PDA

Ver Versão Completa : Blower M-24 do Fiesta Supercharger



Marcelo A. Marchiodi
24/06/2008, 18:38
Vendo um blower M-24 do Fiesta Supercharger, para motores de 1.0 até 1.6 cc, valor R$ 700,00.

http://img84.imageshack.us/img84/1277/x12partsblowerm24qy0.jpg

Marcelo A. Marchiodi
25/06/2008, 09:12
Mais fotos e alguns dados (mandados pela Eaton):

Eaton m24

-vazao: 0,37L;
-rotaçao maxima: 19000 rpm;
-pressão de pico: 2,00 bar (19000 rpm);
-pressão de trabalho máxima: 1,8 bar (18000 rpm).

A relação de polias deve ser de no máximo 1:3,5 (o diâmetro da polia do blower deve ser no máximo 3,5 menor que a motora) dependendo da rotação máxima do motor.

Marcelo A. Marchiodi
27/06/2008, 10:19
Pessoal, estou baixando o preço para R$ 600,00.
Só estou vendendo pois não vou mais usá-lo no meu projeto.
Este blower é ideal para motores até 1.6, bem acertado aumenta até 50% a potência.

grlorenzetti
27/06/2008, 11:36
VC tem foto mostrando as aletas dele? tem idéia de quanto km rodou?

grlorenzetti
27/06/2008, 11:42
qual o diâmetro da polia que está nele?

Marcelo A. Marchiodi
27/06/2008, 13:11
Olá Gustavo, tentei tirar fotos das aletas mas não fica bom, tentei pela tampa plástica, na tampa de alumínio nem abri pois ainda está com selo de fábrica (a tinta amarela no parafuso).

Não dá pra saber quantos quilômetros rodou pois comprei num desmanche, já desmontado, mas sinceramente nunca vi esses blowers darem problema, desde que se mantenha a rotação dentro da faixa de segurança, e inclusive eles são feitos pra serem livres de manutenção.
Aqui na minha cidade um mecânico já montou em 4 gaiolas (motor à ar) e funcionam muito bem, sem problemas.

O diâmetro da polia, medindo no meio dela, mas no topo do canal poli-V, dá 54 mm.

Fio
27/06/2008, 13:54
será que isso serve no Samurai?

rubensx
27/06/2008, 14:19
serve sim só adaptar inclusive pelo motor do samurai ser pequeno fica bem mais legal

sobre a durabildiade dessa peça é incontestável, realemnte pra da rproblema é muito dificil, tem de dar muito mas muito azar

Luciano SHAKALL
27/06/2008, 18:06
"... alguns dados (mandados pela Eaton):

Eaton m24

-vazao: 0,37L;
-rotaçao maxima: 19000 rpm;
-pressão de pico: 2,00 bar (19000 rpm);
-pressão de trabalho máxima: 1,8 bar (18000 rpm).

A relação de polias deve ser de no máximo 1:3,5 (o diâmetro da polia do blower deve ser no máximo 3,5 menor que a motora) dependendo da rotação máxima do motor.Marcelo, analisando esses dados, cheguei às seguintes conclusões que, gostaria que você confirmassem se estão certas ou não :pensativo: :

A vazão que você cita de 0,73L, corresponde à 370cc, correto?

Se ele pode encher 370cc por volta, pra gerar 1 bar de pressão a 5.000 rpm em um motor 1.8cc, precisaria de uma relação de polias
de aproximadamente 5/1, o que faria o blower girar à 25.000 rpm quando o motor estivesse a 5.000 rpm, ou seja: muito acima do limite dele,
que (segundo os dados enviados por você) é de 19.000 rpm (com relação máxima das polias de 3,5:1).

No entanto, para uma "preparação light", digamos, para gerar cerca 0,6 bar em um motor 1.8cc, a relação das polias deveria ser
de aproximadamente 3/1, o que levaria o blower a girar a 15.000 rpm quando o motor estivesse a 5.000 rpm,
ou seja: dentro de uma "faixa de segurança", uma vez que estaria abaixo do limite de 19.000 rpm
(rotação que, nesse caso, o motor estaria a mais de 6.000 rpm...).

É isso mesmo?

Seria viável?

Outra dúvida:
A pressão "desejada" só é atingida no limite de rotação do blower?
Ou seja (no exemplo acima), o blower só geraria 0,6 bar quando girasse a 18.000 rpm - e o motor a 6.000 rpm?

Em caso positivo para a pergunta acima:
Essa relação é "gradualmente proporcional" (Ou seja: A 3.000 rpm do motor, o blower geraria 0,3 bar)?

Ou ele já gera a "pressão máxima" em marcha-lenta.... :pensativo: ?


[]'s e desculpe tantas perguntas :oops: .

rubensx
27/06/2008, 19:01
então no caso desse tipo de supercharger sobe gratativamente igual o modelo que eu fabrico...

no meu caso o meu SC por ser centrifugo ele tem uma relação de 1 p/ 10 ou seja a 6.000rpm o meu rotor roda a 60 mil rotações ou mias, eu desaocnselho masss, alcançando em um motor AP 1.8 1,4 de pressão... (a 6 mil rpm)

no caso do Supercharger do tipo do fiesta é a mesma coisa, ele sobe com o giro do motor e deve alcançar sua pressão maxima na faixa de 3mil giros (creio eu) e deve ser controlado a pressão por alguma valvula de alivio, senão não há ganho de desempenho e torque em baixa...

tenho um video bom explicando bem o que acontece:

http://www.youtube.com/watch?v=3R0ffj40QPA

dai vc entende melhor o porque agente fala que o turbo vc até economiza ou supercharger porque andando de boa deixando o carro desenvolver naturalmente ele não necessariamente cria pressão, mas se vc "cutucar" ai sim a coisa endoida :twisted:

o problema é que nem todo preparador sabe disso e nem sempre sabem instalar de forma correta ai a pressão e o gasto é sempre constante

BoaTrilha
27/06/2008, 23:15
... eu tbm tenho um blower desse pra vender,

NEGOCIEM PRIMEIRO O DO MARCELO, JÁ QUE ELE ANUNCIOU PRIMEIRO

por uma questão de etica, depois que ele vender o dele, eu venderei o meu, ok?

rubensx
27/06/2008, 23:39
Então mas se vc ler tudo vc entenderá que por exemplo pro motor do SAMURAI o melhor supercharger que serviria ali é mesmo o M-24 do Marcelo

estava só explicando como funciona e até que motor ele consegue suprir para ajudar no topico ;-)

aliás se ver o video que postei se refere ao supercharger do modelo ROOTS que é o que ele está vendendo mostrandos eu funcionamento e sua economia...

se eu tivesse um samurai com motor original nem pensava 2x era o M-24 + alcool

;-)

Luciano SHAKALL
28/06/2008, 09:32
"... no caso desse tipo de supercharger sobe gratativamente igual o modelo que eu fabrico...":?: :?: :?: :?: :?:

[]'s

Marcelo A. Marchiodi
28/06/2008, 17:57
serve sim só adaptar inclusive pelo motor do samurai ser pequeno fica bem mais legal

sobre a durabildiade dessa peça é incontestável, realemnte pra dar problema é muito dificil, tem de dar muito mas muito azar

:concordo: Não poderia ter achado palavras melhores!!!
Valeu Rubens, é isso mesmo, serviria bem no Samurai e pra achar um desses estragado seria mais fácil ganhar na Mega sena acumulada!:lol: ... basta ver que ele é todo selado, e coisa feita pela Eaton, com certeza é bom!
No youtube tem alguns exemplos de carros com esse blower, é só dar uma procurada.
To vendendo mesmo pois decidi usar outro motor de cilindrada maior no meu projeto.

Marcelo A. Marchiodi
28/06/2008, 18:45
Marcelo, analisando esses dados, cheguei às seguintes conclusões que, gostaria que você confirmassem se estão certas ou não :pensativo: :

A vazão que você cita de 0,73L, corresponde à 370cc, correto?

Se ele pode encher 370cc por volta, pra gerar 1 bar de pressão a 5.000 rpm em um motor 1.8cc, precisaria de uma relação de polias
de aproximadamente 5/1, o que faria o blower girar à 25.000 rpm quando o motor estivesse a 5.000 rpm, ou seja: muito acima do limite dele,
que (segundo os dados enviados por você) é de 19.000 rpm (com relação máxima das polias de 3,5:1).

No entanto, para uma "preparação light", digamos, para gerar cerca 0,6 bar em um motor 1.8cc, a relação das polias deveria ser
de aproximadamente 3/1, o que levaria o blower a girar a 15.000 rpm quando o motor estivesse a 5.000 rpm,
ou seja: dentro de uma "faixa de segurança", uma vez que estaria abaixo do limite de 19.000 rpm
(rotação que, nesse caso, o motor estaria a mais de 6.000 rpm...).

É isso mesmo?

Seria viável?

Outra dúvida:
A pressão "desejada" só é atingida no limite de rotação do blower?
Ou seja (no exemplo acima), o blower só geraria 0,6 bar quando girasse a 18.000 rpm - e o motor a 6.000 rpm?

Em caso positivo para a pergunta acima:
Essa relação é "gradualmente proporcional" (Ou seja: A 3.000 rpm do motor, o blower geraria 0,3 bar)?

Ou ele já gera a "pressão máxima" em marcha-lenta.... :pensativo: ?


[]'s e desculpe tantas perguntas :oops: .

Po Luciano, essa foto do seu avatar você tá parecendo o Capitão Nascimento do Tropa de Elite!!! :lol:
Bom, vamos lá, todas as suas considerações estão certas e ele poderia sim ser usado num 1.8 e inclusive em motores maiores.
Revendo uma citação do "Master Vader" (grande mente, admirador dos motores à ar e criador do fórum Fusca4ever), que eu havia salvo de um tópico no orkut, e que eu confesso, tinha deixado passar despercebida... enfim, vou trancrevê-la abaixo:

"No caso do compressor citado com volume de 0,37L, sua vazão a 18000 rpm será de 6660 l /min ou 111l/s. . Sabendo-se que nesta condição ele fornece uma pressão de 1,8 bar, podemos entender que ele se aplica sim a motores 1.6 litros sem qualquer problema, pois como já foi calculado, um motor 1.6 litros a 6000 rpm (acredito ser uma rotação suficiente para andar bem na rua), consome 80 litros por segundo, ou seja menos que o máximo fornecido pelo compressor. Assim, pode-se utilizar rotações mais baixas inclusive."

A parte da vazão máxima de 111 l/s eu tinha deixado passar... afinal estava pensando mesmo em usar o meu num motor 1600 do Fusca, então nem tinha prestado a atenção correta. Só agora estou vendo que ele pode ser usado sim num motor grande até 2.0 (é só fazer as contas) e o que a Eaton faz é "recomendar" para motores até 1.6... agora isso eu não sei o porque.

Portanto, acredito que seria viável sim, usar num 1.8.

Quanto à pressão, vendo a resposta do Rubens fiquei confuso e não poderia dar uma resposta com mais certeza, pois já li que ela é constante, já aparece desde rotações baixas. veja nesse link http://www.youtube.com/watch?v=ydP5CEjyIjs onde fiz uma pergunta sobre pressão e o cara respondeu que ela é uma medida absoluta e não relativa. E esse pessoal desse link tem uma preparadora especializada em superchargers.

Uma coisa que pensei em fazer no meu motor a ar (que desisti por enquanto, questões financeiras e por ter feito outra opção de motor) foi tentar fazer um "twincharger", usar o blower com alta pressão, até uma determinada rotação e um sistema pra desligá-lo (polia eletromagnética) e a partir dessa rotação um turbo convencional assumiria. A VW fez um motor assim 1.4 que gera 170 cv!!! Vejam: http://www.volkspage.net/technik/tsi/
na imagem abaixo dá pra entender bem como o twincharger da VW funciona, nada complicado, dá pra fazer num motor comum.

http://www.volkspage.net/technik/tsi/8.jpg

Marcelo A. Marchiodi
28/06/2008, 18:54
então no caso desse tipo de supercharger sobe gratativamente igual o modelo que eu fabrico...

no meu caso o meu SC por ser centrifugo ele tem uma relação de 1 p/ 10 ou seja a 6.000rpm o meu rotor roda a 60 mil rotações ou mias, eu desaocnselho masss, alcançando em um motor AP 1.8 1,4 de pressão... (a 6 mil rpm)

no caso do Supercharger do tipo do fiesta é a mesma coisa, ele sobe com o giro do motor e deve alcançar sua pressão maxima na faixa de 3mil giros (creio eu) e deve ser controlado a pressão por alguma valvula de alivio, senão não há ganho de desempenho e torque em baixa...

tenho um video bom explicando bem o que acontece:

http://www.youtube.com/watch?v=3R0ffj40QPA

dai vc entende melhor o porque agente fala que o turbo vc até economiza ou supercharger porque andando de boa deixando o carro desenvolver naturalmente ele não necessariamente cria pressão, mas se vc "cutucar" ai sim a coisa endoida :twisted:

o problema é que nem todo preparador sabe disso e nem sempre sabem instalar de forma correta ai a pressão e o gasto é sempre constante

Muito interessante Rubens, então você está fazendo um supercharger no estilo dos Paxton?
Gostei demais!!! Quando tive a idéia de usar supercharger procurei um Paxton, me caiu o queixo quando vi quanto custava!:putz::lol:
Já tem kits prontos? Como está isso? Tem algum tópico aqui sobre?

Marcelo A. Marchiodi
28/06/2008, 18:56
... eu tbm tenho um blower desse pra vender,

NEGOCIEM PRIMEIRO O DO MARCELO, JÁ QUE ELE ANUNCIOU PRIMEIRO

por uma questão de etica, depois que ele vender o dele, eu venderei o meu, ok?

Valeu Carlos:palmas:, se mais pessoas tivessem uma atitude assim, viveríamos num país melhor!!!

rubensx
28/06/2008, 19:43
tem sim marcelão dá uma olhada:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42458

Mas estou com problemas de verba rpa tocar o projeto, por enquanto estou fazendo sob encomenda mas não consigo o kit já feito pra cada carro fabricamos apenas o supercharger memso o resto são polias, correia, mangueiras de oleo e mufla pressurização...

por enquanto feito artesanalmente sai 3 mil cada supercharger tipo centrifugo, e está em fase de acerto, peço um poucod e paciência par apoder criar os kits, mas no site

www.atomicsupercharger.com.br vc tem videos do gol GTS do vinicius andando com ele e logo mais meu jeep com OHC injetado e SC rodando tb :)

Estamos em faze de patentes e coisas assim e logo termeos o produto final a pior parte são os rotores que ninguém conseguiu aidna fundir o rotor exato do tamnho certo...

de primeira depende da polia mas já conseguimos 2bar de pressão com o SC mas no meu OHC usarei 0.8bar

sei que o valor pode assustar mas se vc procura rlá fora saberá que 3 mil é bem barato par aum SC centrifugo aqui no braisl, espero poder industrializar e creio que esse valor cairá quase pela metade (só o SC mas o kit compleot pra cada motor ainda não faço idéia, esotu em contato com os fornecedores e precisando de mais, de correias dentadas, polias dentadas etc

rubensx
29/06/2008, 01:01
reinterando para explicar bem como funciona veja no link:

http://www.youtube.com/watch?v=3R0ffj40QPA

não é excessão mas sim todos iguais, a pressão tem de ser variável, imagine que quanto mais vc acelera mais rápido vc gira a polia e teoricamente quanto mais rapido mais pressão, quando dizemos 1kg ou 1bar é a máxima de pico que ele atinge nãos endo constante em toda faixa de giro...

imagine vc a 1000 rpm com 1k de pressão direto, quando chegar a 6 mil vc explode o motor, não tem como não variar, mesmo no turbo ou no SC a diferença dos dois é apenas a pressão aparece no turbo (dependendo do tamanho e dimensionamento da turbina com o motor) normalmente em 3 mil giros dando aquele tranco, porque depende dos gases do escape e da turbulencia que eles geram, o que gera o chamado "LAG" já nos superchargers, blowers etc vc tem o virabrequim comprimindo sempre o ar instantaneamente desde que vc virou a chave, não precisnado criar pressão de gases de escape nem nada

a parte boa é que devido a não ser ligado com a parte quente num escapamento o supercharger aquece menos o ar ao comprimir e consegue comprimir mais ar e também tem a vantagem de poder usar escapes dimensionados, da forma que bem entender e melhor lhe convir, não havendo perda de desempenho caso o escapamento fure ou seja rapidamente entupido por lama ou água, é certo que o fato de sufocar faz com que qualquer motor morra, mas se é bem rápido (em poucos segundo de sufocamento do escape) o turbo sofre uma queda de desempenho maior que o blower, e outras coisas nem sempre tão perceptiveis e ou que vá realemnte diferir dos dois tipos de veneno.

O que sempre é bom levar em consideração que jeeps e offroads em geral não são carros de corrida e não necessitam de velocidade ou alto giro, sempre temos de ter em mente a preparação em busca do torque na mais baixa rotação para poder aproveitar melhor o motor, gastar menos combustivel e ter mais força e o turbo embora muito eficiente se bem dimensionado não se compara a um supercharger ou blower nesse quesito

Marcelo A. Marchiodi
01/07/2008, 08:49
Pessoal, o blower já foi vendido ok!
Para um usuário do fórum mesmo, o Frank!

Negociem o do Carlos agora, alguns posts atrás ele disse que tem um pra venda também!

Rogério Fernandes
01/07/2008, 16:34
Ai me digam uma coisa vcs que entendem do assunto, este blower serviria no AP 1.6 diesel? To querendo melhorar a potencia um pouco, pois uso ele numa saveiro? O problema de refrigeração já resolvi.

Marcelo A. Marchiodi
01/07/2008, 17:12
Ai me digam uma coisa vcs que entendem do assunto, este blower serviria no AP 1.6 diesel? To querendo melhorar a potencia um pouco, pois uso ele numa saveiro? O problema de refrigeração já resolvi.

Rogério, uma vez falei com um mecânico de Uberaba-MG que estava colocando esses motores com esse blower em Nivas, ele dizia que ficava muito bom, bem satisfatório o resultado! Tente entrar em contato com alguém de lá, talvez o jeepclube de lá.

Rogério Fernandes
03/07/2008, 08:42
Carlos, te passei uma mp, tenho interesse no blower.

Att.

Rogério.

BoaTrilha
03/07/2008, 14:55
Pessoal, tenho um blower m24 pra vender...

Novinho, com a polia pequena do blower + a polia grande original do motor do fiesta.

mando junto o software para calcular potencia, volume de ar, pressão, relação de polias, etc (ajuda um bocado no projeto)


o minimo que dá pra fazer é 700,00

Abraços

Luciano SHAKALL
04/07/2008, 13:00
"... Po Luciano, essa foto do seu avatar você tá parecendo o Capitão Nascimento do Tropa de Elite!!! :lol:
Bom, vamos lá, todas as suas considerações estão certas e ele poderia sim ser usado num 1.8 e inclusive em motores maiores..."Marcelo, você é um Fanfarrão :mrgreen: . . .

Valeu pela resposta :concordo: ! Penso em "superalimentar" o motor do NIVAder (está hoje com 1773cc, ante os 1568cc originais),
e acredito que o Blower seja mais interessante que o Turbo para meu uso: Cidade e Trilhas = Força "em baixa" :dance: ...

Eu tenho uma revista que fala desse "motorzinho" Blower/Turbo VW . . . Legal mesmo :palmas: !



"... tenho um blower m24 pra vender ... Novinho, com a polia pequena do blower + a polia grande original do motor do fiesta ... mando junto o software para calcular potencia, volume de ar, pressão, relação de polias, etc ... o minimo que dá pra fazer é 700,00 ...
Carlos, esse é o teu Blower (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76427372-blower-supercharger-eaton-m24-_JM) :pensativo: ?
Eu sou o "BIOSHAKALL" que te perguntou por lá :wink: . . .

[]'s

BoaTrilha
04/07/2008, 19:17
Marcelo, você é um Fanfarrão :mrgreen: . . .

Valeu pela resposta :concordo: ! Penso em "superalimentar" o motor do NIVAder (está hoje com 1773cc, ante os 1568cc originais),
e acredito que o Blower seja mais interessante que o Turbo para meu uso: Cidade e Trilhas = Força "em baixa" :dance: ...

Eu tenho uma revista que fala desse "motorzinho" Blower/Turbo VW . . . Legal mesmo :palmas: !



Carlos, esse é o teu Blower (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76427372-blower-supercharger-eaton-m24-_JM) :pensativo: ?
Eu sou o "BIOSHAKALL" que te perguntou por lá :wink: . . .

[]'s



oi luciano,
esse é o meu anuncio mesmo....

qualquer coisa dê um toque! Abraços

tassusu
11/07/2008, 19:46
ola bom sou novo no asunto mais uma pergunta alguem teria os dados do 4-53 comprei um pra colocar nun fusca 1600 torque odeio turbo da lag e aquele soco que descontrola o carro o blower e muito mais seguro estou com ele mais estou com medo de colocar e jogar muita presao no fuca acho que vou começar com relacao 1 por 1 pra ver quanto q da vcs poderiam me ajudar???

dcpleal
29/08/2008, 16:19
:-DBoa tarde a todos,

Tenho um fiesta supercharger 1.0 02/03 e esta fazendo um ruido muito alto, ja troquei correias, rolamento das correias, faço a manutenção nele certinho troca de óleos, velas e etc... porém este barulho nao muda meu mecanico disse que é desse tal de blower na cidade o barulho nao acontece tanto é mais quando pego estrada e principalmente quando alcança os 3 mil giros a mais ou menos uns 90km/hr, meu mecanino disse que essa peça nao tem conserto, pois ela é blindada, como faço para fazer a manutenção desta peça? ou preciso troca-la? Ouvi dizer que são peças para guentarem até 600 mil km, meu carro esta com 82 mil.

Aguardo as respostas de todos, estou até vendo de trocar de blower mas pelo que li acho qeu isso nao será necessario mas gostaria da ajuda de todos.

Abraços

Danilo Leal

Thiago Rodeghel
29/08/2008, 18:07
:-DBoa tarde a todos,

Tenho um fiesta supercharger 1.0 02/03 e esta fazendo um ruido muito alto, ja troquei correias, rolamento das correias, faço a manutenção nele certinho troca de óleos, velas e etc... porém este barulho nao muda meu mecanico disse que é desse tal de blower na cidade o barulho nao acontece tanto é mais quando pego estrada e principalmente quando alcança os 3 mil giros a mais ou menos uns 90km/hr, meu mecanino disse que essa peça nao tem conserto, pois ela é blindada, como faço para fazer a manutenção desta peça? ou preciso troca-la? Ouvi dizer que são peças para guentarem até 600 mil km, meu carro esta com 82 mil.

Aguardo as respostas de todos, estou até vendo de trocar de blower mas pelo que li acho qeu isso nao será necessario mas gostaria da ajuda de todos.

Abraços

Danilo Leal

Não é blindada, é desmontável sim... pode ser algum rolamento ou engrenagem de acionamento dos roletes...

É tirar ele e desmontar, é recomendável trocar o óleo do supercharger tbm tbm... na concessionária Ford deve haver o óleo especificado pra ele a venda... Não utilize qq tipo de óleo!!!

[s]

Denisson Donald
23/09/2008, 15:50
Amigos tenho um Mitsubishi lancer 1.6 16v ano 97 com 108 cv seria possível colocar esse supercharger do fiesta em meu carro? Daria um bom ganho de cv/ me ajudem!!!!

felipe kowalski
23/09/2008, 16:19
Afinal, quem ainda tem esse supercharger para vender? quanto?

Marcelo A. Marchiodi
23/09/2008, 16:23
Amigos tenho um Mitsubishi lancer 1.6 16v ano 97 com 108 cv seria possível colocar esse supercharger do fiesta em meu carro? Daria um bom ganho de cv/ me ajudem!!!!

Denissom, já tem um excelente material de pesquisa neste tópico, dê uma lida que vai lhe ajudar com certeza! Ok!:concordo:

Marcelo A. Marchiodi
23/09/2008, 16:25
Afinal, quem ainda tem esse supercharger para vender? quanto?

Felipe, tinha um cara alguns posts atrás vendendo um, veja se ainda tem, o meu já vendi por R$ 600,00.
No Mercado Livre sempre aparece também.

fernandotec1
05/03/2009, 09:41
Amigos Sebem Me Informar Qual Tipo De Oleo Pode Ser Usado No Supercharger Do Ecosport 1.0?????

Marcelo A. Marchiodi
13/03/2009, 15:46
Amigos Sebem Me Informar Qual Tipo De Oleo Pode Ser Usado No Supercharger Do Ecosport 1.0?????

Porque trocar o óleo dele?
Pois ele é fechado (e portanto projetado para rodar muito tempo sem precisar abrir), não tem sistema de lubrificação externo como nos turbos comuns, mas se realmente for necessário trocar a lubrificação interna dele, vá até uma concessionária Ford que te informam.

tgrovaris
08/04/2009, 17:59
Po Luciano, essa foto do seu avatar você tá parecendo o Capitão Nascimento do Tropa de Elite!!! :lol:
Bom, vamos lá, todas as suas considerações estão certas e ele poderia sim ser usado num 1.8 e inclusive em motores maiores.
Revendo uma citação do "Master Vader" (grande mente, admirador dos motores à ar e criador do fórum Fusca4ever), que eu havia salvo de um tópico no orkut, e que eu confesso, tinha deixado passar despercebida... enfim, vou trancrevê-la abaixo:

"No caso do compressor citado com volume de 0,37L, sua vazão a 18000 rpm será de 6660 l /min ou 111l/s. . Sabendo-se que nesta condição ele fornece uma pressão de 1,8 bar, podemos entender que ele se aplica sim a motores 1.6 litros sem qualquer problema, pois como já foi calculado, um motor 1.6 litros a 6000 rpm (acredito ser uma rotação suficiente para andar bem na rua), consome 80 litros por segundo, ou seja menos que o máximo fornecido pelo compressor. Assim, pode-se utilizar rotações mais baixas inclusive."

A parte da vazão máxima de 111 l/s eu tinha deixado passar... afinal estava pensando mesmo em usar o meu num motor 1600 do Fusca, então nem tinha prestado a atenção correta. Só agora estou vendo que ele pode ser usado sim num motor grande até 2.0 (é só fazer as contas) e o que a Eaton faz é "recomendar" para motores até 1.6... agora isso eu não sei o porque.

Portanto, acredito que seria viável sim, usar num 1.8.

Quanto à pressão, vendo a resposta do Rubens fiquei confuso e não poderia dar uma resposta com mais certeza, pois já li que ela é constante, já aparece desde rotações baixas. veja nesse link YouTube - Palio 2006 Fire 1.4 SuperCharger (http://www.youtube.com/watch?v=ydP5CEjyIjs) onde fiz uma pergunta sobre pressão e o cara respondeu que ela é uma medida absoluta e não relativa. E esse pessoal desse link tem uma preparadora especializada em superchargers.



Teria como colocar o M-24 num 2.0? calculando aqui, cheguei em 216,6 litros/s @6500rpm (corte)... poderia usar uma relação de polias que chegasse a 19000rpm no SC, quando estivesse 5000 rpm no motor (relação 3,8/1)... o torque maximo do motor é a 5200rpm, e é dificil de passar desse giro na cidade.
sera que encheria um 2.0 com +- 0,6 bar de pressão?

IgorAndrade
14/04/2009, 13:31
Bem interesante esse video, eu tenho um fiesta sc 02/03 e esta perfeito. queria saber se o funcionamento desse meu fiesta que tem o sc original é o mesmo desse que voce mostar.

Leonardo L.
30/04/2009, 14:23
Pessoal,

Essa é muito boa: fiz uma limpeza no supercharger aqui em casa e precisei drenar o óleo, aí saí pelo google/fórum procurando qual deveria usar. Achei o tópico e segui a dica: liguei numa autorizada aqui de Florianópolis perguntando sobre o óleo.

Aí um rapaz atendeu.. quando perguntei, a resposta dele foi certeira: 5W30! :lol:

Eu logo retruquei: mas não é pro motor, é pro compressor de ar!

Ele: Ah, pro compressor do ar-condicionado?
Eu: Não não, pro compressor de ar do motor mesmo! Pro supercharger!
Ele: Hm.. só um poquinho..
[meio minuto depois]
Ele: Ah, pro turbo dele né?
Eu: Hm.. é... :pensativo: Na verdade, é pro supercharger mesmo... :roll:
Ele: Olha, nós não temos esse óleo nem no catálogo! (:!::!::!::!:). Pra ser bem sincero, eu nem sabia que tinha isso! (:shock::shock:)

Nessa hora eu tive que conter o lado sarcástico.. :twisted:

Enfim, mesmo tropeçando na parte técnica, o atendimento foi bom: ele se prontificou a ligar pra Ford e procurar isso, e pegou meu telefone pra retornar. Show de bola!

Agora vamos ver, se o rapaz retornar posto qual é o óleo e qual valor que consegui...

Abraços!

alfreis
30/04/2009, 19:20
Leonardo,

Eu aconselho você ligar para o Mauricio da Rasch...

Ele foi o responsável pela regulagem do seu motor quando ainda era da Crestana e conhece muito de SuperCharger...

O meu samurai que também tem ap 1.9 diesel está na oficina dele recolocando o charger... Até tínhamos feito a instalação em casa, mas a polia que eu fiz não foi suficiente para tocar aquilo da maneira correta...

Abs.

Leonardo L.
30/04/2009, 19:52
alfreis,

Te agradeço por duas coisas: primeiro, por ter me dado um bom referencial sobre como encontrar o óleo do supercharger; segundo - e provavelmente muito mais importante - por ter me dado o melhor referencial possível para consultar sobre os ajustes no motor: a própria pessoa que fez a regulagem original!

Ou seja: muito obrigado! :concordo:

De qualquer forma, como acho que será dúvida de outras pessoas, assim que encontrar vou colocar aqui as referências de onde consegui.

Abraços!

rogeriomasih
30/04/2009, 23:29
Já conseguiu a referência do óleo?

Leonardo L.
08/05/2009, 20:15
Já conseguiu a referência do óleo?

Achei a referência, mas o preço.... :parede:

Na verdade, achei bastante informação, então resolvi criar um novo tópico para o pessoal discutir o assunto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=877727

Abraços!

Leonardo L.
08/05/2009, 20:50
Teria como colocar o M-24 num 2.0? calculando aqui, cheguei em 216,6 litros/s @6500rpm (corte)... poderia usar uma relação de polias que chegasse a 19000rpm no SC, quando estivesse 5000 rpm no motor (relação 3,8/1)... o torque maximo do motor é a 5200rpm, e é dificil de passar desse giro na cidade.
sera que encheria um 2.0 com +- 0,6 bar de pressão?

Para o M24, 19000rpm é o giro máximo: passou desse valor.. BUM! Você precisaria, ou de um M45, ou de dois M24.

No meu caso, estou usando um M24 num diesel 1.9 de alta rotação (4500rpm), e já está quase no limite... provavelmente a eficiência adiabática está bem ruim, e o ideal seria ter dois M24 girando mais devagar.

Sobre um comentário anterior:


"No caso do compressor citado com volume de 0,37L, sua vazão a 18000 rpm será de 6660 l /min ou 111l/s. . Sabendo-se que nesta condição ele fornece uma pressão de 1,8 bar, podemos entender que ele se aplica sim a motores 1.6 litros sem qualquer problema, pois como já foi calculado, um motor 1.6 litros a 6000 rpm (acredito ser uma rotação suficiente para andar bem na rua), consome 80 litros por segundo, ou seja menos que o máximo fornecido pelo compressor. Assim, pode-se utilizar rotações mais baixas inclusive."Vale lembrar que nada se perde, nada se cria. Velha lei da física.

Com 111l/s sendo empurrados para dentro do motor enquanto ele consome 80l/s, a pressão máxima que vai ocorrer é facilmente calculada pela equação geral dos gases: P * V = n *R * T

Considerando R e n como constantes, é só calcular:

(P1 * V1) / T1 = (P2 * V2) / T2

Sem considerar perdas térmicas, dá pra reduzir para:

1atm * 111l/s = Xatm * 80l/s

Resumindo: no máximo, você vai conseguir 0,38kg/cm2 de pressão. Isso sem considerar perdas térmicas, o que provavelmente vai reduzir esta pressão a 0,30-0,35kg/cm2.

Para chegar a 1,8bar de pressão vai precisar de muito mais capacidade volumétrica no compressor. Um M62 ia ser bem mais indicado - mas deixo a parte matemática como exercício para o leitor. ;-)

Abraços,
Leonardo

rubensx
09/05/2009, 10:04
Só ressaltando algumas informações

(que o Leonardo já explicou com grande maestria:palmas:)

Lembre-se que um compressor do tipo lysholm ou roots não precisa de uma compressão absurda pelo fato de ele se encontrar APÓS o corpo de borboletas.
Não confunda o sistema turbo-comprimido com o supercharger, isso porque a pressão (gradual) despejada já é entregue à baixas rotações o que em parte supre mais a necessitade de torque em baixas e da "resposta" da curva de giro.

Pense assim, um turbo precisa deslocar volume suficiente de ar para os sistema centrífugo começar a comprimir o ar pela admissão, até esse momento seu motor é um motor aspirado "original" com a mesma potencia. Claro que existem turbinas menores e que respondem o mais rapido, mas esse intervalo é chamado de turbo-lag que vc fica com o carro... "manco" até essa resposta.

A maior diferença é que a turbina tem uma resposta extremamente rápida a partir do momento que comessa a comprimir o ar, a "curva" de pressão e desempenho é quase reta entregando de uma vez só os 1.8bar ou proximo a isso. O que "compensa" a espera que você tinha no turbo-lag com uma resposta explosiva e que as vezes desestabiliza o carro.

No Eaton a diferença é essa, sendo um veículo de tração traseira, o jeep, ou um opala ou mesmo um mustang ao entrar o funcionamento da turbina teria a traseira desestabilizada ao passo de que com o supercharger ou blower passa a subir a pressão de modo linear junto com o giro do motor e tendo seu limite imposto no fim do giro do mesmo (ou com corte eletronico da injeção). O que no turbo não teriamos até explodir com tudo (por isso se fazem uso de valvulas pop-off, wastgate e outras controladoras de pressão e limitadores de giro digitais).

Logo, evidentemente 1.8 bar claro que é mais que 0.4 ou 0.5 bar, porém pelo fato de ser entregue em baixas rotações vc tem uma resposta firme e gradual o que é mais desejável em offroad e veículos de tração trazeira em quanto 4x2.

Lembrando que tudo isso depende do pé do motorista se vc "socar" o pé no acelerador o supercharger sobe tão rapido a pressão quanto o giro do motor e vc tem o resultado melhor do que 1.8 bar se analisar do ponto de vista desempenho.


Por fim, o M-24 preenche a necessidade de um motor até 1.3 ou 1.4 +/- (talvez um samurai) mas não com aquela "maestria" que se espera quandos e fala SUPERCHARGER, mas até com certa ECONOMIA de combustivel vc vai sentir pois o motor "respira melhor"


Abraços comprimidos!

Leonardo L.
12/06/2009, 06:51
Pessoal, só pra avisar: depois de ter perdido a conta de quantos datasheets de óleo analisei (entre 80 a 100 :shock:) encontrei um óleo que bate quase que exatamente com a especificação do óleo usado pela Eaton nos SCs.

Coloquei os resultados no tópico "Óleo para Supercharger Eaton", link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=877727 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=877727)

Abraços!

MOZ Racing
18/06/2009, 23:13
Para o M24, 19000rpm é o giro máximo: passou desse valor.. BUM! Você precisaria, ou de um M45, ou de dois M24.

No meu caso, estou usando um M24 num diesel 1.9 de alta rotação (4500rpm), e já está quase no limite... provavelmente a eficiência adiabática está bem ruim, e o ideal seria ter dois M24 girando mais devagar.

Sobre um comentário anterior:

Vale lembrar que nada se perde, nada se cria. Velha lei da física.

Com 111l/s sendo empurrados para dentro do motor enquanto ele consome 80l/s, a pressão máxima que vai ocorrer é facilmente calculada pela equação geral dos gases: P * V = n *R * T

Considerando R e n como constantes, é só calcular:

(P1 * V1) / T1 = (P2 * V2) / T2

Sem considerar perdas térmicas, dá pra reduzir para:

1atm * 111l/s = Xatm * 80l/s

Resumindo: no máximo, você vai conseguir 0,38kg/cm2 de pressão. Isso sem considerar perdas térmicas, o que provavelmente vai reduzir esta pressão a 0,30-0,35kg/cm2.

Para chegar a 1,8bar de pressão vai precisar de muito mais capacidade volumétrica no compressor. Um M62 ia ser bem mais indicado - mas deixo a parte matemática como exercício para o leitor. ;-)

Abraços,
Leonardo

ENTAO QUER DIZER Q NO MAXIMO EM MOTORES 1.6 ELE GERARA 0,38kg/cm2 (NAO TERIA Q SER CUBICOS ???)

OQ ME DISERM DE USAR ELE EM UM 1600 TINHA COMO IDEIA 0,5 BARS

OBR PESSOAL

Leonardo L.
19/06/2009, 09:05
(NAO TERIA Q SER CUBICOS ???)

Não, porque estamos falando de pressão.

kg/cm2 é uma unidade de pressão.


OQ ME DISERM DE USAR ELE EM UM 1600 TINHA COMO IDEIA 0,5 BARS

OBR PESSOAL

Girando a 6000rpm, não tem jeito. Se limitar o giro um pouco, até dá pra resolver.

Bom, você pode ir também pela abordagem tabajara: fazer o cálculo da polia, instalar o sistema mesmo assim, e dizer "ah, ninguém anda com o carro a 6000rpm em regime contínuo, isso não deve fazer mal!".

Claro que você está arriscando uma destruição catastrófica do M24 e - possivelmente - do motor também. Mas se quiser testar...

pmarcell
05/07/2009, 21:15
Pessoal, tenho oleo de supercharger original de reposição da GM americana. Vendo a R$100,00 a garrafa de 118 ml. Pronta entrega.

Paulo Marcello
(51) 8118 6459

Thiago Rodeghel
05/07/2009, 21:38
Pessoal, tenho oleo de supercharger original de reposição da GM americana. Vendo a R$100,00 a garrafa de 118 ml. Pronta entrega.

Paulo Marcello
(51) 8118 6459


Te mandei uma MP:mrgreen:

[s]

Zuriel
07/07/2009, 15:10
Esse blower funciona adaptado num BF-161?
Se der certo já é meu.

rubensx
07/07/2009, 15:18
Esse blower funciona adaptado num BF-161?
Se der certo já é meu.

Zuriel....

não rola, precisa de um M-45 no minimo

Marcelo A. Marchiodi
07/07/2009, 15:30
Esse blower funciona adaptado num BF-161?
Se der certo já é meu.

Leia o tópico que terá todas as suas respostas!

Daniel Engelbrecht
20/07/2009, 10:24
Amigos, afinal, tem algum supercharger a venda ainda neste tópico?
Estou analisando a viabilidade de adquirir um para instalar num Samurai. O intuito principal seria ganhar um pouco mais de velocidade final.

Marcelo A. Marchiodi
20/07/2009, 10:39
Amigos, afinal, tem algum supercharger a venda ainda neste tópico?
Estou analisando a viabilidade de adquirir um para instalar num Samurai. O intuito principal seria ganhar um pouco mais de velocidade final.

Daniel, foi eu que criei esse tópico e vendi rápido o blower, ontem mesmo vi um no Mercado Livre por R$ 700,00, dá uma olhada lá.

pmarcell
20/07/2009, 22:27
Veja meu blog: www.hiboost.blogspot.com

Um abraço,

Paulo Marcello.










Amigos, afinal, tem algum supercharger a venda ainda neste tópico?
Estou analisando a viabilidade de adquirir um para instalar num Samurai. O intuito principal seria ganhar um pouco mais de velocidade final.

Daniel Engelbrecht
21/07/2009, 11:24
Veja meu blog: www.hiboost.blogspot.com (http://www.hiboost.blogspot.com)

Um abraço,

Paulo Marcello.


Não vi no blog o M21, que seria o mais adequado. Você tem desse?

pmarcell
28/07/2009, 22:11
Daniel, o EATON M24 que você deve estar se referindo é o blower nacional original do Fiesta. Infelizmente esse eu não tenho.

Um abraço,

Paulo Marcello.



Não vi no blog o M21, que seria o mais adequado. Você tem desse?

Daniartt
29/10/2009, 15:32
Olá amigo Marcelo , vc sabe se esse compressor serve no palio 1.3 16v fire , pois eu tenho interesse , isso se vc ainda tem ele , um abraço amigo.

Marcelo A. Marchiodi
29/10/2009, 16:01
Olá amigo Marcelo , vc sabe se esse compressor serve no palio 1.3 16v fire , pois eu tenho interesse , isso se vc ainda tem ele , um abraço amigo.


A recomendação de fábrica é que os M24 podem ser usados em motores até 1.4, eu já vendi o meu há algum tempo.
Procure no Mercado Livre que sempre tem!

Daniartt
29/10/2009, 17:52
Blz , então , mudando um pouco de assunto esse forum é muito legal , agora voltando de novo ao assunto , mais serve? poq sou leigo , e tenho medo de desembolsar um MONEY e depois vira museu lá em casa

lei
22/03/2010, 22:19
Vendo um blower M-24 do Fiesta Supercharger, para motores de 1.0 até 1.6 cc, valor R$ 700,00.

http://img84.imageshack.us/img84/1277/x12partsblowerm24qy0.jpg

Ola Marcelo!! tenho um fiesta 2004 com o supercharger....mas ele nao ta legal....voce sabe de um outro para vender?? ou tem concerto o meu???

xibiu!!!
14/02/2024, 10:27
Anúncio encerrado