Conectar

Ver Versão Completa : 4x4 não desengata.

gpolachini
23/06/2008, 10:43
Pessoal,

Acabo de comprar um CJ 5 ano 75, inteiro original, porem já estou com minha primeira duvida.

A minha tração 4x4 está engatada e a mesma não desengata, tento coloca-la para frente mas não desengata, se tento engatar a reduzida a mesma só fica na posição desligada ou na posição de neutro.

Alguem sabe o que pode ser ?

O que pode acontecer se eu andar a mais de 40km/h com o 4x4 engatado ?

Obrigado

Danniel Pizatto
23/06/2008, 11:47
Você tem rodas-livre? Se sim, tente desengatar elas antes de tentar desligar o 4x4.

Outras possibilidades:

Relações diferentes (se for isso, acho que já teria moído tudo ao andar no asfalto)
Esfera/mola do garfo travada
Solda-lock do antigo dono :mrgreen:

gpolachini
23/06/2008, 11:54
Não tenho roda livre não, ele está original.

rubensx
23/06/2008, 11:57
já deu uma ré antes de tentar desengatar?

sua roda livre automatica pode estar engripada

Danniel Pizatto
23/06/2008, 11:57
Bom, de qualquer forma ele teria que desengatar mesmo sem roda-livre.

Talvez tenha que abrir a transferência pra ver o que está acontecendo. vamos ver o que os outros colegas sugerem.

Julinot
23/06/2008, 12:22
Caro...
fale com o antigo proprietário.
Se já veio assim, a responsabilidade também é dele.

Abraços a todos...

Pessoal,

Acabo de comprar um CJ 5 ano 75, inteiro original, porem já estou com minha primeira duvida.

A minha tração 4x4 está engatada e a mesma não desengata, tento coloca-la para frente mas não desengata, se tento engatar a reduzida a mesma só fica na posição desligada ou na posição de neutro.

Alguem sabe o que pode ser ?

O que pode acontecer se eu andar a mais de 40km/h com o 4x4 engatado ?

Obrigado

gpolachini
23/06/2008, 14:41
Ele não veio assim, ontem engatei a tração e a reduzida normal, quando fui engatar um segunda vez ela não desengatou mais.
Abraço

Sergio Rocha
23/06/2008, 16:41
Ele não veio assim, ontem engatei a tração e a reduzida normal, quando fui engatar um segunda vez ela não desengatou mais.
Abraço

Normalmente essas alavancas não tem um engate muito suave.Mas de qualquer maneira não esqueça que a reduzida só entra ou sai com a tração na posicão de 4x4 ( alavanca pra trás).E que a tração só sai de 4x4 se a reduzida estiver desligada.
Tenta andar um pouco pra frente e puxe com bastante força a alavanca.

[]'

leopoldo
23/06/2008, 18:58
Se não tem RL e andou por aí com a 4x4 ligada, há o encavalamento da engrenagem ( binding = uma força contra a outra) da 4x4 que pode desencavalar indo de ré e puxando a alavanca.

As vezes necessita ir para trás, dar uma boa brecada, fazer de novo, até a marcha desengatar.

Depois, é só conferir as relações e diametro dos pneus: afetam também o processo de binding

netuno
23/06/2008, 20:07
Pegando uma carona no tópico criado pelo colega:
Meu jeep está com RL AVM manuais, instaladas há poucos meses. Mesmo elas estando desligadas (girando as RL na posição anti-horaria, 4x2) qdo coloca as alavancas de 4x4 e reduzida na posição ON, ou seja, 4x4 pra trás e reduzida pra frente, engata o cardã dianteiro e a reduzida. Isto significa que as RL não estão liberando o sistema de transmissão ?

Obrigado por qualquer informação dos "expertos" !

gpolachini
23/06/2008, 20:34
Pessoal, consegui resolver o problema.
Fiz o que o pessoal falou, dei um ré e depois coloquei a reduzida na posição de neutro e ai consegui desengatar a tração. Agora está resolvido.

Obrigado a todos[]

Sergio Rocha
23/06/2008, 20:35
Pegando uma carona no tópico criado pelo colega:
Meu jeep está com RL AVM manuais, instaladas há poucos meses. Mesmo elas estando desligadas (girando as RL na posição anti-horaria, 4x2) qdo coloca as alavancas de 4x4 e reduzida na posição ON, ou seja, 4x4 pra trás e reduzida pra frente, engata o cardã dianteiro e a reduzida. Isto significa que as RL não estão liberando o sistema de transmissão ?

Obrigado por qualquer informação dos "expertos" !

A função das RL é a de conectar ou não as rodas aos semi eixos.
Se vc engata o 4x4 e a reduzida vc conecta o cardan dianteiro a t case..O cardan gira fazendo girar tb o diferencial dianteiro e os semi eixos.Para que isso tudo chegue as rodas é nescessário que a Rl esteja ligada.
Ao contrário, se vc ligar só as Rl elas farão girar todo o sistema até a T-case.Não terá nenhum efeito prático se a alavanca do 4x4 não estiver acionada.

[]'

netuno
23/06/2008, 21:04
Perfeita sua "aula" Sergio. Como iniciante no ramo, agora to entendo como funciona a coisa. Então, mesmo estando as RL desligadas (em 4x2) qdo aciono as alavancas 4x4 e reduzida estou acionando o cardã dianteiro. Mas ainda fiquei com uma pequena duvida: no meu caso, tenho a impressão que além de acionar o cardã dianteiro está passando força para as rodas (dianteiras, claro) pois o jeep se move meio aos "trancos" dando a sensação que realmente estão engatadas em 4x4 e reduzida, embora as RL estejam em 4x2. Será possivel isto acontecer ?

leopoldo
24/06/2008, 18:58
Nada a ver.

A RL desengata a PONTA de eixo da roda, enquanto que tudo gira.

rubensx
24/06/2008, 21:03
viu marcha ré milagrosa hehehe lembro-me quando isso acontecia no 62 que tinha que era automatica, conselho troca essa roda livre urgente além disso te deixar na mão pode te ferrar a vida

netuno
24/06/2008, 21:22
Nada a ver.

A RL desengata a PONTA de eixo da roda, enquanto que tudo gira.

Leopoldo, confesso que não entendi sua resposta.
Sou leigo no assunto, por favor seja mais explícito.

Obrigado

rubensx
24/06/2008, 21:57
ele quis dizer que quando vc desativa o 4x4 na roda livre (posição 4x2) vc desliga a ponta de eixo (o cubo de roda com a roda que estão presos juntos) do resto do semi eixo, diferencial e cardã dianteiro.

Caso vc ligue o 4x4 nas alavancas e não ligue as rodas-livres (AVM etc) na posição 4x4 vc estará ainda em 4x2 mas verá o cardã dianteiro rodando como se estivesse 4x4

As rodas livres só desligam a ponta de eixo não o cardã, satelite, coroa e pinhào nada disso, só a ponta!

netuno
24/06/2008, 22:31
Valeu a lição dos Mestres Leopoldo e Rubens.:palmas:
Então vamos ver se aprendi mesmo!
A minha garagem tem uma rampa relativamente acentuada. Qdo vou guardar o jeep (geralmente guardo de ré), as rodas traseiras patinam e o jeep não sobe, mas se eu engato as alavancas 4x4 e reduzida ele sobe a rampa aos "trancos" (mesmo estando as RL em 4x2)... Ou seja, está passando força às rodas dianteiras...Aí vem minha pergunta: então pra que ligar as RL em 4x4, se ao acionar as alavancas dentro do jeep o efeito é o mesmo? :parede:
Daí minha preocupação que as RL, embora relativamente novas, estejam com problema...
Prometo que não incomodo mais, he,he,he!!!
Obrigado

Sergio Rocha
24/06/2008, 22:48
Perfeita sua "aula" Sergio. Como iniciante no ramo, agora to entendo como funciona a coisa. Então, mesmo estando as RL desligadas (em 4x2) qdo aciono as alavancas 4x4 e reduzida estou acionando o cardã dianteiro. Mas ainda fiquei com uma pequena duvida: no meu caso, tenho a impressão que além de acionar o cardã dianteiro está passando força para as rodas (dianteiras, claro) pois o jeep se move meio aos "trancos" dando a sensação que realmente estão engatadas em 4x4 e reduzida, embora as RL estejam em 4x2. Será possivel isto acontecer ?

Para isso acontecer, só se a RL não está desengatando.
Coloque em 4x2 e desengate as RL.Ande para frente e peça a alguem para ver se o cardan gira. Se ele girar é porque as RL não estão desengatando.
Caso isso aconteça, desmonte as Rl lave bem com querozene ou gasolina, lubrifique com um pouco de graxa.Note, que é só um pouco de graxa, muita graxa atrapalha o funcionamento.

[]'

netuno
25/06/2008, 14:17
Obrigado pessoALL,
Vou verificar conforme sugestão do Sergio. Se necessário desmonto as RL e faço uma limpeza.

Eduvaldo Sapão
25/06/2008, 16:55
Para isso acontecer, só se a RL não está desengatando.
Coloque em 4x2 e desengate as RL.Ande para frente e peça a alguem para ver se o cardan gira. Se ele girar é porque as RL não estão desengatando.
Caso isso aconteça, desmonte as Rl lave bem com querozene ou gasolina, lubrifique com um pouco de graxa.Note, que é só um pouco de graxa, muita graxa atrapalha o funcionamento.

[]'
A roda livre não é melhor lubrificar com óleo (tipo óleo de motor?)
Sds c dúvida.

Sergio Rocha
25/06/2008, 16:57
A roda livre não é melhor lubrificar com óleo (tipo óleo de motor?)
Sds c dúvida.

Eu particularmente prefiro graxa, porque é mais difícil de sair, quando em contato com água.

[]'

Agora tenho 4x4
07/07/2008, 21:08
Boa noite leopoldo, tudo bem?
Amigo procurei vc para fazer uma pergunta, pois percebi que tu manja pacas de jeep !! Parabens !!
Tenho um Cj5 - 1974 e estou com um problema desde (25/06/08) quando fui lubrificar o diferencial dianteiro, retirei o bujão, e percebi que tava cheio de graxa, acredito que entrou graxa dos munhões dentro da bola do diferencial(encheu).

Então:
Nesse FDS, abri o diferencial e retirei toda a graxa de dentro, limpei com um pincel e tb com um jato de diesel.
Fui informado por um mecanico especializado em 4x4, que deverá ser trocado os retentores dos munhões e limpar tudo por dentro entre os munhões e a bola do diferencial
Como o diferencial já está limpo, e com a tampa vedada com silicone de alta temperatura, minha duvida:
Posso colocar o óleo SAE90 no diferencial e ligar a tração dianteira para dar uma misturada do óleo nas engrenagens? (pois já faz um tempo que não ligo)
Esse mecânico me cobrou R$ 300,00 de M.O., achei meio caro........
Se eu ligar a tração dianteira tem perigo da graxa dos munhões voltar a entrar no diferencial, assim misturando com o óleo que dentro está?
Ficou meio bagunçado as palavras mais é isso mesmo que estou precisando.....
Desde já muito Obrigado Amigão !!

Renato

leopoldo
08/07/2008, 18:52
É um tanto improvável a graxa ter migrado do munhão para o diferencial uma vez que entre os 2 há (ou deveria haver) um retentor (interno, dentro da tubeira).

Eu até acredito num óleo 140 bem velho e contaminado ou ainda, alguém ter enfiado graxa mesmo.

No caso do retentor do munhão, é uma questão de inspeção do estado geral do mesmo, para decidir se necessita ser trocado ou não. O problema de munhão é rolamento e o retentor fica em 2º prioridade.

Para o diferencial, use óleo hipóide 90. (se puder optar por multiviscoso e/ou sintetico, melhor)

Pode não ... deve girar o diferencial para o óleo lubrificar principalmente a parte superior da coroa, porque pode aparecer corrosão brava lá.

E finalmente, como eu disse, SE o seu diferencial dianteiro está montado como deve, há um retentor interno. Esse retentor só pode ser trocado SE vc desmonta o diferencial (remove a caixa diferencial de dentro da carcaça). Assim, NÃO HÁ a possibilidade de misturar graxa no óleo.