Ver Versão Completa : Freio de Mão!
pedrodoniva
23/06/2008, 00:13
O do Niva de vocês funciona?
E se funciona, trava bem????
Vi uma reportagem hoje no Auto Esporte sobre regulagem de freio de mão e lá disse que puxando a alavanca e ouvindo 4 travas, o carro já deve estar devidamente parado. Mas no meu eu puxo até 5 e o bicho nem parece estar com freio puxado... Talvez esteja na hora de ver isso... DUUUH!
O freio de mão do Niva é passível de ser bom, ou está fadado ao fracasso?
leomichetti
23/06/2008, 06:31
O do Niva de vocês funciona?
E se funciona, trava bem????
Vi uma reportagem hoje no Auto Esporte sobre regulagem de freio de mão e lá disse que puxando a alavanca e ouvindo 4 travas, o carro já deve estar devidamente parado. Mas no meu eu puxo até 5 e o bicho nem parece estar com freio puxado... Talvez esteja na hora de ver isso... DUUUH!
O freio de mão do Niva é passível de ser bom, ou está fadado ao fracasso?
Assisti a matéria tb...e fui correndo ver o meu, rsrsr.
O meu trava...segura bem e nos 4 clicks.
Uffa...menos um gasto.
Léo.
baseggiov
23/06/2008, 12:21
Tem que dar um olhada nas lonas e se tem alguma regulagem...
o meu funciona bem...
BACALHAU
23/06/2008, 13:33
Para mim, só fico satisfeito se consigo puxar apenas três "cliques".
Recentemente regulei do meu 4X2. Da maneira que faço é válido para o NIVA também.
Levanto o veículo o suficiente para as duas rodas traseiras desencostarem do chão. Peço para alguém apertar a porca de regulagem do freio-de-mão e ao mesmo tempo vou rodando as rodas com a mão, devagar. As mesmas devem rodar com facilidade. Assim que começarem a travar, puxo a alvanca do freio e torno a soltar. As rodas devem voltar a rodar (volta completa) com facilidade a um leve toque da mão. Repito esses ajustes apertando mais ou soltando a porca até que eu consiga puxar a alavanca até o terceiro dente (clique).
Se as rodas giram soltas apenas uma parte da volta, prendendo em certos pontos, pode indicar que o tambor está com desgaste desigual (ovaladas). Normalmente um pequeno passe no torno resolve o problema.
É muito importante também, uma manutenção frequente do sistema na parte interna dos tambores das rodas, já que o acúmulo de sujeira e lama pode dificultar o acionamento das sapatas e outras partes móveis.
Este ajuste do freio-de-mão é importante não apenas para o funcionamentro do freio de estacionamento, mas para a frenagem do veículo em marcha também, uma vez que ao manter as lonas mais próximas dos tambores, melhoramos a eficiência do sistema todo.
Zabumbas
eniomurara
23/06/2008, 20:33
Olá Gente ... muito boa noite ... aproveito para me apresentar ... Enio Murara de Benedito Novo /SC, viatura NIVA/91 (branco), já acompanho vcs a 2 meses porém só agora fiz minha incrição no fórum e dou meu primeiro pitaco, na verdade faço minha primeira pergunta ... niveiro novo não tem nada a declarar tem sim muitas dúvidas e clama por auxilio e exclarecimento. Meu NIVA não tem freio de mão ... meu mecânico me falou q nem os cabos ele tem ... ou seja ... quais cabos são os recomendados pela comunidade ??? Tem um similar brazuca mais em conta e com o mesmo efeito ??? Desde já agradeço imensamente a acolhida e parabéns a todos pelas muitas horas de informação e exclarecimento que vcs todos ja me proporcionaram.
shuther4x4
23/06/2008, 21:36
Olá Gente ... muito boa noite ... aproveito para me apresentar ... Enio Murara de Benedito Novo /SC, viatura NIVA/91 (branco), já acompanho vcs a 2 meses porém só agora fiz minha incrição no fórum e dou meu primeiro pitaco, na verdade faço minha primeira pergunta ... niveiro novo não tem nada a declarar tem sim muitas dúvidas e clama por auxilio e exclarecimento. Meu NIVA não tem freio de mão ... meu mecânico me falou q nem os cabos ele tem ... ou seja ... quais cabos são os recomendados pela comunidade ??? Tem um similar brazuca mais em conta e com o mesmo efeito ??? Desde já agradeço imensamente a acolhida e parabéns a todos pelas muitas horas de informação e exclarecimento que vcs todos ja me proporcionaram.
Em primeiro lugar, seja bem vindo ao fórum!
Enio, você tem que ir por etapas:
certifique se o freio traseiro de sua viatura é original.
Se for original, verifique se está funcionando via circuito hidraulico.
Pode ser que esteja com freio traseiro adaptado, e aí em alguns casos acabam deixando o freio de estacionamento de lado (disco por exemplo).
Agora, se estiver tudo ok e for original, aí vai ter de correr atrás do cabo original, sinceramente não sei se tem outro nacional para adaptar, vai precisar medir todo o sistema e ir procurar. Posso ver esse fim de semana se o freio do niva é de 2 ou 3 partes (alguns carros são assim).
abraços e boa sorte.
Abraços.
eniomurara
23/06/2008, 21:48
Cara muito obrigado ... ja me sinto parte da familia ... tenho lido muita coisa interessante no fórum ... mas aqui na cidade só tem 1 NIVA (o meu) eu entro no patio da oficina e os mecanicos todos vão pro lado contrário ... todos arrumam rapidinho um serviço "importante" pra não dar a devida atenção pro meu NIVA. Volto lá amanhã e peço exclarecimentos sobre a real condição do meu sistema de freio ... acho que só faltam os cabos mesmo ... o sistema é o lada/niva mesmo. O problema serão os CABOS. Muito Obrigado. T+
Cara muito obrigado ... ja me sinto parte da familia ... tenho lido muita coisa interessante no fórum ... mas aqui na cidade só tem 1 NIVA (o meu) eu entro no patio da oficina e os mecanicos todos vão pro lado contrário ... todos arrumam rapidinho um serviço "importante" pra não dar a devida atenção pro meu NIVA. Volto lá amanhã e peço exclarecimentos sobre a real condição do meu sistema de freio ... acho que só faltam os cabos mesmo ... o sistema é o lada/niva mesmo. O problema serão os CABOS. Muito Obrigado. T+
Enio, embora o seu Niva seja o único na sua cidade, o meu Niva anterior passou pela região em 2001. Saímos de Pomerode, passamos por Timbó e subimos a serra, lá pernoitando. No dia seguinte, seguimos em frente, passando por Benedito Novo, Rio dos Cedros e Dr. Pedrinho, onde, após visitarmos algumas cachoeiras, acabamos pernoitando. Adorei a região, pretendo retornar, logo que possível.
Anexei algumas fotos de minha passagem pela região, para mostrar ao pessoal, quem sabe alguém não se anima a visitar a sua terra? :concordo:
eniomurara
24/06/2008, 11:46
Caraca é mesmo ... vc mata a cobra e mostra o PAU (uiiii)
A região aqui é muito bonita mesmo e todas essas cidades que vc citou são ligadas entre si por varias estradinhas de interior. Pra gente daqui é só morro e pedra, pra quem vem de fora e esta acostumado com um visual mais urbano nossa topografia é linda, tanto que é chamada de "Vale Europeu". Seria uma honra receber colegas do fórum em nossa cidade. Tive o privilégio de receber o Andersol Areal (kavuska) outro dia, participamos de um passeio do Jeep Clube daqui. Tem até foto dos 2 NIVAS no site da nossa cidade www.beneditonovo.sc.gov.br (http://www.beneditonovo.sc.gov.br) (ver STAMMITSCH). Vlw...grande abraço. Desculpem a gente fugir um pouco do assunto do tópico, mas essa é uma das partes mais legal do fórum, quando integrantes contam suas histórias e trocam experiencias. T+
Caraca é mesmo ... vc mata a cobra e mostra o PAU (uiiii)
A região aqui é muito bonita mesmo e todas essas cidades que vc citou são ligadas entre si por varias estradinhas de interior. Pra gente daqui é só morro e pedra, pra quem vem de fora e esta acostumado com um visual mais urbano nossa topografia é linda, tanto que é chamada de "Vale Europeu". Seria uma honra receber colegas do fórum em nossa cidade. Tive o privilégio de receber o Andersol Areal (kavuska) outro dia, participamos de um passeio do Jeep Clube daqui. Tem até foto dos 2 NIVAS no site da nossa cidade www.beneditonovo.sc.gov.br (http://www.beneditonovo.sc.gov.br) (ver STAMMITSCH). Vlw...grande abraço. Desculpem a gente fugir um pouco do assunto do tópico, mas essa é uma das partes mais legal do fórum, quando integrantes contam suas histórias e trocam experiencias. T+
Muito legal o site de Benedito Novo! Como você deve ter observado, uma das fotos que eu postei é da casa que está no site como sendo do Sr. Rubens Hennich. No dia em que eu passei por lá, tirei muitas fotos desta linda casa (até a casinha do cachorro é no estilo enxaimel!:grin:), e um senhor, que me observava, disse, com forte sotaque alemão, que a casa era do filho (provavelmente o Sr. Rubens), mas que havia sido dele anteriormente. Informou também (e é esta informação que me deixou pasmo :shock:) que a casa já havia sido desmontada, transportada e remontada duas vezes, sendo a última justamente em Benedito Novo. Informou também que não fora empregado um único prego metálico na casa, todos eram de madeira :shock::shock::shock:
Parabéns por morar nesta maravilhosa região!
Pessoal, em sua próxima viagem a SC (Fenajeep?), não deixem de conhecer esta parte do estado, há lindas paisagens e cachoeiras para todos os gostos, destacando-se a do Zinco. Além disso, a qualidade de vida do pessoal da região é de deixar a nós, pobres moradores de poluídas e violentas metrópoles, morrendo de inveja!
BACALHAU
24/06/2008, 13:30
Inveja? Quem é que está com inveja?
Aqui também é muito legal. Tem... Deixa ver... Péra aí... Vou lembrar...
Snif, Snif.... BUUUUUÁÁÁÁÁÁÁÁ
:cry::cry::cry:
eniomurara
24/06/2008, 14:27
Camaradas ... me coloco a disposição de todos ... qualquer um que estiver de passagem pelo vale do itajaí é só fazer contato que receberei a todos com muito prazer. Aí a gente combina um belo passeio por essas paisagens de interior aqui da minha região. Abraço.
Guto Niva Florianópolis
01/06/2009, 13:38
aí Rapazi!!!!
Algum Niveiro vem a Fenajeep aqui em SC? Vi que o Girti comentou na 1 pagina deste tópico,
mais ninguém repondeu!!!
abraços
BACALHAU
11/08/2010, 17:31
Olá, pessoALL.
Resolvi exumar este tópico, pois embora este assunto já tenha sido discutido anteriormente em vários tópicos por aí, este trata especificamente do assunto. Assim, facilita a pesquisa futuramente.
Há muito que pretendo colocar um freio de estacionamento daqueles de painel no NIVA, como os da F1000, D-12(20), Pampa e Opala (alguns modelos). Outros, também, já externaram a idéia, como o nosso camarada André. No meu caso, pretendo liberar o espaço entre os bancos para um frigobar.
O problema é encontrar um para adaptar. Sejam novos ou de sucatas, não consegui encontrar nenhum. Como o sistema não tem nada de complexo, resolvi partir para a confecção. Para isso, pedi ajuda a quem tem o conhecimento, os meios e prima pelo bom acabamento, como demonstrado em outro produto aprovado por vários camadas.
Refiro-me ao Cristiano, do acionamento mecânico da embreagem.
Conversando com ele por e-mail, falei-lhe desta e de outras idéias. Ele resolveu arregaçar as mangas e resolveu dispor de parte do seu tempo para colocar em prática esta e algumas outras idéias.
Assim sendo, apresento-lhes o freio de estacionamento de painel para o NIVA.
Vale ressaltar que ainda está em fase de ajustes a acabamento. Além disso, gostaria de abrir espaço para críticas (construtivas), opiniões, sugestões e “pitacos” de modo geral. De qualquer forma, já dá para ver a qualidade da coisa.
Legenda das imagens abaixo:
1 - Ponto onde a haste atravessa a parede corta fogo.
2 - Vista da haste no painel.
3 - Haste.
4 - Vista do puxador da haste.
BACALHAU
11/08/2010, 17:32
Vamos à “ficha técnica”:
O sistema é composto, basicamente, de uma haste com uma cremalheira ligada a um cabo de aço. A haste, ao ser puxada, tenciona os cabos originais que vão às rodas traseiras e os mantém assim. Para soltá-los, basta um leve giro na alavanca. Sistema idêntico ao que ainda é usado em alguns veículos.
O cabo principal, que é ligado à haste, é um cabo de aço de 3 mm2 vendido em qualquer loja de ferragens. Esse cabo corre dentro de um conduíte de velocímetro de caminhão. Do ponto de regulagem do freio, onde este cabo é preso até às rodas, fica o sistema original.
É importante ressaltar que a qualquer momento o sistema pode ser revertido à forma anterior, bastando que para isso a alavanca original seja recolocada.
A sua instalação é bem simples, podendo ser feita por qualquer pessoa.
Legenda das imagens abaixo:
1 - Furação para passagem da haste na parede corta fogo.
2 - Fixação do cabo no suporte do coxim do câmbio.
3 - Passagem do cabo junto à CT.
4 - Fixação do cabo usando os pontos de fixação da alavanca original.
5 - Ponto onde o cabo principal se une ao cabo das rodas (regulagem).
thgteixeira
11/08/2010, 17:49
Achei o sistema bem interessante!
A minha sugestão: Eu mudaria a haste de acionamento, deixando-a mais fina, e com uma manopla na ponta para que ela ficasse combinando com as manoplas do câmbio/reduzida/bloqueio. Ficaria mais bonito! Não achei essa haste muito bonita.
É só uma sugestão estética, claro, mas em matéria de funcionalidade me parece bem interessante!
Cristiano pelo visto se tornará fabricante das traquitanas que imaginamos aqui no fórum! :mrgreen:
Tenho uma sugestão para uma modificação no bagageiro, hein! :mrgreen::mrgreen:
BACALHAU
11/08/2010, 18:18
Pois é, Thiago.
Também não gostei daquele "cabo de guarda-chuva", mas, ainda está na fase de testes e de ajustes.
O detalhe é que aquela manopla pode ser substituída ao gosto do freguês.
Outras idéias estão em andamento. Mas, outras idéias e sugestões são muito bem vindas.
Pode encaminhá-las diretamente para o Cristiano. Ele aceita encomendas, como essa que eu fiz a ele.
Afajoses
12/08/2010, 21:21
Bacalhau
Vi sua msg e já respondi !
Aguardando o contato para encomendar um....
:concordo::concordo::concordo:
BACALHAU
12/08/2010, 21:49
André, é a mesma pessoa que faz o acionamento mecânico de embreagem, tão elogiado aqui.
Inclusive, ele aceita encomendas. Se você tiver alguma idéia de algo que você queira, ele faz (se for possível :mrgreen:).
Eu mesmo já passei algumas coisas que imaginei para ele ver se é possível concretizar: suporte de estepe, estribos, towbar, ...
Pois é, Thiago.
Também não gostei daquele "cabo de guarda-chuva", mas, ainda está na fase de testes e de ajustes.
O detalhe é que aquela manopla pode ser substituída ao gosto do freguês.
Outras idéias estão em andamento. Mas, outras idéias e sugestões são muito bem vindas.
Pode encaminhá-las diretamente para o Cristiano. Ele aceita encomendas, como essa que eu fiz a ele.
Parabéns!:palmas:Que bom que conseguiu tirar do papel e concretizar a tua idéia desse sistema!
É só trocar aquela manopla e fica perfeito.
Tb tenho idéias futuras a respeito de mudanças no sistema de freio de mão....Chega minha aposentadoria!