Ver Versão Completa : 4x4 não desengata.
gpolachini
23/06/2008, 10:43
Pessoal,
Acabo de comprar um CJ 5 ano 75, inteiro original, porem já estou com minha primeira duvida.
A minha tração 4x4 está engatada e a mesma não desengata, tento coloca-la para frente mas não desengata, se tento engatar a reduzida a mesma só fica na posição desligada ou na posição de neutro.
Alguem sabe o que pode ser ?
O que pode acontecer se eu andar a mais de 40km/h com o 4x4 engatado ?
Obrigado
Danniel Pizatto
23/06/2008, 11:47
Você tem rodas-livre? Se sim, tente desengatar elas antes de tentar desligar o 4x4.
Outras possibilidades:
Relações diferentes (se for isso, acho que já teria moído tudo ao andar no asfalto)
Esfera/mola do garfo travada
Solda-lock do antigo dono :mrgreen:
gpolachini
23/06/2008, 11:54
Não tenho roda livre não, ele está original.
já deu uma ré antes de tentar desengatar?
sua roda livre automatica pode estar engripada
Danniel Pizatto
23/06/2008, 11:57
Bom, de qualquer forma ele teria que desengatar mesmo sem roda-livre.
Talvez tenha que abrir a transferência pra ver o que está acontecendo. vamos ver o que os outros colegas sugerem.
Caro...
fale com o antigo proprietário.
Se já veio assim, a responsabilidade também é dele.
Abraços a todos...
Pessoal,
Acabo de comprar um CJ 5 ano 75, inteiro original, porem já estou com minha primeira duvida.
A minha tração 4x4 está engatada e a mesma não desengata, tento coloca-la para frente mas não desengata, se tento engatar a reduzida a mesma só fica na posição desligada ou na posição de neutro.
Alguem sabe o que pode ser ?
O que pode acontecer se eu andar a mais de 40km/h com o 4x4 engatado ?
Obrigado
gpolachini
23/06/2008, 14:41
Ele não veio assim, ontem engatei a tração e a reduzida normal, quando fui engatar um segunda vez ela não desengatou mais.
Abraço
Sergio Rocha
23/06/2008, 16:41
Ele não veio assim, ontem engatei a tração e a reduzida normal, quando fui engatar um segunda vez ela não desengatou mais.
Abraço
Normalmente essas alavancas não tem um engate muito suave.Mas de qualquer maneira não esqueça que a reduzida só entra ou sai com a tração na posicão de 4x4 ( alavanca pra trás).E que a tração só sai de 4x4 se a reduzida estiver desligada.
Tenta andar um pouco pra frente e puxe com bastante força a alavanca.
[]'
leopoldo
23/06/2008, 18:58
Se não tem RL e andou por aí com a 4x4 ligada, há o encavalamento da engrenagem ( binding = uma força contra a outra) da 4x4 que pode desencavalar indo de ré e puxando a alavanca.
As vezes necessita ir para trás, dar uma boa brecada, fazer de novo, até a marcha desengatar.
Depois, é só conferir as relações e diametro dos pneus: afetam também o processo de binding
Pegando uma carona no tópico criado pelo colega:
Meu jeep está com RL AVM manuais, instaladas há poucos meses. Mesmo elas estando desligadas (girando as RL na posição anti-horaria, 4x2) qdo coloca as alavancas de 4x4 e reduzida na posição ON, ou seja, 4x4 pra trás e reduzida pra frente, engata o cardã dianteiro e a reduzida. Isto significa que as RL não estão liberando o sistema de transmissão ?
Obrigado por qualquer informação dos "expertos" !
gpolachini
23/06/2008, 20:34
Pessoal, consegui resolver o problema.
Fiz o que o pessoal falou, dei um ré e depois coloquei a reduzida na posição de neutro e ai consegui desengatar a tração. Agora está resolvido.
Obrigado a todos[]
Sergio Rocha
23/06/2008, 20:35
Pegando uma carona no tópico criado pelo colega:
Meu jeep está com RL AVM manuais, instaladas há poucos meses. Mesmo elas estando desligadas (girando as RL na posição anti-horaria, 4x2) qdo coloca as alavancas de 4x4 e reduzida na posição ON, ou seja, 4x4 pra trás e reduzida pra frente, engata o cardã dianteiro e a reduzida. Isto significa que as RL não estão liberando o sistema de transmissão ?
Obrigado por qualquer informação dos "expertos" !
A função das RL é a de conectar ou não as rodas aos semi eixos.
Se vc engata o 4x4 e a reduzida vc conecta o cardan dianteiro a t case..O cardan gira fazendo girar tb o diferencial dianteiro e os semi eixos.Para que isso tudo chegue as rodas é nescessário que a Rl esteja ligada.
Ao contrário, se vc ligar só as Rl elas farão girar todo o sistema até a T-case.Não terá nenhum efeito prático se a alavanca do 4x4 não estiver acionada.
[]'
Perfeita sua "aula" Sergio. Como iniciante no ramo, agora to entendo como funciona a coisa. Então, mesmo estando as RL desligadas (em 4x2) qdo aciono as alavancas 4x4 e reduzida estou acionando o cardã dianteiro. Mas ainda fiquei com uma pequena duvida: no meu caso, tenho a impressão que além de acionar o cardã dianteiro está passando força para as rodas (dianteiras, claro) pois o jeep se move meio aos "trancos" dando a sensação que realmente estão engatadas em 4x4 e reduzida, embora as RL estejam em 4x2. Será possivel isto acontecer ?
leopoldo
24/06/2008, 18:58
Nada a ver.
A RL desengata a PONTA de eixo da roda, enquanto que tudo gira.
viu marcha ré milagrosa hehehe lembro-me quando isso acontecia no 62 que tinha que era automatica, conselho troca essa roda livre urgente além disso te deixar na mão pode te ferrar a vida
Nada a ver.
A RL desengata a PONTA de eixo da roda, enquanto que tudo gira.
Leopoldo, confesso que não entendi sua resposta.
Sou leigo no assunto, por favor seja mais explícito.
Obrigado
ele quis dizer que quando vc desativa o 4x4 na roda livre (posição 4x2) vc desliga a ponta de eixo (o cubo de roda com a roda que estão presos juntos) do resto do semi eixo, diferencial e cardã dianteiro.
Caso vc ligue o 4x4 nas alavancas e não ligue as rodas-livres (AVM etc) na posição 4x4 vc estará ainda em 4x2 mas verá o cardã dianteiro rodando como se estivesse 4x4
As rodas livres só desligam a ponta de eixo não o cardã, satelite, coroa e pinhào nada disso, só a ponta!
Valeu a lição dos Mestres Leopoldo e Rubens.:palmas:
Então vamos ver se aprendi mesmo!
A minha garagem tem uma rampa relativamente acentuada. Qdo vou guardar o jeep (geralmente guardo de ré), as rodas traseiras patinam e o jeep não sobe, mas se eu engato as alavancas 4x4 e reduzida ele sobe a rampa aos "trancos" (mesmo estando as RL em 4x2)... Ou seja, está passando força às rodas dianteiras...Aí vem minha pergunta: então pra que ligar as RL em 4x4, se ao acionar as alavancas dentro do jeep o efeito é o mesmo? :parede:
Daí minha preocupação que as RL, embora relativamente novas, estejam com problema...
Prometo que não incomodo mais, he,he,he!!!
Obrigado
Sergio Rocha
24/06/2008, 22:48
Perfeita sua "aula" Sergio. Como iniciante no ramo, agora to entendo como funciona a coisa. Então, mesmo estando as RL desligadas (em 4x2) qdo aciono as alavancas 4x4 e reduzida estou acionando o cardã dianteiro. Mas ainda fiquei com uma pequena duvida: no meu caso, tenho a impressão que além de acionar o cardã dianteiro está passando força para as rodas (dianteiras, claro) pois o jeep se move meio aos "trancos" dando a sensação que realmente estão engatadas em 4x4 e reduzida, embora as RL estejam em 4x2. Será possivel isto acontecer ?
Para isso acontecer, só se a RL não está desengatando.
Coloque em 4x2 e desengate as RL.Ande para frente e peça a alguem para ver se o cardan gira. Se ele girar é porque as RL não estão desengatando.
Caso isso aconteça, desmonte as Rl lave bem com querozene ou gasolina, lubrifique com um pouco de graxa.Note, que é só um pouco de graxa, muita graxa atrapalha o funcionamento.
[]'
Obrigado pessoALL,
Vou verificar conforme sugestão do Sergio. Se necessário desmonto as RL e faço uma limpeza.
Eduvaldo Sapão
25/06/2008, 16:55
Para isso acontecer, só se a RL não está desengatando.
Coloque em 4x2 e desengate as RL.Ande para frente e peça a alguem para ver se o cardan gira. Se ele girar é porque as RL não estão desengatando.
Caso isso aconteça, desmonte as Rl lave bem com querozene ou gasolina, lubrifique com um pouco de graxa.Note, que é só um pouco de graxa, muita graxa atrapalha o funcionamento.
[]'
A roda livre não é melhor lubrificar com óleo (tipo óleo de motor?)
Sds c dúvida.
Sergio Rocha
25/06/2008, 16:57
A roda livre não é melhor lubrificar com óleo (tipo óleo de motor?)
Sds c dúvida.
Eu particularmente prefiro graxa, porque é mais difícil de sair, quando em contato com água.
[]'
Agora tenho 4x4
07/07/2008, 21:08
Boa noite leopoldo, tudo bem?
Amigo procurei vc para fazer uma pergunta, pois percebi que tu manja pacas de jeep !! Parabens !!
Tenho um Cj5 - 1974 e estou com um problema desde (25/06/08) quando fui lubrificar o diferencial dianteiro, retirei o bujão, e percebi que tava cheio de graxa, acredito que entrou graxa dos munhões dentro da bola do diferencial(encheu).
Então:
Nesse FDS, abri o diferencial e retirei toda a graxa de dentro, limpei com um pincel e tb com um jato de diesel.
Fui informado por um mecanico especializado em 4x4, que deverá ser trocado os retentores dos munhões e limpar tudo por dentro entre os munhões e a bola do diferencial
Como o diferencial já está limpo, e com a tampa vedada com silicone de alta temperatura, minha duvida:
Posso colocar o óleo SAE90 no diferencial e ligar a tração dianteira para dar uma misturada do óleo nas engrenagens? (pois já faz um tempo que não ligo)
Esse mecânico me cobrou R$ 300,00 de M.O., achei meio caro........
Se eu ligar a tração dianteira tem perigo da graxa dos munhões voltar a entrar no diferencial, assim misturando com o óleo que dentro está?
Ficou meio bagunçado as palavras mais é isso mesmo que estou precisando.....
Desde já muito Obrigado Amigão !!
Renato
leopoldo
08/07/2008, 18:52
É um tanto improvável a graxa ter migrado do munhão para o diferencial uma vez que entre os 2 há (ou deveria haver) um retentor (interno, dentro da tubeira).
Eu até acredito num óleo 140 bem velho e contaminado ou ainda, alguém ter enfiado graxa mesmo.
No caso do retentor do munhão, é uma questão de inspeção do estado geral do mesmo, para decidir se necessita ser trocado ou não. O problema de munhão é rolamento e o retentor fica em 2º prioridade.
Para o diferencial, use óleo hipóide 90. (se puder optar por multiviscoso e/ou sintetico, melhor)
Pode não ... deve girar o diferencial para o óleo lubrificar principalmente a parte superior da coroa, porque pode aparecer corrosão brava lá.
E finalmente, como eu disse, SE o seu diferencial dianteiro está montado como deve, há um retentor interno. Esse retentor só pode ser trocado SE vc desmonta o diferencial (remove a caixa diferencial de dentro da carcaça). Assim, NÃO HÁ a possibilidade de misturar graxa no óleo.