PDA

Ver Versão Completa : Junta Queimada?



andre_foc
22/06/2008, 15:33
Boa Tarde pessoal,
Estou nesse momento recorrendo a ajuda de vocês, pois ja ouvi muitos amigos falarem bem deste fórum.

Bem, hoje de manhã ao tirar a Sportage TDI 2001 do meu pai, da garagem, notei que havia uma poça de oleo, mas eu digo uma poça mesmo. (foto da poça: http://img211.imageshack.us/img211/4878/dsc04686wu0.jpg)

Assutado, abri o capô e notei que o oleo saia do motor. Não manjo quase nada de mecanica, mas imaginei na hora que pudesse ser a junta do cabeçote que queimou, ou algo por aí. Ano passado trocamos o cabeçote que havia trincado então acredito que colocaram uma junta nova também.

Tirei algumas fotos para ficar mais claro o que eu vi:
http://img258.imageshack.us/img258/9391/dsc04683st2.jpg

http://img258.imageshack.us/img258/4296/dsc04693dd8.jpg

http://img258.imageshack.us/img258/3807/dsc04698al3.jpg

Bom, gostaria de saber se o pessoal aqui acha mesmo que é a junta, ou se pode ser outra coisa. E tambem tenho outra pergunta: O que leva a acontecer isso? Será que o frio que fez semana passada tem algo a ver? Eu moro em Caxias do Sul e chegou fazer -2ºC semana passada, pode ter congelado a agua do radiador, sei la.. aceito qualquer opinião :D


valeu pessoal..

Júlio C. A. Santos
22/06/2008, 17:06
Oi André, bem vindo ao Fórum. Já tive problemas com vazamento de óleo, mas era a junta da tampa do cabeçote. No seu caso, nas fotos pode-se ver claramente que o óleo escorre bem abaixo da junta do cabeçote. Por enquanto vc vai ter que ter sempre um litro (ou mais) de óleo reserva no porta-malas, como eu fiz também, até resolver o problema. Rodar com o nível de óleo baixo nem pensar.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Wilton GOmes Silveira
22/06/2008, 18:44
Estou com um problema bem parecido com o seu. A diferença é que no meu carro o óleo está sendo expulso pelo suspiro do motor, ou seja, pela tampa de válvulas e tem pressão no radiador pela manhã. Este problema de vazamento de óleo pelo suspiro, fazendo com que o coletor de admissão aspire óleo, fêz com que eu trocasse as camisas, pistões,
anéis, válvulas, retentores, tuchos , bielas e outras coisas mais, além aplainar bloco e cabeçote. Tudo isso resultou em nada, visto que o problema retornou com menos de 500 km rodados. Peço ajuda também aos mais experientes ou a quem já passou pelo mesmo problema.

andre_foc
22/06/2008, 19:47
Muito obrigado pelas respostas, quase certo que a junta foi pro saco entao..

Alguem sabe alguns motivos que podem levar a isso?

Tarcisio Pinheiro
22/06/2008, 23:39
Muito obrigado pelas respostas, quase certo que a junta foi pro saco entao..

Alguem sabe alguns motivos que podem levar a isso?


E ai colega, BLZZ!!

E o seguinte:

Veja se o oleo é realmente o oleo lubrificante, pois a minha estava vazando proximo a esse lugar e eu fui ver era ole diesel, e estava vazando da manguerinha de retorno de oleo diesel.

Troquei a manguerinha e acabou o defeito.

Se o seu defeito for de oleo diesel, me fala por aqui e se quizer te mando uma foto de onde é a manguerinha ( caso voce nao saiba, OK)

Espero ter ajudado!!


Até!!!!!:concordo:

andre_foc
22/06/2008, 23:45
infelizmente é o oleo lubrificante mesmo, até porque o oleo diesel não é tao escuro quanto esse.. marquei com um mecanico de confiança pra quarta feira.. depois coloco aqui o que era para caso alguem que passe por isso ja saiba o que fazer...
valeeu

Nava
23/06/2008, 19:20
Amigos, tentem com o motor ligado perceber de onde vem o vazamento. Veja qu epode ser lá de cima da tampa, pela junta, ou ainda pelos respiros entupidos do carter. Vejam se nao vem de alguma mangueira de oleo da turbina...
No site da kia é possivel algumas dicas tb sobre os suspiros.

Ditreviso
23/06/2008, 22:03
Gente, sou novo aqui no forum mas ja tive os problemas citados por dois ou mais companheiros. Vou tentar ajudar com as experiencias que tive com um motor R2 (= Sportage, Mazda e alguns Kias)se na lateral do bloco de sua maquina estiver a insignia R2, trata-se do motor 2.200 . Daí é o seguinte: a junta queimando pode ser varias coisas: a primeira e mais simples pode ser aperto deficiente e correto no cabeçote, omesmo deve ter aperto ANGULAR correto, seguindo a ordem religiosamente! outra coisa, a junta deve ser de metal, se for aquela juntinha de amianto, tchau, é poucos quilometros e vai pro saco outra vez. Se voce esta fazendo tudo isto certinho, tem outro abacaxi: empenamento no bloco e ou empenamento do cabeçote. Daí companheiro é o seguinte: se o seu bloco ja foi plainado uma, duas ou mais vezes, a taxa de compressão esta lá na extratosfera e daí não ha junta que aguente e se guentar por um tempinho mais, vc pode ate quebrar o virabrequim ou trincar o cabeçote (o que acontece mais seguidamente). Solução: conferir a altura do bloco para ver se esta dentro da expecificação; conferir altura dos pistões, se estiverem altos, rebaixar ate a taxa de compressão ficar coerente (19 e 22); tambem recomendo, se a altura dos pistões forem mexidas consideravelmente, efetuar o BALANCEAMENTO do conjunto. Cabeçote trincado/rachado: muita gente concerta neste Brasil de DEUS, ninguem garante o melhor é encontrar um no desmanche ou comprar um novo. Detonei dois cabeçotes até eu pessoalmente descobrir que o defeito era a taxa de compressão. Muitos gases vindos do carter para a tampa de valvulas: tudo indica que os aneis estào perdendo muita compressão, fique de olho pra não danificar o resto. Tenho muitas peças do motor R2, novas e seminovas. Não é o meu foco, contudo se alguem precisar, podemos negociar. Boa Sorte a todos! jnoal@terra.com.br

Ditreviso
24/06/2008, 00:15
Errata: -Onde esta escrito:deficiente e correto no cabeçote; leia DEFICIENTE E INCORRETO , o aperto da junta deve ser bem feito de acordo com as especificações do fabricante/montadora...

Tarcisio Pinheiro
24/06/2008, 16:33
Olá amigos Blzz!:concordo::concordo:

É o seguinte:

É muito dificil ou quase impossivel ocorrer vazamento de oleo lub na junta do cabeçote, pois quando queima a junta pode ocorrer vazamento de água para dentro do cilindro ou compressão do cilindro para o circuito de água, mas vazar oleo, e ainda pra fora do motor, acho dificil.:pensativo:

Em todo caso vamos esprerar para ver!!

Atée!!:concordo:

Ditreviso
24/06/2008, 19:57
Junta queimando...oleo no radiador e os cambaus...
Gente, sou novo aqui no forum mas ja tive os problemas citados por dois ou mais companheiros. Vou tentar ajudar com as experiencias que tive com um motor R2 (= Sportage, Mazda ,...alguns Kias). Se na lateral do bloco de sua maquina estiver a insignia R2, trata-se do motor 2.200 . Daí é o seguinte: a junta queimando pode ser varias coisas: a primeira e mais simples pode ser aperto deficiente e incorreto no cabeçote, o mesmo deve ter aperto ANGULAR correto, seguindo a ordem religiosamente! outra coisa, a junta deve ser de metal, se for aquela juntinha de amianto, tchau, é poucos quilometros e vai pro saco outra vez. Se voce esta fazendo tudo isto certinho, ha outros abacaxis: empenamento no bloco e ou empenamento do cabeçote. Daí companheiro é o seguinte: se o seu bloco ja foi plainado uma, duas ou mais vezes, a taxa de compressão esta lá na extratosfera e daí não ha junta que aguente e se guentar por um tempinho mais, vc pode ate quebrar o virabrequim ou trincar o cabeçote (o que acontece mais seguidamente). Solução: conferir a altura do bloco para ver se esta dentro da expecificação; conferir altura dos pistões, se estiverem altos, rebaixar ate a taxa de compressão ficar coerente (19 e 22); tambem recomendo, se a altura dos pistões forem mexidas consideravelmente, efetuar o BALANCEAMENTO do conjunto. -Cabeçote trincado/rachado: muita gente concerta neste Brasil de DEUS, ninguem garante o melhor é encontrar um no desmanche ou comprar um novo. Detonei dois cabeçotes até que eu pessoalmente descobrir que o defeito era a taxa de compressão. -Muitos gases vindos do carter para a tampa de valvulas: tudo indica que os aneis estào perdendo muita compressão, fique de olho pra não danificar o resto. Tenho muitas peças do motor R2, novas e seminovas. Não é o meu foco, contudo se alguem precisar, podemos negociar. Boa Sorte a todos! jnoal@terra.com.br (jnoal@terra.com.br)

Nava
25/06/2008, 23:42
Vc teria aquela mangueira da dh que passa em frente ao peito de aço? E a tampinha do reservatorio tb...