PDA

Ver Versão Completa : Correia Dentada X Comando De Válvulas Eletrônico

Anthoniusnikos
22/06/2008, 11:07
Pessoal, estava procurando por correia dentada de qualidade e encontrei uma fabricada com KEVELAR, TEFLON, reforçadas com fiber glass, e o escambau, e cuja durabilidade pode chegar a 300.000 Km.
Mas melhor que a preocupação de quebrar e empenar as válvulas associado ao consumo de potência por essa árvore no motor, porque ainda estão insistindo nos TGVs, corrente de transmissão, etc. se o acionamento das válvulas eletrônicamente já está a disposição a mais de anos (a F-1 já usa a muito!).
A Valeo desenvolveu o primeiro sistema de acionamento de válvulas completamente eletromagnético, para abertura e fechamento independentes das válvulas de motores a gasolina, em substituição a tradicional árvore de comando. O princípio dos acionadores baseia-se na oscilação de um conjunto de massa-mola com duas bobinas magnéticas, que mantêm as válvulas abertas ou fechadas, de maneira alternada. Segundo a empresa, o resultado é o aumento de toque entre 15% e 20% em baixas rotações, suavidade de funcionamento do motor e redução do consumo de combustível em cerca de 20% e da emissão de gases, especialmente óxidos de nitrogênio.
Através do intermédio de uma unidade de controle eletrônico das válvulas e do fluxo de entrada da mistura ar-combustível, denominada de WOT (Wide Opened Throttle - acelerador todo aberto), é controlada a admissão da mistura ar-combustível, segundo o tempo de abertura e levantamento da válvula. Os ciclos termodinâmicos de alta eficiência proporcionam superior enchimento dos cilindros, de acordo com o torque requerido e marcha-lenta mais baixa, além de permitir a desativação de válvulas e/ou dos cilindros.
fonte: 4-Rodas-2006

Anthoniusnikos

FRanger
22/06/2008, 11:15
Anthoniusnikos, fico na dúvida se é eficaz uma correia dentada para 300.000km, pois, parece que é imperativo trocar os esticadores juntamente com a correia, acredito que devem ter um desgaste até maior, na minha quando troquei a correia parecia nova.
Uma possível folga nos esticadores deve acabar por estragar ou fazer saltar a correia dentada?
Abraços,
FRanger

Anthoniusnikos
22/06/2008, 11:22
Sem dúvida FRanger, quando se troca a correia dentada, troca-se também o tensor e os roletes. Mas a insistência dos fabricantes de manter esse sistema é que me parece um desrespeito aos clientes. Não acha ?
Abs.

FRanger
22/06/2008, 11:42
Realmente Anthoniusnikos, até hoje não entendí a técnica utilizada pela Ford ao lançar a Ranger com motor 3.0. Por que lançar com a exata potência da Hilux, sendo que o motor foi desenvolvido pela Internacional para mais de 180 hp.
Parece que as montadoras não gostam de usar toda tecnologia disponível, querem ter sempre uma carta na manga.
A minha 2002 veio com vidro elétrico na dianteira, na 2003 os 4 vidros são elétricos. Tecnologia que já existia. Problema de custos?
Colocar realmente toda tecnologia existente deixaria o custo fora do mercado mas acredito que não nestes exemplos citados.
Abraços,
FRanger

Anthoniusnikos
22/06/2008, 11:49
FRanger, acho mesmo que os fabricantes veêm os clientes como sopa quente: Vão, intencionalmente, comendo-os pelas beiradas. Pode ter certeza que a partir de 2015, todos os componentes mais modernos, já existentes hoje, e ainda não embarcados, serão colocados.
Dá para percebermos que grande parte dos "avanços": ex.: aumento de potência para um mesmo motor, ABS só nas rodas de trás, etc. , são apenas gambiarras tecnológicas.
A minha é modelo 2.000 e não têm vidros elétricos em nenhuma janela.
Abs

Edintruder
22/06/2008, 19:49
A Volvo ou a Caterpilar, não sei ao certo, está projetando um motor 100% eletrônico para maquinário pesado, que conta com as válvulas controladas por solenóides.
Um mecânico da Cummins de Porto Alegre estava falando que conheceu um projetista de motores que tinha comentadop a esse respeito. Porém isso já faz uns 3 anos, e não lembro se era Volvo ou Caterpilar...

O projeto busca redução de emissões, ruído, consumo e vibração, com melhora de torque e aumento da longevidade dos motores.

DieselPower
22/06/2008, 20:42
Pessoal, sempre que troque correia dentada de meus veículos, também troquei os tensionadores e etc. Porém, na 4rodas deste mês, Bob Sharp escreveu em sua coluna que deve-se trocar apenas as correias! Os esticadores só devem ser trocados quando apresentarem problemas.
Aí me deixou na dúvida...

Anthoniusnikos
22/06/2008, 23:39
Com certeza, Ele é da opinião que: Em time que está ganhando não se mexe. Também acho que se o tensionador não estiver com folga, não precisa ser trocado. Porém é preciso levar em conta, que se o mesmo já rodou uns 90.000 Km, vai ter que aguentar mais 90.000 Km, que seria a próxima troca. Daí... Será que aguenta ? Neste caso, deveria ser supervisionado a cada 10.000 ou 20.000 Km.
Abs

Edintruder
23/06/2008, 11:50
Quando troquei a correia da Ranger os tensionadores estavam justos e em muito bom estado, porém como já havia comprado eu preferi fazer a troca. Porém no caso do Maxion HSD aonde a correia dentada fica enclçausurada em um compartimento próprio, semj contato com areia, água e poeiras, acredito que o tensionador dure sem problemas por mais 80.000km, então 160.000km estaria com margem de boa durabilidade, porém é uma faca de dois "legumes", pois se der problemas fica sem motor, pois vão-se válvulas, balancins e hastes de comando...

Anthoniusnikos
23/06/2008, 18:11
X2... Edin. Apesar do trabalho de tirar toda a parafernalha da frente da tampa de distribuição, vale a pena fazer essa verificação da correia dentada: ver se não tem dentes quebrados, se não está com fissuras, se não entrou óleo pelo retentor do eixo do virabrequim.
Abs

Rogerrm
23/06/2008, 18:36
Uma informação, as Rangers 98 usam Maxion ou MWM ou é a mesma coisa?

Anthoniusnikos
23/06/2008, 18:50
Rogerrm, já que estou por aquí vou tentar responder "em parte":

A MWM ou Motoren Werke Mannheim AG, is a Brazilian company specialized in the manufacturing of Diesel Engines for automotive applications. The German company MWM was founded in 1922.
A International é uma empresa Norte Americana (USA).
O que sei é que o motor Maxion é da International.

Vai aí um pouquinho de inglês. Se tiver dificuldade pode perguntar.

Navistar has a long history in the engine business, dating back more than 110 years. It began with Cyrus McCormick and the McCormick Harvesting Company in the late 1800s, producing its first gasoline engine in 1889. Shortly after the turn of the century, McCormick Harvesting Company joined with four others to create International Harvester. As business continued to improve, the company began experimenting with diesel engines in 1916.

Dar uma olhada no Site da empresa que vale a pena. É muito bonito.

http://navistarengines.com/about-us-company-heritage.aspx (http://navistarengines.com/about-us-company-heritage.aspx)

Hoje ( 2007 ou 2008 ), as duas empresas estão trabalhando juntas, então fica: MWM-International.
Abs

DieselPower
23/06/2008, 22:01
Rogerrm,
A Ranger 1998 utiliza motor maxion 2.5 Turbo Diesel Intercooler (115 cvs).
A International "entrou na brincadeira", quando comprou a Maxion e se tornou Maxion-International. Já a MWM, uma fábrica de motores completamente distinta, uniu-se por sua vez (Join Venture) com as duas anteriores.
Resumindo, as 3 tornaram-se uma empresa só, mas cada uma delas produz motores diferentes, como é o caso do PowerStroke 2.8 Maxion-International (Ranger) que é bem diferente do MWM 2.8 Sprint (S-10), mesmo possuindo potência semelhante.
Mais um exemplo para facilitar: É como no caso da VW e da Audi, a primeira é dona da segunda, porém, um VW é um VW e um Audi é um Audi.

Anthoniusnikos
24/06/2008, 13:33
Dessa hibridação é que nascem as belas mutações que compramos.
Talvez seja por isso que o Enzo Anselmo Ferrari, natural de Módena - Itálina, não vende a fábrica para ninguém.
Abração

Na garagem tranqüila........................ A espôsa foi dar uma voltinha...
http://tbn0.google.com/images?q=tbn:huOPDrr8c7LBoM:http://www.auto.co.yu/img/download/EnzoFerrari.jpg (http://www.auto.co.yu/img/download/EnzoFerrari.jpg) ...................... http://tbn0.google.com/images?q=tbn:9uPHbJmqJdKM9M:thebidclub.com/page/Enzo_Ferrari_Formula1_repairable_rebuilder_damaged _insurance_wrecked_salvage.jpg (http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://thebidclub.com/page/Enzo_Ferrari_Formula1_repairable_rebuilder_damaged _insurance_wrecked_salvage.jpg&imgrefurl=http://thebidclub.com/page/photo4.htm&h=276&w=441&sz=17&tbnid=9uPHbJmqJdKM9M:&tbnh=79&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3Denzo%2Bferrari%26um%3D1&start=2&sa=X&oi=images&ct=image&cd=2)

Rogerrm
24/06/2008, 14:53
uhm, a minah Ranger e Maxion então, esse motor tem tendências a me dar problemas mais tarde?

MInha Ranger 98 ta com 143 mil km.

Edintruder
24/06/2008, 15:37
Rogerrm, te desfaz disso que é uma bomba que pode explodir a qualquer momento!!! Para fazer esse motor se gasta por volta de R$15000,00!!!
Tem barulho tipo de metal batendo fino??? É sinal que está cheio de folgas!
Se já está com mais de 100.000km tivesses muito sorte pois não dura nem perto disso!!!

Anthoniusnikos
24/06/2008, 15:50
Fala sério Edin ! É esse terror mesmo ? Só não acredito que um motor Maxion 98 esteja só com 143.000 Km. Mas se estiver bem conservado e com os 143 mesmo, então qual seria o problema ? Ou esse 98 já saiu com algum problema de fábrica ? A minha tem Maxion 99. Qual seria a diferença entre uma 98 e uma 99 ?
Abs

Edintruder
24/06/2008, 16:10
Que é isso Anthonius! É sacanagem!!!
Esse motor dura mais de 300.000km sem problemas.
Coisas que podem estragar nesse motor até chegar nessa kilometragem:
- Arraberntar correias de serviço;
- Trancar ou desmontar os rolamentos das polias tensoras das correias;
- Furar selos;
- Furar mangueiras de água;
- Vazar óleo por junta ou retentores (muito raro nesse motor, mas possível);
- Desregular válvulas (fazer a regulagens a cada 50.000km para conferir).

- Bicos injetoes e Bomba Injetora se o diesel usado for de péssima qualidade pode pedir reparo por volta dos 200.000km ou antes;

- Queima a junta do cabeçote em caso de superaquecimento (nem sempre ocorre a queima da junta nesse motor);

- Arrebentar a correia dentada (falta de manutenção preventiva e muito raro de ocorrer);

- Problemas no alternador e arranque quando submersos em barro (somente água não estraga nada);

- Bomba da DH quando mal utilizada.

Troca o óleo e filtros, correias e água do radiador como manda o manual que esse motor não te dará nenhuma dor de cabeça! Dura mais do que a própria Ranger.

Anthoniusnikos
24/06/2008, 16:20
Edin, assim volto a ficar aliviado. Então 98 diesel = 99 diesel = 400 mil Km ?

Hufa...!!! Lê, lê ...!

Abs

Anthoniusnikos