Conectar

Ver Versão Completa : Frezar engrenagens

SERGIO MOLLO
23/06/2008, 18:05
Olá a todos.
Troquei o cambio de meu niva, e queria arrumar o velho. Só que o mecanico que trocou para mim ,disse que não dá para frezar as engrenagens ;isso é verdade? alguem conhece alguem que já frezou?

BACALHAU
23/06/2008, 18:11
Não sei se o que você chama de "frezar" engrenagem significa fazer outra igual. Mas até onde eu sei, um torneiro competente, com material e ferramentaria adquada consegue fazer qualquer engrenagem.

Zabumbas

Girti
23/06/2008, 18:43
Olá a todos.
Troquei o cambio de meu niva, e queria arrumar o velho. Só que o mecanico que trocou para mim ,disse que não dá para frezar as engrenagens ;isso é verdade? alguem conhece alguem que já frezou?

Não sou nenhum expert no assunto, mas pelo que sei, engrenagens recebem um tratamento, uma cementação, no sentido de deixar o aço dos dentes mais resitente. Entendo que, ao fresar as engrenagens, este processo de cementação será anulado, o que tornará as engrenagens muito fracas e fará com que o seu desgaste seja rápido. Em resumo, você vai ter um câmbio frágil, portanto o serviço de fresagem poderá ser um desperdício de seu precioso dindin.

Marcio Rossetto
23/06/2008, 20:55
Camarada , eu gostaria de opnar até porque ja desmontei e montei agumas vezes o cambio do meu Niva .

As engrenagens trabalham sempre em contato par a par com os mesmos dentes . Quando vc desmonta e não marca parzinho por parzinho, na hora de por em funcionamento , o cambio irá dar uma roncadinha . Esse ronco vai durar até o desgaste natural acasalar de novo os pares de dentes .

O bom mecânico para evitar que o cambio ronque , custuma dar uma fresada nos dentes , que nada mais é que corrigir o perfil evolvente do dente, para o acasalamento perfeito . Obviamente que trata-se de uma leve retirada de material, uma pequena lapidada .

Agora , vou de dar um conselho . Se as engrenagens de seu cambio estiverem boas , não muito desgastadas , não se preocupe com isso , porque o barulho do jipe , é maior doque o ronco .

Por experiência , o cambio do niva quando escapa marcha :

Hipótese mais comum :

Garfos de engate gastos , conduzem a luva de engate de forma torta , sendo assim, o sincronizado não engrena direito , etc e as marchas escapam .
Solução : leva num torneiro e manda encher os garfos com solda e posteriormente esmerilha até ficar sem folga no sulco da Luva .

A quarta escapa : ( rolamento do eixo piloto com folga ou quebrado , caixa seca empenada , rolamento de agulha da caixa seca quebrado , excesso de vibração do conjunto de transferencia) .
No caso de motor ap : desalinhamento da flange .

Se segunda e a terceira escapam : unicamente atribuo esse problema a rolamentos quebrados ou sincronizados gastos ou garfos desgastados .

Ou dentes quebrados , fora isso :discordo:

Quinta marcha : essa sim desgasta muito , chega a ficar fininho o dente .
Isso devido a deficiencia de lubrificação .
Geralmente tem que trocar é batata :concordo:

Resumindo : Se não tiver dentes quebrados a reforma do cambio se faz simplesmente com :

a retifica ou troca dos garfos ,

troca da engrenagem da quinta marcha .

Troca dos rolamentos ruins .

Troca dos 2 retentores

Troca dos 5 aneis sincronizados .

As Engrenagens , a arvores primária , a luvas .Essas peças dificilmente estragam ou sofrem alto desgaste , e precisam ser trocadas .

Em média vc vai gastar uns R$ 700,00 em peças .

Espero ter te ajudado .

SERGIO MOLLO
23/06/2008, 21:21
Amigo Marcio:
Agradeço sua orientação, meu cambio estava só escapando a 4 ,depois a 2 e por fim a 5,mas esta é porque a porca afroxou, mas ele não roncava nada alem do normal, mas eu acho que não compença arrumar, pois se tiver que trocar todos os sincronisados vai ficar caro.
Abraços e obrigado aos amigos que opinaram.

BACALHAU
23/06/2008, 21:30
Quem opinou fui eu e o Gil.
O Márcio... putz, esse deu uma aula de câmbio de NIVA. :concordo:
Vou copiar e guardar.

Luciano SHAKALL
23/06/2008, 22:20
"... o cambio do niva quando escapa marcha : Hipótese mais comum : Quinta marcha : essa sim desgasta muito , chega a ficar fininho o dente . Isso devido a deficiencia de lubrificação . Geralmente tem que trocar é batata :concordo: ..."A respeito da falta de lubrificação da 5ª no Niva:

Dicas sobre caixa de marchas

ALL, não sei o porque da quinta marcha não agüentar, pois é difícil um russo
fazer uma peça frágil... Numa OUTRA lista que assino, sobre Nivas, um colega
mandou uma mensagem explicando o porque da quinta marcha ser "frágil".
Traduzi ao meu entendimento, e vou tentar repassar a voces da maneira que entendi...

"Essa explicação é de origem de mecanicos da Lada européia, os quais foram treinados
na Lada Europa e fizeram "residência" em rallys na Austrália, com Nivas.

- 1º Passo: Sempre dirija um Niva como se tivesse 4 marchas, colocando a 5ª somente
depois dos 90 kms/h - Porque ? Pois em baixa velocidade, os aneis e engrenagens da
quinta marcha são pouco alimentados (banhados) pelo óleo lubrificante, dai a razão
do desgaste prematuro e/ou quebra.

- 2º Passo: Ao colocar óleo na caixa, suba o Niva em uma guia ou objeto de mais ou menos
20 cms de altura - somente as rodas do lado esquerdo - deixando-o inclinado pro lado
direito. Dai, complete o oleo até a boca (com o carro INCLINADO PRA DIREITA!).
Isso irá fazer com que caiba mais ou menos 1 litro a mais de óleo na caixa, fazendo
com que lubrifique sempre os anéis e engrenagens. (O autor - Robin - alegou que ele
e seus amigos usam essa técnica há mais de 9 anos, sem vir a dar qualquer problema)

- 3º Passo: Se possível, SEMPRE que trocar o óleo da caixa-motor-diferencial, colocar
o produto chamado MOLYKOTE (o produto é especifico para motor, outro para caixas, etc)."

Pessoal, espero que isso sirva para ajudar alguém, ou então, despertar o interesse
de pesquisar o porque das caixas quebrarem... Um abraço.

Gostaria de citar o autor, mas não sei :oops:
(tenho essa informação salva no HD há algum tempo...)

[]'s

BACALHAU
23/06/2008, 22:53
Às vezes chego a ter raiva desse cara.:mrgreen:
Ô bixim inteligente e prestativo. Queria ter um filho assim.:palmas:

Luciano, anotado e arquivado. :concordo:

Girti
24/06/2008, 07:48
Camarada , eu gostaria de opnar até porque ja desmontei e montei agumas vezes o cambio do meu Niva .

As engrenagens trabalham sempre em contato par a par com os mesmos dentes . Quando vc desmonta e não marca parzinho por parzinho, na hora de por em funcionamento , o cambio irá dar uma roncadinha . Esse ronco vai durar até o desgaste natural acasalar de novo os pares de dentes .

O bom mecânico para evitar que o cambio ronque , custuma dar uma fresada nos dentes , que nada mais é que corrigir o perfil evolvente do dente, para o acasalamento perfeito . Obviamente que trata-se de uma leve retirada de material, uma pequena lapidada .

Agora , vou de dar um conselho . Se as engrenagens de seu cambio estiverem boas , não muito desgastadas , não se preocupe com isso , porque o barulho do jipe , é maior doque o ronco .

Por experiência , o cambio do niva quando escapa marcha :

Hipótese mais comum :

Garfos de engate gastos , conduzem a luva de engate de forma torta , sendo assim, o sincronizado não engrena direito , etc e as marchas escapam .
Solução : leva num torneiro e manda encher os garfos com solda e posteriormente esmerilha até ficar sem folga no sulco da Luva .

A quarta escapa : ( rolamento do eixo piloto com folga ou quebrado , caixa seca empenada , rolamento de agulha da caixa seca quebrado , excesso de vibração do conjunto de transferencia) .
No caso de motor ap : desalinhamento da flange .

Se segunda e a terceira escapam : unicamente atribuo esse problema a rolamentos quebrados ou sincronizados gastos ou garfos desgastados .

Ou dentes quebrados , fora isso :discordo:

Quinta marcha : essa sim desgasta muito , chega a ficar fininho o dente .
Isso devido a deficiencia de lubrificação .
Geralmente tem que trocar é batata :concordo:

Resumindo : Se não tiver dentes quebrados a reforma do cambio se faz simplesmente com :

a retifica ou troca dos garfos ,

troca da engrenagem da quinta marcha .

Troca dos rolamentos ruins .

Troca dos 2 retentores

Troca dos 5 aneis sincronizados .

As Engrenagens , a arvores primária , a luvas .Essas peças dificilmente estragam ou sofrem alto desgaste , e precisam ser trocadas .

Em média vc vai gastar uns R$ 700,00 em peças .

Espero ter te ajudado .

RA-PAZ!!! :palmas::palmas::palmas:

Ótima "aula" sobre manutenção do câmbio:concordo:, será guardada, obrigado!

Girti
24/06/2008, 07:56
Luciano, sei que é ousadia minha, mas não sei se a dica da inclinação do carro para encher mais a caixa de marchas é uma boa ídeia. Por favor, corrija-me, se eu estiver errado, mas, pelo que sei, e pelo que já ouvi por aí, se a caixa de câmbio estiver com muito óleo e este sofrer o natural aquecimento durante o uso do carro, este óleo, por não ter para onde ir, irá forçar as vedações da caixa, fazendo com que ocorram vazamentos.

No meu entender, esta dica serve para competições, onde o uso do câmbio será extremo (daí a importância de uma ótima lubrificação), porém por um tempo relativamente curto (algumas horas, normalmente), o que faz com que não haja tempo para aparecer um vazamento nas juntas e, caso haja, ocorra ao final da competição, quando isto já não é tão importante.

Maicon Fernando Flores
24/06/2008, 09:08
Bom dia galera!!!!
Sou um iniciante nos nivas e gostaria de aproveitar
esse tópico e dizer que possuo uma CAIXA DE MARCHAS
DO NIVA para VENDER....:smile:....Comprei um niva e acabei
comprando um que tinha dado baixa para ter todas as peças
reservas,só que já realizei umas 10 trilhas com o Russinho
e vi que ele é bem forte....Por isso estou vendendo as peças que tenho
sobrando....Abração a todos!!!!:smile:

Otávio Luiz
24/06/2008, 09:47
Aproveitando a conversa sobre câmbios e o conhecimento da galera gostaria de expor meu problema:
Sempre que reduzo de quinta para quarta marcha o câmbio arranha, mas arranha feio...:sad:...isso sempre que ando em altíssimas velocidades (80 a 100 Km/h...:rolleyes:).
Andando normalmente não arranha, nem quando passo de terceira p/ quarta, nem quando estou em velocidades "normais", mas se troco de marchas "rápido", sem dar aquele "tempinho" também arranha, mas bem menos.
Algum prognóstico?

Prieto 4x4
24/06/2008, 11:52
[quote=Otávio Luiz;634741] altíssimas velocidades (80 a 100 Km/h...:rolleyes:).

Quanto ao problema de câmbio não vou me arriscar......, mas acho melhor o tirar o pé do acelerador Sr. Otávio Speed Racer

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een:

Marcio Rossetto
24/06/2008, 17:51
Caro colega Otávio , tenho o palpite que o problema é na embreagem .
Sua embregaem deve estar muito baixa , verifica se o atuador inferior ( cilindro de embreagem inferior ) esta trabalhando no seu curso 100% qundo vc pisa . :pensativo:

Se tiver acionando bem , basta vc regular no parafuso , ou seja aumenta o curso da haste .

Se não for embreagem , aí vc parte para o cambio :parede:

Otávio Luiz
25/06/2008, 09:06
Prieto, essas velocidades só na estrada, e na descida...:mrgreen:
Márcio, valeu! :concordo: Vou verificar.

Jossano
25/06/2008, 10:13
Camaradas.

Eu trabalho bastante com fresa e outros ferrramente. Engrenagens da para fazer, mas vai ser dificil elas aguentarem o tranco, pois tem todo um estudo do material e tempera, que nao é uma coisa facil..... tem empresa que faz, mas fica caro.

Uma solucao é trazer todas as engrenagens novas da Russia, la existem engrenagens nova e inclusive com relacoes diferente para deixar o cambio mais longo ou mais curto

Nao sai muito barato, cerca de ums 900 dolares a brincadeira, mas para quem quer um cambio novo, existe a possibilidade

abracos

Jossano

Luciano SHAKALL
25/06/2008, 18:28
"... mas não sei se a dica da inclinação do carro para encher mais a caixa de marchas é uma boa ídeia ... corrija-me, se eu estiver errado, mas, pelo que sei, e pelo que já ouvi por aí, se a caixa de câmbio estiver com muito óleo e este sofrer o natural aquecimento durante o uso do carro, este óleo, por não ter para onde ir, irá forçar as vedações da caixa, fazendo com que ocorram vazamentos ...Mas não é justamente pra evitar essas forçadas nos retentores que há o respiro :pensativo: ?

[]'s

Marcio Rossetto
25/06/2008, 20:24
Ola Jossano

Tem certeza que existe relações diferentes para as engrenagens do cambio ?

Puxa Vida , isso vai ser uma mão na roda pro meu Niva que esta amarrado pacas com o ap 2.0 . Não só pro meu mais para muitos !

Vc pode pesquisar para mim uma relação mais longa para a quinta marcha ?

No caso seria uma engrenagem da quinta marcha menorzinha ? ou a do carrossel ( a motriz maior , mais será que cabe na carcaça?

Girti
25/06/2008, 23:03
Mas não é justamente pra evitar essas forçadas nos retentores que há o respiro :pensativo: ?

[]'s

É possível, mas será que dão conta de uma vazão maior? E se estiverem entupidas?

Como já escrevi, não sou expert no assunto, mas sempre desconfio destas dicas miraculosas, se fosse para caber mais um litro, isto deveria acontecer sem truques e malabarismos, afinal de contas, todo carro passa por anos de projetos e estudos, antes de ser lançado, por que haveriam de pisar na bola em um item tão elementar? :pensativo:

Enfim, quem quiser experimentar, que o faça, não serei eu quem irá impedí-lo!:discordo:

Luciano SHAKALL
26/06/2008, 00:37
"... não sei se a dica da inclinação do carro para encher mais a caixa de marchas é uma boa ídeia ... pelo que sei, e pelo que já ouvi por aí, se a caixa de câmbio estiver com muito óleo e este sofrer o natural aquecimento durante o uso do carro, este óleo, por não ter para onde ir, irá forçar as vedações da caixa, fazendo com que ocorram vazamentos ..."

"... Mas não é justamente pra evitar essas forçadas nos retentores que há o respiro :pensativo: ...?"
"... É possível, mas será que dão conta de uma vazão maior? E se estiverem entupidas? ... se fosse para caber mais um litro, isto deveria acontecer sem truques e malabarismos, afinal de contas, todo carro passa por anos de projetos e estudos, antes de ser lançado, por que haveriam de pisar na bola em um item tão elementar? :pensativo: ... "Bom, quanto aos respiros estarem entupidos.... :parede: Deixa pra lá :mrgreen: . . .

Mas sobre o fato da caixa do Niva requerer artifícios para sua correta lubrificação, a mim parece "aceiável",
principalmente se a 5ª do Niva for a "gambiarra" que você descreve no tópico Informações sobre o Lada Niva (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38573) (Post #148 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=583797&postcount=148)) :pensativo: . . .

[]'s

Girti
26/06/2008, 11:11
Bom, quanto aos respiros estarem entupidos.... :parede: Deixa pra lá :mrgreen: . . .

Mas sobre o fato da caixa do Niva requerer artifícios para sua correta lubrificação, a mim parece "aceiável",
principalmente se a 5ª do Niva for a "gambiarra" que você descreve no tópico Informações sobre o Lada Niva (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38573) (Post #148 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=583797&postcount=148)) :pensativo: . . .

[]'s

É uma gambiarra? Sei de outros carros, mais antigos, que tinham este mesmo tipo de caixa, talvez hoje em dia isto não se faça mais...
Em meus cinco Nivas, eu jamais tive um problema de desgaste prematuro da engrenagem da quinta marcha, embora eu a use bastante, em estradas e vias expressas, portanto não posso depor contra a lubrificação da caixa de câmbio, do jeito que é feita hoje em dia. Vou conversar com o Wilson a respeito desta forma diferente de se encher a caixa...

Luciano SHAKALL
26/06/2008, 14:23
"... É uma gambiarra? Sei de outros carros, mais antigos, que tinham este mesmo tipo de caixa, talvez hoje em dia isto não se faça mais... Vou conversar com o Wilson a respeito desta forma diferente de se encher a caixa..."Gil, não quiz "ofender" a caixa do Niva quando falei "gambiarra" :stop: , tanto que colquei "entre aspas" :wink: ...
Talvez tenha sido uma "escolha infeliz" do termo :oops: , mas o que eu quiz dizer, foi que, segundo você mesmo, essa caixa - e outras - não foram
inicialmente projetadas para ter 5 marchas, então - talvez :pensativo: - possam realmente ocorrer problemas de lubrificação em decorrencia dessa,
digamos assim, mdificação do projeto inicial :mrgreen: . . .
É opinião minha (passiva de está errada, e sujeita à mudanças :concordo: ) !

Realmente, o chamado "Mago Wilson" deve está por dentro de algo :pensativo: ...

[]'s

Girti
26/06/2008, 18:07
Gil, não quiz "ofender" a caixa do Niva quando falei "gambiarra" :stop: , tanto que colquei "entre aspas" :wink: ...
Talvez tenha sido uma "escolha infeliz" do termo :oops: , mas o que eu quiz dizer, foi que, segundo você mesmo, essa caixa - e outras - não foram
inicialmente projetadas para ter 5 marchas, então - talvez :pensativo: - possam realmente ocorrer problemas de lubrificação em decorrencia dessa,
digamos assim, mdificação do projeto inicial :mrgreen: . . .
É opinião minha (passiva de está errada, e sujeita à mudanças :concordo: ) !

Realmente, o chamado "Mago Wilson" deve está por dentro de algo :pensativo: ...

[]'s

Realmente, acho que o termo gambiarra é que deixou a coisa confusa... Que tal chamarmos de "remodelação"? :mrgreen: Ou de "revisão de projeto"? :mrgreen:

Ainda não falei com o Wilson, devo passar por lá amanhã, e vou conversar com ele a respeito deste "truque"!

emtsuhako
26/06/2008, 18:18
Camaradas, não manjo nada de termos mecânicos, por sso o que escrevo é opinião de usuário... Então, meu Niva teve todas as marchas fresadas (era esse o assunto do tópico, certo?) e ficou zero bala... o serviço foi feito pelo Albino, recomendadíssimo! Infelzimente, não por culpa dele, a terceira marcha começou a escapar... o Albino prontamente se comprometeu a solucionar o problema, sem qq custo. Problema que eu moro em Sorocaba e ele em Ribeirão Preto, "apenas" 450km de distância. Mas aqui na minha terrinha tb tem um ótimo mecânico de Niva (não é unanimidade, mas nunca pisou na bola comigo), que é o Marcão, da MacLada. Ele tem um macete simples, que é trocar as buchas de metal (parece que é um metal bem fino) por de plástico ou algo assim, pois as de metais amassam fácil e causam o problema das marchas escaparem. Como eu disse, não sou entendido de mecânico e, infelizmente, nem tenho tempo para aprender mecânica, mas, acredito eu, vale a pena vcs descobrirem qual o macete do Marcão. De qq forma, nunca mais escapou a terceira marcha... acredito que aconteça a mesma coisa com o Niva do Sérgio. O Marcão tem outros macetes, inclusive de retifica de motor original de 1.6 para 1.7 com pistões GM.

Marcio Rossetto
26/06/2008, 20:18
Gil , infelismente nem o Mago vai saber te explicar isso , até porque se os Engenheiros projetistas soubessem de Tribologia , não existiria tantas cagada de projetos por aí .

Ou melhor , o camarada hoje faz uma faculdade de Eng. Mecanica de seis anos , se forma e não sabe oque é indice de viscosidade de um óleo . Isso é um absurdo, porque não tem essa cadeira na Universidade .

Ja Carro alemão não tem esse problema , pois eles tem até doutorado em TRIBOLOGIA ou melhor TRIBOTÈCNICA . Pode ter certeza que o fluxo do óleo e mecanismo de lubrificação é pré projetado .

O Engenheiro que projetou o cambio do Niva , pensou o seguinte :
Como só há 2 reticulados ( a arvore primária e a secundária) , basta lubrificar o reticulado inferior , que por contato , o de cima também estará lubrificado , isso é claro , se engrenagem motora esta com óleo no seu flanco do seu dente, sua parceira , a movida, também estará em contato com o filme lubrificante .

Isso é trivial .

O problema é que existe uma leizinha :

Se rotação da engrenagem ( o certo é a velocidade tangencial ) se eleva , minimiza-se a viscosidade do óleo
Se a carga, vibração se eleva , maximiza-se a viscosidade do óleo

O problema é o seguinte , a quinta é a engrenagem de maior velocidade então , a viscosidade do óleo deveria ser no máximo um ISO VG 100 .

No entanto no cambio vai um ISO VG 220 ( SAE 90) , para atender a solicitação mecânica , por exemplo da primeira , segunda , etc . Carga , vibração..... para não ter desgaste ...

Oque acontece :

A engrenagem da quinta quando esta em alta velocidade , centrifuga o óleo , expusa ele para a sua lateral e então forma-se um vácuo ( acredite se quizer ) . Diante disso ela não passa mais a pescar o óleo . Ex; um creme de abacate no liquidificador , observe que não há abacate na hélice .

Para minimizar esse efeito ( observamos minimizar ) , não outra forma que submergi a engrenagem totalmente no óleo .

Claro que com isso a pressão do óleo aumenta junto à temperatura do cambio e vazamentos podem vir a surgir , mais são toleráveis .

Qualquer dia , tira a tampa da lavanca do cambio por cima , pega uma lanterna e verifica como esta o dente da sua quinta marcha ....:putz:

Pessoal desculpa o tamanho do testo e chatisse disso. :parede:

Realmente, acho que o termo gambiarra é que deixou a coisa confusa... Que tal chamarmos de "remodelação"? :mrgreen: Ou de "revisão de projeto"? :mrgreen:

Ainda não falei com o Wilson, devo passar por lá amanhã, e vou conversar com ele a respeito deste "truque"!

BACALHAU
26/06/2008, 20:47

Antigamente achava as aulas de matemática um saco. Hoje sei o valor delas.

Muito obrigado por esta aula "chata". Valeu. :concordo:
:palmas::palmas::palmas:

Girti
26/06/2008, 20:57
Gil , infelismente nem o Mago vai saber te explicar isso , até porque se os Engenheiros projetistas soubessem de Tribologia , não existiria tantas cagada de projetos por aí .

Ou melhor , o camarada hoje faz uma faculdade de Eng. Mecanica de seis anos , se forma e não sabe oque é indice de viscosidade de um óleo . Isso é um absurdo, porque não tem essa cadeira na Universidade .

Ja Carro alemão não tem esse problema , pois eles tem até doutorado em TRIBOLOGIA ou melhor TRIBOTÈCNICA . Pode ter certeza que o fluxo do óleo e mecanismo de lubrificação é pré projetado .

O Engenheiro que projetou o cambio do Niva , pensou o seguinte :
Como só há 2 reticulados ( a arvore primária e a secundária) , basta lubrificar o reticulado inferior , que por contato , o de cima também estará lubrificado , isso é claro , se engrenagem motora esta com óleo no seu flanco do seu dente, sua parceira , a movida, também estará em contato com o filme lubrificante .

Isso é trivial .

O problema é que existe uma leizinha :

Se rotação da engrenagem ( o certo é a velocidade tangencial ) se eleva , minimiza-se a viscosidade do óleo
Se a carga, vibração se eleva , maximiza-se a viscosidade do óleo

O problema é o seguinte , a quinta é a engrenagem de maior velocidade então , a viscosidade do óleo deveria ser no máximo um ISO VG 100 .

No entanto no cambio vai um ISO VG 220 ( SAE 90) , para atender a solicitação mecânica , por exemplo da primeira , segunda , etc . Carga , vibração..... para não ter desgaste ...

Oque acontece :

A engrenagem da quinta quando esta em alta velocidade , centrifuga o óleo , expusa ele para a sua lateral e então forma-se um vácuo ( acredite se quizer ) . Diante disso ela não passa mais a pescar o óleo . Ex; um creme de abacate no liquidificador , observe que não há abacate na hélice .

Para minimizar esse efeito ( observamos minimizar ) , não outra forma que submergi a engrenagem totalmente no óleo .

Claro que com isso a pressão do óleo aumenta junto à temperatura do cambio e vazamentos podem vir a surgir , mais são toleráveis .

Qualquer dia , tira a tampa da lavanca do cambio por cima , pega uma lanterna e verifica como esta o dente da sua quinta marcha ....:putz:

Não vi chatice nenhuma, ao contrário achei bastante interessante!

Marcio Rossetto
26/06/2008, 23:37
Bem camara , posso afirmar para vc ,porque ja desmontei algumas vezes o meu cambio do niva , não há nehuma bucha de metal .
Pelo contrário , eu estava pronto para botar o do chevete mais mudei de idéia quando eu mesmo topei me aventurar em arrumar meu cambio, até porque não tinha mais grana para pagar mecanicos .

O cambio do Niva é muito mais reforçado que o do chevette e muito mais simples , não existe arruelas de encosto , de regulagem e é como montar um quebra cabeça , não há como errar .

Inclusive a parte da primeira a quarta é uma obra prima .

A única arruela que existe ou bucha é a arruela cônica que vai na capa seca para apoiar o rolamento da quarta marcha ou do eixo pilloto.Inclusive se quebrar essa arruela , a quarta pode vir a escapar .

Agora oque eu notei , é que há dois tipos diferentes de rolamentos de rolo que apoiam o eixo primário ( o carrossel de engrenagens fixas ) . São eles constituidos de gaiola de metal e há também a opção dos com gaiolas de plástico. Observei isso quando comprei uns usados em bom estado na Sarancar .

Agora, a porca final que segura o eixo , que esta bem atrás do acoplamento de borracha , essa sim tem uma arruela trava que deve ser amassada para a porca não soltar . Se a porca soltar , todo o conjunto do reticulado de engrenagens passa a ficar com folga , aí nada funciona bem . Dessa forma a terceira passa a escapar.

Muitas vezes o principal problema de escapar marcha , consiste apenas na pressão irregular das molinhas que pressionam o garfo .

Agora o mecanismo da quinta realmente é uma adaptação e o maior problema é quebrar o parafuso da quinta marcha . Qualquer dia desmonto o meu cambio de novo e vou levar num toneiro para aumentar a rosca do parafuso da quinta marcha e com isso colocar um de 1/2 polegada de diametro , aí nunca mais vai quebrar.

Camaradas, não manjo nada de termos mecânicos, por sso o que escrevo é opinião de usuário... Então, meu Niva teve todas as marchas fresadas (era esse o assunto do tópico, certo?) e ficou zero bala... o serviço foi feito pelo Albino, recomendadíssimo! Infelzimente, não por culpa dele, a terceira marcha começou a escapar... o Albino prontamente se comprometeu a solucionar o problema, sem qq custo. Problema que eu moro em Sorocaba e ele em Ribeirão Preto, "apenas" 450km de distância. Mas aqui na minha terrinha tb tem um ótimo mecânico de Niva (não é unanimidade, mas nunca pisou na bola comigo), que é o Marcão, da MacLada. Ele tem um macete simples, que é trocar as buchas de metal (parece que é um metal bem fino) por de plástico ou algo assim, pois as de metais amassam fácil e causam o problema das marchas escaparem. Como eu disse, não sou entendido de mecânico e, infelizmente, nem tenho tempo para aprender mecânica, mas, acredito eu, vale a pena vcs descobrirem qual o macete do Marcão. De qq forma, nunca mais escapou a terceira marcha... acredito que aconteça a mesma coisa com o Niva do Sérgio. O Marcão tem outros macetes, inclusive de retifica de motor original de 1.6 para 1.7 com pistões GM.

SERGIO MOLLO
26/06/2008, 23:50
Amigo Marcio; Meu cambio está desmontado (reserva), será que se a gente combinar voce daria uma olhada nele para ver o que é presciso fazer para deixa-lo em dia?,pois percebi que voce tem bastante conhecimento no assunto.Abraços Sergio:idea:

Jossano
26/06/2008, 23:53
Gente

Da para traduzir o site do www.nivashop.ru com o babelfish do yahoo

mas para ingles

tem muita coisa legal... e tb da para ver relacoes de engrenagens diferentes tanto para o cambio, diferencial e caixa de transferencia

Marcio...
Tribologia??? Faz tempo que nao vejo ninguem faar nisso :)

realmente o cambio do Niva é bronco... o unico problema que vejo é a proca re segura a helice da saida... ale de travar é bom colocar trava rsca forte... o cambio do niva so estoura pq aquela arruela frouxa e ai a arvore segundaria deloca e rebenta tudo..... eu acho que seria bom fazer uma cupilha ali ao inves de aquela trava sem vergonha

abracos a todos

Jossano

Marcio Rossetto
26/06/2008, 23:57
Com certeza Sergio , inclusive se vc quizer aprender até te ensino a montar .

O problema é que agora eu estou em Betim , amanhã na capital KM 21 da Rapozo( junto com a minha esposa que não a vejo a 20 dias ) e só nesse fim de semana , porque no domingo estarei pegando um voo para Curitiba .

Agora vc ja abriu o seu cambio ?

Amigo Marcio; Meu cambio está desmontado (reserva), será que se a gente combinar voce daria uma olhada nele para ver o que é presciso fazer para deixa-lo em dia?,pois percebi que voce tem bastante conhecimento no assunto.Abraços Sergio:idea:

SERGIO MOLLO
27/06/2008, 00:06
Marcio: não tenho pressa nenhuma,pois como disse este cambio é o reserva, pois quando ele pifou eu comprei outro(R$500,00),e coloquei . o cambio esta todo desmontado,mas não fui eu ,foi o mecânico,ele estava escapando a quarta,depois a segunda e por fim a quinta, mas depois que tirou ele fora, vimos que a porca é que estava solta.`nao entendo quase nada de câmbio, mas tenho a imprssão que é só questão de ajuste. Abs Sergio

Marcio Rossetto
27/06/2008, 00:07
Jossano , realmente essa porca é chave de muitos problemas .
A porca original quando é nova e a arrulea trava até que não ruins , o problema é que desmontamos e depois temos uma novinha . Ja procurei uma similar na casa de parfuso e não achei .

TRIBOLOGIA , pois é :putz:

Se o XUD tivesse um radiador de óleo por exemplo , muitos problemas seriam resolvidos . Eu quando tinha o meu JPX , só usava óleo sintético de base Ester ( nem existe isso para vender em postos ) .
Vendi ele com 170 mil km , o motor estava um relógio .

Agora , nehum óleo de base mineral suporta o diferencial de temperatura de um motor que hora trabalha a 60 , hora a 80 , hora a 60 , hora a 110 graus .....

Gente

Da para traduzir o site do www.nivashop.ru (http://www.nivashop.ru) com o babelfish do yahoo

mas para ingles

tem muita coisa legal... e tb da para ver relacoes de engrenagens diferentes tanto para o cambio, diferencial e caixa de transferencia

Marcio...
Tribologia??? Faz tempo que nao vejo ninguem faar nisso :)

realmente o cambio do Niva é bronco... o unico problema que vejo é a proca re segura a helice da saida... ale de travar é bom colocar trava rsca forte... o cambio do niva so estoura pq aquela arruela frouxa e ai a arvore segundaria deloca e rebenta tudo..... eu acho que seria bom fazer uma cupilha ali ao inves de aquela trava sem vergonha

abracos a todos

Jossano

Marcio Rossetto
27/06/2008, 00:18
O primeiro passo Sérgio é vc lavar todas as peças bem lavadas com óleo diesel e depois com tiner para tirar a oleosidade .

Depois vc checa primeiro as engrenagens fixas do carrossel .
Verifica o estado dos dentes . Começa pela cabeça do dente , passa o dedo e verifica se não há rebarba . Verifica se não tem nehum dente lascado , se não há nehum pitting , Scoring , ou seja , amassamentos , riscos , rugosidade . Tudo tem que estar lizinho .

Para ver se há desgaste , olhe o dente por cima e observe a espessura do dente . Compara com os outros . Vai ver que tem aguns levemente mais finos . A espessura tem que estar no mínimo entre uns 3 mm.

Começa por aí ....

Marcio: não tenho pressa nenhuma,pois como disse este cambio é o reserva, pois quando ele pifou eu comprei outro(R$500,00),e coloquei . o cambio esta todo desmontado,mas não fui eu ,foi o mecânico,ele estava escapando a quarta,depois a segunda e por fim a quinta, mas depois que tirou ele fora, vimos que a porca é que estava solta.`nao entendo quase nada de câmbio, mas tenho a imprssão que é só questão de ajuste. Abs Sergio

VKASP
27/06/2008, 11:39
Já aprendi mais aqui que em quatro anos de escola técnica...:lol::lol::lol:

Luciano SHAKALL
27/06/2008, 15:42
"... De uma olhada nesse site, la tem as relacoes dos diferenciais: www.nivashop.ru ..."
"... Jossano, será que não há uma versão do site em húngaro, mais fácil de se entender? :mrgreen::mrgreen::mrgreen: ..."
"... Da para traduzir o site do www.nivashop.ru com o babelfish do yahoo, mas para ingles ..."Jossano, O site realmente é bem legal :concordo: .

Para quem, como eu, é um usuário do Browser FireFox (http://baixaki.ig.com.br/download/Mozilla-Firefox.htm), existe a opção da Barra de Ferramentas FoxLingo (http://baixaki.ig.com.br/download/FoxLingo.htm),
com a opção de tradução on-line de (praticamente) qualquer idioma, para (também - praticamente) qualquer idioma...
Traduzi esse site para o portugês (do Brasil) usando essa barra... (Veja as ScreenShots abaixo - A 2ª com zoom).

Gil, você que gosta de ler em húngaro :mrgreen: , dá uma olhada nesse: http://www.zsiguli.hu/ .
É sério.... tem muita coisa legal lá ;-) .....

Márcio.... Sem palavras :palmas: :palmas: :palmas: ....
Esse tópico vai para meus arquivos para referências futuras :concordo: ...

[]'s

Girti
27/06/2008, 16:14

Hoje conversei com o Wilson e o Alcides (dono da oficina) a respeito de idéia de inclinar o carro para caber mais óleo na caixa de câmbio. A reação de ambos foi uma risada, disseram praticamente o mesmo que eu escrevi aqui, ou seja, se colocarmos mais óleo do que o especificado, a pressão deste óleo fará com que haja vazamentos pelos retentores (o respiro não dá conta) e/ou quebras. Aliás, o Wilson me disse que já consertou algumas caixas de câmbio quebradas que, ao ser aberto o bujão, tinham excesso de óleo, causador da quebra.

Chegamos à conclusão de que o procedimento é de alto risco, válido, talvez, para trechos curtos (no caso, etapas da competição), onde não dá tempo de estourar os retentores e/ou quebrar algo. Ou seja, colocam 1 litro a mais, rodam uma etapa, trocam os retentores, colcam 1 litro a mais, correm outra etapa... meio trabalhoso, não? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Marcio Rossetto
29/06/2008, 23:33
Pó Luciano , eu morro de vergonha ....
To devendo enviar a graxa especial que te prometi ja faz tempo , para suas Homocinéticas , inclusive esta separada , so falta levar no correio .
Da um desconto porque minha vida esta uma loucura .
Anteontem estava em Betim, hoje de manhã em São Paulo e agora estou numa Internet em Curitiba .
Meu Niva ja faz um ano que nem dou partida , e o forum para mim se tornou um espaço para descontarir o Cranio , etc .

Marcio Rossetto
29/06/2008, 23:45
Antes de dar risada , agora pergunta para o Dr. Wilson oque é Tribologia , ou classes de lubrificantes , qual a diferência da classe SF , SL ... para óleos de motores , ou como funciona os aditivos Ep a base de fosforo , enxofre e cloro , quais as reações possíveis com composto de bronze , me desculpe, mas os mecânicos podem ser bons , mas de lubrificação não sei não . :putz:
Não encare isso como uma agressividade , sou Técnico Mecânico, Eng Mecânico e Físico e eles não tem culpa , nunca nem na universidades, falam sobre TRIBOLOGIA . Por isso vem o alerta , pense bem no assunto .

Inclusive , pergunta para ele se uma coroa com dentes ímpares pode casar com uma coroa com dente par .....

Inclusive desmonta a tampa do seu trambulador e verifica a sua engrenagem da quinta marcha . :concordo:

Hoje conversei com o Wilson e o Alcides (dono da oficina) a respeito de idéia de inclinar o carro para caber mais óleo na caixa de câmbio. A reação de ambos foi uma risada, disseram praticamente o mesmo que eu escrevi aqui, ou seja, se colocarmos mais óleo do que o especificado, a pressão deste óleo fará com que haja vazamentos pelos retentores (o respiro não dá conta) e/ou quebras. Aliás, o Wilson me disse que já consertou algumas caixas de câmbio quebradas que, ao ser aberto o bujão, tinham excesso de óleo, causador da quebra.

Chegamos à conclusão de que o procedimento é de alto risco, válido, talvez, para trechos curtos (no caso, etapas da competição), onde não dá tempo de estourar os retentores e/ou quebrar algo. Ou seja, colocam 1 litro a mais, rodam uma etapa, trocam os retentores, colcam 1 litro a mais, correm outra etapa... meio trabalhoso, não? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Girti
30/06/2008, 00:30
Antes de dar risada , agora pergunta para o Dr. Wilson oque é Tribologia , ou classes de lubrificantes , qual a diferência da classe SF , SL ... para óleos de motores , ou como funciona os aditivos Ep a base de fosforo , enxofre e cloro , quais as reações possíveis com composto de bronze , me desculpe, mas os mecânicos podem ser bons , mas de lubrificação não sei não . :putz:
Não encare isso como uma agressividade , sou Técnico Mecânico, Eng Mecânico e Físico e eles não tem culpa , nunca nem na universidades, falam sobre TRIBOLOGIA . Por isso vem o alerta , pense bem no assunto .

Inclusive , pergunta para ele se uma coroa com dentes ímpares pode casar com uma coroa com dente par .....

Inclusive desmonta a tampa do seu trambulador e verifica a sua engrenagem da quinta marcha . :concordo:

:?::?::?::?::?::?:

Márcio, estávamos falando de QUANTIDADE, e não de QUALIDADE de óleo! O cárter tem uma certa capacidade especificada pela fábrica, o que ultrapassar vai ser demais, e algo irá acontecer. O Wilson já me disse o que iria acontecer, e eu acredito nele, mesmo porque já passei por situação semelhante em um carro meu, há muitos anos (não era um Niva), quando o cara da troca de óleo, para ganhar uns tostões a mais (o óleo do cárter é medida por aquela geringonça acionada por uma manivela, cada volta corresponde a certa quantidade de óleo, se ele conseguisse colocar mais óleo, podia cobrar mais), encheu demais o cárter de meu carro. Felizmente, o estrago foi pequeno, eu comecei a achar que o câmbio estava com um ruído estranho, e apareceu um vazamento de óleo em minha garagem, levei meu carro a um mecânico (que não era o Wilson, que só conheci muitos anos depois), e ele, ao abrir o bujão de exame do cárter, levou um banho de óleo quente, que quase o queimou. Tive que deixar o carro lá, para troca dos retentores, felizmente nada aconteceu ao câmbio (o mecânico disse que, se eu tivesse rodado muito daquele jeito, principalmente se eu tivesse viajado (alta rotação, aquecimento maior do óleo e das engrenagens), provavelmente eu teria quebrado algo no câmbio, devido aos esforços excessivos dentro da caixa de câmbio), o prejuízo se limitou às vedações e à mão de obra. Desnecessário dizer que fui até a troca de óleo que executou o serviço e soltei o verbo, depois nunca mais pus os pés lá!

Quanto à quinta marcha, a engrenagem é, de fato, mais fraca (fina) que as demais, e sua durabilidade é menor, pois o uso a deixará ainda mais fina. Mas não quebra à toa, e sim quando é forçada ou leva trancos. Em meus Nivas, jamais tive uma engrengem quebrada durante o uso (ou seja, que me obrigasse a parar e rebocar o carro), as trocas ocorreram apenas durante manutenções normais (trocas de rolamentos e/ou outros componentes da caixa, devido ao desgaste normal)

Marcio Rossetto
30/06/2008, 21:24
Gil , se vc verificar o quanto é baixa a quantidade de óleo de 1 litro apenas no cambio do Niva , vc mudará de idéia .

Trata-se de um banho suficiente so para melar as engrenagens .Banha menos da metade do carrossel de engrenagens fixas .
Talvez isso , devido ao frio negativo na Russia . um excesso de óleo pode realmente congelar e travar as engrenagens , dificultar o engate . Mas não no Brasil ....

O niva tem 2 bujões o primeiro de cima e o outro de baixo . O nivel do manual é o de baixo que cabe 1 litro.

Agora quanto a origem disso , no manual de mecanico até o desenho do cambio é de 4 marchas , lógico que um litro é para o cambio de 4 marchas .

Quanto ao cambio de cinco , puxa vida aumentou um conjunto de engrenagens , será que o Russo revisou o manual .

Eu entendo que 1 ou 1,5 litros é o nível mínimo e 3 litros nível máximo .

O nivel do bujão de cima são mais ou menos tres litros .

Eu no meu Niva coloco 2 a 2,5 e te garanto que não vaza nada e nem vai forçar retentor nenhum.

Agora eu ratifico para vc , mecânico não entende de nada de lubrificação .

Quanto ao histórico e conhecimento pratico do seu Niva , até entendo da sua experiência e isso é válido , mas não podemos simplesmente considerar isso. O fato muito maior é que muitos amigos da comunidade, tem problemas precoce com o cambio do niva ( desgate excessivo dos garfos superiores e rolamentos ) e a quinta marcha .

O gozado é que o cambio do niva é muito mais robusto que o cambio do chevette , mas é difícil encontrar algum que não esteja nem com 100 mil km de uso e muito desgastado .