Ver Versão Completa : como trocar o rolamento traseiro?
helciomenegatti
23/06/2008, 19:39
pessoal, constatei que minha ranger esta com uma tremenda folga na roda traseira, tirei a roda e tentei desmontar o rolamento mas não consegui, queria saber se é preciso desmontar o diferencial ou retirar os 4 parafusos do tambor de freios..:shock:
se alguem puder me ajudar agradeço...:concordo:
Anthoniusnikos
24/06/2008, 11:49
Caro amigo Helcio, seja bem vindo ao Fórum.
Existem dois rolamentos na roda: um da campânula ou capa - Esse é bem fácil. É só retirar a roda, e com o freio de estacionamento solto, retire a campânula e leve para a bancada, com um sacador adequado (porradas certas!) retire o retentor, presilhas e por final o rolamento. Coloque bastante graxa para cubos e reinstale tudo.
Já, para o rolamento do semi-eixo, vamos esperar que um camarada que já tenha feito o serviço se apresente. Sei que para reapertar a porca do semi-eixo, vai ter que usar um cano, como alavanca, de 1(um) metro, ou de preferência um torquímetro (braço de 1(um) metro). Para a roda traseria da Ranger deve ser uns 45 Kgf.m (não tenho certeza).
Se quiser uma aula de como proceder, veja o Site: www.omecanico.com.br (http://www.omecanico.com.br) - Você vai precisar se inscrever para logar e ter acesso a matéria.
Faça a inscrição, que vala a pena !
Também aguarde as sugestões dos outros foristas mais experientes.
Abração, e bom trabalho
Anthoniusnikos
Edintruder
24/06/2008, 15:00
Primeiro precisamos saber qual é o ano da tua Ranger, pois pode ser Dana ou Visteon...
O Dana para tirar o rolamento do semi-eixo eu cortei o rolamento e o anel de trava com um disco de corte e com uma talhadeira tirei, para montar eu coloquei o rolamento na porrada usando o rolamento antigo de batente para a talhadeira e o anel de trava eu aqueci no fogão para dilatar e entrar mais fácil.
Para tirar o semi-eixo dana é só soltar os 4 parafusus que seguram a campana do freio traseiro e com muita força e jeito tira tudo. O esforço que se faz é para romper a cola do retentor. Na montagem tem que colocaor um retentor novo e colar com cola própria.
O Visteon tem que abrir o diferencial para soltar as travas dos semi-eixos que ficam entre as planetárias.
Na minha Ranger troquei os rolamentos traseiros e em um lado a folga persistiu. Deixei assim mesmo pois o rolamento bate apenas em ondulações laterais. Para tirar essa folga tem que trocar a luva externa que prende a campana do freio, e tenho dúvidas que só isso resolve.
helciomenegatti
24/06/2008, 19:04
Anthonius, Edintruder valeu pela ajuda, deu pra esclarecer legal..
minha ranger é 97 xl 2.3 (cab. simples), espero que seja Dana pois parece ser bem menos trabalhoso pra fazer esse serviço.
bom, quando eu levantei o carro no macaco e balancei a roda, tinha uma tremenda folga, acredito que seja apenas nesse 1º rolamento (que fica mais proximo da roda) pode ser que a folga seja nessa luva neh ? será que tem como recuperar, encher de solda e depois tornear na medida do rolamento novamente?
valeu pessoal..
Anthoniusnikos
24/06/2008, 22:12
Helcio, faça o favor de arranjar uma máquina digital para fotografar a desmontagem, mostrando o estado de desgaste das peças e os macetes e dificuldade que encontrou.
Pelo fato do eixo da minha Ranger ser Visteon, e ainda não ter precisado fazer essa substituição, vai ser de muita ajuda se você depois postar os resultados.
Abração e bom trabalho.
Anthoniusnikos
Walter L. L. Casitta
24/06/2008, 23:09
Folga no sentido transversal é normal. No sentido longitudinal não aparece com facilidade mesmo se os rolamentos estiverem gastos.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.