Ver Versão Completa : Roda livre difícil pra acionar
Essa semana peguei uma estrada de terra aonde precisei acionar a roda livre em 4x4 reduzido. No acionamento foi tudo bem, andei o trecho precário bem devagar, tinha uns 500 metros de subida íngreme, com algumas curvas. Fiz todo o trecho em 1ª, bem lento, aparentemente tudo funcionou perfeitamente.
Quando passei o trecho fui colocar a roda livre no Free e estava bem dura, mas só da roda direita, a esquerda estava normal. Sorte que tinha um alicate no carro, senão não conseguiria colocar no Free.
O que pode ter acontecido?
Sergio Rocha
24/06/2008, 15:52
Essa semana peguei uma estrada de terra aonde precisei acionar a roda livre em 4x4 reduzido. No acionamento foi tudo bem, andei o trecho precário bem devagar, tinha uns 500 metros de subida íngreme, com algumas curvas. Fiz todo o trecho em 1ª, bem lento, aparentemente tudo funcionou perfeitamente.
Quando passei o trecho fui colocar a roda livre no Free e estava bem dura, mas só da roda direita, a esquerda estava normal. Sorte que tinha um alicate no carro, senão não conseguiria colocar no Free.
O que pode ter acontecido?
Desmonte, lave e lubrifique.
[]'
DieselPower
24/06/2008, 19:53
Exatamente, pode ser falta de graxa na RL, a quanto tempo você não desmonta e à engraxa?
Bernardo Hoelz
24/06/2008, 20:08
Desmonte, lave e lubrifique.
[]'
IDEM!
Abraços
praiasecacustom4x4
24/06/2008, 21:16
falta de manutençao e lubrificaçao.
tem da acionar minimo uma vez por semana as roda livres para no travar.
Na verdade peguei o carro a pouco tempo, nunca abri e lubrifiquei, já tinha usado a roda livre duas vezes e não tinha dado problema... não tenho experiência com isso, será que eu mesmo posso fazer? Ou é melhor levar numa oficina especializada? E que graxa usar?
benhurcm
24/06/2008, 22:55
olá amigo! você mesmo pode fazer! porém, na hora de montar lembre-se!
Lubrificar e na hora de montar a chave deve estar na posição FREE e a mola com a engrenagem TODA recolhida! Caso contrário você terá problemas para acionar!
Explico isso por que as vezes o pessoal monta ela na posição LOCK!