PDA

Ver Versão Completa : Automático na banguela

Walther
25/06/2008, 08:42
Sabem me dizer se existe algum problema em descer uma serrinha na "banguela", com o câmbio em N???

Morcego
25/06/2008, 08:59
Sabem me dizer se existe algum problema em descer uma serrinha na "banguela", com o câmbio em N???

Independente do cambio ser automático ou não, "Banguela" nunca é aconselhavel em descidas.
Você sobrecarrega os sistemas de freios, o veiculo fica solto em curvas prejudicando a estabilidade, fora algum imprevisto onde terá que corrigir a tragetória da viatura e estará sem motor.

Os carros mais modernos, voce numa descida engrenado e sem acelerar, entre os 2000~2500 giros é mais econômico que deixa-lo em marcha lenta ou banguela.

Portanto em nada justifica descer em neutro.

Gilmar Cherokee
25/06/2008, 09:40

pelos meus conhecimentos, que o meu mecanico informou, andar na banguela com cambio automático é prejudicial ao cambio, ele é integrado ao motor e quando engrenado, está sendo lubrificado, então andar no "N" estaria sem lubrificação.

att

nzardo
25/06/2008, 10:00
Walthão,

O unico problema q tem é a SEGURANÇA, portanto isso não deve ser feito....:discordo:..... em D ela vai muito bem e os freios na banguela vão sobreaquecer rapinho.... eu mesmo dependendo da serra costumo descer em 3, o freio motor ajuda e o sistema de freios agradece... :mrgreen:

Gilmar,

Não sou expert no assunto mas em N o cambio continua sendo lubrificado, só a CT q esta desconectada.....:concordo: ... mas não andem na banquela... :discordo:

Morubixaba
25/06/2008, 12:42
Moçada...

Não sou expert em câmbio automático mas vamos pela lógica..

NÃO ESTRAGA NADA!

Carro em N parado e com o motor funcionando estraga alguma coisa????

Porque carro em N andando com o motor funcionando estragaria? Tá desacoplado ô meu...

O pobrema é se está funcionando ou não. A turbina (conversor) tem que estar necessariamente girando, e ela só gira com o motor funcionando, já que está acoplada no volante.

"Seje" chevette véio, cherokee ou Rolls-Royce, a única coisa que estraga em CA é andar em N com o carro desligado... aí lascou...

É "puriço" que pra rebocar carro com CA tem que tirar o cardã pra não fritar os "discu"

FUI

Morcego
25/06/2008, 12:47
pelos meus conhecimentos, que o meu mecanico informou, andar na banguela com cambio automático é prejudicial ao cambio, ele é integrado ao motor e quando engrenado, está sendo lubrificado, então andar no "N" estaria sem lubrificação.

att

Gilmar,
O cambio em "N" é como se fosse o ponto morto do cambio manual, portanto não faz diferença em termos de lubrificação se o veiculo está andando ou parado.

samukanvas
25/06/2008, 13:28
Acho que o maior problema é engatar o D quando estiver a 100km/h, por ex.

Não esqueça que o câmbio sempre começa pela primeira marcha...

Eu nunca testei isso e não sei qual comportamento terá.

Abs

Sergio Rocha
25/06/2008, 22:36
Acho que o maior problema é engatar o D quando estiver a 100km/h, por ex.

Não esqueça que o câmbio sempre começa pela primeira marcha...

Eu nunca testei isso e não sei qual comportamento terá.

Abs

Caramba, colocar em N numa descida de serra é emocionante.Legal mesmo é se o motor apagar, fica sem freio e sem Dh.:dance::dance::dance:

Quem gosta de fazer isso, pelo bem dos outros, deveria andar de onibus.:parede:

Engatar a 100 kmh não deve ter problema. Os cambios eletronicos costumam não aceitar as cagados dos mautoristas.:mrgreen:

[]'

Walther
26/06/2008, 17:03
Caraca véi!!!!
Valeu as respostas, brigadão e sem banguela. Conversei com um meca especializado em CA e o mesmo afirma que mal não faz mas se ficar engrenado, além de mais seguro é mais econômico.
Abraço a todos

BoaTrilha
26/06/2008, 17:19
qual o proposito disso?

Epa
26/06/2008, 21:33
Se a intenção de colocar o CA no neutro é economia, até onde eu sei, não adianta. Já li e mecânicos já me falaram que a injeção eletrônica regula o motor de forma diferente quando está engatada a marcha e quando está no ponto morto. Neste último caso, o consumo é maior. Então vale mais a pena deixar engatada no D, pois sua viagem será mais econômica, além de ser muito mais segura.

Arbass
27/06/2008, 21:48
"Seje" chevette véio, cherokee ou Rolls-Royce, a única coisa que estraga em CA é andar em N com o carro desligado... aí lascou...

É "puriço" que pra rebocar carro com CA tem que tirar o cardã pra não fritar os "discu"

FUI

Opa!!! Essa eu nâo sabia. Vamos desenvolver mais este assunto.
Não pode rebocar nada? Nem alguns metros?
Acredito que se botar a CT em N nâo precisaria retirar o cardã. :???:

carllo
28/06/2008, 00:07
Opa!!! Essa eu nâo sabia. Vamos desenvolver mais este assunto.
Não pode rebocar nada? Nem alguns metros?
Acredito que se botar a CT em N nâo precisaria retirar o cardã. :???:

É isso aí Arbass, o "N" da CT é justamente pra fazer o reboque, e alguma outra coisa sei la, hehe.
Outra coisa, na CA do ZJ (42/44/46RE), a 1ª marcha só entra abaixo de 40km/h, a 2ª não sei, também não to querendo experimentar pra saber. Se algume descobrir avise.
Abraço.

Morubixaba
28/06/2008, 10:45
Olha moçada...

Na verdade isso é uma celeuma desgraçada. Mas vocês têm razão. Eu li no manual que é necessário deixar em Neutro e com as rodas traseiras no chão.

Agora, leia a observação destacada no manual: "não desconecte o eixo de propulsão traseiro..."

É que antigamente se fazia justamente isso. Ou tirava o cardã ou rebocava o carro por trás (uuuuiiiii!) no caso de veículos 4x2...

E, pra ser honesto, se não tivesse lido o manual eu teria feito exatamente isso. Pra isso que serve fórum...

FUI

BIGZAN
26/09/2008, 12:39
Amigos,
Em descida de serra eu inclusive tiro do OD (Over Drive) para que o carro "segure" mais e dependendo da descida reduzo uma marcha mas ....... desengrenado :discordo: :discordo: NUNCA :discordo: :discordo: ! ! ! Não acontecerá nada, mecanicamente falando, se voce colocar em N mas a eventual economia de combustivel que voce terá nem se compara ao gasto de pastilhas e disco, além da segurança como já foi comentado aqui. Acho que voce nunca precisou "segurar" uma cherokee de 2 toneladas só no freio .... quando engatada dependendo da velocidade ela automaticamente reduz a marcha o que ajuda a "aliviar" as pastilhas.
Espero ter ajudado mas antes de qualquer coisa pense em segurança :dance::dance::dance: como os colegas mencionaram aqui.
Abraços

IgorHp
26/09/2008, 13:57
Bom Galera, vou postar aki o que está escrito no manual, o procedimento correto para rebocar:

REBOQUE EM CASO DE EMERGENCIA
-CAIXA DE TRANSFERENCIA NÃO PODE ESTAR NA POSIÇÃO N (NEUTRO)

Em qualquer situação de emergência a caixa de transferência não pode estar engatada na posição N (neutro), o método a seguir pode ser usado para o reboque do seu veículo Jeep

1-Gire a chave de ignição para posição OFF (desligado)

2-Coloque a transmissão na posição N (Neutro)

3-Conecte o veículo ao veículo transportado, suspendendo as rodas dianteiras e colocando e colocando nas rodas traseiras um carrinho.

ATENÇÃO
Se o veículo precisar ser rebocado com as rodas dianteiras no chão, a chave de ignição deve estar na posição OFF (Desligado) para destravar a coluna de direção. A trava da coluna da direção não é forte o suficiente para resistir ao choque transmitido das rodas dianteiras enquanto rebocado. Também, antes de rebocar o veículo com as rodas traseiras suspensas, fixe a coluna da direção com um dispositivo especial para serviço de reboque.:pensativo:

AVISO
Danos internos podem ser causados à caixa de transferência se um cabo que impedir o movimento da roda for usado no rebocamento.:shock:

Então galera :discordo: never, rebocar como carro de passeio.

Espero ter ajudado galera!:concordo:

Um abs a todos do fórum:mrgreen:

Overland
27/09/2008, 12:52
Amigos,
Em descida de serra eu inclusive tiro do OD (Over Drive) para que o carro "segure" mais e dependendo da descida reduzo uma marcha mas ....... desengrenado :discordo: :discordo: NUNCA :discordo: :discordo: ! ! ! Não acontecerá nada, mecanicamente falando, se voce colocar em N mas a eventual economia de combustivel que voce terá nem se compara ao gasto de pastilhas e disco, além da segurança como já foi comentado aqui. Acho que voce nunca precisou "segurar" uma cherokee de 2 toneladas só no freio .... quando engatada dependendo da velocidade ela automaticamente reduz a marcha o que ajuda a "aliviar" as pastilhas.
Espero ter ajudado mas antes de qualquer coisa pense em segurança :dance::dance::dance: como os colegas mencionaram aqui.
Abraços

Recentemente fui numa viagem e passei por uma serra (entre Pomerode e Jaraguá do Sul) e na descida, após a terceira curva senti que o carro começou a apresentar fadding, isso que eu eu vinha descendo não muito rápido e freia um pouco mais antes das curvas, mas achei estranho e até meio absurdo, o pedal do freio ficou pesado e os freios perderam uns 50% da eficiência.
O Diplomata que eu tinha era 91 e tinha freio a disco nas 4 rodas e jamais apresentou esse problema inclusive nessa mesma serra isso que eu vinha rebocando o Jeep voltando de diversos Raids.

Achei estranho na Grand Cherokee acontecer isso, pois acho o freio bem mais eficiente quando uso normalmente. Mas fiquei preocupado!

Abraços,

gutoxj98
27/09/2008, 13:19
Na sport tbem ja tive este aquecimento e fadiga prematura..............o jeito foi mesmo ir freiando e tirando o pé do freio para esfriar.......

abs

samukanvas
27/09/2008, 18:33
As minhas nunca deram problema de freio.

Vale a pena fazer sangria e trocar o fluído.

Abs

Overland
27/09/2008, 22:08
As minhas nunca deram problema de freio.

Vale a pena fazer sangria e trocar o fluído.

Abs

Bom, não sei se resolve, pois após passar o fadding o pedal volta na mesma posição, ou seja, o fluído tá suportando a temperatura, caso contrário evaporaria e abaixaria um pouco o pedal.
Mas de qualquer forma vou trocar assim que der, vou colocar DOT5.

Ainda tenho que resolver dois problemas, um é o banco do motorista que não vai pra frente e pra trás, o cabo está arrebentado e não sei se tento emendar ou o que faço. Um amigo arrumou num mecânico que utilizou cabo de velocímetro de caminhão, ficou bom, mas faz um pouco mais de barulho. Outra coisa é o acúmulo de água no assoalho do passageiro quando liga o ar condicionado.

Abraços,

BADIA
27/09/2008, 22:13
Gallera, os óleos vencem, tanto pelo uso quanto pelo tempo. Todos êles.

Assim a cada 03 meses, q eu me lembre, é recomendado a troca do fluido do sistema de freios inteiro, direção hidráulica, etc.e etc..

Para não apresentar "fanding" (é assim ?) no sistema de frenagem, pode-se usar DOT 4 ou 5 q suportam temperaturas de funcionamento maior que o DOT 3.

Quanto ao reboque de carros automáticos, li em algum lugar q carros com caixa AT só podem ser removidos em cima de guinchos plataforma.

Porém, sempre existe um porém, já reboquei minha XJ por um longo trecho com a posição em "N" e na caixa de transferencia tmbém.

Na Limit, por ser full acho q a coisa deva ser diferente.

Badia

Na sport tbem ja tive este aquecimento e fadiga prematura..............o jeito foi mesmo ir freiando e tirando o pé do freio para esfriar.......

abs

samukanvas
28/09/2008, 21:26
Bom, não sei se resolve, pois após passar o fadding o pedal volta na mesma posição, ou seja, o fluído tá suportando a temperatura, caso contrário evaporaria e abaixaria um pouco o pedal.
Mas de qualquer forma vou trocar assim que der, vou colocar DOT5.

Fluído evaporando???

O que eu conheço é ar no sistema... exatamente esse sintoma que vc descreve.

Abs

Overland
29/09/2008, 06:51
Fluído evaporando???

O que eu conheço é ar no sistema... exatamente esse sintoma que vc descreve.

Abs

É isso mesmo, quanto mais alto o "DOT" maior é a resistência à ebulição.

Overland
29/09/2008, 06:54
Gallera, os óleos vencem, tanto pelo uso quanto pelo tempo. Todos êles.

Assim a cada 03 meses, q eu me lembre, é recomendado a troca do fluido do sistema de freios inteiro, direção hidráulica, etc.e etc..

Para não apresentar "fanding" (é assim ?) no sistema de frenagem, pode-se usar DOT 4 ou 5 q suportam temperaturas de funcionamento maior que o DOT 3.

Quanto ao reboque de carros automáticos, li em algum lugar q carros com caixa AT só podem ser removidos em cima de guinchos plataforma.

Porém, sempre existe um porém, já reboquei minha XJ por um longo trecho com a posição em "N" e na caixa de transferencia tmbém.

Na Limit, por ser full acho q a coisa deva ser diferente.

Badia

Bom, os fluídos nem sempre precisam ser trocados. O fluído de freio é recomendado substituição 1 vez ao ano. Da direção hidráulica basta completar. Pelo manual, parece que é recomendado trocar o óleo do câmbio apenas com 100.000km.

No próprio manual fala sobre como rebocar a Grand Cherokee, basta colocar no N.

Abraços,

Eugenio Risovas Pirata
25/11/2008, 12:04
Seguinte, aproveitando o CA do colega, alguém pode me dizer como fica um jeep com CA na trilha, quando vc precisar dele em uma descidona? tipo....róla? ou tem de ser no freio mesmo ?

Me disseram que primeirinha reduzida não pertence mais aqueles que possuem um CA.....

Please !?!

JeepCherokeeSport
25/11/2008, 16:16
Uai, coloca em 1-2 ou em 3 e pode descer!

[]'s

sossmeier
05/11/2017, 21:30
Já ouvi de tudo e das mais variadas babaquices.
Mecânico metido a Expert e querendo dar uma de doutor.
ANDAR NO "N" NÃO ESTRAGA NADA !!!
Tenho uma Touareg V8 e faço isso desde que comprei e nunca deu e nunca vai dar problema.
Vai dar problema para o bando de ladrões da Petrobrás e para a máfia dos cartéis dos postos de gasolina , pois a economia é muito grande !
Outra coisa , na hora de desengatar e engatar a marcha eu não acelero e somente toco levemente um pouquinho no freio como se fosse a embreagem.
O sistema não vai engatar a Primeira marcha NÃO ! Vai sim fazer a leitura da velocidade e engatar a marcha necessária e compatível com a velocidade.
Verifique sempre o óleo da caixa e...

Boa viagem !!!

Uyrassu
23/04/2018, 00:44
Olá pessoal. De tudo que li, e que boas contribuições, resumo em 4 pontos:

1-segurança: cada um deve saber avaliar e executar caso a caso a banguela, em retas longas, em descida moderada, de dia com pista seca, creio não haver risco real...

2-economia: também caso a caso, de fato, nos veículos injetados, carro engatado corta combustível, mas... Se a descida for íngreme e/ou longa o bastante pode compensar, pois se a velocidade não cai na banguela, com o carro engatado teremos que engatar tração mais cedo pois a caixa de marchas FREOU o carro, e gastaremos muuuuuuuuuuito mais combustível do que aquele gasto na marcha lenta na banguela. E mais, há casos em que inclusive o carro acelera na banguela, toda essa distância ganha tem que entrar na conta algébrica, ou seja, tem que ver não só o que se gasta na marcha lenta, mas o que se ganha com menos tempo de marcha engatada NA ALTA RPM! É tudo uma questão de se haverá ganho líquido ou não em aproveitar a energia cinética armazenada com a topografia...

3-dano ao câmbio em N: não vejo diferença nenhuma em causar dano com o carro em N parado ou em deslocamento na banguela, logo, o N não dá problema.

4-dano(s) [e risco(s)?!] ao reengatar: o que acontece na mecânica e no consumo do CA quando se reengata o motor às rodas a até 100 por hora ou mais? (lembrar ainda que poderá estar reengatando no modo 4X4, para o que há velocidade limite constante no manual do carro!). Aí não sei, não faço a menor ideia. Pra mim, só falta essa resposta para usar ou não banguela em CA. Nesta dúvida, e só por ela, não usaria até saber se dá "m". Abraços.

cemecor
01/05/2018, 11:44
Certa vez resolvi colocar minha Cheroka Overland V8 na banguela... quando tirei do "N" para o "D" deu um tranco no sistema que eu nunca mais repeti o procedimento :lol: :lol: :lol:

cemecor
01/05/2018, 11:50
Bom Galera, vou postar aki o que está escrito no manual, o procedimento correto para rebocar:

REBOQUE EM CASO DE EMERGENCIA
-CAIXA DE TRANSFERENCIA NÃO PODE ESTAR NA POSIÇÃO N (NEUTRO)

Em qualquer situação de emergência a caixa de transferência não pode estar engatada na posição N (neutro), o método a seguir pode ser usado para o reboque do seu veículo Jeep

1-Gire a chave de ignição para posição OFF (desligado)

2-Coloque a transmissão na posição N (Neutro)

3-Conecte o veículo ao veículo transportado, suspendendo as rodas dianteiras e colocando e colocando nas rodas traseiras um carrinho.

ATENÇÃO
Se o veículo precisar ser rebocado com as rodas dianteiras no chão, a chave de ignição deve estar na posição OFF (Desligado) para destravar a coluna de direção. A trava da coluna da direção não é forte o suficiente para resistir ao choque transmitido das rodas dianteiras enquanto rebocado. Também, antes de rebocar o veículo com as rodas traseiras suspensas, fixe a coluna da direção com um dispositivo especial para serviço de reboque.:pensativo:

AVISO
Danos internos podem ser causados à caixa de transferência se um cabo que impedir o movimento da roda for usado no rebocamento.:shock:

Então galera :discordo: never, rebocar como carro de passeio.

Espero ter ajudado galera!:concordo:

Um abs a todos do fórum:mrgreen:

Eu tive uma Cheroka Overland 5.7 2007 e hoje tenho uma CRD 2009... em ambas existe um pequeno orifício junto ao acionamento da reduzida no "N" que deve ser acionado para desativação do sistema 4x4... aí vc pode rebocar a vtr sem problema.