PDA

Ver Versão Completa : Tecnil=Nylon ???



Mauro B.
02/06/2003, 02:08
Ae pessoal !!!!

Tecnil é a mesma coisa que Nylon :?: :?: :?:

Quando fiz buchas dos jumelos do meu cj5 no torneiro, ele me disse que era Tecnil. Só que já tive notícia de várias pessoas falando que usam em seus jumelos buchas de Nylon. Como o Nylon que conheço é branco, e o Tecnil tbm, fiquei na dúvida: é ou não é a mesma coisa :?: :?: Se são direrentes, qual é melhor, em termos de durabilidade, para se por nos jumelos :?: :?: :?:

gvogetta
08/06/2003, 11:44
Caro Mauro e Companheiros,


Vamos tentar explicar em poucas palavras (vai ser difícil) as DIFERENÇAS entre Technyl e Nylon, pois ambos NÃO são exatamente o mesmo material, como pode até parecer...

O Nylon é o nome comercial (genérico) de uma família de polímeros industriais cujo nome técnico é poliamida. Existe em diversas configurações químicas que proporcionam as mais diferentes propriedades físicas, como resistência à torção, resistência à produtos químicos e resistência térmica, entre outras. Daí derivam os diversos tipos de "Nylon" existentes no mercado, como Nylon 6, Nylon 11, Nylon 6.6 e etc...

O Technyl (marca registrada da Rhodia) é o nome comercial de uma outra família de polímeros, cuja estrutura química é também baseada na poliamida porém reforçada com fibras minerais e/ou sintéticas (como a fibra de vidro, por exemplo) e aditivos químicos específicos, visando diminuir o peso específico e principalmente aumentar a resistência mecânica.

É comum no mercado, devido ao desconhecimento técnico dos materiais utilizados, confundir Nylon, Technyl, TechnylStar, Techtal e Techster, entre outros, que são materiais diferentes, porém derivados da mesma estrutura química principal (no caso a poliamida).

Vão abaixo algumas das principais características do Technyl:

- Baixo peso específico ( 1/8 em relação ao bronze por exemplo)
- Alta resistência ao desgaste e abrasão
- Ponto de fusão elevado
- Grande resistência a agentes químicos
- Auto-extinguibilidade de chama
- Auto-lubrificante
- Absorção de vibrações
- Alta resistência ao choque
- Baixo coeficiente de atrito
- Movimentos mecânicos silenciosos

Saudações a todos...

Mauro B.
08/06/2003, 13:49
O Technyl (marca registrada da Rhodia) é o nome comercial de uma outra família de polímeros, cuja estrutura química é também baseada na poliamida porém reforçada com fibras minerais e/ou sintéticas (como a fibra de vidro, por exemplo) e aditivos químicos específicos, visando diminuir o peso específico e principalmente aumentar a resistência mecânica.

Olá parceria!!!

Havia sido informado anteriormente na Jipenet que o Technyl nada mais é do que o Nylon 6.6.
Porém, pelo que vc diz acima, o Techyl seria o Nylon 6.6 "REFORÇADO" ???? Quer dizer, o Tecnyl basea-se na família de polímeros (poliamida 6.6), porém, ele não seria apenas o Nylon 6.6, mas sim o "Nylon 6.6 ADITIVADO" ??????
Aqui vai um site que o Stephan da Jipenet me passou: www.daybrasil.com.br/produtos/industria/plasticos.asp

E para os jumelos, vc acha uma ótima opção ????

Eduardo Chaves
09/06/2003, 16:22
PessoALL,

Será que o resultado também será positivo se utilizado como calço de carroceria ?
Caso sim, ALLguém teria uma sugestão sobre a instalação e a medida ideal deste calço para o Engesa com pneus 33" ?

[]'s :idea: :idea: :idea:

billj
09/06/2003, 16:46
PessoALL,

Será que o resultado também será positivo se utilizado como calço de carroceria ?
Caso sim, ALLguém teria uma sugestão sobre a instalação e a medida ideal deste calço para o Engesa com pneus 33" ?

[]'s :idea: :idea: :idea:

Do material não sei, mas num Engesa não precisa de calço de carroceiria nenhum para pneus miudos de 33"....... :P

Abraços

Eduardo Chaves
09/06/2003, 17:02
Blz Bill,

Eu esqueci de mencionar que estou usando provisoriamente calços de carroceria do coxim do motor do chevette de 50mm em virtude da instalação do Q20B, caso contrário não daria a altura no cofre...
Neste caso então, acredito que poderia apenas substituir os coxins pelo nylon, pois acredito que vão melhorar a estabilidade, o balanço, estou certo ou viajei ? :roll:

[]'s...

Mauro B.
09/06/2003, 20:55
Ae Eduardo !!!

Não posso te dizer quanto ao Engesa, mas num cj5 teve um cara que colocou como calços de carroceria mas retirou na hora.....o Technyl é muito duro...! Para esra aplicação eu acho que não serve...

[]'s

Eduardo Chaves
10/06/2003, 16:59
Falae Mauro,

Com certeza, apenas o tarugo não seria viável, porém, pensei em colocá-lo sob a carroceria e sobre o calço de borracha original de 1", pois desta forma, o amortecimento, continua sendo realizado pelo próprio calço original, o nylon apenas daria a altura desejada... :wink:

Por favor, corrijam-me se estiver errado antes que... :shock: :shock:

[]'s...

billj
11/06/2003, 07:43
Falae Mauro,

Com certeza, apenas o tarugo não seria viável, porém, pensei em colocá-lo sob a carroceria e sobre o calço de borracha original de 1", pois desta forma, o amortecimento, continua sendo realizado pelo próprio calço original, o nylon apenas daria a altura desejada... :wink:

Por favor, corrijam-me se estiver errado antes que... :shock: :shock:

[]'s...

É assim que faço nos kits que instalo pro pessoal. Uso calços de nylon, mas em cima de cada um vai a borracha original........

Quanto o body lift para dar altura paro o motor, não seria mais negócio alterar (furar) o capô??


Abraços,

Eduardo Chaves
11/06/2003, 15:55
Grande Bill,

Era a minha idéia original, mas para não parecer gambiarra, gostaria de trocar o meu capô que é o baixo, pelo capô alto do Engesa original diesel, mas, como ainda não encontrei para venda ou uma troca, optei pelos calços... :wink:

Vc acha então desnecessário ou não recomendado os calços de carroceria no Engesa ? E, aproveitando sua opinião, à qual respeito há muito, gostaria de saber se existe o que se possa fazer no Engesa, além do bloqueio do diferencial traseiro, eixo flutuante e freio à disco na traseira, para otimizar o curso e a suspensão do Engesa como um todo.

[]'s se preparando para o pior... :lol: :lol: :lol:

billj
11/06/2003, 17:20
Grande Bill,

Era a minha idéia original, mas para não parecer gambiarra, gostaria de trocar o meu capô que é o baixo, pelo capô alto do Engesa original diesel, mas, como ainda não encontrei para venda ou uma troca, optei pelos calços... :wink:

Vc acha então desnecessário ou não recomendado os calços de carroceria no Engesa ? E, aproveitando sua opinião, à qual respeito há muito, gostaria de saber se existe o que se possa fazer no Engesa, além do bloqueio do diferencial traseiro, eixo flutuante e freio à disco na traseira, para otimizar o curso e a suspensão do Engesa como um todo.

[]'s se preparando para o pior... :lol: :lol: :lol:

A necessidade ou não do body lift depende principalmente em dois fatores, o tamanho de pneu e o curso de suspensão. IMHO, acho preferível não utilizar body lifts, se for possível evitar. Falando isso, eu tenho um lift de 1" no meu Samuca, que fiz para caber pneus 31" antes que refiz por completo a suspensão. Eu gostaria de retirá-lo, mas não dá porque já fiz outras alterações que impossibilite isso.

Quanto a suspensão do Engesa, ele é até boa no estado original. Porém, existe um problemas sério de conceito, não especificamente com o Engesa, mas com qualquer suspensão 2-link com panhard.

O problema é resultante do fato que todo o molejo na suspensão tem que ser absorvido pelas buchas dos braços longitudinais. Para explicar isso em palavras e phoda, mas aí vai......

Imagine que o eixo dianteiro torcido, com o lado do motorista em cima e o outro lado em baixo. Agora, é fácil visualizar as posições relativas dos dois braços, o do motorista no horizontal e o outro num ângulo em descida. Sacou?? Bom. Então, daí dá para perceber que as buchas de fixação que prendem os braços no eixo tem que compensar essa diferença de ângulo.......

Como compensar por isso?? Fazendo um dos braços longitudinais articulado!!!!

Esperando as perguntas da plateia..........

Infelizmente não tenho uma foto boa disso, mas talvez dá para ter uma ideia.......

Eduardo Chaves
11/06/2003, 18:22
Bill,

É aquele detalhe na barra oposta, próximo do amortecedor ???
Realmente, não dá muito para distinguí-lo na foto, é possível detalhar por escrito ou algum link que tenha esta adaptação ??
Este acerto corrigirá o limite estabelecido pela torsão das barras longitudinais, correto ? E, estará sendo beneficiado também o curso da suspensão, ou ainda assim, é necessário haver troca de amortecedores e molas ou mais alguma adaptação há ser feita ???

[]'s já com esperanças...

billj
12/06/2003, 07:53
Bill,

É aquele detalhe na barra oposta, próximo do amortecedor ???
Realmente, não dá muito para distinguí-lo na foto, é possível detalhar por escrito ou algum link que tenha esta adaptação ??
Este acerto corrigirá o limite estabelecido pela torsão das barras longitudinais, correto ? E, estará sendo beneficiado também o curso da suspensão, ou ainda assim, é necessário haver troca de amortecedores e molas ou mais alguma adaptação há ser feita ???

[]'s já com esperanças...

Sim, é aquela barra. A articulação compensa o limite de torsão relativa nas barras imposta pela rigidez do eixo.

Quanto os demais componentes, tudo tem que trabalhar junto. Portanto, se a liberação do curso proporcionada pela articulação da barra ultrapasse os limites das molas ou amortecedores, então......... :P

Segue um desenho que explica melhor o conceito.......

Eduardo Chaves
12/06/2003, 16:45
Grande Bill, só mais uns detalhezinhos... :oops:

Pelo que entendi, esta articulação deve ser realizada apenas em uma barra dianteira e uma traseira, agora, deve ser do mesmo lado ou em sentido oposto ? Ex.: dianteira direita e traseira esquerda ou ambas no lado direito ou lado esquerdo ?

Pelo desenho, percebi o eixo (O) na articulação e um segundo furo na ponta O, qual o motivo deste furo ? Seria para travar a articulação em alguma necessidade ? O eixo em si, é um parafuso ou pinos com travas ?

A articulação trabalhará dobrando-se para baixo, dando mais curso para o eixo, correto ? Ela poderá trabalhar também ao contrário levando o eixo para cima ou existe algum limitador na articulação ?

[]'s quase indo para a oficina...

billj
13/06/2003, 07:58
Grande Bill, só mais uns detalhezinhos... :oops:

Pelo que entendi, esta articulação deve ser realizada apenas em uma barra dianteira e uma traseira, agora, deve ser do mesmo lado ou em sentido oposto ? Ex.: dianteira direita e traseira esquerda ou ambas no lado direito ou lado esquerdo ?

Pelo desenho, percebi o eixo (O) na articulação e um segundo furo na ponta O, qual o motivo deste furo ? Seria para travar a articulação em alguma necessidade ? O eixo em si, é um parafuso ou pinos com travas ?

A articulação trabalhará dobrando-se para baixo, dando mais curso para o eixo, correto ? Ela poderá trabalhar também ao contrário levando o eixo para cima ou existe algum limitador na articulação ?

[]'s quase indo para a oficina...

Sim, articulação deve ser em apenas um braço de cada eixo. Qual fazer é uma questão de testar para verificar qual te agrada mais, existem divergências de opinião quanto isso. O que é certo e que deveria ser em diagonal as atriculações. Como eu fiz meus 04 braços de nada, fiz os 04 iguais, com a articulação. Depois de experimentar, escolhei o dianterio direito e traseiro esquerdo para articular e parafusei os outros dois firme.

No desenho, o outro furo é para travar o braço. Como acabei de falar, 02 dos braços estão travados com parafusos. A minha idéia para os outros dois era de inserir um pino trava para uso no asfalto. Porém, depois de testar, percebi que não foram necessários os pinos para o meu caso De qualquer maneira, você deveria deixar essa opção no seu desenho, IMHO.

A articulação pode trabalhar em ambos dos sentidos. O limitador no meu desenho é feita por uma lingueta de aço em volta do pino trava.....

Abraços,

Eduardo Chaves
13/06/2003, 15:46
Blz Bill,

Acho que já dá para começar a arte... :roll:

Qualquer coisa, pedirei socorro... :o :o


[]'s agendando a cirurgia...

gvogetta
28/06/2003, 09:02
Caros Amigos,


Em minha mensagem anterior, sobre o Technyl pairou uma dúvida do Mauro e talvez de outros colegas. O Technyl NÃO é a mesma coisa que o Nylon 6.6 pois sua estrutura química é diferente e suas propriedades também. O Nylon 6.6 é mais antigo e digamos assim, foi o precursor do Technyl. O Technyl possui outra composição com relação aos aditivos químicos e é reforçado com fibras minerais, por isso torna-se mais resistente do que o Nylon 6.6 para confecção de calços, buchas e outros componentes automotivos sujeitos a grandes esforços mecânicos.

Beleza??!! :wink:

P.S.: Desculpem a demora mas estive fora do Brasil (e do ar) uns tempos a trabalho.

Saudações a todos...

Mauro B.
28/06/2003, 13:41
Getulio...Beleza!!!!!!! :P

Já estava feliz por ter utilizado Technyl como buchas para os jumelos, mas depois de sua resposta, fiquei mais feliz ainda!!!

Muito obrigado pelos esclarecimentos!!! :D :D

[]'s embuchados