Joao-Paulo
22/06/2008, 10:19
Oi amigos!
Preciso de uma ajuda dos experts em XJ. Tenho uma 98 auto que sempre funcionou perfeitamente.
Sei que as velocidades entram em 22 Km/h, 44 Km/H, 60 Km/h e o bloqueio do conversor é ativado lá pelos 72 Km/H "pisando" normal.
Após uma trilha leve e + - 40 km de estrada de terra com muitas costelas-de-vaca entramos no asfalto e percebi que o bloqueio do conversor não atuava mais.
Só depois de uns 80 Km de asfalto foi que eu resolvi dar uma esticada forte (um 0 a 100 Km/h) foi que algo "desgrudou" e o conversor passou a atuar.
Perguntas:
1) algo pode ter sido desconectado embaixo do carro? Existem sensores/válvulas aparentes por baixo do carro? É bom limpar algum sensor externo?
2) Esse erro de câmbio fica registrado no módulo?
3) O que eu devo revisar?
4) esse é um indício de conversor com problema ou discos gastos?
5) É normal algumas vezes o carro numa subida muito íngreme e engatado em "D" descer bem devagarinho quando não se acelera???
Motor:
Esse carro nunca aqueceu, e hoje tem 150.000 rodados. Sempre teve manutenção rigorosíssima (todos os óleos e fluidos nas especificações) e jamais foi de "dar pau".
Após a mesma trilha, já no asfalto numa parada de sinal, notei que a XJ parada com os vidros fechados (em qualquer posição de alavanca de câmbio) o motor começou a fazer um "clá clá clá" bem baixinho que aumenta a velocidade ou diminui com a rotação do motor. Parece que vem de um cilindro. No cofre do motor não consegui ouvir nada, só o normal. Já dentro do carro, em silêncio, se ouve o "clá clá"...
Perguntas:
1) isso pode ser saia de pistão?? Ou mancal??
2) Se fosse algum problema desses acima listados, eu conseguiria ouvir só levantando o capô??
3) porque eu só ouço dentro do carro?
4) será que tem a ver com o conversor "problemático"?
Lembrando que é um ruído que se altera. Tem vezes que ligo o carro e não ouço. Só passa a ocorrer depois. Outras vezes, se abaixa muito a rotação (por exemplo, quando engata o "D") ele pára momentaneamente e volta.
OBS: troquei o óleo outro dia (antes do clá clá) e coloquei o Tecno da Lubrax, mais fino.
obrigado pela ajuda!!!!
Preciso de uma ajuda dos experts em XJ. Tenho uma 98 auto que sempre funcionou perfeitamente.
Sei que as velocidades entram em 22 Km/h, 44 Km/H, 60 Km/h e o bloqueio do conversor é ativado lá pelos 72 Km/H "pisando" normal.
Após uma trilha leve e + - 40 km de estrada de terra com muitas costelas-de-vaca entramos no asfalto e percebi que o bloqueio do conversor não atuava mais.
Só depois de uns 80 Km de asfalto foi que eu resolvi dar uma esticada forte (um 0 a 100 Km/h) foi que algo "desgrudou" e o conversor passou a atuar.
Perguntas:
1) algo pode ter sido desconectado embaixo do carro? Existem sensores/válvulas aparentes por baixo do carro? É bom limpar algum sensor externo?
2) Esse erro de câmbio fica registrado no módulo?
3) O que eu devo revisar?
4) esse é um indício de conversor com problema ou discos gastos?
5) É normal algumas vezes o carro numa subida muito íngreme e engatado em "D" descer bem devagarinho quando não se acelera???
Motor:
Esse carro nunca aqueceu, e hoje tem 150.000 rodados. Sempre teve manutenção rigorosíssima (todos os óleos e fluidos nas especificações) e jamais foi de "dar pau".
Após a mesma trilha, já no asfalto numa parada de sinal, notei que a XJ parada com os vidros fechados (em qualquer posição de alavanca de câmbio) o motor começou a fazer um "clá clá clá" bem baixinho que aumenta a velocidade ou diminui com a rotação do motor. Parece que vem de um cilindro. No cofre do motor não consegui ouvir nada, só o normal. Já dentro do carro, em silêncio, se ouve o "clá clá"...
Perguntas:
1) isso pode ser saia de pistão?? Ou mancal??
2) Se fosse algum problema desses acima listados, eu conseguiria ouvir só levantando o capô??
3) porque eu só ouço dentro do carro?
4) será que tem a ver com o conversor "problemático"?
Lembrando que é um ruído que se altera. Tem vezes que ligo o carro e não ouço. Só passa a ocorrer depois. Outras vezes, se abaixa muito a rotação (por exemplo, quando engata o "D") ele pára momentaneamente e volta.
OBS: troquei o óleo outro dia (antes do clá clá) e coloquei o Tecno da Lubrax, mais fino.
obrigado pela ajuda!!!!