3Butm_campaign%3Dcontact_seller %0D%0A%0D%0A++++++++++++++++++++&I=20141116232451.04A1F604C7E3%40mail6-09-ewr.dyndns.com&X=MHw4MjI3NDI6MTQ0Mzk4NjA2NTsxfDgyMjc0MzoyMDE0LTEx LTE2KzE4JTNBMjQlM0ExOCUzQjIwMTQtMTEtMTZUMTglM0EyNC UzQTQyLTA1JTNBMDA7Mnw4MjI3NDQ6MTA7)
Juninho Flora
09/12/2014, 12:27
Tenho um niva a diesel,ele veio com motor meia vida ,o motor e o misto quente !
Acompanhando...
rolou o projeto mesmo?