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Ver Versão Completa : Cardã dianteiro raspando na barra de suspensao



galeaum
24/06/2008, 15:40
caros amigos, sou novo no forum, comprei meu niva a cerca de 2 meses, porem essas duas ultima semanas deu numa urucubaca no jipe que acho que vou ate mandar benzer!!!! hehe bom depois de arrumar certas coisas que demoraram por volta de 2 semanas, quando ficou tudo pronto, começou um barulho estranho (nao vou tentar descrever) bom me deitei embaixo do jipe olhei daqui e dali... achei o problema, é o cardã dianteiro que quando dou uma acelerada mais forte, começa a raspar na barra de suspençao. bom depois de descoberto o problema, gostaria de saber se algum dos companheiros, sabe como devo fazer para solucionar!!!!

Fábio Neves
24/06/2008, 16:52
Galeaum...

Moleza...

Prisioneiro do diferencial dianteiro quebradooo

Solução, retire o suporte que fica no motor, coloque uma porca grande no local onde tinha o prisioneiro, pois ele tá quebrado lá dentro do diferencial, com o uso de uma máquina de solda eletrica vá soldando até unir o pedaço quebrado a porca, depois é só torcer a porca e substituir o prisioneiro, que pode ser feito de um pedaço de parafauso...mas não coloque só o parafuso, pois tem muito mecânico que adora espanar a rosca (dele é claro, heheh)...

Monte tudo e volte a andarrrr...

galeaum
24/06/2008, 19:59
é que meu motor nao é mais o original, tenho um fiat 1.7 diesel, e tambem nao tenho maquina de solda, acho que é melhor mandar no mecanico, é provavel que saia mais barato, se nao precisasse de solda eu faria, porem fico muito grato pela dica!!!!

shuther4x4
24/06/2008, 21:38
Veja então o suporte que fizeram para o diferencial, como o seu motor não é original, pode ter quebrado apenas o suporte, ou o mesmo ficou colocado de uma forma que raspa o diferencial, aí vai precisar refazer.
Abraços.

Jfranck
25/06/2008, 13:26
Galeaum,

O teu Niva é um vermelho que estava a venda numa revenda na Santos dumond com Rafael Pinto Babdeira?


Um abraço,

Jfranck:concordo:

galeaum
26/06/2008, 12:15
Não não, de forma alguma, nao quero vender nem trocar meu niva, to muito satisfeito com ele, apesar dos problemas que venho passando, nao penso en trocalo, creio que ele esta ficando zerado. Faz mais ou menos dois meses que comprei, tive olhando alguns antes de me decidir por esse, esse que tu fala, é a gasolina???
abraço

Jfranck
26/06/2008, 13:46
Galeaum,

Te perguntei porque há uns dois ou três meses atrás eu vi um Niva vermelho muito bonito com motor fiat 1.7 a venda nesta revenda.
Na época já tinha comprado o meu (que ainda não saiu da oficina).
Também vai ficar zerado.

Um abraço,

Jfranck:concordo:

galeaum
26/06/2008, 16:57
amigo, pode ate ser que seja o meu, porem quando comprei, foi direto com o proprietario anterior, mas nao sei se ele tinha posto em alguma revenda antes!!! o meu é vermelho, antes de comprar o meu, olhei alguns, porem a maioria estava sem traçao, como é teu niva????

Jfranck
27/06/2008, 08:47
Galeaum,

O meu é um 90/91 branco (por enquanto), motor original. Já fiz toda a suspensão, embreagem, caixa e caixa de transferência. Agora está na pintura que está muito devagar, ainda não está todo desmontado. Vou pinta-lo de amarelo...alguma coisa parecida com o amarelo da L200 savana ou o amarelo indianápolis ou ainda o amarelo "Fluke".
Já comprei os acessórios da Maceral, bancos concha da Tuning parts e os acabamentos do Cassiano da Natal 4x4. Comprei também leds e controlador rgb para a iluminação dos instrumentos e leds de 110 e 280 Kmdc para sinaleiras e iluminação interna.
Ainda faltam os pneus que vou comprar em Aceguá, Riveira ou Rio Branco , o alumínio xadrez para o piso e os farois de milha...além de transformar tudo isso numa viatura.:putz::pensativo:
Um dia desses temos que promover um encontro de Niveiros da região.

Um abraço,

Jfranck:concordo:

galeaum
27/06/2008, 17:50
cara nao me fala!! o meu sonho é pintar o meu niva com o amarelo da L200 savana, fica muito bonito, quando eu morava em POA, tinha um dessa cor que rodava por la!!!quanto ao meu, por dentro ta todo original, o motor como jah disse é um fiat 1.7 diesel, tenho caixa de direçao francesa, quebra mato, estribos, bagageiro, CD, e to esperando (R$) pra comprar uns pneus militares, que tmbm vou comprar no uy!! quais pneus pretendes por?? onde estas arrumando seu jipe? por enquanto to sem pneus para trilha, tenho uns Good Year radiais bem grandes, chegam a estar pegando na parte de dentro do paralamas, mas eles nao tem as minimas garras!!! temos que organizar um evento com certeza!!!!!


grande abraco, e espero ver logo como vai ficar esse amarelo!!!

Freitas
27/06/2008, 19:16
Ta aqui um bom exemplo de Niva Amarelo
so não sei por onde ele anda

Freitas

lisboa
01/07/2008, 18:02
Opa. =)

O meu fazia um barulho bizarro no assoalho, perdo do acelerador, principalmente quando eu passava em algum buraco ou relevo mais forte. Batia mesmo. Dava uma porrada forte.

O problema era cardã invertido.

Desenverteu, acabou o problema. =)

Abraços

galeaum
03/07/2008, 10:36
pois é, meu jipe ficou nos box dois dias p resolver isso, era um parafuso que prende o diferencial no bloco do motor, que tava quebrado, deu um pouco de trabalho, mas meu meca é competente e resolveu , agora o jipe ta zero bala de novo, mas acho que ele pegou algum tipo de afeto pelo mecanico, pode ser que ele invente outra coisa pra voltar ao meca!!!!

abraços

jorgeffn
07/08/2009, 19:57
Camaradas, estou com esse mesmo problema também, na verdade isso já havia me acontecido antes... e era o prisioneiro do diferencial que estava quebrado... depois de algum trabalho para "tirar" esse parafuso quebrado... voltou tudo ao normal, mais durante uma trilha esse problema voltou a acontecer, na oficina reapertaram todos os parafusos e tudo, mais na proxima trilha o mesmo barulho... mais uma vez na oficina... reforçaram uns parafusos lá... e hoje quando pego o carro na oficina... logo após alguns minutos andando comecei a perceber que quando acelerava mais forte o cardã voltava a encostar de leve na barra... mais em questão de poucos kilometros o barulho voltou a ser constante... tirando o prisioneiro do diferencial o que mais pode estar causando isso.... suspeito do suporte do motor... isso procede?? amanhã cedo vou na oficina novamente ver o que acontece....

galeaum
08/08/2009, 15:47
concerteza, o teu problema esta ligado ao suporte que prende motor e o diferencial. No meu niva, que nao tem motor original, o problema eram os parafusos (prisioneiros) que prendem o suporte no motor, os quais eram muito finos!! no inicio desse ano, eu tirei o motor e refiz os furos no bloco do motor, agora com diametro bem maior. ficou muito bom. espero ter ajudado e qualquer divida estou por aqui!!

abraco

jorgeffn
12/08/2009, 19:20
concerteza, o teu problema esta ligado ao suporte que prende motor e o diferencial. No meu niva, que nao tem motor original, o problema eram os parafusos (prisioneiros) que prendem o suporte no motor, os quais eram muito finos!! no inicio desse ano, eu tirei o motor e refiz os furos no bloco do motor, agora com diametro bem maior. ficou muito bom. espero ter ajudado e qualquer divida estou por aqui!!

abraco

Esse foi o meu problema... os parafusos que prendem o suporte no bloco do motor... vou ter que tirar o motor, já que quebrou os lugares de fixação desse parafusos no bloco do motor, vai dar um trabalho viu... tirar o motor todo... refazer no bloco esses "pedaços".... ah enfim... nada no Niva é um problema simples.... sempre o buraco é mais embaixo..... e isso está começando e me cansar... mas enfim...

Valeu pela dica...

BACALHAU
12/08/2009, 19:26
Jorge, estou fazendo um novo suporte para o diferencial dianteiro. Amanhã devo terminar e posto as fotos aqui. Pode lhe ajudar.
Eu só não entendo o que quebrou no seu NIVA. Não foram os prisioneiros ou o local em que eles são fixados no diferencial?
Tem fotos?
Mesmo que tenham quebrado as bases onde o diferencial é preso ao motor, não vejo porque tem que tirar o motor.

jorgeffn
12/08/2009, 19:48
Jorge, estou fazendo um novo suporte para o diferencial dianteiro. Amanhã devo terminar e posto as fotos aqui. Pode lhe ajudar.
Eu só não entendo o que quebrou no seu NIVA. Não foram os prisioneiros ou o local em que eles são fixados no diferencial?
Tem fotos?
Mesmo que tenham quebrado as bases onde o diferencial é preso ao motor, não vejo porque tem que tirar o motor.

Bacalhau, não sei se consegui explicar bem... mas parece que tem um suporte de ferro que é fixado por parafusos no bloco do motor.... (na verdade não sei se é bem um suporte... mas parece ser sim.. até porque o mecanico falou que por causa disso o motor "desceu" um pouco forçando o diferencial para baixo e consequentemente econstando na barra)
aí para soldar ou refazer essa "parte" onde os parafusos se encaixam só tirando o bloco do motor fora....
eu tive esse problema uma outra vez, quando os prisioneiros do diferencial ocasionaram isso, mais agora parece que o problema realmente é outro...
A idéia do suporte é ótima... vou querer ver as fotos...
Valeu!

BACALHAU
12/08/2009, 20:54
Jorge, tenta tirar uma fotos e postar aqui antes de tirar o motor.
Mesmo que tenha sido o suporte co calço do motor (para ele descer só pode ter sido), ainda acho que, com boa vontade, não precisa tirar o motor.
Para lhe facilitar, a primeira foto é do lado esquerdo (motorista) do motor e a segunda é do lado direito (carona).
Assinale o que quebrou.

galeaum
13/08/2009, 12:11
Na segunda foto, esta bem explicada, porem este motor é diferente do meu. No meu essa peça é única, e na foto, ela esta dividida em duas. No meu caso essa peça que é única pega os dois parafusos verticais do diferencial faz um angulo de 90 graus e prende no bloco do motor, uma parte vem pra frente e é apoiada no suporte no motor (quele de borracha redondo)


sei que deve ta difícil de entender mas também é difícil explicar!!! eheh



abraço

jorgeffn
13/08/2009, 20:08
Jorge, tenta tirar uma fotos e postar aqui antes de tirar o motor.
Mesmo que tenha sido o suporte co calço do motor (para ele descer só pode ter sido), ainda acho que, com boa vontade, não precisa tirar o motor.
Para lhe facilitar, a primeira foto é do lado esquerdo (motorista) do motor e a segunda é do lado direito (carona).
Assinale o que quebrou.

Bacalhau, o que quebrou é o que mostra a foto do lado esquerdo (motorista),
Pois é... pensei também que não precisaria tirar o motor... mas, me falaram que não teria jeito e nem espaço para reparar o encaixe dos parafusos no bloco do motor sem retira-lo... tentei marcar os parafusos na fotos para ficar mais fácil de entender... o que quebrou foi onde esses parafusos se fixam no bloco do motor... eu estava numa trilha quando o cardã começou a raspar... aí apertamos esses parafusos e foi quando reparamos que eles não estavam dando mais aperto... depois na oficina.. tirando esse calço vimos onde era o problema....

BACALHAU
13/08/2009, 21:38
Jorge, foram os parafusos que prendem o suporte ao bloco do motor que quebraram?
Mesmo assim ainda acho que não precisa tirar o motor. :pensativo:
Conforme prometido, dê uma olhada neste link http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=957167&postcount=332
Já que você vai mexer na graxa, veja se aprova a minha idéia.
Pode copiar. Não cobro nada.* :concordo:
Boa $orte.







* (mas também não me responsabilizo se der m&rd@ :mrgreen:)

jorgeffn
14/08/2009, 20:15
Jorge, foram os parafusos que prendem o suporte ao bloco do motor que quebraram?
Mesmo assim ainda acho que não precisa tirar o motor. :pensativo:
Conforme prometido, dê uma olhada neste link http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=957167&postcount=332 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=957167&postcount=332)
Já que você vai mexer na graxa, veja se aprova a minha idéia.
Pode copiar. Não cobro nada.* :concordo:
Boa $orte.







* (mas também não me responsabilizo se der m&rd@ :mrgreen:)

Bacalhau na verdade.... o que quebrou foi um "pedaço" do bloco.. onde esses parafusos se fixam....

Vou dar uma olhada na sua idéia... com certeza deve ser boa..

Valeu