PDA

Ver Versão Completa : Reforma eletrica - que peça é esta ????

wcas
22/06/2008, 09:53
Bom dia amigos, após uma longa procura por um eletricista que faça o xicote para meu CJ a um preço e prazo justo resolvi eu mesmo começar o processo, se não der certo paciencia. Como meus conhecimentos em eletrica são limitados estou removento a fiação em partes e fazendo anotações das ligações e ai encontrei uma peça muito estranha que recebe uma boa parte dos fios do painel, to postando uma foto para voces verem e se possivel falar do que se trata.

[]s

wcas
22/06/2008, 09:59
Um exemplo do que esta ligado ai nessa peça: sai 2 fios do botão de farol alto que fica no chão e vão para os farois diant., em um deles tem uma emenda que liga um dos fios até essa peça estranha. outroo exemplo é um fio da lanterna diant. que também vem parar ai.

Dodger
22/06/2008, 10:47
Isso aí parece um conector.

No meu maverick fiz toda a eletrica dele eu mesmo, apanhei p/KCT fiz algumas M, pq nunca tinha mexido com isso, mas no final consegui colocar tudo pra funcior perfeito. Com direito a algumas modificações e tudo mais como comutador de ignição, painel com iluminação por leds, caixa de fusivel moderna, etc.
Num fiz por ser pão duro, mas pq marquei umas 4 vezes com 3 eletricistas diferentes e só me davam furo, fiquei puto e comecei a mexer eu mesmo.

Só fazer tudo com calma, aconpanhando os esquemas elétricos que vc deve ter(se num tem procure aqui no fórum), só que pra não se perder, o ideal é ir pegando por partes, tirando as partes antigas e colocando a nova, pq se arrancar tudo de uma vez, mesmo anotando é fácil se perder.

Treme Terra
22/06/2008, 11:26
Ta me parecendo um conector de chicote, por acaso não tem uma outra peça que faz a união junto com esta?

wcas
22/06/2008, 12:05
Então, eu vi que tem um fio que sai daquela caixa que é ligada o alternador ao estabilizador de voltagem. O fio que sai do ponto 'Lampada' vai para esta peça. Agora uma duvida: se as lampadas saem desse acc que vem do estabilizador de voltagem, o que acontece quando o alternador não tem a carga suficiente para o que esta sendo ligado, digo, como ficaria a ligação com a bateria para suprir essa falta de 'corrente' ?

O grande problema é que o maldito do mecanico que instalou a pedaleira cortou a caixa de fusivel o colocou os fios todos la dentro do painel corta fogo e fez uma ligação direta para eu voltar pra casa. Isso que ta dando um nó na cabeça :parede:, porque por exemplo, tem um fio que vem direto da lanterna dianteira e é ligado nessa peça e ai não sei em que momento ele passou pelo botão para ligar a luz porque os fios foram cortados,.rssss.

Também ja falei com 5 eletricistas e os 2 que aceitar fazer falaram que não podiam dar prazo para entrega porque eles não podiam ficar só nesse carro,.rssss é mole, o cara cobrou 600 contos de mão de obra e não sabia se em 1 mes conseguia acabar o trabalho.

Se alguem ai que conhece quizer vim passar um final de semana por aqui e ganhar uma grana pra me ajudar o convite esta feito.
´
[]s

wcas
22/06/2008, 12:12
Treme Terra, dessa peça sai somente fios a maioria cortado,dos que sobraram, um vai para a lanterna dianteira e outra vai para um junção de fios que vai para a sinaleira do painel.

Dodger
22/06/2008, 12:26
Então, eu vi que tem um fio que sai daquela caixa que é ligada o alternador ao estabilizador de voltagem. O fio que sai do ponto 'Lampada' vai para esta peça. Agora uma duvida: se as lampadas saem desse acc que vem do estabilizador de voltagem, o que acontece quando o alternador não tem a carga suficiente para o que esta sendo ligado, digo, como ficaria a ligação com a bateria para suprir essa falta de 'corrente' ?

[]s

É só essa lampada que é assim, ela que indica o funcionamento do alternador.
No meu aproveitei e já instalei um alternador moderno, nem tão potente, mas já sem a maldita caixinha de regulador externo. Bom que já eliminou um monte de fios ali, agora no alternador só tem 2 fios, um que vai p/ o + da bateria e o da lampada do painel.

Quem precisar tenho o alternador original Wapsa com regulador, chicote e tudo mais.

wcas
22/06/2008, 17:41
Se alguém puder ajudar eu agradeço, conforme escrevi acima estou fazendo a reforma da parte eletrica(antes que pegue fogo), e eu estou com um esquema eletrico que anexei abaixo para ligação da partida, só que não estou conseguindo ligar uma coisa na outra, minha chave de ignição tem os seguintes pontos com as nomenclaturas:
2 ACC, 1 SQL, 1 BAT e 2 IGN

Agora pelo diagrama não sei o que ligo com o que ???:pensativo: Aguem pode me dar uma LUZ !!!!

[]s desesperados !!!

Dic3
22/06/2008, 19:53
600???????? Que cambada de $#%¨#@!!!!!

É uma pena nao estarmos perto, porque num final de semana faziamos essa eletrica e te cobraria 1 lata de cerveja (2 latas nao me permitem distinguir preto de vermelho!! auhauhauhauha)

wcas
22/06/2008, 20:10
Achei um cara que gostei e ele cobrou 500 mais sem prazo de entrega, ai fica dificil, o jeep vai acabar ficando la uns meses pra fazer isso.

Dic3, voce sabe como posso ligar essa chave de ignição ?

Dodger
22/06/2008, 20:35
Cara, resolvi o problema da ignição do meu carro com R$30,00.
O tambor da ignição tava ferrado, qquer chave ligava o carro mas precisava de um botão auxiliar pro arranque.
Comprei um comutador novo de caminhão com tambor de iginição e vem com duas chaves, daqueles de 3 fios por 30,00. 1 fio vai pro + da bateria, outro para o arranque e o ultimo para a bobina(pode ligar nesse tbém ligar aos perifericos pós chave). Pronto! R$30,00 e 1 hora de serviço.

wcas
22/06/2008, 20:48
O meu tem essa chave para o contato, mais a ignição é num botão, tipo de caminhão.

Willys51or
22/06/2008, 21:23
Boa noite, colega, eu mesmo fiz a instalação elétrica do meu jeep inteiro. Vou dar um conselho, tira tudo do antigo e faz tudo de novo, inclusive esse conector. Você vai tirar muitas gambiarras, aqueles fios resto de radio, resto de farol, etc e vai saber fio a fio onde vai, identificando-os com cores diferentes. Dica utilize um dos diagramas existentes na internet. Quanto a sua chave de ignição, acho que: na posição ACC você manda energia somente para os acessórios, sem energizar a ignição. Em BAT, você energiza tudo e em IGN você bate o solenóide de partida do motor de arranque, sendo que a mola tras de volta a chave para a posição anterior.

wcas
22/06/2008, 22:08
Boa noite, colega, eu mesmo fiz a instalação elétrica do meu jeep inteiro. Vou dar um conselho, tira tudo do antigo e faz tudo de novo, inclusive esse conector. Você vai tirar muitas gambiarras, aqueles fios resto de radio, resto de farol, etc e vai saber fio a fio onde vai, identificando-os com cores diferentes. Dica utilize um dos diagramas existentes na internet. Quanto a sua chave de ignição, acho que: na posição ACC você manda energia somente para os acessórios, sem energizar a ignição. Em BAT, você energiza tudo e em IGN você bate o solenóide de partida do motor de arranque, sendo que a mola tras de volta a chave para a posição anterior.

Vamos ver se eu entendi, tem um cabo(+) que sai do motor de arranque e esta ligado no + da bateria, certo. Do + saida do motor de arranque eu ligo no BAT da chave. Quando viro a chave para a 1° posição é passada energia para o ponto ACC que é onde ligo os instrumentos. certo ?
Agora a duvida, o IGN da chave não é utilizado pq tem um botão pra ligar tipo de caminhão, eu sei que o que o fio que sai do botão vai para o motor de arranque, mais que que saida da chave eu ligo esse botão? no acc ? pois lembro que quando funcionava a chave eela so ficava no 1° estagio e era só apertar o botão de dava partida.:pensativo:

junior braga
22/06/2008, 22:54
Vamos ver se eu entendi, tem um cabo(+) que sai do motor de arranque e esta ligado no + da bateria, certo. Do + saida do motor de arranque eu ligo no BAT da chave. Quando viro a chave para a 1° posição é passada energia para o ponto ACC que é onde ligo os instrumentos. certo ?
Agora a duvida, o IGN da chave não é utilizado pq tem um botão pra ligar tipo de caminhão, eu sei que o que o fio que sai do botão vai para o motor de arranque, mais que que saida da chave eu ligo esse botão? no acc ? pois lembro que quando funcionava a chave eela so ficava no 1° estagio e era só apertar o botão de dava partida.:pensativo:

wcas, é isso mesmo a sua colocação está correta.

Olha eu também refiz toda a parte eletrica da vtr, num foi facil naum, mas consegui acho que tenho alguns rascunhos guardados até hoje.

sds,

wcas
23/06/2008, 08:11
Ok, agora na parte da bobina, tem um fio que vem do regulador de voltagem, tem outro que vem do motor de arranque e tem um que esta solto e pra fazer a ligação direta eu pego ele e ligo no + da bateria e quando quero desligar o veiculo eu retiro. Onde coloco esse na instalação correta, no ACC da chave ?

A quem puder ajudar ai....

[]s

Dodger
23/06/2008, 09:56
Ok, agora na parte da bobina, tem um fio que vem do regulador de voltagem, tem outro que vem do motor de arranque e tem um que esta solto e pra fazer a ligação direta eu pego ele e ligo no + da bateria e quando quero desligar o veiculo eu retiro. Onde coloco esse na instalação correta, no ACC da chave ?

A quem puder ajudar ai....

[]s

Só não entendi esse que vem da caixinha do regulador para a bobina. Pq tem o que sai da chave de ignição(provavelmente em BAT) para o positivo da bobina e esse que vem do arranque deve ser o fio resistivo. mas tem que ver direito isso aí pq nunca se sabe que tipo de gambiarra montaram ai.

wcas
23/06/2008, 10:29
A caixa de regulador de voltagem que sai do alternador tem 2 saidas uma é a 'LAMPADA' que é onde é ligado o espia do alternador, e a outra saida é a 'IGN' que atualmente esta ligada na bobina. Minha bobina tem 3 pontos de encaixe de um lado: a que recebe essa IGN, outra que vem do motor de arranque e essa que esta solta e que eu coloco na bateria pra ligar o carro.

Dodge, isso que eu to cabreiro, nem sei se esse jeito que esta ligado é o certo, depois das cagadas que eu achei das ligaçoes dentro do painel não duvido de mais nada, tinha fio derretido, fio descascado fio solto, e por ai vai.

Vou tirar uma foto e detalhar a montagem que esta hoje a noite quando chegar em casa.

wcas
23/06/2008, 21:19
Fiz um desenho basico de como estão ligados ou fios da ignição, se algum puder opinar, eu só queria saber se a ligação esta certa. Os fios que estão em amarelo é os que o mecanico cortou, esses 2 eu gostaria de saber se o diagrama de ligação eta correto.
Desculpa ai o desenho tosco feito no paint.

[]s quase conseguindo ligar a ignição sem botar fogo,.rsss!!!

wcas
23/06/2008, 21:22
Opa, faltou o desenho.

wcas
24/06/2008, 13:30
Pô pessoal, se alguem puder dar uma força só pra falar se esta certo ou errado, ja ajuda.

[]s

Dodger
24/06/2008, 14:03
Tá certo!
só não lembro desta fiação do regulador de voltagem para a bobina, no meu arranquei tudo faz tempo

wcas
24/06/2008, 14:09
Valeu, quando terninar eu monto um manual de montagem de eletrica e posto aqui para quem quizer. Ja to até sonhando com esses fios, ta feia a coisa.

[]s

Dodger
24/06/2008, 16:43
Meu carro ficou na "ligação direta" uns dois anos, pq tava tudo uma gambiarra só, um monte de fios interrompidos outro em paralelo, outros cortados, etc.

No dia que girei a chave e o painel acendeu, bati na chave e o bicho pegou e principalmente, desligou na chave depois, eu nem acreditei, fiquei me sentindo o máximo ehehehehe!!! Coisas que só dono de carro véio entende...

wcas
25/06/2008, 08:06
Nem me fale, comprei o jeep em setembro do ano passado, até hoje o maximo que andei foi até o detram e até os mexanicos que fizeram alguma gambiarras nele. Até minha filha de 3 anos ja esta perdendo a paciencia pra dar uma volta,.rssss.